Ver Versão Completa : Feixe de molas da Blazer ou S10, alguém utiliza algum.
Gustavo Sieplin Júnior
28/12/2004, 09:53
Ola pessoal, estou querendo instalar em meu Jeep um destes feixes de molas, qual o mais indicado da Blaizer ou S10. A adaptação é muito difícil, ainda alguem tem fotos desta adaptação.
Gustavo
acompanhe esse topico, talvez possa ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7114
Gustavo Sieplin Júnior
28/12/2004, 14:09
Valeu pela dica, mas gostaria de saber se tem alguem que já fez esta adaptação, vou ficar no aguardo para ver se aparece alguem que já fez.
Valeeeeuuu.
hpnardino
20/04/2008, 16:21
Pessoal,
Devido a um aumento do n° de integrantes em minha família, (Dona Natali, chegando em ??/08/2008) fui obrigado a me desfazer de minha F-1000 SST (saudades já fazem meu coração bater mais forte), e comprar um Blazer 2.4 2003, o motorzinho é fraco para o propósito do carro, mas o assunto é a suspensão traseira deste carro, me impressionou, tem duas molas, é macio (por ser feixe de molas), e pode até ser uma boa opção para nossos CJ's, estou pensando em implantar em meu Ferruge, pois já notei que deve ter muitas Blazer em ferro velho (hehehe) pois se não dosar o pé nas curvas já era... De forma a obter peças a custos relativamente baixos, o que vocês CJteiros tem a opinar sobre este sistema???
Pela especificação do manual, o peso admissível no eixo traseiro é de 1315 kg, ou seja totalmente admissível para uso no cj. Vejam as fotos em anexo da suspensão e do manual.
Já estava decidido a colocar a suspensão de Toyota mas depois de ver esta suspensão da blazer, confesso que estou em duvida...
hpnardino
20/04/2008, 16:24
E ai segue a referencia do manual
hpnardino
26/04/2008, 14:46
Estive hoje observando uma s10 e verifiquei que existe 3 molas e mais uma que funciona como limitador, achei interessante. Não tirei fotos porque estava sem a maquina.
Estou pensando de usar a suspensão trazeira da s10 na dianteira do CJ e a trazeira da blazer na trazeira do CJ. Alguem já usou este sistema????
umberto xxxrrr
26/04/2008, 14:57
Caso venham a se interessar tenho os referidos feixes e respectivos jumelos para venda.:concordo:
Já vendi um conjunto (4 feixes, oriundos de duas blazers portanto) para exatamente esta finalidade, infelizmente o comprador não deu retorno de suas impressões pós-instalação e o adquiriu posteriormente a ter visto outro (em Volta Redonda-RJ) já utilizando tal configuração.Também não comentou sobre o desempenho deste.:putz:
hpnardino
27/04/2008, 13:13
Umberto, vi o seu anuncio e já postei nele, seria interessante você localizar o cara que já instalou para postar as experiencias dele.
Eu tenho uma blazer e gostei, tenho um amigo com um S10 CD e também é muito boa a suspensão trazeira.
Gustavo de Olliveira
29/04/2008, 08:06
Amigos, instalei as molas da Blazer a dois meses no meu Cj5( obS NA TRASEIRA , POIS NA DIANTEIRA JÁ TINHA AS DE tOY) , tendo como parametro o fato de ser um jipe ... ficou muito bom.
Lá vai o esquema:
par de feixes ( o da Blazer são apenas duas molas )
suporte da largura das molas .
quatro parafusos originais deste feixe ( no caso quando comprei no ferro velho vieram os jumelos originais com seus devidos parafusos e aproveitei pra comprar mais dois , Obs não usei os jumelos que vieram)
No chassi do CJ medi a distancia do centro ( pino de centro) até onde daria no chassi o novo suporte pois as molas da Blazer são maiores , retirei o suporte fixo original e a principio aparafusei os novos suportes ( cerca de 15 cm para frente) .
As molas da Blazer não são centradas ou seja o pino de centro não fica exatamente no meio da mola , assim joga se a parte mais comprida para frente e a menor vai para a traseira , a parte que ficou para tras é cerca de 2,5 cm a mais que a original retirada , dessa forma não precisei mexer em nada do suporte traseiro , apenas peguei o jumelo ( que já era jumelo alto e inverti pois assim ele deu a largura exata tanto do suporte do Cj quanto da mola da Blazer.
Feito isso experimentei e gostei muito , dai levei pra soldar os suportes .
Ganhou muito em estabilidade , conforto , nunca mais (espero) vai entortar pra um dos lados , ganhou angulo de torção , pois as molas são maiores e são apenas duas .
Já fui viajar , já fiz trilha...
Aconselho
Po, bem legal...
Ia comprar um kit pra colocar em minha F75 mas agora to considerando...
Tem umas fotos?
Valeu
umberto xxxrrr
29/04/2008, 13:28
Únicas fotos que tenho são dos feixes da blazer montados no eixo (da própria):
http://img519.imageshack.us/img519/3150/dsc01205rc4.jpg
http://img98.imageshack.us/img98/624/dsc01206jm6.jpg
http://img98.imageshack.us/img98/4607/dsc01207vw3.jpg
cesarsouza
29/04/2008, 23:02
Será que para passeio e viagens ficaria bom ?
william artur pussi
30/04/2008, 09:31
Só não entendi porque tem que ser os feixes traseiros e não dianteiros, existe diferença ? AInda, tem que ser da Blazer ou S10 ?
Tem que ser o feixe traseiro por que não existe feixe dianteiro de S10/blazer...
Abs
umberto xxxrrr
30/04/2008, 09:55
E pelo que entendi existe (faz sentido) diferença (por causa da capacidade de carga?) entre os feixes da S-10 (devem ser mais brutos/duros ?) e os das Blazers .
Bom dia a todos,
Sei que o negocio aqui é Cj, mas ja que a conversa ta boa...
Eu tava pensando em adaptar esses feixes da blazes na traseira da minha F75 e toy na dianteira :pensativo:.
E ai, o que vcs acham? Sera que fica bom? Sera que eles trabalham bem na trilha (curso bom)? E o peso? Sera que aguentam a F?
Nao vou usar ela pra carregar nada pesado demais e o uso é misto.
Alguem sabe comprimentos desse feixe?
Pitacos sao muito bem vindos :concordo:
Valeu
[]
Nossa,é uma grande diferença entre os da s-10 e blazer!
Eu particularmente quando for colocar,pretendo usar os da S10!
Abs
Gustavo de Olliveira
30/04/2008, 23:33
Ae galera posso afirmar que no jipe o ideal são as da blazer , se colocar da s10 vai ficar muito dura a traseira. Já para rural e f75 acredito que as da s10 fiquem boas .
Obs s10 cabine simples , pois as s10 duplas utilizam feixes ainda mais reforcados.
Ao amigo PEXE a configuracão que vc esta pretendendo é a que eu tenho e acredite fica show tanto na cidade, pista e trilha
vou providenciar fotos da minha suspensão
Agora só falta as fotos da adaptação, mostra aí pra nós.:concordo:
Abraço.
Amigos, instalei as molas da Blazer a dois meses no meu Cj5( obS NA TRASEIRA , POIS NA DIANTEIRA JÁ TINHA AS DE tOY) , tendo como parametro o fato de ser um jipe ... ficou muito bom.
Lá vai o esquema:
par de feixes ( o da Blazer são apenas duas molas )
suporte da largura das molas .
quatro parafusos originais deste feixe ( no caso quando comprei no ferro velho vieram os jumelos originais com seus devidos parafusos e aproveitei pra comprar mais dois , Obs não usei os jumelos que vieram)
No chassi do CJ medi a distancia do centro ( pino de centro) até onde daria no chassi o novo suporte pois as molas da Blazer são maiores , retirei o suporte fixo original e a principio aparafusei os novos suportes ( cerca de 15 cm para frente) .
As molas da Blazer não são centradas ou seja o pino de centro não fica exatamente no meio da mola , assim joga se a parte mais comprida para frente e a menor vai para a traseira , a parte que ficou para tras é cerca de 2,5 cm a mais que a original retirada , dessa forma não precisei mexer em nada do suporte traseiro , apenas peguei o jumelo ( que já era jumelo alto e inverti pois assim ele deu a largura exata tanto do suporte do Cj quanto da mola da Blazer.
Feito isso experimentei e gostei muito , dai levei pra soldar os suportes .
Ganhou muito em estabilidade , conforto , nunca mais (espero) vai entortar pra um dos lados , ganhou angulo de torção , pois as molas são maiores e são apenas duas .
Já fui viajar , já fiz trilha...
Aconselho
hpnardino
01/05/2008, 09:03
Gustavo,
Mostra o jogo ai, que conjunto de força (motor+caixa+reduzida) você usa? Eu tenho um perkinho embaixo do capo, uns 320 kg, com uma clark 240F de F-600, tudo muito pesado, dai pensei em usar as de S10 na frente e de Blazer na trazeira, mas você deu uma outra configuração, as toy também usam motores a diesel pesados (mercedes) e na dianteira seria uma boa opção.
[]'s
Gustavo de Olliveira
01/05/2008, 10:13
Sds hpnardino, utilizo o motor ford ohc com caixa e reducão original. é bem leve...
Uma boa configuracão para vc sem dúvida são as molas de Toyota , utiliso 3 laminas acho que com 4 seu conjunto ficará bom, na traseira acredito que as de blazer fiquem boas , mas quando coloquei as de toy na dianteira a intencão era colocar (quando pudesswe)de toy na traseira tambem.
Não gasto muito pois eu mesmo faco o servico , além de fazer um pacote de tudo que vou precisar e comprar no desmanche ( depois de muito choro no preco )
fotos... desculpem a sujeira , é que meu jipe é de trilha.
lfdcjeep
01/05/2008, 10:32
Meu Irmao Tem Um 47 Com Feixe Da Blazer Por Fora E Pneu 35 Ficou Chou Pois O Jipe E Mt Alto Mas Como Os Feixes Sao Macios E Por Fora Do Chassis Tu Faz As Curvas Correndo O Jipe Chega A Encostar No Chao Mas Nao Capota Porem Tem Que Achar Alguem Que Mexa Com Suspensao Pois As Solta Nao Podem Ficar Desencontradas Senao Teras Dor De Cabeça
Gustavo de Olliveira
01/05/2008, 11:17
Meu Irmao Tem Um 47 Com Feixe Da Blazer Por Fora E Pneu 35 Ficou Chou Pois O Jipe E Mt Alto Mas Como Os Feixes Sao Macios E Por Fora Do Chassis Tu Faz As Curvas Correndo O Jipe Chega A Encostar No Chao Mas Nao Capota Porem Tem Que Achar Alguem Que Mexa Com Suspensao Pois As Solta Nao Podem Ficar Desencontradas Senao Teras Dor De Cabeça
???????????????
hpnardino
01/05/2008, 12:45
Gustavo, ficou blz, praticamente sem adaptaçõese se o desempenho ficou legal, fechou o caixa, vou usar estas mesas na trazeira do meu jeep. Só por curiosidade quanto pagou nas suas molas?
Gustavo de Olliveira
01/05/2008, 20:04
Depois de muito choro, 300,00 o par , mas o cara fez esse preco porque tenho certa amizade. o Preco normal é 400,00 . Neste preco vieram os jumelos que estavam ainda no lugar , seus respectivos parafusos ( muito importantes pois são especificados para suspensão e as porcas são autotravantes) , mais dois parafusos iguais que tirei de outro feixe para por no suporte da frente e os dois suportes que vc viu na foto , os suportes não são da blazer, procurei num monte a encontrei um par que dava a largura da mola, não sei do que é, tive de abrir um pouco a furacão por isso sei que eram de outro veiculo.
Um detalhe que esqueci... o suporte onde vão os grampos tem de ser alargado de acordo com a nova largura das molas , aproveitei o suporte original , soldei uma chapa de igual espessura e refurei (a solda deve ser feita com muita responsa por alguem que manje pois envolve seguranca ). Outra coisa as buchas do jumelo tambem tem que abrir um pouquinho pra passar o parafuso da Blaser . Na parte da frente , no suporte usei a propria bucha que veio na mola e estava nova.( Ficou original rsrsr)
Não mexi no cardã pois mantive a distancia original do eixo , para fazer isso é importante antes de meter a chave e arrancar as molas originais , colocar uma das molas da blaser já com seu devido suporte dianteiro ao lado da mola original observando a posicão do pino de centro o qual deve coincidir com o original , coloque um par de cavaletes que não tem erro,marcou a posicão do suporte , arranque tudo ou se freferir (acho que fica mais facil) faca um lado de cada ves deixando o outro pra segurar. Fure o suporte onde vai fixar no chassi ( dois furos ) marcou posicão ,furadeira no chassi e já terá o suporte no lugar , depois não pode esquecer de soldar senão ...
O suporte original é bravo de arrancar, ele é soldado e arrebitado com ferro , com cuidado usado uma policorte (daquelas pequenas), disco de cortar aco inox , oculos de protecão, uma talhadeira, uma marreta e disposicão dão jeito.
Acho que agora complementei o esquema de instalacão ...
Boa empreitada a quem se aventurar...
OBS Amigo hpnardino , esta citacão na mensagem de cima não é minha , na verdade não entendo o que o lfdcjeep quis dizer.
sds
umberto xxxrrr
01/05/2008, 20:07
Caramba, show de explicação Gustavo.
hpnardino
01/05/2008, 20:28
"OBS Amigo hpnardino , esta citacão na mensagem de cima não é minha , na verdade não entendo o que o lfdcjeep quis dizer.
sds"
OPS, respondi a mensagem errada, me desculpe, falha minha.
Valeu pela explicação, show de bola, vc tem fotos da suspensão trabalhando, por exemplo em erosões?
[]' animados a colocar uma dessas no Ferruge.
Gustavo de Olliveira
01/05/2008, 21:43
Não tenho mas posso providenciar na proxima trilha...quando tiver posto aqui.
Valeu gustavo, seguindo estas instruções e sua opinião sobre o beneficio que elas dão, acho que vou realizar esta adaptação também, pois pelo que deu pra notar o custo x beneficio é muito bom, se comparado com o custo das molas de toy.
Qual sua opinião, molas toy ou blazer??
Abraço.
cesarsouza
03/05/2008, 01:37
Quais são as principais vantagens de trocar as molas originais pelas da Blazer ?
umberto xxxrrr
03/05/2008, 14:18
Pelo que entendi, seriam:
Pelo maior tamanho elas geram uma espécie de possibilidade de "torção" que seria útil em terrenos acidentados(inclinações laterais).
Parecem ser mais "silenciosas" (principalmente as que já vem com um "isolamento" entre elas").
Tendência a permanecer com a angulação (sem precisar ficar arqueando) e sem "desigualar" por mais tempo.
Mas esperarei os mais versados no assunto se pronunciarem.
Gustavo de Olliveira
03/05/2008, 19:59
Chokito, tenho na dianteira as de Toy e na traseira as da Blaser ... acredito que o resultado final (na traseira) das duas é semelhante.
Já na dianteira para adaptar as da Blaser poderemos ter problemas pois, dependendo do peso do motor teremos de colocar mais molas , oque não é tão simples como no feixe de Toy.
Cesarsouza
As principais vantagens de instalar estas molas são ganho em conforto , estabilidade , torcão do eixo ( abre um pouco a mais que a original ) , fica em uma altura boa (vide foto la em cima ) , e acredito de não vai mais entortar para um dos lados como ocorria frequentemente e acontece com a maioria dos jipes.
Existe uma resalva para que usa motor muito forte e relacões mais pesadas , como são só duas molas , talves tenha de se colocar uma barra "amarrando" o eixo para evitar o axle rap , em outras palavras que o eixo tente girar sobre si mesmo e as molas não aguentem. No You Tube tem um video mas não sei o link , coloca -axle rap-, - eixo - que acho que dá. No meu jipe nfiz alguns teste e não será preciso instalar a barra.
sds
so acompanhando ... meus feixes tao indo pro saco, os da blazer sao uma boa pedida, ja q o preço eh mais em conta... resumindo, pra dianteria e pra traseira n tem q aumentar chassi nem nda , basta seguir o pino mestre, posicionar ele e depois prender ?
Gustavo de Olliveira
06/05/2008, 11:08
Olá Santoro , só posso informar sobre a instalação das molas de blaser na traseira pois eu mesmo fiz. Não precisa alongar o chassi , as molas não tem o pino de centro exatamente no meio da mola , dessa forma coloca-se a parte menor para trás , ela é cerca de 2,5 cm a mais que a original , então não precisa mexer nem no suporte, a parte que ficar prá frente é maior , então é só fixar o novo suporte onde der a distãncia ,já tem uma explicação mais completa nesse mesmo tópico .
sds
Sera que na dianteira aguenta um opalão 6 bocas?
To achando que é pouca mola pra muito motor
hpnardino
06/05/2008, 19:33
Sera que na dianteira aguenta um opalão 6 bocas?
To achando que é pouca mola pra muito motor
Olha não sei qual é o peso da dianteira de seu jeep, mas no manual a Blazer 2.4 que é a mais fraquinha admite até 1315 kg, se for a diesel 2.8 4x2 pode 1700kg, basta você pesar a frente e verificar qual lhe atende melhor.
umberto xxxrrr
07/05/2008, 01:12
Acho (totalmente intuitivo isto) que o peso de uma frente com um 4.1 não deve superar o peso da traseira da blazer + sua carga admissível.
Formulando melhor, acredito que o acréscimo(4.1 menos o original) de peso que o jeep sofre com o upgrade para 4.1 não supera a capacidade (por exemplo) da referida blazer carregar um motor deste (o peso) em sua "caçamba".
Pois é,
Agora a duvida aumentou...
Segundo o manual da Blazer/S10 postado aqui pelo hpnardino http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=118163&d=1208719418
a capacidade de carga praticamente nao varia entre os dois modelos, mas as molas são totalmente diferentes. As molas da S10 parecem relamente mais brutas e inclusive tem mais laminas. Será que os valores conferem mesmo?:pensativo:
To tentando baixar o catalogo da Aesa pre ver se tem alguma diferença de comprimento/largura/espessura mas ate agora nao consegui.
Algumem mais ficou confuso? Ou fui so eu mesmo?
Se alguem puder dar uma força eu agradeço
So pra explicar melhor eu tava pensando em colocar as 4 molas da Blazer na minha F75 com motor de opala 6 bocas ou Blazer na frente e s10 atras, ja que aparentemente é bem mais barato q os kits de Band disponiveis. Será que eu to viajando muito?
[]'s confusos e ainda sem molas
Outra coisa que eu pensei...
Será que alguem teria um catálogo ou manual com esses valores de carga pra Toy band?
Acho que ajudaria bastante
[]
umberto xxxrrr
08/05/2008, 14:19
Fonte: http://www.planetaoffroad.com/p07d.htm que por sua vez baseia-se na 4R de 1964
"DISTRIBUIÇÃO DE CARGA PELOS EIXOS
Descarregada, a viatura se apresenta com uma distribuição incidindo 54,4% sobre o eixo dianteiro. Com carga de 411 kg, o eixo dianteiro recebe 41,9% da distribuição. Graças ao balanço traseiro, enquanto o esforço do eixo dianteiro corresponde, com o veículo sem carga, a 824 kg, com carga de 411 kg ele é bastante aliviado, passando a corresponder esse esforço a 809 kg. A direção, inclusive, torna-se mais leve com carga. A distribuição equitativa de esforço entre os dois eixos se dará com carga aproximada de 150 kg, dependendo, contudo, de sua localização no interior do veículo. Uma distribuição muito boa, com a vantagem do peso da direção ser praticamente o mesmo em qualquer situação de emprego do jipe."
Uma duvida, como fica a instalaçao na dianteira ? o jumelo fica apontado pra frente ou pra tras ??
umberto xxxrrr
14/05/2008, 09:33
Acho que vai do "gosto" do freguês... Pelo que entendi na traseira o jumelo "de trás" vai no lugar original e o "da frente" vai ser colocado bem mais pra "frente" do que seria o original.
Por pura analogia, imagino que se possa fazer o "inverso" na dianteira, colocando no local original o "da frente" e reposicionando o "de trás". Tanto quanto mais afastados na fixação, mais "fechados"(próximas entre si as extremidades de baixo) ficarão os jumelos \-------/ (jumelo-mola-jumelo).
Se mais próximos na fixação, "abertos", (distantes entre si as extremidades de baixo) tenderão a "apontar" os da frente para a frente e os de trás para trás. /----\ (jumelo-mola-jumelo).
Desculpem o desenho tosco.
vlw ,umberto, tem alguma previsão de qndo vc vem aqui em vargem?
umberto xxxrrr
14/05/2008, 11:00
Semana que vem com certeza. Talvez segunda-feira.
blz, se for na segunda feira otimo, meu dia de folga no trabalho eh na segunda feira ! , so me avisar abraço
nos topicos q falam sobre a instalação desses feixe s, n vi nenhuma foto ou comentarios sobre a instalação desses feixes na dianteira, se era necessario alongar o chassi ou n , hj conversando com um moleiro, ele disse que seria necessario alongar o chassi em uns 10 cm na dianteira devido aos feixes da blazer serem maiores, se ele somente reposicionasse os feixes o centro de gravidade do carro mudaria por isso a necessidade de alongar. essa informação procede ? alguem teria alguma foto q possa me ajudar ? abrax
ngm ?? tem uns topicos antigos q tentei acesar, mas q foram perdidos na mudança do forum , teria como recuperar ?
Elmer_Jeep
20/05/2008, 11:27
Santoro, com certeza tem que alongar as extremidades na frente do chassi. No chassi que fiz pro Crocodillo apesar de estar com 104" de entreeixos deixei a frente exatamente com 10cm à mais que o chassi original pra poder utilizar feixes de mola de band trazeiros.
Uma dica importante no caso da adaptação de feixes da S10/blazer é medir nestes veículos a distancia entre os suportes no chassi, ou seja, com uma trena medir quantos cm tem do parafuso de fixação do feixe até o parafuso de fixação do jumelo. E daí manter essa distancia entre os suportes no chassi do Jeep.
Não tenho essas medidas da S10 mas pra vc ter uma idéia de comparação no feixe band dianteiro a distancia entre os suportes é de 107cm, já no trazeiro 127cm, diferença de 20cm e como o pino de centro é "no centro" ficam 10cm a mais pra cada lado(comparado com o dianteiro) por isso a necessidade de aumentar os 10cm na frente do chassi.
Espero ter ajudado
[]'s
elmer , pois eh isso q eu fiz, medi do pino central do feixe ate os suportes , como no feixe n eh centrado as medidas sao as seguintes, 70cm e 62 cm , na traseira vou colocar a parte menor pra tras e reposicionar a montanheira no chassi, a minha duvida eh na frente se posso fazer o msm procedimento colocar a menor pra frente e reposicionar a montanheira.. o moleiro falou q se eu fizer isso na frente mudaria o centro de gravidade do carro.. ele ta certo ? teoricamente n mudaria pois os eixos continuariam no msm lugar.
umberto , a medida q preciso e a q esta em vermelho, do centro do furo ate akela extremidade se puder ver pra mim agradeço , n tem complicação de fazer a montanheira .
dessiti de fazer no moleiro , o cara me cobrou 650 reais so pra fazer na traseira po ! fala serio, n eh tão dificil assim , o mais chato soltar a antiga. soldar eu soldo .
elmer ,t em uns topicos antigos falando sobre isso q foram perdidos , tem como recuperar ?
elmer , com foi feito esse alongamento ? tenho medo de fazer e apresentar problemas dps .. teria algumas fotos de como foi feito ? posso fazer isso no trabalho sem problemas, so precisava de uma referencia de como faze-lo ..
Sergio Rocha
20/05/2008, 11:50
fala Santoro
Verifique a atual distancia do pino central do seu feixe para a extremidade do jeep, e compare com o da Blaser. Se o da Blaser for maior, e vc somente modificar a montanheira, o teu eixo vai chegar pra frente, diminuindo o entre eixos do jeep.Nesse caso te aconselho a reposicionar a montanheira e tb o suporte do jumelo.
Tem que medir os dois feixes, qualquer modificação na posição do eixo vai implicar em outras coisas como cardan , e etc...
[]'
umberto xxxrrr
20/05/2008, 12:30
elmer , pois eh isso q eu fiz, medi do pino central do feixe ate os suportes , como no feixe n eh centrado as medidas sao as seguintes, 70cm e 62 cm , na traseira vou colocar a parte menor pra tras e reposicionar a montanheira no chassi, a minha duvida eh na frente se posso fazer o msm procedimento colocar a menor pra frente e reposicionar a montanheira.. o moleiro falou q se eu fizer isso na frente mudaria o centro de gravidade do carro.. ele ta certo ? teoricamente n mudaria pois os eixos continuariam no msm lugar.
umberto , a medida q preciso e a q esta em vermelho, do centro do furo ate akela extremidade se puder ver pra mim agradeço , n tem complicação de fazer a montanheira .
Vou medir para o amigo.:concordo:
Mudar centro de gravidade? Pode ser... Acho que sempre que se mexe em algo (altura, peso...) do carro altera. O que não necessariamente é "para pior" ou de forma relevante.
Mas confesso não ter entendido o que o "seu" moleiro quer fazer...:pensativo:
gustavo, comforme te falei via mp, a montanheira estou botando em anexo o desenho q fiz, precisava saber se bate mais ou menos com a sua .. e a q estou usando como referencia .. segue o desenho dos jumelos q eu fiz tb, tomando como base os seus . se alguem tiver algum comentario a respeito dos desenhos por favor fale .
umberto xxxrrr
26/05/2008, 11:27
Grande Santoro,
Medida do exato ponto de intersecção das linhas preta e vermelha deu 3,7 cm (partindo do centro do parafuso/orifício).
Mas na sua foto este ponto ficou "acima" do rebaixo circular. Na minha medida este rebaixo está 0,1 cm mais acima (3,8 cm portanto do centro do parafuso).
Ah, retirei os parafusos de fixação do feixe de outra blazer aqui. Caso os queira me avise que levo para vc (ou vai usar de outro tamanho/tipo?)
[] com paquímetro.
fala umberto blz , po , se puder me trazer os parafusoa agradeço , me poupa tempo, ja q utilizaria o msm parafuros ... fica mais facil hehehe , veja um dia q vier por aki q eu pego ctg, vlw pela medida era mais ou menos isso q estava imaginando .
Gustavo de Olliveira
26/05/2008, 18:17
Santoro, a medida da montanheira , não precisa ser exatamente igual a que eu coloquei , basta que a mola caiba na altura e largura , nao se esqueça de fazer os furos que servirao de primeira fixaçao ao chassi). Os jumelos 'sao apenas um pouco maiores que os originais , qualquer loja de 4x4 tem , o detalhe é que eu já usava buchas de acrilico ( made in eu mesmo ) e apenas tive de abrir a furação interna para passar os parafusos que aprovetei da blazer.
Po eu ja tinha desistido, mas o negócio aqui ta ficando bom então eu vou mais uma vez bater na mesma tecla. Será que fica bom numa f75?
Desculpa a insistencia, mas esse negocio das molas ta me tirando o sono. O Kit de Toy é um absurdo.
Valeu
[]
umberto xxxrrr
28/05/2008, 17:15
Pois é Pexe...
Bem, estamos todos "teorizando", mas pensamos que a mola suporta na traseira da Blazer o peso desta (traseira) e mais a sua hipotética carga admissível.
Entretanto, já há quem queira testar a aquisição de três pares aqui e usar o terceiro para retirada da "segunda mola" para reforço do conjunto que fosse usado na dianteira,
Só para esquentar a fervura: De Blazer, 1 conjunto (par) 350 ; 2 por 650 ; 3 por 900 ?
E se feito isto, poderia-se sem alterar a adaptação "voltar" para duas molas "só" na dianteira se ficar demasiaso duro? Ou por outra, colocar só dois conjuntos mesmo e se ficar "mole" fazer o "reforço" com o terceiro?
Fica para os experts no assunto, já que só sei (e mal) tirar medidas.
umberto, viu pra mim akele lance da instalação do feixe na dianteira ? vc ficou de ver com um conhecido seu q fez essa instalação.. te mandei uma mp tb , pra ve se vc pode quebrar meu galho rs. abraços.
umberto xxxrrr
29/05/2008, 09:46
Grande Santoro, respondi sua MP, vê lá. Espero que ajude.
Rafael Aureliano de Alenc
01/06/2008, 20:13
:palmas:Umberto, boa noite.
:palmas:Gostei da sua explicação, estou propenso a trocar os feixes do meu cj, acho que vou colocar os da blazer atras, e os da S10 na frente, agora preciso achar alguém que faça este serviço em São Paulo (capital)ou no Rio de Janeiro (Niteroi São Gonçalo), se vc tiver alguma dica te agradeço.
É claro que tenha um preço camarada.:concordo: Valeu !!!
umberto xxxrrr
02/06/2008, 18:49
Obrigado Rafael.
Bem, sobre os preços, chegamos em R$350 por um par de feixes de Blazer. De S-10 não tenho, mas surgiu a idéia de usar os de Blazer na dianteira refprçando-os (mas assim gasta "mais um par" nesta operação). Neste caso faço/faria os três pares por R$900,00. Lembro que a procedência das mesmas é idônea.
Não tenho , à priori, um a indicação de um moleiro, mas tenho certeza que logo surgirão outros amigos aqui que o dirão para estas áreas solicitadas.
Um abração.
Apos um tempo vamos la , as fotos da instalação das molas da blazer no cj , instalei esse fds em casa msm .
Elmer_Jeep
23/11/2008, 18:35
Santoro, só duas laminas não ficou dando muito axle wrap ai ?
Qual a distancia entre os suportes (fixo e o do jumelo) de centro à centro ?
[]'s
elmer , até agora não .. lembrando que a blazer normalmente usa motor 4.3, so que é tração dianteira ne , algumas 4x4, mas observando o jeep se deslocando, não notei nda não , elmer a distancia tenho que verificar . não lembro de cabeça, mas o suporte traseiro, os dos jumelos , manteve o original,, o suporte fixo , deslocou cerca de 5 cm do suporte original, eu resolvi não arrancar o suporte original, bom , na verdade cortei as abas , achei que perderia menos tempo e provocaria menos dados ao chass . Os jumelos com o carro no alto estão a 90 grau, com o carro no chão 45 , Amanha posso conferir essa medida exata pra vc .Sei que ficou mto bom ! não vejo a hora de trocar os dianteiros tb , so que ai terei que alongar um pouco o chassi .
Gustavo de Olliveira
24/11/2008, 08:30
Olá Santoro , "oi eu aqui traveis". Bom eu uso os feixes da Blaser a mais de um ano e até agora só alegria , lembrando que toda Blaser é tração traseira , e que existem versões que utilizam duas laminas e outra que utilizam 3 ou 4 laminas ( não tenho certeza).
Vi as fotos , ficou parecido com o meu .
Quanto ao axle wrap , utilizando o power train original ( motor OHC ) e pneus 33" não tive problemas. Estou pensando em deixar o motor mais nervoso , depois terei de fazer novos testes pra ver se instalarei uma barra pra evitar o giro do eixo .
hj fui levar meu cj em uma oficina la em osasco..chamada c.j. check-up
www.cjcheckup.com.br
e o dono..chamado Srº.Jair,tem ha muito tempo um willys!e ele comentou que a pouco tempo colocou os feixes de mola da blazer na traseira...
o jipe dele estava lá..eu dei uma olhada e tava com duas laminas em cada feixe..ficou muito legal,ao balancar o jeep eu ja senti que ficou outra coisa!!!.
estava com amortecedores originais,feixes de molas da blazer atras,e os originais na frente..
segundo ele ficou muito confortavél o jipe...e o melhor....
É BARATO:-D:-D:-D...RSRSRSRS
ele disse que pagou 150 o conjunto!!!
nao vou pensar duas vezes...vou colocar..mas nao agora..pois eu neste sabado estarei indo para ilhabela-castelhanos..vou viajar:pipoca::pipoca:....
mas logo quando voltar..vou comprar os dois de tras da blazer e mais pra frente 2 da frente da band!!!
ah,importante..ele falou que o jeep fica macio..mas quem quiser o jeep mais firme..é so colocar + uma lamina da S-10!!!
vamo ver no que que da né!!!
vlw pessoal!!
assim que fizer a adaptaçao..posto fotos...E COMENTARIOS..rsrsrs
até +........
Flavio Miranda
10/12/2008, 23:29
Haron,
Sobre o "Seu" Jair, foi ele que, junto com o Farias do Clube da Camper, desenvolveu a flange para acoplar o motor 4.1 do Opala no powertrain da Hilux.
Tive a felicidade de ter uma Camper com essa configuração e garanto que é MUITO BOM o resultado.
O Sr. Jair é muito meticuloso, sério e organizado.
Ele te diz exatamente o que vai fazer no jeep e o quanto vai custar.
Quando comprei a Camper, pensei em colocar motor diesel. Ele fez isso na Camper dele há muuuito tempo. Ficou + de 1 hora me explicando os detalhes e mostrando AO VIVO como ficaria.
Prá completar... por acaso viu algum PUMA na oficina ?!
Pois bem. Ele RESTAURA PUMAS e ainda melhora alguns 'detalhes'...!
Pede prá ele te contar a historia do Puma vermelho do portugues que ele entregou no ano passado...
Se quiser que ele monte um PUMA ZERO KM ano 2009, sendo um modelo inédito no Brasil, ele tem ... pergunta prá ele....
Eu vou começar a mexer no meu CJ para aprender mesmo, mas as coisas dificeis devo levar prá ele resolver.
[ ] s.
é..tem uma puma amarela lá sim..ele é muito gente boa..vou me informar desta histoia com ele..ele ate conhece o antigo dono do meu jipe,o Reginaldo...eeta!rsrs
outra..flavio...sei que podem tirar sarro da minha pergunta mas eu gostaria muito de saber..como faz para mudar para expert?
vlw
elmer , até agora não .. lembrando que a blazer normalmente usa motor 4.3, so que é tração dianteira ne , algumas 4x4...
Santoro, tudo bem?
Qual veículo que tem tração dianteira?Blazer e S10 são todas traseiras....
Abraço
Alguém já usou na dianteira da rural com o Gm 4100?
Se guentasse legal o peso, seria ideal pela maciez...e tem mas o câmbio auto que é pesado pacas!!!
Abs
Flavio Miranda
11/12/2008, 02:13
Haron,
Esquece esse negocio de Mirim, Expert etc... isso é apenas 1 indicador de qtas msgs vc já postou aqui no Forum. Não mede o conhecimento de niguem.
Importante é justamente aprender com quem já fez e dar as suas sugestoes.
[ ]s
Alguém já usou na dianteira da rural com o Gm 4100?
Se guentasse legal o peso, seria ideal pela maciez...e tem mas o câmbio auto que é pesado pacas!!!
Abs
Zepi, daria pra usar sem problemas , apenas procure pelo feixe com 4 laminas, ou o de 3 dependendo do peso . esse que eu usei na traseira são 2 laminas .
Salve! Encomendei um par de molas da S-10 de um ferro velho daqui, para a minha F-75 e o cara ficou de tirar, pois esta numa rural montada em cima do chassi da S-10(me deu vontade de comprar o chassi inteiro!) e vai me cobrar R$ 6,00 o Kg. Não tenho ideia do que deve pesar um feixe de mola da S-10, será que não vai ficar muito caro?:pensativo:
Se alguem tiver alguma ideia do peso do feixe me avise, valeu!!:-P
umberto xxxrrr
04/04/2009, 08:03
Salve! Encomendei um par de molas da S-10 de um ferro velho daqui, para a minha F-75 e o cara ficou de tirar, pois esta numa rural montada em cima do chassi da S-10(me deu vontade de comprar o chassi inteiro!) e vai me cobrar R$ 6,00 o Kg. Não tenho ideia do que deve pesar um feixe de mola da S-10, será que não vai ficar muito caro?:pensativo:
Se alguem tiver alguma ideia do peso do feixe me avise, valeu!!:-P
Eu IMAGINO que deve pesar uns 25 kg cada conjunto.
Se der 50 kg, a 6 reais o quilo, fica o preço que vendo os meus, mas só de vc pegar sem frete aí, já compensou.:concordo:
Valeu Humberto! E ainda tem aquele velho chorinho na hora do acerto né, rsrsrs
Me tranquilizei, pois um mano meu aqui me disse que pesava mais de 50 kg cada feixe, aí me arrepiei...Segunda vou pegar e começar a trocar os originais por estes, são de 3 molas em cada feixe, tenho visto comentários aqui no forum que vale a pena, a F-75 fica mais firme e confortável tbem. Abraço amigo
umberto xxxrrr
06/04/2009, 09:17
Por nada.
Abração.
Mazaropi-RJ
06/04/2009, 12:09
Umberto : Vc tem algum par de eixo traseiro em bom estado para vender ? Devo ir a Vassouras ( Aí perto ) semana q vem e conforme for ( $$$ ) dou uma passada aí e já levo... Abç.
umberto xxxrrr
06/04/2009, 12:20
Umberto : Vc tem algum par de eixo traseiro em bom estado para vender ? Devo ir a Vassouras ( Aí perto ) semana q vem e conforme for ( $$$ ) dou uma passada aí e já levo... Abç.
Eixos traseiros mesmo? Tenho sim. Dois eixos com freios(a tambor) saem 2500 (1500 cada um normalmente). Se forem SEM freios saem 2000 (1200 normalmente). Não estão incluídos os feixes de mola(só esclarecendo ok?).
Porém, se estivermos falando de feixe de molas (é que fiquei confuso por ser este o assunto do tópico), saem por 350 o par e 600 por dois pares.(com grampos, jumelos...):concordo:
Se interessar tem que me dar um aviso para eu providenciar a desmontagem (as blazers estão num sítio, o acesso não é rapido, tenho que providenciar de véspera pelo menos).
Abração.
RODRIGO TOMITÃO
06/04/2009, 12:28
o feixe de mola da blaser na traseira no javali deve ficar bom tambem como nos cjs, qual o comprimento dessa mola?
sera que da o mesmo curso de suspensão da mola traseira de band que tem 1,3 m:concordo:
RODRIGO TOMITÃO
06/04/2009, 12:30
OPA:oops:
BLAZER:concordo:
Mazaropi-RJ
06/04/2009, 12:31
Umberto, me atrapalhei. quis dizer Feixe ( Traseiro ) e não eixo... devo ir a Vassouras na segunda feira próxima ( Dia 13 ). me mandaria seu tel via MP para combinarmos direitinho ? Vc conhece alguem na região q faça essa instalação ( Bem feita ) ? Meu jeep está em paty e pretendo terminar a reforma em Niterói. Se já levasse com os feixes montados por um Expert aí da area, seria melhor ainda... menos uma dor de cabeça... Abçs.
umberto xxxrrr
06/04/2009, 12:36
Umberto, me atrapalhei. quis dizer Feixe ( Traseiro ) e não eixo... devo ir a Vassouras na segunda feira próxima ( Dia 13 ). me mandaria seu tel via MP para combinarmos direitinho ? Vc conhece alguem na região q faça essa instalação ( Bem feita ) ? Meu jeep está em paty e pretendo terminar a reforma em Niterói. Se já levasse com os feixes montados por um Expert aí da area, seria melhor ainda... menos uma dor de cabeça... Abçs.
Ok, vamos lá:
Meu telefone é 9924-2608.
MSN (on-line 90% do tempo entre 8h e 18h): umberto.xxxrrr@hotmail.com (também é o endereço de e-mail que uso mesmo)
Se vc avisar(pode ser por aqui ou qualquer dos contatos) eu tiro e deixo aqui em casa (caminho para Vassouras) para vc.:concordo:
Não tenho ninguém para indicar por aqui infelizmente.:oops:
inaciocm
07/04/2009, 23:40
de um tempo p cá sempe venho notando os feixes de mola da s10. são poucos e sao feitos para levarem uma quantidade significative de peso.
e pensava: será que existe algum kit de suspa da s10 para adaptar em CJ, assim com os da Band? será que essa adaptação seria possível?
e olha os cara: montando tudo em casa!!! que nen eu!!!:dance:
hauehauehauheuae:-D:-D:-D
isso sim é gostar de jeep: nao dexa ngn por a mão!!!
já estou comprando peças para minha grande reforma ano que vem, e estava na minha lista um kit completo da Band. Devido ao seu alto custo(nen parece que vende tanto assim:evil:), me interessei por essa nova "adaptação"... rsrsrsrs
quanto ao sistema na dianteira, seria melhor usar os feixes da Band ou manter os meus originais??? ou troca-los por novos, originais???
lembrando: irei instalar uma direção mecânica do santana, portanto, não sei qual das suspa ficaria melhor!!!:pensativo:
Mazaropi-RJ
08/04/2009, 13:01
Umberto... Seu estabelecimento fica a que distancia daquele cruzamento ( Muito perigoso por sinal ) que tem logo após Japeri ? É que andei olhando no mapa e vi que fica meio longe de Vassouras... Seria o caso de ao subir para Paty eu dar uma passada aí. Abç.
umberto xxxrrr
08/04/2009, 13:12
Umberto... Seu estabelecimento fica a que distancia daquele cruzamento ( Muito perigoso por sinal ) que tem logo após Japeri ? É que andei olhando no mapa e vi que fica meio longe de Vassouras... Seria o caso de ao subir para Paty eu dar uma passada aí. Abç.
Grande amigo, fico em Paracambi (residência no centro mesmo), mas acho que vc está fazendo uma pequena confusão entre os trajetos:
1- Vc para ir para Vassouras passa por dentro de Japeri? Tipo sai da Dutra antes do pedágio, passa por dentro de Japeri, cruza a linha do trem e depois pega a estradinha para Paracambi para depois seguir para Mendes-Vassouras? Trecho (muito) mais perigoso do que o a seguir (só seria justificável para economizar o pedágio).
2- Se vc para ir para Vassouras, passar pelo pedágio e pegar a saída da Dutra para Paracambi (é depois do posto BR onde tem o Bob´s), depois segue por Mendes vai ganhar tempo e segurança. ;-)
Se usar o trajeto "1" vai passar em frente a minha rua (antes de passar pelo único sinal de trânsito de Paracambi).
Se usar o trajeto "2" vai dobrar (já no centro de Paracambi) à direita no sinal para entrar na minha rua.
Mas de um modo ou de outro é só me ligar no celular que te recebo onde estiver na cidade e te guio. Ok?
megadeth
08/04/2009, 16:00
é..tem uma puma amarela lá sim..ele é muito gente boa..vou me informar desta histoia com ele..ele ate conhece o antigo dono do meu jipe,o Reginaldo...eeta!rsrs
vlw
O Jair é um cara bacana.
Quando morava em OZ, era só ele quem mexia no Gema. Inclusive adaptou o GM151 na viatura com muita destreza. Ele é o pai do user Rodrigo CBT, daqui do fórum. Cara super bacana tb. O CJ deles, o Recruta, é sensacional, dispensa comentários.
Por sorte, encontrei outro mecânico honesto e bacana, que é o Mauro da Superbreak, e tem a oficina perto de casa.
Quanto ao tópico, estou analisando ainda... mas que é uma boa oportunidade de economizar umas latas e ainda ganhar estabilidade... ah isso é!
[]s
Caio
Estou com a ideia de colocar um kit da blazer no meu CJ (é o proximo passo, pois o valor é interessante).
Estive conversando com o Santoro a respeito de montar o kit na traseira e na dianteira tbm, porem sem alongar o chassis.
Em relacao a instalacao na traseira parece que nao ha segredos, porem na dianteira a ideia é o seguinte:
Colocar o lado mais curto da mola para frente e fazer um novo suporte para tras. O que o pessoal mais experiente acha? Sera que existe o risco da frente ficar mais alta que a traseira?
inaciocm
08/04/2009, 21:14
tbm estava pensando nisso agora...
tipo, o meu feixe é dianteiro é original, com os jumelos na parte detrás.
se der certo o esquema ai que vc citou, será que daria para manter os jumelos nos lugares originais, apenas reposicionando-os????:pensativo:
nao queria passar eles para frente nao...
alem du mais, ficaria mais barato!!!:pipoca::concordo:
manter os jumelos da dianteria no lugar n tem como , os originais são presos direto no chassi, em furos passantes, pra colocar o feixa na dianteria, vc teria q refazer esse suporte .
Gustavo de Olliveira
10/04/2009, 10:25
Ola' galera, ... e ai Santoro beleza ??
Seguinte, a adaptacao na dianteira do jipe eu nao fiz pois antes de colocar as molas da blazer na traseira , ja'' tinha colocado as da toy na dianteira , e estao muito boas.
Masss nao tem segredo, da mesma maneira que se coloca na traseira , coloca se na dianteira , tem que fazer um suporte novo na frente , na mesma posicao do original , so' que mais largo , onde der na parte de tras da mola , vc faz o suporte para o jumelo ( mole, mole ) , quanto a posicao do pino de centro ?????????
E so' refurar a mola pro eixo ficar na posicao original ... se der diferenca no angulo de caster ( nao sei se da porque nao fiz essa adaptacao , e so colocar um a cunha do caminhao mercedes ( prontinha e barata ) . ja' era..........
rodrigocbt
29/09/2009, 16:34
Pessoal, apesar de esse tópico estar no ar a muito tempo, e já terem até citado meu jipe por aí, só agora vou contribuir, pq como só agora acabamos a reforma e começamos a destruição do recruta nas trilhas então hj posso opinar e dizer q essa suspa fica show de bola pro CJ-5, minha config está original na frente com blazer atrás e amortecedores de band.... no asfalto é muito superior ao feixe de band dos carros dos clientes que ando as vezes, na trilha se mostraram confiáveis tbm...
O esquema pra montagem é simples e o feixe mais barato até q os originais, então , acho uma solução BBB .. quem quiser ver mais algumas fotos da montagem, joguei lá no blog http://cjcheckup.blogspot.com/ , como são da reforma ficou didático pq não tinha a carroceria em cima....
abraços
Rodrigo
umberto xxxrrr
29/09/2009, 16:49
Belo relato e blog.
Abraço.
Mauro B.
29/09/2009, 19:56
Alguém tem algum relato a respeito da utilização desses feixes de Blazer/S10 em jipes em configuração SPOA? A razão da minha pergunta é que com SPOA os feixes são mais solicitados em acelerações e frenagens do que na configuração SPUA, e meu medo é que eles possam se torcer (aproximar-se do formato 'S') nessas situações.
[]'s
Mauro
p.peleje
14/12/2009, 15:49
Alguém ai sabe sobre o feixe da S10 (blazer é muito comprida) na dianteira do CJ5. Alguém testou? rodando? Sei que na traseira os da balzer ficam show.
Abs
Peleje
Mauro B.
14/12/2009, 19:17
Peleje, é o feixe da S10 que é mais comprido, o da Blazer é mais curto. Abaixo as dimensões entre olhais (e entre cada olhal ao furo "central"):
S10: 1372 mm (660+712)
Blazer: 1323 mm (622+701)
As dimensões são com o feixe plano (não-arqueado).
[]'s
p.peleje
14/12/2009, 19:42
Peleje, é o feixe da S10 que é mais comprido, o da Blazer é mais curto. Abaixo as dimensões entre olhais (e entre cada olhal ao furo "central"):
S10: 1372 mm (660+712)
Blazer: 1323 mm (622+701)
As dimensões são com o feixe plano (não-arqueado).
[]'s
Valeu Mauro, qto tempo heim.
Obrigado pelas infos, porém isso dificulta um pouco a possibilidade de colocar na frente do CJ.
[]s
Peleje
p.peleje
18/12/2009, 13:15
Para enriquecer um pouco mais o tópico, não que seja algo de outro mundo, mas já ajuda, segue link do catalogo fabrini inteiro:
http://www.rassini-nhk.com.br/catalnhk.htm
Abs
Peleje
p.peleje
18/12/2009, 16:35
Tô pensando em instalar o feixe da blazer na dianteita do CJ5, pois os feixes dianteiros estão ruins e o chassi tb precisa de um talento na dianteira, mantendo o feixe original na traseira, que está praticamente novo e tb n perderia os revolvers que já estão lá.
Ai qdo os traseiros tb começarem a ficar ruins tb troco por outros de blazer tb.
Medidas:
Blazer 622x701
CJ5 504x504 (dianteiro)
CJ5 585x585 (traseiro)
Ou seja pra n diminuir o entreixos do cj5 teria que alongar 118mm o chassi na frente. Tô pensando em aproveitar e já alongar 200mm, pq ai tb já aumentaria o entreixos em 82mm, pouco mais de 3".
O que acham?
Abs
Peleje
Peleje e se voce refurar as molas reposicionando o eixo e colocando uma cunha para nao perder o caster? Ou ao inves da cunha apenas rotacionar as sapatas?
Eu tenho ideia de usar esse feixe futuramente e pretendo partir para essa configuracao pois o jogo de molas de blazer tem um preco muito interessante.
p.peleje
18/12/2009, 16:53
Apenas um desenho, pra ilustrar o que disse acima.
Sem escala.
Se errei em algo me corrijam.
[]s
Peleje
p.peleje
18/12/2009, 16:56
Peleje e se voce refurar as molas reposicionando o eixo e colocando uma cunha para nao perder o caster? Ou ao inves da cunha apenas rotacionar as sapatas?
Eu tenho ideia de usar esse feixe futuramente e pretendo partir para essa configuracao pois o jogo de molas de blazer tem um preco muito interessante.
Sei lá, não gosto muita da idéia de refurar, acho que pode enfraquecer, li em algum tópico o depoimento de alguém dizendo que quebrou bem no furo.
e se aumentar o chassi creio que que n altere o caster.
Valeu por contribuir
[]s
p.peleje
25/03/2010, 13:22
Relembrando o assunto.
Coloquei os feixes (2 lâminas parabólicas) da blazer, na dianteira, foi alongado 12 cm pro feixe porém colocamos mais 4 cm pro parachoque, ou seja 16 cm.
Foi usado os jumelos originais da blazer.
Na frente foi feito suporte fixo, o jumelo ficou pra trás, embuchamos a bucha da blazer no chassi do cj. Ou seja ficou no esquema original do CJ.
Resultado:
• Caster ficou perfeito, com mesma angulação original do CJ
• Direção bem mais firme
• Percebi que a suspensão ficou mais macia, onde passava em buracos seguidos ele ficava pulando, agora vc sente os buracos, porém sem deixar o jeep quicando e um pouco mais macio. Qdo é um único "buraco" vc mal sente alguma coisa.
Abs e boa sorte para os próximos.
maravilha peleje, muito agradecido pelo relato!!!
dgalatto
01/04/2010, 11:31
peleje, tens com colocar umas fotos ai do serviço? to pensando em mudar o do meu tbem pois acredito que vou colocar um motorzinho nele (4.9i) e queria ver como fica, além do já tradicional feixe de toyota.
vlw!
Relembrando o assunto.
Coloquei os feixes (2 lâminas parabólicas) da blazer, na dianteira, foi alongado 12 cm pro feixe porém colocamos mais 4 cm pro parachoque, ou seja 16 cm.
Foi usado os jumelos originais da blazer.
Na frente foi feito suporte fixo, o jumelo ficou pra trás, embuchamos a bucha da blazer no chassi do cj. Ou seja ficou no esquema original do CJ.
Resultado:
• Caster ficou perfeito, com mesma angulação original do CJ
• Direção bem mais firme
• Percebi que a suspensão ficou mais macia, onde passava em buracos seguidos ele ficava pulando, agora vc sente os buracos, porém sem deixar o jeep quicando e um pouco mais macio. Qdo é um único "buraco" vc mal sente alguma coisa.
Abs e boa sorte para os próximos.
Pelege , estou aguardando tambem umas fotos,tenho molas da blazer na trazeira
ficou muito bom,eu mesmo fiz o serviço não sou mecanico apenas curioso , so estou em duvida no que tange aumentar o chassi, tem que por um reforço por baixo ou so o fato de soldar resolve, sabe-se que no local da solda normalmente voce altera a resistencia da chapa, sabendo-se que o suporte recebe os impactos da mola, e todo o peso, não corre o risco de trincas ,fico agradecido pela atençãõ.
Gustavo de Olliveira
05/04/2010, 08:21
Ola pessoal .
Já tinha as da Blazer na traseira a uns 3 anos e toy na dianteira , agora retirei as toy e coloquei da s10 na frente , não alonguei o chassis , refurei a mola pro eixo ficar no lugar original e coloquei uma cunha, na verdade precisa colocar duas cunhas de cada lado pra dar o angulo. ficou beleza.
Pergunto aos mais entendidos
Para instalar feixe da blazer preciso fazer novos suportes para a mola e grampos. Gostaria de saber qual material usar...
Tem que ser aço 1020?
No aguardo
Obrigado
Claudio Almeida Machado
24/04/2010, 22:28
Manda umas fotos desta adptação. fica bem melhor que molas da toy?
p.peleje
26/04/2010, 13:23
Pessoal, vou ficar devendo as fotos por problemas pessoais.
Se servir o meu relato, só posso dizer que vale o investimento. Fica bem mais estável e um pouco mais confortável. Porém não é nada de outro mundo.
Se tiver como alongar chassi é melhor do que ficar refurando as lâminas.
Usei os feixes da blazer acima de 2000, que são apenas 2 lâminas parabólicas, pois meu jeep é bem leve. Não sei se pra jeep "pesadão" teria que ser as de 4 laminas.
Foram feitos suportes fixos e onde fica o jumelo, foi embuchado dentro do chassi, igual no CJ original.
Quem instalou pra mim foi o Magoo aqui do fórum.
Abs e boa sorte a todos
Mauricio Rotta
26/04/2010, 14:43
Legal galera, tava precisando ouvir isso de alguem.
Eu vou modificar minha suspa e quero colocar as parabólicas da S10/Blazer também, agora as perguntas, por favor respondam quem tem experiencia efetiva, dispenso os achômetros:
1) Posso montar essas molas com eixo em posição original ou é necessaria a realização de SPOA?
2) Existe alguma referencia a ano/modelo de S10 ou Blazer ou é tudo igual?
Sem achometro, e direto...
Neste mesmo topico suas pesquisas sao respondidas...
uma dica é combinar o que está aqui com http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php
[]´s
p.peleje
26/04/2010, 15:08
Legal galera, tava precisando ouvir isso de alguem.
Eu vou modificar minha suspa e quero colocar as parabólicas da S10/Blazer também, agora as perguntas, por favor respondam quem tem experiencia efetiva, dispenso os achômetros:
1) Posso montar essas molas com eixo em posição original ou é necessaria a realização de SPOA?
2) Existe alguma referencia a ano/modelo de S10 ou Blazer ou é tudo igual?
O meu está montado com spua (igual original cj5)
tô com a tabela com as especificações originais mas n consigo anexar.
p.peleje
26/04/2010, 16:26
tô mandando os arquivos pro email do fendrich pra ele tentar postar aqui.
abs
fendrich
26/04/2010, 16:34
Imagens do Peleje...
Peleje, converti as imagens de PNG pra JPG...
p.peleje
26/04/2010, 16:49
Imagens do Peleje...
Peleje, converti as imagens de PNG pra JPG...
beleza, agora a galera já sabe medidas e td mais.
Ismael Montes Sousa
06/04/2013, 23:29
Sds hpnardino, utilizo o motor ford ohc com caixa e reducão original. é bem leve...
Uma boa configuracão para vc sem dúvida são as molas de Toyota , utiliso 3 laminas acho que com 4 seu conjunto ficará bom, na traseira acredito que as de blazer fiquem boas , mas quando coloquei as de toy na dianteira a intencão era colocar (quando pudesswe)de toy na traseira tambem.
Não gasto muito pois eu mesmo faco o servico , além de fazer um pacote de tudo que vou precisar e comprar no desmanche ( depois de muito choro no preco )
fotos... desculpem a sujeira , é que meu jipe é de trilha.
Amigo eu tinha conversado com vc lá nas adaptações para F75, a minha é para passeio necessito de muito conforto tanto que depois pretendo colokar o falcon 4.9i argentino, intão a minha f75 esta com os amortecedores originais travados pretendo comprar uns rancho de 9 regulagens, por enquanto estou com um motor Ford 3000 (Maverick 6cil) vou tentar adaptar esses feixes da blazer mesmo os grampos utilizo original da blazer ou da f75? valew
Garruchos
07/08/2014, 12:36
Ola pessoal .
Já tinha as da Blazer na traseira a uns 3 anos e toy na dianteira , agora retirei as toy e coloquei da s10 na frente , não alonguei o chassis , refurei a mola pro eixo ficar no lugar original e coloquei uma cunha, na verdade precisa colocar duas cunhas de cada lado pra dar o angulo. ficou beleza.
Gustavo, a uns 2 anos atrás lí em algum tópico que os feixes da S10 ficaria bom na dianteira do CJ5, saí em um desmanche e comprei. Porem como eu era novo no ramo de jeeps eu fiquei com receio de instalar por achar muito parrudo é muito espeça as lâminas da S10 ano 97 cabine simples 2.5.
Você relatou que instalou, queria saber se vale a pena ou vendo e compro outro.
Cj5 com motor 4cc opala, no futuro coloco um a diesel.
kaiser64
07/08/2014, 16:15
Será que fica melhor que molas da Toy?
Amigo, os suportes das molas da Toy servem na mola da Blazer?
lausni souza
15/06/2015, 18:45
ola pessoal vou adaptar as feixe de molas da blazer trazeira na minha 75 na dianteira sera que o suporte vai precisar trocar alquem ja fez este procedimento
antonio umino
15/06/2015, 19:03
Colocar o feixe de molas da S 10.... Vai trocar 6 por meia duzia.
Se quer deixar mais macia... retira molas do feixe original.....
O tamanho das molas é quase igual.... a diferença é que o da Blazer tem menos folhas de molas.
Como a F 75 ou Pickup. é para carga, ela tem uma parte das molas que funciona como se fosse um contra feixe.....
Modificar por modificar.........vai ter o trabalho de adaptar o feixe da S 10........ que por fim vai fazer o mesmo efeito.
Abraços.
antonio umino
15/06/2015, 22:46
No post acima.....
Só agora é que percebi... não é no eixo trazeiro a adaptação do feixe da blazer. e sim na dianteira.
Penso que a mola trazeira da blaizer na dianteira da Pickup é muito longa...comparada com a original da Pickup, vai ter que aumentar muito o chassis, para poder colocar o feixe da s10 ou blazer...é muito longa ....
abraços..
squinzani
16/06/2015, 09:37
Apos um tempo vamos la , as fotos da instalação das molas da blazer no cj , instalei esse fds em casa msm .
504626504627504628504629
Santoro fez essa adaptação na traseira em 2008...
gostaria de saber os resultados, depois de tanto tempo usando... valeu a pena? mais alguém fez? a ultima atividade dele foi em 2012... será que ta vivo ainda? alguém sabe informar se foi boa essa upgrade?
Thiago Rodeghel
12/10/2015, 11:42
Uma dúvida galera...
Estou instalando os feixes da Blazer, na suspensão dianteira do meu Jeep... Porém, uma dúvida, posso refurar as molas, colocar o espigão, no centro... já que na blazer, as medidas são 622x701 e passar para 661,5x661,5 ? Iria "facilitar" muito mais a instalação dos feixes...
[s]
Thiago Rodeghel
13/10/2015, 22:39
Ninguém...
Ian Jeep
13/10/2015, 22:51
Ninguém...
Iaew Thiago, blz?
Iria "facilitar" em q sentido?
Bom. acho q entendi, se for pra manter o entre eixo na mesma medida em q o jeep se encontra atualmente, vc alongaria um pouco menos a ponta do chassis, em torno de 100mm.
Minhas molas traseiras são refuradas e nunca tive nenhum problema, e já fazem muitos anos. Não só eu como muita gente desse fórum anda com molas refuradas. E olha q já quebrei uma mola e ela não quebrou no furo.
No seu caso, q vc refuraria a uma distancia muito pequena do furo original, cerca de 40mm, não seria melhor só refurar o prato da mola?
Manda fotos do andamento do projeto!!
E na traseira vc usa q molas?
Abraços e boa sorte
Thiago Rodeghel
14/10/2015, 00:42
Iaew Thiago, blz?
Iria "facilitar" em q sentido?
Bom. acho q entendi, se for pra manter o entre eixo na mesma medida em q o jeep se encontra atualmente, vc alongaria um pouco menos a ponta do chassis, em torno de 100mm.
Minhas molas traseiras são refuradas e nunca tive nenhum problema, e já fazem muitos anos. Não só eu como muita gente desse fórum anda com molas refuradas. E olha q já quebrei uma mola e ela não quebrou no furo.
No seu caso, q vc refuraria a uma distancia muito pequena do furo original, cerca de 40mm, não seria melhor só refurar o prato da mola?
Manda fotos do andamento do projeto!!
E na traseira vc usa q molas?
Abraços e boa sorte
Está tudo meio crú ainda, só pendurei a mola no chassi com arame... e apoiei o chassi no macaco e o eixo em um suporte... para tirar medidas... Na verdade alongar o chassi nem é tão problema... no meu caso ajudaria com o escapamento, que o jumelo ficaria colado junto ao escape... então, refurando a mola, deslocando em 39,5mm o furo original, para o centro, já conseguiria jogar as molas, mais para frente do Jeep, afastando o jumelo do escape... Minha dúvida era se iria enfraquecer e correr o risco de quebrar naquele ponto a mola, no antigo furo..
No eixo traseiro estou usando feixe de molas do CJ7 americano...
Ian Jeep
14/10/2015, 12:26
Está tudo meio crú ainda, só pendurei a mola no chassi com arame... e apoiei o chassi no macaco e o eixo em um suporte... para tirar medidas... Na verdade alongar o chassi nem é tão problema... no meu caso ajudaria com o escapamento, que o jumelo ficaria colado junto ao escape... então, refurando a mola, deslocando em 39,5mm o furo original, para o centro, já conseguiria jogar as molas, mais para frente do Jeep, afastando o jumelo do escape... Minha dúvida era se iria enfraquecer e correr o risco de quebrar naquele ponto a mola, no antigo furo..
No eixo traseiro estou usando feixe de molas do CJ7 americano...
Nesse caso, então é só jogar os suportes da pola mais pra frente livrando o jumelo do escape, não necessário refurar as molas.
Mas se de qualquer forma vc quer manter o eixo no centro e consequentemente aumentar o entre eixo (jogar os suportes mais pra frente + 39,5mm do novo furo da mola) eu refuraria o prato e o apoio do eixo sobre a mola. A não ficaria com esse receio de q enfraqueceu a mola.
514212
514213
514214
Acho q a galera aki nunca montou esse feixe na dianteira, é mais comum na traseira. vc vai ser o pioneiro kkkk
Pq optou pelo feixe da Blazer e não o da Toyota?
Abraços
Thiago Rodeghel
14/10/2015, 16:06
Nesse caso, então é só jogar os suportes da pola mais pra frente livrando o jumelo do escape, não necessário refurar as molas.
Mas se de qualquer forma vc quer manter o eixo no centro e consequentemente aumentar o entre eixo (jogar os suportes mais pra frente + 39,5mm do novo furo da mola) eu refuraria o prato e o apoio do eixo sobre a mola. A não ficaria com esse receio de q enfraqueceu a mola.
514212
514213
514214
Acho q a galera aki nunca montou esse feixe na dianteira, é mais comum na traseira. vc vai ser o pioneiro kkkk
Pq optou pelo feixe da Blazer e não o da Toyota?
Abraços
Exato, queria refurar para manter o eixo no centro do paralama dianteiro... se jogar pra frente pega na ponta do paralama qdo a suspensão trabalhar... estive lendo nos foruns gringos, que não tiveram problemas em refurar molas tbm...
A idéia, surgiu, dos CJ5 e CJ7 americanos, estarem adaptando molas do Wrangler YJ (Wrangler Farois Retangulares) Com apenas 3 laminas em cada conjunto de molas, porém por serem mais largas e mais leves, proporcionam, segundo relatos, melhoras no curso de suspensão e conforto, além de deixar mais estável...
Como não temos Wranglers aqui desse modelo no Brasil, a segunda teoria partiu para a mola de Blazer, destaque além de serem mais modernas que a do Wrangler, que tem molas em formato trapezoidal... A Blazer tem molas parabólicas, outro formato de molas que são mais macias ainda que as molas em formato de trapézio, 2 lâminas apenas... e grande força estrutural... além do custo benefício... Molas nesse formato hj em dia, molas parabólicas, são muito usadas em caminhões mercedes e Scania...
Bom as de Toyota, são de tecnologia antiga, formato trapézio... Então trocar 6 por meia dúzia, não iria gastar dinheiro assim... Melhor investir em algo mais moderno. O custo do conjunto de molas da Blazer, com jumelos, grampos,etc... saiu 400,00 reais apenas, no par...
[s]
Ian Jeep
15/10/2015, 21:06
Exato, queria refurar para manter o eixo no centro do paralama dianteiro... se jogar pra frente pega na ponta do paralama qdo a suspensão trabalhar... estive lendo nos foruns gringos, que não tiveram problemas em refurar molas tbm...
A idéia, surgiu, dos CJ5 e CJ7 americanos, estarem adaptando molas do Wrangler YJ (Wrangler Farois Retangulares) Com apenas 3 laminas em cada conjunto de molas, porém por serem mais largas e mais leves, proporcionam, segundo relatos, melhoras no curso de suspensão e conforto, além de deixar mais estável...
Como não temos Wranglers aqui desse modelo no Brasil, a segunda teoria partiu para a mola de Blazer, destaque além de serem mais modernas que a do Wrangler, que tem molas em formato trapezoidal... A Blazer tem molas parabólicas, outro formato de molas que são mais macias ainda que as molas em formato de trapézio, 2 lâminas apenas... e grande força estrutural... além do custo benefício... Molas nesse formato hj em dia, molas parabólicas, são muito usadas em caminhões mercedes e Scania...
Bom as de Toyota, são de tecnologia antiga, formato trapézio... Então trocar 6 por meia dúzia, não iria gastar dinheiro assim... Melhor investir em algo mais moderno. O custo do conjunto de molas da Blazer, com jumelos, grampos,etc... saiu 400,00 reais apenas, no par...
[s]
Ah sim, eu tava imaginado o feixe ao contrario, ao invés de 622x701, pensei q fosse instalar na posição 701x622!!
Por isso tava falando pra vc jogar pra frente.
Mas e se vc montar ele ao contrario como eu tava imaginando, ai era só vc jogar o feixe mais pra frente 39,5mm ai ficaria no meio da caixa de roda, e livrando um pouco o escape. Será q isso é possível? ou cada olhal tem seu lado especifico para suporte fixo e suporte do jumelo.
Realmente os feixes parabólicas é de tecnologia bem mais avançada.
Estudo essa possibilidade de montar na traseira do meu jeep, mas vamos ver ai como q vai ficar no seu! já ouviu falar do feixe da triton? Do furo do pino de centro até o olhal da mola tem quase a mesma medida (515mm) da original do Cj , mas tmb é excêntrica e o outro lado é bem maior (685mm) mas acho q não são parabólicas.
Abraços
Thiago Rodeghel
15/10/2015, 23:54
Ah sim, eu tava imaginado o feixe ao contrario, ao invés de 622x701, pensei q fosse instalar na posição 701x622!!
Por isso tava falando pra vc jogar pra frente.
Mas e se vc montar ele ao contrario como eu tava imaginando, ai era só vc jogar o feixe mais pra frente 39,5mm ai ficaria no meio da caixa de roda, e livrando um pouco o escape. Será q isso é possível? ou cada olhal tem seu lado especifico para suporte fixo e suporte do jumelo.
Realmente os feixes parabólicas é de tecnologia bem mais avançada.
Estudo essa possibilidade de montar na traseira do meu jeep, mas vamos ver ai como q vai ficar no seu! já ouviu falar do feixe da triton? Do furo do pino de centro até o olhal da mola tem quase a mesma medida (515mm) da original do Cj , mas tmb é excêntrica e o outro lado é bem maior (685mm) mas acho q não são parabólicas.
Abraços
Então se eu jogar 701 na dianteira, junto com o parachoque dianteiro, teria de alongar muito o chassi na frente, diminuiria o angulo de entrada... e possivelmente desproporcional... Decidi refurar mesmo e ver no que vai dar... depois de ler nos fóruns gringos, e aqui... porém poucos relatos, pesquisei, todo mundo os que dizem que quebram, ninguém tipo deu experiência própria de ter refurado e quebrado... e quem refurou não vi nada que disse que quebrou... Então bora refurar...
Os feixes traseiros da Triton, tbm parecem ser tipo trapézio... não tenho certeza... por não ter nada nenhum kit pronto, estou tendo que pensar em tudo... ferramentas... angulos magnéticos, nivel magnético... macaco hidráulico... mas já meio que está tudo na cabeça, só medir, e vou pedir para fazer corte e dobra no laser... vou tentar agilizar isto p esta semana...
Ian Jeep
16/10/2015, 13:00
Então se eu jogar 701 na dianteira, junto com o parachoque dianteiro, teria de alongar muito o chassi na frente, diminuiria o angulo de entrada... e possivelmente desproporcional... Decidi refurar mesmo e ver no que vai dar... depois de ler nos fóruns gringos, e aqui... porém poucos relatos, pesquisei, todo mundo os que dizem que quebram, ninguém tipo deu experiência própria de ter refurado e quebrado... e quem refurou não vi nada que disse que quebrou... Então bora refurar...
Os feixes traseiros da Triton, tbm parecem ser tipo trapézio... não tenho certeza... por não ter nada nenhum kit pronto, estou tendo que pensar em tudo... ferramentas... angulos magnéticos, nivel magnético... macaco hidráulico... mas já meio que está tudo na cabeça, só medir, e vou pedir para fazer corte e dobra no laser... vou tentar agilizar isto p esta semana...
Legal,
É isso ai então, mãos a obra!!
O lance de ter as ferramentas certas e depender menos das terceirização, ao menos no meu caso, onde aki a mão de obra é péssima, é a melhor coisa.
Vc já mediu a distancia entre os suportes da Blazer? isso vai ajudar na h de dimensionar o posicionamento dos suportes no chassis e a melhor angulação do jumelo.
Vai usar tudo da Blazer, prato, grampos, jumelos e suportes fixos?
Poem algumas fotos ai das coisas q vc já tem e suas ideias.
E vai contando ai o progresso do projeto.
Parabéns
Thiago Rodeghel
17/10/2015, 09:32
Legal,
É isso ai então, mãos a obra!!
O lance de ter as ferramentas certas e depender menos das terceirização, ao menos no meu caso, onde aki a mão de obra é péssima, é a melhor coisa.
Vc já mediu a distancia entre os suportes da Blazer? isso vai ajudar na h de dimensionar o posicionamento dos suportes no chassis e a melhor angulação do jumelo.
Vai usar tudo da Blazer, prato, grampos, jumelos e suportes fixos?
Poem algumas fotos ai das coisas q vc já tem e suas ideias.
E vai contando ai o progresso do projeto.
Parabéns
Então, com relação aos jumelos, o que sempre funcionou comigo... eu posiciono o feixe, na posição estática sem peso, nivelo as molas, e o jumelo encostado no chassi a 90º, assim marco os pontos fixo e de jumelo... Faço os suportes no chassi... Todas as vezes os Jumelos qdo solto a carga do Jeep... sobre as molas, os jumelos sempre foram para 45º. Não sei se é o correto, não sou engenheiro p isto, porém, o resultado comigo sempre deu certo, instalar molas desta maneira.
[s]
Elmer_Jeep
17/10/2015, 10:56
Obs, talvez os grampos U não sirvam no CJ pois pelo que já andei olhando, o diferencial das S10/blazer são "canela fina".
[]'s
Thiago Rodeghel
17/10/2015, 17:04
Obs, talvez os grampos U não sirvam no CJ pois pelo que já andei olhando, o diferencial das S10/blazer são "canela fina".
[]'s
Não servem mesmo Elmer... tentei instalar tudo da Blazer e não serviu... Talvez os grampos da S10 sirvam, acho que são D44 canela grossa...
[s]
Elmer_Jeep
17/10/2015, 18:44
Não servem mesmo Elmer... tentei instalar tudo da Blazer e não serviu... Talvez os grampos da S10 sirvam, acho que são D44 canela grossa...
[s]
Algumas S10 tem D46.
Thiago Rodeghel
18/10/2015, 09:19
Algumas S10 tem D46.
Acho que deve ser o tubo, igual do Willys, bom mas isto é o de menos... ontem fiz uns esboços do primeiro desenho do ponto fixo...
Claro que no papel funciona... teoricamente...
Elmer_Jeep
19/10/2015, 10:24
Thiago, eu no seu lugar faria um furo no chassi pra montagem do jumelo, tipo como é no original. Assim vc evita de colocar um suporte muito alto na dianteira.
Aqui tem algumas fotos do serviço de "reversão" do jumelo que fiz na minha Band, talvez sirva pra ajudar em algo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/31362-jumelos-reverse-dianteiro-atras-da-roda-2.html#post2114854
[]'s
Thiago Rodeghel
19/10/2015, 13:58
Thiago, eu no seu lugar faria um furo no chassi pra montagem do jumelo, tipo como é no original. Assim vc evita de colocar um suporte muito alto na dianteira.
Aqui tem algumas fotos do serviço de "reversão" do jumelo que fiz na minha Band, talvez sirva pra ajudar em algo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/31362-jumelos-reverse-dianteiro-atras-da-roda-2.html#post2114854
[]'s
E aí Elmer...
Tbm vi isto... o suporte dianteiro iria ficar com 184mm de comprimento total e o furo onde fixa a mola iria para 163mm... Atualmente tenho 113mm de altura, do chassi, até o furo da mola. o acréscimo foi de +- 50mm.
Só não pensei nesta solução de furar o chassi, pq onde vai o jumelo com as molas da Blazer, o chassi é aberto... então estou na dúvida o que fazer, não daria para embuxar ali direto, teria de fazer algo diferente...
Pensei inicialmente já de jogar para baixo do chassi...
[s]
Ian Jeep
19/10/2015, 14:15
[]'s
Elmer,
Nesse caso, como manter o chassis alinhado paralelamente ao chão (altura da traseira e da dianteira em relação ao solo)? já q é um outro tipo de mola e vai alterar as alturas dos suportes/ou furos no chassis.
Um exemplo, supondo q a mola da blazer sejam mais retas, consequentemente mais baixas, ai vc faz a fixação da forma original com o furo no chassis e o suporte dianteiro do mesmo tamanho do original. Isso não faria a frente ficar apontando levemente pro chão? ou isso é irrelevante?
outra duvida, vc falou em evitar suportes muito altos na dianteira, ou seja as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo?
Vi q em algumas pickups, no eixo traseiro, o suporte do jumelo (atras) é mais alta q o suporte fixo (parte da frente do eixo), e tmb a maioria dos feixes são excêntrico, e com a parte maior da mola ficando pro lado do jumelo q esta mais alto em relação ao suporte fixo, com isso o eixo faz o movimento na vertical. Se fosse mais baixo q o fixo, faria o movimento na horizontal. E no caso dos olhais ficarem alinhados, meio q o eixo se movimenta pra cima e pro lado ao mesmo tempo, tipo na diagonal. Seria isso?
obs. Eu se vc ta se referindo ao eixo dianteiro e oq eu falei não se aplica nesse caso. é apenas uma curiosidade.
Abraços
Elmer_Jeep
20/10/2015, 10:36
E aí Elmer...
Tbm vi isto... o suporte dianteiro iria ficar com 184mm de comprimento total e o furo onde fixa a mola iria para 163mm... Atualmente tenho 113mm de altura, do chassi, até o furo da mola. o acréscimo foi de +- 50mm.
Só não pensei nesta solução de furar o chassi, pq onde vai o jumelo com as molas da Blazer, o chassi é aberto... então estou na dúvida o que fazer, não daria para embuxar ali direto, teria de fazer algo diferente...
Pensei inicialmente já de jogar para baixo do chassi...
[s]
Nesse caso vc pode inserir um pedaço de viga U nessa região pra "fechar" mais uma parte do chassi.
Elmer_Jeep
20/10/2015, 11:45
Elmer,
Nesse caso, como manter o chassis alinhado paralelamente ao chão (altura da traseira e da dianteira em relação ao solo)? já q é um outro tipo de mola e vai alterar as alturas dos suportes/ou furos no chassis.
Praticamente vai depender do arqueamento das molas.
Um exemplo, supondo q a mola da blazer sejam mais retas, consequentemente mais baixas, ai vc faz a fixação da forma original com o furo no chassis e o suporte dianteiro do mesmo tamanho do original. Isso não faria a frente ficar apontando levemente pro chão? ou isso é irrelevante?
Dessa forma sim, a frente ficaria mais baixa, por isso que falei acima sobre o arqueamento. A dianteira pode ser levemente mais baixa pois o peso que a suspensão sustenta nessa parte já é praticamente definido (motor, guincho, towbar), sobre o eixo traseiro o peso é variável (tanque cheio/vazio, caixa de ferramentas, um eventual passageiro etc), então é melhor que fique alguns cm mais alta pra que o jipe ande "nivelado" quando tiver que carregar todo esse peso.
outra duvida, vc falou em evitar suportes muito altos na dianteira, ou seja as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo?
Vi q em algumas pickups, no eixo traseiro, o suporte do jumelo (atras) é mais alta q o suporte fixo (parte da frente do eixo), e tmb a maioria dos feixes são excêntrico, e com a parte maior da mola ficando pro lado do jumelo q esta mais alto em relação ao suporte fixo, com isso o eixo faz o movimento na vertical. Se fosse mais baixo q o fixo, faria o movimento na horizontal. E no caso dos olhais ficarem alinhados, meio q o eixo se movimenta pra cima e pro lado ao mesmo tempo, tipo na diagonal. Seria isso?
obs. Eu se vc ta se referindo ao eixo dianteiro e oq eu falei não se aplica nesse caso. é apenas uma curiosidade.
Abraços
Pelo que já aprendi aqui e também na prática o ideal é exatamente o que vc falou na primeira frase "as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo".
Para que isso ocorra o suporte do jumelo sempre vai ficar mais alto pois o olhal da mola está preso na parte inferior do jumelo, essa parte (inferior do jumelo com a devida inclinação) que precisa estar em conformidade com o suporte fixo. Dessa forma teremos os olhais dos feixes paralelos ao solo. Então na observação que vc fez nas picapes teria que comparar a parte inferior do jumelo para com o suporte fixo.
Sobre o movimento do eixo e da suspensão a conclusão que cheguei é que com os olhais do feixe paralelos ao solo o eixo trabalha da forma correta. Tive essa dúvida faz algum tempo e ia montar o feixe dianteiro com o olhal traseiro mais baixo que o dianteiro e um forista antigo que é engenheiro me explicou:
Ops....houve um equívoco aí....há desvantagens sim.... :? Imagino eu que vc's estejam se esquecendo da translação que o eixo sofre quando a suspensão abre e fecha.
É o seguinte: quanto mais baixo estiver o lado do feixe que tem o jumelo em relação ao outro lado, MAIS o eixo irá se movimentar pra frente e para trás, e MENOS o eixo vai se movimentar para baixo e para cima. Pô, isso é bem ruim para o curso!!! E tem mais: com esse movimento maior de "para frente" e "para tras", o cardam tbm vai abrir e fechar com maior amplitude, e com isso maiores as chances do cardan escapar quando a suspensão abre e maiores as chances do cardan "bater" em fim de curso quando a suspensão fecha. Para evitar os problemas com o cardan, a solução é limitar o curso...o que ninguém quer neh??? :shock:
Elmer, para evitar os problemas acima e fazer a suspensão trabalhar melhor (e inclusive mais macia!) eu aconselho que tu faças um furo no chassis com serra copo e insira dentro dele um tubinho, IGUAL como é no cj5. Eu já ví um cj5 com molas de Band que fez exatamente assim. E tu faz isso com um pé nas costas! :P
[]'s
Thiago Rodeghel
21/10/2015, 00:48
Elmer blz...
Estou refurando as molas, put* negócio duro de furar...:putz: Desloquei para o centro... e agora vamos ver q bixo vai dar...
Enfim, vou fazer essa peça em U para fixar no chassi para fazer o olhal...
Qto ao suporte dianteiro... compensei pela altura do jumelo do CJ7, que tem 82mm entre furos(centro)... e o da Blazer 100mm, a diferença de 18mm, compensei no novo suporte dianteiro que estou fazendo( Já tinha um Reverse Shackle americano)... Projeto é para usar os jumelos da Blazer, porém se ficar alto, posso, ir optando por um jumelo mais baixo... Estou correto na minha idéia? no meu raciocínio... Já fiz o desenho usando chapa de 1/4...
[s]
Ian Jeep
23/10/2015, 01:41
Pelo que já aprendi aqui e também na prática o ideal é exatamente o que vc falou na primeira frase "as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo".
Para que isso ocorra o suporte do jumelo sempre vai ficar mais alto pois o olhal da mola está preso na parte inferior do jumelo, essa parte (inferior do jumelo com a devida inclinação) que precisa estar em conformidade com o suporte fixo. Dessa forma teremos os olhais dos feixes paralelos ao solo. Então na observação que vc fez nas picapes teria que comparar a parte inferior do jumelo para com o suporte fixo.
Sobre o movimento do eixo e da suspensão a conclusão que cheguei é que com os olhais do feixe paralelos ao solo o eixo trabalha da forma correta. Tive essa dúvida faz algum tempo e ia montar o feixe dianteiro com o olhal traseiro mais baixo que o dianteiro e um forista antigo que é engenheiro me explicou:
Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.
514958
Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.
514959
514960
514961
Abraços
Elmer_Jeep
23/10/2015, 11:05
Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.
514958
Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.
Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.
514959
514960
514961
Abraços
Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.
http://imganuncios.mitula.net/1956_ford_f100_truck_rear_suspension_9982352619823 4054.jpg
http://cdn3.volusion.com/fevkb.naecr/v/vspfiles/photos/43-509-2.jpg?1362213764
[]'s
Ian Jeep
23/10/2015, 13:38
Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.
Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
Mas nesse caso, 7mm é irrelevante. :concordo:
Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.
http://cdn3.volusion.com/fevkb.naecr/v/vspfiles/photos/43-509-2.jpg?1362213764
[]'s
Pois é no primeiro gráfico não estão assimétricos, mas foi só um exemplo mesmo, no caso teria q ser assimétrico para o eixo ficar mais na crista do feixe, q nem as pickup, igual a essa foto do feixe q vc postou.
Agradeço as explicações, foi muito produtivo.
Abraços
Elmer_Jeep
23/10/2015, 14:02
Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
Mas nesse caso, 7mm é irrelevante. :concordo:
Vejo muito cardan dianteiro escapando em jipes com jumelo reverse (atras da roda dianteira), o que acontece é que quando a suspensão abre totalmente o ponto fixo na dianteira faz com que os eixo se desloque pra frente (abrindo a espiga), esse problema aumenta quando se usa jumelo alto ou quando o o suporte do jumelo está mais baixo que o suporte fixo, aí sim, ocorre muito movimento horizontal.
Com olhais paralelos ou com o "olhal móvel" mais alto evita-se esse problema. Mas também depende de um bom ajuste do cardan, no meu por exemplo além dos 7mm que ele comprime, deixei apenas mais 10mm de folga, trabalha com a luva cobrindo praticamente toda a estria, assim tiro mais proveito do conjunto quando a suspensão abre (ainda não medi pra ver quanto a estria se desloca).
[]'s
Thiago Rodeghel
23/10/2015, 20:01
Já está quase pronto o reverse shackle com molas da Blazer. Semana que vem já tenho fotos iniciais...
Thiago Rodeghel
23/10/2015, 20:26
Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...
Elmer_Jeep
24/10/2015, 11:15
Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...
Cara, eu tenho serra-copo da irwin, bosch, starret, qualquer uma resolve. O último que fiz reverse foi no chassi da band que tem parede dupla nas duas faces e furou numa boa. Só ir com calma pra não fritar os dentes nem empenar o suporte-guia.
[]'s
Thiago Rodeghel
25/10/2015, 20:25
Tubo com as buchas de Santana originais VW...
Retrabalhei o comprimento delas, só encurtei para o comprimento de ambas que precisava, e o diâmetro do Furo de 10 para 12mm...
515087
515088
[s]
Thiago Rodeghel
27/10/2015, 23:47
Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...
515240
515241
515242
[s]
Ian Jeep
28/10/2015, 14:15
Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...
515241
[s]
Ta ficando show, parabéns!! :palmas:
Thiago Rodeghel
28/10/2015, 17:05
Ta ficando show, parabéns!! :palmas:
Obrigado Ian...
Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...:evil:
Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...
[s]
Elmer_Jeep
29/10/2015, 13:47
Obrigado Ian...
Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...:evil:
Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...
[s]
Compra broca de parede e manda um torneiro corrigir a afiação. Elas vem com uma vídea na ponta, basta refazer a afiação que fura qualquer aço.
Thiago Rodeghel
30/10/2015, 07:21
Compra broca de parede e manda um torneiro corrigir a afiação. Elas vem com uma vídea na ponta, basta refazer a afiação que fura qualquer aço.
Consegui furar Elmer... Usei oleo de corte não funcionou... Usei água aí sim... furou...
[s]
E terminou esse jeep ou não?
[]'s
Thiago Rodeghel
30/10/2015, 17:06
E terminou esse jeep ou não?
[]'s
Rsrs... Jamais... terminei sim... rodei e tudo... só que a frente do jeep, ficou muito leve, as molas estão duras demais...
E vc acabou o seu?
Thiago Rodeghel
31/10/2015, 23:27
Sei que já foi muito discutido no fórum, porém, vou tirar minha dúvida aqui, pq não entendi muito...
Coloquei o angulo magnético, nos toquinhos do munhão, e marca em 0 grau...
Sei que tem que ficar com 3 graus o ângulo, porém, nas fotos, para qual lado? Nas fotos, a frente do Jeep está para a esquerda da FOTO...
Caster a 0 grau
515491
Jeep com a frente a direta da foto, qual a posição que o angulo tem que marcar? Não sei pq as fotos sairam deitadas...
515492
515493
[s]
Elmer_Jeep
03/11/2015, 18:07
eu vou responder sem me basear nas fotos.
pra manter o cáster positivo os munhões tem que "girar" no sentido de marcha ré.
[]'s
Thiago, veja a figura, vc ter que deixar o cáster positivo, conforme ilustraçãoabaixo
[]'s
Ian Jeep
03/11/2015, 21:12
Sei que já foi muito discutido no fórum, porém, vou tirar minha dúvida aqui, pq não entendi muito...
Coloquei o angulo magnético, nos toquinhos do munhão, e marca em 0 grau...
Sei que tem que ficar com 3 graus o ângulo, porém, nas fotos, para qual lado? Nas fotos, a frente do Jeep está para a esquerda da FOTO...
Caster a 0 grau
Jeep com a frente a direta da foto, qual a posição que o angulo tem que marcar? Não sei pq as fotos sairam deitadas...
[s]
Mais uma foto pra ilustrar.
515727
by Leopoldo
Iaew como anda o projeto?
Abraços
Thiago Rodeghel
04/11/2015, 01:41
Obrigado Elmer, Tuna e Ian... agradeço a ajuda:curtir:... Agora entendi... o pino, ou o rolamento inferior, tem que estar a frente do Jeep... e o rolamento superior, atrás... 3º. Comprei 2 ângulos magnéticos... para garantir, vou colocar em cima de cada munhão, e ver se vai bater em ambos os 3 graus... Mesmo assim, vou apertar bem os grampos... e dar pequenos pontos de solda... apenas para levar no alinhamento a lazer, e na máquina soldar o eixo, para garantir...
O projeto está em andamento... Depois do sofrimento para refurar as molas... Decidi usar os jumelos da própria Blazer... mandei cortar as sapatas do eixo novas, as minhas já estavam reaproveitadas, então decidi colocar novas. Já achei o ponto novo, onde irá o Jumelo... se não me engano foi 90mm mais para trás do ponto original... Só falta furar... Tbm já fiz a chapa em L... que irá do lado interno do chassi, para fechar o chassi nesta região e colocar o tubo de 42mm, onde irá as buchas de Santana...
Agora estou desenhado as novas bases do amortecedor... já que as da Blazer não serve, e acredito que fechar os furos e refurar... Não compensaria. Então melhor, meter no laser, cortar chapas de 1/4, 2 soldar 2 parafusos de aço para servir para fixar o amortecedor.
[s]
Thiago Rodeghel
05/11/2015, 16:38
Hj mandei dobrar os batentes inferiores, onde é fixado os amortecedores e grampos do feixe de molas, um 20 reais cada...:euforico:
Tbm mandei cortar as bases do eixo, já que o meu estava bem feio... já de remover de um eixo, colocar em outro, enfim... vou deixar tudo zero, já que tenho de acertar o Caster...
Fim de semana, terei mais fotos...
[s]
Denis Takashi
05/11/2015, 20:05
Hj mandei dobrar os batentes inferiores, onde é fixado os amortecedores e grampos do feixe de molas, um 20 reais cada...:euforico:
Tbm mandei cortar as bases do eixo, já que o meu estava bem feio... já de remover de um eixo, colocar em outro, enfim... vou deixar tudo zero, já que tenho de acertar o Caster...
Fim de semana, terei mais fotos...
[s]
Thiago,
Já vinha acompanhando o tópico, mas apenas um detalhe agora que vai mexer na fixação das sapatas do eixo :
Como seu carro usa motor AP, o conjunto fica bem mais a frente do que quando se usa motor de Opala, por exemplo - A questão é que em virtude da saida do cardã dianteiro ser mais a frente, pode dar problemas na angulação do pinhão, então vc fica entre acertar o caster (que normalmente demanda de abaixar o pinhão) e atender o angulo de trabalho das cruzetas... Já vi 2 casos de pessoas que tiveram problemas desse tipo justamente pelo cambio ficar mais á frente do que o normal.
()´s
Thiago Rodeghel
06/11/2015, 00:11
Thiago,
Já vinha acompanhando o tópico, mas apenas um detalhe agora que vai mexer na fixação das sapatas do eixo :
Como seu carro usa motor AP, o conjunto fica bem mais a frente do que quando se usa motor de Opala, por exemplo - A questão é que em virtude da saida do cardã dianteiro ser mais a frente, pode dar problemas na angulação do pinhão, então vc fica entre acertar o caster (que normalmente demanda de abaixar o pinhão) e atender o angulo de trabalho das cruzetas... Já vi 2 casos de pessoas que tiveram problemas desse tipo justamente pelo cambio ficar mais á frente do que o normal.
()´s
Olá Denis...
Então vamos lá, não mexi na posição da travessa qdo troquei o motor do Jeep, o câmbio ficou na mesma posição original... ou seja os cardans, não mudaram o comprimento... Porém, com as modificações que fiz em casa, o Jeep saiu de 81" (2,05m) de entre eixos, para 89" (2,226m) está bem mais longo o entre eixo, então acredito que não vai afetar a cruzeta do cardan dianteiro... Bom isto é na teoria... Se não der certo, vou adaptar um cardan com junta CV, porém acredito que nem será necessário, pq seria apenas no eixo dianteiro, e uso exclusivo em trilhas...
Mesmo assim, obrigado o alerta, justamente por isto, este "kit" que fiz com as molas da Blazer, é bem específico para meu CJ...
[s]
Thiago Rodeghel
12/11/2015, 00:55
Como Sempre a correria para fazer tudo até o fim deste mês, já estou com todas as peças da suspensão prontas, só falta a instalação e pintura... Porém, ainda tenho de alongar o chassis... E ainda queimei uma esmerilhadeira de 7" Bosch, cortando os antigos suportes soldados no chassis:-(
Hj foi a vez das bases, das molas, onde vão os grampos U... Correria para achar uma broca de 15,5 boa e barata... achei por 20,00 conto...:dance: Dois parafusos de aço para soldar nas bases, e servir para fixar o amortecedor... 16 conto...:shock: Fazer o q né...
516263
516264
[s]
Thiago Rodeghel
12/11/2015, 00:59
Ainda não entendi, pq as fotos sobem deitadas...:?
Thiago Rodeghel
15/11/2015, 21:16
Alguns trampos do Fim de semana, acabei me machucando com a esmerilhadeira, estourou o disco, e um pedaço bateu na minha perna, deixando um belo hematoma... Acabei me atrasando
Enfim, segue as fotos já com as buchas de Santana, e jumelos da Blazer, e uma foto indicando o qto tem que alongar o chassi, medi no meu Jeep deu 130mm..
Agora vou providenciar alongar o chassi, durante esta semana... Provavelmente fazer, a parte dianteira (da travessa abaixo do radiador, Até o parachoque dianteiro) um perfil Retangular (fechado) 95x40 ou 100x40, parede de 3mm, o que acham? Exagero??? Aceito opniões...
[s]
Thiago Rodeghel
14/12/2015, 01:20
Bom, projeto continua, devagar, mas andando... chassi alongado... aproveitei e troquei a dianteira do chassi todo... chapas novas... Da travessa do radiador, até o parachoque. Como não tinha cavaletes da altura do chassi, tive de usar macacos hidráulicos, tipo garrafa, até foram mais práticos para nivelar, e deram conta do trabalho a ser feito.
Nessa, a caixa de direção teve de ser removida e vou ter q fazer um novo suporte...:rolleyes:
Depois de muito, mede, esquadreja, coloca nível, etc... consegui colocar as longarinas... sozinho... Trampoooo:shock:
Agora é só cortar no comprimento necessário... e fixar o suporte dianteiro fixo das molas. Prendi com sargentos para ver como ficaria...:D
518492
518493
518494
[s]
squinzani
14/12/2015, 16:20
depois que vc fazer tudo isso ai.. me diga uma coisa, os eixos mudaram de lugar no jeep ? cardã vai ter que ser ajustado?
Thiago Rodeghel
14/12/2015, 21:15
depois que vc fazer tudo isso ai.. me diga uma coisa, os eixos mudaram de lugar no jeep ? cardã vai ter que ser ajustado?
Não, até o momento, fiz para deixar o entre eixo "original" para meu Jeep, aspas pq, já havia alongado o entre eixos no passado, de 81"original para 89" atualmente. então, para fazer esta adaptação o que fiz foi apenas desmontar um lado da mola, lado direito, tirar tudo, feixes, suportes, grampos, etc... só deixei o eixo apoiado no cavalete... e fiz todo o projeto.
No caso, é necessário refurar as molas, e deixar o pino mestre no centro... ah, detalhe... as molas são extremamente duras para furar...
[s]
Thiago Rodeghel
15/12/2015, 20:30
Primeiramente vou dizer, que falta faz meu pai para me ajudar nestas horas:cry: Fazer tudo sozinho, mudou muito minha rotina, saudades dele...
Bom, agora é só um primeiro "mockup", com as molas no lugar, reforço no chassi, onde irá os jumelos e suporte dianteiro... Agora é só nivelar o jumelo, medir o entre eixos novamente, e fixar o suporte dianteiro...
Bom, o único detalhe foi que o Grampo U que vai sobre o diferencial, devido as molas serem mais largas, pegam, então vou ter q desbastar a carcaça do diferencial...
Com relação ao cáster, descobri uma maneira simples de ajustar, as cunhas do caminhão Mercedes 1113 servem certinho para as molas da Blazer... Existem vários ângulos, então ficará mais simples de acertar os 3º de cáster positivo...
518625
518626
[s]
Thiago Rodeghel
23/12/2015, 20:28
Depois de alongado e uma pré pintura...
Decidi, além de alongar os 130mm, fechar a dianteira do chassi... dando mais estrutura, a parte dianteira do chassi, já que está mais longa, sem nenhuma travessa...
Instalando novamente a caixa da S10 no lugar... Apesar de ser toda parafusada, usei chapa de 1/4, e parafusos em aço bicromatizados... São 12 parafusos fixando apenas o suporte no chassi. Parafusos M12x30... a folga do furo é de apenas 0,5mm decidi evitar soldar...
518841
518842
518843
518844
518845
518846
[s]
Elmer_Jeep
24/12/2015, 13:47
Parabéns pelo serviço.
Uma recomendação:
Use porcas nos parafusos de fixação da caixa, a minha caixa espanou essas roscas da carcaça, notei uma folga na direção e logo parei o Jeep, se fosse durante o esterçamento a força do comando hidráulico poderia ter arrancado a caixa do lugar.
[]'s
Thiago Rodeghel
24/12/2015, 17:51
Parabéns pelo serviço.
Uma recomendação:
Use porcas nos parafusos de fixação da caixa, a minha caixa espanou essas roscas da carcaça, notei uma folga na direção e logo parei o Jeep, se fosse durante o esterçamento a força do comando hidráulico poderia ter arrancado a caixa do lugar.
[]'s
Vc diz naqueles 3 parafusos que fixa direto na caixa de direção? sempre usei sem porca ali e nunca deu problema... Apesar de usar eles Allen 12.9, apesar que usei sempre eles Allen, porém lendo os fóruns gringos, vi um cara que postou que o correto são parafusos 12.9, justamente pela força q eles exercem...
[s]
fabriciosimonini
17/01/2016, 12:41
Boa tarde á todos!
Meu nome é Fabrício, 38 anos, advogado, moro na Cidade de Brotas/SP, possuo um C.J 5 ano 1961, carroceria de fibra, motor A.P 2.0, flanges deep-tec, câmbio 260F, caixa de Tração Willys, freio à disco nas 4 rodas (mais detalhes no link em minha assinatura).
Desde 2009, ano em que adquiri meu Jeep e iniciei sua reforma, venho fazendo tudo com minhas próprias mãos, na medida do possível, pelo motivo que todos vocês já devem saber, má vontade de funileiros, mecânicos, eletricistas etc... nenhum “profissional” desta área acha lucrativo trabalhar com nossos queridos C.Js, pelo menos este é o meu entendimento. Como exemplo, só para colocar o pino chorão rolamentado em meu C.J o mecânico/torneiro levou 60 dias, um absurdo!
Mas, Vamos ao que interessa: Primeiramente parabéns a todos pela troca de experiências num tópico tão interessante como este, qual seja, a tentativa de deixar nossos C.Js um pouco mais confortáveis, o que vem sendo meu objetivo nos últimos anos.
Quando substituí a carroceria original pela de fibra, retirei duas molas traseiras e três molas dianteiras em cada feixe, o que melhorou um pouco os pulos. Para chegar a esta configuração desmontei e montei umas três vezes cada feixe.
Depois de muita pesquisa aqui no fórum, já li de tudo: calço entre as molas ( no centro do feixe original), espaçadores nas extremidades das molas, onde há o atrito entre elas, Uso dos amortecedores Cofap GL 12343 da Ranger, troca dos feixes pelos de Toy (dianteiros) e até substituição por molas helicoidais, o que demanda muito estudo e cuidado!
Em todos os casos existem os prós e os contras e tudo parece muito subjetivo, pois o que pode ser bom para alguns, pode ser ruim para outros principalmente pelo uso que se faz do Jeep.
Particularmente não costumo fazer trilhas, uso o Jeep mais para “passeios” na propriedade rural da família, onde encaro várias situações, e nem por isso exijo menos do C.J.
Até agora, a substituição dos feixes originais na traseira pelos da Blazer foi a alteração que me pareceu mais interessante e vantajosa economicamente (custo-benefício), quem fez este upgrade, gostou do resultado em termos de conforto, sem perder estabilidade, curso de suspensão etc... agora vamos ver como eles se comportam na dianteira, aguardo ansioso o resultado da corajosa empreitada do colega Thiago Rodeghel para ver como fica.
Abraços à todos!
Thiago Rodeghel
17/01/2016, 19:41
Boa tarde á todos!
Meu nome é Fabrício, 38 anos, advogado, moro na Cidade de Brotas/SP, possuo um C.J 5 ano 1961, carroceria de fibra, motor A.P 2.0, flanges deep-tec, câmbio 260F, caixa de Tração Willys, freio à disco nas 4 rodas (mais detalhes no link em minha assinatura).
Desde 2009, ano em que adquiri meu Jeep e iniciei sua reforma, venho fazendo tudo com minhas próprias mãos, na medida do possível, pelo motivo que todos vocês já devem saber, má vontade de funileiros, mecânicos, eletricistas etc... nenhum “profissional” desta área acha lucrativo trabalhar com nossos queridos C.Js, pelo menos este é o meu entendimento. Como exemplo, só para colocar o pino chorão rolamentado em meu C.J o mecânico/torneiro levou 60 dias, um absurdo!
Mas, Vamos ao que interessa: Primeiramente parabéns a todos pela troca de experiências num tópico tão interessante como este, qual seja, a tentativa de deixar nossos C.Js um pouco mais confortáveis, o que vem sendo meu objetivo nos últimos anos.
Quando substituí a carroceria original pela de fibra, retirei duas molas traseiras e três molas dianteiras em cada feixe, o que melhorou um pouco os pulos. Para chegar a esta configuração desmontei e montei umas três vezes cada feixe.
Depois de muita pesquisa aqui no fórum, já li de tudo: calço entre as molas ( no centro do feixe original), espaçadores nas extremidades das molas, onde há o atrito entre elas, Uso dos amortecedores Cofap GL 12343 da Ranger, troca dos feixes pelos de Toy (dianteiros) e até substituição por molas helicoidais, o que demanda muito estudo e cuidado!
Em todos os casos existem os prós e os contras e tudo parece muito subjetivo, pois o que pode ser bom para alguns, pode ser ruim para outros principalmente pelo uso que se faz do Jeep.
Particularmente não costumo fazer trilhas, uso o Jeep mais para “passeios” na propriedade rural da família, onde encaro várias situações, e nem por isso exijo menos do C.J.
Até agora, a substituição dos feixes originais na traseira pelos da Blazer foi a alteração que me pareceu mais interessante e vantajosa economicamente (custo-benefício), quem fez este upgrade, gostou do resultado em termos de conforto, sem perder estabilidade, curso de suspensão etc... agora vamos ver como eles se comportam na dianteira, aguardo ansioso o resultado da corajosa empreitada do colega Thiago Rodeghel para ver como fica.
Abraços à todos!
Olá Fabricio...
Realmente fazer as coisas em casa não é fácil, provalvelmente este foi o trabalho mais dificil e complexo que já fiz no meu Jeep, e isto que já troquei em casa, motor, cambio, freios, carroceria, molas, diferenciais, direção... Agora refazer uma suspensão do zero, foi o mais complicado até hj, provavelmente nunca mais faça algo assim...
Bom o que fiz no meu Jeep até agora... para instalar estas molas
- Medir e desenhar os suportes dianteiros
- Tornear os olhais, para a nova posição dos jumelos e furar os novos pontos
- Cortar o chassi a partir da travessa do radiador em diante
- Corte e dobra de chapa para as novas longarinas, e nova travessa na frente do local do parachoque
- Corte e dobra novo suporte da caixa de direção da S10 (foi removida devido o corte do antigo chassi)
- Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20
- Novos grampos e bases inferiores de molas, incluindo corte e dobra de chapas
- Remoção das bases do eixo, para correção de posição de caster e molas (caster estava em 0)
- Reposicionamento do parachoque dianteiro, claro já que o chassi foi alongado
- Refurar o pino mestre das molas, já que as molas da Blazer não fica no centro, pensa em um aço duro de furar... Agora pensa em algo mais duro ainda...
- Sem contabilizar, compras de parafusos, serras copos (43mm e 22mm)
Terminei de fazer o reforço da direção hj... Semana que vem começo a instalar as molas do lado esquerdo, aí vou alugar uma MIG e soldar tudo para finalizar
Aliás o Jeep será que suporta um caster de 4 ou 5 graus??? Ou melhor a cruzeta do cardan dianteiro?
[s]
Thiago Rodeghel
17/01/2016, 19:43
520444
520445
520446
São duas chapas em L, uma na parte superior, descendo até o comprimento (altura) da caixa de direção da S10, a outra chapa em L, parafusada na parte inferior do chassi, encosta e fixa a parte inferior, da caixa de direção no chassi, reduzindo a torção do chassi para esterçar o Jeep...
A nova longarina atrás do parachoque dianteiro, fechando o chassi na dianteira, tbm irá reduzir esta torção.
Tá molhado nas fotos pq acabei de limpar o chassi, tirar os cavacos dos furos... só falta aquele spray básico para finalizar...
[s]
fabriciosimonini
17/01/2016, 21:42
Olá Fabricio...
Realmente fazer as coisas em casa não é fácil, provalvelmente este foi o trabalho mais dificil e complexo que já fiz no meu Jeep, e isto que já troquei em casa, motor, cambio, freios, carroceria, molas, diferenciais, direção... Agora refazer uma suspensão do zero, foi o mais complicado até hj, provavelmente nunca mais faça algo assim...
Bom o que fiz no meu Jeep até agora... para instalar estas molas
- Medir e desenhar os suportes dianteiros
- Tornear os olhais, para a nova posição dos jumelos e furar os novos pontos
- Cortar o chassi a partir da travessa do radiador em diante
- Corte e dobra de chapa para as novas longarinas, e nova travessa na frente do local do parachoque
- Corte e dobra novo suporte da caixa de direção da S10 (foi removida devido o corte do antigo chassi)
- Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20
- Novos grampos e bases inferiores de molas, incluindo corte e dobra de chapas
- Remoção das bases do eixo, para correção de posição de caster e molas (caster estava em 0)
- Reposicionamento do parachoque dianteiro, claro já que o chassi foi alongado
- Refurar o pino mestre das molas, já que as molas da Blazer não fica no centro, pensa em um aço duro de furar... Agora pensa em algo mais duro ainda...
- Sem contabilizar, compras de parafusos, serras copos (43mm e 22mm)
Terminei de fazer o reforço da direção hj... Semana que vem começo a instalar as molas do lado esquerdo, aí vou alugar uma MIG e soldar tudo para finalizar
Aliás o Jeep será que suporta um caster de 4 ou 5 graus??? Ou melhor a cruzeta do cardan dianteiro?
[s]
Olá Thiago!
Primeiramente gostaria de agradecer a forma como descreveu a execução dos serviços até agora, tudo muito bem explicado e de forma bem didática, para podermos acompanhar todos os detalhes!
Ao ler o seu Post, (acima) quando falou em novos suportes para os eixos (suportes fixos) eu já estava pensando na definição do "novo" caster, e sem dúvida é a questão mais importante a ser definida para não ter dor de cabeça depois!
Já lí relatos aqui no fórum de colegas que alteraram de alguma forma a suspensão dianteira (SPOA) sem rotacionar o munhão, e o Jeep ficou extremamente instável "focinhando como uma patrola" ao mínimo giro do volante.
No seu caso, tudo está sendo feito com muito critério, inclusive a medição correta do caster o que é muito bom, repito, para não ter problemas mais tarde e ter que refazer todo o trabalho, já pensou :putz:.
Bom, pelo que entendi, caster positivo é quando os "braços" do munhão apontam para cima e negativo quando apontam para baixo, me corrija se estiver errado!
Existem dois caminhos: deixar o diferencial perfeitamente alinhado com o cardã, rotacionando-se os munhões logo de cara, respeitando-se assim o angulo de 3" positivo do caster; ou montar tudo fixando "provisoriamente" e apenas com pontos de solda os suportes de molas fixos do diferencial respeitando-se o caster e ver se a cruzeta não trabalha muito estrangulada!, se ocorrer a quebra, poderá ainda ser utilizada uma uma junta CV.
Eu particularmente no momento seguiria a segunda opção, pois existem, como sempre, muitas variáveis como altura dos suportes fixos, altura dos jumelos, centralização do pino de centro nas molas de Blazer Etc... Este é apenas um palpite, na minha humilde opinião de quem está apenas acompanhando de longe a adaptação, outros colegas mais experientes podem contribuir de melhor forma.
A propósito eu utilizo a mesma caixa de direção que você, com pneus 33" e um simples amortecedor de direção de Kombi há 6 anos e nunca tive problemas, você mencionou o "Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20", estes amortecedores não forçariam em demasia a caixa de direção, parafusos, chapas de fixação e até a bomba da D.H.?, ou são reamente necessárias para uso extremo em trilhas?
Abraço!
Thiago Rodeghel
18/01/2016, 02:06
Olá Thiago!
Primeiramente gostaria de agradecer a forma como descreveu a execução dos serviços até agora, tudo muito bem explicado e de forma bem didática, para podermos acompanhar todos os detalhes!
Ao ler o seu Post, (acima) quando falou em novos suportes para os eixos (suportes fixos) eu já estava pensando na definição do "novo" caster, e sem dúvida é a questão mais importante a ser definida para não ter dor de cabeça depois!
Já lí relatos aqui no fórum de colegas que alteraram de alguma forma a suspensão dianteira (SPOA) sem rotacionar o munhão, e o Jeep ficou extremamente instável "focinhando como uma patrola" ao mínimo giro do volante.
No seu caso, tudo está sendo feito com muito critério, inclusive a medição correta do caster o que é muito bom, repito, para não ter problemas mais tarde e ter que refazer todo o trabalho, já pensou :putz:.
Bom, pelo que entendi, caster positivo é quando os "braços" do munhão apontam para cima e negativo quando apontam para baixo, me corrija se estiver errado!
Existem dois caminhos: deixar o diferencial perfeitamente alinhado com o cardã, rotacionando-se os munhões logo de cara, respeitando-se assim o angulo de 3" positivo do caster; ou montar tudo fixando "provisoriamente" e apenas com pontos de solda os suportes de molas fixos do diferencial respeitando-se o caster e ver se a cruzeta não trabalha muito estrangulada!, se ocorrer a quebra, poderá ainda ser utilizada uma uma junta CV.
Eu particularmente no momento seguiria a segunda opção, pois existem, como sempre, muitas variáveis como altura dos suportes fixos, altura dos jumelos, centralização do pino de centro nas molas de Blazer Etc... Este é apenas um palpite, na minha humilde opinião de quem está apenas acompanhando de longe a adaptação, outros colegas mais experientes podem contribuir de melhor forma.
A propósito eu utilizo a mesma caixa de direção que você, com pneus 33" e um simples amortecedor de direção de Kombi há 6 anos e nunca tive problemas, você mencionou o "Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20", estes amortecedores não forçariam em demasia a caixa de direção, parafusos, chapas de fixação e até a bomba da D.H.?, ou são reamente necessárias para uso extremo em trilhas?
Abraço!
Valeu Fabricio
Realmente como não tinha nada pronto no Fórum, decidi encarar o trampo, e que trampo...
Bom, na época, o cáster do meu Jeep estava completamete fora de medida, era 0, ou seja, o volante não voltava para o centro com facilidade, e sentia muito o impacto na direção... Não somente pelo cáster incorreto, mas tbm as buchas dos Jumelos, eram de AÇO MACIÇO, detalhe, descobri somente agora, o trabalho foi realizado por uma oficina aqui, não vou citar o nome, pq não convém... O que pedi para eles foi, justamente, trocar as buchas dos jumelos dianteiros, e acertar o cáster... já que eu não tinha conhecimento de como fazer. Enfim...
Eu não tinha problema de Shimmy, então... é cortar as bases do eixo e girar o diferencial. Os braços vão apontar para cima no caster positivo... eu estou usando um ângulo magnético, sobre o toquinho do munhão para fazer isto é melhor e o mais correto a se fazer do que querer usar os braços do munhão.
Hj eu girei o eixo 5º para ver como iria ficar a cruzeta... E parece que fica bom ainda... Vantagem em ter alongado o entre eixos, vou ainda analizar um pouco mais ainda, mas pelo visto consigo algo nesta posição.
O amortecedor de direção, no meu caso não é para Shimmy, o amortecedor de direção não serve só para isto, andei pesquisando, bom primeiro de usar de D20, claro por causa do peso próximo com o do Jeep, dois amortecedores, claro é para compensar o diâmetro dos pneus em relação a D20. Amortecedor de direção não só alivia o impacto dos pneus no sistema de direção, mas alivia os outros componentes do eixo, rolamentos, mangas, rolamentos do munhão (toquinhos), vc tbm reduz mais ainda as correções do Jeep na estrada... e tbm em trilhas... Não força outros componentes, não é novidade, pessoal nos EUA usa muito em F250, Dodge Ram, etc... pickups grandes, tbm já vi em alguns Wranglers JK E TJ... Como lá tem kits prontos, aqui estou fazendo, já fiz um molde básico, e já fiz um projeto meio que finalizado... só falta testar...
[s]
Ian Jeep
19/01/2016, 15:49
Valeu Fabricio
Realmente como não tinha nada pronto no Fórum, decidi encarar o trampo, e que trampo...
Bom, na época, o cáster do meu Jeep estava completamete fora de medida, era 0, ou seja, o volante não voltava para o centro com facilidade, e sentia muito o impacto na direção... Não somente pelo cáster incorreto, mas tbm as buchas dos Jumelos, eram de AÇO MACIÇO, detalhe, descobri somente agora, o trabalho foi realizado por uma oficina aqui, não vou citar o nome, pq não convém... O que pedi para eles foi, justamente, trocar as buchas dos jumelos dianteiros, e acertar o cáster... já que eu não tinha conhecimento de como fazer. Enfim...
Eu não tinha problema de Shimmy, então... é cortar as bases do eixo e girar o diferencial. Os braços vão apontar para cima no caster positivo... eu estou usando um ângulo magnético, sobre o toquinho do munhão para fazer isto é melhor e o mais correto a se fazer do que querer usar os braços do munhão.
Hj eu girei o eixo 5º para ver como iria ficar a cruzeta... E parece que fica bom ainda... Vantagem em ter alongado o entre eixos, vou ainda analizar um pouco mais ainda, mas pelo visto consigo algo nesta posição.
O amortecedor de direção, no meu caso não é para Shimmy, o amortecedor de direção não serve só para isto, andei pesquisando, bom primeiro de usar de D20, claro por causa do peso próximo com o do Jeep, dois amortecedores, claro é para compensar o diâmetro dos pneus em relação a D20. Amortecedor de direção não só alivia o impacto dos pneus no sistema de direção, mas alivia os outros componentes do eixo, rolamentos, mangas, rolamentos do munhão (toquinhos), vc tbm reduz mais ainda as correções do Jeep na estrada... e tbm em trilhas... Não força outros componentes, não é novidade, pessoal nos EUA usa muito em F250, Dodge Ram, etc... pickups grandes, tbm já vi em alguns Wranglers JK E TJ... Como lá tem kits prontos, aqui estou fazendo, já fiz um molde básico, e já fiz um projeto meio que finalizado... só falta testar...
[s]
:palmas:
Eu fiz um suporte pra amortecedor duplo tmb, até postei no forum, porem usei amortecedor da f-250 e não coube dois, coube apenas um. Era pra ter usado o da D20, creio q cabem dois. Ainda mais no seu caso q usa histeer, tem mais espaço livre.
Acompanhando aki, e esperando os resultados/fotos!
Abraços
squinzani
19/01/2016, 16:26
Eu fiz um suporte pra amortecedor duplo tmb, até postei no forum, porem usei amortecedor da f-250 e não coube dois, coube apenas um. Era pra ter usado o da D20, creio q cabem dois. Ainda mais no seu caso q usa histeer, tem mais espaço livre.
Abraços
tem fotos do suporte e da instalação ?
Ian Jeep
19/01/2016, 22:30
tem fotos do suporte e da instalação ?
Iaew Andeson, blz?
Tem umas fotos nesse tópico aki ooh
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/102950-amortecedor-de-direcao-duplo.html#post2284938
Abaraços
Thiago Rodeghel
20/01/2016, 13:20
Abraços
Ian Vc tem as medidas aberto e fechado desse amortecedor?
[s]
Thiago Rodeghel
20/01/2016, 13:30
https://www.youtube.com/watch?v=ZmP8kefje6w
Exemplo do pq 2 amortecedores...
[s]
fabriciosimonini
20/01/2016, 17:57
Beleza Thiago!
Estou ancioso para ver como vai ficar esta suspensão dianteira com molas de Blazer, que bom que não vai precisar "dar um giro nos munhões" já economiza umas latinhas com o torneiro!
Não é complicado adaptar amortecedor de direção no CJ, existem "modelos" aqui no fórum para todos os gostos, todos de forma muito funcional e de instalação simples. No meu Jeep eu fiz um kit, um olhal do amortecedor era preso por um grampo na tubeira do diferencial, e o outro olhal na barra de direção que liga um munhão ao outro, mas depois de um tempo esta "barra" começou a querer girar com o movimento de esterçamento, mesmo reapertando várias vezes o parafuso do terminal :putz:.
Por fim fiz algo bem simples, soldei uma chapa em L do lado esquerdo (olhando o Jeep de frente), embaixo da travessa do radiador e parafusei um dos olhais do amortecedor; o outro olhal do amortecedor parafusei num olhal que já existia na barra que liga a caixa de direção ao munhão, pouco abaixo do pitman. Já faz uns 4 anos, é só alegria!
Como você faz questão de instalar dois amortecedores, fiquei na dúvida se são dois amortecedores de direção (duplo sentido de resistência) ou dois amortecedores de Suspensão (único sentido, ou seja, um deve comprimir com certa facilidade, enquanto que o outro deve se distender com dificuldade, devendo-se fazer "mais força"), no segundo caso basta serem fixados de forma oposta na barra que liga um munhão ao outro, e a opção é bem variada, basta ter olhal nas duas extremidades: os traseiros da Kombi, Ranger, S10 (se não me falha a memória), e até os traseiros da própria D-20, sua caixa de direção vai ter que trabalhar por duas!
[s].
Thiago Rodeghel
21/01/2016, 01:30
Beleza Thiago!
Estou ancioso para ver como vai ficar esta suspensão dianteira com molas de Blazer, que bom que não vai precisar "dar um giro nos munhões" já economiza umas latinhas com o torneiro!
Não é complicado adaptar amortecedor de direção no CJ, existem "modelos" aqui no fórum para todos os gostos, todos de forma muito funcional e de instalação simples. No meu Jeep eu fiz um kit, um olhal do amortecedor era preso por um grampo na tubeira do diferencial, e o outro olhal na barra de direção que liga um munhão ao outro, mas depois de um tempo esta "barra" começou a querer girar com o movimento de esterçamento, mesmo reapertando várias vezes o parafuso do terminal :putz:.
Por fim fiz algo bem simples, soldei uma chapa em L do lado esquerdo (olhando o Jeep de frente), embaixo da travessa do radiador e parafusei um dos olhais do amortecedor; o outro olhal do amortecedor parafusei num olhal que já existia na barra que liga a caixa de direção ao munhão, pouco abaixo do pitman. Já faz uns 4 anos, é só alegria!
Como você faz questão de instalar dois amortecedores, fiquei na dúvida se são dois amortecedores de direção (duplo sentido de resistência) ou dois amortecedores de Suspensão (único sentido, ou seja, um deve comprimir com certa facilidade, enquanto que o outro deve se distender com dificuldade, devendo-se fazer "mais força"), no segundo caso basta serem fixados de forma oposta na barra que liga um munhão ao outro, e a opção é bem variada, basta ter olhal nas duas extremidades: os traseiros da Kombi, Ranger, S10 (se não me falha a memória), e até os traseiros da própria D-20, sua caixa de direção vai ter que trabalhar por duas!
[s].
Olá Fabricio, com certeza não iria cometer este erro... Aliás já uso amortecedores maiores que os comuns nacionais... Uso os Procomp MX6 com 10 regulagens de dureza... se não me engano são de Dodge Ram 2500
Os amortecedores de direção são da direção mesmo da D20. Já fiz uma primeira montagem... Mas o cara cortou errado o suporte e tive de refazer. É um amortecedor em cada roda, usando o pino cônico que já vem no amortecedor da D20, este encaixa onde vai o terminal de direção original Willys (tive esta opção por usar braços Histeer Ensimec) E na outra ponta, fiz um suporte, normal uma base, com 2 grampos U, fixado ao eixo... Então, aproveitei o momento que estava ali em baixo do Jeep, e já que... né...:chorandoderir: Só não bati fotos pq, o que está instalado no momento é o suporte que o cara cortou errado na Oxi...
Não existe necessidade de cortar o munhão e girar o eixo, o Jeep continuará SUA... Aproveitei no desmonte das molas, e comprei a cinta que vai entre as lâminas do UNO, e coloquei entre as molas da Blazer... Serve para manter as lâminas sem contato direto aço x aço, isto causa oxidação e em seguida pode chegar a soldar uma mola na outra, causando aumento da dureza e fadiga... as vezes quebra das molas. ( andei estudando kkk...) Sabia que antigamente se usava uma tira de couro entre as lâminas para manter elas lubrificadas e aumentar a durabilidade... Bem diferente da tal lâmina de raio X que o pessoal fala...
Terminei a reinstalação da direção hidraulica semana passada, esta semana vou começar a montar a mola do lado esquerdo... tirar o eixo fora, girar as sapatas tbm...
[s]
Thiago Rodeghel
21/01/2016, 01:47
520712
Olhando esta foto, pode se ver, um lado é prisioneiro, e na outra ponta tem um pino cônico, este, vai fixado direto no braço do munhão do Jeep, e o outro que é prisioneiro, vai no suporte que é fixado ao eixo.
[s]
fabriciosimonini
29/01/2016, 18:19
Thiago.
"Terminei a reinstalação da direção hidraulica semana passada, esta semana vou começar a montar a mola do lado esquerdo... tirar o eixo fora, girar as sapatas tbm"...
Já montou as molas do lado esquerdo???
[]s'.
Thiago Rodeghel
31/01/2016, 02:34
Thiago.
Já montou as molas do lado esquerdo???
[]s'.
Já sim... estou um pouco atrasado esta semana pq estou cheio de compromissos e para ajudar meu micro parou de novo.... enfim... agora estou removendo as sapatas do eixo para centralizar o eixo, em seu comprimento em relação a largura do Jeep, e tbm já acertar o caster
fabriciosimonini
01/02/2016, 10:07
Já sim... estou um pouco atrasado esta semana pq estou cheio de compromissos e para ajudar meu micro parou de novo.... enfim... agora estou removendo as sapatas do eixo para centralizar o eixo, em seu comprimento em relação a largura do Jeep, e tbm já acertar o caster
:pipoca::pipoca::pipoca:
[]s'.
fabriciosimonini
19/03/2016, 16:54
Olá Thiago!
Como é ficou a suspensão dianteira do Jeep? melhorou o conforto como esperado? Se possível poste algumas fotos!!!
[]'s
Thiago Rodeghel
16/05/2016, 22:09
Olá Thiago!
Como é ficou a suspensão dianteira do Jeep? melhorou o conforto como esperado? Se possível poste algumas fotos!!!
[]'s
Olá Fabricio... Desculpa a demora... Fiquei sem computador, e estava impossível enviar fotos... tbm curtindo a namorada no fim de semana, acabou atrasando um pouco a montagem... Mas vamos ao que aconteceu
Bom, para montar este kit de molas, não foi simples, aliás foi meu maior desafio. Sozinho, 2 macacos hidráulicos, 2 cavaletes, e um macaco jacaré... e ferramentas...
Primeiro, descobri, que cada Jeep vc envolve uma situação da demora...
Para instalar estas molas... Tive de... NO MEU JEEP...
-Partir do principio, do zero, sem nenhum esquema, fotos ou afins para ver... Só achei estas molas instaladas na suspensão traseira...
- Desenhar tudo
- Alongar o chassi, assim as chapas dobradas devem ser da medida exata e espessura
- Tive de Refazer o suporte da caixa de direção, já que meu chassi estava feio, cheio de furos, de diversos parachoques que teve durante sua vida, e adaptações. Então Cortei a ponta do chassi, logo abaixo da grade dianteira e refiz, a partir dali, tudo novo
- Nivelar e alinhar, onde vc irá soldar as novas longarinas do chassi. Sendo que na largura do chassi, tem que encaixar o parachoque certinho, com 2 a 3mm de folga...
- Alonguei 150mm o chassi no meu Jeep, mas com 130mm é o suficiente...
Estes itens foram extremamente trabalhosos, e demorados... Já que sozinho foi mais complicado.
Feito isto, instalei as molas, instalei o jumelo atrás, se colocasse na dianteira o jumelo, seria 10x mais fácil e rápido... Porém, fui inventar de manter igual o original... PTZ... Tive de furar o chassi, usei buchas de suspensão da bandeja do Santana, torneei os tubos, para embuxar no chassi. E instalar as buchas de Santana. Para isto, tive de Fechar o chassi, já que as molas são mais longas, e não pegam no trecho onde o chassi já é fechado. Tanto lado do motorista qto do Passageiro.
Refurar a mola, no centro, já que da Blazer é deslocado... E pra furar a desgraça... Sofri...
Quem tem Jeep canela fina no eixo, pode usar as bases dos grampos da Blazer, quem tem eixo canela Grossa, meu caso, tem que refazer as bases onde fixa o grampo, ao eixo. Usei grampos da Toyota.
Bom qdo coloquei o Jeep no chão, o susto e o correto, os jumelos foram a 45 graus de inclinação como é o correto, porém, ficou muito baixo... meu Jeep antes de tirar as molas antigas estava com 26" de altura do chão até a parte inferior do chassi, na ponta dianteira... Cedeu, para 24"
Levei ao posto de molas para arquear, dos 180mm de arco central foi para 220mm e resolveu o problema... Porém os jumelos foram para 80 graus de inclinação, não é o ideal, porém resolveu.
Vou postar aos poucos as fotos...
Bom rodei apenas, no final de semana passado, e posso afirmar, duvido que fica melhor que isto... foi impressionante o ganho, no pouco que rodei. Foi apenas um Teste, porém, fiquei surpreso com o desempenho. è extremamente flexivel as molas... Trabalham bem... Vc fica mais a vontade de passar nos buracos, sem aquele tranco seco...
Mas foi trabalhoso...
[s]
squinzani
24/05/2016, 08:26
Bom rodei apenas, no final de semana passado, e posso afirmar, duvido que fica melhor que isto... foi impressionante o ganho, no pouco que rodei. Foi apenas um Teste, porém, fiquei surpreso com o desempenho. è extremamente flexivel as molas... Trabalham bem... Vc fica mais a vontade de passar nos buracos, sem aquele tranco seco...
Mas foi trabalhoso...
[s]
ta ficando muito bom... vou levar meu jeep pra vc instalar um kit desses pra mim :D
Thiago Rodeghel
26/05/2016, 10:24
ta ficando muito bom... vou levar meu jeep pra vc instalar um kit desses pra mim :D
Cara... Se tivesse um kit pronto para vender valia a pena. As molas são Top demais!!!
Mas não vou negar, o trabalho foi incrível... Mas hj talvez, colocaria os jumelos na frente do chassi, assim como é na Toyota... ficaria mais simples e fácil de instalar.
[s]
fabriciosimonini
21/07/2016, 18:38
Thiago.
Parabéns pelo trabalho e disposição, eu sei bem como é ter que se virar sozinho, mas com certeza o resultado compensa todo o esforço!
Como você mesmo disse, com os jumelos voltados para frente a adaptação seria mais fácil, na dianteira bucha fixa para os jumelos e na traseira suporte externo por baixo da longarina.
Vou começar a "garimpar" os feixes da Blazer, pretendo instalar primeiro na dianteira e depois na traseira, vamos ver como fica!
[ ]'s.