PDA

Ver Versão Completa : Relê temporizador da bomba de combustível



Luis Assis
29/12/2004, 00:09
PessoALL,

Alguns carros convencionais, como o Palio de minha noiva, quando eu giro a chave e ligo a bateria, percebo que ele aciona a bomba eletrica de combustivel por 2 ou 3 segundos.... Isso é o suficiente para pressurizar a linha de combustivel e fazer com que o carro pegue na primeira tentativa.

O Tornado, como não tem essa funcionalidade, a bomba só é acionada junto com o motor de arranque. Como a linha de combustivel demora alguns segundos pra pressurizar, eu acabou por força-lo.

Acredito eu, que quem faz esse pré-pressurização da linha de combustivel, seja uma espécie de relê.

Gostaria de saber dos senhores, se algume sabe se é mesmo um rele o responsavel por isso, e finalmente, se sabem qual é o rele...

[]´s despressurizados

Gustavo

Sukys
29/12/2004, 01:38
A rapidez na pressurização depende da tensão e corrente fornecida à bomba. Se existe alguma queda de tensão ou restrição à corrente pode haver um tempo maior não só para a pressurização como também para a manutenção desta pressão, e considerando uma instalação bem feita (entre outras coisas, relé de acordo e bateria que aguente o tranco no momento da partida) o tempo de pressurização vai depender exclusivamente das características da bomba e da linha (maior ou menor volume à ser pressurizado).

No caso do Palio (e de todos os outros injetados) a bomba deixa de funcionar após alguns segundos caso o motor não entre em funcionamento por uma questão de segurança ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6915&start=20 ) e quem controla isso é o próprio módulo de injeção ou então um circuito à parte (geralmente nos módulos mais antigos).

Abraços,

cristiano
29/12/2004, 08:20
A impressão que dá no meu CJ-5 (não pode ser o caso), depois de um tempo parado, o filtro de combustível chega a dar uma esvaziada (ou evaporada?)... eu acho que na primeira vez que se liga demora um pouco para a bomba encher os dutos novamente e chegar gasolinha no carburador...

Ahh! O meu motor é original..

elcio
29/12/2004, 10:53
o ideal eh fazer com que a bomba, como nos carros convencionais, funcione no contato da chave de igniçao.
o que fiz no jeep foi assim:
quando vc gira a chave ate contato ele aciona o rele da bomba,pressuriza o sistema e PARA. mas como estou usando uma bomba de gol no 4.9 ate preencher todo o sistema de combustivel eu preciso girar a chave (nao dar a partida) duas vezes - preciso arrumar um jeito de aumentar o tempo, mas isso nao eh problema, pois posso ligar assim mesmo, ele apenas vai ranhetar um pouco ate pegar.
quando eu dou a partida ai sim, claro, ela funciona definitivamente.
alem disso coloquei uma chave liga/desliga exclusiva pra bomba no painel, quando desligo a chave ele funciona apenas por 3 segundos e morre.
eu tbem estou pensando em colocar um sensor de colisao que corta a bomba imediatamente caso isso ocorra :? , mas eh apenas conjectura.

[]´s

Alessandro Henrique
29/12/2004, 12:04
Elcio,
Normalmente o módulo de injeção controla o acionamento da bomba. Não sei como é no módulo do 4.9, mas acredito que isto já esteja implementado.
No tópico citado pelo Sukys (lá em cima) comentamos algo à este respeito.

Sds.

elcio
29/12/2004, 14:16
oi Alessandro.

eu sei disso, eu relatei o que fiz no momento em que se inicia o contato da igniçao,
para que o combustivel flua apenas com o motor em funcionamento.
claro que ao dar contato os reles acionam o modulo e a bomba simultaneamente, para poder haver leitura e controle.
desculpem se nao me fiz entender.

[]´s injetados

Sukys
30/12/2004, 00:29
eu tbem estou pensando em colocar um sensor de colisao que corta a bomba imediatamente caso isso ocorra :? , mas eh apenas conjectura.

O sistema de injeção já faz isso. Se o motor parar de funcionar, a alimentação elétrica da bomba é cortada automaticamente após alguns poucos segundos (os mesmos segundos que existem ao ligar a chave sem dar partida no motor). A bomba do GTI (pelo menos nas que tenho) conta com uma válvula de retenção instalada na saída pressurizada. Se houver ruptura na linha pressurizada e a bomba estiver parada não vaza combustível através da bomba.
Falando nisso, sua bomba tem esta válvula? Como a dita é rosqueada pode ser que tenha sido substituída por uma simples união (Niple). É que a função, digamos, primordial desta válvula, é justamente impedir o retorno de combustível através da bomba, e sem ela o tempo de pressurização pode ficar substancialmente mais longo.

Quanto ao sensor de colisão, todos eles são feitos para atuar à partir de uma determinada desaceleração. Digamos que um determinado sensor atue com desaceleração de - no mínimo - 10G e a colisão foi "fraquinha", de apenas 5G, uma batida na traseira de caminhão em velocidade relativamente baixa, por exemplo, onde a desaceleração não ocorre de forma tão abrupta já que o metro e meio de capô serve para amortecimento do impacto. A traseira do caminhão rasgou o capô e junto a tubulação de injeção. Muito provavelmente o motor deixará de funcionar após alguns segundos e na melhor das hipóteses interromperá o funcionamento instantaneamente, o sensor de colisão não foi acionado e vai jorrar combustível prá tudo quanto é lado enquanto a chave de ignição não for desligada. Se não houve invasão na cabine do jipe e o motorista estava usando cinto, 5G pode não ser o suficiente sequer para desmaiar mas é suficiente para deixar qualquer um grogue por alguns instantes, e ai já viu, a chave de ignição continua ligada e o combustível continua a jorrar. Por isso que o sistema de injeção monitora justamente a rotação do motor para interromper o funcionamento da bomba.
Espero que você nunca tenha tido a sensação de levar uma porrada das boas, mas como eu já fui por uma única vez "piloto de teste de parabrisas" :twisted: posso te garantir que nesta hora passa muita coisa pela cabeça, menos desligar a chave de ignição!

Tempos atrás eu projetei e comercializei temporizadores para motores turbo, mas pensando em segurança, a temporização era inibida quando se pisava no freio, útil não só em casos de acidente (na imensa maioria das vezes o freio é acionado) como também para casos de incidentes (vazamento de combustível). Nos dois casos, com um temporizador comum nem adianta desligar a chave que a bomba continua funcionando, mas como o pessoal pensa mais em grana do que em segurança (que no final envolve muita grana e até a vida) e o meu temporizador custava em média uns 20 reais a mais que a concorrência, já sabe no que é que deu. E o mesmo aconteceu com um controle de bomba que projetei para motores carburados, que controlava o funcionamento da bomba em função do funcionamento do motor.

A maioria das pessoas querem dar festa e economizar no palito, e acham que acidentes e incidentes só acontecem com os outros... :wink:

Abraços,

elcio
30/12/2004, 09:38
oi Sukys:


eu nao sabia, que o modulo controlava isso.
digo isso porque certa vez fui a um ferro velho - coisa que quase nao gosto de fazer :wink: - e vi um gol destroçado.
entao vi uma caixinha preta junto a coluna e pergutei pro cara o que era aquilo.
ele me disse q aquilo era justamente o sensor de colisao que corta a bomba no caso de colisao. e naquele caso em especial foi preciso com certeza :shock:
mas de qquer forma obrigado pela aula.

[]´s

Luis Assis
30/12/2004, 21:03
A rapidez na pressurização depende da tensão e corrente fornecida à bomba. Se existe alguma queda de tensão ou restrição à corrente pode haver um tempo maior não só para a pressurização como também para a manutenção desta pressão, e considerando uma instalação bem feita (entre outras coisas, relé de acordo e bateria que aguente o tranco no momento da partida) o tempo de pressurização vai depender exclusivamente das características da bomba e da linha (maior ou menor volume à ser pressurizado).

O sistema esta montado de acordo, a bomba esta bem alimentada, a bateria é de 90 amper e tambem é nova, o rele, é um rele auxiliar de 50A Siemens, que no catalogo, é usado pra ar-condicionado ou bomba de combustivel mpfi... O problema é que a motronic 2.8.1 ( modulo usado no powetrech ), não possui essa pre-pressurização. Tanto que um colega meu, que possui um omega com o mesmo motor, tambem tem que dar duas, as vezes 3 partidas, para que ele pegue... E ja foi constatado que é a demora na pressurização da linha, com manometro monitorando e tudo....

Concordo no que voce diz em relação a segurnça, por isso não optei por liga-la direto na ignição, como é feito em alguns carros turbo... Mas to vendo que logo, logo, meu motor de arranque vai por vinagre...

Outra idéia que eu tive, foi de colocar um botão usado em injetor manual de gasolina em carro a alcool, e liga-lo direto no rele da bomba, assim antes de eu ligar o motor, eu seguro o botão apertado, até o manometro subir eu dou a partida... Não é la uma solução limpa, pelo contrario, mas, pode resolver o sistema...

o que acham???

[]´s
Gustavo

Sukys
31/12/2004, 00:47
... O problema é que a motronic 2.8.1 ( modulo usado no powetrech ), não possui essa pre-pressurização. Tanto que um colega meu, que possui um omega com o mesmo motor, tambem tem que dar duas, as vezes 3 partidas, para que ele pegue... E ja foi constatado que é a demora na pressurização da linha, com manometro monitorando e tudo....

Iassis,

Temos que separar as coisas, uma coisa é o controle da bomba e outra é a rapidez na pressurização.
Tenho a documentação da Motronic 2.8.1 e acabei de checar: a bomba é controlada pelo módulo atrávés do pino 3 (fio preto/verde, no chicote original), e isso garante a parada da bomba caso o motor não entre em funcionamento ou deixe de funcionar. Para saber disso é fácil: ligar a chave sem dar a partida e ficar de ouvido na bomba. Se estiver tudo OK a bomba funcionará por alguns instantes e em seguida para.

Inclusive, um grande detalhe: o relé original da bomba tem um diodo em série com a bobina de acionamento. Isto existe para evitar que uma eventual inversão de polaridade da bateria não mande o módulo para o saco através do controle da bomba. Relés comuns não tem este diodo, portanto, cuidado na hora reconectar a bateria.

Quanto a rapidez na pressurização, isso também vai depender do volume a ser pressurizado e - principalmente - da existência ou não de válvula de refluxo. Uma vez pressurizada a linha de combustível, a queda de pressão normalmente ocorre muito lentamente (pode demorar vários minutos). Se a queda for rápida é indicativo que não existe tal válvula ou a dita está danificada. Tendo manômetro instalado na linha é fácil verificar.

Abraços,

Luis Assis
31/12/2004, 10:00
Temos que separar as coisas, uma coisa é o controle da bomba e outra é a rapidez na pressurização.
Tenho a documentação da Motronic 2.8.1 e acabei de checar: a bomba é controlada pelo módulo atrávés do pino 3 (fio preto/verde, no chicote original), e isso garante a parada da bomba caso o motor não entre em funcionamento ou deixe de funcionar. Para saber disso é fácil: ligar a chave sem dar a partida e ficar de ouvido na bomba. Se estiver tudo OK a bomba funcionará por alguns instantes e em seguida para.



Mas é ai mesmo que o rele da bomba ta ligado, segui a conexão conforme o pdf anexo da tecnomotor...

O Modulo esta controlando a central, mas quando giro a chave ele não aciona a bomba... E como sei que ela esta mesmo sendo controlada pela central? Assim que o motor de partida é acionado, e o motor começa a girar, ai sim a bomba liga, se o motor não pega e paro de acionar o motor de arranque, ele desliga a bomba... Caso o motor pegue, a bomba continua ligado, é claro, e tudo funciona, se estrangulo o ar do motor, e faço ele afogar, 1 segundo depois, a bomba é desligada...

Tem mais alguma dica??? Será que o módulo esta bichado, ou é aquele caso que voce havia falado que necessita de um modulo auxiliar???

[]´s e obrigado por entrar a fundo nesse assunto...
Gustavo

Luis Assis
31/12/2004, 10:02
O esquema que segui foi esse....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=354

[]´s
Gustavo

fhsantos
02/03/2015, 10:34
Reativando o tópico, vou trocar minha bomba mecânica por uma elétrica e pensei no seguinte esquema de ligação para ter um primeiro acionamento temporizado (para pressurizar a linha) e outro contínuo somente após o acionamento do motor.

1- Rele temporizador DIN 0330 acionado pelo positivo da solenoide da Bomba injetora. Ao girar a chave para a posição 1 teria o primeiro acionamento por 5 segundos depois desligaria

2- Rele auxiliar DIN 0102, acionado por algum positivo que só tenha voltagem após o acionamento do motor (motor girando), isso daria segurança pois se o motor morrer, mesmo com a chave ainda ligada a bomba pararia.

O problema é onde achar esse positivo que só tenha corrente com o motor girando, será que poderia ser usado o sinal de rpm do alternador? Abaixo esqueminha da ligação.

494155

abs FH

ivancgbsb
02/03/2015, 13:01
Acho que pode usar o sinal de rpm, mas com algum circuito elétrico adicional. Acho que o mesmo é pulsátil e não contínuo.
Alguma coisa tipo a figura anexa.494173

fhsantos
02/03/2015, 14:23
Ivan eu tb estou aqui em BSB.

Não há outra opção tipo as luzes de vigia do painel (óleo e a de carga do alternador). No caso de um motor de d-20

Caso seja minha única opção e como sou completamente leigo em eletrônica e semi-analfabeto em auto-elétrica não conseguiria fazer isso em casa.


Então, teria indicação de alguma auto-elétrica que pudesse fazer o circuito ou a instalação. Os que tive a oportunidade de conhecer só fazem gambiarra....

Abs FH

ivancgbsb
03/03/2015, 09:11
Não há outra opção tipo as luzes de vigia do painel (óleo e a de carga do alternador). No caso de um motor de d-20

Gostei dessa estória de usar a luz do óleo.
Veja a figura anexa. Com o carro desligado a cebolinha do óleo é aterrada acionando o relê que desliga a bomba. Com a luz do óleo apagada (carro ligado) o relê é desligado acionando a bomba. Um efeito colateral bom é que se o óleo acabar a luz acende e desarma a bomba de combustível.
Agora tem que testar.

fhsantos
03/03/2015, 10:17
Ok, juntando tudo então meu esqueminha inicial a princípio funcionaria.

rele temporizado acionado pelo positivo da solenoide da bomba

rele auxiliar comum acionado pelo terra da luz do óleo. Para fazer os testes, e lembrando que sou leigo nisso, poderia detalhar as ligações que teria que fazer no rele auxiliar, não consegui entende como ligar....

Por fim as amperagens e voltagens que os reles que escolhi possuem atendem?

DIN 0330 12V 10A
DIN 0102 12v 40A

ivancgbsb
03/03/2015, 11:27
Esse relê precisa que tenha um polo, onde acionando o relê ele desligue a conexão. Por exemplo o relê DNI 0116, 0140, 0216 ou outro equivalente. No caso do 0116 o fio que vem da cebolinha é ligado no terminal 85, o 86 vai para o positivo junto com o 87A. O 30 vai para o positivo da bomba. O relê DNI 0102 não serve. Falta um terminal.
Em relação as amperagens tem que ver quanto consome a bomba. Acredito que dê.

fhsantos
03/03/2015, 12:10
Bom, obviamente não entendi nada, pois só vi esquemas de rele com 5 pinos acionados pelo positivo, no caso estamos trabalhado com o terra, certo? Então acho que o funcionamento do rele fica invertido.

Então vou comprar os reles e fazer os testes montando como vc indicou. Só faltou falar o que vai ligado no pino 87.

segundo o que vc escreveu

30 Positivo da bomba
86 positivo
87A positivo
87 ?
85 terra da cebolinha.

Abs, FH

ivancgbsb
03/03/2015, 12:41
Bom, obviamente não entendi nada, pois só vi esquemas de rele com 5 pinos acionados pelo positivo, no caso estamos trabalhado com o terra, certo? Então acho que o funcionamento do rele fica invertido.

Ele tem que ter um terminal que desligue quando o relê for acionado. Veja na figura do DNI 0116. quando o relê é acionado ele desliga a conexão entre o 30 e o 87A.


Só faltou falar o que vai ligado no pino 87.
Nada.



30 Positivo da bomba
86 positivo
87A positivo
87 ?
85 terra da cebolinha.

Certo.
494272

fhsantos
03/03/2015, 18:00
Peralá, tem que ter paciência com leigo.

Pelo que li o rele de 5 pinos quando não energizado fica com uma chave NF (30-87A) e outra chave NA (86-87), ao se enerziar inverte. Da maneira que fez as ligações está usando o rele como se fosse um de quatro pinos NF, estou certo?

Então poderia tentar achar esse rele, quando a lampada do óleo está acesa o rele está aberto, ao apagar o rele fecha e liga a bomba.

Será que viajei?

abs FH

ivancgbsb
04/03/2015, 10:20
Paciência peço eu !! rsrsrsrs
Faz tempo que não mexo nessas coisas e tenho que gastar massa cinzenta para destrinchar ! rsrsrs

rele de 5 pinos quando não energizado fica com uma chave NF (30-87A)
Isto !

outra chave NA (86-87)
Não seria NA (30-87) ?

ligações está usando o rele como se fosse um de quatro pinos NF, estou certo?
Certo. Pode ser um de 4 pinos. Parece que chamam esse relê de reversor.

Então poderia tentar achar esse rele, quando a lampada do óleo está acesa o rele está aberto, ao apagar o rele fecha e liga a bomba.
Não. Quando a lampada está acesa (motor parado ou falta de óleo), o relê fica energizado e desliga o 30-87A e consequentemente a bomba. Não é assim que você quer ?
Lembre-se que o positivo dessa trapizonga tem que ser depois da chave. Se não, quando o carro estiver desligado o relê fica ligado o tempo todo.

fhsantos
04/03/2015, 15:02
Ok, Valeu pela ajuda

Vou pegar todas as informações que vc passou, comprar uns reles e tentar fazer uns testes. Depois posto as dúvidas ou o esquema como ficou.

abs FH

fhsantos
08/03/2015, 14:21
Problemas

1- O rele 0330 só temporiza depois de energizado e desenergizado! Não tenho um sinal desse após ligar a chave na posição 1.....


2- Tentei tirar o sinal para o rele auxiliar da saída da lampada do painel da bateria (só ligaria o rele com o alternador carregando), funciona mas como rouba voltagem deixa a lampada da bateria parcialmente acesa....


Ou seja, não tenho sinais bons para ligar o sistema que montei....


abs FH

ivancgbsb
09/03/2015, 12:37
O rele 0330 só temporiza depois de energizado e desenergizado! Não tenho um sinal desse após ligar a chave na posição 1
Acho que você pode tentar o 8529 ou o 8534. Estranho o funcionamento desse 0330.

Tentei tirar o sinal para o rele auxiliar da saída da lampada do painel da bateria (só ligaria o rele com o alternador carregando), funciona mas como rouba voltagem deixa a lampada da bateria parcialmente acesa....
Não use de jeito nenhum o sinal da lâmpada de carga da bateria. Teria que fazer um circuito elétrico adicional para isso, tipo o do post 14.
Isso pode causar problemas no regulador de voltagem ou no alternador. O circuito da luz do óleo é bem mais simples. É só um interruptor.

fhsantos
10/03/2015, 16:41
Atualizando

após a descoberta que o rele DIN 0330 não funcionaria como esperado foi trocado por uma sistema temporizador que achei no Mercado Livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633501175-temporizador-12v-acionado-por-pulso-positivo-ou-negativo-_JM

Assim o esquema de ligação ficaria como na figura, testarei esse final de semana.

fhsantos
11/03/2015, 14:22
Ivan

Quando liguei uma lampada de 5w realmente deu problema na lampada do alternador, mas quando testei com o rele não deu nada. O Rele puxa muuuito pouca voltagem para acionar, então acredito que não vá dar problema do regulador. O que acha?

Caso opte por pegar o sinal do interruptor o óleo, que é terra não positivo, ligo um positivo pos-chave no terminal 85 e o terra da interruptor do óleo no 86?

abs FH

fhsantos
17/03/2015, 15:36
Testado e o esquema funcionou direitinho. Só com o detalhe que se o carro morrer a bomba ainda fica acionada pela placa de temporização (5 segundos no meu caso).

Att, FH

Alesantos
19/07/2016, 10:30
Olá amigo bom dia,gostei de sua explicação! Tenho uma pergunta, tenho um gol 1.0 8v mi ano 98/99. Quando ligo a chave de ignição a bomba arma e fica ligada, ela não desarma. E por isso o carro não pega. Tem alguma dica,pois estou achando que é na caixa de fuziveis.

tiaomsiq
06/08/2016, 17:35
Gostei dessa estória de usar a luz do óleo.
Veja a figura anexa. Com o carro desligado a cebolinha do óleo é aterrada acionando o relê que desliga a bomba. Com a luz do óleo apagada (carro ligado) o relê é desligado acionando a bomba. Um efeito colateral bom é que se o óleo acabar a luz acende e desarma a bomba de combustível.
Agora tem que testar.

Amigos do fórum, como ficaria se o motor for eletrônico?
Iniciei esse projeto porque parece que a bomba do meu VW ADT/TDI Eletrônico está fraca.
Coloquei uma bomba elétrica da Van Fiat Iveco no fio do motor de arranque só para ajudar na partida, depois desliga automaticamente quando a chave volta...
Acontece que agora aumentou o esforço da bomba original para puxar o óleo diesel, diante disso terá que ser continua, mas não sei onde ligar só quando o motor tiver funcionando...
OBS.: ESTOU VENDENDO O JIPE NIVA POR $13.000,00, SÓ ESTA SEMANA...
(VAI TER QUE REVISAR A TURBINA (TAREFA DIFÍCIL)) 06/08/2016 - tiaomsiq@gmail.com
533929533930533931

Silvamsa
01/12/2016, 16:55
Atualizando

após a descoberta que o rele DIN 0330 não funcionaria como esperado foi trocado por uma sistema temporizador que achei no Mercado Livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633501175-temporizador-12v-acionado-por-pulso-positivo-ou-negativo-_JM

Assim o esquema de ligação ficaria como na figura, testarei esse final de semana.

Ainda está funcionando esta placa? Teria o útimo esquema que você usou? O que está postado está meio borrado.....