Ver Versão Completa : Consertando a chave de luz (SPORTAGE/BESTA)
Júlio C. A. Santos
25/09/2009, 22:57
A luz alta da minha Sportage parou de funcionar. Fui à auto elétrica achando que era só um fusível. Mas o mecânico fez uns testes e constatou que era chave de luz. Por "sorte" ele tinha uma chave de luz recondicionada da Kia Besta, era recondicionada, custava R$ 180,00. Tudo custaria R$ 210,00 com a mão de obra. Mas já que a chave esta estragada, porque não tentar consertar? Vou explicar o que fiz:
- Retire o volante usando um soquete nº 21, uma chave tipo "T" e uma extensão curta.
- Após retirar a carenagem da coluna de direção com uma chave philips, solte aquele parafuso debaixo da coluna de direção, é ele que fixa a chave de luz. (apenas solte o parafuso, não retire ele do lugar).
Júlio C. A. Santos
25/09/2009, 23:05
- Após retirar a chave de luz da coluna de direção, retire a "central" onde estão localizados os contatos dos piscas, luz alta, luz baixa, etc.
Júlio C. A. Santos
25/09/2009, 23:15
- Com cuidado, abra a central.
- Reparem que há umas peças metálicas parecidas com "molas", esses são os contatos que estão com problema, e precisam ser limpos. Use uma lixa e passe entre os contatos, faça isso nos dois lados. Eu passei um pouco de graxa nesses contatos, já fiz isso em outros carros e nunca deu problema. Isso evita a formação de "carvão" nos contatos. Feito isso está pronto, agora é só montar tudo. Serviço simples demais pra precisar trocar toda a chave de luz não acha? :mrgreen:
Esse serviço me custou apenas R$ 9,50 do soquete nº 21 que eu não tinha.
Abraço :concordo:
- Com cuidado, abra a central.
- Reparem que há umas peças metálicas parecidas com "molas", esses são os contatos que estão com problema, e precisam ser limpos. Use uma lixa e passe entre os contatos, faça isso nos dois lados. Eu passei um pouco de graxa nesses contatos, já fiz isso em outros carros e nunca deu problema. Isso evita a formação de "carvão" nos contatos. Feito isso está pronto, agora é só montar tudo. Serviço simples demais pra precisar trocar toda a chave de luz não acha? :mrgreen:
Esse serviço me custou apenas R$ 9,50 do soquete nº 21 que eu não tinha.
Ótimo serviço, Júlio. Parabéns:palmas:
Porém, apesar de você dizer que já fez em outros veículos, a colocação de graxa entre os contatos não vai dificultar a passagem de corrente, gerando outras falhas?:pipoca:
Júlio C. A. Santos
26/09/2009, 13:37
Glaicon
Graxa jamais diminui a condutividade. Alguns contatos elétricos dentro da chave são "banhados" em graxa. Inclusive aproveitei a própria graxa original que estava sobrando dentro da chave para fazer a lubrificação. Fiz isso também nos contatos dos vidros elétricos e nunca mais tive problemas.
Glaicon
Graxa jamais diminui a condutividade. Alguns contatos elétricos dentro da chave são "banhados" em graxa. Inclusive aproveitei a própria graxa original que estava sobrando dentro da chave para fazer a lubrificação. Fiz isso também nos contatos dos vidros elétricos e nunca mais tive problemas.
Ótimo trabalho Julio.
[]s
(DU)
Beleza Julio ... mais uma que a gente aprende aqui.
Marcos Vaz
27/09/2009, 22:58
Parabéns Julio, da melhor qualidade!!!
Júlio C. A. Santos
28/09/2009, 00:18
Pessoal,
Não sou um auto elétrico, mas já fiz esse serviço em três carros, um Vectra 98, um Polo 2003(com computador de bordo integrado na chave) e a Sportage. Por incrível que pareça tem pouquíssimas peças dentro da chave que podem estragar e fazer luz parar de funcionar, quando a luz alta para de funcionar e o fusível está ok, então os terminais dos contatos estão queimados pode ter certeza. Pode até perguntar isso para um auto elétrico profissional...:pipoca: Pensando bem...:pensativo: Não...:discordo: Acho que ele vai mandar trocar toda a chave mesmo...:putz: $$$$$$:shock: Hehehe!! Colocando um pingo de graxa em cada contato depois da limpeza vai resolver de vez o problema, o ideal é usar a própria graxa original que sempre se acumula dentro da chave, essa graxa foi feita especialmente para essa finalidade e gruda pouca sujeira.
Pessoal, quando isso acontecer, despertem o “espírito gambitequeiro” e façam vocês mesmos. :mrgreen:
ricardobarata17
23/02/2011, 19:53
Julio, estou com um problema parecido com seu na chave de luz...só que ela não apaga...e sim acende...a minima..a luz que só liga os piscas...ficam acessas na posição normal...sera que fazendo isso da jeito???