PDA

Ver Versão Completa : Gaiola "Sauron"



Páginas : [1] 2 3

oliveiraideal
01/10/2009, 18:56
Ae galera, estou começando este tópico para ir falando sobre o andamento de minha gaiola.. que eu a batizarei de Sauron (homenagem ao meu rotweiller..). Enfim.. Este tópico é para postar fotos sobre/da montagem da gaiola, equipamentos que tive/terei de comprar, dúvidas, fotos da montagem, de peças, perguntas etc~...

Não to achando a câmera fotográfica, por isso não dá pra mostrar nada por enquanto.. mas o que vale é a intenção! :D

Comprei (em julho) um fusca "direitinho", com motor com ignição eletrônica (acho eu que da kombi), com os documentos em dia, funcionando.. com a suspensão/freio/caixa direção/motor/etc~ precisando de reparos (pois foi tudo, o carro todo, por 800 reais, já passado para o meu nome..) não sei se foi uma boa compra mas eu espero que sim! >)

Assim que possível eu entrarei aqui no fórum e postarei fotos, perguntas, etc~


temo ter de gastar muito dinheiro nela, mas isso agente faz com caaaaaalma.. hehehe
primeiro é mais "montar".. depois trocar cx marcha, motor, mudar suspensão, mudar freios, melhorar interior, etc~...

enfim.. Mãos À obra :D
abração a todos! :D

oliveiraideal
04/10/2009, 22:13
Algumas fotos da pseudo gaiola :D

sassi
04/10/2009, 22:16
pagou quanto no fusca?

oliveiraideal
04/10/2009, 22:23
E a "gaiola" tá ficando assim..

enfim..
o motor tá com folga.. tô pensando seriamente em comprar um ap 2.0 carburado, por um carbura duplo, e eu TENHO de dar um jeito na suspa..
alguma sujestão de como aumentar o tamanho? tava pensando em irs.. mas tenho de pesquisar um pouco mais sobre como colocar a suspa e como eu consigo encontrar e instalar nele..

e sim, um motor ap 2.0 precisa só de uma flange pra encaixar na caixa do fusca 1300?
abraços!

oliveiraideal
04/10/2009, 22:24
800.. está com o documento em dia, e eu consegui transferir ele para o meu nome já, antes de começar a modificação >.<

oliveiraideal
04/10/2009, 22:33
Dá muito trabalho.. passei o dia todo, eu e meu pai, pra desmontarmos quase tudo do carro.. e ainda não conseguimos terminar.. pense numa demora.. ¬¬
abração galera e boa semana!:concordo:

sassi
04/10/2009, 23:24
ta andando?

oliveiraideal
05/10/2009, 08:15
tá sim, só que tirei a bateria, o tanque de combustível, os bancos e etc..
vou arrumar os tambores de freio, a suspensão e a direção (já fiz cursos de mecânica sobre isso.. tomara que eu ainda lembre!), e vou trocar o motor mesmo, esse tá com folga axial no motor.. não quero trocar o kit para ficar com um motor 1300.. não sei se vale a pena eu fazer o motor (também fiz curso disso.. >.<) porque vai dar muito trabalho e depois não vai valer a pena para mim..
enfim, tenho dúvidas de como adaptar um motor ap 2.0 carburado numa caixa de fusca 1300 (não vou usar redução de kombi porque vai ficar muito bruto, com a caixa 1300.. com redução vai ficar demais.. não vai precisar de tanto.. acho eu >] )

abração galera!

fag.online
05/10/2009, 08:19
Amigo... se vc fez curso de mecânica e sabe como fazer o motor... compra um bloco de um AP com nota fiscal, mete a mão e faz o motor ap completo... compra as peças direto que vale a pena...
Abracos

sassi
05/10/2009, 15:43
que curso foi esse que vc fez? foi aqui em sp? quanto custou para fazer? demorou quanto tempo?

Flávio Cadore
05/10/2009, 18:05
Sassi, se vc quizer fazer um curso procure um SENAI perto da sua casa. Se vc quizer seguir na carreira da mecânica tem Cursos Técnicos ( 2 ou 3 anos) e ou Engenharia Mecânica (5 anos). Mas se não for a caso e vc só quer saber mais para a gaiola existem cursos rápidos de mecânica de automóveis, acho que até divido em módulos ( motor, suspensão).

genhero
05/10/2009, 19:33
E a "gaiola" tá ficando assim..

enfim..
o motor tá com folga.. tô pensando seriamente em comprar um ap 2.0 carburado, por um carbura duplo, e eu TENHO de dar um jeito na suspa..
alguma sujestão de como aumentar o tamanho? tava pensando em irs.. mas tenho de pesquisar um pouco mais sobre como colocar a suspa e como eu consigo encontrar e instalar nele..

e sim, um motor ap 2.0 precisa só de uma flange pra encaixar na caixa do fusca 1300?
abraços!
ola amigo, pra montar uma boa gaiola sem gastar muito seria bom aproveitar o máximo do equipamento q vc já tem. deixa a suspensão original mesmo q fica bom e resistente. claro que pode melhorar a altura mas ai naum vai compensar a compra do fusca. se for colocar cambio de kombi, vai perder metade do chassi e cambio. eu montei uma em chassi de brasilia pra mim e axo q vou fazer outra com traseira de combi ora naum perder essa q tenho. se interessar pra vc eu vendo a estrutura montada pra vc soldar no seu chassi, fica pra vc encurtar o chassi e fazer um assoalho...

sassi
05/10/2009, 20:01
Sassi, se vc quizer fazer um curso procure um SENAI perto da sua casa. Se vc quizer seguir na carreira da mecânica tem Cursos Técnicos ( 2 ou 3 anos) e ou Engenharia Mecânica (5 anos). Mas se não for a caso e vc só quer saber mais para a gaiola existem cursos rápidos de mecânica de automóveis, acho que até divido em módulos ( motor, suspensão).

eu tentei fazer o curso tecnico na Etec, mais nao deu muito certo. meus horarios nao bateram enfim... a intençao é de fazer engenharia mecanica, mais ate lá queria algum curso sobre motores, carburadores, suspensao, e etc.. mais para mexer na gaiola e se quebrar conseguir me virar melhor. pq a unica coisa que eu realmente consigo arrumar (decentemente) é carrinhos RC

oliveiraideal
06/10/2009, 11:28
"Amigo... se vc fez curso de mecânica e sabe como fazer o motor... compra um bloco de um AP com nota fiscal, mete a mão e faz o motor ap completo... compra as peças direto que vale a pena...
Abracos "

Valeu mesmo fag, não tinha pensado nisso ainda!
Falei com meu pai, ele pode ajudar um pouco.. é eng. mecânico mas não meche com mecânica.. mas acho que ele ainda entende muita coisa, e ele deu maior força..
cara, fiz no senai daqui de Fortaleza, ce.. demorou uns 2 meses +- só da parte de mecânica de motor a alcool e gasolina..
tem que ter o básico que demora mais ou menos um mes, e outros cursos lá.. :)
e sei sim.. vou ver se eu consigo vender o motor do fusquinha..
eu ia gastar uns 500 reais só com o reparo do motor do fusca.. não vale a pena porque é 1300.. ;/
vou vender ele do jeito que está.. vou dar baixa no detran e caçar o bloco pra mim.. :D

vou tentar comprar hoje o bloco..
alguém tem idéia de onde eu acho o manual do ap? :]
não tenho os torques e etc~ decorado nem anotado aqui..
e sim, só fazer uma flange já basta? não precisa de mais "nada" pra adaptar na caixa 1300?
abração!

oliveiraideal
06/10/2009, 11:43
o que eu tenho em mente:

*Cortar o chassis do fusca em 50 cm..
*por freio a disco nas 4 rodas..
*deixar a suspa dianteira como está, assim como a direção.. (não sei se é bom mas enfim..)
*colocar irs na traseira (estou pesquisando ainda como funciona, se não dá muito trabalho para pouco resultado..)
*motor ap 2.0 na caixa 1300 (pesquisando como devo fazer o encaixe..)
*carburador duplo (com snorkel, fiação toda dentro de tubos ou aquela f*iação mais grossa dentro de cabos grossos, tudo isolado e em ótimo estado )
*2 lugares com banco concha (normal, né? :D)
*pneu frontiera (pé de galinha :] )
*outras coisas superficiais como iluminação, para brisas, etc~ (que são essenciais também, é claro!)

algo mais ou menos assim.. p.s.: vou demorar algum tempo para fazer, mas quero tudo novinho, bem direitinho para não começar a andar, me empolgar e ter que desmontar a gaiola inteira pra por alguma peça ou melhorar algo..

enfim.. vai demorar um pouquiiinhooo ;)

abração!

Motoboy
06/10/2009, 12:37
Amigo,

Para acoplar o motor AP na caixa do fusca basta adquirir um flange:

http://www.adapbrasil.com.br/produtos.htm

Sobre a direção, a do Fusca apresenta muita folga, mesmo se colocar nova dá folga rapidinho. O pessoal tem adaptado a do Monza e do Palio.

Boa sorte no projeto!

oliveiraideal
06/10/2009, 18:55
ouvi falar disso mesmo..
o melhor é o do monza não é? porque fica mais leve e tal.. vou procurar ele.. o foda é que meu carro é uma tr4, a galera olha pra ele e quer tacar a faca em mim.. ;/
agora o que eu to me importando mais e procurando mais mesmo, é como eu vou instalar o ap 2.0 na caixa 1300..
precisa somente da flange? ou precisa também de alguma peça que se conecte a árvore de manivela (aquela peça que transmite a força para a caixa) que vá se adaptar com a caixa?

tem um cara que faz tudo aqui por 350 reais, e é garantido, pois tem muito buggy colocando ap 2.0 aqui onde eu moro..
e tem um motor, ano 2000 ou é 2001, sem documento, o cara é conhecido, por 1000 reais, não é roubado e pode ser "ajeitado" pra ficar em ordem de documento.. vale a pena?
p.s.: o motor tá novo, e já dá pra colocar no local..

ou eu vejo se consigo um de fusca mesmo, 1600, bom e com documento, pra tirar e colocar no lugar do 1300?
abraços!

sassi
06/10/2009, 19:59
a minha vai ser com a ar mesmo por falta de R$, só que eu só quero o 1500/1600. provavelmente vai ser o 1500 por ser mais barato e mais facil de achar do que um 1600

oliveiraideal
06/10/2009, 22:41
galera, tá dando raiva a falta de orçamento.. >]

enfim, é assim mesmo.. esperar e esperar..
um dia vai pra frente.. ;)

tentar fazer a fiação da máquina de solda como próximo passo...

amanhã, tirar a porta, tentar desparafusar e arrancar a carroceria.. ;D

abração!

oliveiraideal
09/10/2009, 00:25
pense numa guerra!

estou batalhando para separar a carroceria do chassi, achei os parafusos da parte da frente, perto da coluna de direção (em baixo do tanque de combustível), achei também os de trás, em cima do amortecedor traseiro, e em baixo das laterais do carro..
tentei com um macaco do meu carro (suporta 4ton), mas acho que por ter uma área pequena e nao levantar muito, não estou conseguindo separar..
tá ficando chato porque eu não estou achando solução >]

to pensando em tacar a esmerilhadeira em tudo!
mas vai só gastar dinheiro com eletricidade.. ;/

enfim galera..
tem mais alguns parafusos que eu deva procurar? tem alguma manha pra tirar?
eu posso chamar o borracheiro pra trazer o macaco jacaré e levantar logo isso? abração pra vocês! :D

leobnaval
09/10/2009, 10:37
Se você conseguir postar fotos de como esta podemos te ajudar...

É um belo trabalho desmontar toda a carroceria do chassi o macaco acho que não é o problema na minha usei 2 macaco de carro mesmo tipo pra 2 ton., marreta, barra de ferro pra fazer alavanca e é claro uma esmerilhadeira (pq tem hora que enche o saco então vc soca a esmerilhadeira e é só alegria)

Abraços, Leo

oliveiraideal
09/10/2009, 12:41
consegui despregar a parte de trás toda..
mas no meio do chassis, ainda tá preso.. não sei o que é que ta prendendo ela..
e a parte da frente tá toda soldada.. o negócio tá feio.. vou ali na loja que compro meus equips ver se consigo uma talhadeira, uma barra de ferro (alavancar) e uns 2 discos de corte a mais pra esmerilhadeira..
enfim, vamos que vamos..



se fosse fácil, todo mundo faria isso.. quando é difícil, é com agente mesmo!

leobnaval
09/10/2009, 12:57
Se tiver soldado só com a esmerilhadeira mesmo, verifique se você já retirou toda fiação (na minha depois de solta ainda não saía era um tucho de fios segurando).

vamo que vamo hehehehehe

oliveiraideal
09/10/2009, 13:11
algumas fotos de como está o fuskinha!

leobnaval
09/10/2009, 16:04
Não sei se isso ajuda mas vai uma motivação: Num desiste não...hehehe

Nossa ta feio heim isso aí só serviria pra ser gaiola mesmo...(minha brasilia tava nesse nível tambem)

sassi
09/10/2009, 16:39
o ex dono do carro deve estar com tetano... :mrgreen:

oliveiraideal
10/10/2009, 11:48
galera, se por fora ele tá feio.. por dentro é que está pior! kkkkk

enfim, aqui vão mais algumas fotos..
e finalmente consegui tirar a carroceria..
usei esmerilhadeira em tudo que deu, e o resto foi na força mesmo.. fui meio que capotando a carroceria do fusca pro lado.. o chato foi que acabou entortando 1 facao traseiro.. quando vi, eu cortei a lataria do carro e conseguiu passar, mas ainda ficou meio feio.. mas não quebrou nada..


e eu também acho que o cara tá com tétano, porque eu acho que também peguei! kkkkkkkkkkkkk ( brincadeira! ;P deus que me livre!)

enfim, consegui tirar a carroceria, e o fusca tá começando a parecer com os outros projetos..
gostei muito do que eu vi.. a carroceria tava super enferrujada, mas o chassis eu achei uma lindeza, nao tem nada esculhambado, embora a aparência esteja sim.., enfim... o chassis tá todo direitinho e vamos que vamos..


vou ver se ponho logo algum outro tipo de suspensão traseira.. já que essa que estava meio que deu uma "quebrada" básica.. vou tentar procurar outro tipo.. sujestões? ;D

aqui vão algumas fotos!

oliveiraideal
10/10/2009, 11:51
mais fotos :D

leobnaval
10/10/2009, 15:19
Num esquenta não a suspenção não afetou o que afetou foi o suporte superior do amortecedor não precisa troca a suspenção apenas fazer suportes pro amortecedores na própria estrutura da gaiola é bem simples (se quiser aproveita e compra amortecedores novos da kombi ou de camionete e já refaz o suporte nas dimensões corretas para o novo amortecedor).

Só vai ficar complicado p/ vc gabaritar o chassi (depois de encurtar) com uma referência alterada, que era este suporte.

Aproveita que ta no pique já corta fora este assoalho mas lembre de tirar umas medidas para depois na hora de refazer o assoalho em chapa fica mais fácil posicionar o suporte para os bancos.

O motor ta funcionando?

Abraços, Leo

oliveiraideal
11/10/2009, 23:37
viajei e estou voltando agora.. fui pro sítio.. comprei alguns presentes e dei pras crianças de lá.. foi muito massa, é uma gente que precisa mesmo de qualquer tipo de ajuda.. enfim..

eu vi que não tinha afetado a suspensao em si.. e sim o chamado facão da suspensão (aqui chamamos assim..)

enfim, você recomenda em "criar" um outro tipo de facão para por no lugar pois a suspensão ficaria mais levantada?
vou tirar umas medidas sim..

o motor funciona direitinho sim..
mas é 1300 e não dá mto pro gasto, não é? ;D

vou troca-lo por um 1600.. assim que eu conseguir achar um bem direitinho.. ;)

sim, estou vendo onde fazem um bom trabalho para eu mandar o chassis para ser diminuido..
não vou fazer isso em casa, o resto todo eu vou fazer sim..
mas como essa é uma parte muito importante do projeto, que se der problema vai comprometer o projeto todo! então mandar fazer é a melhor opção.. ;]

mas ainda sou adepto do faça-você-mesmo ;D

pelo que ouvi falar, o facão aqui custa uns 30 reais cada..
vou retirar o escape, o motor, o assoalho, vou mandar diminuir o chassis, vou melhorar os freios (trocar pastilhas, etc, talvez até por a disco..), a suspa eu to achando que vou deixar a do fusca mesmo, trocar os amortecedores, fazer o assoalho..


tanto trabalho.. ;D
vai ser mto massa..
conto com a ajuda de vocês..

e léo e sassi, obrigado por ficar vindo aqui.. agradeço muito!

sassi
12/10/2009, 02:11
ah cara, que legal que ta andando o projeto... nao vejo a hora de conseguir comprar meu fusca para ficar trabalhando nele, eu acho que ate o fim do ano ja to com o meu :-D. mais nao se esqueça de colocar sempre fotos, pq é bem legal ver um projeto que começou do zero tomando forma. boa sorte!

oliveiraideal
14/10/2009, 13:14
Galeraa, me ajuda! :D

eu to querendo colocar o motor 1600 na gaiola.. e assim, queria colocar com a injeção eletrônica.. eu tenho um motor 1300 e estava com a injeção da kombi.. dá pra transferir pro outro motor? o problema é que quando eu tirei a carroceria acabou por arrancar tudo... enfim..
ajudas? :D

abração..


[ainda estou tentando comprar as coisas para a instalação da solda elétrica.. fiação e tal.. eita coisa demorada! ;P]

leobnaval
14/10/2009, 13:57
Galeraa, me ajuda! :D

eu to querendo colocar o motor 1600 na gaiola.. e assim, queria colocar com a injeção eletrônica.. eu tenho um motor 1300 e estava com a injeção da kombi.. dá pra transferir pro outro motor? o problema é que quando eu tirei a carroceria acabou por arrancar tudo... enfim..
ajudas? :D

abração..


[ainda estou tentando comprar as coisas para a instalação da solda elétrica.. fiação e tal.. eita coisa demorada! ;P]


Você quis dizer ignição eletrônica né?
Dá pra aproveitar sim...

Abraços, Leo

oliveiraideal
14/10/2009, 15:42
foi sim!
eu acabei escrevendo injeção (eita que ia dar um trabalho de por uma injeção no fusca, não é? eiuhaoiuehaeihae)

enfim, to procurando alguém pra me ajudar a colocar a ignição no motor 1600 do fusket..

galera, assim... eu já procurei no fórum mas ainda não encontrei direitinho..
qual é o recomendado para a espessura da chapa da parte de baixo da gaiola? e quais canos colocar na estrutura mesmo? qual o tipo de cano, espessura do cano e largura do bocal do cano? abração


já vi escreverem aqui canos de 1" 1/2" com paredes de 2,65mm para a armação.. mas eu penso em algo mais "rígido" algo em torno de 2" e 3mm..
e para os canos da parte inferior, eu penso em algo do gênero de 2" e 3,5mm..
algo do gênero...

o que vocês recomendam? ajudaaa por favor :D

oliveiraideal
14/10/2009, 17:43
galera, se por fora ele tá feio.. por dentro é que está pior! kkkkk

enfim, aqui vão mais algumas fotos..
e finalmente consegui tirar a carroceria..
usei esmerilhadeira em tudo que deu, e o resto foi na força mesmo.. fui meio que capotando a carroceria do fusca pro lado.. o chato foi que acabou entortando 1 facao traseiro.. quando vi, eu cortei a lataria do carro e conseguiu passar, mas ainda ficou meio feio.. mas não quebrou nada..


e eu também acho que o cara tá com tétano, porque eu acho que também peguei! kkkkkkkkkkkkk ( brincadeira! ;P deus que me livre!)

enfim, consegui tirar a carroceria, e o fusca tá começando a parecer com os outros projetos..
gostei muito do que eu vi.. a carroceria tava super enferrujada, mas o chassis eu achei uma lindeza, nao tem nada esculhambado, embora a aparência esteja sim.., enfim... o chassis tá todo direitinho e vamos que vamos..


vou ver se ponho logo algum outro tipo de suspensão traseira.. já que essa que estava meio que deu uma "quebrada" básica.. vou tentar procurar outro tipo.. sujestões? ;D

aqui vão algumas fotos!






Galera.. o que eu faço? procurei por aqui e não estou achando o suporte que entortou.. não tenho certeza de que ele não sai, mas creio que sim.. o chassi tá meio ruim, eu sei.. mas dá certo continuar?...
se eu não achar o suporte, eu ponho irs?
como funciona o irs? (vou tentar dar uma procurada no fórum..)
queria mesmo, era colocar umas torres de suspensão.. ele ficaria bem mais alto... não era? abração galera! e muito obrigado pela ajuda aí...



amanhã vou tirar a sujeira toda dele, hoje vou tentar desmontar o máximo que der.. e amanhã vou tentar trocar o motor..

enfim, abraços pra vocês galera! :D

oliveiraideal
14/10/2009, 17:46
esqueci a foto..

leobnaval
14/10/2009, 22:14
foi sim!
eu acabei escrevendo injeção (eita que ia dar um trabalho de por uma injeção no fusca, não é? eiuhaoiuehaeihae)

enfim, to procurando alguém pra me ajudar a colocar a ignição no motor 1600 do fusket..

galera, assim... eu já procurei no fórum mas ainda não encontrei direitinho..
qual é o recomendado para a espessura da chapa da parte de baixo da gaiola? e quais canos colocar na estrutura mesmo? qual o tipo de cano, espessura do cano e largura do bocal do cano? abração


já vi escreverem aqui canos de 1" 1/2" com paredes de 2,65mm para a armação.. mas eu penso em algo mais "rígido" algo em torno de 2" e 3mm..
e para os canos da parte inferior, eu penso em algo do gênero de 2" e 3,5mm..
algo do gênero...

o que vocês recomendam? ajudaaa por favor :D

Vamos lá

Chapa de aço assoalho entre 1,5 a 2,25 mm de espessura aço 1020 de preferência laminada a frio (porque possui melhor resistência à riscos e possui uma superfície mais dura que a laminada a quente) mas pode usar qualquer uma das duas uma boa espessura é a de 1,9 ou 2,0 mm se for aço 1045 melhor ainda.

Tubos de aço mecânico poderia usar sem costura mais é difícil achar e bem mais caro...use tubos de aço 1020 redondo tambem podem ser laminado a frio ou a quente (já citei a vantagem do laminado a frio) os mais usados são:

1 e 1/4" na parede de 1,9 a 2,25 mm (usado nos autocross monoposto)
1 e 1/2" muito usadas nas gaiolas principalmente na parede de 2,25 mm

Eu particularmente vou usar 2" parede 2,25 mm talvez 1,9 mm (para o santo antonio) dependendo do local e 1 1/2 parede de 1,5 mm a 1,9 mm para o restante.

Acontece que quanto mais espessa a parede do tubo e maior o seu diâmetro maior o seu peso e custo.
Dependendo do projeto (desenho) consegue-se uma estrutura mais sólida e bem mais leve.
Se for usar os tubos de 2" na parede de 3,5 mm ficará muito pesado e muito caro sua gaiola.

Só para se ter noção engenhariamente falando os momentos de inécia de um tubo de 2" na parede de 1,5 mm são maiores que um de 1 1/2" com parede de 2,25 mm além de ser mais leve.(o que se traduz em maior resistência a torções com menor peso)

O importante é fazer um santoantonio bem elaborado e economizar no peso do restante, não usar formas geométricas retangulares ou quadradas no projeto da estrutura e sim triangulares. (Digamos de uma forma geral)

Abraços, Leo

leobnaval
14/10/2009, 22:27
Galera.. o que eu faço? procurei por aqui e não estou achando o suporte que entortou.. não tenho certeza de que ele não sai, mas creio que sim.. o chassi tá meio ruim, eu sei.. mas dá certo continuar?...



Este suporte faz parte da susp. tras. é mais fácil trocar o chassi que esta peça, ou aproveita e põe IRS ou corta este suporte dos dois lados e faz os suportes dos amortecedores na própria estrutura da gaiola, desde que não tenha afetado o facão acredito que entortou somente o suporte do amortecedor mesmo.

Como estas das fotos gaiolas feitas pelo tiriva speed:

oliveiraideal
14/10/2009, 23:06
Muito obrigado mesmo cara! :D caiu como uma LUVA esse suporte que você me indicou aí..
eu vou serrar o suporte do amortecedor e vou fazer um do jeito que se encontra na foto, o curso vai ser maior e eu acredito que vai ser bem melhor.. (meio que uma imitação da suspensão irs, não? ;D

assim, a suspensão está 100%, o que "kengou" foi somente o amortecedor mesmo..
a suspensão irs da kombi, para a suspensão da foto que você acabou de me mostrar, tem alguma diferença? :D
algum amortecedor em mente para usar na adaptação?

essa semana eu vou comprar: Motor 1600 fusca (acho que vou comprar um bom logo, e vou dar o meu motor 1300 de volta, tomara q aceitem, e seja o que Deus quiser), depois vou comprar 2 bancos concha e vou desmontar o resto do chassis (resto da fiação podre, ferrugens, etc~), e na carcaça eu vou tirar os motores dos para brisas, a barra de direção, direção em si >.<, etc~


amanhã vou tirar o dia para resolver detalhes técnicos, e pela noite, alguns físicos.. como o lado direito do assoalho antigo..


sim, eu medi o fusket, e deu mais ou menos como na foto que eu vou postar aqui a seguir.. as medições eu medi e por preguiça e falta de outro programa, eu fiz o desenho no paint (hehe).. e assim, eu to pensando em encurtar os 50 centímetros, para ela ficar BEM menor, com muito menos peso e tal.. :)

onde é recomendado cortar? (estou mandando outra foto também mostrando o chassi inteiro)
eu procurei no fórum, e vi que muita gente corta atrás do freio de mão, e realmente é o correto.. não é? :D


cara, eu estava pensando até em desistir por causa disso.. mas foi uma daqueles pensamentos que todos nós temos.. mas o que realmente importa é que "nós somos brasileiros e não desistimos nunca" :D

leobnaval
14/10/2009, 23:43
Na verdade o curso pode até melhorar um pouco mas vc deve manter próximo do original com uso de batentes tanto inf. como superior senão estraga a coifa do câmbio além de poder soltar a tão famosa trava do dif. que prende os semi eixos.
A diferença pro IRS é que no IRS tem-se mais uma junta no caso homocinética ou com junta universal com cruzeta (kombi mais antiga) então as rodas ficam sempre perpendiculares ao solo e pode-se erguer mais a susp.
Amortecedores poderá usar de camionetes tras. ou da kombi tras., já que vai fazer os suporte de fix. ficará fácil escolher um amortecedor com calibração mais firme.

Quanto ao encurtar o chassi tembastante coisa aqui no forum e no planetabuggy da uma pesquisada...
Geralmente encurtam logo atras da alav. do freio cerca de 35 cm que próximo do máx. que da pra se ter uma emenda bem feita no próprio chassi depois disso muda a forma do chassi então não da mais pra soldar, mas pode encurtar o resto na diant. mais aí já é mais fácil fazer o chassi inteiro tubolar...

Abraços, Leo

oliveiraideal
15/10/2009, 15:44
mas ao diminuir os 35~40 cm, ficaria praticamente com o mesmo peso.. não tanto o mesmo peso, mas enfim.. já ajuda.. né? :D
vou olhar isso realmente.. vou dar uma olhada muito boa nisso.. enfim.. eu vou desmontar o motor hoje, e vou levar em um cara que é sócio de um amigão meu..
esse cara vai "transformar" o motor 1300 (tá todo frouxo), num 1600 (ele tem um lá e vai fazer as adaptações todas.. e vai ficar nota 10.. já vi um sendo transformado.. e só vai me custar 500 reais.. enfim, é de confiança..

e ei galera, vocês acham caro eu ter comprado o fusca nesse estado aí por 800 reais? ;/ tinha documento e tudo.. :)


abração e valeu pela ajuda léo! :D

leobnaval
15/10/2009, 20:43
Quanto aos tubos você estará superdimensionando...se quer usar 2" eu recomendo e até vou usar tambem mas na parede de no máx. 2,25 mm (se bem que depende do desenho que vc deseja fazer...)

Mais lembre-se quanto mais leve melhor, melhor: consumo, desempenho, frenagem, superação de obstáculos e atoleiros, etc.

Quanto ao motor acho um bom investimento, só tenha em mente que terá que trocar os cabeçotes e já que esta fazendo isso de preferencia por usar prisioneiros finos na carcaça assim poderá usar cabeçote do motor da kombi (motor boxer 1600 modelo Tork) que possui taxa de compressão mais alta. E terá que trocar o carburador tambem e não sei se o radiador de óleo do fusca é igual ao dos motores 1600.

Pagou um preço justo pelo fusca.

Quanto ao kit do motor 1600 que vai por é tudo novo (pistão, anéis, cilindro, juntas, bronzinas, etc.)?

Abraços, Leo

Franco Fileppo
15/10/2009, 22:21
mas ao diminuir os 35~40 cm, ficaria praticamente com o mesmo peso.. não tanto o mesmo peso, mas enfim.. já ajuda.. né? :D
vou olhar isso realmente.. vou dar uma olhada muito boa nisso.. enfim.. eu vou desmontar o motor hoje, e vou levar em um cara que é sócio de um amigão meu..
esse cara vai "transformar" o motor 1300 (tá todo frouxo), num 1600 (ele tem um lá e vai fazer as adaptações todas.. e vai ficar nota 10.. já vi um sendo transformado.. e só vai me custar 500 reais.. enfim, é de confiança..

e ei galera, vocês acham caro eu ter comprado o fusca nesse estado aí por 800 reais? ;/ tinha documento e tudo.. :)


abração e valeu pela ajuda léo! :D
Ao transformar seu motor 1300 em um 1600,mande abrir o cabeçote do 1300 para 1600 alargando o mesmo pois assim tera mais torque do que com um cabeçote de 1600 pois o de 1300 tem valvulas menores e isso priviligia o torqie,compre um comando de valvulas do motor torque que tem a faixa de torque em 2600 rpm ao invez e 3400 que tem o do 1300,e nao deixe te enganarem,o comando de kombi tem no final do seu codigo mrcado no eixo 16 o codigo é um numero comprido mas se tive 16 no final é de kombi,se tive 11 é de 1300/1500, ja que vai mexer no motor nao deixe de trocar o comando pra trilha é ecenssial pois tem força em baixo rpm que é o que as kombis presisam pros trabalhos,o carburador pode ser o do 1300 trocando os gigles!

leobnaval
15/10/2009, 23:49
Ao transformar seu motor 1300 em um 1600,mande abrir o cabeçote do 1300 para 1600 alargando o mesmo pois assim tera mais torque do que com um cabeçote de 1600 pois o de 1300 tem valvulas menores e isso priviligia o torqie


Franco acho dificil um motor 1600 ter mais torque com cabeçote do 1300 aberto do que com o cabeçote do próprio 1600, afinal válvulas menores privilegiam o torque até certo ponto depois elas restrigem o fluxo de ar, além disso ter uma válvula de adm. maior é melhor já que causa menor restrição ao fluxo de ar e combustível, consegue-se melhor resultado dimensionando o escapamento do que utilizando válv. de menores diâmetros. Além do que o motor renderá menos nas médias e altas rotações.

Quanto a troca do comando realmente melhora o torque mas é a mesma coisa piora em altas rotações, mas pra trilha recomendo tambem trocar o comando pelo da kombi.

Quanto ao carburador dependendo do modelo que estiver no fusca pode-se trocar os gicles que ficará bem próximo do original 1600.


Abraços, Leo

oliveiraideal
16/10/2009, 01:18
Valeu galera, vou seguir os conselhos de vocês sim..
amanhã vou desmontar o motor e vou levar pra lá.. e vamos que vamos..

muita coisa pra fazer ainda.. só nao desistir e bola pra frente..

valeu pela ajuda galera :D

oliveiraideal
16/10/2009, 17:12
ae galera, tirei o motor :twisted:, mandei pro cara que vai fazer as coisas nele e depois só olhar o resultado.. seja o que deus quiser..:dance:

galera, seguinte.. eu olhei uma parte do chassi (a parte que está na frente da alavanca de marcha, a parte do chassi no meio.. o tubo lá..) e tá todo comido pela ferrugem..

acho que eu vou cortar o tubo do meio, e vou soldar os canos e fazer a estrutura de cano.. será melhor assim?

tomara que sim né? :D

deêm sujestões!

se eu for fazer o chassi de cano, é melhor eu comprar uma suspensão de IRS? se sim, o que ficaria melhor nela? :)
a parte dianteira do fusca tá muito boa, só o amortecedor esquerdo que tem de ser trocado, mas o do lado direito tá ótimo.. já testei (talvez o troque também!)

enfim.. hoje eu irei tirar o resto do chassi.. vou tirar a caixa de marcha, juntamente com tudo que estiver com ela (pneu, etc~) (sei que tem umas besteirinhas acopladas, mas não sei o nome! ehehe)
vou terminar de tirar a parte direita do assoalho, e vou tirar umas fotos.. e vou postar aqui assim que eu terminar! :)

abração para vocês e valeu demais pela força...


eu to começando a me empolgar com o projeto! :P
valeu galera!

Franco Fileppo
16/10/2009, 22:11
leobnaval,o lançe das valvulas menores é o seguinte:como o espaço para passagem do ar é menor o que acontece é o aumento da velocidade deste ar e por consequencia um melhor turbilhonamento ar/combustivel,com o combustivel assim melhora-se a queima,com a valvula de escape menor ten-se mais torque sim por isso as kombis torque tem as valvulas 35,5 x 30 e essa 30 é a mesma dos 1300 e por isso se tem um motor mais redondo!
Outro fato nao analizado é que com o cabeçote do 1300 alargado para receber o kit 1500/1600 e o aumento da taxa de compressao que de 6.5:1 sobe para 7.7:1 coisa que com os originais 1500/1600 nao ocorre pela diferença no desenho da camara,esse aumento de taxa tambem é significante!
A questao de comprometer as medias e altas rotaçaoes é o seguinte:as medias nao serao comprometidas e talvez nem as altas proque esse comando de kombi tem o levante dos cames com 8mm enquanto os normais tem 6.5mm de levante,isso sevre para compensar a faixa de giro mais alto.mas mesmo assim se comprometer um pouquinho ainda seria benefico pois o virabrequim dos 1300/1500 tem probrema de falta de lubrificaçao em alto giro por isso a vw desenvolveu o vira de dupla lubrificçao para os 1600,entao se o motor ficar limitado aos 4000 giros ta bom demais.
Na minha opiniao essa configuraçao é melhor(para trilhas)do que um 1600 original,eu mesmo tenho um motor sendo montado e apesar de ter aki um par de cabeçotes 1600 a alcol entrada unica e um par de cabeçotes 1500 vou trocar num de 1300 pro meu proximo motor,e ainda,se conseguir achar em desmanches o cabeçote do gol 1300 a alcool fica aida melhor pois esse tem um desanho da camara diferente,ela é semi hemisferica e tem um rendimento melhor ainda!
Atualmente utilizo um 1600 com esses cabeçotes semi hemisfericos no meu fusca e digo tem força,é economico e nao esquenta!pode fazer que nao se arrepende!
diz a lenda que ate mecanico de desmanche sabe que 1500 com cabeçote de 1300 fica melhor que 1500 original!é so perguntar a eles!

Abraços

oliveiraideal
16/10/2009, 23:34
galeeeera um problema..


e pense num problema, acho que vou mudar BOA parte do projeto.. >)

enfim, o negócio é o seguinte..
o chassi do fusca, na parte do meio (tubular) está comido todo por ferrugem, tão comido que só de bater ele abriu uma parte.. enfim.. galera eu estou pensando seriamente em mudar a estrutura para tubos..
e aí me vem à cabeça... como fazer a suspensão traseira?


eu já pensei em comprar 2 torres, com freio à disco.. mas assim, tem alguma torre que com adaptação dê para encaixar na caixa do fusca? o que quero dizer é se tem alguma torre de suspensão que eu possa colocar e dê certo...
alguma dica?

tenho o projeto todo na minha cabeça, mas ainda estou baixando um programa pra modelar.. o inventor.. to baixando do site original.. o bixinho só pesa 8giga :)

mas é assim mesmo.. abração galera..
vou instalar aqui o autocad e assim que eu passar pro computador o projeto eu mostro aqui como vai ficar..

e sim, como eu faria para adaptar o garfo que segura a caixa? eu tenho de cortar ele do chassis do fusca e soldar ele nas barras?
abração e valeu! :D

leobnaval
17/10/2009, 00:11
Valeu Franco entendi a explicação, já tinha ouvido falar sobre os cabeçotes do gol dizem que bom mesmo, mas dificil de achar...
Quanto as válvulas disse isso porque em várias matérias e consultas que fiz recomenda-se inclusive aumentar as válvulas originais e fazer um leve aumento do diâmetro dos cabeçotes para melhor fluxo (aumentar o cfm), o que se traduz em maior potência e acaba jogando o torque máx. pra rotações mais altas, que eu compensei com maior taxa de compressão.

Realmente pra trilha o que importa é o torque, mas nunca vi um motor nesta configuração que vc fez, gostaria de dar uma volta para poder comparar...

Abraços, Leo

leobnaval
17/10/2009, 00:22
galeeeera um problema..


e pense num problema, acho que vou mudar BOA parte do projeto.. >)

enfim, o negócio é o seguinte..
o chassi do fusca, na parte do meio (tubular) está comido todo por ferrugem, tão comido que só de bater ele abriu uma parte.. enfim.. galera eu estou pensando seriamente em mudar a estrutura para tubos..
e aí me vem à cabeça... como fazer a suspensão traseira?


eu já pensei em comprar 2 torres, com freio à disco.. mas assim, tem alguma torre que com adaptação dê para encaixar na caixa do fusca? o que quero dizer é se tem alguma torre de suspensão que eu possa colocar e dê certo...
alguma dica?

tenho o projeto todo na minha cabeça, mas ainda estou baixando um programa pra modelar.. o inventor.. to baixando do site original.. o bixinho só pesa 8giga :)

mas é assim mesmo.. abração galera..
vou instalar aqui o autocad e assim que eu passar pro computador o projeto eu mostro aqui como vai ficar..

e sim, como eu faria para adaptar o garfo que segura a caixa? eu tenho de cortar ele do chassis do fusca e soldar ele nas barras?
abração e valeu! :D

Putz então saiu bem caro os 800,00 do fusca vc não vai aproveita quase nada, hehehehe

Quanto a torre de suspenção vc pode por mas não poderá usar os rolamentos, cubos (enfim só serve o amortecedor e a mola) no caso do câmbio do fusca ou da kombi eu desconheço alguma torre que encaixe, se alguem souber posta aí.

Daqui a pouco é mais fácil compra uma mecanica Ap 1.6 ou 1.8 com câmbio e usar o motor central só modificando o trambulador, usa as torres, freios, câmbio 5 marchas...

Voce teria que cortar só o tunel deixando o garfo e o tubo da barra de torção da susp. tras. do fusca.

Abraços, Leo

oliveiraideal
17/10/2009, 00:51
eu estou pensando aqui e já tenho o que eu farei no fusca, tudo na cabeça..


aproveitarei sim..
se eu fosse comprar um motor registrado 1600 de fusca (mecânica muito mais fácil de se mecher, forte o tanto que preciso e para primeiro projeto, um motor MTO bom de se mecher e talz.. no próximo projeto vou tentar comprar um motor de um tio meu, um motor de opala 6 cilindros, 4.1 L, nem sei quantos cv de potência, vou trabalhar nesse motor eu mesmo (e meu pai uns 30 anos atrás foi gerente de uma oficina que só mechia com opala :D daí ele pode me dar umas dicas de como preparar o motor pra 100%), daí eu vou trabalhar o motor, depois fazer uma gaiola 100% louca, com esse motor, 4x4 etc~.. vai ser massa..
mas primeiro vou montar essa daqui com um motorzim 1600 (saiu por mais ou menos uns 500 reais a modificação dele.. só um kit pra ajeitar o motor 1300 era mais caro que isso..) enfim..
vou aproveitar muito do fusca sim!
como eu já tenho todo o fusca, vou usar a ignição eletrônica que tem nele (uns 200 reais +-) a parte da frente (da direção e talz.. + uns 100 reais) (a caixa que está ótima (mais uns 300 reais.. +-) o motor que estava "bom" mas que eu quis melhorar (vamos falar q um motor desse eu compre por 400 (bem barato né?) e gastei mais 500.. então fica por 900.. a suspensão traseira (decidi colocar ela mesmo, pois ela tá meio que "zerada" e vai dar bem certinho do jeito que eu quero fazer .., (+- uns 200 conto.. pq ta com o garfo tbm..)

somando isso acho que dá uns 200+100+300+400+200=1200..
tá no gasto ainda.. eiuahouehauieh
vou mandar outra mensagem pra dar idéias de como vai ficar a gaiola quando eu terminar de fazer (ou algo mais ou menos parecido, dependendo das idéias massas que vocês me derem, sem zueira.. vocês estão me ajudando a sair de cada BUCHO (ou merda, como queiram.. hehehe :lol:) peraí :P

oliveiraideal
17/10/2009, 01:04
assim galera, o que tenho em mente é o seguinte..

o cano central do chassis do fusca, eu o removerei.. pois o meu está todo enferrujado..

no local dele eu vou colocar dois canos de 2 polegadas e 2,25mm de espessura..
vou soldar esses dois canos em uma chapa de metal, onde eu prenderei no local onde o varal (vou chamar assim o pedaço do chassi que eu vou retirar.. o cano do meio..) era preso, tem 4 parafusos lá que o fixam, como se fossem as quinas de um quadrado.. vou furar os 4 furos em uma chapa de aço 1020 (não sei a espessura ainda, espero ajuda nisso..) e vou soldar à essa chapa os dois canos de duas polegadas, fazendo um ajuste bastante fino, e não deixando com que os canos fiquem tortos.. ao soldar os canos eu vou fixar a chapa na parte frontal, a parte onde tenho os pneus, amortecedores e etc~.. a parte de trás, eu vou cortar o chassis do fusca antes da barra de torção.. bem antes para não dar problema.. (esta parte está ok em relação de ferrugem..) aí onde entrará outra parte legal..
estou pensando que no final dos dois canos (parte onde os mesmos deverão se encaixar na barra de torção da suspensão e no garfo do motor, eu vou soldar uma chapa na parte de cima dos canos e esta chapa eu vou soldar no finalzinho do chassi.. ou eu soldo logo os canos no chassi, não sei.. sei que terei de adaptar algo para ficar bem legal.. alguma sugestão galera?
o amortecedor será ligado na carroceria como eu tinha falado antes, pois o suporte dele está horrível, todo rachado.. se for desamassar e usar assim tem perigo é de correr acidentes.. ;/ e vamos que vamos..
assim que eu fizer algo no autocad eu posto aqui.. ou então vou desenhar à mão livre e depois tiro uma foto ou escaneio e posto aqui para vocês..
amanhã se Deus quiser, eu estarei desmontando a parte direita do assoalho e desmontando a caixa de marcha.. :) hoje acabou que eu não tive tempo...

e aí galera, me ajudem! :D algum conselho?
obrigado pelas palavras sábias de vocês e obrigado mesmo por ficarem vindo aqui respondendo perguntas bestas que eu estou fazendo..
mas acho que com um tópico super completo como o meu aqui, muita gente vai ter uma noção geral de como fazer uma gaiola do começo ao fim, cheio de informações e etc~.. por isso também pergunto sobre tudo aqui.. :D
abração galera, e muito obrigado!
para todos um ótimo fim de semana cheio de GRAXA :D

oliveiraideal
17/10/2009, 02:44
Bem galera, após umas duas horas.. o meu computador baixando atualização e o inventor, eu parei o que eu tava fazendo no autocad por sono.. hora, já são 3 horas da manhã.. assim ninguém aguenta não é? acordar 6 da manhã e ir dormir as 3.. >.<

bem, aqui vai um print screen do modelo que eu to fazendo no autocad.. tá tudo dando certo..

as medidas não são as 100% corretas, são de cabeça mesmo.. mas é algo mais ou menos assim que vai ficar.. ;P

abraços e boa noite :]

Emmanoel >> ManeCa
17/10/2009, 14:25
Meee cara :D
Era um programa assim q eu tava procurando ( eu axo)
Pra "modelar" a estrutura da minha futura gaiola
Serve?

oliveiraideal
17/10/2009, 17:37
esse programa aí é o autocad 2009..
é um pouco complicado mecher nestes tipos de programa.. :)
eu estou baixando o programa Inventor..
são uns 8 giga o programa..

o autocad acho que são só uns 2 ou 3 giga.. algo pequeno assim..
enfim cara, só procurar que você acha.. os meus são oficiais.. >]
pois a minha faculdade me dá suporte para baixar eles.. o/
abração cara..

passei o dia ocupado.. não deu para fazer nada ó galera.. acho que vai ficar para amanhã ou segunda.. o/

abração!

leobnaval
17/10/2009, 18:22
o autocad acho que são só uns 2 ou 3 giga.. algo pequeno assim..
enfim cara, só procurar que você acha.. os meus são oficiais.. >]
pois a minha faculdade me dá suporte para baixar eles.. o/
abração cara..


Você faz faculdade do que?

leobnaval
17/10/2009, 18:25
eu estou pensando aqui e já tenho o que eu farei no fusca, tudo na cabeça..


aproveitarei sim..
se eu fosse comprar um motor registrado 1600 de fusca (mecânica muito mais fácil de se mecher, forte o tanto que preciso e para primeiro projeto, um motor MTO bom de se mecher e talz.. no próximo projeto vou tentar comprar um motor de um tio meu, um motor de opala 6 cilindros, 4.1 L, nem sei quantos cv de potência, vou trabalhar nesse motor eu mesmo (e meu pai uns 30 anos atrás foi gerente de uma oficina que só mechia com opala :D daí ele pode me dar umas dicas de como preparar o motor pra 100%), daí eu vou trabalhar o motor, depois fazer uma gaiola 100% louca, com esse motor, 4x4 etc~.. vai ser massa..
mas primeiro vou montar essa daqui com um motorzim 1600 (saiu por mais ou menos uns 500 reais a modificação dele.. só um kit pra ajeitar o motor 1300 era mais caro que isso..) enfim..
vou aproveitar muito do fusca sim!
como eu já tenho todo o fusca, vou usar a ignição eletrônica que tem nele (uns 200 reais +-) a parte da frente (da direção e talz.. + uns 100 reais) (a caixa que está ótima (mais uns 300 reais.. +-) o motor que estava "bom" mas que eu quis melhorar (vamos falar q um motor desse eu compre por 400 (bem barato né?) e gastei mais 500.. então fica por 900.. a suspensão traseira (decidi colocar ela mesmo, pois ela tá meio que "zerada" e vai dar bem certinho do jeito que eu quero fazer .., (+- uns 200 conto.. pq ta com o garfo tbm..)

somando isso acho que dá uns 200+100+300+400+200=1200..
tá no gasto ainda.. eiuahouehauieh


Então to no lucro, paguei metade (do que pagou no fusca) numa brasilia motor 1600, carb. dupla, chassi sem ferrugem, freio a disco, etc...

oliveiraideal
17/10/2009, 19:51
pois tá no lucro MESMO, aqui não se acha por menos de mil nem fudendo.. kkk

varia muito de cidade pra cidade.. até pra comprar um chassi o local mais barato que eu achei foi o que eu disse antes..


facul de engenharia mecatronica e de administração :D
e vc?

abração!

oliveiraideal
18/10/2009, 01:58
mas tem aquela coisa..
a sua brasília está com documentação em dia? e tá tudo no seu nome bem direitinho já? ;P

abração! :]

oliveiraideal
18/10/2009, 02:26
Galera, a caixa de direção do celta caiu como uma LUVA, só preciso dos suportes..

e ei, vocês colocam amortecedor na direção pois a vibração é muita é? não entendi muito bem a função deles.. :]

terminando de desenhar a parte do meio da minha gaiola no autocad..

tomara que amanhã o técnico de eletricidade venha aqui em casa pra instalar a fiação da solda elétrica :] não aguento mais esperar :P

abração galera, jajá se o sono permitir eu posto a continuação da foto :)

se alguém quiser, quando eu terminar eu vou dar uma zipada no projeto e vou colocá-lo aqui..
abração :]

Emmanoel >> ManeCa
18/10/2009, 16:48
estou curioso pra ver essa sua gaiola pronta cara

leobnaval
18/10/2009, 17:19
pois tá no lucro MESMO, aqui não se acha por menos de mil nem fudendo.. kkk

varia muito de cidade pra cidade.. até pra comprar um chassi o local mais barato que eu achei foi o que eu disse antes..


facul de engenharia mecatronica e de administração :D
e vc?

abração!

Pois é comprei em leilão sem documento tudo dado baixa, porém possuo a nota com procedência total e posso utiliza todos os componentes menos o chassi, no meu caso deu certinho pq depois vou documenta-lá e não pode usar chassi de nenhum veículo mesmo, no meu caso será chassi tubolar e o fabricante será o meu nome, e o proj. assinado por mim mesmo...quando terminar a facul.

Faço Eng. mecânica...

Pô se faz eng. mecatronica devi manjar um pouco dos dimensionamentos da estrutura... hehhehehe

Abraços, Leo

leobnaval
18/10/2009, 17:24
Galera, a caixa de direção do celta caiu como uma LUVA, só preciso dos suportes..

e ei, vocês colocam amortecedor na direção pois a vibração é muita é? não entendi muito bem a função deles.. :]

terminando de desenhar a parte do meio da minha gaiola no autocad..

tomara que amanhã o técnico de eletricidade venha aqui em casa pra instalar a fiação da solda elétrica :] não aguento mais esperar :P
:]

A caixa do celta encaixou até os terminais certinho na manga do fusca????

O suporte terá que fazer...

A função do amort. de direção e diminuir a vibração proveniente das rodas e evitas solavancos ou movimentos brucos do volante no caso de buracos, valetas, etc.

A fiação da máq. de solda é só ligar direto na entrada da residência e se for muito longe compra um fio bem grosso (varia de acordo com a distância a bitola), mas é mais fácil alguém capacitado fazer isso...

Abraços, Leo

oliveiraideal
19/10/2009, 00:05
Cara, eu já procurei muito tempo em leilão, e aqui nos leilões não achei nada que me valesse a pena..e quando fui pra um leilão, vi um fusca 1600 pra vender(leiloar)
gostei dele, verdinho e tal.. parecia até bem conservado.. porém meu pai simplesmente não deixou eu comprar o carro.. não sei o porque..e ele disse que só iria deixar eu comprar algum que estivesse no meu nome.. há se eu tivesse tido a sua idéia.. :D

nem me lembrei que as notas fiscais estariam no meu nome.. e quando eu juntei os 800 reais, acabou por eu ter uns 890 reais aqui comigo e apareceu esse fusca pra vender.. e acabou que dei meu dinheiro nele.. e sim, to vendo que não vou poder utilizar a pitomba da porra desse chassi na gaiola.. vou ter que construir ele totalmente tubular.. coisa chata >.<

enfim cara, eu manjo um pouco de autocad e de outros programas de estrutura e peças e tal.. e também de um pouco de programação..
aqui no fórum eu faço muita pergunta besta mas a maior parte delas eu já sei a resposta, é que de vez em quando (antigamente) me acontecia de eu achar que tal coisa era de uma forma e acreditar fielmente que aquilo só tinha aquela forma de ser feita e quando eu ia ver realmente ou tinha algo muito mais fácil a ser feito que era óbvio e eu não via ou não era do jeito que eu imaginava (algumas vezes acontecia isso comigo) e eu acabava por quebrar a cara.. :) daí eu pergunto tudo só pra ter certeza :D

e é cara, aqui só tem um negócio de leilão.. e no momento eu to quase zerado de dindin..
mandei ajeitar o motor.. etc~

acho que eu vou ver se encontro um fusca lá pra mim, desse jeito que você está falando.. ou uma brasília, ou quem sabe uma variant..
daí qualquer coisa, eu faço duas gaiolas :D e fico com a que eu gostar mais..

sei que as bichinhas vão ficar lindas, pq vou gastar a pitomba do dinheiro todo nelas :D dinheiro serve para quê, senão gastar ele com o que você precisa e com o que você gosta? eu ganho o meu honestamente (estágio) e pelos meus pais (eles também são honestos :] ), acho que não tem problema algum.. :P


sim galera, também estou morto de ansioso!

se não fossem vocês aqui pra me ajudar, eu já teria desistido o/



e ow, estou com um problema sério mesmo.. como eu tiro os dois parafusos do garfo que segura a caixa? os dois simplesmente estão GRUDADOS.. já tentei por anti ferrugem, bater com o martelo (pra tentar soltar), pus tanta força que acabei levantando o chassi inteiro (caixa, varão, parte da frente, etc~) para um lado e escorregou da espreguiçadeira que estava segurando... kkkk e não soltou ¬¬

o que fazer? (estou pensando em comprar 1 maçarico e 1 botijão de gás e arrochar o nó até ficar tudo vermelho pois quando os materiais estão a uma temperatura muito alta, eles tendem a ter o seu coeficiente de atrito menor.. mas não sei se é viável gastar + 100 reais ou mais nessa besteira aí.. acho que vou é cortar tudo fora e comprar um garfo novo.. >])

alguém tem uma idéia melhor do que esta minha idéia de girino? se sim, me ajudem por favor! :D se não, torçam por mim por favor! euiahuihae

abração galera! :D

oliveiraideal
19/10/2009, 00:19
encaixou sim.. deu tudo super certo! parece que foi feito para o fusca.. :]

faltam só os suportes.. :]

leobnaval
19/10/2009, 00:34
Para retirar a caixa de câmbio tem-se 6 porcas sendo 4 dessas com parafusos, se vc ja retirou o motor retire as 2 "barquinhas" coxim do motor com formato de barquinha (são 2 parafusos com porcas de cada lado) pode se soltar por dentro do câmbio só as 2 porcas também ou retirar aquela chapa metálica com 2 parafusos bem grandes na ponta do garfo do chassi, então ficará 2 porcas em baixo do câmbio na saída para o trambulador mas na parte de baixo pronto agora se não ta soltando nem com desengripante use a esmerilhadeira...

oliveiraideal
19/10/2009, 00:50
sim, já fiz isso :D

assim, dentro da caixa, tem 4 porcas, as retirei todas..
(já tirei a suspensão inteira, as duas "mãos" estão soltas também..)

na ponta do garfo, tem 2 parafusos tamanho 27.. são eles que não estão saindo! (aqueles parafusos grandes, que seguram praticamente a caixa toda..) e como eles não estão saindo, estão dando uma dor de cabeça.. pois já tentei puxar a caixa com um macaco, logo após o garfo e não saiu, retirei também os dois parafusos laterais que prendem a caixa (são dois pequenos, mas acho que eles prendem a caixa sim.. ) fui retirando todos os parafusos que tinha e só faltaram os dois grandões que guardam a ponta do garfo...

alguma idéia? :P

amanhã vou tentar de alguma forma, alguma forma bem mais bruta.. mas se for pra ficar forçando de graça nem vale.. vou tacar logo a esmerilhadeira no garfo e aproveito e compro logo uma suspensão traseira de kombi com irs.. :D..

mas aí o foda é.. +300 reais.. por aí.. coisa chata.. ;/

é assim mesmo.. abração galera..


e pelo o visto, o projeto vai demorar um pouco mesmo.. só quero fazer uma vez essa gaiola, não vou ficar colocando coisas que eu acho que eu vou ter de trocar depois.. sou muito mais demorar mais uns 3 ou 4 meses a mais no prazo final, do que ir andar e a coitada ou quebrar ou eu ter de abri-la depois para trocar algo que eu não pus 100%.. ;/



(eu estou começando a achar que comprar esse fusca foi uma roubada mesmo.. kkk gastei 800 reais nele, só para um motor e uma caixa e uma parte da frente.. será se vale a pena? você com 400 comprou tudo que eu tenho e ainda novo e ainda por cima de uma brasília (melhor ainda..).. acho que foi vacilo mesmo, não ter pensado em tudo antes.. mas é assim mesmo.. errando e aprendendo, vacilando e se fu... :D)

leobnaval
19/10/2009, 10:12
mas o câmbio sai sem se retirar esses 2 parafusos grande sim...
como já soltou o coxim do câmbio tem-se que erguer ele pra sair, peça para aguem te ajudar a carregar que sai isso se vc soltou o outro coxim na parte de baixo junto ao chassi, são 3 coxins, 2 barquinhas e mais um, se soltou os 3, tem que soltar as 2 barras que prendem no facão tambem se não não vai sair nem tacando fogo hehehehe

Abraços, Leo

oliveiraideal
19/10/2009, 23:41
Aew, consegui tirar a caixa.. fui caçando os parafusos todos.. tinha muita ferrugem, lama e etc~.. daí eles estavam super escondidos.. não precisou retirar o troço à força não.. euihaoueha
:D


a construção tá legal galera? :pipoca:


ehuauehaeha

ou a desconstrução ;P

tipo, vou aproveitar +- a barra de torção.. o chassi (o varão do chassi) como podem ver na foto, está muito lascado perto da base da frente, não vou usar ele.. vou TER que fazer um varão de cano.. eu estou pensando em algo aqui e assim que eu passar para o autocad eu vou postar aqui.. por essa noite eu estava lá na mão na massa mesmo...

sim, tem outra coisa aí.. olhem a caixa do celta.. como ela "coube" 100%
só preciso fazer umas 2 bases bem fixas e por um amortecedor para ajudar.. não é? ;D

jaja vou postar mais fotos!

oliveiraideal
19/10/2009, 23:58
aqui estão as fotos da caixa retirada (aleluia.. :D)
do chassi embaixo onde está super estragado, da coifa esquerda esculhambada, vazou óleo em mim lá... maior meladeira do mundo.. ;P, tem um pneu que não está soltando da caixa.. euiahoueha, se fosse para ser pior, daria? :D

a resposta é.. sim! euahiuehoaiuhe

e vamos que vamos..

vou receber o motor daqui para semana que vem.. parece que ele está na retífica, o cara tá abrindo ainda direitinho, vai rebaixar os cabeçotes, etc~etc~ usando o comando da komb e o cabeçote do 1300.. eeeu acho que vai ser assim.. mas Deus sabe :P

alguma sujestão galera? :D

oliveiraideal
20/10/2009, 00:11
Faltou uma foto :roll:

oliveiraideal
20/10/2009, 01:39
Ae, tem mais uma foto de um progresso pequeno no autocad :)

tá legalzinho, não tá galera?

agora falta passar pra real! eiuhaoehiaue

foda é a parte de solda.. ;/

abração.. até depois d amanhã ou amanhã..

e alguém tem alguma sugestão ou algo? :D

e como eu faço os suportes para a caixa de direção ? ;P
abraço!

oliveiraideal
20/10/2009, 01:41
esqueci de anexar.. ;/

aí vai.. abraços

oliveiraideal
20/10/2009, 20:07
galera, como podem ver.. eu irei usar a suspensão do fusca, mas sem o tubo do chassi.. por assim dizer.. eu quero saber se ao cortar a suspensão traseira, o que eu devo fazer para prender de forma satisfatória (para que aguente direitinho) a parte traseira? eu estou pensando em cortar de forma reta, soldar uma chapa de aço 1020 e nesta chapa eu soldar os tubos do chassis.. da mesma forma na parte da frente.. onde o varão do chassi, ou tubo, se encaixa eu faria uma adaptação para encaixar-se com outra chapa de aço 1020 e nesta chapa eu soldaria também os tubos de 2" por 2,25 mm de espessura..

o que me é recomendado fazer? o que vocês acham?

e outra coisa, na barra de torção traseira (aquela que segura os facões né! :P) pode ser soldado algum tipo de suporte? eu estava querendo soldar nela mais tubos para ter uma sustentação melhor.. mas acho que se eu soldar nela, eu perco a suspensão.. ou não? ajudaaa por favor! como eu faço para "adaptar" o varão do chassis (parte tubular do meio que tem o troço da marcha e etc?

valeu galera!

leobnaval
21/10/2009, 10:46
Igualzinho quando piquei minha brasilia (puta sujeira), sua mãe ta brava??hehehehehehe

E me diga uma coisa depois que ficar pronta limpinha, pintada, pronta vc vende por 5.000 conto????? pq a minha não vou vender não, o pessoal não sabe o trabalho que da fazer uma gaiola bem feita... que pelo jeito é como a sua vai ser.


Abraços, Leo

oliveiraideal
22/10/2009, 00:06
cara, tá uma "lama" muito estranha lá.. :D

mistura de óleo com ferrugem e terra e sei lá mais o que..

achei foi um saco de lixo com, o que eu acredito ser, uma fruta ou algo do gênero.. dentro do varão do chassi.. agora me pergunte como ele entrou ali.. kkkk

cara, ela não ficou chateada não.. ela até gostou de que eu tenha feito as coisas ali na área.. ela é maior limpeza.. eiuhaoueh
acho que ela gostou foi porque eu queria que ela fizesse uma oficinazinha para mim.. tipo, eu ja tinha ajeitado uma parte da grama aqui de casa (acho que da para ver em algumas fotos) e fiz o piso de cimento (concreto.. ;D) e tava tudo planejado para fazer a coberta da oficina.. mas daí parei, pensei e resolvi primeiro fazer a gaiola, pra depois fazer a oficina.. daí ela gostou pq se eu n por tudo pra frente (coisa que eu com certeza vou colocar pra frente essa home made oficina ;P) ela não teria mais um gasto inútil.. e o piso, eu estou tendo cuidado.. mas se quebrar não tem problem.. ;P
quando meu pai fez a nossa casa aqui, ele comprou cerâmica adoidada e tem umas guardadas ali ainda.. :D


é cara, é triste ver gente que com dindin de sobra, chega e já compra umas gaiolas prontas, e depois vem com história pra cima da gente..
nao que eles estejam errados mas sim que agente pena demais! :P

correria de um lado para o outro para conseguir isso e aquilo..

tá é ruim viu de eu vender minha gaiola!
vou guardar como souvenir.. mesmo se eu não a utilizar mais, eu a "empresto" a alguém da família.. creio eu que sempre tera algum "gaioleiro" querendo ela imprestada! iuehoaiuheaeuh


cara, depois de eu monta-la.. vou começar a construir parte de cima da oficina e talz.. :D depois disso vou começar a dar os upgrade nela..

freio, suspa dimensionada(vou usar uns programinhas pra calcular as tensões e tal e vou dar uma estudadinha bem "pequena" sobre o assunto.. pra não fazer um cocozim.. e é claro, pedir ajuda para meu pai e alguns professores que manjam DEMAIS disso :D) , chassi melhor trabalhado, caixa komb mexicana, e tudo o mais com o que eu sonho agora! iuehaoiuehaihe

e haja dinheiro! :D

valeu galera!

oliveiraideal
22/10/2009, 22:55
Alguém, algum dia já tentou fazer isso? :P

assim, vou postar algumas fotos do que eu estou planejando.. nada "sério"..
mas POR FAVOR
me digam qualquer coisa.. participem! :S

valeu..


o que eu estou tentando fazer é o seguinte.. elevar o "fundo" da gaiola... a fim de aumentar o tamanho da criança.. como? seguinte.. não vou utilizar da parte central do chassi (o que o pessoal costuma diminuir.. ) e sim vou utilizar uns 2 tubos de 2 polegadas aço 1020 a frio de parede 2,25mm soldado não sei como ainda.. kkk.. a parte da frente da estrutura do fusca, temos a parte da "direção" que é encaixada no resto através de 4 parafusos.. quero uma chapa de uns 10mm +- (não sei bem o quanto) e vou mandar um torneiro fazer os 4 furos respectivos na chapa.. :).. a chapa será soldada com os 2 canos na parte de cima da mesma.. e eu estava pensando em fazer o que irão nas fotos.. fazer um suporte, soldar na parte de cima da chapa.. fazer algumas partes de auxílio à tensões (triàngulos para ajudar na sustentabilidade do cockpit) e algumas outras coisas.. >.<
na parte traseira é que o bixo vai pegar..
eu devo colocar o assoalho da gaiola em cima (quase literalmente) da parte final do chassi e no começo da suspensão.. conforme foto.. nesta parte que será cortada, eu irei soldar uma chapa e também uma "rampa".. pois se algo encostar ali, a mesma terá força para subir se for uma rampinha.. o/

vou postar algumas fotos tentando explicar melhor.. porque é como falam.. uma foto fala mais do que mil palavras..

estou buscando métodos de inovação sem precisar gastar muito.. acho que este é bem viável e vou utilizá-lo em minha gaiola.. mas com todo um cálculo estrutural envolvido é claro! :P

valeu galera!

Vitor Gorte
23/10/2009, 00:07
tpw a minha é o seguinte :
e a parte de tras do fusca ou da kombi não sei oqe você via usar tpw aonde vai o eixo de extorção .... daew vc solda 4 ferros onde forma um "chão" daew vc faz os engates certinhos para colocar o eixo dianteiro ...
olha as fotos aew :
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ2ZKChOhf_CCi1Ufh2Yb-_T4XUrIeeOTj7iRXI_mvnfVtgFzcNWUmXX4cv1MspxTdHeIcIb TQDdjGN0QojidTAAm1T1UFfpc4cs38SzN7rmIGGWMFp6Qr_x.j pg (http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ2ZKChOhf_CCi1Ufh2Yb-_T4XUrIeeOTj7iRXI_mvnfVtgFzcNWUmXX4cv1MspxTdHeIcIb TQDdjGN0QojidTAAm1T1UFfpc4cs38SzN7rmIGGWMFp6Qr_x.j pg)

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIgGMozKMfBH2qP8jzLxSHuWo9Lk6xUijx8Jo0fW88VtoQ UUJF1QWQzo0__5bxZKLKfE9GYMbTH4fRnhV8xZjx4Am1T1UGgH ADhkm3TL_s-WbW7xvtjvKdM8.jpg (http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIgGMozKMfBH2qP8jzLxSHuWo9Lk6xUijx8Jo0fW88VtoQ UUJF1QWQzo0__5bxZKLKfE9GYMbTH4fRnhV8xZjx4Am1T1UGgH ADhkm3TL_s-WbW7xvtjvKdM8.jpg)

leobnaval
23/10/2009, 01:00
vou utilizar uns 2 tubos de 2 polegadas aço 1020 a frio de parede 2,25mm soldado não sei como ainda.. kkk


Pelo menos aqui, é comercilamente vendido chapas e/ou tubos laminados a frio só até a espessura de 2,0 mm a partir disso só laminado a quente e se for pedir tubo 1020 que seria o mais recomendado pode ser que não ache, o comercialmente vendido é tubo para estruturas metálicas com costura e baixo teor de carbono na verdade ele é um 1010 e nao um 1020 mais isso são detalhes para facilitar a compra do material.

E se seguir as foto do Vitor terá uma estrutura que já é utilizada a anos nas gaiolas, portanto pode usar sem medo, inclusive os pontos de fixação da susp. tras. e diant.

Abraços, Leo

oliveiraideal
23/10/2009, 01:07
não entendi muito bem as fotos :P
mas acho que captei a idéia.. é algo mais ou menos parecido com o meu! euihaoiuhea :D

sendo que no meu, vou ter de adaptar a pitombeira dos amortecedores na estrutura de cima.. e vai ser um pouco diferente.. o/

mas cara, tipo assim.. não tem problema de soldar aquelas 4 soldas na parte da "barra de torção"? porque se eu soldar os canos ali não vai perder a torção? ou esta parte é fixa e o que se move é a parte de dentro (pergunta idiota, eu creio que já sei a resposta mas quero ficar tranquilo..)

abração.. espero novidades logo! >D


e sim galera, o que eu estou querendo fazer não seria o oposto das fotos do victor?


eu vou fazer o desenho no cad e jajá posto aqui.. :D

Duducad
23/10/2009, 03:22
Vc pode soldar os tubos no tubo da barra de torção direto, não tem problema, aquele tubo é fixo mesmo, o que se move (torçe) é uma barra mais fina que vai lá dentro, e a parede daquele tubo é relativamente grossa, logo a penetração da solda não vai comprometer o movimento da barra lá dentro.

leobnaval
23/10/2009, 09:31
É como o Dudu disse esta parte de tubo ext. é fixa a barra de torção fica dentro, portanto pode soldar ali mesmo que é o certo até pelo fato de ser uma parte da suspensão é o melhor ponto para receber a solda do chassi...

Não entendi fazer o oposto do Vitor ??????

oliveiraideal
24/10/2009, 02:37
acho que não vi corretamente as fotos dele lá.. ;P
eu não entendi mesmo..
por isso falei que poderia ser o oposto..
mas vou fazer igualzinho a ele..

e onde eu devo/posso cortar o final da parte da suspensão? eu quero cortar a maior parte possível.. :)

e com aço 1020 de 2" de 2,25 mm qual eletrodo e qual amperagem devo usar?

>]

alguém tem uma lista falando qual amperagem para qual tipo de aço e espessura e talz devemos utilizar? ficaria bem simples tudo! :D

abração!

leobnaval
24/10/2009, 11:04
acho que não vi corretamente as fotos dele lá.. ;P
eu não entendi mesmo..
por isso falei que poderia ser o oposto..
mas vou fazer igualzinho a ele..

e onde eu devo/posso cortar o final da parte da suspensão? eu quero cortar a maior parte possível.. :)

e com aço 1020 de 2" de 2,25 mm qual eletrodo e qual amperagem devo usar?

>]

alguém tem uma lista falando qual amperagem para qual tipo de aço e espessura e talz devemos utilizar? ficaria bem simples tudo! :D

abração!

Anexo uma tabela de eletrodos/amperagem e algo mais...

deve se utilizar eletrodo 46 no diâmetro de 2,5 e/ou 3,25 mm

Abraços, Leo

oliveiraideal
24/10/2009, 20:48
A parte da frente está legalzinha..
não estou conseguindo retirar a parte da direção que se liga na roda, aquela que sai da caixa de direção e se liga num braço da roda (esqueci o nome, não lembro de forma alguma.. coisa chata!) ;/

e sim galera, acho que vou procurar outra parte da frente da variant 2.. pois já é freio a disco e também vou querer ela com amortecedor 100% e com o disco/pinças direito tbm.. pois eu acho que só para trocar os amortecedores vai me custar 110 reais.. mais o reparo de cada tambor de freio.. e mais tentar tirar a barra da direção que não quer sair de forma alguma.. está meio chato ;P


a parte de trás está meio torta, acho que eu também vou trocar o tambor ( a carcaça do tambor que está muito velha..) e adaptar o freio a disco na traseira! :D

o varão do chassi eu que vou fazer.. valeu pela tabela cara, vai ser de muita ajuda! :)

abração!

oliveiraideal
25/10/2009, 00:53
hum.. ei cara, a lista em pdf está com erro.. ;/

pode mandar novamente?
abração!

leobnaval
25/10/2009, 01:22
Acabei de verificar o arquivo e abre normalmente...

Será que não é o seu acrobat reader????

Abraços, Leo

oliveiraideal
26/10/2009, 16:11
dei uma atualizada e deu pra ler.. valeu mesmo :D

e ei cara, ao terminar a desmontagem e ao lavar com a máquina de lavar que eu tenho aqui em casa (aquelas de lavar carro e tal.. à jato de água)
eu vi que simplesmente tem uns 2 buracos na parte da frente enormes e na parte de trás, ao desmontar aquela proteção lateral (que segura o facão) eu vi que o facão está seguro por alguma coisa que me parece muito com uma solda e massa durepox >.<

vou esperar o motor chegar da oficina de preparação (ficou muito mais barato e com menos dores de cabeça mandar pra eles..) e ver o quanto me sobrou de dinheiro.. e com esse dinheiro eu pegaria e compraria a parte da frente da variant 2 e possivelmente duas torres traseiras (não sei de qual carro).. ou será se fica melhor comprar a irs?

de qualquer forma, vou ver se posto fotos de como está este cocô da suspensão traseira (a parte que eu disse que está ruim) e vocês poderiam me dar alguma opinião?

valeu galera! :D
abração!

leobnaval
27/10/2009, 11:31
Sai beeeeemmm caro este fusca hehehehe, brincadeiras a parte já que esta animado com o motor e quer uma boa susp. tras. compra uma IRS completa com câmbio e freios tras. que é só alegria, e pra diant. põe a susp. da brasilia ou variant com freio a disco uma dica é procurar nos ferro-velhos ou comprar uma susp. recondicionada vem a frente inteira e é a base de troca ou seja vc entrega a susp. do fusca paga a diferença para pegar uma com ponta de eixo pra freio a disco... aqui é 200,00 a base de troca se não me engano vem até com os amortecedores...
os discos, rolamentos, pastilhas, flexiveis vc compra novo que compensa mais, a pinça vc pega no ferro-velho ou recondicionada tambem...

Aí só vai faltar o chassi que vc mesmo ira fazer com tubos e chapas.

Abraços, Leo

oliveiraideal
27/10/2009, 21:19
Cara, seguinte.. o que é o câmbio que você está falando? ;P

as coisas que eu tinha para fazer, eu ainda estou esperando.. porque assim que elas forem feitas, vai começar quer com suspensão dianteira direita quer não! :D

seguinte.. o que estava faltando

*Fiação da máq de soldagem (foi feita hoje 27 out 2009)
*o motor voltar da oficina de preparação (até o fim de semana eu pego, eu acho)
*trocar a parte da frente por uma outra nova.. (achei uma hoje por 250 reais, o cara disse que vem tudo novo, que não precisa trocar nada.. amanhã eu vou nele e vou falar direitinho.. será se está no preço? vou comprar somente se vier com tudo direitinho..)
*comprar os canos que eu vou utilizar para fazer o chassi, assim como a chapa..

*** descobrir qual vai ser a solda e qual é o eletrodo que eu tenho em casa (comprei um eletrodo mas não sei nem qual é.. >.<)

enfim.. vamos que vamos..

leobnaval
27/10/2009, 23:55
É o seguinte que susp. IRS vc tá pensando em usar e como????

R$250,00 por uma susp. completa diant. ta no preço, mas por um pouquinho a mais eu conseguiria uma brasilia ou fusca inteiro hehehehhe, na verdade vem com tudo recondicionado pra vim com tudo novo fica bem mais caro mais que este valor só em peças.

Abraços, Leo

Vitor Gorte
28/10/2009, 06:21
daew blz ...
cara tpw so pra vc ter uma base na minha gaiola eu to usando o amortecedor dianteiro da D 20 na traseira . ele encaixa perfeitamente sem nem uma adaptação e a suspenção dela ficou exelente ela não ficou extremamente dura nem tão mole . quando vc for fzer a gaiola vc vai ter qe fzer uma medida não muito pequena pois se ela ficar curta empina facil ....
eu tenho mais footos aqui se queser eu posto a construção dla inteira .

leobnaval
28/10/2009, 12:06
Oliveira da uma olhada no orkut do tiriva tem muitas fotos e idéias pra vc fazer sua gaiola:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=680119115295374236

Ele que fez a gaiola do Vitor.

oliveiraideal
28/10/2009, 18:23
Seguinte.. o cara me falou que acabou de vender 1 pinça de freio lá do conjunto.. eu fui ver e encontrei um gurgelzinho tipo um buggy.. todo inteiro.. o/
quisera eu ter encontrado o gurgel antes desse safado! :P

galera, seguinte.. amanhã vou em uma avenida aqui de minha cidade e vou ver se eu consigo e por quanto consigo a suspensão irs da kombi + suspensão frontal à disco da brasólia ou variant..

vou procurar melhor.. acho que esse safado tá querendo meter a faca.. não pode! :/

abraço..

e sim, dei umas olhadas nas fotos do tiriva.. eh massa.. já me deu algumas idéias..
mas é aquela coisa.. quanto mais eu olho, mais eu me apavoro e fico com menos idéias do que fazer.. ;/

abração galera!

oliveiraideal
28/10/2009, 20:44
Galera, aqui vão algumas fotos que eu tirei da suspensão traseira do fusca..

não sei como é preso o facão na barra traseira de torção mas eu espero e creio que não é da forma como está aqui..

e assim.. do jeito que está, acho que não dá certo mesmo.. ;/

o que vocês acham? (vou colocar algumas fotos da suspensão.. e das peças que eu tirei.. assim como umas 2 fotos da parte da frente, onde a mesma está inutilizável pois está comida por ferrugem..)

abraços

oliveiraideal
28/10/2009, 20:57
aqui vão + fotos..

oliveiraideal
29/10/2009, 14:53
ME AJUDA euihaoiueha

galera, eu achei aqui na minha cidade (no mesmo cara onde eu mandei fazerem o motor e tal) ..

fui procurar o preço da troca da suspensão dianteira do fusca por um mais novo e acabei puxando assunto com um "sucateiro" e perguntando a ele quanto me sairia 4 "torres" completas (aqui eles chamam de colunas de suspensão.. mesma coisa >.<) com amortecedor, pinça, disco, sapatas, etc~ (tudo que eu preciso) do SANTANA 2.0...

e o melhor.. ele ainda me "dá" 2 homocinéticas completinhas com tudo bem direitinho (eu as vi)..

e o cara me disse o preço.. por favor me digam se está no preço e se eu vou poder utilizar na gaiola direitinho e se as adaptações vão ser boas e resistentes..

o cara me disse que ia me custar 400 reais.. e meu amigo disse que conseguiria isso pra mim por 300.. será se vale a pena? ;x

são as 4 torres completas com 2 homocinéticas, discos, pinças, amortecedores, molas, etc~ tudo seminovo mas muito bem conservado.. eu vi as peças..

o projeto ficaria mais complicado?
vale a pena?
como eu faria para adaptar na frente a caixa de direção do celta?
ficaria legal as 4 torres?

terei de mudar o projeto para construção do "zero" do chassi e das torres de suspensão e tudo o mais.. será se fica show?

me ajudem, valeu!
abração!

oliveiraideal
29/10/2009, 21:51
é.. eu acho que eu farei dessa forma mesmo.. acredito que tenha uma boa resistência e se bem feita (como eu planejo) ela pode ficar muito boa, e irá..

vou fazer com as 4 torres de santana 2.0...
o garfo eu vou utilizar o do fusca mesmo.. sendo que vou dar uma reforçada no mesmo porque ele tá meio que acabadão.. ;P

enfim.. acho que dará certo.. vou-me basear no estilo hummer e na gaiola do nosso amigo ademar locks.. assim como no baja IRADO do marcelo cenora.. e também vou agradecer demais os conselhos que estão me dando aqui.. isso está me salvando.. valeu léo :D

valeu galera..

e sim, se eu estiver fazendo alguma loucura.. me ajudem! :D

leobnaval
30/10/2009, 00:33
Oliveira se quer fazer com esta configuração eu te dou o maior apoio mas vc vai ter bastante trabalho e gastar bastante tempo (procurando peças, soluções e projetando)...

As torres do santana, os amortecedores e molas são coerentes com o peso da gaiola?
Isso é pra tras. pode até ser mas pra diant. creio que não.

O trabalho que vai dar pra vc gabaritar bandejas com suportes, ângulos, travamentos na estrutura para susp. pra no final ter uma susp. que pode ser até pior que uma original do fusca.

Lembre-se sistema McPherson este que o santana usa na diant. não tem muito curso de susp.
Uma tras. IRS de kombi é bem melhor aí sim vc poderia inutilizar as barras de torção da kombi e apenas usa-las como links e utilizar mola helicoidal (gol, santana, parati, etc.) e amortecedores

A caixa de direção do celta não serve nas torres do santana porque o pivô do celta fica na tras. em relação a torre e o do santana na diant. em relação a torre.

Além do mais estas homocinéticas que o cara vai te dar vc vai fazer o que com elas?? não servem pra nada a não ser que vc use o câmbio de mesmo modelo das homocinéticas

Eu mesmo quero fazer uma gaiola assim mas é muito trabalhoso e demorado para se ter um bom resultado, vc tem que entender muito de mecânica e eng. para fazer um bom serviço.

Abraços, Leo

oliveiraideal
30/10/2009, 18:58
léo.. obrigado pela ajuda! :D

acabei de comprar uma suspensão traseira da kombi com os facões, as barras e tudo.. menos a parte mecânica.. sem o tambor de freio, sem as homocinéticas e tal..

o cara ficou de desmontar e de me entregar na quarta feira.. por causa do feriado segunda.. enfim.. me custou 350 reais.. aqui o preço normal que custa é uns 500~600 reais.. e ela está muito boa!


a parte da frente, vou pedir ajuda para um amigo, o tiriva.. ele disse que me daria conselhos.. :D
tenho de desmontar a suspensão da frente.. e organizar 100% ela.. :D

e vamos que vamos.. :)

valeu galera..

e sim, também acho mais fácil fazer com as suspensões já completas..

e outra perguntinha.. as homocinéticas para a caixa do fusca 1300.. são as mesmas da kombi? se não.. o que elas mudam? vou procurar por aqui as homocinéticas do fusca.. :D

marcos22
31/10/2009, 10:10
léo.. obrigado pela ajuda! :D

acabei de comprar uma suspensão traseira da kombi com os facões, as barras e tudo.. menos a parte mecânica.. sem o tambor de freio, sem as homocinéticas e tal..

o cara ficou de desmontar e de me entregar na quarta feira.. por causa do feriado segunda.. enfim.. me custou 350 reais.. aqui o preço normal que custa é uns 500~600 reais.. e ela está muito boa!


a parte da frente, vou pedir ajuda para um amigo, o tiriva.. ele disse que me daria conselhos.. :D
tenho de desmontar a suspensão da frente.. e organizar 100% ela.. :D

e vamos que vamos.. :)

valeu galera..

e sim, também acho mais fácil fazer com as suspensões já completas..

e outra perguntinha.. as homocinéticas para a caixa do fusca 1300.. são as mesmas da kombi? se não.. o que elas mudam? vou procurar por aqui as homocinéticas do fusca.. :D


oliveira... só um detalhe..:cry:

todos os fuscas fabricados no brasil não sairam de fabrica com homocineticas..:cry::cry:

a suspensão irs ( independet rear suspension) no brasil, saiu somente nas kombis a partitr de 70 creio eu ( me corrijam se estiver errado) , e na variant 2.

não existe fusca no brasil com irs de fabrica , somente adaptada com peças da variant 2 e da kombi.

os fuscas americanos e mexicanos a partir de certa data , sairam com a tão sonhada suspensão IRS de fabrica.. usando homocineticas e tals..

pra vc que vai usar no off road, recomendo a suspensão irs da kombi por ser mais robusta e aguentar mais o tranco, tem homocineticas maiores e tal.

se ficar com a suspensão traseira original do fusca ( swing axle ) vai ficar com uma tocada menos paulera .. pq como ela faz assim \ / , vc perde um pouco em estabilidade nas curvas e para transpassar alguns obstaculos tambem. a suspensão IRS , como é sempre reta assim | | ,
( logicamente se estiver tudo alinhadinho e com buchas boas ) ,
vc vai ganhar em estabilidade e vai poder ate dar uns saltos com mais segurança.

uma pequena relação de peças para a conversão para irs.


- cambio com saida para as homocineticas ( pode ser o cambio completo da kombi ou variant 2 ou vc pode comprar somente a caixa satelite completa com as tampas e tulipas e adaptar na sua caixa normal de fusca)

- braços da suspensão irs completos com semi eixos , homocineticas lado roda completas ,(sistema de freio pode ser do fusca mesmo , salvo a alguns ajustes).

- pivos fabricados exclusivamente para a ligação dos braços da irs
( que serão soldados no tubo da barra de torção , ou vc pode fazer como a alguns aventureiros por ai que cortam a parte traseira do chassi da kombi ou variant 2 completa e enxertam na traseira do chassi de fusca ou brasilia, que eu acho ser bem mais dificil, e arriscado.)

- facões completos da irs que são um pouco diferentes do fusca.

e de resto para o mãos a obra , muita paciencia e conhecimento em alinhamento, soldas, e montagem mecanica... se esqueci algo ,alguem levanta a mão ai ..:concordo::concordo::concordo:

opa .. e uma reserva de $$$ para eventualidades que sempre aparecem...

abraço..:pipoca::pipoca: no aguardo pra ver a evolução..

oliveiraideal
03/11/2009, 19:27
seguinte.. ;)

eu tenho uma caixa 1300.. ;S
e comprei a suspensão traseira da kombi... e vou pegá-la amanhã..

já vai vir com as barras de torção, os facões e tudo..

eu estou pensando em comprar a caixa satélite e fazer as adaptações necessárias para utilizar as homocinéticas da kombi..

ou no caso, se desse.. eu iria comprar do cara que está me vendendo a suspensão, eu vou ver por quanto mais ele me faz as homocinéticas.. mas vendo por outro lado.. melhor seria comprar a caixa da kombi com as homocinéticas já.. não é?

alguma sugestão galera?
qual melhor fazer? comprar uma caixa com as homocinéticas e dar a minha caixa, ou adaptar a caixa satélite para colocar as homocinéticas nesta caixa?

abração galera!

me ajudem! preciso de ajuda logo.. estarei olhando aqui o fórum.. valeu!

oliveiraideal
04/11/2009, 01:05
me ajuda? :~

leobnaval
04/11/2009, 11:09
Pega uma caixa completa da kombi com as homocinéticas e dá a sua na troca, pra ficar mais barato.

A rel. de dif. da kombi é 36/7 = 5,142:1

A do fusca 1300 é 35/8 = 4,375:1

Pode ser que se vc faça a adptação do conjunto da kombi na sua caixa, mas é muito mais simples e confiável utilizar todo o conjunto da kombi além da rel. mais reduzida que vc poderá usar pneus maiores sem perder o torque (o que aconteceria se a caixa de câmbio fosse o do fusca 1300).

Abraços, Leo

leobnaval
04/11/2009, 11:32
Isso aqui vai te ajudar muito:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21004

Pelo que li se vc substituir o conjunto coroa e pinhão com as pontas para homocinéticas vai dar na mesma mas é mais fácil comprar um câmbio inteiro da kombi com as homocinéticas.

Abraços, Leo

oliveiraideal
05/11/2009, 18:10
aew..

dá para começar a fazer as coisas agora! :D
acabei de comprar a parte traseira da suspensão com uma parte do monobloco.. enfim, vou começar a cortar o que eu não preciso, depois ajeitar tudo e mandar brasa! :D

a parte da frente acho que precisa trocar os dois kits de rolamento e os 4 pivôs, mas acho que não farei isso.. não sei.. lixar, cortar, medir.. vai ficar tudo massa e vai dar tudo certo! se Deus quiser!

agora o que me falta é começar a montar e depois pegar o motor e etc..

alguma idéia pessoal?

e alguma sujestão de como medir, o que fazer? etc~?


e sim léo.. sempre que fico procurando por peças e etc~ gastando meu dinheiro nisso mais eu penso: "poxa, eu n vou vender por 5 mil nem por dinheiro algum (a não ser que o cara me ponha uns 20 mil, pq aí é brincadeira ne? :D) pq o trabalho que isso dá.. pelo amor heim! só muita vontade mesmo.."

fico só pensando no que você disse euahoiuehaouhe

agora vou poder colocar pneus um pouco maiores na traseira.. vai ficar muito bom, e mais estável.. além do resto.. enfim.. agora o negócio é procurar lojas de parafusos.. os que tenho aqui estão na faixa de 20 a 30% de oxidados.. assim não da para usar.. tem deles que até caíram.. mas é assim mesmo.. ;P


abração galera.. e eu ainda estou aqui.. podem ajudar, dar comentários de qualquer forma.. de uma certa maneira, vocês me instigam a continuar.. :D

sassi
05/11/2009, 21:01
que bom que ta dando certo... deixa sempre atualizado aqui :pipoca::pipoca:

leobnaval
06/11/2009, 01:43
e sim léo.. sempre que fico procurando por peças e etc~ gastando meu dinheiro nisso mais eu penso: "poxa, eu n vou vender por 5 mil nem por dinheiro algum (a não ser que o cara me ponha uns 20 mil, pq aí é brincadeira ne? :D) pq o trabalho que isso dá.. pelo amor heim! só muita vontade mesmo.."

fico só pensando no que você disse euahoiuehaouhe

agora vou poder colocar pneus um pouco maiores na traseira.. vai ficar muito bom, e mais estável.. além do resto.. enfim.. agora o negócio é procurar lojas de parafusos.. os que tenho aqui estão na faixa de 20 a 30% de oxidados.. assim não da para usar.. tem deles que até caíram.. mas é assim mesmo.. ;P


abração galera.. e eu ainda estou aqui.. podem ajudar, dar comentários de qualquer forma.. de uma certa maneira, vocês me instigam a continuar.. :D

Putz lendo pelo que vc esta passando praticamente vejo o que eu já fiz ...

Mas é isso depois de picar um chevette começar a fazer uma gaiola a partir de uma brasilia, reformar 3 motos INTEIRINHAS (de motor, a pintura e acabamento) e mais umas coisinhas.

A gente aprende muito e da muito mais valor pras coisas, principalmente feitas por nós.
Porque se quer fazer bem feito faça você mesmo.

E uma dica vc ficará freguês da loja de parafusos viu, toda semana eu tenho que comprar alguma coisa agora já tenho até um estoque de parafusos, porcas, arruelas, etc.

Se os parafusos tiverem com a cabeça e rosca boas vc pode mandar zincar, assim como os tubos e chapas que vc fará sua gaiola, isso evita ferrugem e ficarão praticamentes novos.

Arruelas só uso de INOX, e porcas praticamente todas parlock, só as que vão no motor (alta temp.) não podem ser parlock.

Abraços, Leo

oliveiraideal
10/11/2009, 01:36
hum.. passei em duas lojas de parafusos e não são muito boas.. não achei metade das coisas que queria.. quero uma loja com um pouco de desconto que o vendedor agilize e que tenha o material todo que eu preciso.. ;S

hoje é meu aniversário! :dance: não farei nada na gaiola até o fim de semana.. mas já liguei pra uma fornecedora de aço daqui da minha cidade e ela disse ( o que eu te falei na mp léo) que o aço que elas tem é 1008.. :D vai dar certo!

2 medida externa 59,90 peso em kg para 2mm de parede 17,78 para 2,25mm de parede 20,00 e para 2,65mm de parede 23,56..

vou usar 4m de 2pol na parte principal do chassi (tenho de comprar o tubo com 6m) fazer entre a suspensão dianteira e a parede da barra de torção traseira 2m de distância (+- uns 2,30m entre os pneus), acho que pra mim é o ideal..

falta dar uma maquiada na traseira da kombi (cortar os ferros que não vou precisar e passar os jatos de água para limpá-la ), trocar o óleo da caixa de marcha, do motor (quando eu recebe-lo), soldar o chassi principal, trocar os 4 pivôs dianteiros, levar a frente para um soldador para ele ajeitar uma parte que está comida, trocar os dois rolamentos dianteiros, trocar os dois cilindros de freio a tambor traseiro (as lonas e todo o conjunto estão só o filé), trocar a graxa das homocinéticas porque estão cheias de areia, comprar as arruelas dos parafusos das homocinéticas, comprar os 4 pneus e colocar nos lugares devidos :P, achar um local que me dobre os canos por um preço legal! :D e o resto com o tempo..

esperando mais é dar as férias.. passar umas provas que vou ter essa próxima semana para poder continuar com tudo a construção da gaiola! :D

abração galera!

leobnaval
10/11/2009, 08:44
hoje é meu aniversário! :dance: não farei nada na gaiola até o fim de semana.. mas já liguei pra uma fornecedora de aço daqui da minha cidade e ela disse ( o que eu te falei na mp léo) que o aço que elas tem é 1008.. :D vai dar certo!


Oliveira parabéns, então.

Vai postando conforme for comprando as coisas.

Aqui em piracicaba achei um lugar que aluga a maquina de dobrar tubos (dobra até 3") por R$25,00 o dia, acho que vai dar certinho pra mim, só tenho que comprar mais alguns tubos e deixa-los medidos prontos para as dobras.

Abraços, Leo

oliveiraideal
12/11/2009, 21:25
é cara.. passei a semana sem tempo de entrar..

é duro cara, só gastando dinheiro com a gaiola ;P

mas é massa, porque vai ser uma coisa pra "vida inteira" se deus quiser!

ontem e hoje eu fiz: eu mesmo troquei os rolamentos da roda dianteira, os tambores de freio assim como as lonas e o resto do conjunto estavam bem..

amanhã vou levar os tambores traseiros da kombi pra ver se precisa trocar algo (creio eu que os dois tambores precisarão ser trocados).. não dá para fazer aqui em casa porque está colado a rosca que segura o troço lá.. daí vou levar lá no mecânico daqui de perto que ele tem a manha.. ;D

deixei a parte da frente hoje para o cara cortar e soldar uma chapa de aço ou sei lá, no local onde está comido pela ferrugem..

troquei os 4 pivôs dianteiros do fusca por novos.. ficou massa :D

agora tenho só de comprar 2 pneus pra frente e 2 pra trás e colocar nas rodas.. e tenho também de comprar as duas rodas traseiras da kombi porque eu não tenho.. ;/

tenho de pegar o motor ainda.. o cara ficou de entregar hoje.. mas não deixaram lá ainda.. :P
tão me enrolando só um pouquinho no motor.. mas como eu quis sem pressa.. vai demorar mesmo.. ;D

enfim.. e depois serrar a parte traseira pra ficar limpinho (vou usar a máquina de solda eu acho.. deve ser melhor..) e vou comprar os canos para começar a estrutura..

daí devo parar mais um pouco por questões monetárias.. e depois compro os bancos concha, sistema de freio novo(mangueiras, cilindro acionador do fusca, conexões etc), sistema de iluminação novo (fiação e etc~) terminar o acabamento da gaiola e vamos que vamos ver o resto dos detalhes..

é mais ou menos isso aí.. :D

oliveiraideal
13/11/2009, 13:46
galera, socorro..

eu mandei os suportes dos pivôs (dos 4 pivôs) para um mecânico aqui perto de casa.. tirei os suportes das barras de torção e mandei pra ele.. só que o cara acabou tirando as duas "arruelas" que alinham a barra de torção (ou algo do gênero).. como sou adepto do faça-você-mesmo.. quero saber se tem alguma forma de gabaritar para eu mesmo alinhar as barras.. é claro que posso mandar em alguém.. mas não quero levar pra ngm, quanto mesmo procurar aqui no meu bairro quem faça isso.. ;/

abraços!


e tá saindo, devagarinho mas tá saindo!

oliveiraideal
17/11/2009, 21:46
galera.. só achei aro 14" aqui na minha região.. e acabei comprando 2.. por 60 reais.. nem lembrei de ver qual era o tamanho do aro.. quando cheguei em casa que fui ver.. q q eu faço agora? ;X

vou tentar trocar com alguém, quando eu for comprar os pneus..

ainda no aguardo do motor/estudando para as ultimas provas do semestre da facul.. tomara que eu passe :P

abraços!

oliveiraideal
20/11/2009, 15:14
desisti da gaiola.. ontem fui comprar coisas para a porra da solda, levei meu dinheiro pra lá e acabei perdendo 800 reais.. a solda tá quebrada não tá fechando arco, a porra da esmerilhadeira queimou, desisti da gaiola.. vou continuar só olhando vídeos na internet.. abraço galera..


moderador, se der exclui este tópico por favor.. valeu

leobnaval
20/11/2009, 18:46
Que pena, cara...

E as peças que você comprou, motor, se mora-se perto eu pegaria o câmbio e as homocineticas da Kombi.

Vai vender as peças que tem? Aproveita a seção de classificados do fórum tem muita gente interressado em peças pra gaiola.

Eu sei o quanto dificil é fazer uma gaiola ainda que não terminei, mas já passei boa parte, se não tiver paciencia e conhecimento não da certo, o pior de tudo é que se gasta mais dinheiro do que imagina (ainda mais quem quer fazer bem feito).

Esses dias vi no jornal de minha cidade uma gaiola por 3 mil deu até vontade de ir ver porque é muito mais fácil comprar uma pronta e ir reformando/modificando com o tempo.

Abraços, Leo

alezinho
21/11/2009, 03:11
cara c eu fosse vc ñ desistia tão facil assim,eu tinha uma gaiola eu demorei mais de um ano pra motar ela, mas tambem quando ficou pronta ninguem me segurava pena q eu vendi ela , motor ap 1.8 injetado a gasolina cambio da kombi a diesel freio a disco traseiro banco concha ñ deixava eu falando,pense bem antes d vc desistir de montar sua gaiola...a pressa é inimiga da perfeição

oliveiraideal
21/11/2009, 13:13
cara, dois meses de dinheiro que eu perdi em uma tarde.. fiquei muito estressado por isso acabei falando besteira.. ;/

cara, deus "falou" comigo e eu pensei melhor.. vai que a pessoa que achou estivesse precisando muito do dinheiro? foi melhor assim.. vou continuar o projeto mesmo.. tenho que ajeitar a máquina de solda eletrodo revestido, a esmerilhadeira, etc~ etc~

daqui a umas 3 semanas eu voltarei a tentar fazer qualquer coisa.. abraços.. ;/

alezinho
21/11/2009, 14:22
é isso ai desistir jamais,manda bala sem pressa q quando vc menos esperar ja vai tar montada pronta pra vc acelerar sem massagem, boa sorte no seu progeto c vc presisar de alguma dica e so digitar pra nós blz abraços!

Jorge_PG
21/11/2009, 18:17
Naum desiste naum cara...vc vai ver como é bom a primeira volta na gaiola q vc mesmo fez...eu sei pois fiz a minha.

leobnaval
21/11/2009, 19:11
daqui a umas 3 semanas eu voltarei a tentar fazer qualquer coisa.. abraços.. ;/

Pô assim que se fala, a minha faz mas de 6 meses que não mecho nela falta $$$$, mas desistir jamais, assim que puder termino.

As dificuldades sempre aparecem o que diferencia os fortes dos fracos é justamente superar as condições impostas na vida...

E vamo que vamo (como vc mesmo diz...)

oliveiraideal
26/11/2009, 22:01
aew..

hoje criei coragem e fui lá do outro lado da cidade, onde me disseram que vendiam os canos..

comprei os 2 canos de 6m de 2pol de parede 2,65mm :D
comprei +1 cano de 1 1/2 pol de parede 2,25 :D

a parte de baixo, vai ser com 2 m entre eixos, com dois canos paralelos de 2m de 2" com outros dois canos de 2" um pouco maiores..
* /-------------*
*---/ *
* *
*------------------*
*------------------*
* *
*---\ *
* \-------------*

onde tem estrelinha ou é a parte da frente (menor) ou a parte de trás (maior)

eeeita preguiça de desenhar no cad >.<

e pense numa dor quando o cano caiu encima do meu dedo.. ;/

ah.. de qualquer forma eu vou postar aqui hoje uma print screen do projeto que fiz no cad.. jaja eu termino ele.. :~
abraços

oliveiraideal
26/11/2009, 22:02
acho que vocês entenderam.. o "desenho" ficou um coconut.. mas tudo bem :P

oliveiraideal
26/11/2009, 22:26
ah galera, esqueci de perguntar..

alguém tem dicas de como eu posso alinhar melhor a parte do chassi?

outra coisa seria que na parte da frente, eu estou querendo comprar um cano quadrado (acho que se chama cantoneira, já vi em alguma foto em algum lugar mas não lembro onde..) corta-lo ao meio, fazer os buracos da suspensão dianteira do fusk e usar como um sanduiche para a fixação da suspensão dianteira..


como eu faço para saber se a suspensão não vai ficar muito alta na frente em relação a traseira? queria algo mais ou menos do mesmo tamanho...

outra coisa, só tenho aros de ferro do tamanho R14.. não sei se consigo acha-los de R15 para as minhas rodas.. tenho 4 aros para a dianteira e 2 para a traseira.. mas queria eles tamanho 15.. mas como só tenho os tamanho 14, queria saber algum pneu bbb(bom, barato, bacana) para colocar nas 4 rodas.. acho que vou fazer o mesmo tamanho para todas as rodas.. uma vez vi uma foto e gostei muito todas as rodas iguaizinhas cheias de biscoitos.. ;D


alguém me dá dicas sobre isso?


ah, a máquina de solda só estava com o neutro e o terra invertidos, tive de ligar um amperímetro e trocar eu mesmo a fiação.. :S a esmerilhadeira tá na autorizada, só chega na outra semana eu acho e já comprei alguns dos canos.. o/ e vamos que vamos

abraços!

sassi
27/11/2009, 12:48
é isso ae, que bom que vc nao desistiu. e o motor ja chegou?

Jorge_PG
27/11/2009, 22:24
Olá oliveiraideal...da uma olhada ai http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21763&highlight=sonho+conquistado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21763&highlight=sonho+conquistado) c precisar d ajuda da 1 grito q tamo ai pra ajuda....

oliveiraideal
25/12/2009, 23:27
ae galera, depois de algum tempo.. (poe algum tempo nisso) venho voltando com novidades.. e outras coisas já esperadas :S

o cara q ta fazendo o motor AINDA ta me enrolando.. mas é pq ta dando um monte de problemas, fui la olhar e tinha de comprar umas coisas e acabei comprando, lá pra janeiro eu pego novamente :D

já soldei a parte do chassi tubular, deu um TRABALHÃO alinhar os canos, e etc..

ainda falta procurar alguma dobradeira de canos pela área, pra poder dobrar canos de 2" (é fácil, mas não conheço nenhum lugar por aqui..)

enfim, a caixa de marcha tá direita, a suspensão traseira também, falta trocar os parafusos q tenho por outros mais novos, falta também comprar porcas/arruelas/etc...

tudo isso a se fazer neste próximo ano (vou tentar em janeiro, mas quem sabe? a verba tem que dar! :D)


to empolgado...
eu que estou soldando (a solda realmente está saindo uma MERDA, não sei soldar de forma alguma.. mas o que fiz ficou super feio mas resistente.. vou esmerilhar, retirar os pontos de erro da solda (aqueles buraquinhos) e vou soldar novamente por cima, e fazer isso umas 2 vezes acho que já dá!


adepto ao faça-você-mesmo-e-se-lasque ;D


enfim.. demorei um montao de tempo pra voltar a postar no fórum por tempo/provas/festas fim de ano/dores de cabeça/sem internet/sem verba pra continuar o projeto.. e sem isso, não adianta vir e ficar com vontade e não poder fazer nada não é?!


abraço galera! feliz natal e próspero ano novo!

oliveiraideal
17/04/2010, 09:42
Galera.. dei uma parada na gaiola pq fui fazer uns cursos e pq desanimei..

mas criei coragem novamente, e recomecei o projeto..

peguei a suspensão da kombi traseira, cortei as partes sobresalentes, lixei, fiz o grau nos canos (mais ou menos como fazer um angulo para os canos pegarem na suspensão traseira com quase 90% de toque pra ficar mais fácil soldar..) alinhei, pontiei e depois soldei o chassi..

depois disso, fiz o teste de soldagem com o líquido penetrante..
todas as soldas estavam direitas! :D


agora já concertei os tambores de freio dianteiros, e já tenho as peças dos traseiros..


jaja posto fotos.. abraços

leobnaval
18/04/2010, 11:42
É isso aí agora vai heim...

Poxa to acompanhando desde o começo, quero ver essa gaiola andando hehehe

Abraços

Alberto K
25/04/2010, 14:23
Olá Leo e Franco,e demais..... posso fazer umas perguntas a respeito da configuração dos motores a ar?
Eu já montei alguns destes motores, inclusive com cabeçotes do gol a alcool de entrada unica. Utilizei as camisas a alcool mais altas com pistões a gasolina, pois a carcaça estava condenada, muito rebaixada após muitas retificas, então as camisas mais altas compessaram....
Era só pra tem um motor de apoio, quando o cliente deixava o seu pra fazer e ele poderia utilizar o carro enquanto retificava-mos o dele....mas o interessante é que ficou muito bom! Com torque alto, economico, andador, e o que chamou muito a atenção foi que um cliente fez questão de ficar com ele, mesmo eu afirmando que não daria garantia e que este motor tinha sido feito só para esta finalidade: "estepe".....
Montei ele em um Miura, e o cara andou por mais de 3 anos com o carro, fazendo viajens e tal, e vendeu pra um amigo dele que foi acho pra Minas, ai perdi o contato.....
Mas vamos lá:
Um projeto que sempre quiz fazer foi um 1.3 forte. Já falei com muita gente que sempre falam: joga fora este motor e faça um 1.6, ou 1.8, 1.9, etc.... mas cismei: quero um 1.3!
Pensava em utilizar os cabeçotes do 1.6 para melhorar a respiração, como foi dito aí.... tá certo que a utilização deste tal motor será mais "urbana", mas de qualquer forma o torque tem que ser bom desde baixas rotações.
Falei como Jorge da SOBE que faz comandos especiais, e ele me reomendou um com cerca de 290 graus, e explicou a questão do levante, lobe center, graduação etc....mas teria que preparar os cabeçotes, principalmente polindo os dutos. Pergunta: polindo-se os dutos diminui-se os atritos internos, aumenta-se o fluxo, mas não diminui o turbilhonamento? Ou a qustão dos angulos de válvulas (acentos com até 3 angulos diferentes) compensaria isso?
Quero partir de um vira do 1.6 pela questão da lubrificação, isso é fato!
O que recomendariam neste caso do 1.3: deixo os cabeçotes ou troco por 1.6 e trabalho a questão da mistura no preparo do cabeçote?
Mas tenho outro projeto: montar uma gaiola! ai será com 1.6!!!!

Mais uma se me permitem: alguém sabe como eram a preparação destes motores no Speed 1300 que antecederam os Speed 1600? Fiquei sabendo ue estes motores rendiam algo acima dos 80 HP´s!!!!!!

Abraços á todos
Alberto
11/8433-6111
albertokaatz@yahoo.com.br
Skype: alberto.kaatz

oliveiraideal
25/04/2010, 16:54
consegui achar o cabo que tinha perdido do celular.. e aqui vão algumas fotos :D

oliveiraideal
25/04/2010, 17:06
mais fotos :D

Mandei fotos da minha máquininha de solda, do meu mini compressor (vou pintar a gaiola)


essa gaiola é 100$ feita por mim, desde pintura, soldagem, adaptação de peças, estrutura, projeto, tudoo.. e pense que cansa..

e a coitada tá demorando, por alguns motivos, dois deles são: o patrocínio (to ganhando só um salário por mes.. kkk) e a disponibilidade da mão de obra (cansa demais fazer a rapariga (de acordo com minha namorada e o irmão dela, o autor da idéia do nome..)



Rapariga pq gasta dinheiro, ocupa meu tempo, deixa a mulher com raiva, etc~ :D

vou batizar a bixinha desse nome mesmo..

jaja pomho mais fotos :D

oliveiraideal
25/04/2010, 17:24
os pneus traseiros comprei-os com a furação 214x...xr15 e a furação da kombi é 210x..xr14..

para poder por os pneus que eu mandei fazer, deveria ter aro 15..

solução.. fui atrás dos aros da frente do fusca antigo (aro meio que original do fusca, literalmente difícil de achar) e de duas rodas de ferro da ranger antiga, que tem a furação mais parecida com a que eu queria, já que eu não achava..

eu peguei a furadeira, pus uma broca e reabri o buraco para um raio menor..
ficou bem rente e deu certinho..

é uma dica pra vocês também..


vou ter que abrir as homocinéticas pois ao transporta-las para casa, o filho de uma mãe desconhecida, as jogou numa parte que tinha areia, eu tentei lava-las com água + gasolina + água + gasolina + água e re-colocar a gracha para as homocinéticas mas não funcionou muito bem.. tirou muita areia mas ainda tem muita, se for andar com areia lá vai só prejudicar as homocinéticas..


o motor tá só o filé :D pus o comando da kombi torque de 1100 rpm, tá com todas as camisas novas, pistões novos, etc~
:D


aqui vão as fotos dos dois aros 15 (raridade hehe) do fusca dianteiro, e também vai a foto da futura frente da gaiola..

passei uns 2 dias (umas 2 horas por dia) serrando com a serra de mão para não perturbar minha mãe e nem meu pai, ao terminar, ajustei com a esmerilhadeira, marquei tudo e coloquei no chão e dei os pontos de solda..

teria ficado bem melhor com um transferidor e bem mais rápido com uma serra fixa, mas qm n tem cão caça com gato.. ne? :D


enfim, dei os pontos de solda, medi tudo, e tudo ficou no esquadro, tudo ficou na marca que eu queria, foi com precisão de 2 cm :D não ficou feio, e ficou super alinhado, pus nessa mesa aqui q está na foto (p.s.: eu também fiz essa mesa pra guardar minhas ferramentas, minha máquina de solda e meu compressor, minha esmerilhadeira, minha furadeira, etc~)
e ficou 100% plano, não ficou bambo nem nada.. os canos são de 2 polegadas (externo) com parede de 2,25 mm

os próximos vou comprar de 1 1/8" de parede maior..

vou lixar as rodas, passar solvente, e pintar essa semana, só esperar meu pai comprar a mangueira e a pistola, assim como as tintas (ele conhece muito pintura automotiva e anti ferrugem, ele disse q ia me ensinar essa semana como fazer tudo ficar massa.. ;D

vou lá galera, to indo pra missa.. até outro dia, assim q der eu olho com mais calma o fórum.. abração pra todos..

e valeu léo, por sempre acompanhar o projeto, vc me ajudou mto msm...
e eu tbm estou louco pra ver a gaiola terminada :D

abraços e até jájá

caio fonseca
29/04/2010, 10:38
essa gaiola ta ficando show heim...
nossa na hora que vi auto escola ideal achei que vc fosse de mairiporã...
tem uma com esse mesmo nome aqui pensei né "vo lá da uma força pro cara "ai depois que eu vi FORTALEZA hehehehe

ate mais vai fundo no projeto

oliveiraideal
29/04/2010, 12:47
não sabia que poderiam ter colocado outra auto escola com o mesmo nome!

hoje comprei alguns canos 2 (6m) de 1 1/2 de parede 2.65mm e ja mandei dobrar para fazer os dois "santo antonio", o do para-brisas, e o de trás onde ficará o x de sustentação da gaiola.. ;D

a parte da frente já está feita.. vou ter só que colocar no lugar e pontear tudo..

fazer alguns graus na estrutura para ter uma melhor fixação e pronto! :D

vai ficar show de bola!!

daqui a 1 mes +- que estar lixando tudo e pintando e começando só a montar a parte mecânica.. abraços!

leobnaval
29/04/2010, 18:20
Um projeto que sempre quiz fazer foi um 1.3 forte. Já falei com muita gente que sempre falam: joga fora este motor e faça um 1.6, ou 1.8, 1.9, etc.... mas cismei: quero um 1.3!
Pensava em utilizar os cabeçotes do 1.6 para melhorar a respiração, como foi dito aí.... tá certo que a utilização deste tal motor será mais "urbana", mas de qualquer forma o torque tem que ser bom desde baixas rotações.
Falei como Jorge da SOBE que faz comandos especiais, e ele me reomendou um com cerca de 290 graus, e explicou a questão do levante, lobe center, graduação etc....mas teria que preparar os cabeçotes, principalmente polindo os dutos. Pergunta: polindo-se os dutos diminui-se os atritos internos, aumenta-se o fluxo, mas não diminui o turbilhonamento? Ou a qustão dos angulos de válvulas (acentos com até 3 angulos diferentes) compensaria isso?
Quero partir de um vira do 1.6 pela questão da lubrificação, isso é fato!
O que recomendariam neste caso do 1.3: deixo os cabeçotes ou troco por 1.6 e trabalho a questão da mistura no preparo do cabeçote?
Mas tenho outro projeto: montar uma gaiola! ai será com 1.6!!!!

Mais uma se me permitem: alguém sabe como eram a preparação destes motores no Speed 1300 que antecederam os Speed 1600? Fiquei sabendo ue estes motores rendiam algo acima dos 80 HP´s!!!!!!


Alberto, como a maioria já disse o ideal para ter torque é o aumento de cilindrada, como você quer fazer no motor 1300, recomendo que leia e pesquise bastante no www.fusca4ever.com.br, lá tem muitas dicas, receitas, o que fazer e não fazer no motor que peças e marcas usar, etc.

Recomendo que se cadastre lá para ter acesso a todo conteudo.

Você vai ter que definir uma prioridade para seu projeto ou um motor ótimo de baixa RPM ou de alta RPM.

Polindo-se os dutos diminue o atrito da mistura com as paredes do cabeçote e coletor, isto melhora o rendimento (a rugosidade das paredes nesse caso ajundam um pouco na mistura ar/comb. mas perde-se muito no atrito é recomendável sim fazer o polimento)

As válv. com 3 ângulos melhoram um pouco no fluxo, mas o que elas realmente melhoram é o assentamento com a sede garantindo total vedação (recomendo fazer, independente do foco da preparação)

Já a questão do comando, cabeçotes, tamanhos de válvulas vai depender do foco que dará ao seu motor.

Abraços, Leo

Franco Fileppo
29/04/2010, 19:28
Olá Leo e Franco,e demais..... posso fazer umas perguntas a respeito da configuração dos motores a ar?
Eu já montei alguns destes motores, inclusive com cabeçotes do gol a alcool de entrada unica. Utilizei as camisas a alcool mais altas com pistões a gasolina, pois a carcaça estava condenada, muito rebaixada após muitas retificas, então as camisas mais altas compessaram....
Era só pra tem um motor de apoio, quando o cliente deixava o seu pra fazer e ele poderia utilizar o carro enquanto retificava-mos o dele....mas o interessante é que ficou muito bom! Com torque alto, economico, andador, e o que chamou muito a atenção foi que um cliente fez questão de ficar com ele, mesmo eu afirmando que não daria garantia e que este motor tinha sido feito só para esta finalidade: "estepe".....
Montei ele em um Miura, e o cara andou por mais de 3 anos com o carro, fazendo viajens e tal, e vendeu pra um amigo dele que foi acho pra Minas, ai perdi o contato.....
Mas vamos lá:
Um projeto que sempre quiz fazer foi um 1.3 forte. Já falei com muita gente que sempre falam: joga fora este motor e faça um 1.6, ou 1.8, 1.9, etc.... mas cismei: quero um 1.3!
Pensava em utilizar os cabeçotes do 1.6 para melhorar a respiração, como foi dito aí.... tá certo que a utilização deste tal motor será mais "urbana", mas de qualquer forma o torque tem que ser bom desde baixas rotações.
Falei como Jorge da SOBE que faz comandos especiais, e ele me reomendou um com cerca de 290 graus, e explicou a questão do levante, lobe center, graduação etc....mas teria que preparar os cabeçotes, principalmente polindo os dutos. Pergunta: polindo-se os dutos diminui-se os atritos internos, aumenta-se o fluxo, mas não diminui o turbilhonamento? Ou a qustão dos angulos de válvulas (acentos com até 3 angulos diferentes) compensaria isso?
Quero partir de um vira do 1.6 pela questão da lubrificação, isso é fato!
O que recomendariam neste caso do 1.3: deixo os cabeçotes ou troco por 1.6 e trabalho a questão da mistura no preparo do cabeçote?
Mas tenho outro projeto: montar uma gaiola! ai será com 1.6!!!!

Mais uma se me permitem: alguém sabe como eram a preparação destes motores no Speed 1300 que antecederam os Speed 1600? Fiquei sabendo ue estes motores rendiam algo acima dos 80 HP´s!!!!!!

Abraços á todos
Alberto
11/8433-6111
albertokaatz@yahoo.com.br
Skype: alberto.kaatz
Alberto no forum fusca brasil na parte de preparaçao de motores a ar existe um topico fixo chamado melhorando um 1300/1500 tem muita imformaçao lá e acho que é esse tipo de preparaçao que vc procura!

boa sorte e lembre-se: motor tem que ter torque porque potencia é papo pra boteco, afinal o carro anda com o torque e nao com a potencia!

oliveiraideal
29/04/2010, 22:53
em relação a motor, eu mandei fazer o meu, trocar o comando, polir os dutos, colocar pistao novo, etc~

mas não sei literalmente se o cara fez metade do que eu falei pra ele fazer, só não falei nada porque foi uma enrolada muito grande, daí eu já queria o motor de volta (mudou de 1300 para 1600 e trocou tudo por 500 reais..)

enfim, como eu faço um teste de torque com o motor? ou de potência?
quero saber se o bixin tá forte ou se eu vou abrir ele e trocar tudo..

abraços!

ah, outra coisa..

eu não entendo nada do sistema de freio, sei como funciona, sei instalar e tudo ... só não sei quais peças comprar para instalar..

se ele vai ter hidrovácuo puxado pelo motor boxer, se ele vai ser do chevete, como serão as pedaleiras, como é que seria um freio melhor, como eu poderia liga-lo...

enfim..


para constar:
a minha susp dianteira é de fusca, com os freios à tambor, mechidos por mim.. (estão ok pelo que eu testei, só não estão 100% retos pois fica meio que encostando quando gira a roda, mas é bem pouco)
a minha susp traseira é a da kombi, e a mesma eu terei de trocar os dois cilindros de dentro que acionam as lonas, ela também tem o sistema de cabo para freio de mão, coisa que eu farei o freio seletivo com adaptações.


sujestões? dicas? taquem o pau! me ajudem! valeu! :D

leobnaval
30/04/2010, 16:21
boa sorte e lembre-se: motor tem que ter torque porque potencia é papo pra boteco, afinal o carro anda com o torque e nao com a potencia!

Entendi o que você quis dizer, na verdade o correto seria dizer que o que importa é ter alto torque em baixa rotações.

Não podemos ignorar a potência sendo que ela é diretamente relacionada ao torque e a rotação. Seguindo a fómula Potência = (torque x rpm) : 726,4, então potência é igual a torque vezes a rotação e o resultado disso dividido por 726,4. :concordo:

Sendo as unidades de potência em cv, e torque em Kgf.m

Abraços, Leo

leobnaval
30/04/2010, 16:32
Oliveira por este valor pago, não da pra saber o que realmente foi feito no seu motor, mas por este preço concerteza muita coisa não foi trocada e nem feita, mas o importante é estar funcionando bem...

Para realmente testar seu motor somente em dinamometro o que fica inviável, neste caso! O teste vai ser você andar em outros semelhantes com este motor e configuração mecânica e comparar com o seu.

Quanto ao freio não precisa necessariamente ter servo freio (hidrovácuo) um cilindro mestre duplo de brasilia, kombi, etc. ou até mesmo 2 do fusca sistema simples ligados em paralelos dão e sobram. (o cilindro mestre pode comprar um bom, por que não precisa ser trocado depois, mesmo mudando para disco)

Eu sugiro você montar revisar o sistema (pelo menos deixá-lo funcionando) e aí verificar a necessidade do sistema de freio, aí depois pode-se até instalar freio a disco nas 4 rodas, etc...

Abraços

oliveiraideal
01/05/2010, 01:24
hum, em questão ao motor eu fiquei muito chateado hoje pela tarde..
ao conseguir finalmente chegar em casa e atentar para olhar o numero do motor (se condizesse com o meu número ele pelo menos deveria ter feito algo..) mas vi algo estranho, o número do motor q está comigo agora não bate com o que tenho o documento = ele me entregou outro motor..

liguei pra ele reclamando e ele mais uma vez foi todo ignorante, falando q o motor era de n sei quem e que se precisasse ele trocaria o numero do motor..

olhei assim e falei, meu amigo, eu prefiro tocar fogo no motor do q trocar o numero dele.. poxa, o filho da puta me enrolou durante 6-7 meses, eu ia desistindo do projeto, e quando ele me entrega é outro motor! ah, vai tomar no cu!

vou pegar meu dinheiro de volta e meu motor de volta e vou atrás de um ap 2.0, aproveito e compro a flange e fico logo com um apzão, depois vejo como melhora-lo..

só não gostei dessa história que o cara me meteu, maior enrolada, não gostei mesmo..


eu estava procurando qual cilindro mestre que seria bom colocar na gaiola, amanhã passarei o dia inteiro soldando as ultimas partes (mais ou menos ultimas..) que serão a parte do cockpit ("santo antonio" traseiro e dianteiro) e uma parte da estrutura de base também..

se a padre cícero (loja de peças daqui, hehe) estiver aberta eu já vejo quanto me vai custar o cilindro mestre duplo e talvez já o compre..

estou pensando em fazer a tubulação em x para que se der problemas em alguma parte da tubulação ainda possa rodar sem um risco maior de acidente.. o que acham?

valeu léo, muito obrigado pelo conselho! :D

leobnaval
01/05/2010, 10:20
Nossa Oliveira que mancada do cara, por estas e outras que eu prefiro fazer TUDO em casa, é claro que tem coisas que não dá, mas daí fico acompanhando o serviço...

Só toma cuidado com os palavrões que os Administradores do forum podem te adivertir.

O que este cara vez não existi você poderia até ser preso se te pegam andando com um motor que a numeração não condiz com a NF e se remacar a numeração é pior ainda. Exija seu motor de volta.

O X que você esta falando deve ser feito no teto da gaiola e no arco tras. do santo antonio, isto vai aumentar e muito a resistência da estrutura da gaiola.

Abraços, Leo

oliveiraideal
01/05/2010, 23:25
Me descontrolei ontem com os palavrões, saiu meio que sem querer..

vou postar umas fotos que tirei hj da construção da gaiola, fiz a ultima parte do chassi (as soldas ficaram boas!) coloquei o santo antonio traseiro na posição que eu vou querer soldar, gabaritei e "ajeitei" a base dele pra caber direitinho na base do chassi, fiz uns ajustes e ficou bem encaixado.. daí tive de sair e a solda vai ficar para amanhã..

amanhã = soldar as bases dos dois santo antonios + colocar dois canos ligando os dois santo antonios + fazer pelo menos 1 X da estrutura.. :D


próximo fim de semana pela tarde = o outro x+ frente + lixar, tirar tinta e ferrugem + pintar + aplicar tinta de base anti ferrugem + esperar secar + pintar desenhos laranja (estilo os do troller, aqueles chamativos) e preto, na gaiola inteira ;)


vou tentar resolver as coisas do motor nesta terça pela manhã e na quinta pela manhã também, assim como a pintura com os produtos anti ferrugem..
abraços! :D

umas fotos do chassi (pus os dois canos em L "mais ou menos L" na estrutura que já estava montada..) e uma foto do bom jeitinho brasileiro.. tive que abrir a máquina de solda e por um ventilador nela para ela não quebrar, e funcionou super bem! soldei o dia todo, com uns intervalos para não sobrecarregar e deu certo!

oliveiraideal
01/05/2010, 23:43
aqui vão também as fotos de quando levei para dobrar os canos (saiu muito caro mesmo a dobra, fiz umas 8 dobras por 150 reais.. diga lá que negócio caro!
canos de polegada interna 1 1/2 e de 2" com parede 2,65mm com parede externa de 2" e de 2 1/2..

MUITO caro mesmo, mas procurei em todo lugar e só encontrei em um, e foi nele mesmo que eu fiz, o cara demorou simplesmente 3 horas pra dobrar os canos como eu queria, ficou quase como eu queria mas vai dar pra usar tudo!

tirei fotos da viradora de cano! é relativamente fácil de fazer uma.. basta ter paciência, saco e ferramentas! :)

oliveiraideal
01/05/2010, 23:53
ainda bem q eu conheço um pouco de informática! mexi no meu celular, e nem me toquei que não tinha passado pro pc as fotos e acabei apagando todas elas..

;/

deu trabalho pra pegar de volta as pobres, mas aqui vão! :D

oliveiraideal
01/05/2010, 23:57
mais fotos..

abraços a todos os que acompanham! :D

leobnaval
02/05/2010, 00:04
Faltou as fotos, nossa 150 por 8 dobras é caro mesmo, acho que por menos que isso daria para dobrar no CNC com precisão de 0,5°, ou seja praticamente perfeito.

Aguardando fotos da curvadora de tubos...to pensando em comprar ou fazer uma hehehe

Abraços

leobnaval
02/05/2010, 00:09
o tempo deu ler e responder foi o de você postar...

Mas pelo menos ficou bem feito as curvas uma máquina dessas não fica barato fazer e pelo que eu estive vendo aquelas que tem um custo baixo usam um macaco para curvar mordem todo o tubo e tem que encher com areia, aquecer, ter uma espessura especifica para não enrrugar.
Por isso acho que vou acabar pagando para curvar tambem

Abraços, Leo

VIVINHOM
02/05/2010, 17:47
leobneval, realmente as curvas que tenho feito estão saindo com rugas, pouquissimas, mas estão, mesmo usando areia, o que ñ deu certo foi tentar aquecer os tubos, talvez tenha me faltado os macetes pois já vi umas curvas feitas com todo esse processo e ficaram perfeitas, mas que tem macetes, isso tem.

Abraços, Àlvaro

oliveiraideal
02/05/2010, 22:47
tá aí o vídeo dos caras virando os canos.. os em U e em U inclinados não ficaram com rugosidades mas os dois pequenos em L ficaram sim porque o espaço era pequeno para eles virarem.. se liga? abraços!

ah, aqui vão mais fotos do que fiz na gaiola hoje!
dei um upgrade na parte inferior pq pus uma cadeira (pra simular o banco) e com a parte de trás já soldada eu vi que não teria espaço para os pedais e que não conseguiria fazer algo para parar o barro sem que ficasse muito em cima do motorista e do passageiro, dai dei essa "arrumada" pra liberar mais um pouco de espaço no cockpit e para dar espaço para os pedais!

pense como essa bichinha está ficando pesada! quase não consegui coloca-la de lado sozinho! puts, to ficando fraco! :Dgo go terminar!

oliveiraideal
02/05/2010, 22:48
http://www.youtube.com/watch?v=Ag4qcaKexs8
http://www.youtube.com/watch?v=Ag4qcaKexs8

leobnaval
03/05/2010, 16:43
Oliveira ta ficando bom...mas vai ficar pesadadinha hehehe

Uma dúvida qual a medida (altura) que você esta usando do tubo superior do arco do santo antonio?

Abraços

Diegojk
03/05/2010, 19:55
Aquele santo antonio achei meio alto mesmo hein hehe , é que dá essa impressão sem os laterais superiores , as curvas ficaram boas
Abraço !

oliveiraideal
03/05/2010, 21:31
é, ela vai ficar bem pesadinha mas é porque aqui em casa todos nós somos meio altos, daí não quero ficar batendo a cabeça no teto! :P

to comprando 4 pneus super cross amanhã pela genius tires! :D 1200 reais a mais pro saco.. ;D
eita q to ficando liso (pela milhonésima vez!)

acho que parece meio alto por questão da distancia da foto e por questão da bixinha estar de lado, mas não é! é algo em torno de 1m somente.. e a parte da frente está mais baixa do que isso (tenho q cortar) e ela vai ficar meio pesada sim, mas é porque eu fiquei um pouco com medo de meus irmãos se acidentarem, afinal, essa é a primeira gaiola q eu estou fazendo e to fazendo ela sozinho.. por mais q eu confie na solda, não deixarei com base de erro algum.. ;D até mesmo porque meu irmão disse q ia batizar a bichinha pulando nas dunas, e eu to até vendo ela se esforçando aqui! ehehe

vou tentar comprar o apzão amanhã! vou levar o boxer de volta e vou ver se ele consegue um ap 2.0 a alcool já amanhã.. vamos ver no que vai dar! abraços!

oliveiraideal
03/05/2010, 23:31
ah léo..
eu desci e medi a altura.. tá com 1,19 metros... a frente vai ter +- 1,1 metro e ela vai ficar um pouco inclinada >)
abraços!

oliveiraideal
04/05/2010, 11:04
Eu fui hoje no detran daqui de perto da minha casa, e falei com uma conhecida lá.. ela olhou pra mim o número do motor q eu estou com ele aqui em casa, e tive uma surpresa.. ele foi dado baixa lá no detran, não está vinculado a nenhum outro carro = eu vou poder por ele na gaiola com esse número que está mesmo, sem precisar alterar e sem precisar trocar o motor! :D eu estou bem feliz por isso.. menos uma dor de cabeça!


outra notícia é a de que eu comprei os 4 pneus na genius tires, os 4 são super cross tamanho 235 75 raio 15 :D

vai levar 3 dias para fazerem e mais uns 10~15 para chegar (lá pro fim do mês deve chegar.. mas sem pressa!)


abração galera!

leobnaval
04/05/2010, 16:45
Oliveira fica bonito o teto inclinado do jeito que você vai fazer, da um ar de robustez...

Os pneus estive vendo alguns tambem, este que você escolheu é um exelente modelo.

Abraços

Cezar candelaria
04/05/2010, 22:00
Eu fui hoje no detran daqui de perto da minha casa, e falei com uma conhecida lá.. ela olhou pra mim o número do motor q eu estou com ele aqui em casa, e tive uma surpresa.. ele foi dado baixa lá no detran, não está vinculado a nenhum outro carro = eu vou poder por ele na gaiola com esse número que está mesmo, sem precisar alterar e sem precisar trocar o motor! :D eu estou bem feliz por isso.. menos uma dor de cabeça!


outra notícia é a de que eu comprei os 4 pneus na genius tires, os 4 são super cross tamanho 235 75 raio 15 :D

vai levar 3 dias para fazerem e mais uns 10~15 para chegar (lá pro fim do mês deve chegar.. mas sem pressa!)


abração galera!
Oliveira, não esquece de colocar umas fotos dos pneus...tenho interesse nesses mesmos pneus....valeu!!!

leobnaval
04/05/2010, 22:47
Cesar se quiser adiantar um pouco (já que vai demorar para chegar os pneus do Oliveira) tem alguma coisa no site do geninho pneus...

Abraços

oliveiraideal
05/05/2010, 13:41
e os pneus já estão sendo feitos.. daqui para sexta eles serão terminados e enviados para mim... e em outros 10 dias eles vão chegar..

uma coisa, qual produto eu utilizo pra limpar a estrutura antes de limpar?

tem umas partes com ferrugem, outras partes (da susp traseira) com tinta do chassi que ela tinha ( o da kombi..) e etc~

quero um produto q eu passe e saia tudo, fique no ferro brilhoso, pois vou por as camadas de tinta ( pra proteger de ferrugem e depois as de cor -preta e laranja-)

utilizarei um decapante? ou o que? onde encontro com maior facilidade? obrigado!

abraços!

fag.online
05/05/2010, 14:08
Oliveira, minha opnião é: Leva até um jato de ar e pede pro cara caprichar, já aproveita e pede pra ele passar o fundo..
Na minha fiz isso, a gaiola inteira + o fundo gastei R$ 400,00, porém, ficou perfeita, saiu tudo a tinta debaixo, ferrugen, gracha, tudo... vou bater umas fotos essa semana pra você ver.
Abracos

oliveiraideal
05/05/2010, 15:34
pois é..

comprei um compressor de 120 libras, por uns 500 reais.. o bixinho é ótimo!
eu vou comprar a pistola essa semana, junto com mangueira e etc~..

ainda falta a solda da parte da frente + ajeitar a parte da lanternagem dianteira (para-choque) + ajeitar a parte traseira..

eu vou fazer isso tudo nesse próximo fim de semana :D

sábado à tarde e domingo manhã e tarde! :D

e depois disso vou ter q tirar a tinta e os cambau dela..

tenho em casa, um daqueles compressores super profissionais de água, que tem uma pressão MTO grande, só não sei se vai dar certo molhar a bixona.. pq enfim, nao vai ficar no metal E ainda vai molhar.. eu estou pensando em um jato direcionado de ar com partículas de areia (jateamento de areia) utilizando o meu compressor pequeno numa pressão de umas 60 libras, falta só o kit.. o que acham?

os meus prazos (que eu estipulei.. :D)

fim de semana, terminar a peça da frente + solda do outro santo antônio + canos de ligação com os dois santo antonios + corte uma parte da traseira + colocação do "quadrado" da lanternagem traseira + solda do cano que vai do sto antonio traseiro ao quadrado da lanternagem traseira (para choque traseiro)+ medição de angulos que preciso fazer


semana que vem/ fim de semana q vem :

comprar 6m de cano pra "beirada" lateral do motorista e do passageiro + canos do painel + chapas painel + chapas lateral + itens de esmerilhar + epis (luvas estão pra lá de Bagdá!) + escova de solda + etc~..

quando for montando, vou postando foto por foto de tudo que eu fizer.. e como fiz, quais os problemas que tive, como resolvi, coisas do gênero..

obs: to no estágio e a noite vou ter uma prova argh!
quando voltar eu vou fazer um desenhinho no cad pra mostrar como quero que fique, um desenho meio que com as medidas que eu estou utilizando na gaiola! :D

abração!!


ah, outra coisa! alguma dica pra aumentar a distancia da gaiola ao chão além de aro + pneus?

a minha só tem 24 cm com raio 14 e pneu murcho na parte da frente, e eu estou achando que eu acabei soldando a parte da frente errado meio inclinado pra frente.. o que acham?

abraços!

oliveiraideal
05/05/2010, 23:28
"isso" porque não vi mais em lugar algum, e já tinha vindo no fuskeeettt q eu comprei pra fazer a gaiola.. e agora só estou com o cabo da parte de baixo e não sei necas de pitibiriba de como ligar esse módulo! HELP PLEASE!:?::?::?:
:wink:

fabiothoaldo
06/05/2010, 05:54
"isso" porque não vi mais em lugar algum, e já tinha vindo no fuskeeettt q eu comprei pra fazer a gaiola.. e agora só estou com o cabo da parte de baixo e não sei necas de pitibiriba de como ligar esse módulo! HELP PLEASE!:?::?::?:
:wink:
eu tenho uma igniçao dessa na minha brasilia,e simples o chicote so tem 2 fios eu liguei direto na bobina um +e um -.

oliveiraideal
06/05/2010, 10:27
rodei foi mto mas achei..

aqui perto de casa tem uma loja de autopeças.. a parte de cima eu perdi (fiz a burrice de cortar a conecção do cabo e perder a parte de cima inteira!

enfim, comprei a parte de cima (nos meus últimos 20 reais hehe) e consegui com o vendedor limpeza de lá o esquema de ligar os 7 pinos do módulo..

que é

7- taco
6- hall imput
5-hall +
4 b+
3 b-
2 nc
1 c


não me perguntem o que é isso porque eu não sei ainda! euiahoeauhae

o modelo é o TELEFUNKEN electronic 191905351B

e vamos q vamos!

alguma ajuda pra ligar o bixim? abraços!

oliveiraideal
06/05/2010, 14:04
eu tenho uma igniçao dessa na minha brasilia,e simples o chicote so tem 2 fios eu liguei direto na bobina um +e um -.


tem como vc me mandar fotos do sistema? e do que está ligado no que?

cara, seguinte..

depois desse MEU problema todo q estou tendo pra fazer a gaiola.. CERTEZA que vou fazer um passo -a - passo pra noobs em contrução, vou simplesmente por tudo pra quem não conhece nada, explicando tudo bem simples..

porque meu, é ótimo ser ajudado.. e tbm é muito bom ajudar!..

abração galera, e se alguém puder me ajudar em mais essa enroscada, eu agradeço!

leobnaval
06/05/2010, 16:38
e eu estou achando que eu acabei soldando a parte da frente errado meio inclinado pra frente.. o que acham?


Acho que FuD3#, se você soldou muito inclinado em relação a tras. vai mudar os ângulos de trabalho da suspensão...

fabiothoaldo
06/05/2010, 17:18
tem como vc me mandar fotos do sistema? e do que está ligado no que?

cara, seguinte..

depois desse MEU problema todo q estou tendo pra fazer a gaiola.. CERTEZA que vou fazer um passo -a - passo pra noobs em contrução, vou simplesmente por tudo pra quem não conhece nada, explicando tudo bem simples..

porque meu, é ótimo ser ajudado.. e tbm é muito bom ajudar!..

abração galera, e se alguém puder me ajudar em mais essa enroscada, eu agradeço!
ta ligado assim
1-negativo da bobina
2-terra
3-marron distribuidor
4-+ bobina
5-vermelho
6-verde
com as fotos vc vai entender,so que meu motor esta c dinamo ,nao se se muda alguma coisa.

oliveiraideal
06/05/2010, 18:20
acho que se tiver feito assim, fu fu fu mesmo oh! ;/

se tiver feito assim, vou aproveitar e colocar as 4 cantoneiras que eu ia colocar antes, para fixação com parafusos.. creio que se assim eu tiver feito, também vou tentar trocar a suspensão dianteira por uma com freio a disco também, mas veremos...

hoje vou por ela 100% reta e se ela estiver com a suspa errada, vo cortar no sábado ela todinha na parte da frente.. o foda foi que eu fiz a solda toda, demorei pra caralho e ainda ficou assim.. pqp.. mas é assim mesmo, como fala meu velho, é a arte entrando.. kkkk

oliveiraideal
06/05/2010, 18:21
ta ligado assim
1-negativo da bobina
2-terra
3-marron distribuidor
4-+ bobina
5-vermelho
6-verde
com as fotos vc vai entender,so que meu motor esta c dinamo ,nao se se muda alguma coisa.

eu entendi, mas uma coisa.. dínamo?
e o vermelho e o verde não estão ligados em nada?
o marrom do distribuidor é fixado em qual parte?

acho que o meu motor vai ter q ser 'feito' uma gambiarraz! euihaouehae

e vamos q vamos!

fabiothoaldo
06/05/2010, 19:26
eu entendi, mas uma coisa.. dínamo?
e o vermelho e o verde não estão ligados em nada?
o marrom do distribuidor é fixado em qual parte?

acho que o meu motor vai ter q ser 'feito' uma gambiarraz! euihaouehae

e vamos q vamos!
o vermelho, verde e marrom, vao ligados no modulo direto,note as cores dos fios nas fotos,dinamo e o gerador de energia,esse requer um regulador de voltagem ja o alternador e tudo junto,nao conseguiu axar o chicote completo da igniçao?

oliveiraideal
06/05/2010, 21:18
não consegui achar o chicote completo, só a parte superior..

vou ver se consigo achar amanhã meio dia qndo voltar da aula, acabei comprando o superior por 18 reais... eu to achando que vai ser mais fácil comprar um módulo mais fácil de ser achado + o chicote novo! kkkk

porque assim, no meu módulo, está ligado somente a parte inferior como a do amigo aí.. tem os MESMOS fios com as MESMAS cores, a parte superior, não sei se estava ligada em algo, e se estava eu não lembro e nem me atentei pra olhar se estava.. enfim.. vou ver se pago uns 20 reais pra alguém vir aqui em casa pra ajeitar isso, só assim mesmo.. fica mais fácil e menos uma preocupação!

oliveiraideal
06/05/2010, 21:24
Acho que FuD3#, se você soldou muito inclinado em relação a tras. vai mudar os ângulos de trabalho da suspensão...

léo, tomei um susto quando medi... fiz os calculos errados e pra mim ela estaria em uns 37 graus inclinado pra frente! euihoaehoiauhe

quando olhei na calculadora, tinha um zero a mais na conta >.<


a bixinha tá inclinada pra frente algo em torno de 9,46 graus..

peguei um objeto de plástico reto e pus no chassi, coloquei ele no começo da barra de torçao de baixo, e medi uns 12 cm pra cima e uns 2 cm de distância..

ele está inclinado uns 9,46..º graus

tg^-1(2/12) = 9,46...º :D

fiquei feliz, nem vou ter de ressoldar tudo e voltar no projeto.. ;P

abraços!
e valeu pela dica, já pensou usar a suspa trabalhando muito errada? ia dar meerda o/

fag.online
07/05/2010, 10:06
Amigo, conforme prometido, eis a gaiola depois do jato de areia e do fundo..
Primeiro tem a imagem dela antes... dá pra comparar com o depois né, rss
Abracos

oliveiraideal
09/05/2010, 22:30
Aew Galera! tudo bom?!

esse fim de semana, dia das mães no domingo, não fiz muita coisa porque preferi ficar com minha mãe um pouco mais..

mas ainda deu uma caminhada muito boa..

no sábado eu dei uma ajeitada na aparência das soldas do chassi.. elas ficaram muito volumosas, mais ou menos uns 3 cordões para cima, e como é a solda de eletrodo revestido, eu sei que a aparência delas não é muito boa (em relação a tamanho pequeno) então eu resolvi desbastar um pouco e soldar por cima e levei uma tarde quase inteira pra fazer isso.. ;)

Dai peguei o sto antonio dianteiro, emparelhei as medidas dele para ele não ficar capenga pra um lado (detalhe, o sto antonio traseiro está com o mesmo nível mas está uns 1,3 ou 1,2cm a mais para o lado esquerdo.. ;/ não sei o que foi isso pq medi tudo e deu tudo certo mas na hora ficou um pouco mais pra cima.. só vi hoje..) como no outro sto antonio, e ele ficou 100%!!

medi em todos os locais e estava dando conforme o esperado e soldei.. hj só fiz as duas barras superiores e as coloquei no local, amarrei com a corda os dois sto antonios e os apertei o máximo possível a fim de que a solda ficasse boa.. soldei mais ou menos 1/4 do que era pra soldar hoje pois comecei lá para as 3 horas e umas 5 horas tive de parar pra ir pra missa :D

enfim, está aí algumas fotos.. e agora me veio à cabeça.. depois da estrutura pronto, como eu vou "cobrir" a gaiola?

pensei muito em chapas de ferro, ou algo do gênero, pensei também em fibra de vidro, porém fiquei meio assim porque não sei se ela fica muito bom com a tinta de base (parelha) e se ela acaba corroendo a estrutura ou algo do gênero.. queria uma sugestão de qual material usar, e como coloca-lo e se possível o porque de coloca-lo.. vantagens e desvantagens.. é bom saber de tudo! :D

abração galera! muito obrigado!

oliveiraideal
09/05/2010, 22:34
vi uma chapa assim ..

Bitola (MSG) - 12
Espessura (mm) - 2,65
Peso (kg/m²) - 21,20

assim é a chapa que eu vi.. acho que calculando de cabeça aqui, terei uns 160kg de chapa.. mais ou menos na faixa de 8 m2 de chapa.. (2,5 da frente 4 do assoalho + 1,5 do teto + possívelmente da traseira...) queria saber se é muito.. eu acho que sim.. o peso de duas pessoas vai baixar muito a bixinha.. penso se fibra de vidro compensa mais.. vou procurar alternativas.. valeu!

oliveiraideal
09/05/2010, 22:39
também vi assim :

Bitola (MSG) -14 -15
Espessura (mm) -2,00 - 1,7
Peso (kg/m²) -16 -13,3

creio que dividindo para cada utilidade servirá.. por uma mais grossa em baixo, e no teto, umas mais finas nas laterais, outras nem tão finas na traseira e assim vai.. certo? alguém já fez com chapas e pode me indicar o que fez e se ficou bom ou não? valeuu!

Franco Fileppo
09/05/2010, 22:58
vi uma chapa assim ..

Bitola (MSG) - 12
Espessura (mm) - 2,65
Peso (kg/m²) - 21,20

assim é a chapa que eu vi.. acho que calculando de cabeça aqui, terei uns 160kg de chapa.. mais ou menos na faixa de 8 m2 de chapa.. (2,5 da frente 4 do assoalho + 1,5 do teto + possívelmente da traseira...) queria saber se é muito.. eu acho que sim.. o peso de duas pessoas vai baixar muito a bixinha.. penso se fibra de vidro compensa mais.. vou procurar alternativas.. valeu!
É gaiola ou tamque de gerra! kkkkkkkkk vai ficar boa pra puxar os outros mas se atolar pode chamar uma maquina de esteira pra tirar a bixinha!
brincadeira ta ficando bem feitinha essa gaiola,espero que fique boa, e de olho no topico!

leobnaval
09/05/2010, 23:23
Pois é o Oliveira esta projetando o mais novo blindado do exército hehehehehe

Que isso Oliveira chapa 2,65 mm é muito grossa, se começar a usar estas chapas vai ser dificil sua gaiola andar hehehehe
Eu acho 2 mm muito já para o assoalho (depende da quantidade e disposição dos tubos).

Para laterais, tetos, etc. não precisa nem ser cahapa de aço o bom seria chapas de aluminio, polietileno (se não me engano). Caso use chapas de aço pode usar uma espessura menor que estas citadas. (prefiro não optar pela espessura, afinal aí varia de projeto para projeto).


Abraços

oliveiraideal
10/05/2010, 11:28
eiuahiuehauihe

blindado pra invadir morro please! aiuehiuaehoaueh

cara, seguinte.. acho eu que peso menor = subidas melhores..

nem me toquei que os canos que seguram ele tem espessura menor que a de 2,65mm eiuaheiuhaea

vou por no chao uma parede de 1,7mm que dá uns 13kg/m2..

cara, dá pra soldar a chapa no teto? de alumínio?? fica bom com eletrodo revestido? estou procurando aqui.. se for ficar melhor e menos pesada, talvez eu faça a bixinha toda de alumínio.. o preço vai se diluindo de porçoes pequenas (quando eu vou comprando devagarinho.. uma chapa por vez! kkkk)

ei galera, alguém já instalou ar condicionado e porta na gaiola? saberiam dizer se ficava massa? a patroa n sei se vai querer andar comigo se n tiver isso! eiuahehauhae

to pensando em deixar ela em casa msm! kkkk

abraços!

oliveiraideal
10/05/2010, 11:36
estou pesquisando aqui as chapas de polietileno, qualquer coisa eu vou coloca-las junto com alguém que saiba mecher em funilaria (não quero cagar o pau em coisa que não entendo necas de pitibiriba.. kkk) e vou instalar as placas, acho que se as mesmas forem bem mais leves, colocarei no assoalho placas de 2mm e só.. soldarei no assoalho e no teto/laterais eu colocarei tudo de poli.. pesquisando ainda.. ;D

abraço!

leobnaval
10/05/2010, 16:59
Aluminio não da pra soldar no aço (até dá mas é muita tecnologia pra uma gaiola) o que pode-se fazer é rebitar ou parafusar na estrutura de aço assim como é fixado as chapas de poli...leno.

No assoalho pode usar chapa de aço de 1,7 a 2 mm o resto não precisa ser de uma chapa grossa nem ser de aço.

Cezar candelaria
10/05/2010, 21:27
No assoalho chapa 18 e nas laterais chapa 22 ou 24....já fiz mais de 10 gaiola, pode confiar...

oliveiraideal
10/05/2010, 22:28
chapa mm kg/m2
20 0,90 7,20
18 1,20 9,60

vou fazer assim..

seguem as medidas, caso alguém queira ver mais ou menos o tamanho da gaiolinha :D

Chapa de baixo: 1,90 x 1,10= 2,09 m²
chapas laterais:2* 1,10 x 60 =2* 0,66=1,32 m²
chapa teto: 1,0x1,0= 1m²
chapa contorno frente: 2* 1,0 x 0,5= 2* 0,5= 1m²
chapa capô: 1,1 x 0,9 = 0,99m²
chapa traseira: 1,2 x 1,2= 1,44m²

5,75 m² de chapa 20 e 2,09 m² de chapa 18.. vou tentar comprar amanhã..

vai dar algo mais ou menos assim: 41kg de chapa lateral, teto e etc + 20kg da chapa de fundo.. em torno de uns 60Kg de chapa! :D eita que redução! eu pensei em algo em torno desse mesmo peso só o assoalho! hehe! MUITO melhor agora, vou comprar amanhã isso! ou então construir a parte da frente da gaiola, soldar a parte do teto, e a parte de trás esmerilhar e soldar os canos.. :D abraços!!
abraços galera!!!

oliveiraideal
11/05/2010, 21:50
o que me diz de começarmos um tópico, ensinando passo-a-passo como construir uma gaiola, ou kart cross, o que não se deve fazer, o que se estudar, como e onde procurar, peças utilizadas, tipos de projetos que já vimos ou algo do gênero? depois agente junta tudo do tópico e faz um livro.. que tal? :D

abração!! [pensei nisso pra mandar todo mundo dar uma olhada no tópico, se vier falando ou perguntando besteiras e tbm pra ser uma fonte de pesquisa, fonte de tirar dúvidas, discussões construtivas e etc~?!!]

oliveiraideal
11/05/2010, 22:12
http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/ignicao.htm

aqui diz como ligar todos os tipos de IGNIÇÃO ELETRONICA!

pense como foi difícil de conseguir esse site ;/

achei a ligação que eu tanto procurei em todos os lugares! o/

leobnaval
11/05/2010, 23:27
o que me diz de começarmos um tópico, ensinando passo-a-passo como construir uma gaiola, ou kart cross, o que não se deve fazer, o que se estudar, como e onde procurar, peças utilizadas, tipos de projetos que já vimos ou algo do gênero? depois agente junta tudo do tópico e faz um livro.. que tal? :D

abração!! [pensei nisso pra mandar todo mundo dar uma olhada no tópico, se vier falando ou perguntando besteiras e tbm pra ser uma fonte de pesquisa, fonte de tirar dúvidas, discussões construtivas e etc~?!!]

A idéia é boa, mas gaiola é um problema por que cada um quer fazer a sua e usar o que tem mais fácil e barato na sua região, além de que se você fala mal de um projeto o cara acha que você é chato que só gosta de coisas caras e tal (o que não é verdade, um exemplo mesmo é as chapas que você iria comprar que iam ficar muito mais pesado e mais caro).

Enfim acho que quem quer fazer uma gaiola tem mesmo é que pesquisar para aprender, poderia ser um livro (mas sei lá, cada um fabrica de um tipo), a não ser que no livro tivesse a descrição de um projeto especifico o que necessitaria ser aprovado ou elaborado por um engenheiro e posssuir teste que comprovem a eficiência de tals componentes...

Portanto ainda acho a melhor receita é pesquisar, ler, perguntar, fazer e testar.

Abraços, Leo

leobnaval
12/05/2010, 00:49
Concordo com o Cezar, mas quanto a chapa do assoalho preferi usar uma um pouco mais grossa pelo fato de servir com um chapão de proteção e como o assoalho esta sujeito a pancadas, riscos e outros tipos de ações que venham a danificá-lo preferi usar uma chapa um pouquinho mas grossa que a citada para não ter que substituir o assoalho por conta disso.

Abraços, Leo

oliveiraideal
12/05/2010, 13:18
cara, eu também achei isso.. aqui tem Mto lugar rochoso, vou colocar uma chapa de 1,7mm não aquela de 1,2mm porque é melhor em questão de segurança e também porque eu não quero trocar depois (aqui vai bater com CERTEZA!) estou querendo que os pneus cheguem logo pra poder por logo na gaiola e descobrir a altura da bixinha.. :D acho que algo em torno de uns 30cm deve ser na parte da frente e algo mais na parte de trás.. tirando uns 4 cm por questão de peso e + uns 2 por questão daqueles 9 graus de inclinaçao que acabei por colocar.. kkk

vai aumentar algo de uns 20kg no chao, mas acho que fica mais seguro assim, vou fazer tudo de chapa que vou soldar mesmo pois não quero ter que me preocupar depois com a ferrugem dentro dos canos (eu sei que vai ter + é que se eu a furar e colocar rebites, o ar não ficará viciado, ele ainda passará para dentro e para fora por difusão = continuará se oxidando cada vez mais, e se for tudo soldado (como está) os canos se oxidarão até determinado lugar e pararão pois não haverá mais material com o que ter contato para a oxidação (o2)..

creio que me ajudará um pouco isso.. estava pensando em por óleo automotivo queimado, abrir um buraquinho com a furadeira e depois pontear o buraco ou deixar com uma ótima vedação..
o que acham?

e léo, o que acha do assunto : porta na gaiola, é melhor ou pior?

abração!!

Franco Fileppo
12/05/2010, 21:38
Olha oxidaçao é um problema em tubos soldados porque na solda existe uma diferença de temperatura muito grande (que forma oxidaçao)e se na montagem da gaiola existirem materiais mais nobres eletricamente ligados(por ex uma chapa de aluminuo rebitada oas tubos)ai tem-se um fluxo de eletrons do material menos nobre para o mais nobre e isso tambem causa uma corrosao,efim sao inumeros fatores que nao vao ser citados aki,o que poderia ser feito é o contrario:achar um matreial menos nobre que o ferro ou aço e ligalo nao gaiola para que este sofresse no lugar,e quando estivesse bem feio se trocaria o material sofredor. mas acho que se ficarmos esquentando a cabeça com isso iamos ficar loucos entao uma dica pra nao se estressar:
fabrique a gaiola,lixe bem,aplique wahs prime,(nao aplique ferrox que é fria),nao passe fundo que so serve pra descascar,pinte a primeira mao com a tinta bem fininha mas sem escorrer,espere 20 minutos,pinte com a diluiçao correta sem escorrer e sem exesso de tinta,se tiver bala na agulha opte por tinta pu com catalizador!,seja feliz e escolha uma cor lagal e que tenha sua personalidade!

oliveiraideal
12/05/2010, 22:56
Franco, Muito obrigado pela sua dica, eu já farei isso na gaiola, acho que lá pra página dez ou algo assim eu citei algo do gênero (se não tiver citado foi pq eu escrevi no projeto pessoal que fiz no pc e que perdi qndo o disco do hd queimou..) enfim..

vou comprar uma barra de cobre e vou fixa-la bem na estrutura da gaiola, o mais que vou fazer é calcular o tempo que ela levará para ser totalmente oxidada (penso em algo de 200gramas em uma barra levará coisa de uns bons 20 anos para se oxidar isso se a corrente que passar pela estrutura da gaiola for um pouco intensa)

enfim, também vou querer uma pintura boa em relação à proteção e à cor!

escolhi duas cores tema para a gaiola, na verdade três.., que são: Laranja chamativo, preto normal, e prateado (alguns componentes do motor+caixa+detalhes..)

mas essencialmente ela será laranja+preto.. eu quero jatea-la de areia pois pra mim vai ser mais rápido, entende? lixar ela vai ficar muito bom, mas vai ter lugar que não vai pegar (a suspensão da kombi possui alguns detalhes em relevo que são muito difíceis de alcançar até mesmo com a lixa, por isso penso que o jateamento será melhor..)..

eu a pintarei com pistola de tinta + um compressor de 120libras..

vou aplicar a camada base (parelha) 1 mão fina p/ pregar bem na estrutura + 2 camadas para fixação da estrutura (intervalo de 20 minutos entre as pinturas) + tinta preta com catalisador (uns 60 reais o litro aqui +-) e depois de te-la pintada toda de preto, colocarei o verniz..

vou jatea-la como o amigo me mostrou aqui antes.. quando eu fizer todas as soldas + toda a estrutura + colocar e soldar todas as placas nos seus respectivos lugares direito eu a mandarei jatear de areia, EU aplicarei a parelha nas três camadas + todas as demãos de tinta preta (creio que quatro camadas estará bom, eu vou ler essa semana seguinte a essa (uma semana antes de pintar, TOMARA) para ver o tempo, como misturar, e essas coisas..
vou aplicar as camadas de tinta, e depois cubrirei as partes nas quais não vou querer que fiquem laranjas (vou ver antes se fica melhor as barras pretas e as chapas laranja ou as barras laranja e as chapas pretas com detalhes em fogo, vou me arriscar a fazer isso também! hehe) enfim, falo muito e não faço nada, né?

amanhã de manhã, ajustar e soldar as partes dianteiras da gaiola + comprar canos pq está faltando +- 1 barra de 6metros + as chapas..

e ainda falta MUUIITOOO pra acabar o projeto.. ajuste e ligação do motor + cromar partes do motor + pintar outras + ajeitar a caixa de marcha (limpar e pintar) + lixar e pintar as rodas + comprar pistola + comprar mais varetas de solda + comprar marcadores + comprar bancos + por as coisas no lugar + comprar itens de segurança + emplacar e Cabou! :D

Novidades posto fotos para vocês aqui durante o restinho da semana, desculpem pelo post longo, mas é que gosto de falar tudo que tenho em mente, e como ninguém me dá atenção, eu falo por aqui.. :D
valeu galera, boa noite!!:concordo:

oliveiraideal
12/05/2010, 23:08
De acordo com a ótima Wikipédia :D

Metal de sacrifício ou "Eletrodo de sacrifício" é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo.

e assim pessoal, vcs tbm tem que ver duas coisas importantes..que o metal de sacrificio escolhido deve ter duas caracteristicas basicas:
1) nao reagir com o metal a ser protegido
2) ter maior potencial de oxidação que o metal que protege

e temos tbm que alguns metais que são corroídos mais rapidamente que o ferro são:
- zinco
- alumínio
- magnésio

eu acho que a barra de mg(magnésio) é mais barata que as outras, mas é bom procurar também.. pode colocar qualquer uma dessas barras desses materiais na estrutura da gaiola que não terá problema, pode até andar com a bixinha toda esmerilhada ou lixada que o máximo que vai ter é uma camada fina de ferrugem, mas eu aconselho pintar e tentar cuidar da bixinha da maneira melhor possível para que dê tudo certo.. ;)


abração dnv galera! estou aqui qualquer coisa!

leobnaval
13/05/2010, 01:27
e léo, o que acha do assunto : porta na gaiola, é melhor ou pior?

depende da finalidade da gaiola, se for para trilhas é desnecessário, se for para cidade pode ser que fique bom tendo em vista uma segurança a mais, ou seja uma dificuldade a mais para ter acesso ao interior do veiculo.

Quanto aos cometários relacionados a vedação de ar nos tubos isso é muito relativo, porque para você garantir que não vai entrar ou sair ar dos tubos só fazendo testes hidrostático, não precisa disso.

Uma boa pintura garante bons resultados, nem precisa ter uma barra de metal de sacrificio. Uma das melhores opções contra corrosão é galvanizar os componentes (zincar).

E lembrando que o wash primer já é um fundo.

Você não vai acertar o alinhamento e inclinação das suspensões? vai ficar tudo fora mesmo?

Abraços, Leo

oliveiraideal
13/05/2010, 08:28
como alinhamento e inclinação?

a da frente vai ficar com o grau que acabou ficando mesmo, os 9,.. graus..

a traseira está com 0,2.. graus a mais para baixo (insignificante)

vou ver quando chegar os pneus, se vai mudar muito a altura da frente para a altura de trás.. se for mudar eu ajeito.. mas acho que é uma chance de uns 80% de eu deixar como está.. ela está reta dos dois lados, só tem a inclinação..

vou alinhar as rodas sim, mas tenho que fazer um adaptador para a caixa de direção do celta... alguém já fez e ficou bom? poderiam me mandar sujestões? valeu! :D

oliveiraideal
13/05/2010, 12:25
Aqui vai a foto de como ficou por hoje, fui mecher só umas 9 horas até agora.. jajá tenho de ir para o trampo e não tenho tempo de continuar mechendo.. queria ficar agarrado com a bixinha até terminar.. mas não pode.. ;/

valeu pela ajuda galera! :D

leobnaval
13/05/2010, 17:52
Oliveira é que eu to achando que este 9 graus vão prejudicar a dirigibilidade...

Pra ter certeza só depois de andar com ela....

Danielgvs
13/05/2010, 19:49
Apenas como título informativo:

Os submarinos e barcos possuem como anodo de sacrifício placas de zinco coladas junto às chapas do casco.

A ponte Hercílio Luz (Florianópolis), entre outros fatores, foi condenada pela falta de manutenção nos anodos de sacrifício, ou seja, não trocaram as placas de zinco nos olhais da mesma.

O anodo de sacrifício do carro tem um nome: Cano de descarga!
Tenta pintar o mesmo ou enfiar um de inox para ver o que acontece!

Com certeza a ferrugem vai "pegar" em outro lugar...

Att,

oliveiraideal
13/05/2010, 22:24
hum, eu já ouvi falar sobre a ponte e tudo, mas nunca sobre o cano de descarga...

pra mim, eu acho que posso estar sendo errado, mas o cano de descarga sofre tanta oxidação primeiro porque os originais são de mesmo material do veículo (salvo alguns que são modificados) e o mesmo (cano de descarga) sofre uma brusca variação de temperatura toda vez que o mesmo é ligado, condensando e resfriando direto, não podendo ser salvo assim por pintura, já que a mesma é retirada após algum tempo de uso por essa mudança de temperatura, e a mesma mudança causa a "boa" pra não dizer "ótima" oxidação, já que acelera o movimento das partículas e o seu contato com o ar.. e devido também à posição da mesma, ao ficar localizada perto do solo, tem um contato maior com a água que se encontra em estradas e etc~ também ajudando à corrosão..

me ajudem ou sejam contra, o q importa é participar.. ;D

oliveiraideal
13/05/2010, 22:27
Oliveira é que eu to achando que este 9 graus vão prejudicar a dirigibilidade...

Pra ter certeza só depois de andar com ela....

léo, então eu já soldei a parte do para choques e já preparei outras partes da viatura.. eu vou deixar rolar pra ver o que acontece.. se não der certo, vou cortar a suspensão dianteira, tanto no "monobloco" quanto no "para choque" e vou descarta-la e comprar uma outra com freio a disco e que esteja "estado de nova" e vou adaptar umas cantoneiras no lugar, fazer os graus e tudo.. ;)

abração cara! me deseja sorte.. ;D

oliveiraideal
14/05/2010, 15:31
seguindo o preceito de que o preguiçoso trabalha duas vezes, eu me rendo e vou ajeitar logo o chassi, vou fazer um corte meio triangular na solda do chassi da parte de cima de modo que a suspa se incline para trás e vou ressoldar os 4 canos.. ;)

vai dar trabalho mas.. vamos que vamos :D

oliveiraideal
14/05/2010, 23:25
"comprei" hoje os bancos de couro sintético..

são de fibra de vidro SUPER reforçados.. bem uns 3cm de espessura ou mais.. o cara me cobrou caro por outros lá, e ele me deu o número de um rapaz que tinha os bancos pra vender, mas sem estarem encapados, daí foi 300 reais o par de bancos "crus" e mais 350 pra cobrir, e o trabalho do cara, poxa, muito massa.. tinha uns bancos que ele já tinha feito.. vou te contar..

ao todo 325 cada banco.. ;) nao muito caro e não muito barato, não é? ;)

sábado que vem eu os recebo (vou ver se consigo antes) e mando fotos aqui..

eu achei uma puma com o mesmo módulo de ignição do meu fuskete! anotei tudo, é super fácil de instalar.. ;D

falta só a bobina + bateria pra por o bixao pra funcionar.. enfim, terminar a estrutura esse fim de semana + o próximo e depois pintar, etc~ etc~ o/

abraços! :D

leobnaval
16/05/2010, 01:28
Blz Oliveira vai ficar melhor assim...

Depois posta as fotos dos bancos.

Abraços

oliveiraideal
16/05/2010, 11:45
Consegui fazer pouca coisa em relação a suspensão, pois se eu continuasse cortando teria de literalmente comprar outra susp dianteira..

consegui muda-la para em torno de 6 graus, (5,56º) o que foi pouca coisa mas deu um trabalhão!

eu estou achando meio ruim porque as soldas estão ficando mais ou menos, e quando elas não saem boas de 1ª dá trabalho pra jumento pra faze-las ficarem normais.. pense como dá trabalho.. ;/

enfim, tenho que ajeitar as que eu fiz, das 4 só faltam duas a serem ajeitadas e mais 2 a serem feitas, já que os eletrodos acabaram..

essa semana termino a parte de trás e vejo se fica mais barato ou se vale a pena fazer com fibra ou com chapas.. se valer a pena com fibra, eu a jatearei de areia, a pintarei com a base e colocarei também aquela chapa de magnésio ou outro material que discuti uns dias atrás, nela.. e a fibrarei toda..

os bancos daqui a 13 dias estarão prontos, ou antes, ele me pediu um prazo mais esticado, pra não ter aquele problema de marcar no dia e acabar por ele não estar pronto e ngm sair com raiva, prefiro assim..

assim que eu fizer algo a mais eu posto aqui pessoal.. valeu! :D

leobnaval
16/05/2010, 19:30
Por isso que soldar com eletrodo é fod@, na mig o processo é muito mais limpo, rápido e com qualidade superior tanto em área de aquecimento como fusão dos materiais.

Mas é possivel soldar com eletrodo sem problemas, mas da muito mais trabalho para se conseguir um resultado inferior.

oliveiraideal
18/05/2010, 11:29
eu sei soldar em alguns tipos de máquinas, delas tem a mig, tig, eletrodo, oxi-acetileno e também por fusão dos dois materiais sem adição de um terceiro (é foda assim, hehe) mas o que me lasca todo é o preço, saca? mig, tig, são ótimas mas o preço para se comprar uma máquina é muito caro, e ainda não cabe no orçamento nem chorando! hehe

enquanto isso, vou fazendo o melhor que eu posso com a minha 250 turbo o/
fica meio feinho mas o que me importa é que fique seguro..

pra mim, e pelo que eu estudei, um eletrodo e6013 tem um maior potencial de segurança do que uma solda mig de mesma espessura (falei até com um professor MUITO conceituado na área e ele me falou q eu estava certo..) mas tem um PEQUENININHO PROBLEMA com isso.. a solda tem que estar PERFEITA e o cara que soldou tem que se GARANTIR demais.. fora isso.. tudo ótimo! :D

a bixinha fica feia mas quando eu passar a tinta por cima, não vai dar nem pra notar.. ;D

abração!!

Hanauer
18/05/2010, 17:36
Cara,vou te dar uma ideia,coloca motor do corsa 1.6(92cv) ou do celta/corsa mais novo 1.4 (85cv) motor mais leve,peças mais em conta e se molhar não tem problema de molhar distribuidor,aqui na nossa região tem muita gaiola com esses motores,e tem lugares que ap sofre um pouquinho pra subir e dos gm sobe bonito,se te vale a opinião......T+

oliveiraideal
18/05/2010, 18:04
Cara, eu já tenho um motorzim 1.6 de fuska boxer não sei se está muito bem, mas pelo que eu tinha pedido ele está "trabalhado" vou ficar com ele porque não precisarei fazer nenhum tipo de adaptação e ele já esta "pronto pra rodar" se eu for troca-lo por outro será por um bem mais forte que um 85cv.. ;D

enfim, hoje comprei os canos (+ 2 barras de 6m de 1 1/2 parede 2,65mm) eita q vai ficar pesado!! e comprei também mais uma caixa de eletrodos 6013 + outra serra copo pq a minha tá kengada.. ;/

vou levar o cara lá em casa quinta feira e mostrar pra ele a gaiola, ver o q ele faz, e qual a média q eu vou gastar pra faze-la em fibra de vidro..


consegui no meu trabalho, uma informação, de que se eu pedir pro diretor geral da parte de pintura dos barcos parece que eu vou poder levar o barco pra lá, e pintar lá mesmo.. mas eu já tenho tudo, então é meio que mesmo que nada.. prefiro eu mesmo pintar e cagar o pau no bixim pra poder dizer: "tá vendo essa pintura queimada e fosca aí? eu que fiz! :D"

abração galera.. semaninha de provas.. ;/ começando amanhã.. até mais!

Franco Fileppo
18/05/2010, 20:28
Eletrodos 6013 nao pestam!

Bons sao os 7018 aki chamados de agricolas por serem utilizados nos reparos de maquinas agricolas,estes eletrodos posuem pó de aço em seu revestimento alem do arame interno ser de um material mais resistente a esforços mecanicos,enfin nao tem nem como comparar os dois o 7018 da um baile no 6013.
Para soldar com esse tipo de eletrodo a maquina tm que ser apropriada(senao o arco nem abre)e saber soldar com eles mais amperagem e mais força de contato entre o eletrodo e o cordao de solda!

Eu só uso destes e recomendo,ahhh a solda fica meio cinzinha azulada com aspecto de coloraçao da mig.

E eu sou um que esconfio dessa historia que 6013 é mais forte que mig,impossivel! mig é mig!

leobnaval
18/05/2010, 23:11
Pois é Franco, achei estranho esta conversa masss

Que eu saiba eletrodo 6013 é o mais comum possivel solda quase de tudo e em todas as posições (não que seja ruim da pra se fazer uma boa gaiola com ele normalmente, mas ele não é especifico e apropriado para uma função especifica ou seja tudo que é bom pra tudo acaba não sendo ótimo em nada).

Eletrodo melhor que uma MIG é dificil (nessa aplicação de tubos de aço baixo carbono).

Abraços

fag.online
19/05/2010, 13:47
Hanauer, também concordo com você com relação ao motor, mais acho que em 90% dos casos aqui do forum, o pessoal tem a gaiola mais como um esporte para finais de semana, e chegar ao ponto de investimentos altos talvez não compense....
Ao menos vejo que aqui na minha cidade um motor desses que vc fala está na faixa de R$3.000,00, contra R$ 1.000,00 de um AP e aproximadamente R$ 600,00 o bom e velho a Ar do Fusca.
Mas, como comentei anteriormente, concordo com você.
Na minha gaiola por exemplo, vou usar um Ap 1.8 carburado, mais é claro que quem sabe futuramente e com condições melhores parto pra um motor melhor e mais leve.
abracos e dicas são sempre bem vindas

oliveiraideal
19/05/2010, 15:02
o potencial de soldagem do eletrodo e 7018 (é de 70n por "ponto" de solda) o que é muito em comparação aos 60kn do ponto de soldagem do eletrodo 6013.. o eletrodo 6013 é chamado de serralheiro pois é de fácil utilização e manejamento, o mesmo serve tanto em transformadores(corrente alternada) quanto em retificadores (corrente alternada e contínua) enfim, o potencial de soldagem é definido primeiro pela "experiência" do soldador, que faz uma solda boa ou não e segundo pela quantidade, disposição e tipo de materiais dos cordões de solda..
o eletrodo 7018 é ruim para gaiolas pois o mesmo é bem utilizado para espessuras maiores de 4mm, ou então para os nossos tubos de 2,65mm como fazem por aí em tipo de ponto de solda, esfria, limpa, solda, esfria limpa, etc~

o trabalho fica mais cansativo porém fica um pouco melhor já que a "qualidade" do eletrodo é melhor do que a "qualidade " do eletrodo e6013.. o mesmo acontece com a solda mig/tig, no caso do material que utilizamos é muito parecido com o material utilizado no eletrodo e6013, e assim ficaremos com uma solda melhor no 6013 do que na mig, a diferença básica das duas é o ACABAMENTO, coisa que não se tem muito em soldas à eletrodo revestido.. eu li um pouquinho em relação a isso, e não estou falando bobagem, acho eu :)

em chapas da nossa espessura (2-3mm) é melhor o 6013, é claro que uma MIG ou TIG ou como o nosso amigo falou, o 7018, seriam bem melhores,um em questão de acabamento, e o outro em questão de força de soldagem, MAS difícil é soldar sem "comer" os tubos.. ;D

algo que eu acho.. se eu estiver errado, por favor me corrijam pq eu quero mto aprender mais.. e não ficar com o pensamento errado! :D

abraços!

leobnaval
19/05/2010, 23:28
não da pra comparar assim de modo simples, aí tem que entrar a qualidade da máquina, do operador, do consumível, da mistura do gás (no caso da mig, tig) etc.

Ou seja um eletrodo bem soldado fica tão bom quanto uma MIG (isso para comparações em tubulações das gaiolas)

oliveiraideal
20/05/2010, 18:17
claro que não dá.. mas não adianta fazer uma solda bosta com uma mig e dizer que ela é melhor do que a solda bosta com eletrodo, e nem falar que o eletrodo tal é ruim e o outro é que presta, saca?

tem que ter toda uma filosofia, como fala o meu tio.. existem inúmeras possibilidades de uma solda com eletrodo revestido ficar melhor do que uma mig, e também ao contrário.. para ambas ficarem boas o que basta é o ajuste da máquina e o manejo do operador..

por acaso, eu estarei comprando uma máquina de solda MIG essa semana agora, e vou também ver se compro uma viradeira de canos.. o projeto já está mais pra lá do que pra cá, mas não vai ser o último, eu espero!

abraços!!

p.s.: acho que depois que eu adquirir a mig, tascarei esmerilhadeira em tudo e refarei as soldas com a mesma, se assim for ficar melhor.. ;D abraços!

leobnaval
20/05/2010, 18:41
Poxa comprar uma MIG não é assim tão barato né...

Mas depois que pegar o jeito com a MIG não vai nem querer saber que tem a elétrica, você vai ver.

Franco Fileppo
20/05/2010, 20:15
Eu só citei as diferenças entre os eletrodos pq aki onde a solda que eu fiz(com 6013 dentes de retro escavadeira)nao aguentaram ai eu utilizei estes e aguentou!

Mas em contrapartida temos gaiolas aki inteirinhas 6013 e nunca tiveram uma trinca,é que nao força tanto assim como agente pensa e ai somos exagerados eu pelo menos sou! sempre acho que o que estou fazendo nao vai aguentar...


Abraços e posta fotos da bigorninha!

oliveiraideal
20/05/2010, 22:08
pois é.. vi uma mig com fator de trabalho médio, em torno de uns 40% e custa uns 1.5k.. acho que vou compra-la quando der.. e assim, ver se pego o manual na marra mesmo.. eu não peguei quando estava no curso, agora n dá mais.. manual de corrente, espessura, etc~

enfim, sei que uma solda 6013 não é tão boa quanto uma mig, mas depende do tamanho do cordão que você aplica, da espessura do mesmo e mil e uma coisas..

quero porque quero essa máquina, e só tenho 1.2k no banco.. esperar uns 2 meses pra vir salário para eu poder comprar.. ;D

abraços!


enquanto isso, me lascando com eletrodo msm.. ;/ abraços!

leobnaval
20/05/2010, 23:02
Eu tava vendo uma MIG 250 ta na faixa de uns R$2600 a R$3200, fora o arame e o gás (este sai caro afinal tem o aluguel do bojão por mês), por isso não tenho condições de comprar uma e as menores que isso ou as que não usam gás, não vale a pena por que depois vou querer uma maior para ter um amplo leque de trabalho com ela.

oliveiraideal
21/05/2010, 11:52
a que eu vi é uma 250 também, chega em 5 dias pra mim e utiliza gás ou o arame protegido já.. é monofásica.. ;)

procura no ml q vc acha.. abração!

Franco Fileppo
22/05/2010, 18:51
Oliveira:

olha as fotos da estrutura que estou tentando fezer pra brincar de fim de semana...tava de noite depois posto mais fotos...

oliveiraideal
22/05/2010, 19:52
massa oh franco, quero muito ver a sua estrutura pronta, e mais fotos dela montada.. me manda umas fotos, e como vai ser o motor, caixa, suspensão, traçao nas 2 traseiras? mais info mais info! :D


galeeerraaa.... to meio assim oh, n sei se é bom ou se é ruim..

levei uns 2 anos projetando + comprando equipamento pra fazer a bixinha.. daí hj falando com meu pai, parece q quando eu terminar, ele vai querer ficar com ela e levar lá pra uma cidade onde ele tem terreno, pra ela ficar rodando por lá.. galera fiquei triste oh kkkk

ele falou q qndo ela ficar pronta, eu vou ficar uns 4 meses com ela +- e dpois ele vai pega-la.. mas assim, ele tbm falou q ia me dar o dinheiro pra construir outra.. daí vou ver no que esta precisa melhorar, vou ajeita-la para melhor servir pro meu pai, e vou construir a minha melhorzinha.. ;D

vou ver como vou faze-la.. estava pensando em fazer uma 4x4..

ah, a propósito, vou "ganhar" uma mig (aquela q te falei léo..) e uma viradeira de canos... estamos em negociação ainda!! kkkk


abraço pessoal! boa sorte para nós!! :D

boa noite e até amanhã! >D

Franco Fileppo
24/05/2010, 11:27
Motor a ar todinho feito aki com sistema de oleo,externo inginicao
eletrinico bobina mi,capela com radiador deslocado,filtoro de oleo radiador de oleo 500ml,carburador miniprogrssivo centrla a alcool com aquecimento num coletor artezenal!

cambio de kombi moderna com bloqueio manual(artezenal feito com corrente na parte externa)

freio a disco nas 4

irs na trazeira e mc persom artezenal(balanças tubulares)na dianteira,bom tem gente que fala que mc persom so te 19cm de curso e coisa e tal mas e susp de brasa quanto tem de curso?12cm? alem de ser mais facil de acertar que uma duplo a pra que nao conheçe suspensao como eu!

traçao trazeira pneus 225/70/15 genius sem frontieira.

caixa de direçao gol a ar,servo freio gol a ar,rodas de liga 15 tala 7,5 pol,pedaleira suspensa

estrutura toda em tubos de 1,5 parede 2,25 e parede 3 em alguns postos,parabrisa vou utilizar trazeiro do gol.

ja foi feita pra acomodar motor ap poi pra uma futura venda tem essa opçao para o comprador.

no proximo acesso ao topico posto fotos do estado atual!

abraços!

oliveiraideal
28/05/2010, 16:07
galeeerraaa, olha o buuuxo.. kkkk

os pneus chegaram, tirei as fotos (estou no trabalho agora, eu estava ajudando a supervisionar a virada de um bloco do fundo de um navio de umas 40 toneladas, mas o guindaste deu problema kkk e aqui estou) mas os mesmos estão MUITO largos, vou ter que por um alargador nas rodas pois as mesmas vão encostar no suporte do amortecedor se ficarem assim.. hoje a noite vou lixar os aros de ferro e vou pinta-los (bem de noite mesmo, tomara que não reclamem!) e amanhã de manhã vou atrás do alargador para colocar nas rodas dianteiras, já fiz o suporte para a direção, está uns 60% pronto, pois tenho de soldar no lugar e ver se ficou reto e fazer os ajustes.. ainda falta a parte traseira + colocar as rodas nos lugares + painel + "chapear" a gaiola e depois só jatear de areia, colocar o suporte da placa de proteção, pintar, etc~etc~

"só" isso..

assim que der eu posto fotos!! abração galera e valeu pela ajuda!

Marcelo A. Marchiodi
28/05/2010, 17:20
Oliveira:

olha as fotos da estrutura que estou tentando fezer pra brincar de fim de semana...tava de noite depois posto mais fotos...

Franco, tomei a liberdade de melhorar a sua foto, tava difícil de ver!

Flávio Cadore
28/05/2010, 17:56
cambio de kombi moderna com bloqueio manual(artezenal feito com corrente na parte externa)



Franco, coloca uma foto do blqueio pra gente ver!!! dá para fazer bloqueio 100% ou menos se usar uma embreagem.

oliveiraideal
28/05/2010, 18:08
aqui vão as fotos dos pneus como prometi.. ;D

alargador needed.. tentar achar um amanhã..

fabiothoaldo
28/05/2010, 20:15
aqui vão as fotos dos pneus como prometi.. ;D

alargador needed.. tentar achar um amanhã..
fala oliveira,nao sei se da certo ,mais vou te dar uma ideia.inverte o centro das rodas ,vai ficar melhor,o alargador fica fraco.abraços

Franco Fileppo
28/05/2010, 23:15
Marcelo obrigado por melhorar a foto!

flavio ainda nao fiz o bloqueio so tenho o projeto em mente!

estou meio atarefado e nao pude mexer mais na gaiola,esta do jeito que estava nesta foto ainda,quando progredir eu posto mais imagens,so pude fazer as bandeijas!

belos pneus oliveira,é isso ai vamos que vamos!

abraços

leobnaval
29/05/2010, 09:47
Oliveira só de encostar os pneus na estrutura ja mudou tudo... belos pneus e uns dos modelos mais eficientes para off-road, bela escolha

Abraços, Leo

cesarferreira
29/05/2010, 22:07
fala oliveira,nao sei se da certo ,mais vou te dar uma ideia.inverte o centro das rodas ,vai ficar melhor,o alargador fica fraco.abraços
Fábio,
inverter o centro das rodas até dá certo, mas rodas com offset que afastem para fora força muito a suspenção, costuma quebrar mais!!
Abç, Cesar

oliveiraideal
29/05/2010, 23:31
pois é galera, na frente a suspensão está meio assim, e vou fazer isso mesmo..

tem pouquíssimo peso na frente, vou ter de inverter as rodas porque senão vai pegar.. não tem para onde correr.. até com o espaçador ela vai pegar.. as rodas traseiras estão muito para fora em comparação com a dianteira (pelo que eu tinha visto antes) mas invertendo vai ficar filé..

termino amanhã o suporte da caixa de direção, e de lixar os aros de ferro.. poxa, minha mão está acabada por causa do solvente, usei luvas mas nem adiantou.. kkk e tem uma roda que estava mto ruim, pq ela tava com massa.. tinha quebrado e como ela estava com um pneu, não deu pra ver isso, fui num fv aqui perto e comprei o aro.. e adivinhem.. achei outro fusca por 800 reais, com documento, suspensão direita, funcionando, 1600, e mto forte (nem se compara), pense que fiquei com raiva.. kkk

tinha uma kombi na frente, cortada para ser "morta" com a suspensão que eu comprei também.. acho que o cara entregava susp tras + caixa marcha + fusca por uns 1.5k

fiquei pouco puto.. iuehaouehoaiuhe

dá vontade de comprar pra deixar aqui em casa pra quando for fazer outra gaiola o/ é isso mesmo..

abração galera, assim que der eu posto mais fotos!

oliveiraideal
30/05/2010, 21:55
diga lá galera..

hoje terminei de lixar, tirar a ferrugem, e etc dos aros e comecei a pinta-los..

foi algo diferente.. pense que eu "esculhambei" tudo..
passei a tinta de proteção meio perto, acabou a "parelha", e resolvi não pintar propriamente dito hoje, pois estava ventando muito e estava com cara de que ia chover.. e eu também tinha que rever os conceitos de pintura.. kkkk

acho que jajá vou lá pintar os benditos aros, pois segunda-feira vou querer que o cara já coloque os pneus no lugar, para saber se terei de serrar algo, etc etc..

enfim, vamos que vamos!

p.s.: acabei de ver o velozes e furiosos 4.. na parte final tinha uma caminhonete 4x4 com susp duplo a na dianteira, uma caminhoneta branca que acabou capotando.. pense numa pena ;/ poderiam ter me dado.. aieuhoiauhe

abraços!

oliveiraideal
01/06/2010, 12:21
aqui vai uma foto do banco que comprei por 325.. 100% sem dinheiro agora, e dar uma "parada" na construção, semana de provas + sem dindin = só mão de obra..

ainda tem muito ajuste para fazer, e vou dar uma aproveitada quando acabarem as aulas para terminar a gaiola.. e vai dar certo, se deus quiser..

abraço galera!

caio fonseca
01/06/2010, 12:44
muito bonito o banco vai fica chapado na gaiola...

só aconselho fazer um furo na parte de baixo dele pq se não vai fica agua empoçada nele quando vc passa em um atoleiro
essa é a minha opinião

de resto ta muito linda e bem feita a gaiola poe uma foto dela inteira
pra gnt ver

primeira auto escola que da aula pratica com gaiola hehehehe

ate mais

oliveiraideal
02/06/2010, 13:17
aew galera, no trabalho deu um tempinho aqui, dai estou meio que sem fazer nada e resolvi projetar a minha gaiola com as medidas que tenho de cabeça..

estou fazendo-a aqui no rhinocerus.. assim que estiver "acabando" ou algo do gênero, eu vou mandar pra vocês o projeto em 3d..

algo mais ou menos o que ela deve ficar.. >D
abraços!!

oliveiraideal
06/06/2010, 00:27
galeerraaa...


news:

minha esmerilhadeira quebrou, pintei um pouco errado um dos aros da frente (ficou um pouco com a cor da base que é branca, mas mal da pra ver, vou tentar pegar só um pouco da tinta que eu tenho ainda + 1 litro e pintar, tomando cuidado pra proteger o pneu inteiro pra não dar o contraste.. hehe)

hoje fui lá na apiguana e comprei uma esmerilhadeira grande, profissional, daquelas de + de 1000 watts (exagero mas também quero é ver quebrar agora..)

e comprei também duas camaras de ar para os pneus da frente pois os aros são de fusca e são muito finos.. 50 conto cada uma, mas são super reforçadas, tomara que não deem problemas..

enfim, aqui vao tres fotos da bixona e de como está ficando.. p.s.: vou ajeitar a parte de trás, não me toquei que iria ficar tão inclinado desse jeito.




léo, me dá uns conselhos se possível? eu vou tentar ajeitar a suspensão dianteira, pois ela está "pegando" no pneu quando faço a curva para a direita e quando faço para a esquerda ela está "normal" em comparação..

a altura da dianteira está de apenas 33cm e a da traseira está a 44cm do chão.. quero aumentar a altura da dianteira, vou ter que cortar uma parte pois o pneu também vai pegar, e quero umas dicas de como aumentar a altura da suspensão, de como dar um "jeito" pra suspensão não pegar mais...

a parte traseira eu deixarei como está, só mudarei pra freio à disco daqui a uns meses, quando mudarei os 4 freios para disco, deixando somente uma furação, e vai ser quando eu vou emplaca-la :D

abraços galera!

genhero
06/06/2010, 10:14
galeerraaa...


news:

minha esmerilhadeira quebrou, pintei um pouco errado um dos aros da frente (ficou um pouco com a cor da base que é branca, mas mal da pra ver, vou tentar pegar só um pouco da tinta que eu tenho ainda + 1 litro e pintar, tomando cuidado pra proteger o pneu inteiro pra não dar o contraste.. hehe)

hoje fui lá na apiguana e comprei uma esmerilhadeira grande, profissional, daquelas de + de 1000 watts (exagero mas também quero é ver quebrar agora..)

e comprei também duas camaras de ar para os pneus da frente pois os aros são de fusca e são muito finos.. 50 conto cada uma, mas são super reforçadas, tomara que não deem problemas..

enfim, aqui vao tres fotos da bixona e de como está ficando.. p.s.: vou ajeitar a parte de trás, não me toquei que iria ficar tão inclinado desse jeito.




léo, me dá uns conselhos se possível? eu vou tentar ajeitar a suspensão dianteira, pois ela está "pegando" no pneu quando faço a curva para a direita e quando faço para a esquerda ela está "normal" em comparação..

a altura da dianteira está de apenas 33cm e a da traseira está a 44cm do chão.. quero aumentar a altura da dianteira, vou ter que cortar uma parte pois o pneu também vai pegar, e quero umas dicas de como aumentar a altura da suspensão, de como dar um "jeito" pra suspensão não pegar mais...

a parte traseira eu deixarei como está, só mudarei pra freio à disco daqui a uns meses, quando mudarei os 4 freios para disco, deixando somente uma furação, e vai ser quando eu vou emplaca-la :D

abraços galera!
amigo, axo melhor vc montar o motor e restante das peças primeiro pq axo que a trseira vai abaixar bastante e igualar com a frente... a frente ja ta bem alta, ficou mto bom... se colocar alargadores na frente vc joga as rodas uns 40mm mais pra fora e depois vc regula o fim de curso da caixa de direção nos batentes...

leobnaval
06/06/2010, 10:46
Oliveira ta ficando bonito heim...

Quanto a altura da susp. como disse o genheiro, você só vai poder mecher ou alterar algo depois de pronta pois com o peso do motor e câmbio a tras. vai dar uma baixada e depois você vê a necessidade de alterar algo e quanto alterar.

Quanto ao pneu raspando ou um lado pegando e o outro não, você poderia tirar algumas fotos de cima do pneu para ver em que parte da gaiola esta pegando?

Abraços

oliveiraideal
06/06/2010, 13:30
assim que eu voltar, se der tempo, eu tiro as fotos e posto aqui..

mas os cravos internos do pneu estao pegando no suporte do amortecedor dianteiro, na parte que o amortecedor é encaixado (superior) é porque esse pneu é MUITO largo e o aro é muito pra dentro.. estou pensando em inverter o aro, não vai precisar mudar nada se eu fizer isso..

o suporte da direção eu dei uns pontos de solda pra ver se ficaria bom, e acabei deixando os pontos muito fortes hehe.. vou ter que esmerilhar um pouco pra poder retirar o suporte, e depois desbastar para ficar legal.. vou comprar essa semana as chapas que usarei na gaiola, no assoalho serao duas chapas, uma superior e uma inferior sendo a inferior de 1,75mm e a superior de 0,70mm e as outras duas chapas que colocarei na "flandagem" da gaiola sera de 0,70 ou nessa faixa.. esperar receber o resto do salário para poder comprar.. hehe

abração galera!!

e se possível, dicas para não ter de inverter as rodas.. valeeu!

leobnaval
06/06/2010, 14:00
Para não ter que inverter as rodas: trocar as rodas, usar espaçadores, mudar o suporte do amortecedor diant., etc.

Fui até ver no meu chassi e vi que o meu pneu 215/75 R15 deu certinho na diant. não vai raspar em nada nem mesmo com a susp. trabalhando hehehehe

Acabando este semestre da facul acho que vou dar uma acelerada no projeto que esta parado a 1 ano faltava R$$$

Abraços

oliveiraideal
06/06/2010, 14:17
eh.. o meu são dois pneus 235/75 r15.. daí estão raspando no suporte.. estou pensando em mudar o local do suporte mesmo.. só não sei se vai valer muito a pena pois vai ser mais uma adaptação.. e se eu mudar o sentido das rodas dianteiras, talvez mude o da traseira também pois elas também estão muito perto da suspensão.. não vão raspar mas seria melhor um pouco mais de distância..


em questão a espaçadores, eu coloquei os parafusos normais na dianteira + entre os aros e o tambor de freio eu coloquei umas porcas bem grossas, algo em torno de uns 5 cm, pois os espaçadores que eu achava aqui eram uns 100 reais o par e não davam nem conta de uns 2 cm de espaçamento.. dai resolvi comprar as 4 porcas e colocar no lugar.. em questão à quebrar e essas coisas assim, acho que não vai ter muito problema.. e em questão de regularizar, se eu for por a gaiola para regularizar, eu vou primeiro comprar ou somente por outro conjunto de pneus bem menores, e acho que não terão problemas em fazer curvas.. a caixa de direção estou usando a do celta :D

abraços galera!

Codinome Vw
06/06/2010, 15:29
Já imaginei outra solução para você usar esses pneus ... fazer 2 flanges com espaçadores soldados nela e , esses espaçadores com rosca interna no caso a mesma da parafusagem da roda parafusando tudo junto e sem problema nenhum de quebrar , no caso é tipo aqueles alargadores para fusca de 5 furos , uma peça bem rara de achar mas dá pra fazer tranquilamente , tomara que ajude , falou !

oliveiraideal
06/06/2010, 15:56
é.. eu fui ali em baixo, pensei pensei, tirei os dois pneus, virei e deu certinho, a largura da traseira é bem maior do que a da dianteira, vai ficar com a mesma largura com os pneus virados, vou ter só que comprar 8 parafusos cromeds pra frente e eles sendo maiores (já tinha comprado + achei que fosse usa-los normalmente e acabei trocando eles por outras coisas, vai me custar uns 40 reais)..


e eu fui tirar o suporte que eu fiz, sendo que ele não sai de forma alguma, a esmerilhadeira nao chega onde estão os pontos de solda e eu fui ligar a máquina de solda pra aumentar a amperagem e tirar com o eletrodo mesmo, e adivinhem?

a máquina de soldagem também está quebrada.. santo dia! kkkk


vou ter que comprar outra máquina de solda.. adeus chapas essa semana.. vou ver como vou me virar pra comprar essa máquina.. enfim.. socorro..

vou chamar um cara de uma oficina aqui perto, e vou pedir pra ele trazer o maçarico dele e vamos tirar o suporte, vou fixa-lo com os parafusos que iriam ficar nos pneus dianteiros.. já tenho as porcas que dariam certo nele.. só vou tirar o suporte, lixar a parte de baixo para tirar a maior parte da ferrugem, vou soldar as chapas que vou comprar uma em baixo e outra em cima, e na de cima vou soldar as 4 porcas nos locais que vão segurar os parafusos.. daí fica melhor de tirar e colocar e não fica mal soldado.. vou ver também se consigo re-pintar os aros dianteiros.. vou ver se consigo barato para o cara lixar 100% e aplicar a parelha nos aros..



ai ai ai.. daqui a uma semana ou menos vou tentar continuar o projeto.. essa quebra da máquina "quebrou" minhas pernas kkkk

abraço galera!!

Codinome Vw Já imaginei outra solução para você usar esses pneus ... fazer 2 flanges com espaçadores soldados nela e , esses espaçadores com rosca interna no caso a mesma da parafusagem da roda parafusando tudo junto e sem problema nenhum de quebrar , no caso é tipo aqueles alargadores para fusca de 5 furos , uma peça bem rara de achar mas dá pra fazer tranquilamente , tomara que ajude , falou !

cara, a solução mais barata e eficiente pra mim seria a das arruelas, mas infelizmente elas não deram certo, fui procurar por algo assim aqui e não achei, fui ver no torneiro ele disse que ia sair uns 60 conto do jeito que eu estava pensando CADA UMA, daí não vale a pena, compro é uma suspensão nova por 120 ehehe abraços!!

leobnaval
06/06/2010, 17:31
estou pensando em mudar o local do suporte mesmo.. só não sei se vai valer muito a pena pois vai ser mais uma adaptação.. e se eu mudar o sentido das rodas dianteiras, talvez mude o da traseira também pois elas também estão muito perto da suspensão.. não vão raspar mas seria melhor um pouco mais de distância..

Oliveira se você mudar o suporte superior dos amortecedores diant. não vai alterar o sentido das rodas nem o alinhamento das mesma, porém é mais uma adaptação o bom é que você poderia fazer o suporte de acordo com o amortecedor que você fosse usar, então não precisaria usar o amortecedor do fusca...




em questão a espaçadores, eu coloquei os parafusos normais na dianteira + entre os aros e o tambor de freio eu coloquei umas porcas bem grossas, algo em torno de uns 5 cm, pois os espaçadores que eu achava aqui eram uns 100 reais o par e não davam nem conta de uns 2 cm de espaçamento.. dai resolvi comprar as 4 porcas e colocar no lugar.. em questão à quebrar e essas coisas assim, acho que não vai ter muito problema..

5cm de distância entre o cubo e a roda é muito, a chance de quebrar é bem maior que com o sistema original além de forçar bem mais os rolamentos, ainda se fosse 5cm com espaçadores seria outra coisa mas com porcas entre as fixações não sei não :(.
Pode se que pra você testa-lá e tal de certo mas para andar e fazer trilhas eu não arriscaria...

O que geralmente se acha é espaçadores de até 40mm, para ter que distânciar tudo isso tem algo errado aí, o ideal nesse caso seria trocar as rodas mesmo por rodas com off-set negativo se ainda não der usar espaçadores.

Eu mesmo usando rodas do EcoSport que não tem off-set negativo e com pneus 235 na tras., sem espaçadores, não raspa em nada.
Sei que seus pneus tem aqueles cravos laterais que é o que mais raspa e nesse caso tem que espaçar mesmo se não pega em tudo, mas precisou espaçar tudo isso?

oliveiraideal
07/06/2010, 21:50
cara, deve ter algo errado com a suspensão dianteira.. não sei o porque de um lado estar dando certo e outro não..

acho que vou trazer um "expert" em solda, vou cortar a parte da frente, vou me desfazer da suspensão dianteira, fazer uma duplo a, adaptar melhor uma caixa, ajeitar as soldas, comprar uma mig e trocar as soldas.. quero fazer um carro pra andar aqui em fortaleza.. vou atrás do cara amanhã de manhã e depois posto novidades..

é, acho que as porcas são na faixa de uns 3-4cm, achei que fossem mais, mas não são.. o que eu estava pensando era de colocar o parafuso com a porca no lugar do tambor, apertar um pouco o parafuso + porca no rosqueado do tambor e depois apertar a porca bem no sentido do tambor para ficar bem presa daí pegava a porca e soldava, esperaria esfriar e depois tiraria o parafuso.. acho que daria certo.. o fods é fazer todas as adaptações, estou com vontade de usar uns pneus aro 13 esculhambados que tenho aqui em um quartinho dos carros da auto escola, daí era só plug e play kkkk

abraços, e vamos q vamos.. época de provas sux!

leobnaval
07/06/2010, 23:29
Oliveira vai com calma amigo, você não precisa de um "cara" bom, precisa ter paciência para resolver os problemas que aparecem, eu sei que tem hora que da vontade de jogar tudo pro alto, mas depois passa... hehe, um passo de cada vez que as coisas vão dando certo.

Quanto a soldar a porca na campana (tambor de freio), acho que não da certo, além de ficar um serviço "estranho", pois o tambor é de ferro fundido e a porca é de aço não é tão simples assim soldar.

Abraços, Leo

caio fonseca
08/06/2010, 12:28
oliveira é só inverter as rodas coloca elas ao contrario que fica filé na minha é assim....desse jeito é plug and play....
ate mais

oliveiraideal
08/06/2010, 15:19
eu estou aqui no trabalho, mas estou só ajundando um cara aqui em como modelar um casco, ensinei tudo o que tinha pra ensinar e fiquei parado, daí vagou um pc e resolvi desenhar.. daí que me veio a idéia.. será se daria certo?

a idéia é a que eu mostro na foto.. um tambor de freio, eu o abriria, colocaria as 4 porcas por dentro e apertaria o parafuso, deixando assim mais "fixo" e com menos perigo de o pneu sair, sei que não é algo muito praticável, mas queria isso à ter de trocar o sistema de freio dianteiro..

será se daria certo?

foi feito no cad 2010.. qualquer coisa me avisem.. vou ver se consigo achar um sistema de freio à disco para adaptar na dianteira e na traseira, vou tentar primeiro conseguir uma máquina de soldagem e uma pistola para jateamento de areia.. assim conseguirei limpar a gaiola, colocar as chapas nos lugares, fixar o suporte da direçao, fixar os suportes dos bancos e as outras "besteiras" que terei de fazer..

qualquer coisa.. me ajudem.. o/

estou super disposto a aceitar críticas.. hehe até!


caio fonsecaoliveira é só inverter as rodas coloca elas ao contrario que fica filé na minha é assim....desse jeito é plug and play....
ate mais

cara, vc só inverteu as rodas e as colocou no lugar com parafusos maiores? aqui eu fiz isso e já ficou num lugar certo que daria pra ficar de boa, com o giro muito bom e tudo o que eu precisaria.. estou meio assim porque queria logo trocar tudo para freio a disco, mesmo tendo já ajeitado as 4 lonas, trocado os 4 cilindros de freio, e ter dado uma "maquiada" nos tambores, eu ainda prefiro gastar um pouco mais e ter logo um freio adequado.. mas não estou vendo nem a luz no fim do túnel para terminar a minha gaiola (provas + maq solda quebrada + problemas..)

e como vc disse léo.. eu estou com uma puta vontade de tacar fogo em tudo eiuaheoiauehiauhea mas não vou fazer isso não, deus sabe, e vcs tbm, o tanto de noites que eu perdi com isso.. agora vou até o fim!! abraços!!

caio fonseca
08/06/2010, 15:26
vai na loja e pede parafuso para fusca com roda esportiva vem cromadinho e maior fica certinho....
ate mais

oliveiraideal
08/06/2010, 16:48
cara, eu ja os comprei, sendo que em um tambor a rosca está lascada e está rodando em falso, vou tentar trocar o tambor ou sei lá.. estou desanimando sem a minha máquina de solda.. >.< e época de provas finais tbm ajuda.. abraços! :(

leobnaval
08/06/2010, 17:13
Pelo menos na minha (chassi brasilia) a rosca vai no cubo (tras.) e no tambor não tem rosca alguma, tanto é que aquele desenho seu praticamente não funciona já que a rosca é no cubo e não no tambor, provavelmente se esta rodando em falso seu cubo esta com a rosca espanada sem trocadilhos hehehehe

oliveiraideal
08/06/2010, 20:45
não roda em falso e nem está espanada! ieuhaoiehoiaueha

só apliquei muita força com o meu parafuso! (sem duplo sentido) e estrompei mais ou menos a parada lá, mas está bem fixo e não está correndo.. no desenho eu estava pensando em deixar assim e só colocar um ponto de soldagem não para a fixação dentro mas só pra segurar caso precisasse trocar um pneu ou algo do gênero, mas acho que vou trocar logo todos os freios ou pelo menos o dianteiro e vou ver no que dá, ou vou ver no que dá.. abraços!