Conectar

Ver Versão Completa : estabilizadores?

Kako
28/12/2004, 13:07
Fala ai Galéra!

Olha eu aqui enchendo o saco denovo! tenho uma F75, SPOA, e, por acaso tive uma idéia para estabilizadores (idéia: não manjo de suspenção), será que daria certo isso?

Luca
28/12/2004, 17:08
Kako,
Pelo que eu entendi do seu desenho, é exatamente o princípio de uma barra estabilizadora. Não importa se está de trás prá frente, ou de frente prá trás, o emprego é este mesmo. Mas veja, as originais são sempre uma barra de aço conformado. Se vc for fazer uma peça usando de barra de aço soldada em braços de chapa, vais ficar com uma estrutura estremamente rígida. Penso que ficará desconfortável e desgastará muito rapidamente os embuchamentos.
[]´s

Kako
29/12/2004, 10:49
Luca,

Luca, o que pretendo fazer é, braços independentes; por isso é que tem aquelas barras tipo "mão francesa", ou seja a barra da direita não terá ligação com a da esquerda e o jumélo é para não limitar o curso e, eu ter que desconectar toda vez que estiver em uma trilha

Valeu Camarada Luca! sua atenção :D

Wallace
29/12/2004, 12:24
Então não é uma estabilizadora!

Walter L. L. Casitta
29/12/2004, 13:31
Kako,
Isso não é barra estabilizadora, ou pelo menos não como agente conhece. O que você pretende estabilizar?

Kako
29/12/2004, 13:54
não disse que não entendia de suspenção :oops: :D

não sei se é só no meu carro mas, tenho a impressão que o eixo se desloca de um lado para o outro, e eu quase perco o controle. por isso penssei nisso, e como leigo :D , chamei de estabilizadores, mas já que não são, isso existe? como se chama? resolveria o meu problema? e se não resolver como é que eu vou resolver?

será que é frescura minha! :D :D

Grato pela atenção!
valeu Galéra!

Walter L. L. Casitta
29/12/2004, 14:21
Então seria uma barra panhard.
Mas se você estiver usando as molas originais da F75, não é o caso.
O que poderia estar acontecendo é que as molas não estão absorvendo a irregularidade da pista (são muito duras ou a F75 ta com a traseira muito leve) e nas curvas as rodas perdem o contato com o piso fazendo acontecer isso que você esta relatando... Principalmente nas curvas também acontece com o meu Ranger...

Kako
29/12/2004, 14:33
Walter L. L. Casitta
Então seria uma barra panhard.
Mas se você estiver usando as molas originais da F75, não é o caso.

Desculpa não entendi, eu estou com as molas originais da F75.

se for o mesmo que acontece com o seu Ranger, não tem solução?vou ter que me acostumar?

Valeu Camarada Walter! sua Atenção :D
té mais Galéra Valeu!

Walter L. L. Casitta
29/12/2004, 15:15
Se a gente tiver falando da mesma coisa...
Eixos com fixes de mola, normalmente não fazem esse tipo de movimento lateral. Não precisam da barra panhard. No máximo a barra estabilizadora que não é pra isso, e também iria atrapalhar se o F75 for usado nas trilhas.
Acontece que a mola do Ranger tem dois estágios. O primeiro é um estágio bem macio pra quando se anda sem carga e o segundo mais duro pra carga. Então acontece mas não tanto como deve está acontecendo com o F75.
Antes de modificar alguma coisa, tenta fazer com que as molas fique um pouco mais macias, como por exemplo tentando mantê-las limpa e lubrificada, digo entre as lâminas mesmo. As molas atuais são montadas de forma com que as lâminas se toquem o mínimo possível pra evitar atrito.
Se você não usa o F75 pra carga, quem sabe não seria melhor eliminar algumas lâminas do fixe? Não sei, cada caso é um caso...

Wallace
29/12/2004, 15:52
Eixo com feixes normalmente não se desloca lateralmente mas gira.
Vendo o veiculo de cima se um lado da suspensão abrir e o outro fechar os trabalho dos jumelos vão girar o eixo paracendo um deslocamente lateral para o motorista.
Dependendo da suspensão só um lado trabalhando já cauxa isso.
Outra coisa é a rolagem da carroceria que também pode ampliar a sensação.
Uma estabilizadora ajuda sim pois vai limitar ambos os movimentos, mas deve deixar a suspensão mais dura também.

Kako
29/12/2004, 17:37
pelo que entendi, o deslocamento é só impressão,

sem querer incomodar mas já incomodando.

Walter
será que eu consigo um efeito semelhante ao de dois estágios; tirando uma ou mai laminas do feixe, e colocando molas aspirais Tipo um "kit-fess"?
se for isso de principio, quais laminas devo tirar?

Valeu Walter!

Wallace

pretendo andar a uns 80Km no maximo 90Km, e fazer trilhas médias e pesadas,
mas, se eu colocar uma barra estabilizadora, ela limitaria o curso da suspenção?
se sim, é possivel desconectála para as trilhas? tem outra idéia?

Valeu Wallace!

há ja ia me esquecendo, estou com o sistema de direção original, isso influi em alguma coisa ou não tem nada a ver?

Walter L. L. Casitta
30/12/2004, 09:32
Kako,
Uma mola como dois estágios a que me refiro, seria com se existissem duas molas em uma. Um atua quando a picape esta sem carga e a outra pra quando estiver com mais da metade da carga máxima. Essa é a uma solução para que se consiga ter uma mola que seja macia para dois tipos de situação: Picape leve e com carga.
Antigamente como na F75, as molas eram projetadas pra privilegiar a capacidade de carga e por isso o picape pula muito quando ta vazia e deve ser isso a causa do seu problema e ainda realçado pelo spoa.
Apenas retirando algumas lâminas não vai transformar a mola numa de 2 estágios.
Como vantagem, retirar algumas lâminas, vai fazer com que a mola fique mais macia e assim melhorar a estabilidade e também torna-la mais flexível, ideal no off-road.
A desvantagem é que isso vai diminuir a altura e a capacidade de carga do F75, mas acho que você não pretende colocar a bicha pra fazer carreto né?
Depois de retiradas as lâminas, pra evitar a rolagem nas curvas, seria bom pensar numa barra estabilizadora com possibilidade de desconectar.
Kako, eu não conheço tão bem as molas da F75 pra poder te falar quais ou quantas lâminas tirar, mas você pode dar uma olhada no feixe de uma Rural pra ter uma idéia. Ou então conta pro moleiro o seu objetivo que dá um jeito...

Kako
30/12/2004, 11:14
Walter, Valeu mesmo! pela atenção, brigadão!

vou pesquisar mais um poiquinho sobre as molas, dei uma olhada por auto aui no Forum, e o pessoal está usando molas de bandeirante, mas eu me interessei mais polas molas que estão no seu Ranger, sem querer abusar da sua boa vontade, poderia me dizer: qual distancia entre o jumélo e a parte que fixa no chassi? e a largura das laminas?, se não der certo, tirar laminas do meu feixe, vou tentar colocar um igual ao seu.

té mais Walter!

Marcelo
30/12/2004, 11:55
Kako,

Molas de dois estágios são aquelas que costumamos ver nas S-10, Ranger etc, em que algumas lâminas estão curvadas acompanhando a mola mestra e outras lâminas, as mais baixas, estão menos arqueadas, quase retas (até parecem que estão soltas :lol: ).
Como elas (as mais retas) não acompanham as outras (as arqueadas) elas só oferecem resistência quando as outras, sob maior peso, se encostam, então aquelas mais retas oferecem resistência. :wink:

Não sei se expliquei direito mas o princípio é esse. :roll: :wink: :)
Qualquer coisa, grita ae. 8)

[s] moleiros,

cristiano
30/12/2004, 12:02
Não tem muito haver, mas vocês estão falando de peso e lembrei... eu tinha uma S10 que na suspensão traseira tinha uma vareta de ferro montada numa mola que conforme o peso da carroceria deixava o freio mais forte ou mais fraco... muito interessante...

Kako
30/12/2004, 12:07
Marcelo

Valeu o esclarecimento, já sei qual é, sabe se o comprimento é muto diferente do feixe do meu F-75? maior ou menor?

Valeu Marcelo! pela atenção

[s] procurando a mola certa :D

Marcelo
30/12/2004, 13:34
sabe se o comprimento é muto diferente do feixe do meu F-75? maior ou menor? Essa vou ficar te devendo. :roll:

[s]

Walter L. L. Casitta
30/12/2004, 14:40
Não tem muito haver, mas vocês estão falando de peso e lembrei... eu tinha uma S10 que na suspensão traseira tinha uma vareta de ferro montada numa mola que conforme o peso da carroceria deixava o freio mais forte ou mais fraco... muito interessante...

Esse dispositivo é o corretor de frenagem que serve pra evitar que o freio trave as rodas traseiras quando a S10 está rodando sem carga. Esse dispositivo é comum na maioria dos automóveis, picapes,...

Kako, vou medir e...

Kako
30/12/2004, 15:55
Marcelo,
não esquenta marcelo, valeu a a atenção e sua colaboração.

Walter,
Beleza! :lol: estou no aguasdo

Valeu! Té Mais!

Walter L. L. Casitta
01/01/2005, 15:18
Kako, aí vai:
Comprimento: 144cm
Largura: 6,3cm

Kako
03/01/2005, 09:04
Wallter,

Valeu mesmo Wallter, não tenho nem como agradecer, obrigado pela atenção, paciência e as explicações, agora é correr atrás, mas, logo estarei incomodando denovo :lol:

Té mais, Wallter, Wallace, Marcelo e Cristiano

[]'s eternamente gratos!

ojaneri
03/01/2005, 09:56
Que tal checar as buchas dos jumelos? As vezes com buchas ruins podem ocasionar essa sensação...

Kako
03/01/2005, 11:20
ojaneri,

Valeu a Dica! vou dar uma olhada, mas com certeza deve estar detonada.

Já vi que vou ter que dar uma geral mesmo, se tratande de suspensão, tem mais alguma coisa que eu deva olhar?

Valeu Galera! até Mais! :lol:

Wallace
03/01/2005, 12:24
pretendo andar a uns 80Km no maximo 90Km, e fazer trilhas médias e pesadas,
mas, se eu colocar uma barra estabilizadora, ela limitaria o curso da suspenção?
se sim, é possivel desconectála para as trilhas? tem outra idéia?
Mas que limitar o curso a arfticulação é limitada.
A minha com a barra estabilizadora faz um RTI de uns 550.
Com a barra estabilizadora dianteira desconectada faz um RTI de mais de 800.
RTI é uma especie de medida de articulação ou trabalho de suspensão.

Kako
03/01/2005, 12:52
Wallace,

então sem problemas, se eu colocar a barra estabilizadora, e desconectala apenas nas trilhas? o RTI é medido em milímetros, a altura maxima que uma roda pode subir em uma rampa (por ex:), sem que nenhuma das outras três saião do chão?

Valeu Wallace! Té Mais! :D

Wallace
03/01/2005, 16:58
O RTI não tem unidade.
É a distancia que andou na rampa dividida pelo entre eixos.
Normalmente a Rampa é de 20 ou 30 graus.
E anda na rampa até uma roda sair do chão ou perder tração.

Gomes Neto
03/01/2005, 18:45
Boa tarde galera!!

Kako

Posso até estar falando bobagens mas o pessoal que é mais entendido pode me corrigir, eu tive um Javali que me serviu de escola, nele havia um parafuso central do feixe de molas que entre outras funções servia para manter o eixo trabalhando no centro do feixe. ADIVINHE... o mardito quebrou e o eixo ficava sambando. O problema foi aumentando até que a roda começou a ralar o pára-lama. :shock:
As vezes o problema é mais simples do que a gente pensa. Não custa dar uma <ô>. :)

[] sambando...

Kako
04/01/2005, 12:50
Wallace,

Entendi, Valeu Wallace! :D

Gomes,

Esse "Mardito" :D tá no lugar, eu mesmo coloquei quando fiz SPOA.

Valeu Gomes! :D

Kako
04/01/2005, 13:22
E AI GALERA BELEZA!

Andei pesquizando aqui no forum, e olha o que encontrei - uma aula do "billj" sobre "bumpsteer".

O bumpsteer resulta quando a barra link (tie rod) e a barra de direção (drag link) não funcionam em sincronismo com o sistema de suspensão. Dependendo do sistemas de direção e suspensão incorporados, os detalhes do problema e as soluções poderiam ser diferentes.

Num sistema feixe, é fácil perceber que durante uma alteração relativa de altura entre o chassis e o eixo (passando por cima de uma lombada, por exemplo), o eixo sobe "perfeitamente" no vertical. Mas olha para aquela barra de direção naquele ângulo absurdo do horizontal. Quando a suspensão sobe no vertical, essa barra a segue na ponta ligada ao eixo. Porém, a ponta ligada ao setor de direção fica onde estava. Resultado: A barra de direção se aproxima mais ao horizontal, ficando mais "comprida" em sua projeção paralelo ao chão. Mas como a ponta ligada ao eixo não pode se deslocar no horizontal para compensar (lembre-se das restrições impostas pelos feixes), o deslocamento ocorre na outra ponta, no setor. E o que está conectado diretamente ao setor?? Sim, o volante, que assim parece de girar por conta própria........

Então, como solucionar o problema??

Em sistemas feixe e multi-link sem panhard, é essencial que a barra de direção seja o mais horizontal possível. Não há como escapar disso, pelo menos por meios convencionais. E para manter essa barra no horizontal, se pode ou abaixar a onta do setor ou levantar a ponta do munhão. O melhor depende das interferências mecânicas encontradas.

Acredito ter descoberto o problema. Mas a solução, hummm! :(

se eu colocar uma caixa de direção de "VW", seria mais facil de abaixar a ponta do setor e levantar a ponta do munhão?

Té Mais Galera!
[]'s pesquizando uma solução 8)

Walter L. L. Casitta
04/01/2005, 14:06
Achei que você estava com problema na sup traseira...

Gomes Neto
04/01/2005, 14:16
Eu também ??!! :roll:

Gomes Neto
04/01/2005, 14:28
Alguém lembra do tópico da tal "Lingüeta" para quem usa “spoa”, posta pra ele ai... :arrow:

Kako
04/01/2005, 16:31
Walter,
E ai Walter, Beleza!, meu carro ficou tão ruim depois do SPOA, que eu mesmo estava perdido :oops: , mas com certeza irei fazer ajustes na suspensão trazeira também, e agora, já sei como, mas devagarzinho eu chego lá.
Valeu Walter! Té mais!

Gomes,
obrigabo pela dica, dei uma olhadinha nesse tópico, "cara quanta coisa", agorá é mãos a obra.
Valeu Gomes! Té Mais!

Só para complementar: "Este Fórum é D+!, estou aqui a pouco tempo, e obtive tanta informação, que minha cabeça "tá entrando em parafuso". As vezes você acha que sabe alguma coisa, e quando vai ver. :oops: , pois é vivendo e aprendendo.
Mas uma coiza é certa: se eu não conseguir acertar o meu carro, mesmo depois desta aula que vocês deram à mim, de dua uma: ou eu não mereço ter um 4X4, ou sou burro, burro, muito burro mesmo :D :D :D . brincadeirinha! Depois que a lama atinge o cerebro, não tem mais volta.

[]'s ETERNAMENTE GRATOS!

FrommarS
07/01/2005, 03:30
Kako,

Molas de dois estágios são aquelas que costumamos ver nas S-10, Ranger etc, em que algumas lâminas estão curvadas acompanhando a mola mestra e outras lâminas, as mais baixas, estão menos arqueadas, quase retas (até parecem que estão soltas :lol: ).
Como elas (as mais retas) não acompanham as outras (as arqueadas) elas só oferecem resistência quando as outras, sob maior peso, se encostam, então aquelas mais retas oferecem resistência. :wink:

Não sei se expliquei direito mas o princípio é esse. :roll: :wink: :)
Qualquer coisa, grita ae. 8)

[s] moleiros,

Bom Marcelo,

Pelo jeito vc entende de molas!

Primeiramente... Sou proprietário do criticado JAVALI (todos se fuck uma vez na vida né) adoro o meu, deve ser pq é o primeiro 4X4 e tem mais consigo achá-lo bonito!!!. É o meu único meio de transporte, vou ao trabalho, viajo (a 70km/h, claro), e enfio ele em qualquer trilha que ele consiga entrar (pra sair me viro).

Ele é muito duro!!! Parece carro rebaixado!!!

Bom, sem querer "amolá-lo" qual sistema vc indicaria o da band, da rural, ou o descrito acima? Qual a melhor relação trilha/cotidiano e é claro, custoxbenefício?

vallew

:?: FrommarS :?:

Marcelo R. A. da Cunha
07/01/2005, 09:21
Tambem tenho um Javali desde 1993 e SOU MUUUUIIITO FELIZ com ele e um otimo 4x4, mais como ele foi feito para servir na fazenda como trator e jipe vc tem que entender o porque da suspenção dura. Vc pode eliminar algumas laminas no feixe tras. e substituir o dianteiro por um da Band ou levar numa loja especializada e tentar aliviar um pouco o feixe diant.

um abraço

Marcelo

Gomes Neto
07/01/2005, 09:37
Fala Frommaras!!
Belê?!

Eu sei que a pergunta foi pro Marcelo, mas com "ex-propriotario" de um Javali 93 que também era lindo e que era meu 1º 4x4 e único carro, vô da pitaco! :lol:
O bichinho é duro mêss, eu até experimentei tirar algumas laminas do feixe só que ai o calço batia toda hora.
Tem um cara que eu conheço que pois as molas da Silverado, lógico que num é "PnP" mas ficou muito bom. :wink:
No meu caso, antes de vender eu estava às voltas com outro pb mais serio, um semi-eixo traseiro soldado e uma caixa satélite cujo $$ da nova era proibitivo :evil: :evil:. Fiz uma "gambirra" com a do Cj. :twisted: :wink:
:idea: Dá uma olhada no "molas FF" http://www.molasff.com.br/, liga lá que eles talvez possam ajudar. :wink:

[]'s de ex-CBT... :lol:

Marcelo
07/01/2005, 10:15
FrommarS,

Pelo jeito vc entende de molas!
Obrigado, mas não entendo tanto de molas assim :oops: , só um pouco das experiências que estou tendo com meu jeep. :lol:

Eu seguiria os mesmos conselhos que os proriteários e ex-proprietários de Javali te deram, :wink: talvez o que é bom para um jipe não é bom para outro. Mas molas de dulpo-estágio na traseira, retirar algumas lâminas (apesar disso "enfraquecer" o conjunto) são coisas que podem ser experimentadas.

[s]

Marcelo R. A. da Cunha
07/01/2005, 10:41
O Affonso Carlos da TT4 tem um Kit para o Javali que eu achei a melhor opção existente, eu estou so esperando sobrar um tempo$$$$$ para colocar um no meu Javali.

rgds,

Marcelo

FrommarS
08/01/2005, 16:48
O Affonso Carlos da TT4 tem um Kit para o Javali que eu achei a melhor opção existente, eu estou so esperando sobrar um tempo$$$$$ para colocar um no meu Javali.

rgds,

Marcelo

TENS IDÉIA DO PREÇO????
E QUAL O SISTEMA UTILIZADO NESSE KIT TT4?

É ENGRAÇADO NÉ, UM JIPE-TRATOR.... O PIOR É QUE É VERDADE JÁ TIVE NOTICIAS DE FAZENDAS ARADAS POR UM JAVALI....

HASTA....

FrommarS

Gomes Neto
09/01/2005, 13:45
É Frommars!!

Como já comentei antes, o Javali é um "V.A.R" (Veiculo de aplicação rural, segundo sua própria denominação), fabricado pela "C.B.T" (companhia brasileira de tratores), num é pra ser chamado assim??? :lol:

[s] Ex-CBT

FrommarS
10/01/2005, 14:07
Fala Frommaras!!
Belê?!

Eu sei que a pergunta foi pro Marcelo, mas com "ex-propriotario" de um Javali 93 que também era lindo e que era meu 1º 4x4 e único carro, vô da pitaco! :lol:
O bichinho é duro mêss, eu até experimentei tirar algumas laminas do feixe só que ai o calço batia toda hora.
Tem um cara que eu conheço que pois as molas da Silverado, lógico que num é "PnP" mas ficou muito bom. :wink:
No meu caso, antes de vender eu estava às voltas com outro pb mais serio, um semi-eixo traseiro soldado e uma caixa satélite cujo $$ da nova era proibitivo :evil: :evil:. Fiz uma "gambirra" com a do Cj. :twisted: :wink:
:idea: Dá uma olhada no "molas FF" http://www.molasff.com.br/, liga lá que eles talvez possam ajudar. :wink:

[]'s de ex-CBT... :lol:

VALEU!!! 1 PELAS DICAS ... E QTO A PERGUNTA FOI FETIA PARA QUEM POSSA AJUDAR... QUANTO AS MOLAS DESCOBRI UMA LAMINA QUEBRADA ... VOU APROVEITAR A OPORTUNIDADE E DAR UMA PASSADA NA FF ... DIZEM QUE ELES SÃO BONS.....

HASTA