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Ver Versão Completa : ABS na lama é problema?



\gustavo/
27/09/2009, 21:03
alguém ja teve problemas no freio com carros equipados com abs devido água ou lama?....... por favor gostaria de mais informações... obrigado.

Renato Fraga
27/09/2009, 21:19
O problema que você se refere seria danos ao sistema provocados pela lama, ou a eficiência do sistema ABS nessas condições????

Abraços.

\gustavo/
28/09/2009, 13:25
minha curiosidade é sobre possíveis danos no sistema (sensores, panes elétricas em geral)...obrigado.

Renato Fraga
28/09/2009, 14:50
O que posso te dizer é que o que fica exposto é somente o sistema de leitura que é bem simples, mas pode sofrer com o tempo e a falta de cuidado.

Entre o sensor e a cremalheira tem um espaço de 1 a 2 mm e lama pode interpor a esse espaço e trazer consigo pedriscos e outros detritos danificando os componentes.

Geralmente os sensores dianteiros ficam expostos instalados à junta homocinética.
Dependendo do veículo, os trazeiros ficam dentro do diferencial, mais protegidos portanto.

De resto, módulos e fiações tem o mesmo risco de danos que o da injeção eletrônica por exemplo.



Agora, falando do sistema, em condições de Off Road, ABS só vai te dar sustos.

Na lama pisar no freio é a mesma coisa que acelerar.
No cascalho, idem.
Em estradas de terra, conseguem parar o carro mas num espaço muito maior.
Alguns carros equipados com ABS e de proposta Off road por exemplo nissan Pathfinder antiga, tinha um interruptor no painel para desligar o ABS nas situações necessárias.


Abraços

MRaizer
28/09/2009, 17:23
Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?! :twisted:

negreira
28/09/2009, 17:46
Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?! :twisted:



nos carros que não tem como desligar o ABS....
é só adaptar um botão e ter um eletricista para fazer o serviço
....e pronto mata-se o ABS...
quando sair da trilha ressucita o danado e seja feliz novamente....!!!!

pois essa mistura de off road e ABS... não dá não....!!!!!!

Renato Fraga
28/09/2009, 18:03
Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?! :twisted:

Olha, duvido que dê certo. Na verdade alguns veículos equipados com ABS têm um sistema de controle de tração que utiliza os sensores do ABS pra saber qual roda está virando mais rápido que a outra e sutilmente aciona o freio apenas dessa roda, transmitindo a força para o outro lado.

Já nos veículos equipados com eixo rígino, a maioria deles tem o sensor no centro do eixo, no berço da coroa dentro do diferencial.
Pegando o sinal daí, o negócio fica meio confuso pois mesmo se uma única roda estiver parada a outra pode continuar virando e portanto a coroa também. Tomo como base minha Dakota que tem esse sistema e não é muito efetivo, muito menos como bloqueio.....

Mas tive um Vectra GSI e certa vez uma pessoa me disse para encostar o pé no freio quando fosse dar uma arrancada que diminuiria o problema de patinar apenas uma das rodas.

Pra confessar, nunca consegui ver resultado satisfatório fazendo isso. O que patinava a menos eu não entendia se era pelo ABS estar distribuindo melhor a tração ou pela força que o freio estava roubando do motor.

Agora voltando ao mundo 4x4, vejam que quando estamos com nossa tração acionada, aquela proporção de 70% no freio dianteiro e 30% no freio trazeiro se anula, pois devido a transmissão fica tudo 50%. Mais um contra para o ABS no off road, pois por alguma confusão no sistema você terá seu freio menos eficiente ainda.


Já a idéia do interruptor para o ABS é brilhante, e farei o mesmo em meu carro em relação aos AIR BAGS.



Abraços

Daniel Castanho
05/10/2009, 23:16
Já postei aqui no Forum algumas medidas que eu fiz para frenagem em terreno cascalhado COM e SEM ABS e realmente o negócio fica feio.

Fiz isso depois de um susto em uma descida de cascalho onde não consegui parar!

Para desligar o meu ABS costumo sacar o fusível no compartimento do motor. Sempre que entro na terra eu faço isso, pois nunca se sabe quando voce vai precisar parar rápido.

Já pensei em fazer algum interruptor, mas o ideal era algo mais elaborado de forma a reestabelecer para condição normal o sistema de segurança e as luzes de advertência do painel, pois quando voce desliga o abs as luzes de "freio" e "abs" ficam acesas no painel. Falei com um especialista em recuperar centrais eletrônicas de ABS e ele me disse que é possível, mas não me adiantou quanto custaria.

Abraços,
Daniel