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Ver Versão Completa : Adaptação de motor 4.9 (Jeep CJ3)



ROGERIORIVA
28/12/2004, 21:38
* Tenho motor 4.9 com a capa seca do V8, mas o motor de partida não encaixa? Qual a solução?

* O motor 4.9 com câmbio da C-10 cabe no CJ3?

* O volante não encaixa na capa seca do V8? O que fazer?

Luis Assis
28/12/2004, 21:55
4.9 num cj-3??? :shock: Eu ja vi esse motor no chão e ele é um monstro de grande.

Se não me falha a memoria, uma das reinvindicações na mudança do projeto do cj-3 pro 5, era exatamente um cofre maior, pra caber motores maiores...

Parece que tudo quanto é CJ-3 com AP que eu ja vi, o motor ja fica quase que apertado....

Lembre-se que não é só o motor, tem radiador, que não deve ser dos menores, ventoinha, filtro de ar, e tudo mais quanto é apetrecho que qualquer motor precisa...

Mas todo caso, eu conheço muito pouco do CJ-3, agurade a opinião de alguem que entenda um pouco mais. Mas na minha humilde opinião, não vai entrar facil não, a não ser que voce tenha que fazer um baita rombo na parede corta fogo, o que vai prejudicar mais ainda o já apertado cj-3...

[]´s alongados e feliz da vida...
Gustavo

Luca
29/12/2004, 09:38
Rogério,

O Élcio tem um canhão desses instalado num Jeep. Teve que fazer uns buraquinhos a mais na lataria :D , para ajeitar o conjunto. Dê uma olhada no http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=1268 , e depois mande-lhe uma MP.
[]´s

Martin Melcop
29/12/2004, 10:10
Luca,

pelo que vi nas fotos é um CJ5, e o Rogério quer num CJ3, ai vou com o Gustavo, não deve caber.

elcio
29/12/2004, 10:26
oi pessoal
ja mandei uma Mp pro Rogerio,com a soluçao pra esse problema, mas agora to vendo que se trata de um cj3 :shock:
caixa de C-10 cabe em qquer jeep.
agora o 4.9 - muchacho de cujones.
bom, eu concordo com a galera que o jeep eh pequeno pra isso, mas com um bom planejamento pode ser feito, mas aviso:
vai ficar APERTADO pra kct.
mas vc vai ter q reforçar todo o conjunto pra isso.
se deixar com os freios originais a lona, aproveita e faça um seguro de vida.
se deixar o chassi sem reforço vai trincar em 6 meses.
se deixar a caixa original vai virar um milk shake.
transferencia vc quase nao vai usar :twisted:
acho que os feixes, pelo menos dianteiros, tenham que ser reforçados, tente colocar os originais do CJ5, (nao me lembro como sao os do CJ3).
como vc pode ver eh uma reaçao em cadeia.
ah, me esqueci, vai precisar tbem de um para-queda pra parar o bicho :mrgreen:
se vc nao tem medo de consumo e quer um POUQUINHO de desempenho...

[]´s boa sorte e bem vindo ao forum.

Scacca
29/12/2004, 11:37
* Tenho motor 4.9 com a capa seca do V8, mas o motor de partida não encaixa? Qual a solução?

* O motor 4.9 com câmbio da C-10 cabe no CJ3?

* O volante não encaixa na capa seca do V8? O que fazer?

Tenho um amigo montando um CJ3 como vc, mas com motor 4.1 o cambio ta no meio do carro, imagino q esse motor seja ainda maior.

Sei não, pode ser q vc consiga adaptar, mas vai ser um pouco complicado e talvez nao de um bom resultado em dirigibilidade.

[]'s

Luis Assis
30/12/2004, 21:11
Acho que essa imagem fala por sí só.... :shock: :shock:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/a92fef50339ada75f7eb82b204f70ca5.jpg

Parece um São Bernardno Colocando o fucinho dentro de uma cazinha de poodle... :D :D :D

Definitivamente, eu não tentaria fazer tal adaptação... Agora tenho certeza que não vai caber... Não pelo menos sem fazer GRANDES alterações....

[]´s
Gustavo

Luis Assis
30/12/2004, 21:14
ROGERIORIVA ,


Se voce quer motor forte, por que não pensa num vortec, ele é 6 canecos, tem quase 200 HPs e por ser cilindro em V, talvez nao precise mecher muito.... Ele é muito mais compacto!!!

Em tecnologia ele é tão moderno ou mais do que esse seu...

Outro detalhe, colocar tanta força assim num jeep CJ-3, vai exigir uma alteração dele por completo, Eixo, Relação de Diferencial, Suspensão, Sistema de Freios, sistema de arrefecimento, tanque de combistivel... Voce vai ter que re-estruturar seu jeep por completo... Insanidade? Veja o tópico do Tornado, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174 e pode me chamar de loco varrido....
[]´s

Gustavo

Scacca
31/12/2004, 09:21
Insanidade? Veja o tópico do Tornado, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174 e pode me chamar de loco varrido....
[]´s

Gustavo

Loco Varrido!!!

Hehehehe.

Rogerio, a idéia do 4.3 é bem legal, um motor porreta e compacto.

Talvez seja a melhor opção mesmo.

[]'s

elcio
31/12/2004, 10:30
assim como ele ficou depois de acabado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/5dd0d075f38698f34d0e5617129ed4db.jpg

foi complicado pra gente adaptar o motor, porem o resultado final surpreendeu a todos.

[]´s

Scacca
31/12/2004, 10:56
assim como ele ficou depois de acabado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/5dd0d075f38698f34d0e5617129ed4db.jpg

foi complicado pra gente adaptar o motor, porem o resultado final surpreendeu a todos.

[]´s

Lembrando q isso é num CJ5, o cofre do CJ3 é menor oq piora a adaptção.

[]'s

serga
26/12/2006, 13:34
eu alonguei toada a frente do meu cj5 em 13 cm pra caber com folga o 3.6 argentino... bendita fibra de vidro!

Polvora
26/12/2006, 14:29
Eu tive (melhor, o mestre Eurides), teve que abrir o corta fogo e colocar o menino uns 15 cm aproximadamente na cabine. ainda não tenho fotos assim que tiver vou postando no tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23313

[]s

pcervieri
26/12/2006, 23:47
To adaptando o 4.3 V6 no cj-5 e ja ta dando trabalho!!!!
Imagina o 4.9...
Vai ser bom pois vc nao precisara mais de carda traseiro, pode conectar a t-case direto no diferencial. HAHAHAAHHAHAAHHA
Tenho um 4.9 desses que vai ser instalado na F75

Overland
21/01/2007, 10:42
eu alonguei toada a frente do meu cj5 em 13 cm pra caber com folga o 3.6 argentino... bendita fibra de vidro!

Acho um pouco de exagero isso tudo. Tenho o 3.6 argentino e não mexi nada na estrutura do Jeep, apenas foi tirado o defletor que ficava na frente do radiador e a parede corta-fogo foi levemente batida para não pegar no motor de arranque e nem num parafuso da capa seca.

Também já vi Jeep com motor 4.9 e não foi feito essa cachopa embaixo do painel. Aliás meu mecânico tem dois motores desse no chão da oficina e dois 4.1 do lado sendo que o 4.9 tem 2,5cm a mais no comprimento, que é pouquissima coisa, só na altura que tem uma diferença considerável.

Beto Lacerda
22/01/2007, 15:43
overland mede denovo o 4.9 tem pelo menos 25 cm a mais que o 4.9
[]'s

Overland
22/01/2007, 17:17
overland mede denovo o 4.9 tem pelo menos 25 cm a mais que o 4.9
[]'s

Vou tirar uma foto para verificar. Assim que tiver posto ela.

Mas se for considerar uma base, cada cilindro tem 133cm³ a mais, o motor GM tem diâmetro do cilindro e curso do pistão de 98,4x89,7mm enquanto o motor Ford tem 101,1x101,6mm, só 2,7mm de diferença nos diâmetros e 11,9mm no curso.

Considerando uma parede semelhante entre os cilindros, existe uma diferença de 16,2mm ou 1,62cm. Considerando a diferença na polia é coerente uma diferença de 2,5 a 3cm.

Caso o tamanho fosse 250mm maior, ou teria um disperdício extremo de material ou então os cilindros teriam cerca de 140mm de diâmetro e assim a cilindrada do motor seria de aproximadamente 9.384cm³, ou seja, um motor de 9,4 litros...

Beto Lacerda
22/01/2007, 17:57
ou as paredes dp bloco e o espaçamento dos cilindros no ford é diferente ...
olhando um ao lado do outro vc nota a diferença de quase um palmo de polia a face da capa seca

Overland
02/02/2007, 17:01
Estão aí as fotos que não me deixam mentir sozinho...

São 3 fotos com o motor do Opala 4.1 do lado esquerdo (sem o volante ainda!) e o Ford 4.9i do lado direito, onde aparecem a frente dos dois motores lado a lado, a parte de trás e outra geral.