Ver Versão Completa : como legalizar um prototipo
lucciano amaral
01/10/2009, 12:56
Amigos estou querendo fazer um jeep partindo do chassis do cj5.
Quero saber se alguem poderia informar como funciona a legalização junto ao detran de veiculos considerados prototipos? valeuwwww
Rafaminc
01/10/2009, 13:14
Pelo que sei, a nova lei não permite mais fazer nada em casa, tem que ser tudo montado por empresas registradas, com inmetro e a PQP...
Antigamente vc podia fazer reboque, gaiola, motor home e depois legalizar.
Agora, não vejo muito problema em vc de pegar um chassi documentado e montar o Jeep sobre ele.
Tem tanta adaptação em Jeep rodando sem problemas...
Entendo que coisas como o chassis e o próprio motor necessitem de comprovação - procedência... mas o que mais precisa ? Nesse caso, se o motor tiver nf e o chassis tiver documentos... não precisa mais nada, precisa ?
isso vale para as gaiolas ? aqui em Saquarema (e em muitos outros lugares) tem cada coisa rodando por aí que se tiver númeração de chassis já eu já me surpreendo.
Abraços a todos...
Bom, além de nota de tudo você tme de ir ao detran ciretran da sa cidade e se informar dos laudos e onde fazer os laudos de vistoria tecnica e de regulamentação...
Você terá de pagar algumas taxas para liberação de documentos e taxas de cada teste no inmetro e orgão regulamentador
Depois de atestado os quesitos de segurança do veiculo e equipamentos basicos como lanternas, setas, cintos, para-lamas, chassis etc vc terá de voltar com toda a documentação para o ciretran e dar entrada nos tramites
Fica legalizado como PROJETO e paga IPVA
lucciano amaral
01/10/2009, 17:01
Rafa e Julio, valeuwww.
Rubens, minha ideia é ter um prototipo, vou seguir suas orientações e dar umas pesquisadas no detran sobre o assunto. valeuwwww
Renato Romera
01/10/2009, 18:00
Luciano, não legalizei meu jeep como protótipo, mas quase isso, veículo modificado e repotenciado, da uma lida neste tópico que irá ajuda-lo http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62686 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62686).
Qualquer duvida posso tentar lhe ajudar.
Não precisa de Nota fiscal, mas precisa comprovar a procedência, leia o tópico que eu expliquei mais ou menos como se faz isto.
abraço
No Paraná, um simples recibo de venda(deste já pronto de papelaria), e uma declaração do vendedor, já basta para o Detran, não há necessidade de nota.
praiasecacustom4x4
01/10/2009, 19:38
cada estado tem a lei propria,no Rio por esemplo tem ter nota fiscal de tudo,nota fiscal da oficina que fiz o trabalho e a oficina tem ser cadastrada no detran.
para cadastrar estou tendo um trabalho de mais de 1 anos.ja sou cadastrado ma ainda nao chegou a autorizaçao.me falaron que demora mais ou menos 2 anos.
brincadeiraaaaaaaa
Sabe o que é mais curioso?? percebi que de cidade pra cidade é diferente, uma SALADA que só...
exemplo auqi em sampa a coisa é mais punk e tudo porém qualquer carro turbo que o dono pague as visorias e adaptações sai perfeitamente...
já sei que em guarulhos tb e pior...
Pra quem pensa que documento "modificado" e tudo certinho não dá problema com policia e vistoria está enganado.
O vice-presidente do clube "somos quadrados" que possui um voyage 4 portas turbinado e devidamente legalizado foi parado ha 3 meses atrás pela policia em guarulhos que escutou o espirro da valvula de prioridade do motor e pediram os documentos, visto que tudo estava ok o policial apriendeu o veículo (levando pro pátio) alegando direção perigosa e veiculo com caracteristicas modificadas...
Retirou depois do patio e o veiculo depreciado (com peças faltando do motor)
Enfim, pra eu que também acreditava isso não ocorrer fiquei pasmo, porém havemos de convir que jeeps tem outro tipo de tratamento e nunca tive um mau tratamento pelos policiais e querem mais é pegar rebaixados do que os AUMENTADOS
A partir do momento em que o policial apreeende seu veículo, ele torna-se depositário fiel do mesmo e deve mantê-lo íntegro. Não sei se assim que o carro chega ao pátio quem se torna depositário fiel é o Estado. No momento da apreensão, pegue imediatamente o nome e registro do policial e os dados da apreensão. Se tiver disponibilidade, fotografe ou até mesmo filme seu veículo usando um celular. partes internas, motor e etc, pois isso pode servir de prova em caso de "sumiço" de peças e outros furtos que ocorrem na "feira do pátio".
Não deixe barato, acione a Corregedoria, faça um rebu.
heheheeheh
Mack num leva a mal mas vc assiste muito seriado americano, no brasil?? Acho que se o cara tava estressado o suficiente para levar um caror com doc normal, aposto que ele poderia fazer mais bobagens e ainda jogar nos seus ombros...
Infelizmente nessas horas o unico jeito de sair dessas é telefonar rpa algum conhecido que mande no "puliça" ai sim vc é respeitado
mas sendo ser humano comum, vai de sorte...
se o policial quiser levar ele LEVA e se o cara do patio qusier desmontar ele DESMONTA e fica tudo por elas... infelizmente.
lucciano amaral
02/10/2009, 08:23
REalmente, quando um veiculo é apreendido o estado se torna responsavel por sua guarda, estando inclusive responsavel por arcar com perdas e danos quando de possivel danos ou furtos nos veiculos sob sua responsabilidade.
A todos que estao contribuindo muito obrigado, vamos juntado as informçoes, abraços
Com um carro aumentado... ah, mas não me pegava mesmo...
Abraçõs a todos...