Conectar

Ver Versão Completa : duvida em relacao ao cadastro do motor original ao documento

benderrr
28/09/2009, 13:10
ola ...

estou com uma duvida em relacao a cadastro do numero do motor no documento...

comprei uma viatura faz pouco tempo .. ela é toda original mas ouvi fala q apartir desse ano tem q passar o numero do motor no documento?

qto q fica sera toda essa burocrasia ?

Robertux
28/09/2009, 16:38
A partir de 2005 a lei passou a exigir o número do motor no documento.
Se o motor for original fica barato e simples. O meu, o despachante cobrou R$ 50,00 pelo serviço. Fiz junto com a transferência. Ficou um total de R$ 499,00 porque tive que fazer transferência, documentos de 2009, pagar o seguro obrigátorio placas novas e, óbvio, o serviço do despachante mas o processo de cadastramento do número do motor no documento foi só R$ 50,00. Quem fez foi o Chico da Relâmpago.

lostensos
28/09/2009, 17:57
Somente na transferencia é que é necessario acertar o numero do motor no documento
ou precisamos fazer isso com nossos carros que temos faz tempos e ainda nao tem esse numero no documento?

compensa fazer isso se for ficar com o carro mais um tempao ou pouco tempo?

grato

benderrr
28/09/2009, 18:02
E qto tempo levou o precesso?

Robertux
29/09/2009, 10:31
Benderr,

O processo do motor demorou uns 15 dias. O documento, já transferido em meu nome, com o número do motor cadastrado saiu em aproximadamente 25 dias (tempo total). Eu apenas assinei um termo me responsabilizando pela origem do motor e o despachante tirou fotos do nº do chassi, da trazeira do jeep com a placa, do motor com o número e da plaqueta de identificação no cofre do motor. Se o vistoriador quiser, ele pode pedir para verificar pessoalmente o jeep ou não, vai depender do humor dele. As fotos ficam anexadas no prontuário do jeep e substituem os antigos decalques. No meu caso o motor não era original, mas era motor de jeep, então não precisei de laudo técnico para a adptação. Eles fazem uma pesquisa para ver se não existe queixa de roubo do motor ou se o motor já não está cadastrado em outro veiculo. Estando tudo limpo sai a liberação para transferência.

lostensos, por enquanto está sendo exigido apenas na transferência, mas eu faria o cadastramento para evitar problemas futuros, quem sabe se o processo não vai complicar futuramente?

Marcelo Cunha
29/09/2009, 15:31
E oque mais poderemos esperar além de complicações por parte doprocesso? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

On cô vô, cê num vai
29/09/2009, 15:59
E oque mais poderemos esperar além de complicações por parte doprocesso? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Pior...Não quero mais morar no Rio Grande do Sul rsrsrsrs.

Robertux
29/09/2009, 16:38
Pois é. Por isso mesmo que eu aconselhei o colega a acertar o documento. No país da BURROcracia a tendência é só complicar cada vez mais. Infelizmente todo brasileiro é considerado um bandido nato. Em qualquer lugar do 1º mundo todo mundo é honesto até prova em contrário, aqui todo mundo é bandido apesar da prova em contrário. É por isso que temos que provar tudo o que dizemos ou fazemos, é mais facil complicar para a gente do que prender os bandidos que trambicam com carros e peças roubados.

Flaibam
29/09/2009, 23:03
Pior...Não quero mais morar no Rio Grande do Sul rsrsrsrs.

Tchê, venha pra São Paulo, mas traga as gurias e as chinocas para nosso deleite! rs!!!
Tem formas de acertar essa documentação aqui em São Paulo, mas vocÊ precisa de alguém da sua extrema confiança. Faça uma procuração delegando total poder sobre o veículo (somente sobre o veículo) ele vai transferir o carro para o nome dele, e o Detran daqui vai pedir uma vistoria lacrada para o Detran daí. Isso corre via Sedex. Acerta o documento aqui, no nome do seu amigo, depois transfere de volta para você. Mas vai dinheiro nisso, heim! de 1,5 mil a 2 mil, no total, incluindo as transferências, vistoria, procuração e documentação.

Marcelo Cunha
01/10/2009, 09:10
Tchê, venha pra São Paulo, mas traga as gurias e as chinocas para nosso deleite! rs!!!
Tem formas de acertar essa documentação aqui em São Paulo, mas vocÊ precisa de alguém da sua extrema confiança. Faça uma procuração delegando total poder sobre o veículo (somente sobre o veículo) ele vai transferir o carro para o nome dele, e o Detran daqui vai pedir uma vistoria lacrada para o Detran daí. Isso corre via Sedex. Acerta o documento aqui, no nome do seu amigo, depois transfere de volta para você. Mas vai dinheiro nisso, heim! de 1,5 mil a 2 mil, no total, incluindo as transferências, vistoria, procuração e documentação.

Isto só acontece neste país.:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Enquanto isto a bandidagem tá por aí fazendo festa!
No Detran do RS um escandalo atrás do outro. :palmas: :palmas: :palmas:
Este é o preço de não saber votar. :parede: :parede: :parede:
Vamos divulgar o nome do autor desta resolução e de quem votou a favor, em breve teremos eleições. :twisted: :twisted: :twisted:

On cô vô, cê num vai
01/10/2009, 14:25
Mas na vistoria que o DETRAN vai fazer aqui que está o problema, não vai fechar com o motor que eu tenho no documento. Vão me reter o jeep daí...

Pacheco_SJC
01/10/2009, 14:59
Fiz a transferencia de meu Jeep no meio do ano, e o nº não apareceu no DOC, e agora? Algo errado? Não deveria ser automático isto?

Marcelo Cunha
01/10/2009, 15:11
Fiz a transferencia de meu Jeep no meio do ano, e o nº não apareceu no DOC, e agora? Algo errado? Não deveria ser automático isto?

Talvez eu esteja enganado mas a numeração do motor aparece somente no prontuário do veículo, quando se pesquisa as informações do mesmo.

benderrr
13/10/2009, 18:31
esse mes to correndo atras da papelada do jipe transferencia etc..., tive um proplema..
o numero do chassi ta ok , mas o do motor da remarcado... diz o laudo

faleiu com o despachante ele falou q vai ver amnha vai da a resposta .. mas ate la vcs q sabem mais o que poderiam me adiantar?

to ferrado? aehehae

benderrr
13/10/2009, 20:32
ola amigos eu ja postei no forum sobre minha duvida aqi no forum em relacao ao cadastro do numero do motor no documento ...
bem essa semna fui faze a papelada do jipe recem adquirido, no laudo de vistoria pedido pelo despachante o chassi esta ok e mas o numero do motor consta q foi adulterado ou remarcado ? agora to dependendo do despachante ver amnha o q fazer to mtoooooooooo preocupado nao qero ter o jipe apreendido ou nalo legalizado por completo

alguem ja passou por situacao assim ? como foi ?

benderrr
13/10/2009, 20:36
eu nao quero repetir topico mas nao achei nada que me ajudasse definitamente ... dai resolvi posta um novo.. :mrgreen:

Leonardo Raffi
13/10/2009, 22:04
bem numero motor adulterado é problema... se o motor vale a pena consiga um bloco com nota ou procedencia... ou se não vale consiga outro motor legalizado com procedencia(verifique antes de comprar raspe os numeros num papel e leva ao detram para avaliar os numeros se não foram adulterados e se a doc de procedencia vale... não esqueça dos HPs é em torno de 10% para menos e para mais... boa sorte

benderrr
13/10/2009, 22:19
eu estive conversando aqi com colegas da mina cidade , segundo eles tenho q descartar este laudo tecnico, mandar o proprio despachante fazer ou algo assim e logo anexar na papelada e mandar pra delegaciaa... raramente eles vaum ficar fussando ... vamus ver se qualqer coisa dexo o bf na mesa do delegado.... de presente

hurry-gurits
13/10/2009, 22:22
Cara eu passei algo do tipo com um gol 1000 que tinha tirado em 2000, tirei ele OK da concessionária, em 2005 numa vistoria da porto seguro de rotina, descobriram que meu motor estava remarcado, como assim eu tirei ele OK e nunca fiz nenhum serviço que pudesse ter ocorrido isso, resumindo, como a concess. que eu tinha comprado o carro já tinha falido, tive que recorrer á montadora, que tem o setor de clones e adulterados, comprovaram que meu motor tinha saido do trilho na hora da marcação e me deram um bloco novo(que magavilha, depois de 170.000 KM, imagina a dor de cabeça) resumindo trocaram o motor botaram um zero na epoca 2006, no lugar e pinaram no mesmo lugar do original 2000, cara foi uma novela pra vender o carro depois, perdi tempo pacas pra conseguir resolver tudo até nota de simples remessa fui buscar na montadora referente ao bloco, desvalorizou o veiculo.

Troquei o motor da minha viatura por um de opala 4cc, vou fazer a doc. com alteração do motor, assim que sobrar umas latas$$$$ e tenho a nota do desmanche.

Se te ajuda, ao meu ver se o motor é remarcado realmente, voce nunca conseguira provar a procedencia dele, dor de cabeça na certa.
Achar um motor meia boca ou detonado/fundido de mesmas caracteristicas do seu verificar a procedencia/numeração estando oK comprar e pinar o seu com o numero do legalizado(o serviço tem que ficar bom senão não aprova novamente).
Ou trocar o motor, no caso qual é o seu bf161 6cc , ohc???
abração

benderrr
13/10/2009, 23:09
entao a vistoria foi feita por um empresa .. nao é nada definitivo .. mas pelo q falei com o despachante ele vai previdenciar a fotos etc pessoalmente capaz dai q na vistoria final seja aprovada é minha esperança

Dieselboy
14/10/2009, 17:05
Cara, pelo que entendi, parece que a tua preocupação-mor é a vistoria do DETRAN, ou seja, aquela que libera a documentação definitiva, certo? :pensativo:

Vc inclusive está esperançoso que nem precise trocar bloco/motor nem nada, pois num "lance" de sorte pode ser que o motor passe despercebido.

Bem, sou da seguinte opinião ... passar até pode passar, já vi isto acontecer com um "meca" aqui de Mgá, só que no caso dele, ele comprou o motor adaptou numa F-1000, rodou algum tempo até que resolveu que era hora de negociar.

O cara que comprou repassou para um terceiro e .... 4 anos depois - VEJA BEM, 4 ANOS DEPOIS, OU SEJA, APÓS 3 TRANSFERÊNCIAS - o proprietário caiu num comando, resolveram checar até o histórico das porcas e parafusos!! :shock: dai, "a casa caiu"!! :putz: pois o motor constava como remarcado!

Não precisa nem dizer que sobrou para o "meca" que adaptou, né?

Resumindo, o "meca" teve que arcar com a troca do bloco, isso sem falar do serviço de ter que tirar e instalar o motor novamente! :putz:

Moral da história, será que confiar na sorte vale o risco de uma futura e certeira dor-de-cabeça? :pensativo:

Pode até não dar nada com vc, mas uma hora vc vai passar esse jipe para frente, e aí a sorte pode não ser a mesma.

Dodger
14/10/2009, 18:16
E tem mais, se este motor tá remarcado/adulterado, ai tem coisa. Se fosse de boa procedencia, ninguem iria remarcar o bloco.

Agora vc tem que ver direitinho o que tá acontecendo. Como tá essa numeração? Apagada? Rebatida? mal feita? estragada?

faça as coisas direito, tanto pra não ter dor de cabeça como pra ficar de conciencia tranquila.

abraço e boa sorte

mariel
14/10/2009, 22:02
Pessoal blz?

Aproveitando o topico, esse remarcado que vc diz é desalinhado ou numeros remontados?

Não sei se é a mesma coisa, pois eu vi um motor com essas caracteristicas a numeração desalinhada. O Cara da loja dava até nota fiscal

benderrr
14/10/2009, 22:13
intao .. o numero ta desalinhado e o cara da empresa tercerizada q faz laudos de numero de motor chassi etc..dai ele reprovo o motor ... mas tipo o jipe ficou nunca atrsasou um licensa e seguro , ja foi feitas transferencias e passou normal para os antigos proprietarios ,... vo manda o despachante tira as fotos , e manda o cara da vistoria vim aqi em casa pra olha e aprova etc.. dai bem possivel q passe.. e cadastre o numero do motor no documento feito isso ja era nao vou ter mais problemas

Robertux
15/10/2009, 21:44
Benderrr, esses motores são muito antigos, eles eram marcados na mão. Acho que esse vistoriador da empresa só conhece carro novo. Senão tiver sinal de remarcação, apenas estiver levemente desalinhado eu acho que não é caso de preocupação. Eles não estão muito preocupados com motor de jeep, a não ser que vc tenha um motor de carro novo no jeep, aí eles vão querer saber a procedência, mas o motor original de jeep se não estiver cadastrado para ninguem e nem tiver queixa de roubo eu acho que passa batido.