PDA

Ver Versão Completa : Longo e tenebroso inverno

Martin Melcop
28/09/2009, 22:00
All,

Após um longo e tenebroso inverno, estou voltando ao forum.
E com boas noticias, após ardua negociação com a patroa consegui alocar fundos para no ano que vem investir na viatura.
Quero pegar o que o J tem de bom suspensão e colocar um power train que atenda os seguintes pontos:

- Segurança de não parar na estrada em longas viagens
- Conforto de viajar a uma velocidade de cruzeiro boa (100+) com ar condicionado
- Fácil manutenção

Tenho as seguintes opções em mente

- MWM - mantendo a caixa/reduzida, com os eixos originais só alongando a relação

- AP 2.0 alcool - mantendo a caixa/reduzida, com os eixos originais

Sendo assim procuro a ajuda dos amigos para o seguintes pontos:

- Alguma outra recomendação de power train

- Locais em SP que possam fazer a alteração acima

- Bom funileiro para reparar todos os podres da lataria, também SP

Agradeço as ajudas.

Abs,
Martin
Enterprise - 2010 a new beginning

joão k. chikui
28/09/2009, 22:25
Martin
Depende muito do uso . Caso fosse para 80% trilhas e algumas pequenas viagens , optaria por AP2000 alcool e eixos originais.
A Murari voltou a fazer parte de funilaria e pintura .

Léo_Babiski
28/09/2009, 23:47
Cheguei da oficina hoje e dos 6 Jotas que estavam lá internados:
4 com mtr de opala 4cc (1 clark e 3 peugeot, dessa marca, 2 escapando marcha)
1 com mtr Ap 2.0 alcool turbinado (peugeot zuando)
1 com mtr maxion 2.5 (peugeot que abriu o bico 3X)

Na minha modesta opnião: os maxion e mwm requerem muito inve$timento. Se está sobrando grana manda ver. Um MwM é meu próximo up grade. Vou me dar esse luxo, mas longe de ser o melhor custo benefício.

O ap 2.0 alcool é um meio termo para trilha e dia-a-dia. Só iria se fosse com caixa clark. Quem tem costuma dizer que mantem a geometria original do J. Particularmente acho que motor de alto giro não combina com jeep, a tocada é diferente.

Os gm 4cc opala tem custo benefício imbatível. Casa muito bem com o escalonamento da cx peugeot e a relação 8x43. Se for clark não necessita nem de flange.

Segue minha adaptação do mtr opala com ar:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60698 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60698) .

O ruim é o consumo. O bom é a manutenção. A retífica completa custa pouco mais de 2 mil reais e vc tem mtr pro resto da vida, com peça em qualquer esquina. Aqui no forum já tem muitos adeptos. Com esse mtr, volante do mtr de opala é bom para estrada, volante de c-20 fica ótimo bom pra trilha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62081
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40141

Bom que você vai mandar seu J para SP, em termos de mecanico para J vocês estão à pé na cidade maravilhosa.

leogc
29/09/2009, 09:29
fala martin.....

seja bem vindo de volta amigo....

bom, eu virei um opalamaníaco.....e concordo com tudo que o meu xará falou aí em cima....se for p trilha, GM 151 + clark 2215...indestrutível.

se quiser dar umas voltas para testar o novo fio entupido...com gm 151 injetado...será bem vindo...o carro tá fantástico...só o consumo é que nem tanto.....mesmo sem estar muito acertado ainda, já dá para perceber a enorme diferença do xud....

Vale explicar uma coisa, essa parte do consumo que eu disse aí em cima é culpa minha....optei por um motor preparado, o que tem o seu preço...mas que tá valendo, tá valendo.

e aquela oficina que vc levava o jota lá na penha? ainda existe?

abs

Martin Melcop
29/09/2009, 10:17
All,

O que estou procurando é um carro para o dia a dia e não mais trilha, alguns passeios light eventualmente, sendo assim preciso ter confiabilidade e conforto de certa maneira (ar condicionado)
Um calculo por baixo que estava fazendo para colocar o MWM é 15 a 20k

Alguem tem algo mais aproximado???

Leo (Babiski)

Quanto a oficina o Rio tem boas, inclusive a que recomendo é ótima, Continental 2260-1149.

Leo,

Segue ai em cima o contato da Continental, pode falar com o Pietro ou Paulo.

leogc
29/09/2009, 10:26
valeu martin...

se vc não tá afim de investir muito...uma excelente opção os motores da linha GM mais modernos, especialmente os 2.4 da s10 (flex ou não)...potentes, confiáveis, facil de colocar o ar condicionado...e por aí vai.

abs

Martin Melcop
01/10/2009, 17:31
Após algumas analises, acredito que as seguintes alterações serão feita

- Troca XUD + Cambio Peugeot por MWM + Eaton 2215
- Alongar relação 41/10
- Reforma da carroceria
- Instalação do ar condicionado

Vou mantendo vcs informados

Polito
01/10/2009, 17:46
Estou começando a querer largar o XUD, fiz o motor em menos de 1 mes queimou a junta pq a mangueira de agua estourou e o carro esquentou muito rapido.
Bem ele não chegou a travar o motor. Vou hoje no mecanico para ver o estrago!
O motor estava bem redondo, rodando bem sem muito consumo, somente consumindo óleo e nao muito. Foi tudo feito no motor.
Alguem sabe informar quanto custa um motor todo feito e se alguem vai querer comprar? E quanto eu gastaria para colocar um a alcool.
Fico triste em pensar em partir para alcool pois o diesel para viagens é muito economico, fora a autonomia!

Abraços,
Ricardo Polito.

leogc
01/10/2009, 17:58
Polito,

tudo é uma questão de SE, em outras palavras, depende do seu uso e da disposição de gastar $$$$.

- SE vai consertar o XUD sugiro levar lá no Valdemar em Mogi...é longe, mas o trabalho é garantido...pelo menos ele consegue botar o XUD andando bem e sem quebrar....

- SE faz questão do diesel (roda muito ou viaja muito), não quer ver nunca mais um XUD e tá di$po$to vai de MWM....

- SE não faz questão de diesel, não quer ver nunca mais um XUD e tá afim mesmo é de uma cana...vai de opala ou AP álcool....

fora todas as outras opções que todo mundo sempre fala.

abs

joão k. chikui
01/10/2009, 23:59
Calculo bem otimista este.

All,

O que estou procurando é um carro para o dia a dia e não mais trilha, alguns passeios light eventualmente, sendo assim preciso ter confiabilidade e conforto de certa maneira (ar condicionado)

Leo (Babiski)

Quanto a oficina o Rio tem boas, inclusive a que recomendo é ótima, Continental 2260-1149.

Leo,

Segue ai em cima o contato da Continental, pode falar com o Pietro ou Paulo.

Polito
02/10/2009, 12:03
Caro amigo,

Estou cansado do XUD, mas gostaria de continuar no Diesel, mas nao to com $$ para gastar e acredito que se eu continuar com XUD vou gastar mesmo sem querer. O meu recente reformado, retifica completa, queimou a junta.

Abraços,
RIcardo Polito.

Polito,

tudo é uma questão de SE, em outras palavras, depende do seu uso e da disposição de gastar $$$$.

- SE vai consertar o XUD sugiro levar lá no Valdemar em Mogi...é longe, mas o trabalho é garantido...pelo menos ele consegue botar o XUD andando bem e sem quebrar....

- SE faz questão do diesel (roda muito ou viaja muito), não quer ver nunca mais um XUD e tá di$po$to vai de MWM....

- SE não faz questão de diesel, não quer ver nunca mais um XUD e tá afim mesmo é de uma cana...vai de opala ou AP álcool....

fora todas as outras opções que todo mundo sempre fala.

abs

Augusto Braga
03/10/2009, 13:19
Martin,

Bom Retorno as Trilhas.

Abrs

gvogetta
06/10/2009, 00:51
All,

(...)

Salve Martin,

Bom retorno!

O teu cálculo de R$ 20K tá +- dentro se for colocar só o motor, sem mexer muito com caixas e eixos...

No mais, acho que é por aí mesmo. O pessoal aqui em Curitiba está aderindo em massa aos Toyota Hilux 2.8 e 3.0, que por aqui são encontrados na faixa de R$ 8-9 K (motor) + R$ 3K de MO para instalação (Oficina Ferrarini). Não é um MWM mas a galera está satisfeita e feliz. Já temos 4 aqui rodando com esta configuração a pelo menos um ano e até o momento sem problemas. A manutenção não é fora da realidade e o desempenho fica bom.

Abraço,

Martin Melcop
08/10/2009, 18:33
Grande Getulio,

Estou fazendo o seguinte calculo

- 9.5K motor
- 3K caixa 2215
- 1.8K relação
- 4.5 MO

Total - 19K

Mais
Carroceria - 2.9K
MO Carroceria - 1.5K

Total geral - 23K

Resultado - quase Troller :D

Depois ainda devo gastar mais um cascalho com o Ar condicionado

Léo_Babiski
09/10/2009, 08:52
O Marcelo da tcnodiesel de pouso alegre cobra 3 K de mão-de-obra, 13K num motor mwm stander (bloco zero) e entrega em 2 meses rodando.

Meu meca cobra 1,5K para instalar o motor.

Acho essa mão-de-obra que você cotou por 4,5K meio cara...

Abs.

Martin Melcop
09/10/2009, 14:59
Atualizando

- 9.5K motor
- 4.5K caixa 2215
- 3K relação (coroa, pinhão, rolamentos, etc)
- 4.5 MO
- 1K radiador
- 1K cardans

23.5K total

mais carroceria

leogc
09/10/2009, 15:13
Martin,

4,5K uma 2215? tá bem inflacionado isso hein....

Marcelo R. A. da Cunha
09/10/2009, 18:30
Atualizando

- 9.5K motor
- 4.5K caixa 2215
- 3K relação (coroa, pinhão, rolamentos, etc)
- 4.5 MO
- 1K radiador
- 1K cardans

23.5K total

mais carroceria

Grande Martin!!!!

Pode mudar o cambio depois.

Meu caso:

MWM 2.8(um pouco melhorado)

Eixos de F75 (ambos com bloqueios 100%) com relações longas.

Pneus 33" (atualmente)

+ de 130.000km rodados sem problemas de cambio (no meu caso Peugeot)

Desses 130.000 tenho uns 15.000km com pneus 750, uns 3.000km com os 33" atuais e o restante com 31" e 31" com VJ900 (+-33"), tenho dezenas de trilhas (médias e pesadas), algumas viagens pelo Brasil, Raids, etc, já reboquei CJ, JPX (por mais de 200km), já desatolei Toyota Bandeirantes com os difs enterrados na areia, um caminhão, e outras coisas que se contar ninguém vai acreditar, então ACHO que minha opinião deve valer alguma coisa, né? :mrgreen: Posso afirmar que se tratar bem o cambio Peugeot o mesmo não vai te deixar na mão tão fácil assim não.

Tenho guardado em casa um FSO 2305 (TROLLER, L-200R, Silverado 6cc), um 2215 Clark - JPX, um Peugeot, até o presente momento não tive e não vi a necessidade de trocar o mesmo, mas acredito que em breve vou acabar colocando ou o Clark 2215 ou o FSO 2305 com Tcase Hilux, pelo simples fato de hoje precisar de + redução para encarar melhor o tipo de trilhas que gosto de fazer.

Se precisar trocar uma idéia pode me ligar 9762-3563.

Um abraço

Marcelo

Martin Melcop
09/10/2009, 19:26
Leo.

Esse preço é do cambio zero.

Marcelo,

Como foi a adptação do capa seca???? Flange?? mande o caminho das pedras....
Não custa perguntar, num quer vender um dos cambios acima.

Abs,
Martin

Marcelo R. A. da Cunha
09/10/2009, 20:03
Leo.

Esse preço é do cambio zero.

Marcelo,

Como foi a adptação do capa seca???? Flange?? mande o caminho das pedras....
Não custa perguntar, num quer vender um dos cambios acima.

Abs,
Martin

Martin

Sobre a venda, no momento estou estudando o que vou fazer no carro :twisted: por isso ainda não vou me desfazer ainda.

Sobre o caminho das pedras, fiz o seguinte uma capa seca GM 6cc 4.1 (plug & play no 2.8 linha Chevrolet), o Beto torneiro aqui de Niterói fez a emenda do eixo primário e a furação para o cambio Peugeot, ele já faz esse tipo de emenda a MUITOS anos. Pode confiar que é serviço de primeira, meu avô já fazia serviço com o pai dele no final da década de 70 início dos anos 80.

Precisando, podemos marcar para vc ver o meu carro.

Martin Melcop
15/10/2009, 12:08
Marcelo,

Não querendo abusar mas já abusando, vc tem o telefone do torneiro ai em cima?
Quanto sai esta adaptação no câmbio?

All,

Me ofereceram um motor de Frontier eletronico 2007 mais câmbio 2305 por 16,5K sem ir para negociar nada.

1 - Esta adpatação cai bem no Jota, já q sempre falam do 2215

Att,
Martin

netto mietto
15/10/2009, 12:37
martim ja pensou em por um motor ap
motor ap = 3.000
kit para = 1.000 adaptar o cambio peugeot
m.o. = 1.000 o chiari aqui do forum vende este kit para por motor ap no jota
total 5.000

Léo_Babiski
15/10/2009, 22:10
Martin, se essa caixa for a da frontier, pelo que vi, não cabe nem a pau, só com muita adaptação, digo alongar o chassis.

Se vc pegar o mtr da frontier vai ter que fazer uma flange para adaptar na caixa 2215, então melhor pegar o da s10/troller.

Essa semana vi um J com caixa de troller, fica animal, porém o cardan fica pequeno, pois tem que inverter e recuar a travessa do cambio para tirar o mtr de cima do eixo dianteiro.

JPXJYK
19/10/2009, 20:45
Opa, o Leo ta certo. Qualquer mecanica de power-train central para adaptacao no JPX, nao presta. O JPX tem um entre-eixos curto demais. Falo isso de boa fe pois no meu caso tenho um JPX com mecanica completa do Troller. O cardam traseiro fica pequeno demais, forcando todo o sistema.

Tera de radicalizar, como e o meu caso.

Eu simplesmente alonguei o chassis em 25cm, ganhei mais 20cm de cardam traseiro. O que torna o cardam padrao e seguro com os angulos bem na media. Trouxe o eixo traseiro 20cm para tras e o dianteiro 5cm para frente, mudando os suportes da carroceria e excluindo 20cm de chassis que fica atras do tanque. Trabalhando tambem a carroceria, trazendo as bacias das rodas traseiras para tras junto com o eixo e cortando os excessos de lata nas bacias e na parte de baixo da traseira inteira, aproveitando tambem para levantar o suporte das lanternas que como ficam muito baixas dao aquele aspecto de triste pra traseira do J.

Com tudo isso tambem ganho angulo de rampa, maior estabilidade em alta velocidade e angulo de saida. Esta ficando nota 10, na verdade tudo o que eu sempre quis fazer no J, mecanica central ou nao. To ficando bastante contente com o resultado mas to gastando DEMAIS. Alem do que gastei adquirindo o jipe, e claro.

Ai vai umas fotos de como vai ficar com as medidas calculadas.

Abs a todos

Marcelo R. A. da Cunha
19/10/2009, 21:03
Marcelo,

Não querendo abusar mas já abusando, vc tem o telefone do torneiro ai em cima?
Quanto sai esta adaptação no câmbio?

Att,
Martin

Ups só vi agora :parede:.

Vou procurar e te mando ASAP.

[]'s

Marcelo

Mário Luzente
06/11/2009, 14:57
Martin,

Estou tirando meu AP 1.8 injetado para colocar um 2.4 da S10. O conjunto que vai sair é da Deep Tec e está 100%. Pretendo fazer o serviço lá na Continental.

leogc
06/11/2009, 15:54
essa vai ficar show.

abs

Martin Melcop
06/11/2009, 20:13
Mario,

Acredito que vc vai fazer o serviço na melhor oficina. Lá eu tenho certeza que o serviço é muito bem feito com qualidade e etc.
Manda um abraço para o Paulo, Pietro e Geraldo.

Eu estou andando com a minha reforma, a caixa já comprei, estou vendo as relações agora.

Martin

Martin Melcop
10/11/2009, 16:42
All,

É com grande prazer que informo que a reforma/transformação começou a caixa Clark chegou hoje, agora só falta mais umas 1000 coisas :D

Vou mantendo todos atualizados.

Martin Melcop
16/12/2009, 11:10
All,

O motor foi comprado e junto com a caixa serã instalados no Jota.
A mudança começa no inicio do ano que vem.

Acredito que em Março ele vai estar rodando :D

Martin Melcop
09/02/2010, 15:19
Para não ficar duplicado, vou postar as fotos da mudança no site da Enterprise

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2825