PDA

Ver Versão Completa : L200 outdoor + esterçamento

Vander Luis
27/09/2009, 02:19
Acabei de adquirir um L200 Outdoor, e estou pasmo com o diâmetro de esterçamento muito ruim que ela possui.
EAlguém pode me informar se existe uma maneira de aumentar o esterçamento?
Sei que na autorizada não irão fazer, e sei também que não se deve esterçar muito em 4x4, ainda mais em terrenos secos, mas, é um sofrimento para fazer uma manobra.
Por favor, me ajudem com essa dica.
Aguardo resposta, um grande abraço a todos.

Marcelo-HPE
27/09/2009, 12:16
È a coisa mais facil do mundo relsolver isso . é só regular os batentes da direção.
são dois batentes um do braço Pitman e outro do auxiliar . é só folgar a contra porca e regular que vai melhorar 100% . deita em baixo da picape que vc vai ver .
Na minha eu fiz dois dias depois que comprei zerada .e a bichinha já vai pra dois anos de alegrias .
abs

Pequeno jr
27/09/2009, 13:54
È a coisa mais facil do mundo relsolver isso . é só regular os batentes da direção.
são dois batentes um do braço Pitman e outro do auxiliar . é só folgar a contra porca e regular que vai melhorar 100% . deita em baixo da picape que vc vai ver .
Na minha eu fiz dois dias depois que comprei zerada .e a bichinha já vai pra dois anos de alegrias .
abs

X2 !!!

MArcelão .. tu bem q podia tirar uma fotos e mostrar para o pessoal aonde é o local. Esse assunto é mais do q falado aqui no forum

NilsinhoRox
27/09/2009, 23:52
A minha quem regulou foi o Cleber da Brabus-SP (Concessionária)!!!

Qdo eu pedi pra levantar na barra de torção, ele já regulou , sem custo algum!!!

E eu faço trilhas direto e não altera em nada a dirigibilidade...

[]'s

Vander Luis
28/09/2009, 13:08
X2 !!!

MArcelão .. tu bem q podia tirar uma fotos e mostrar para o pessoal aonde é o local. Esse assunto é mais do q falado aqui no forum

Realmente seria muito bom se mostrado em fotos, mas, só de saber que tem jeito já fico mais tranquilo... Vou dar uma verificada nisso hoje!

Marcelo-HPE
28/09/2009, 15:58
Salve amigos ;
Aí vai uma fotinha . lembrem-se que são 02 parafusos batentes ,um para cada roda dianteira.
Folga-se a contra-porca com uma chave (estria/estrela) de 17mm e gira-se o parafuso no sentido de apertar ( mais não muito ) .
depois é só apertar a contra-porca novamente ,certifíquisse que os dois parafusos foram ajustados igualmente ( observe os fios de rosca ) .
Se ainda não ficou claro , e bato mais fotos e posto aqui .
abs

PauloLimited
28/09/2009, 18:18
Salve amigos ;
Aí vai uma fotinha . lembrem-se que são 02 parafusos batentes ,um para cada roda dianteira.
Folga-se a contra-porca com uma chave (estria/estrela) de 17mm e gira-se o parafuso no sentido de apertar ( mais não muito ) .
depois é só apertar a contra-porca novamente ,certifíquisse que os dois parafusos foram ajustados igualmente ( observe os fios de rosca ) .
abs

Acabei de fazer isso na minha melhorou d+, será q num atrapalha a cambagem não ?

Marcelo-HPE
28/09/2009, 18:53
Não atrapalha não . só se vc for regular a barra de torção.
Certifiquem-se que a contra porca está bem reapertada .
abs.

tiago off road
28/09/2009, 19:44
Salve amigos ;
abs
O marcelo vc sabe se da certo na l200 2002( quadradinha), e quanto e tenho q girar o parafuso?

Marcello Ladeira
28/09/2009, 20:04
O marcelo vc sabe se da certo na l200 2002( quadradinha), e quanto e tenho q girar o parafuso?
É a mesma coisa Tiago... a parte de baixo dos 2 carros é idêntica.

Abs,

tiago off road
28/09/2009, 20:14
Amanhã mesmo vou fazer na minha então, alguem saberia me responder quanto a questao de quanto girar o parafuso? para ficar no meio termo( nem esterçando muito e nem muito pouco)?
Abraços

tiago off road
28/09/2009, 20:41
e isso não interfere no alinhamento?

PauloLimited
28/09/2009, 21:34
Puta merda num tem não viu, cara ta outra coisa agora, fiz cada baliza fudida agora de noite. Ta esterçando muito.

tiago off road
28/09/2009, 21:48
o paulo quantas voltas voce deu no parafuso?

PauloLimited
28/09/2009, 22:00
o paulo quantas voltas voce deu no parafuso?

Entre a porca e a cabeça do parafuso deixei 2 fios de rosca.

Vander Luis
29/09/2009, 10:14
A minha é zerada, ou seja, ainda está na garantia, mas vou fazer nela hoje ainda... Acho que só perde a garantia se eles olharem a suspensão para mexer em qualquer defeito, o que acredito que não será o caso tão cedo.
Assim que fizer eu posto aqui.
A foto foi de grande ajuda!

hrodrigues
29/09/2009, 10:37
Salve amigos ;
abs

Ola Marcelo

Aparentemente bem simples. Esse giro seria meia volta, volta inteira ?

Abs

Helio

Marcelo-HPE
29/09/2009, 11:17
Olá Hélio !!
Você pode girar no sentido de "apertar", de modo que fique com 03 ou 02 fios de rosca aparentes entre a cabeça do parafuso batente e a contra porca isso nos dois lados da picape.
Depois certifique-se que a contra porca foi reapertada de modo que a regulagem não se desfaça .
Simples ... simples .
abs.

hrodrigues
29/09/2009, 11:20
Olá Hélio !!
Você pode girar no sentido de "apertar", de modo que fique com 03 ou 02 fios de rosca aparentes entre a cabeça do parafuso batente e a contra porca isso nos dois lados da picape.
Depois certifique-se que a contra porca foi reapertada de modo que a regulagem não se desfaça .
Simples ... simples .
abs.

Valeu Marcelo :concordo:

Vou providenciar amanhã mesmo.

Abs

Helio

Vander Luis
29/09/2009, 15:22
Ola Marcelo

Aparentemente bem simples. Esse giro seria meia volta, volta inteira ?

Abs

Helio

Acabei de fazer na minha, e ficou muito bom!

Um conselho, não se prenda a quantidade de giros a dar no parafuso batente. Tente fazer com duas pessoas, uma em baixo do carro regulando e outra ao volante, quando chegar a um ponto agradável pare e fixe todo o sistema novamente. Foi assim que fiz, agora o volante da minha L200 da duas voltas completas, o esterçamento não ficou o melhor do mundo, não se compara com o esterçamento da Ranger, mas, agora ficou aceitável. O de antes era um absurdo de ruim.

A.Tavora
29/09/2009, 20:49
Caros amigos,

se é tão fácil e melhora o giro, pq a MIT não faz isto?

Em uma das revisões da minha eu cheguei a perguntar para o mecânico da MIT se eles faziam isto, ele disse que colocava em risco a tração e a suspenção era afetada.

Alguem sabe de fato as consequencias?

Independente de qualquer coisa, farei a mudança amanhã. É fo*@ este giro.

Abçs

hrodrigues
01/10/2009, 09:12
Olá Hélio !!
Simples ... simples .
abs.

Ola Marcelo

Já fiz. Deixei com 2,5 fios de rosca e estou testando. O carro é outro. Já entro na minha garagem como entrava com o Tracker. Ainda posso melhorar mais, acho que não vai ser preciso.
Agora uma pergunta. Se colocar pneus maiores,"pega" em alguma coisa ?

Abs

Helio

hrodrigues
01/10/2009, 09:22
Caros amigos,

Em uma das revisões da minha eu cheguei a perguntar para o mecânico da MIT se eles faziam isto, ele disse que colocava em risco a tração e a suspenção era afetada.

Abçs

Ola Tavora

Conversei com o pessoal da MIT e deu para perceber que eles não tem muita intimidade com esse procedimento, alguns nem conheciam essa possibilidade. A única resposta que obtive foi que aumentando o esterço, quando andando no barro, haveria uma chance maior de capotagem :pensativo:
Se o resposável maior não fosse o pé no acelerador até poderia concordar em parte. Maior esterço, maior resistencia , maior alavanca.
Concluindo:
Já fiz no meu. Vale a pena. Não se esqueça que aquilo é um parafuso de ajuste, logo serve para ajustar... Se não fosse para ser mexido, seria fixo.

Abs

Helio

Marcelo-HPE
01/10/2009, 12:56
Olá Hélio , a minha está regulada com 2 fios de rosca , e eu uso os pneus BF goodrich AT 265 75 R16 e não "pega " em nada mesmo esterçando no máximo .
abs

hrodrigues
01/10/2009, 17:41
Olá Hélio , a minha está regulada com 2 fios de rosca , e eu uso os pneus BF goodrich AT 265 75 R16 e não "pega " em nada mesmo esterçando no máximo .
abs

Valeu Marcelo

Tambem vou colocar os BF. Se aparecer alguem que queira ficar com os meus, coloco logo. Meu carro está com 600km.

Abs

Helio

A.Tavora
01/10/2009, 21:41
abs

Caros amigos,

vou começar contanto minha pequena estória. Em novembro de 2007, troquei minha FRONTIER pela L200 OUTDOOR, na verdade iria comprar uma HILUX, mas como todos já sabem, fila de espera etc... A TRITON havia sido lançada e além da fila de espera, era lançamento e aí vem a preocupação....

Confesso que sempre achei e acho o modelo da OUTDOOR bonita. Só que como rodo praticamente 80% na cidade, comecei a ter problemas com a falta de giro da L200, como rodo pouco com minha PKP (02 anos e 29.000km), se fosse vender para comprar outra acabaria perdendo R$.
Acabei por comprar a 5 meses um New FOCUS SEDAN, e guardei a minha PKP para usar somente quando viajava para fazenda, como minha esposa engravidou, precisei comprar um apto maior, como não queria financiar o apto, tive que vender o NEW CIVIC da minha mulher para ajudar no pagamento, assim sendo tive que voltar a rodar na L200 diariamente.

MARCELO-HPE, quero agradecer de coração pela dica, já fiz e o carro ficou 10. A diferença é gritante!!!!!!! Será que a MIT pirou? Fiz na oficina de um amigo, ele por coincidência tinha uma PAJERO SPORT para revisão, e fomos olhar se havia tal regulagem, e acreditem é IGUALZINHO e fica sobrando apenas 3 voltas para o final.

Um grande abraço

Everton Júnior
01/10/2009, 22:13
Tambem ja fiz na minha e ficou 10! Esse negocio de forçar o conjunto é conversa, a Pajero Sport usa praticamente a mesma suspensao e tem mais giro, nem por isso quebra. Acredito que a L200 sejam assim por ser um carro muito usado em competiçoes e carros de competiçoes quanto menos giro melhor, o troller é outro exemplo disso.

abs!

tiago off road
02/10/2009, 14:27
Na minha l200 gls 2002 não da certo não, ela tem a contra porca, mais parece que não tem a cabeça do parafuso para apertar.

tiago off road
02/10/2009, 16:07
segue fotos de como é a minha

Pedro Neto
02/10/2009, 16:18
Regulei a minha com 05 fios no parafuso, ficou ótimo.

Daniel Lima
04/10/2009, 21:14
Queria aqui agradecer a colaboração dos amigos do fórum....porquê? esse era uns dos pouquissímos defeitos que tinha encontrado em minha l-200. adquiri uma outdoor e sofri 10.000km. agora tudo se resolveu, está 100% melhor. valeu.abraços

A.Tavora
11/10/2009, 11:35
Continuo 100% feliz com a minha L200 OUTDOOR, agora prinipalmente depois de melhorar o esterçamento. Nesta semana fui ao shopping com ela, vi um cidadão se batendo para fazer uma curva para subir em uma rampa, ia pra frente, voltava, ia denovo.... Eu consequi entrar de primeira, o cara ficou olhando.... Talvez pensado (eu sou muito amarrado)kkkkkkkkkkkkkkkk.

LEMBRANDO AOS AMIGOS FORISTAS CATÓLICOS, QUE HOJE É A NOSSA MAIOR FESTA RELIGIOSA, O CÍRIO DE NAZARÉ. E É A ELA QUE PEÇO COM MUITA FÉ QUE NOS PROTEJA SEMPRE, ESTENDO O PEDIDO A TODOS OS AMIGOS DO FORUM, AMÉM.

POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO PODEREI IR A PROCISSÃO, POIS MEU FILHO NASCEU TERÇA FEIRA DIA 06 E NÃO QUIS DEIXÁ-LO SÓ COM A MÃE.

Abçs aos amigos foristas.

Marcelo-HPE
11/10/2009, 16:19
Que Jesus abençoe a todos nós meu amigo !! e parabéns pelo filhão .
ABS

A.Tavora
11/10/2009, 22:45
Que Jesus abençoe a todos nós meu amigo !! e parabéns pelo filhão .
ABS

AMÉM!!!!!!!!!!!

muito obrigado.

Um grande abraço

renato vieira
01/11/2009, 19:36
Pessoal, muito do kct a dica. Fiz na minha pajero sport e ficou show.

Lex-HPE
21/11/2009, 23:12
Salve amigos ;
abs

Caramba!!! como mudou, não consigo entender porque as L200 já não saem assim de fábrica. Muita gente deixa de comprar justamente pela "falta de jogo de direção" :parede:

Não é possível, alguma tem, impressionante. :pensativo:

Mesmo assim, muito obrigado, as fotos ajudaram bastante. :concordo:

JairoM
22/11/2009, 19:18
Amigos,
Estou fora do forum de pickups a algum tempo, pois estou me didicando a restauracao de um jeep militar ano 1942. Vai ficar igualzinho como saiu da fabrica durante a 2a. Guerra Mundial.
Uma das poucas modificacoes, que nao serao visiveis, é a ignicao eletronica que ficara dentro do distribuidor.

Tenho uma pergunta: Este topico fala da melhora do esterçamento das L200. Serve tamnbem pra L200-GLS ano 2000 ?

Se servir, esta semana mesmo faço na minha.

Obrigado a todos....

fator
24/11/2009, 01:26
Fiz hoje pela manhã na minha Savana e ficou muito bom.

Marcelo-HPE
25/11/2009, 08:51
Olá Jairo , dá uma olhada por baixo ,e procure os batentes do braço pitman e auxiliar .

wlgalvao
08/12/2009, 13:58
Caros amigos,

Abçs

Pois é exatamente meu problema, falta de giro, vou fazer essa regulagem hoje mesmo, pois sempre digo q é o ponto fraco da savana.
li os depoimentos e fiquei satisfeito com a rgulagem, mas confirmo q ja pedi para ver se dava p aumentar o giro na consecionária e a resposta foi negativa.......?????
vou fazer. grato a todos.

Carlos A. C. Azevedo
10/01/2010, 18:35
olá a todos, muito boa mesmo essa dica, mas Marcelo eu apertei os parafusos, e vi q o braço ñ xegava a tocar no limitador nem de um lado nem de outro, será ki tem algum problema? e quanto forçar o setor de direção? tem algum problema de sair do lugar? obg.

Marcelo-HPE
10/01/2010, 21:43
Não aperte o parafuso até o final ,deixe pelo menos dois fios de rosca aparentes depois que apertar a contra porca .
Não chega a forçar o setor de direção . o que não pode é deixar a direção exterçada no máximo, por breve periodo , porque danifica a bomba e o cilindro da D.H isso vale para qualquer carro com D.H .

Outra dica , para quem está com rangidos nos feixe de mola; procurem por um produto chamado viscosol que é próprio para isso e é excelente ,a suspensão vai ficar quietinha por muito tempo e pode lavar que não sai .
Nas concessionárias MIT vende , mas lá deve ser mais caro ,é fabricado pela FBS .,
http://www.fbslubrificantes.com.br/
Abração .

Carlos A. C. Azevedo
11/01/2010, 10:12
explicando direito, eu deixei o parafuso menor com uns 3 fios, tanto de um lado quanto do outro e girei a direção, e vi ki o braço não encostava no limitador, mais tbm não encostava em nada, e isso que eu queria saber o por que disso:putz:
obg.

Marcelo-HPE
11/01/2010, 13:01
Olá Carlos !!
Peça uma pessoa girar o volante até o topo e manter . e então vc olha por baixo e veja se não topa no batente .
se girar o volante até topo e soltar a direção recua um pouco , para não forçar a bomba da D.H .
abs

Carlos A. C. Azevedo
12/01/2010, 00:03
entao Marcelo, foi isso que eu fiz, deixei os parafusos dos dois lados com 3 fios de rosca, e rodei a direçao e entao vi que mesmo rodando para um lado quanto pro outro, nenhum braço estava encostando nos limitadores, entao com a direção no maximo , mas sem forçar, regulei o limitador, para o braço encostar no limitador, entao era isso que eu queria saber, como vcs conseguiram fazer com que as L200 de vcs terem mais giro?
obg:concordo:

Marcelo-HPE
12/01/2010, 00:15
Geralmente o que limita o giro da l200 são esses batentes mesmo. se vc rodar a direção até o topo e depois descer do carro para ver , vc não vai encontrar os braços topados nos batentes . vc tem que pedir uma pessoa girar o volante e manter para verificar .
Qual é a sua l200 ??

abs .

Carlos A. C. Azevedo
12/01/2010, 09:40
é um 2005 HPE MT mas quando eu ficava de baixo do carro e falava pra rodar a direção até o maximo eu vi que não tava encostando nos limitadores, então o que não ta deixando os braços esncostarem nos limitadores, sendo que ela para sozinha, o pneu não encosta em nada.
obg.:sad:

A.Tavora
12/01/2010, 17:16
Não aperte o parafuso até o final ,deixe pelo menos dois fios de rosca aparentes depois que apertar a contra porca .
Não chega a forçar o setor de direção . o que não pode é deixar a direção exterçada no máximo, por breve periodo , porque danifica a bomba e o cilindro da D.H isso vale para qualquer carro com D.H .

Outra dica , para quem está com rangidos nos feixe de mola; procurem por um produto chamado viscosol que é próprio para isso e é excelente ,a suspensão vai ficar quietinha por muito tempo e pode lavar que não sai .
Nas concessionárias MIT vende , mas lá deve ser mais caro ,é fabricado pela FBS .,
Abração .

Marcelo,

obrigado pela dica do lubrificante para feixe de mola. Eu colocava silicone spray para amenizar os ruídos:parede:.

Abçs

Marcelo-HPE
12/01/2010, 17:26
Valeu Távora , com esse viscosol os ruídos somem mesmo e por muito tempo .

Carlos, nesse caso seria interesante vc levar a picape num Mecânico e pedir para desacolplar os Braços Pitman e auxiliar dos terminais de direção para ver onde está agarrando , pode ser alguma junta esférica que esta travando no giro .
abs

JORGE CAMOI
22/01/2010, 16:45

Carlos, nesse caso seria interesante vc levar a picape num Mecânico e pedir para desacolplar os Braços Pitman e auxiliar dos terminais de direção para ver onde está agarrando , pode ser alguma junta esférica que esta travando no giro .
absgalera acabei de fazer o ajuste ...agora entro em minha casa sem a necessidade de ir ao outro lado da rua...show de bola....a minha ainda esta na fase de ajustes de acess´rios ....mas ta quase concluida....

JORGE CAMOI
01/02/2010, 12:49

abs

Olá,Marcelão e cia...Pois bem depois de ficar babando com as curvas e manobras agora faceis de fazer com as mexidas nos parafusos dos braços pitmam e aux ....Alguns mexhanicos me falaram que posso com isto quebrar minhas homocinéticas....ah de fato algum fundo de verdadde ou são lendas....ou ja aconteceu com alguem.....por favor tirem minha duvidas ..pois não quero mais sofrer dentro dos estacionamentos de shopings etc etal apertadinhos ....hahahahha...valeu

Marcelo-HPE
01/02/2010, 13:56
Fala Jorge , já vai fazer dois anos que estou com esta regulagem na minha . e a picape não apresenta nenhum problema de junta homocinética .
se vc soltar o braços pitman e auxiliar dos terminais de direção , vc verá que as homocinética comportam um giro muito maior do que quando acoplados aos terminais de direção .
abs

Rbastos
01/02/2010, 14:10

Abração .

Marcelo vou comprar esse produto que vc falou e aplicar na minha, a suspensão dianteira da minha parece um colchão de molas velho bem usado de tanto rangido que faz!! hehehehe

Segui as dicas de regulagem dos parafusos do batente, ganhei no minímo 1 volta no giro do volante, ficou outro carro!! Obrigado a todos pela dica!!

Abrs,

romulorms
02/02/2010, 21:44
Olá,Marcelão e cia...Pois bem depois de ficar babando com as curvas e manobras agora faceis de fazer com as mexidas nos parafusos dos braços pitmam e aux ....Alguns mexhanicos me falaram que posso com isto quebrar minhas homocinéticas....ah de fato algum fundo de verdadde ou são lendas....ou ja aconteceu com alguem.....por favor tirem minha duvidas ..pois não quero mais sofrer dentro dos estacionamentos de shopings etc etal apertadinhos ....hahahahha...valeu

Olá , o problema do esterçamento, que notei depois de ter regulado os braços Pitman, é que quando estou fazendo uma manobra no 4x4, se esta for muito fechada, eu costumo tirar e passar para o 4x2, evitando o "travamento" das rodas dianteiras.

JORGE CAMOI
03/02/2010, 12:35
Olá , o problema do esterçamento, que notei depois de ter regulado os braços Pitman, é que quando estou fazendo uma manobra no 4x4, se esta for muito fechada, eu costumo tirar e passar para o 4x2, evitando o "travamento" das rodas dianteiras.Bem então acho que é de fato melhor mesmo não deixar ir até o fim ,ou seja não virar o jogo todo quando tiver no 4 x 4...evitando com isto forçar a homocinetica né...mesmo porque eu tb acho até na minha pajerinho v6 que não tem nada sobre isso acho que faz um barulho meio diferente tb...Mas só a diferença que faz esta mechida vale a pena até umas quebrinhas na mesma ,pois amigos rodar com este carro normal é um sufuco do kct........num da nem vontade de sair com ele...muito ruim....engraçado outro dia levei-o ao estacionamento deixei as chaves e falei ao guardador ,olha dexa por aqui perto que não vou demorar e tal,ai ele, ah num posso não, vou coloca-la la pra traz por isso por aquilo,beleza fui embora e deixei o mesmo quebrar a cara ou esbarrar nas laterais das paredes...hahahahhahahah,quando cheguei pra pegar o carro ,qual a surpresa?????hahahahha....colocou logo na entrada,num aguentou ir pra lá e pra cá....sem conseguir fazer as manobras.....hahahahah,ai falei pra ele ..TE AVISEI NÉ.....Bem brigadão pelos conselhos....

ROAD TECH
03/02/2010, 21:03
Olá , o problema do esterçamento, que notei depois de ter regulado os braços Pitman, é que quando estou fazendo uma manobra no 4x4, se esta for muito fechada, eu costumo tirar e passar para o 4x2, evitando o "travamento" das rodas dianteiras.

Caros Amigos,

Peço permissão para trazer algums informações a esse assunto.

Eu tenho uma Pajero GLS-B, 4 portas, que também dá uma mão de obra daquelas para manobrar, por conta do pequeno ângulo de esterçamento.

Com relação a modificar a regulagem dos batentes de final de curso de esterço, o que já falaram aqui sobre "sacrificar" as homocinéticas é correto.

Durante as manobras mais "apertadas", mesmo em 4x2, isso não alivia 100% o esforço sobre as juntas homocitéticas externas (lado roda). Não se deve esquecer que em 4x2, na esmagadora maiorias dos modelos Mit, as homocinéticas continuam girando, pois não há roda-livre nos cubos de rodas, para desconectar o movimento das mesmas.

O sistema usado pela Mit (excetuando-se as Savanas e algumas versões de L200 GL, que saíram para atender a frotistas, equipadas com RL manual), faz a desconexão do semi-eixo direito, como forma de evitar movimento desnessário da coroa e pinhão dianteiros, quando em 4x2. Nesse caso, os dois semi-eixos e suas respectivas homocinéticas permanecem girando (e forçando) quando esterçamos a direção além do limite.

Bem, sugiro cautela a quem optou por mexer na regulagem de batentes de esterço. Ângulos além do limite podem ser "fatais"($$$$) naquelas homocinéticas "cansadas".

É isso ai,

SDS

Octávio

fmb
04/02/2010, 14:39
Fiz a alteração agora na própria autorizada, ficou show de bola!!!! gira muitooo!! hehe:-D

Clayton-AC
18/02/2010, 12:59
Acabei de fazer a alteração!!!! Agora é só alegria!!!!!

:dance:

renato vieira
23/05/2010, 20:08
Amigos,

Estou desencavando este item pq troquei minha Pajero Sport 2001 por uma L200 outback 2008. O giro da Pajero foi melhorado seguindo a receita dos amigos foristas.
Agora, na L200, levei para o mesmo mecânico que ajustou a Pajero e este não encontrou os parafusos limitadores.
Será q a Mit alterou a suspensão da frente neste ano?
Se alguém tem alguma dica, favor se manifestar.
Estou com um caminhão de quase 5m com um diâmetro de giro enorme. Haja trabalhomuito para entrar e sair da garagem. Já tenho deixado na rua só de preguiça.

Abraços

Renato

Marcelo-HPE
23/05/2010, 20:13
Gostei dessa versão da l200 "outback" .
Amigo; a MIT não alterou a suspensão , no começo do tópico há algumas fotos indicando onde está o parafuso batente .
abs.

renato vieira
23/05/2010, 20:29
Marcelo,

Sorry mate. I've just arrived from Australia.
Era pra escrever "Outdoor", mas ainda estou com o Outback na cabeça.
Para acertar o esterço na Pajero, levei a foto que vc postou lá início. Achamos o parafuso e, foi só alegria. Na L200 teremos que procurar de novo.

Hugs

Renato

Marcelo-HPE
23/05/2010, 21:14
A minha l200 é o mesmo ano da sua , e possui os parafusos. Ta lá do lado do braço Pitman e auxiliar
Gire o volante até o topo . que vc vai vê-los pertinho dos braços da direção .

Abração .

SAPO-BOMBA
23/05/2010, 21:35
Meu carro até que esterça bem, comparado com algumas L200 que já andei... mas como é sempre bem-vindo qualquer dica para melhorar aquilo que já está bom... :mrgreen:

PauloLimited
24/05/2010, 02:42
Meu carro até que esterça bem, comparado com algumas L200 que já andei... mas como é sempre bem-vindo qualquer dica para melhorar aquilo que já está bom... :mrgreen:

Foi a melhor coisa q eu fiz na L200:dance:, deixei 2 fios de rosca.

Marcello Ladeira
24/05/2010, 08:25
Marcelo não sei se você foi ao MMS de Berlândia, mas lá o Lourival comentou que num cotovelo as novas L200 - como as que haviam sido utilizadas para levantar - conseguiriam fazer sem dar ré... hehehehehe

Parece que a Mit no modelo 2010 seguiu as dicas do Fórum e resolveu o problema... hehehe

Abs,

Marcelo-HPE
24/05/2010, 14:13
Marcelo não sei se você foi ao MMS de Berlândia, mas lá o Lourival comentou que num cotovelo as novas L200 - como as que haviam sido utilizadas para levantar - conseguiriam fazer sem dar ré... hehehehehe

Parece que a Mit no modelo 2010 seguiu as dicas do Fórum e resolveu o problema... hehehe

Abs,
Fala Marcelão meu camarada !!! No de Uberlândia não deu pra ir , mas no de BH e no de Itaipava nos encontrare-mos lá, se Deus quizer !!! será ótimo rever os grandes amigos do forum !!!
È o forum 4x4 Brasil ensinando a MIT a trabalhar !! hehehe.
Quando for Na Sendai de Vitória vou dar uma olhada numa outdoor 2010 e ver como está o parafuso do batente.
Abração meu Camarada !!

JuniorScartezini
28/08/2010, 15:12
Opa, custou mas achei esse tópico, vou procurar o danado do parafuso e volto aqui para comentar.

Se der certo vou dar essa dica lá no trampo, para arrumar as GL da frota.

Abraços!

JRPinto
30/08/2010, 20:52
Opa, custou mas achei esse tópico, vou procurar o danado do parafuso e volto aqui para comentar.

Se der certo vou dar essa dica lá no trampo, para arrumar as GL da frota.

Abraços!

Salve Junior,
Fizemos numa loja de pneus e alinhamento, também sem problema nenhum. Ficou muito melhor e sem custo.
OBS: Já consegui um local onde instalam o sensor de estacionamento. Feito a partir da luz de ré. Depois postarei no tópico específico.
Abs.

JuniorScartezini
30/08/2010, 23:06
Salve Junior,
Fizemos numa loja de pneus e alinhamento, também sem problema nenhum. Ficou muito melhor e sem custo.
OBS: Já consegui um local onde instalam o sensor de estacionamento. Feito a partir da luz de ré. Depois postarei no tópico específico.
Abs.
Vou fazer esse trampo, já achei o parafuso, vou tirar uma foto no estado original e posto aqui, acredito que irá ajudar quem também quer fazer.

Abraços!

Pequeno jr
31/08/2010, 10:56
Junior,

Se precisar de alguma dica é só vê as L-200 da criminalistica que já estão com esse ajuste.

JuniorScartezini
31/08/2010, 16:43
Junior,

Se precisar de alguma dica é só vê as L-200 da criminalistica que já estão com esse ajuste.
Sério?
E quem deu a dica lá? Você?
Ainda não fiz, estou com o tempo curtíssimo.

Abraços!

Rbastos
31/08/2010, 16:47
Junior pode fazer sem medo!! Fiz na minha é ficou ótimo!! Outro dia levei meu carro para revisão na Mit e o cara da oficina ficou impressionado como a minha manobrava facil!! hehehehe!!

Abrs

Pequeno jr
31/08/2010, 16:57
Jr lembra do mecânico que te indiquei? O que eu te falei que é lá da DITRAN e que cuida da minha Ranger? Ele já sabia dessa dica.

Não digo que todas estão assim, mas na grande maioria já está com isso feito. Acho que algumas que são usadas pelas equipes de manutenção já foram feito o serviço tbm.

JuniorScartezini
31/08/2010, 17:18
Cara, fui levar minha mulher para uma consulta no Santa Helena, putz, que merd@, foi um vai e vem lascado no estacionamento pago...

Abraços!

Pequeno jr
03/09/2010, 11:37
Hoje pela manhã vi o tanto que o pessoal que tem L-200 e não faz essa alteração para o volante esterçar mais sofre.

No condomínio onde moro, há 3 andares de garagem.... A ranger e o carro da minha mãe ficam no 1º piso (nível da pista). No 3º Subsolo ficam outros carros da gente. Hoje cedo precisei descer ao 3º subsolo de Ranger para passar algumas coisas que estavam dentro dela para outro carro.

Na volta do 3º subsolo,.... um vizinho que tem uma Outdoor foi na minha frente e nos cotovelos que tem para você chegar a próxima rampa teve que manobrar 3x para poder subir a rampa. Eu na Ranger fiz apenas 1 manobra em todos os cotovelos.

Quando chegamos ao 1º piso ele falou comigo sobre isso. Já estava tentando negociar uma vaga na garagem do 1º piso devido a essas manobras, pois ele perde um tempo ferrado (e é verdade) .. tendo que aprumar a L-200 para subir os níveis.

Peguei o email do camarada e agora acho que ele está lendo esse tópico que eu repassei para fazer a alteração na L-200 dele.

Ah sim .. no condomínio há também Triton, Frontier, Dakar, Hilux e SW4. Estas nos cotovelos fazem igual a Ranger, sendo que deste grupo ... a dakar as vezes precisa de duas mabobras.

Armandinho
23/12/2010, 23:26
Acabei d aquirir minha outdoor 2010/2011 GLS. Vi vcs comentando aqui que a mit tinha mudado esse ajuste para os modelos 2011. O jogo da minha é muito ruim...se eles melhoraram, não quero nem imaginar como era antes!!kkkk. Queria que alguem que ja passou pelo modelo anterior e está com o mais novo se realmente melhorou alguma coisa. Quero fazer esse ajuste que Marcelo-HPE comentou, mas estou com um pouco de receio.

PauloLimited
23/12/2010, 23:45
Acabei d aquirir minha outdoor 2010/2011 GLS. Vi vcs comentando aqui que a mit tinha mudado esse ajuste para os modelos 2011. O jogo da minha é muito ruim...se eles melhoraram, não quero nem imaginar como era antes!!kkkk. Queria que alguem que ja passou pelo modelo anterior e está com o mais novo se realmente melhorou alguma coisa. Quero fazer esse ajuste que Marcelo-HPE comentou, mas estou com um pouco de receio.

Duvido q eles tenham mudado, se "quentura" q estrago com o nome da L200 em algumas regiões eles nunca consertaram. Isso é café pequeno.

PauloLimited
23/12/2010, 23:49

Pode fazer a mudança sem medo, aproveita e sobe a barra de torção um pouco, fica mais bonita( pelo menos eu axo a traseira mais alta um horror, mata a L200) e durinha.

Carlos A. C. Azevedo
24/12/2010, 23:25

Parabéns pela compra cara. Olha ve se não some pra gente poder comprovar que nenhuma L200 aquece mais... sonhar não custa nada né HUUAHUHAUHAUAUHAHA, olha, nenhuma L200 sai ajustada desse jeito da concessionaria.. ainda mais novo.. a não ser se o dono ja conhecer o carro e pedir pra algum mecanico de la alterar o comprimento dos batentes fora isso...
Boa sorte:concordo:

thiagonaterra
25/12/2010, 14:38
Salve amigos ;
abs

Marcelo vc sabe dizer quantas voltas eu dou no parafuso?
rapaz essa dica de regulagem vai me ajudar muito...hehehe só naum sofri mais com o carro pq tenho costume com caminhão...rsrsrs
abraço

Marcelo-HPE
25/12/2010, 15:15
Gire o parafuso de modo que fique entre 2 a 4 fios de rosca aparentes .
abs

Carlos A. C. Azevedo
25/12/2010, 23:41
Egua, a L200 aqui tava me dando uma raiva, amigo marcelo, sabe aquele idiota que tava te enchendo o saco uma vez aqui? voltou(eu hehe) sabe qual era o rolo? na saida pro braço pitman a cremalheira tava travando, e o pior é que não fazia nada de barulho estranho.. mas ai depois de consertado, fui lá naqueles dois parafusos filhudumaegua, e deixei umas 3 voltas em cada, putz, o carro ta dobrando tanto quanto a palio weekzinha aqui e olha que ela dobra tanto quanto é comprida hehehe, mas é isso depois dessa ajuda ai desisti de vender o carro.. mais uma vez Obrigado ai Marcelo-HPE:concordo:.

Marcelo-HPE
26/12/2010, 10:18
Fala Carlos , O forum é pra isso meu amigo , a minha tb está esterçando muito !! As vezes quando encontro algum dono de l200 seja no posto ou estacionamneto ,eu chego para puxar um papo e falo da regulagem .
tinha um que nem acreditou !! fiz uma curva fechada com o carro e cara quase caiu para tras.
Abração

Carlos A. C. Azevedo
26/12/2010, 21:35
Fala Carlos , O forum é pra isso meu amigo , a minha tb está esterçando muito !! As vezes quando encontro algum dono de l200 seja no posto ou estacionamneto ,eu chego para puxar um papo e falo da regulagem .
tinha um que nem acreditou !! fiz uma curva fechada com o carro e cara quase caiu para tras.
Abração

Putz e num é, pra entrar aqui na garagem de casa era uma luta tinha quer ir e voltar umas tres vezes, ai me mordi fui lá resolvi o problema e regulei o batente, mano fui dar uma volta quando eu cheguei pra entrar , olha a surpresa, CARAAAAAAAAAALHOOOOOOOOOO ela entrou de primeira, eu não acreditei, pensa numa pessoa feliz AUHHUAUHAHUAUHAAHAUH:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mr green::mrgreen:
[]'s

acqualoco
30/12/2010, 15:25
Armandinho, pode fazer a regulagem sem medo. Fiz na minha HPE 2010 eu mesmo. Super fácil! Estou com 10.000 km rodados sem problemas.
Para falar a verdade, se não fosse essa alteração eu teria vendido o carro já!
Não demore um mais dia... o carro muda MUITO.

Abraço,

Marcelo Pantaneiro
02/01/2011, 22:50
Eu tenho uma L200 Sport HPE e não tenho problemas na hora de manobrar ou fazer curvas fechadas, pois ela vira muito, provavelmente o antigo dono já deve ter feito o ajuste! Eu vejo muita gente reclamar das Outdoors. Eu acabo de comprar uma Outdoor 2009 e fui fazer uma rotatória pequena mas não consegui, fiquei atravessado na rua e tive que dar ré, sorte que não tava muito movimentado... hahaha

Já conversei sobre isso na concessionária com o chefe da oficina, comentei sobre a regulagem e ele falou que o cara que faz o alinhamento regula pra mim... vou la essa semana!

Abs

Armandinho
11/01/2011, 13:01
Acabei de fazer a revisão dos 5 mil km e não consegui localizar o parafuso ajustavel do braço pitman e o mecânico tinha dito desconhecer tal ajuste. Porém seguindo a dica do colega aqui do forum, pedi para ajustar a barra de torção..levantei ela 3 cm...queria levantar mais, mas o mec disse q a fabrica nao recomendava e tal...mas o melhor de tudo foi q o carro melhorou o esterçamento c esse ajuste e deu um upgrade na aparencia. Eu confirmo que ela melhorou o jogo, pq tinha uma area de manobra na minha garagem que eu nao conseguia entrar, e agora estou conseguindo. Como sera que esse ajuste na barra de torção interferiu no esterçamento???

LuizAlberto
12/01/2011, 11:18
Fiz na minha ontem, que diferença...
Curioso é que o parafuso de um dos lados estava completamente diferente do outro, quase o dobro de voltas. O carro é meu desde 0Km.
Mas obrigado ao Marcelo pela dica!

JuniorScartezini
07/04/2011, 16:49
Olá amigo,

trazendo para cá uma informação que eu levei para outro fórum:

Olá amigos,

então, como combinado, conferi o parafuso de regulagem em uma L200 GL, verifiquei que é diferente das L200 Sport e Outdoor.

Video:

http://www.youtube.com/watch?v=snFupSbhrOU (http://www.youtube.com/watch?v=snFupSbhrOU)

http://www.youtube.com/watch?v=HS3z_6DhIGA (http://www.youtube.com/watch?v=HS3z_6DhIGA)

Segue as fotos também, como dito anteriormente, é preciso retirar a capinha de proteção para regulagem.

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/attachments/l200/11197d1302204758-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-07042011312-1-.jpg (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/attachments/l200/11197d1302204758-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-07042011312-1-.jpg)
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/attachments/l200/11198d1302204758-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-07042011313-1-.jpg (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/attachments/l200/11198d1302204758-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-07042011313-1-.jpg)
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/attachments/l200/11199d1302204758-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-07042011314-1-.jpg

Abraços,

Jr. Scartezini

Link para o tópico: http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/l200/2824-dificudade-manobras-saiba-mudar-isso-11.html#post76168

Abraços:concordo:,

Jr. Scartezini

lidioneto
09/05/2011, 19:58
Fiz na minha L200 outdoor 09\09 e melhorou bastante..deixei 4 fios de rosca sobrando!

Parabens pela dica

Fontoura
12/05/2011, 20:59
Pessoal,

Realmente o carro dobra mais, mas isso requer alguns cuidados na hora de dirigir.
Com a caminhonete virando mais as rodas, consequentemente as homocinéticas irão sofrer mais desgaste pelo ângulo de trabalho mais forçado. A fábrica não regula assim por causa da garantia.
Funciona, vira mais, as há de ter cuidado!

Marcelo-HPE
12/05/2011, 23:01
Se vc desacolpar as ponteiras de direção das rodas . e mover as rodas pra um lado e pro outro ,vc verá que as homocinéticas comportam um esterçamento muito maior do que esse , depois de feito a regulagem . são não torce mais porque as rodas batem na estrutura da picape abs

cantodopirão
05/06/2011, 10:48
Caros colegas criei coragem:cool: e fiz a regulagem, porém fui menos ousado e deixei cerca de 7 a 8 fios de rosca. A mudança é nítida. Estou satisfeito!
Mais um para agradecer a dica!:palmas:

Costalonga
05/06/2011, 16:40
A minha já tá dando uns estalos quando eu viro a direção até o final, será que se eu mecher vai piorar?

Ah, alguem sabe me dizer detalhadamente os pontos de lubrificação da L200?
A minha tá num nhec nhec terrivel, preciso ver isso antes que eu perca a boa com ela.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Esse viscosol é só jogar no feixo e tudo certo?

Marcelo meu filho, já penso em montar uma oficina especializada em L200?
Eu invisto o dinheiro, sem medo de errar!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Fontoura
05/06/2011, 21:18
A minha já tá dando uns estalos quando eu viro a direção até o final, será que se eu mecher vai piorar?

A minha tá num nhec nhec terrivel, preciso ver isso antes que eu perca a boa com ela.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Quando a minha apresentou estes rangidos, era chassís quebrado.
Levei em uma oficina, soldamos e já aproveitei e cintei ele!

Costalonga
05/06/2011, 21:25
Quando a minha apresentou estes rangidos, era chassís quebrado.
Levei em uma oficina, soldamos e já aproveitei e cintei ele!

Fontoura, a minha não faz em si um rangido e sim um barulho, um estalo que só faz quando tá com o jogo todo sendo usado.
Me parece ser humocinética, e só faz quando o carro tá com o jogo todo pra um lado e meio de lado, tipo subindo uma rampa de lado, e faz mais quando jogo tudo pro lado do carona.

Os nhec nhec me parece ser no feixo sim, quando lavo bem lavado para, se bem que tem um pivo ruim, ai do uma lubrificada e ele para por uns tempos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Fontoura
05/06/2011, 23:45
Fontoura, a minha não faz em si um rangido e sim um barulho, um estalo que só faz quando tá com o jogo todo sendo usado.
Me parece ser humocinética, e só faz quando o carro tá com o jogo todo pra um lado e meio de lado, tipo subindo uma rampa de lado, e faz mais quando jogo tudo pro lado do carona.

Os nhec nhec me parece ser no feixo sim, quando lavo bem lavado para, se bem que tem um pivo ruim, ai do uma lubrificada e ele para por uns tempos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Mas só por descargo de consciência, Dá uma revisada no chassis! rsrsrsrsrs
Abração!

Costalonga
06/06/2011, 08:38
Mas só por descargo de consciência, Dá uma revisada no chassis! rsrsrsrsrs
Abração!

Uhum, vo dá uma analisada no chassis dela pra ver.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Carlos A. C. Azevedo
06/06/2011, 10:24

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Esse viscosol é só jogar no feixo e tudo certo?

Marcelo meu filho, já penso em montar uma oficina especializada em L200?
Eu invisto o dinheiro, sem medo de errar!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Rapaiz, mas tu ja arrebentou o carro de novo? ja te falei, que esse carro não aguenta pular de 15 metros de altura pow SAUHSAHUSAHUHUSHUSAHUASHUASHUUHS.
Amigo André como vai?
Esses estalos ai, deve ser a homocinética sem graxa, mas esse nhec nhec ai, é só no feixe e quando gira toda a direção ou tem mais? e li uma vez aqui no forum que esse visocol ai, fica uma gosma depois de um tempo não sei se é verdade, mas a minha só "range" aahuhua o feixe quando tem PESO na caçamba, até uns 500kg tudo normal, mas passou disso, se for passar numa lombada ela range.
Se for pra resolver isso deve ser melhor engraxar entre os feixes.. mas diz ai, eles tão muito enferrujados por fora??

:concordo:

Costalonga
06/06/2011, 14:14
Rapaiz, mas tu ja arrebentou o carro de novo? ja te falei, que esse carro não aguenta pular de 15 metros de altura pow SAUHSAHUSAHUHUSHUSAHUASHUASHUUHS.
Amigo André como vai?
Esses estalos ai, deve ser a homocinética sem graxa, mas esse nhec nhec ai, é só no feixe e quando gira toda a direção ou tem mais? e li uma vez aqui no forum que esse visocol ai, fica uma gosma depois de um tempo não sei se é verdade, mas a minha só "range" aahuhua o feixe quando tem PESO na caçamba, até uns 500kg tudo normal, mas passou disso, se for passar numa lombada ela range.
Se for pra resolver isso deve ser melhor engraxar entre os feixes.. mas diz ai, eles tão muito enferrujados por fora??

O carro tá filé, tá andando bem e tudo mais, parei de acelerar um cado agora, to mais tranquilo.
Pra tu ter ideia tu tira o suspiro só sai o vapor, nada mais.
O carro é bom demais só tá com alguns vazamentos, mas é só um anel que fica por tras da BI que tem de ser trocado, e o retentor da vareta de óleo, coisa pouca, nem pinga só fica sujo mesmo.
Mas esses rangidos já vem de algum tempo, e a Humocinética Esquerda tá com a coifa rebentada, pode ser mesmo ela que faz o barulho.
O rangido no feixe é pouco, mais quando se torce o carro ele faz barulho, e ele tá novim, até as borrachas estão boas, esse carro nunca levo carga na carroceria, quando peguei tava com a carroceria nova, agora que eu tenho jogado umas pedras e tá arranhando.

Abração meu amigo, semana que vem devo ir em Tailândia PA, pertim de tu, vo resolver uns negocios com um primo meu que mora lá.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Marcelo-HPE
06/06/2011, 20:57
Fala Costa longa !! eu invisto o didin e vc é vai ser o presidente da oficna !! vamos ensinar a mit a trabalhar !!! hehehe.
Quando a minha l200 outdoor estava estalando ,quando girava a direção , o estalo era na travessa ( barra transversal) que é o suporte do diferêncial dianteiro lá tem dois parafusos de cada lado da travessa , era ali . eles pareciam estar apertados mais não estavam , foi só reaperto ,
se o nhec nhec for nos feixes de molas , pode jogar o viscosol entre a lâminas e acabe de vez com o rangido .
Abração.

Costalonga
06/06/2011, 21:14
Fala Costa longa !! eu invisto o didin e vc é vai ser o presidente da oficna !! vamos ensinar a mit a trabalhar !!! hehehe.
Quando a minha l200 outdoor estava estalando ,quando girava a direção , o estalo era na travessa ( barra transversal) que é o suporte do diferêncial dianteiro lá tem dois parafusos de cada lado da travessa , era ali . eles pareciam estar apertados mais não estavam , foi só reaperto ,
se o nhec nhec for nos feixes de molas , pode jogar o viscosol entre a lâminas e acabe de vez com o rangido .
Abração.

KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nois vai ficar com os bolsos cheim de verdinha!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Sobre o estalo eu vou realmente ver essa travessa, mas ainda acho que seja a humocinética, ela tá com a coifa rasgada.
O engraçado é que eu posso jogar pra um lado, jogar pra outro, dar pião [kkkkkkkkkkkkkkkkk] que ela num estala, mas seu for passar em algum lugar, que ela fique meio atravessada com o jogo virado pra esquerda ela faz isso.

Ah, hoje medi o calço de esterçamento, o do lado do carona tá 4mm a menos que o do motorista, estranho pra caramba.

Marcelo, tu usa qual graxa pra lubrificar as gaxetas da L200, e tu sabe +/- onde fica os pontos de lubrificação da L200?

Abração e desculpe tantas perguntas.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Costalonga
07/06/2011, 15:33
Acabei de mexer nos calços da direção.
A caminhonete ficou igual carro pequeno!
KKKKKKKKKKKKKKKK

Deixei ela com +/- 4 Fios de rosca, porque na verdade eu fiz por medida, 20mm medindo da ponta do parfuso até onde a contra porca apoia, antes era 30mm.
Como que 10mm resolve gente!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom eu mudei algumas coisas no calço, tirei aquela contra porca sem vergonha e coloquei uma Auto-travante, e no parafuso eu passei fita veda rosca, num sai por nada mais, tá bem apertado.
Ah, antes a porca era 16mm agora é 18mm ficou mais bruto o calço agora!
KKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

296415 296416

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 20:47
Acabei de mexer nos calços da direção.
A caminhonete ficou igual carro pequeno!
KKKKKKKKKKKKKKKK

Deixei ela com +/- 4 Fios de rosca, porque na verdade eu fiz por medida, 20mm medindo da ponta do parfuso até onde a contra porca apoia, antes era 30mm.
Como que 10mm resolve gente!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom eu mudei algumas coisas no calço, tirei aquela contra porca sem vergonha e coloquei uma Auto-travante, e no parafuso eu passei fita veda rosca, num sai por nada mais, tá bem apertado.
Ah, antes a porca era 16mm agora é 18mm ficou mais bruto o calço agora!
KKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

296415 296416

Rapaiz, tava leno por ai, e CADE A TRACKER? ASHUUHSAHUASHUASHU, vai trocar mesmo?

Os pontos de graxa são nos braços pitman, perto de onde tu regulou os batentes, nos pivores da bandeija, nos 3, nas cruzetas, é só me lembro dessas, auhhuauhau.

Qual é o pneu que tu ta usando na frente? como é que ta a altura do chão pro acabamento da caixa de roda tirando pelo centro dela? tu ja viu se ta raspando o pneu?

Costalonga
07/06/2011, 20:55
Rapaiz, tava leno por ai, e CADE A TRACKER? ASHUUHSAHUASHUASHU, vai trocar mesmo?

Os pontos de graxa são nos braços pitman, perto de onde tu regulou os batentes, nos pivores da bandeija, nos 3, nas cruzetas, é só me lembro dessas, auhhuauhau.

Qual é o pneu que tu ta usando na frente? como é que ta a altura do chão pro acabamento da caixa de roda tirando pelo centro dela? tu ja viu se ta raspando o pneu?

Eu num troco L200 por Tracker não, sou maluco mas não a tanto!
KKKKKKKKKKKKKK

Mas eu vo pegar o Jipim pra poder ficar em MG onde tenho pedreira, que ai eu posso ir de avião que tenho um carro pra andar.
Só tem esses pontos de graxa? Deve de ter mais não?

Eu to usando os Scorpion AT 265-70 16 e num pega em nada não, joguei pra um lado e pra outro e nada, tudo certo.
E eu descobri onde é o tal do estalo, é que tem um negocio onde pega a roda que pega na balança de baixo.
Vou mandar ver por que disso, amanha tiro fotos e coloco onde é direito.

Add meu msn ae: costalonga.a@hotmail.com

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 21:24
Eu num troco L200 por Tracker não, sou maluco mas não a tanto!
KKKKKKKKKKKKKK

Mas eu vo pegar o Jipim pra poder ficar em MG onde tenho pedreira, que ai eu posso ir de avião que tenho um carro pra andar.
Só tem esses pontos de graxa? Deve de ter mais não?

Eu to usando os Scorpion AT 265-70 16 e num pega em nada não, joguei pra um lado e pra outro e nada, tudo certo.
E eu descobri onde é o tal do estalo, é que tem um negocio onde pega a roda que pega na balança de baixo.
Vou mandar ver por que disso, amanha tiro fotos e coloco onde é direito.

Add meu msn ae: costalonga.a@hotmail.com

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

A sim, com certeza tem mais sim, só que eu num me lembro me hehe.

porra to usando uns 275/75 na frente e fica raspando quando gira tudo pra qualquer lado, um exemplo é quando vai fazer um retorno, ai tem a desnivel, ai raspa mesmo...

Rapaiz, essa tua explicação ai de onde é o barulho foi que nem levar cego pra assistir filme 3D UHHUAUHAHUHUAHUHUAHUA.

Costalonga
07/06/2011, 21:39
296479

Tá ae a foto, tu me fez ir no frio tirar ela!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O treco do quadrado tá pegando no treco do redondo!
Sem trocadilhos!
Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Reedit: Putz, 275/75?
É muito largo e alto, pelo menos eu acho, o 265/75 ficaria perfeito, igual dedo no nariz!

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 22:05
296479

Tá ae a foto, tu me fez ir no frio tirar ela!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O treco do quadrado tá pegando no treco do redondo!
Sem trocadilhos!
Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Reedit: Putz, 275/75?
É muito largo e alto, pelo menos eu acho, o 265/75 ficaria perfeito, igual dedo no nariz!

SHUSHUSAHSAHUSAHUHUASHAU putz, tudo isso pra entregar a informação, tu dá(ui!) pra reporter né? HUSHDHUDHUHUHUSHUSHUSAHUSAHU pra trabalhar na profissão claro AUHHUSAHUSHUSHUHUSAHUSA

Ele ta raspando ai? então vai ter que voltar um pouco mais os parafusos do batente né..?

Sim 275 /75, já colocquei os 265/75 só que era pirelli e foi embora muito rápido, e quando fui comprar estes dunlops o menorzim era esse mesmo.. e o pior é que se levantar a dianteira pra parar de raspar o carro fica ridiculo de feio que a dianteira dica acima da caçamba..

PauloLimited
07/06/2011, 22:22
SHUSHUSAHSAHUSAHUHUASHAU putz, tudo isso pra entregar a informação, tu dá(ui!) pra reporter né? HUSHDHUDHUHUHUSHUSHUSAHUSAHU pra trabalhar na profissão claro AUHHUSAHUSHUSHUHUSAHUSA

Ele ta raspando ai? então vai ter que voltar um pouco mais os parafusos do batente né..?

Sim 275 /75, já colocquei os 265/75 só que era pirelli e foi embora muito rápido, e quando fui comprar estes dunlops o menorzim era esse mesmo.. e o pior é que se levantar a dianteira pra parar de raspar o carro fica ridiculo de feio que a dianteira dica acima da caçamba..

Tira os para-barros dianteiros q para de raspar.

COmo q ta o feixe de molas da sua L200, o da minha mandei ergue semana passada, eles já tinham cedido bastante viu.

JuniorScartezini
07/06/2011, 22:35

COmo q ta o feixe de molas da sua L200, o da minha mandei ergue semana passada, eles já tinham cedido bastante viu.

Na minha, eu consumi um pouco os para barros, na parte interna, parou de raspar legal, amanhã eu tiro as fotos.
Abraços,

Jr. Scartezini

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 22:35

Rapaiz, vou ver essa ideia ai também, olha a uns 6 meses atras quando eu mexi a ultima vez na altura dela estava do chão pro acabamento tirando pelo centro 107 cm, e ontem quando eu vi estava em 99 cm, por ai, ou seja abaixou bonito né..vou ver esse rolo ai também do feixe.

Costalonga
08/06/2011, 06:38

Bom, esse negocio da foto que te mostrei já pegava antes mesmo de eu pensar na possibilidade de mudar o esterçamento dela.
Pra tu ter idéia, o calço do lado do carona tava com 26mm, e o do motorista com 30mm, ou seja, mesmo com 4mm a mais aquilo sempre pegou ali, eu vou dar uma passada em um mecanico amigo meu e mostrar a foto pra ele, provavelmente ele deve saber.

Porque tu num coloco o BF então, 265/75 16, é o filé dos filé pra L200.

Um abração Carlos, e eu indo a Tailândia PA entro em contato contigo!

Atenciosamente,
André Costalonga.

PauloLimited
08/06/2011, 12:04
Bom, esse negocio da foto que te mostrei já pegava antes mesmo de eu pensar na possibilidade de mudar o esterçamento dela.
Pra tu ter idéia, o calço do lado do carona tava com 26mm, e o do motorista com 30mm, ou seja, mesmo com 4mm a mais aquilo sempre pegou ali, eu vou dar uma passada em um mecanico amigo meu e mostrar a foto pra ele, provavelmente ele deve saber.

Porque tu num coloco o BF então, 265/75 16, é o filé dos filé pra L200.

Um abração Carlos, e eu indo a Tailândia PA entro em contato contigo!

Atenciosamente,
André Costalonga.

Dunlop num deve nada ao BF e é até melhor em algumas coisas, como estabilidade na chuva e frenagens, além de ser mais barato.

Costalonga
10/06/2011, 17:43
Pessoal, acabei com aquele estalo na L200!
Era algo relativamente simples, só que eu não descobria, e quando descobri fui resolver.
Resultado, de tanto raspar no parafuso [que nada mais é que um calço do fim do curso da direção que fica parafusado no pivô inferior] ele criou rebarba o que dificultou a retirada dele.
Ai retirei ele, e mandei retirar o do outro pivô também, pra não ficar diferente. Ai vai eu atras do danado do parafuso pra comprar, e não achei.
Ai me lembrei que aqui em casa eu tinha guardado o pivô antigo, fui ver nele e ele não tem esse parafuso, e uma peça fixa que não serve pra nada, ou seja, não vou atras de colocar nada naquilo mais.

Problema resolvido e bola pra frente, agora sem o estalo infernal.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

NIVARP
16/03/2014, 12:51
Fiz a regulagem na minha Sport ontem, porém deixei com 5 fios de rosca o parafuso...aparentemente melhorou um pouco o esterçamento. Vou testar melhor, mais de cara já ta mais fácil de entrar na garagem!

Lando J N
12/05/2014, 18:16
Fiz a regulagem na minha Sport ontem, porém deixei com 5 fios de rosca o parafuso...aparentemente melhorou um pouco o esterçamento. Vou testar melhor, mais de cara já ta mais fácil de entrar na garagem!
Vc mesmo fez a regulagem?

WEBERBENTO
28/08/2014, 14:31
Eu mesmo fiz esta regulagem hoje de manha, e simplesmente desisti de vender o carro que comprei a apenas uma semana, foi a melhor dica que já encontrei na internet. O carro agora é outro.

felipeniz
09/01/2016, 19:52
Ola amigos...achei o parafuso e regulei...o lado direito ficou otimo..o volante da dois giros e um pouco e bate no batente certinho...porem o lado esquerdo da somente uma volta e meia...mesmo regulado..ele termina de esterçar e não pega na batente...fica uns 4cm longe.... sera que é alguma regulagem da caixa de direção ou a mesma ja foi pro saco?... obrigado a todos.

jose43
10/01/2016, 00:04
to com problemas parecidos relacionados ao esterçamento, essas fotos ai achei interessante, assim como as dicas sobre os calços da caixa de direção e esses parafusos dos pivos... agora sobre regulagem da caixa de direção, acho que nao tem regulagem nao... vou ver se consigo fazer meu volante virar o mesmo tanto para ambos os lados agora rrss rrss pq ta dificil manobrar o carro sem poder virar o suficiente para o lado direito rrss rrss...

jose43
10/01/2016, 20:29
resolvido o problema a principio... esses pivos novos instalados tem esses parafusos que parecem ser para regulagem do esterçamento junto com o batente... regulei eles e agora esta tudo normal... a unica coisa que reparei foi que um deles teve que ficar muito mais apertado ( pra dentro ) que o outro... nao sei o pq... quem sabe reguklagem das balanças, barras de torção ou algum empeno mesmo das balanças... mas o importante e ter conseguido de volta virar o carro igualmente para direita e esquerda... obrigado!!!

felipeniz
10/01/2016, 23:57
Estou meio perdido com
Isso..amanha vou trocar a homocinetica e ver se resolve..
Como voce regulou os pivos? Abs

jose43
13/01/2016, 20:29
acho que pivos so se troca, sem regulagem, apenas tem os parafusos de fixação... regulagens sao realizadas acho que nos terminais e anexos...

CORISCO
25/03/2016, 11:18
Valeu. Carlos A. vou tentar verificar se a minha também não esta com o mesmo problema porque o parafuso do batente já esta no limite e nada um abraço.
Marcelo vc sabe dizer quantas voltas eu dou no parafuso?
rapaz essa dica de regulagem vai me ajudar muito...hehehe só naum sofri mais com o carro pq tenho costume com caminhão...rsrsrs
abraço

João Batista (PA)
25/07/2018, 09:52
Oi tiago, o modelo da minha picape é: L 200 OUTDOOR GLS 2007/2008. E o braço ptmam é igual ao da foto que você publicou. Minha pergunta é: Você conseguiu fazer o esterçamento no modelo de picape que você tem ?

João Batista (PA)
25/07/2018, 09:57
segue fotos de como é a minha

Oi tiago, o modelo da minha picape é: L 200 OUTDOOR GLS 2007/2008. E o braço ptmam é igual ao da foto que você publicou. Minha pergunta é: Você conseguiu fazer o esterçamento no modelo de picape que você tem ?