PDA

Ver Versão Completa : Onde instalar rádio no Samurai



JecaTatu
01/10/2009, 15:59
Pessoal, estou prestes a adquirir um rádio vhf para colocar no Samurai e bateu a dúvida: onde instalar?

O modelo pretendido é o Yaesu FT 1802, cujas medidas são: (W*H*D): 140*40*146mm

Olhei pra colocar no local do cinzeiro, mas vai faltar pouquíssimo (1cm) na largura... Será que vale à pena dar uma mutilada no painel?

Gostaria de sugestões baratas, se possível. Fazer um console no teto seria muito interessante, mas também caro... Já vou gastar as últimas moedas pra comprar rádio, cabo e antena. Não posso abusar na instalação...

Abraço, JecaTatu

MBrau
01/10/2009, 20:38
O meu VHF, um ICV8000 está fixado naquela travessa no teto.
O problema é para ajustar o rádio, pois tenho que parar o jipe!

Vou ficar corujando o tópico pra ver as sugestões do pessoal.

[]s

JecaTatu
02/10/2009, 08:31
É, na travessa fica realmente complicado de mexer, né?

Me sugeriram colocar em cima do painel, mas não gostei muito da idéia...

Vamos ver se alguém vem com uma idéia mais interessante pra nóis!

leo cabral
02/10/2009, 08:36
Jecatatu

No meu coloquei embutido no painel ao lado do volante, onde existe um lugar com espaço para vario botões.

Foi o melhor lugar que pude imaginar.

Ricardo Passoni
02/10/2009, 08:55
Ja pensou em colocar ele debaixo do painel , digo porta luvas , tem como furar e fazer um trabalho bom , fica proximo a vc , mas tbem pode ser uma ideia que ja vi em alguns Samucas e colocar fixado perto do cambio na lateral mas ai vai ter que furar lata e não acho uma boa ideia, o meu fixei no final do painel em baixo do radio, fiz suporte e coloquei ele lá .
Abraços

rogeriomasih
02/10/2009, 10:58
O meu 1802 está instalado embaixo do painel...bem na porta de entrada do motorista. Não incomoda enquanto estou dirigindo, mas já dei uma joelhada ao sair com pressa.

Instalei neste local com pena de furar o painel, mas acho que uma boa opção seria naquele espaço embaixo do porta-luvas.

Vou tirar uma foto e posto aqui.

alfreis
02/10/2009, 13:40
All,

Eu fiz um suporte que fica preso nos mesmos parafusos do espelho retrovisor.

A idéia é uma chapa mais grossa com inclinação onde estão os parafusos e depois reta alinhando com o teto.

para não ficar vibrando coloquei uma espécie de batente que força a chapa e apoia no teto.

Na foto dá para ver um pouco como ficou!!!

Abs.

diogo ludovico
02/10/2009, 14:58
Quando tinha o painel original, fixei o meu embaixo do painel a esquerda do volante, foi necessário apenas 2 furos para fixação do suporte.
o ruim é que o fio ficava pasando por baixo do volante pois não sou canhoto e tinha que operar o PTT com a mão direita.
Se fosse faer novamente colocaria acima do retrovisor central, como mostraram nos post anteriores.

Agora com o novo painel o meu foi embutido no local onde antes ficavam as saidas de ar do painel.

Poc
02/10/2009, 16:14
O meu é 95 e eu o coloquei neste porta trecos que fica ao lado do relógio. Tive que furar o fundo do porta treco para instalar o radio.

JecaTatu
02/10/2009, 17:36
Jecatatu

No meu coloquei embutido no painel ao lado do volante, onde existe um lugar com espaço para vario botões.

Foi o melhor lugar que pude imaginar.

Seria aqui nesse lugar que destaquei na foto? Achei interessante... Eu passaria esse interruptor das milhar pra cima e colocaria o rádio aí. Parece caber tranquilo, ainda não medi. O único porém ficaria por conta do falante do rádio que ficaria embutido...

JecaTatu
02/10/2009, 17:40
Ja pensou em colocar ele debaixo do painel , digo porta luvas , tem como furar e fazer um trabalho bom , fica proximo a vc , mas tbem pode ser uma ideia que ja vi em alguns Samucas e colocar fixado perto do cambio na lateral mas ai vai ter que furar lata e não acho uma boa ideia, o meu fixei no final do painel em baixo do radio, fiz suporte e coloquei ele lá .
Abraços

Debaixo do porta luvas é uma boa opção também, apesar de não ficar tão facilmente accecível. Como é o suporte que você fez pra botar debaixo do som? Eu olhei ali, mas não achei nenhuma parte metálica com boa sustentação pra prender o rádio. Mesmo porque ali embaixo já dá pra encostar no aparelho de som... Teria como tirar uma foto pra nóis do seu esquema?

Obrigado!

JecaTatu
02/10/2009, 17:44
All,

Eu fiz um suporte que fica preso nos mesmos parafusos do espelho retrovisor...

Gostei da idéia! Vou estudá-la, valeu!


O meu 1802 está instalado embaixo do painel...bem na porta de entrada do motorista. Não incomoda enquanto estou dirigindo, mas já dei uma joelhada ao sair com pressa.

Instalei neste local com pena de furar o painel, mas acho que uma boa opção seria naquele espaço embaixo do porta-luvas.

Vou tirar uma foto e posto aqui.

Aguardo a foto! O interessante de botar embaixo do porta luvas é que posso deixar apoiado embaixo e não em cima, liberando o falante do rádio!

alfreis
02/10/2009, 18:31
Jecatatu,

Esqueci de comentar que antes de fazer o suporte, o meu py estava instalado logo abaixo do cd player.

Com o que sobrava de espaço ainda cabia um marcador de pressão de óleo.

Na minha opinião também é um lugar legal!

Abs.

Ricardo Passoni
10/10/2009, 20:26
Debaixo do porta luvas é uma boa opção também, apesar de não ficar tão facilmente accecível. Como é o suporte que você fez pra botar debaixo do som? Eu olhei ali, mas não achei nenhuma parte metálica com boa sustentação pra prender o rádio. Mesmo porque ali embaixo já dá pra encostar no aparelho de som... Teria como tirar uma foto pra nóis do seu esquema?

Obrigado!

Peguei uma chapa lisa que fica embaixo do radio cd na parte interna dele e fiz um furo para colocar outra chapa em baixo do cd, naquela região entre o cambio e o fim do console do Samuca, fiz na chapa inferior em forma de "U" para ter onde prender os parafuso laterais do PX , e bem simples , posto a foto pára vc so preciso tirar , e o mike ficou com o suporte no local onde tinha o relogio do Samuca ( o meu não tinha!)
Abraços

MBrau
08/08/2010, 23:15
Pessoal,
Alguma evolução ou nova dica para instalar o rádio VHF no Samurai?
Este final de semana perdi a paciência e tirei o meu que estava preso na travessa. Motivo: a mesma já estava deformando pois é bem fraquinha (aliás, estou pensando em colocar uma gaiola por segurança em caso de alguma c@g@d@ em trilha). Além disso o rádio começava a bater no teto quando o terreno era tipo "costeletas" ou até em calçamento de pedra.

Neste momento estou sem local para instalar o rádio. Já estou pensando em colocar uma travessa reforçada mais para a frente, onde pelo menos eu possa ver e trocar a frequência com o carro andando. Talvez algo tipo um console de teto, como o AlemãoRS colocou no Vitara dele.


DICAS?
SUGESTÕES?
IDÉIAS?
FOTOS?


abs

Ricardo Passoni
10/08/2010, 18:40
MBrau no meu samuca que é 93 coloquei o PX logo abaixo da painel na parte central , onde ja tem o radio CD ! , ja o PY coloquei logo abaixo do porta luvas ( tem uma bandeija do A/C) fiz uns furos e predi ele ali ! assim que tirar as fotos posto para vc aqui mas tem espaço sim , so não sei se no painel do 97 é assim rs!, ja pensou tambem em fazer um suporte para deixar entre os bancos?? coloca eles de pé
Abraços e vamos nos falando

MBrau
11/08/2010, 00:31
Ricardo,

Já pensei naquele lugar na parte de baixo do porta-luvas. Só que pretendo colocar mais alto por causa dos "naufrágios". Várias vezes já me vi com água dentro do samurai. Aí sabe como é né. Tentar evitar ou reduzir ao máximo os prejuízos.
Se não fosse por isso já tinha colocado ali sim!

Vamos continuar pensando!

abraço

Marcio Martin
11/08/2010, 09:44
Tem uma boa ideia nessa foto, comprei assim do antigo dono, só fiz algumas modificações de tapeçaria, mas não mexi no painel.
Meu problema atual é com espaço para objetos (porta objetos) to quebrando a cabeça.

[]´s

Marcio

alfreis
11/08/2010, 09:57
All,

Eu tenho esse mesmo problema com as coisas dentro do carro e estou pensando em fazer um console em volta do câmbio e avançando por baixo do rádio.

Abs.

Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e ????

Ricardo Passoni
11/08/2010, 10:02
MBrau , pode tentar colocar no teto , fazendo de MDF um console, ja soube de alguns donos de Suzuki que nem fizeraam isso compraram de Idea o console ou Blazer e adaptaram , mas tem que ver direito como fica !
Abraços

Raphaelbsv
11/08/2010, 10:26
Tem uma boa ideia nessa foto, comprei assim do antigo dono, só fiz algumas modificações de tapeçaria, mas não mexi no painel.
Meu problema atual é com espaço para objetos (porta objetos) to quebrando a cabeça.

[]´s

Marcio


Ja vi um samurai onde colocaram um calço no banco traseiro e fizeram um console (gaveta) debaixo do banco, ficou bom.

MRaizer
11/08/2010, 16:39
Eu não sei bem como é o interior do samuca (e to com problema semelhante para instalar o PX no GV) mas...
Se vc não quer o rádio baixo por conta de "enchentes", acho que podemos descartar entre os bancos ou debaixo deles. Possivelmente embaixo do painel (de preferência do lado direito para não bater o joelho quando for saltar) ou sobre ele (já vi alguns com PX ou totem alí) o ruim é que fica muito à mostra...
Sobra o teto então...
Hummm não tem uma "viga" que passa ligando uma coluna "B" á outra ou to confundindo o carro? Bem, se tiver (minha memória tá virando vaga lembrança) você pode pegar uma chapa de 1 ou 0,5mm e ligar do retrovisor até ela e prender o rádio nesta...
Se você estivesse no RJ sei direitinho onde comprar essa chapa e ainda fazê-la virada nas laterais para dar maior resistência mecânica e de quebra, servir de suporte dispensando a "alça" original.
Abraço!
Mar

MBrau
11/08/2010, 20:02
Pessoal,
Muito construtivas as dicas até agora, cada uma com uma aplicação específica. Vou tentar alguma coisa no teto. Se tiver sucesso, posto aqui.

abraço

MilaniBR
12/08/2010, 22:25
Em meu Samurai o PY está instalado em baixo do painel logo abaixo do volante.
Ficou muito bom o local na minha opnião. Fácil manuseio e não atrapalha para dirigir. fixado o suporte original do rádio com parafuso. Abraço.

Marvin_CPS
12/08/2010, 22:50
Galera, fiz uma gaveta no meu samuca embaixo do banco traseiro. Mas tive q ergue-lo em 100mm. A gaveta tem 80mm de altura e uns 60x80mm (LxP). Ficou interessante..... Segue foto dela!

Em relação ao pX, uso o meu embaixo do volante, canto direito proximo ao console central... Mas desse não tenho fotos!
Penso em fazer um console de teto usando a base do retrovisor e a barra transversal que fica no teto! Vou colocar suporte para PX e PY nesse rack...
Existia a um tempo atras um kra aqui no forum q fazia o console em fibra, com suporte para dois radios, mas pelo q me lembro, ele parou de fabricar! Vou ver se acho para postar o modelo do console se sevir de base pra alguém!

Marvin_CPS
13/08/2010, 00:45
Galera, não consegui achar o topico que era de venda. Mas descobri quem fazia, era o Diniz.

Tem um kra q vendeu um que o Diniz fez a pouco tempo, e lá tem o modelo do console.
Segue link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75705&highlight=console+teto

MRaizer
13/08/2010, 15:50
Galera, fiz uma gaveta no meu samuca embaixo do banco traseiro. Mas tive q ergue-lo em 100mm. A gaveta tem 80mm de altura e uns 60x80mm (LxP). Ficou interessante..... Segue foto dela!


"Teve"? Caramba, isso que chamo de 2 em 1. O banco trazeiro do Samuca é baixo pra caramba mesmo! deve ter ficado ótimo assim! Eu só substituiria a madeira do fundo por chapa de aço. Deve ganhar quase uma polegada de espaço na gaveta.

Marvin_CPS
13/08/2010, 18:35
MRaizer, o fundo é feito daqueles compensados que parecem papelão mais duro, não sie o nome correto! Eh uma folha de compensado onde um lado tem acabamento e o outro é todo enrrugado e cor de papelão.... Tem 5mm de espessura....

A unica coisa é que fiz 3 ptos de apoio pro fundo não ficar "bobão" e criar barriga com o peso das coisas!

MRaizer
15/08/2010, 11:05
MRaizer, o fundo é feito daqueles compensados que parecem papelão mais duro, não sie o nome correto! Eh uma folha de compensado onde um lado tem acabamento e o outro é todo enrrugado e cor de papelão.... Tem 5mm de espessura....

A unica coisa é que fiz 3 ptos de apoio pro fundo não ficar "bobão" e criar barriga com o peso das coisas!

Aqui no Rio chamam pelo nome do principal fabricante: Eucatex. Bem mais fino do que pensei vendo a foto. Ficou muito legal, e deve ter deixado o banco trazeiro bem mais confortável (lembro de que ele é tão baixo que viajei de pernas cruzadas, me sentindo um Buda). Essa gaveta deveria ser vendido como acessório de fábrica! :grin: