Ver Versão Completa : Marcador de temperatura e de gasolina de Jeep
tulliomf
25/09/2009, 21:46
Ola amigos do Fórum 4X4,
No meu Jeep Ford CJ5 1973 não está funcionando o marcador de temperatura e de gasolina no painel e até hoje não consegui fazer com que eles voltem a funcionar como no modelo original. Assim queria saber se alguém tem algumas dicas ou pode me ajudar como ajustar esse problema na minha “máquina”!!!! Um abraço!Vlw
Túllio M.F.
tulliomf
no meu tambem não funciona, se aparecer resposta manda para mim.
abs
Marcelo Cunha
26/09/2009, 08:44
Já consultou um eletrecista? Se estão com defeito, existem peças para reposição.
tulliomf
26/09/2009, 18:17
Já consultou um eletrecista? Se estão com defeito, existem peças para reposição.
Realmente vou procurar um eletricista, mas é que eu quero saber quais são essas peças que podem estar com defeito e quais posso trocar ou não, pois como não entendo muito de carro não quero que o eletricista venha me "passar a perna" na hora do concerto! Se alguém ai sabe quais são as peças que fazem parte do sistema do marcador de combustivel e temperatura pode me ajudar!!
Abraço
Realmente vou procurar um eletricista, mas é que eu quero saber quais são essas peças que podem estar com defeito e quais posso trocar ou não, pois como não entendo muito de carro não quero que o eletricista venha me "passar a perna" na hora do concerto! Se alguém ai sabe quais são as peças que fazem parte do sistema do marcador de combustivel e temperatura pode me ajudar!!
Abraço
Tullio, em relação ao marcador de combustível, é preciso saber se a bóia do tanque está funcionando. Retire a bóia e veja se ela não está encharcada, ou se não está enroscada. Se não for a bóia, leva pro eletricista.
gpolachini
26/09/2009, 20:54
Tuilo,
É o seguinte: O meu relógio de gasolina e temperatura tambem não funcionam, eu vez achei aqui no forum falando que eles funcionam com 5 volts e não 12. E caso seja ligado direto nos 12 volts o painel queima o marcador de combustivel e gasolina. Nesse caso pode ser isso que aconteceu. Não sei que peças que tem que trocar, ali´s se descobrir por favor nos informe para que possa usar o meu tambem.
Abraço
Angelo Pamplona
26/09/2009, 21:27
Procure uma oficina especializada em velocimetros, lá os caras vão te dar uma solução, peça um orçamento antes de autorizar o serviço para vc não ter surpresa na hora do pgto.:concordo:
SHERE KHAN
27/09/2009, 08:33
1) Troque a bóia (é baratinha)
2) Não funcionou ? Troque o condensador, uma caixinha metálica que fica instalada embaixo do painel, muito fácil de trocar (baratinha).
3) Não funcionou ? Compre os dois reloginhos VDO novos para reformar o seu instrumento. Se Horasa, você vai ter que "colar", se for VDO, é só substituir os antigos.
4) Substituiu tudo, agora tem que funcionar.
leopoldo
27/09/2009, 10:12
Não é condensador. É resistencia.
É melhor não mexer porque se o cara não conhece mecanica ou eletricidade vai que ele liga um 12V no fio da boia e explode o tanque ????? Vai ser que nem a loja de fogos no ABC.
Abrir o tanque também não é boa ideia pelos mesmos motivos.
Na maioria das vezes o painelzinho não funciona porque não tem ligado a resistencia de painel, mas pode ser outras coisas tal como falta de aterramento, fio rompido, o casamento entre as sondas e o painel.
SHERE KHAN
27/09/2009, 14:04
Ok, falha nossa, é resistência.
TUTU filho
27/09/2009, 14:29
salve galera.... óhh.. puts... se vc for um colecionador e quer manter a originalidade, entaum nem perca seu tempo lendo isso daqui...:discordo:
mais...
.
.
:!::!::!: a solução mais facil, é furar o painel e instalar um marcador de combustivel dos mercedes, que funciona com mercurio, ele é bem fiel... e já o combustivel, tem que furar tambem e coloca o da brasilia com a boia do jeep mesmo, mais só que invertida....
qualquer autoeletrica az isso!!!!!
Realmente... eu espero que ninguém tenha perdido tempo lendo issi aí que o colega escreveu.
O assunto nesse tópico dizrespeito a consertar o relojão original...
Procuro no Rio, Niterói alguém que possa consertar os marcadores de combustível e temperatura do "relojão" original.
Alguém pode dar um indicação, por favor ?
Abraços a todos...
Nas lijas tipo Donatti, Paulista4x4, Portugues, etc.... não lembro em qual, mas vi os reloginhos de temperatura e combustivel vendendo separados. Entra tbm no site da VDO, lá tbm tem. Acho que só não serve no HORASA. se o seu for VDO é só tirar os velhos e colocar os novos.
Peguei no site da VDO
http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/USER/userProductSearch.aspx?cplId=1&cpfId=10&q=willys
http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/USER/userProductDetail.aspx?cppId=28
http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/USER/userProductDetail.aspx?cppId=44
no site da donatti (ou foi no zezo(?)) encontrei os relojinhos de temperatura e combustível, vendidos como "reparos" do relojão original. só tem um problema... estão indisponíveis.
no site "delta brasil, instrumentos e acessórios" tem o relojão completo, marca wiltec por apenas 296 na promoção. o relojão marca vdo vendido em outros sites está saino no mínimo por 400 reais. não sei se equivalem em termos de qualidade... ou se são a mesma porcaria.
mas tanto os reparos da donnati quanto o relojão da delta vem sem regulador de tensão. e esseregulador é exatamente o que deve estar bichado no eu relojão, pois ambos os instrumentos pifaram juntos - temp e comb.
seria bom conhecer o esquema elétrico desse relojão...
vou agora dar uma olhada nos limks sugeridos pelo colega RBM.
abraços a todos...
Marcelo Godoy
10/02/2010, 13:38
Prezados,
Nunca tive problemas com o marcador de temperatura, mas tive com o de combustível. Para resolução, foi feita a troca da bóia e o estabilizador de tensão (resistor). Hoje, funciona c/fidelidade e uso uma "vareta calibrada" (cabo de vassoura) para constante monitoramento a fim de não correr riscos como falta de combustível (já me ocorreu antes do acerto).
Outra observação refere-se ao velocímetro que pode marcar velocidade abaixo da real dependendo do tamanho dos pneus. Uso pneu 7.50x16 e tive que colocar redutor para "acertar" o velocímetro, algo que se encontra facilmente em lojas/casas que tratem do assunto VELOCÍMETRO. Antes deste acerto, por incível que pareça, tomei multa por excesso de velocidade (aqui na cidade tem muitos "pardais").
De resto é tudo paz no que refere-se a este item.
Grande abraço,
Rogério Barthy
10/02/2010, 14:41
Comprei o reparo do relógio da minha viatura, na Wilford (Lote 15) Duque de Caxias tel: (21) 27613397 e se não me engano, paguei R$35,00 no marcador de combustível. Tenho um reparo do marcador de combustível e dependendo de onde poderá pegar a peça, podemos fazer negócio. devo ir para Niterói nesse sábado para passar o carnaval.
Rogério
paesem520
10/02/2010, 18:01
Ta aí o esquema elétrico do relógio.
MMesiano
10/02/2010, 18:16
Amigos,
È interessante verificar uma série de coisas, como as citadas acima. Existem vários tópicos aqui no forum que tratam este assunto. Um deles fala sobre o aterramento na carroceria, o meu tinha parado de funcionar, depois que fiz um novo aterramento ele voltou, pois borrachas e calços isolam a carroceria do negativo.
Mas mesmo assim o sensor de temperatura não voltou a funcionar, só o de combustível, apesar de ter comprado um termostato novo na Donatti.
È interessante verificar se está tudo funcionando, inclusive se o painel está com corrente do terra. Existem algumas ligações de painel para ligar os 2 dispositivos, vou postar um esquema de explicação.
Mas uma boa alternativa para se livrar dos reguladores de tensão e queimas dos relógios por ligações elétricas é o novo painel da Wiltec, a Paulista4x4 está vendendo um que é todo 12V.
Segue o link:
http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1334
E o preço não está ruim comparado aos tradicionais, pode não ser a mesma coisa para quem gosta de peças originais, mas acho que é uma boa saída para quem gosta de tudo funcionando !
Abraços,
Ta aí o esquema elétrico do relógio.
obrigado pelo esquema...
abraços a todos...
mesiano... onde você obteve essa informação de que esse relojãp da paulista é todo 12V e nãoprecisa de regulador ? isso não está no sie. pediu esclarecimentosa eles ? inslou no teu jeep ?
o preço é bom... e eles fazem em seis vezes.
mas com aquele decalque da palista ???
horrível !!!
abraços a todos...
Amigos,
È interessante verificar uma série de coisas, como as citadas acima. Existem vários tópicos aqui no forum que tratam este assunto. Um deles fala sobre o aterramento na carroceria, o meu tinha parado de funcionar, depois que fiz um novo aterramento ele voltou, pois borrachas e calços isolam a carroceria do negativo.
Mas mesmo assim o sensor de temperatura não voltou a funcionar, só o de combustível, apesar de ter comprado um termostato novo na Donatti.
È interessante verificar se está tudo funcionando, inclusive se o painel está com corrente do terra. Existem algumas ligações de painel para ligar os 2 dispositivos, vou postar um esquema de explicação.
Mas uma boa alternativa para se livrar dos reguladores de tensão e queimas dos relógios por ligações elétricas é o novo painel da Wiltec, a Paulista4x4 está vendendo um que é todo 12V.
Segue o link:
http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1334
E o preço não está ruim comparado aos tradicionais, pode não ser a mesma coisa para quem gosta de peças originais, mas acho que é uma boa saída para quem gosta de tudo funcionando !
Abraços,
inaciocm
11/02/2010, 11:37
Galera...
Essa "réplica" da Willtec é 12v mesmo, de fábrica, não precisa trocar nada.
Sei disso pq já comprei na Delta Tuning (www.deltatuning.com.br) um relógio indicador de combustível para meu jipe, tbm willtec e, na ocasião, o vendedor (Junior) me ofereceu este instrumento e me passou todos os dados do mesmo. Como estava precisando com urgencia, acabei comprando somente o de gasolina mesmo pq não queria trocar sensor de temperatura também e perder mais tampo.
Se me recordo bem parece que tem que trocar a boia tbm.
Isso foi em 2008. Ano passado adquiri um VDO zerado na Jipebras e instalei somente o velocimetro, pq meus outros relógios continuam funcionando perfeitamente e se eu tirar eles, vai ficar o buraco no painel...
No site deles (deltatuning.com.br) tem um chat direto com o vendedor.
Em anexo, tem o de temperatura (acho que de CBT) e o willtec de gasola.
inaciocm
11/02/2010, 11:42
Ainda a tempo, nas fotos da para ver que o acabamento do relojão Willtec é bem inferior se comparado ao VDO. Um dos motivos de eu ter comprado o VDO.
Fazendo uma propaganda, o site da Delta tem muitos instrumentos, e a Willtec tem uma linha completa p/ jipe. Vale conferir.
MMesiano
11/02/2010, 12:15
mesiano... onde você obteve essa informação de que esse relojãp da paulista é todo 12V e nãoprecisa de regulador ? isso não está no sie. pediu esclarecimentosa eles ? inslou no teu jeep ?
o preço é bom... e eles fazem em seis vezes.
mas com aquele decalque da palista ???
horrível !!!
abraços a todos...
Ola meu amigo,
Até bem pouco, esta informação estava no site, mas liguei para lá e eles me confirmaram.
Não instalei no meu não, mas estava pensando. O meu só não funciona o de temperatura.
Eu comprei um painel completo do M38A1 para instalar no Jeep, modelo que eu gosto muito.
Mas achei que ia dar muito trabalho, ainda mais que eu iria substituir todos os relógios que vieram por modelos 12V, o que ainda sairia mais caro além do trabalho, pois se eu não me engano o M38A1 é 24V, então teria que ter um outro regulador passando para 24V, caso fosse usar os originais.
Ainda vou tentar acertar a minha temperatura, pois já testei e o relógio no painel está funcionando, apenas acho que o termostato não deve ser o apropriado.
Caso eu desista, vou partir para este da Paulista.............
Abraços,
o meu é horasa....nao tem mais conversa... alem de nao funcionar a temperatura e o combustivel, ainda marca a velocidade menor. rsrs vou colocar o original da VDO. ;-)
André Luiz Rossetim
12/02/2010, 19:04
o meu é horasa....nao tem mais conversa... alem de nao funcionar a temperatura e o combustivel, ainda marca a velocidade menor. rsrs vou colocar o original da VDO. ;-)
Se marca velocidade a menos, é muito provavel q sua relação de Coroa e pinhão, e Ø de pneus não seja mais a original, ai....não adianta colocar velocimetro original que vai continuar errado, é só mandar calibrar o antigo.
Qto a temperatura e combustivel, melhor comprar relogios avulsos mesmos, e esquecer os originais, é mais barato, confiavel e bunitos, porem precisa furar o painel, ou cola-los de alguma maneira a que não necessite fura-lo. Inclusive vc pode fica-los em algum lugar com maior visibilidade
a questão é que o relojão original tem muita presença, e fica ruim mantê-lo apenas para velocidade, com a temperatura e o combustível enguiçados.
abraços a todos...
Robertux
13/02/2010, 19:57
a questão é que o relojão original tem muita presença, e fica ruim mantê-lo apenas para velocidade, com a temperatura e o combustível enguiçados.
abraços a todos...
Também acho, se tem, tem que funcionar! Pretendo até colocar mais relógios, tipo conta-giros, pressão do óleo, amperímetro, mas o que tem no relojão tem que funcionar. O meu é Horasa e não está funcionando o marcador de combustível e a lâmpada do alternador. Vou aproveitar o feriado de carnaval, tirar o relojão e tentar consertar. Se quebrar de vez fica sem até ter dinheiro para comprar outro.
além do "relojão", que tem velocímetro, temperatura e combustível, eu tenho um contagiros, voltímetro e pressão. atualmente não estão funcionando temperatura, comústível... e a pressão o mechânico disse que o sensor entupiu. pretendo colocar também um amperímetro, mas o que tem no relojão eu não vou duplicar. depois do carnaval, quando eu voltar para o Rio... vou arranjar alguém para colocar o "relojão" ) Km.
abraços...
Também acho, se tem, tem que funcionar! Pretendo até colocar mais relógios, tipo conta-giros, pressão do óleo, amperímetro, mas o que tem no relojão tem que funcionar. O meu é Horasa e não está funcionando o marcador de combustível e a lâmpada do alternador. Vou aproveitar o feriado de carnaval, tirar o relojão e tentar consertar. Se quebrar de vez fica sem até ter dinheiro para comprar outro.
Bom dia prezados ! Roberto, cuidado com a lampada do alternador ! na grande maioria dos alternadores eh ela que faz a polarizacao quando voce liga a chave, se a lampada estiver queimada o alternador nao recarrega a bateria, de uma conferidada ! um abraco . . .
tulliomf
14/03/2010, 01:00
Finalmente hoje(13-03-10) levei o velocímetro em um eletricista, e então a resposta , que eu já imaginava, os indicadores de combustível e temperaturas estão queimados.
Mas o que está complicado de encontrar é um novo(já que é Horasa), por isso venho aqui para ver quem sabe onde posso encontrar marcadores de combustível e temperatura da marca Horasa?
Um abraço e até mais!
tulliomf
15/03/2010, 18:16
Finalmente hoje(13-03-10) levei o velocímetro em um eletricista, e então a resposta , que eu já imaginava, os indicadores de combustível e temperaturas estão queimados.
Mas o que está complicado de encontrar é um novo(já que é Horasa), por isso venho aqui para ver quem sabe onde posso encontrar marcadores de combustível e temperatura da marca Horasa?
Um abraço e até mais!
Mas até hoje só estou encontrando para vender os indicadores da marca VDO.
Se eu comprar o da VDO vai ter algum problema?Vou ter que fazer alguma modificação?
Me ajudem por favor!!!
fendrich
16/03/2010, 08:38
Tullio,
Até onde eu sei, os mostradores precisam ser compatíveis com os sensores! Até onde eu li, os mostradores dos Jeeps 1955-1971 funcionavam a 12V, e os 1972-1983 a 5V.
Assim, dependendo do ano do teu, vai ter que trocar mais coisa... Em um anúncio de velocímetro VDO (http://materialinformatica.com/classificados/rc/viewad.asp?id=50082365998101140) diz que precisa trocar boia do tanque, estabilizador, adaptador e cebolinha da temperatura.
Na dúvida, pergunte sempre ao vendedor... Já aprendi muito com eles :)
Robertux
16/03/2010, 10:21
Tullio,
Até onde eu sei, os mostradores precisam ser compatíveis com os sensores! Até onde eu li, os mostradores dos Jeeps 1955-1971 funcionavam a 12V, e os 1972-1983 a 5V.
Desculpe-me por discordar, mas se não me engano a voltagem dos Jeeps até 71 era 6 volts e não 12. Quando a voltagem passou para 12 é que foi inserido o "regulador de voltagem", convertendo a voltagem de 12 para 5,5 volts.
Agora surgiu uma dúvida. No final de semana passado retirei o velocímetro do meu jeep para ver se o marcador de combustivel tinha conserto. Desmontei todo, verifiquei que a bobininha estava intacta, somente o ponteiro havia caido, recoloquei o ponteiro no lugar e remontei o velocímetro. Devo instalá-lo e testá-lo no próximo final de semana, mas a dúvida é a seguinte: O velocímetro é o original do jeep, marca Horasa e atrás dele existem estampados um logotipo da Ford e a inscrição 12v. Será que os marcadores de combustível e temperatura são 12v ou somente as lâmpadas? Alguém sabe? Meu jeep é 1976.
tulliomf
16/03/2010, 12:03
Desculpe-me por discordar, mas se não me engano a voltagem dos Jeeps até 71 era 6 volts e não 12. Quando a voltagem passou para 12 é que foi inserido o "regulador de voltagem", convertendo a voltagem de 12 para 5,5 volts.
Agora surgiu uma dúvida. No final de semana passado retirei o velocímetro do meu jeep para ver se o marcador de combustivel tinha conserto. Desmontei todo, verifiquei que a bobininha estava intacta, somente o ponteiro havia caido, recoloquei o ponteiro no lugar e remontei o velocímetro. Devo instalá-lo e testá-lo no próximo final de semana, mas a dúvida é a seguinte: O velocímetro é o original do jeep, marca Horasa e atrás dele existem estampados um logotipo da Ford e a inscrição 12v. Será que os marcadores de combustível e temperatura são 12v ou somente as lâmpadas? Alguém sabe? Meu jeep é 1976.
Tenho a mesma dúvida, pois meu Jeep 1973 tem o velocímetro original Horasa e atras também tem o logotipo da Ford e escrito 12v, mas no Jeep veio o "regulador de voltagem" para entrar 12 e sair 5,5 volts ai fico sem saber o que fazer ainda mais como já falei que só está vendendo o marcador VDO que é do mesmo tamanho e modelo do Horasa mas não sei a voltagem nem se tem problema de colocar com o velocimetro da Horasa.
Alguém ai sabe explicar se posso colocar o indicador de temperatura da VDO e se tenho que fazer alguma modificação , já q a boia também ta queimada...!
fendrich
16/03/2010, 14:38
Na melhor que ir no site da VDO e achar a informação :)
http://www.vdo.com.br/generator/www/br/pt/vdo/main/products_solutions/cars/replacement_parts/new_products/download/flc_catalogo_iam_instrumentos.pdf
Medidor de combustivel código 303007008R
Indicador de temperatura código 311007007R
Página 45 diz:
Indicador de temperatura : 5V usar estabilizador de tensão (detalhe do indicador está na página 22)
Indicador de combustível: 12V (página 17)
"Jaque" a boia tá queimada, compra uma deles também, daí não tem erro.
Robertux
16/03/2010, 23:03
Agora complicou tudo. Eu não achei o estabilizador de tensão no meu jeep. O fio que alimenta os marcadores de temperatura e combustivel saem direto do chicote, só se ele estiver colocado em outro lugar mais longe e o fio venha pelo chicote. A instalação eletrica do meu jeep já não é original. Acho que vou emprestar um voltímetro e medir a tensão. Como o marcador de temperatura está funcionando corretamente e ambos são alimentados pelo mesmo fio acho que a voltagem está correta.
fendrich
17/03/2010, 08:13
Eu confesso que também fiquei surpreso com essa história de um marcador ser 5V e o outro 12V.
Alguém mais já instalou esses medidores VDO no mostrador Horasa original?
Eu confesso que também fiquei surpreso com essa história de um marcador ser 5V e o outro 12V.
Alguém mais já instalou esses medidores VDO no mostrador Horasa original?
Boa Tarde! Estou com o mesmo problema nos meus marcadores. Os marcadores mais antigo eram de 5v, mas hoje parece que já existem os de 12v.
Glauco Silva..
tulliomf
21/03/2010, 22:24
Ola,
Para resolver de uma só vez esse problema, acabei por comprar um novo velocímetro da VDO, uma boia nova e um novo sensor de temperatura (que fica no motor).
A marcação de gasolina está perfeita, mas o novo sensor que comprei é menor do que o lugar que tem no motor e o que está lá não faz funcionar no velocimetro, ai que pergunto a vocês, o que devo fazer para colocar esse no sensor no motor sendo que ele é menor (9mm)???
paesem520
22/03/2010, 15:23
Ola,
Para resolver de uma só vez esse problema, acabei por comprar um novo velocímetro da VDO, uma boia nova e um novo sensor de temperatura (que fica no motor).
A marcação de gasolina está perfeita, mas o novo sensor que comprei é menor do que o lugar que tem no motor e o que está lá não faz funcionar no velocimetro, ai que pergunto a vocês, o que devo fazer para colocar esse no sensor no motor sendo que ele é menor (9mm)???
Olá Tullio, aqui é o Paese. do blog. No meu também coloquei VDO. O sensor de tempetaura que vai no motor realmente é menor para essa marca, que era usada nos últimos modelos com motor Ford se não me engano. Faça o seguinte: mande um torneiro mecânico(não sei se é assim que chamam aí na sua região) cortar a base do sensor e adaptar uma nova rosca maior que encaixe no orifício original. É simples. Pronto. Experiência própria. Se der tempo mando uma fotos depois de como ficou no meu. Já fazem dois anos e nunca dá problema.
tulliomf
22/03/2010, 15:58
OK,
Muito obrigado pela dica, se possivel realmente me mande as fotos
tulliomf
23/03/2010, 13:42
Ola, para finalizar, mandei um torneiro mecânico (assim como me indicou o Paese) e ele fez uma adaptação com rosca do lado de dentro( do tamanho do sensor) e uma rosca do lado de fora (do tamanho da entrada no motor) e ficou muito bom e o melhor de tudo é que o sensor funciona muito bem!
Obrigado a todos que me ajudaram!
Qualquer dúvida é só me chamar.
Um abraço
paesem520
23/03/2010, 18:38
Ok Tullio. De qualquer forma postei a foto pra quem mais se interessar.
Abraço.
tulliomf
24/03/2010, 18:28
Ok Tullio. De qualquer forma postei a foto pra quem mais se interessar.
Abraço.
Mesmo assim muito obrigado pela foto, eu fiz praticamente a mesma coisa para colocar o novo sensor , só que no caso mandei fazer...
eliasFerreira
06/12/2011, 09:58
Bom dia galera.
Revivendo o tópico pra não ter que abrir outro.
Estou há meses procurando o sensor de temperatura da água pro meu BF-161, e está um parto encontrar.
Meu jeep é ano 73, painel original Horasa com regulador (novo) de tensão para 5,2V.
Nesse último domingo resolvi tirar a cebolinha e fiz algumas fotos.
Intrigante ver 12V especificado no corpo do sensor.
eliasFerreira
06/12/2011, 10:19
Pelas pesquisas no fórum e na internet, a rosca é de 17mm, mas nas fotos abaixo vê-se uma marca que parece indicar rosca M16.
Alguém sabe qual sensor é o equivalente hoje?
Valeu.
gpolachini
06/12/2011, 11:19
Amigão,
A minha comprei a pouco tempo atrás na jipebrás, aqui em São Paulo.
Não sei o tamanho da rosca, só me lembro que tive que comprar uma chave para tirar a mesma em Polagadas, pois em MM uma ficava pequena e a outra larga. Talvez a rosca tambem seja em Polegadas.
Abraço.
Pelas pesquisas no fórum e na internet, a rosca é de 17mm, mas nas fotos abaixo vê-se uma marca que parece indicar rosca M16.
Alguém sabe qual sensor é o equivalente hoje?
Valeu.
Boa tarde prezado ! a rosca do sensor é nitidamente uma rosca NPT ( cônica ), ela é assim para vedar sem nenhum tipo de complemento, como teflon ou junta, a indicação M16 é relativo a chave utilizada para aperto, se não tiver uma chave apropriada pode usar uma chave de engenheiro . . . um abraço !
eliasFerreira
06/12/2011, 12:08
Amigão,
A minha comprei a pouco tempo atrás na jipebrás, aqui em São Paulo.
Não sei o tamanho da rosca, só me lembro que tive que comprar uma chave para tirar a mesma em Polagadas, pois em MM uma ficava pequena e a outra larga. Talvez a rosca tambem seja em Polegadas.
Abraço.
E o mostrador funcionou direito? Seu painel é o Horasa com regulador de tensão de 5,2V?
Obrigado.
eliasFerreira
06/12/2011, 12:11
Boa tarde prezado ! a rosca do sensor é nitidamente uma rosca NPT ( cônica ), ela é assim para vedar sem nenhum tipo de complemento, como teflon ou junta, a indicação M16 é relativo a chave utilizada para aperto, se não tiver uma chave apropriada pode usar uma chave de engenheiro . . . um abraço !
:concordo:
Obrigado.
gpolachini
06/12/2011, 16:54
E o mostrador funcionou direito? Seu painel é o Horasa com regulador de tensão de 5,2V?
Obrigado.
Amigão, ela funcionou direito sim, meu painel é horasa tambem com regulador de 5,2 v. Funcionou direito. inclusive ela é até rapida para chegar na temperatura que está o motor. Não cheguei a conferir a temperatura para ver mais acho que está correto.
Abraço
ZEQUINHA8100
06/12/2011, 22:26
Elias depois de ter comprado umas par de cebolinha desde caminhão mercedez gol monza belina e outras mais, o Sr Celso da OXFORD 4x4 em Campinas SP me ensinou o caminho das pedras a cebolinha da F100 dos anos 1972 a 1988 correspondem a mesma frequencia do marcador de temperatura da marca Horasa so que a rosca se não me engano da cebolinha da F100 é de 17 mm no meu caso a rosca no cabeçote do meu era 14mm mandei a cebolinha em um torneiro e ele reduziu a rosca para 14, pronto o meu funciona perfeitamente eu tinha até o codigo dessa cebolinha so que não estou conseguindo achar se eu achar depois posto aqui abraços
juleymar73
06/12/2011, 23:40
323957
Elias depois de ter comprado umas par de cebolinha desde caminhão mercedez gol monza belina e outras mais, o Sr Celso da OXFORD 4x4 em Campinas SP me ensinou o caminho das pedras a cebolinha da F100 dos anos 1972 a 1988 correspondem a mesma frequencia do marcador de temperatura da marca Horasa so que a rosca se não me engano da cebolinha da F100 é de 17 mm no meu caso a rosca no cabeçote do meu era 14mm mandei a cebolinha em um torneiro e ele reduziu a rosca para 14, pronto o meu funciona perfeitamente eu tinha até o codigo dessa cebolinha so que não estou conseguindo achar se eu achar depois posto aqui abraços
Opa , aproveitando , eu queria sanar uma duvida , meu jeep e ano 73 , os marcadores de temperatura e de combustivel ja são de 12v ? precisa usar regulador de voltagen como desse desenho? nao achei no meu jeep esse tal regulador de voltagen , pois meus marcadores nao estão funcionando .
eliasFerreira
07/12/2011, 10:07
Zequinha, que ano é o seu jeep?
eliasFerreira
07/12/2011, 10:40
323957
Opa , aproveitando , eu queria sanar uma duvida , meu jeep e ano 73 , os marcadores de temperatura e de combustivel ja são de 12v ? precisa usar regulador de voltagen como desse desenho? nao achei no meu jeep esse tal regulador de voltagen , pois meus marcadores nao estão funcionando .
Juleymar, a ligação é como no desenho.
O reloginho de combustível é 5,2V pois no meu está funcionando certinho.
Já o da temperatura eu não posso afirmar pois não coloquei um sensor novo, mas muito provavelmente ele também seja 5,2V. Prefiro ser cauteloso, então na dúvida mande os 5,2V pra não correr o risco de queimá-lo com os 12V diretos.
Lembrando que no meu caso o painel é Horasa, que precisa do regulador. No VDO eu já não sei.
O regulador eu comprei na Zezo 4x4.
323975 323976
gpolachini
07/12/2011, 12:20
Tanto o Horasa quanto o VDO são 5,2 volts. Tirei o meu horasa e coloquei um VDO e ele precisou tambem do regulador de voltagem.
Se não me engano até os ultimos jeeps saiam com marcadores de temperatura e de gasolina funcionando com 5,2 v. Pelo menos até 75 eu tenho certeza, pois meu jeep é 75.
Abraço
eliasFerreira
07/12/2011, 14:32
Tanto o Horasa quanto o VDO são 5,2 volts. Tirei o meu horasa e coloquei um VDO e ele precisou tambem do regulador de voltagem.
Se não me engano até os ultimos jeeps saiam com marcadores de temperatura e de gasolina funcionando com 5,2 v. Pelo menos até 75 eu tenho certeza, pois meu jeep é 75.
Abraço
Entendi.
É que em algum lugar no fórum falaram que o VDO é 12V, não precisa de regulador, e tal.
Mas é isso aí. Vamos reunindo informações porquê há muita dúvida sobre os painéis e os sensores.
gpolachini
07/12/2011, 18:45
Elias,
Enigma resolvido, procurei no catalogo da VDO os indicadores de Temperatura e Combustivel e está escrito o seguinte:
Combustivel:
• 12V, diâm. 45mm, impressão em branco, ponteiro laranja,
fundo preto
• F75 / Rural / Jeep 72 fi
• Utilizar estabilizador 5V
7,4 Ω
69,3 Ω
Temperatura:
Da água, 12V, impressão em branco, ponteiro laranja,
fundo preto
• F 75 / Rural / Jeep 72 fi
40ºC
69,3 Ω
90ºC
12 Ω
120ºC
7,4 Ω
Instrumentos combinados:
•Velocímetro, escala de 0 a 140km/h, indicador de temperatura da água
e combustível, diâm. 140mm, impressão em branco, ponteiros laranja,
fundo preto, aro preto
• F 75 / Rural / Jeep 72 fi
Boia de combustivel:
• Haste, flange metálica
• Jeep 72 fi 83
7,4 Ω
69,3 Ω
Cebolinha temperatura:
6 a 24V, rosca M16x1,5, máx. 150ºC
• Jeeps / Pick-Ups 90 fi 94
90ºC
7,5 Ω
Sendo assim está resolvido, eles são 12v porem precisam utilizar o estabilizador para 5V
juleymar73
07/12/2011, 21:55
Juleymar, a ligação é como no desenho.
O reloginho de combustível é 5,2V pois no meu está funcionando certinho.
Já o da temperatura eu não posso afirmar pois não coloquei um sensor novo, mas muito provavelmente ele também seja 5,2V. Prefiro ser cauteloso, então na dúvida mande os 5,2V pra não correr o risco de queimá-lo com os 12V diretos.
Lembrando que no meu caso o painel é Horasa, que precisa do regulador. No VDO eu já não sei.
O regulador eu comprei na Zezo 4x4.
323975 323976OK! esse se usa ligar os dois marcadores nessa peça ? ou e um regulador pra cada marcador ??:?:
eliasFerreira
07/12/2011, 22:24
Um só regulador p/ os dois marcadores já basta.
eliasFerreira
07/12/2011, 22:40
Guilherme!
Que grande contribuição as sua! Uma enigma a menos.
Nós agradecemos.
Agora só preciso descobrir o sensor correto. Vou comprar um que acredito ser o apropriado.
Se alguém tiver o nº da cebolinha de temperatura do motor BF-161, ano 72 em diante, por favor, coloque aí pra gente.
gpolachini
08/12/2011, 10:55
Elias,
Acesse esse catalogo que é da própria VDO, nesse catalogo tem a numeração da Cebolinha que se usa. É só procurar pela palavra jeep.
http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/catalogo/VDO-LinhaPesada.pdf
Abraço.
paesem520
08/12/2011, 21:10
No meu Jeep, o painel de instrumentos Horasa já não tinha mais condições de conserto, fato que me obrigou a adquirir um novo, da marca VDO, original dos Jeeps mais modernos.
Existem 3 tipos de diâmetros originais para o cabeçote do motor BF161: 20,5 mm (meu caso), 17,5 mm e o mais raro, de 13 mm. Segundo o leitor Francisco Cruz, o sensor para 13 mm, é o mais raro de se achar, seria usado nos anos de 1958 a 1965, referência Willys 11578. Já os mais comuns, os Ford com painel de instrumentos VDO, utilizam os 17,5 mm (rosca cônica 11/16). É este que tive de adaptar no meu motor. A referência deste é BD2T10884-A.
Fonte: jeepguerreiro.blogspot.com
eliasFerreira
09/12/2011, 08:20
Sabem a razão do jeep originalmente ter o banco da frente com três lugares?
Um, é claro, pra nós motoristas jeepeiros. Os outros dois assentos é pra acomodar os nossos dois grandiosos amigos, o francês Jacques, um economista muito bem sucedido munido de uma cadernetinha pra anotar todos os nossos imensos gastos, e o americano Murphy, de tênis branco, meia branca até no meio da canela, e uma camiseta com a frase "A Lei de Murphy é foda!".
O Jaques saiu com o Zequinha8100 e fêz ele comprar vários sensores diferentes.
O Murphy tava aqui comigo na torcida :torcendo:, já que ele é um cara muito otimista, enquanto eu procurava na minha cidade e nas cidades vizinhas pelo sensor de 17,5mm, em lojas e antigas oficinas. E sabem qual eu encontrei? É claro que não foi o certo. Só achei o de 13mm, que é o mais raro!!
:parede:
Paese, obrigado pelo esclarecimento.
Então, ao que tudo indica, pela referência BD2T-10884-A, encontramos o da marca MTE-Thomson pelo Nº 3237, para veículos da Série F da Ford. Confere?
ZEQUINHA8100
09/12/2011, 13:40
Elias ontem a noite achei a especificacao da cebolinha que te falei corresponde a esse numero que o Paese te mandou mesmo e se trata da Cebolinha da F100 no meu jeep nao deu certo porque ele e 1961 e a rosca e de 13mm e a cebolinha e de 17mm entao tive que diminuir a rosca em um torneiro esta funcionando bem agora nao sei se confere a temperatura, seria legal se alguem pudece nos falar qual e a frequencia do marcador de temperatura do marcador Horasa ai a gente procurava uma cebolinha que batesse com as frequencias do marcador e ate mesmo verificaria se essa cebolinha da F100 corresponde mesmo com as medidas certas temperatura do circuito de arrefeciento do jeep
eliasFerreira
09/12/2011, 14:02
Valeu Zequinha.
Vc comprou como sendo da F-100, ok? Então aí temos duas opções.
324251 324252
Esse sensor de código 3237 da MTE é pra F-600, F-700, F-750, e mais um monde de F´s.
O Nº original é um pouquinho diferente, como podem ver.
ZEQUINHA8100
09/12/2011, 23:13
Elias a minha é a 3023 mas como ja te falei funciona agora não sei se é com exatidão se alguem soubesse nos falar com certeza qual a frequencia do marcador de temperatura Horasa ai podiamos acabar com essa duvida mas ja venho pesquisando faz tempo e não consigo nenhuma informação concreta, so informações desencontradas, mas pelo menos essa marca alguma coisa as outras o ponteiro nem mexia e essa cebolinha que vc comprou ai com rosca de 13 mm qual a especificação dela?Comprou sendo de qual veiculo?
eliasFerreira
12/12/2011, 13:09
Zequinha, não comprei o de 13mm, não.
Encomendei o sensor e assim que chegar eu instalo e coloco o resultado. Acredito ser o 3023 também.
juleymar73
12/12/2011, 23:42
Zequinha, não comprei o de 13mm, não.
Encomendei o sensor e assim que chegar eu instalo e coloco o resultado. Acredito ser o 3023 também.
entao elia svc conseguil a cebolinha que da no seu jeep ? encomendou de onde ? pois o meu jeep e do mesmo ano que o seu e estou precisando da cebolinha tambem , quaquer coisa da uma dica ai , valew.
eliasFerreira
14/12/2011, 19:02
Boas novas. :dance:
Chegou o sensor de temperatura da água ontem, e de noite mesmo instalei e fui dar uma volta.
Funcionou! :concordo:
Rodei com o jeep pela cidade por uns 15min e o ponteiro parece que estabilizou bem no meio do marcador.
Quando fôr pra roça, e andar muito mais - 19Km + 19km - terei uma melhor noção.
O sensor é mesmo o 3023 da MTE-THOMSON, e o meu painel é o Horasa.
324890
Meu jeep é ano 73, e claro, motor 73. E eu também tenho um cabeçote 72 guardado e a rosca é a mesma.
Seguem fotos:
1 - Sensor velho ao lado do novo;
2 - Sensor com sua caixa;
3 - Sensor instalado.
eliasFerreira
14/12/2011, 19:08
entao elia svc conseguil a cebolinha que da no seu jeep ? encomendou de onde ? pois o meu jeep e do mesmo ano que o seu e estou precisando da cebolinha tambem , quaquer coisa da uma dica ai , valew.
Juleymar, pedi pra um amigo comprar. Foi em São José dos Campos/SP, na loja Operama.
juleymar73
14/12/2011, 23:47
Eles venden pela net ? ou se a gente ligar eles eviam ? tem o telefone deles? desculpe tamtas perguntas , o meu jeep e o mesmo ano do seu , entao esse da certo, valew obrigado.
eliasFerreira
15/12/2011, 00:03
Cara, eles têm site sim, só que a cebolinha não consta no site, mas eles têm em estoque.
De repente ligando lá eles vendem por telefone.
Operama (http://www.operama.com.br/)
Luiz Fernando de C
03/02/2012, 22:31
Pessoal boa noite, acompanhei esse tópico que por sinal foi muito rico em informações e acabei por encontrar também o mesmo referido sensor de temperatura para o marcador horasa (MTE 3023) que também equipa meu Jeep 1966.
Então fiz uns testes e vou postar.....fechei o sensor de temperatura na massa e o ponteiro da temperatura foi no máximo, demorou um pouco mas foi.
Logo após liguei o terminal novamente ao sensor de temperatura e retirei-o, coloquei um bujão no lugar do mesmo e assim liguei um fio do terminal negativo da bateria a base da rosca do sensor de temperatura.Com um isqueiro aqueci a base do sensor até carbonizar a superfície,..... até que o ponteiro se moveu...... mas pela temperatura que chegou deveria ter ido ao máximo e não foi...o sensor ficou muito quente vou pedir a um eletricista para que meça a resistência dele antes de comprar outro....assim que resolver o aqui novamente....quem puder adcionar luizurbana@hotmail.com....e meu perfil no face....Luiz Fernando De Carvalho Reis | Facebook (http://www.facebook.com/profile.php?id=100002011050044)
ZEQUINHA8100
04/02/2012, 18:05
Luiz não ligue carga negatiga direto no terminal da cebolinha se vc assim o fizer poder queimar o marcador de temperatura, e levar fogo tb na cebolinha pode danifica-la ja que essa fica emergida em agua e fogo direto pode estraga-la,verifique a espessura do fio que vai da cebolinha ao marcador quanto mais fino o fio melhor
Luiz Fernando de C
05/02/2012, 01:16
Então...sinceramente não sei o que está acontecendo...hoje estava verificando os relógios de temperatura e combustível....então conectei uma fonte de 5,7 V e os dois funcionaram perfeitamente, então comprei o referido sensor..MtE 3023 para tirar dúvidas e nada de funcionar, daí resolvi medir a tensão após o resistor instalado em meu painel de instrumentos HORASA...e com o Jeep desligado marcava 4,39V e quando dei partida, foi para 5,2 V....sinceramente, já não sei o que pode estar causando o não funcionamento dos marcadores...
Luiz Fernando de C
19/02/2012, 15:45
Então, vou postar aqui minha solução particular para a questão do marcador.
Primeiramente verifiquei se o marcador ia até o máximo de marcação fechando o circuito e daí ele foi.
então foi tudo uma questão de regulagem...Daí...imergi o sensor (mTE 3023) em água e aqueci a mesma até 80°C e a mantive, então a essa temperatura o marcador deveria estar pelo meio, então calibrei-o por um orifício na parte de traz até que chegasse ao centro (2º traço de marcação).Depois fui verificando a medida que a temperatura fosse abaixando e ele respondeu a altura no ponteiro do marcador. Depois o teste final...aqueci a água até ferver e com um pirômetro, verifiquei que chegou até 97°C na fervura, daí o ponteiro teria que estar entre as duas marcas ( 80°C e 120°C).........e assim foi...Como meu Jeep estava sem a válvula termostática a temperatura da água não chegava aos 80°C quando parado em rotação normal...o máximo que chegou foi a 65°C sem a válvula termostática daí mantem essa temperatura.
Meu marcador trabalha com 5,2 V e possui um resistor de 50 Ohms associado. (cor verde).
OBS: o Pirômetro usado na medição vem aferido de Laboratório com uma faixa de erro de +- 2°C.
ZEQUINHA8100
19/02/2012, 21:18
Luiz agora não entendi vc esta usando um regulador de tensão regulando a voltagem de 12 volts para 5,7 volts e mais um resistor de 50 ohms é isto? Se for, qual é a finalidade do resistor de 50 ohms eu não sabia da necessidade desse resistor, seria essa a resistencia do marcador de temperatura 50 ohms por isso se faz a necessidade do uso do resistor,e meus parabens pela aula q vc deu para aferir o marcador de temperatura nota dez abraços
eliasFerreira
19/02/2012, 21:35
Luiz, não entendi a função desse resistor de 50 ohms.
O meu regulador não tem esse resistor.
Coloque fotos.
Luiz Fernando de C
20/02/2012, 00:06
Senhores Zequinha e Elias, primeiramente fico contente e agradeço pelo elogio..realmente foram noites de trabalho (único horário disponível para realizar testes) no meu marcador para fazer com que ele funcionasse como eu queria...sou meio detalhista e então costumo ir fundo nesses detalhes.
Agora me desculpem pois me expressei mal aí em cima...Na verdade os marcadores tanto de combustível quanto de temperatura trabalham com 5,2 volts mas como a tensão do sistema do jeep é 12 V... esse resistor provoca uma queda de tensão entenderam??...quando o carro está desligado a tensão após passar pelo resistor é de 4,8 Volts...mas como o alternador gera um pouco mais (+- 13,5..Volts)...quando o jeep ta ligado a tensão que chega nos marcadores fica redondinha nos 5,2 volts.
Não sei exatamente qual a corrente mínima necessária para que eles funcionem mas a única informação que estava escrita no resistor era 50 Ohms..(+- 5%.).Ele era verde semelhante ao que eu coloquei na foto. Vai um fio de alimentação da ignição a uma extremidade dele e a outra sai para os marcadores.
{ 5,2 v = 50 ohms x i......i=0,104 A..então acho que admitiram que os resistores precisariam de 0,104 Ampere para funcionar.}
Mas ressalto pessoal..não tenho conhecimento suficiente para discutir eletrônica com Vcs...sou apenas curioso e posso ter escrito besteira aí em cima mas pesquiso muito e tenho facilidade para processar informações.
Abraço galera!
Luiz Fernando de C
20/02/2012, 18:47
A propósito Elias vi sua entrada aqui no fórum, foi muito bacana mesmo..nota dez pela criatividade...e sua viatura então....relíquia mesmo viu. Por acaso vocês tem faceboock??? se caso tiver já mandei meu contato pra você neste fórum mesmo..Abraço!
Norivaldo
22/02/2012, 08:03
Tenho um Willys 66 e não está funcionando também, vou procurar um eletrecista que entenda para ver se tem problema na parte eletrica ou nos marcadores. Existe peças no mercado para os marcadores e ai é com empresa que especialista em velocimetros.
Luiz Fernando de C
22/02/2012, 22:43
Elias.... Segue a foto esse resistor que é o citado..hoje retirei o marcador para remarcar os números do velocímetro, vou fazer imprimir e colar pra ver se fica bom!
juleymar73
23/02/2012, 00:16
Elias.... Segue a foto esse resistor que é o citado..hoje retirei o marcador para remarcar os números do velocímetro, vou fazer imprimir e colar pra ver se fica bom!
Ola amigo , estou com dificuldade ´pra conseguir esse resistor , onde vc conseguiu esse , pois aquele original que o Elias ai usou e dificil de achar.
Luiz Fernando de C
23/02/2012, 18:35
juleymar esse resistor ja estava no marcador do meu jeep quando o comprei...mas como disse é um resistor de fio de 50 ohms e segundo o Elias de no mínimo 1 W....assim sendo não fica difícil de encontrar no mercado.
Norivaldo
27/02/2012, 08:26
Se a parte eletrica do seu CJ-5 estiver funcionando e os marcadores de combustivel e temperatura com defeito, pode optar pela compra dos originais, aqui em B. Htr vc encontra na Jeepauto ou na Roma 4x4.
abraço
jipeirodesdepequeno
27/02/2012, 10:33
alguem sabe quais são (funções) dos 4 relógios do jeep 51? além do marcador de velocidade.. to querendo instalar um de pressão de óleo no jeep ap, onde deve ser ligado o relógio?
[]'s
felipebrde
16/05/2012, 21:29
Eu tenho um jeep 69 com velocimetro Horasa original e até hj não tive coragem de ligar s marcadores com medo de queimar. Afinal, li todo o tópico mas ainda estou com dúvida. A ligação então deve utilizar este regulador de 5,2V se naum queima os marcadores é isto? Não pode ser o VDO, tem que ser esse Bergson ae? Q confusão... hehehe...
Fabiano-SL
16/05/2012, 23:49
alguem sabe quais são (funções) dos 4 relógios do jeep 51? além do marcador de velocidade.. to querendo instalar um de pressão de óleo no jeep ap, onde deve ser ligado o relógio?
[]'s
os 4 marcadores do 51 são: temperatura / pressão do oleo / amperimetro / gasolina
tulliomf
17/05/2012, 06:58
Eu tenho um jeep 69 com velocimetro Horasa original e até hj não tive coragem de ligar s marcadores com medo de queimar. Afinal, li todo o tópico mas ainda estou com dúvida. A ligação então deve utilizar este regulador de 5,2V se naum queima os marcadores é isto? Não pode ser o VDO, tem que ser esse Bergson ae? Q confusão... hehehe...
Isso mesmo, tem que usar o regulador para reduzir de 12V para 5,2V para não queimar os marcadores de temperatura e combustível!
juleymar73
17/05/2012, 21:29
Ola pessoal echei esse dai, Estabilizador de tenso - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_17863_7008_Estabilizador-de-tensao) vai uma dica.
tulliomf
17/05/2012, 21:48
Não fazendo propaganda, mas vai o link de outra empresa também:
Estabilizador de voltagem Bergson (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-DIVERSOS-Eletrica-estabilizador-de-voltagem-Bergson-versao-685-715.aspx)
felipebrde
18/05/2012, 20:43
Bom, eu já tinha visto este Bergson na Zezo 4x4, só não sabia que era o que eu precisava, mandei vir, vamos tentar ligar e ver no que dá! Espero q não esteja queimado nenhum deles. Na verdade meu velocímetro não funciona nada... só as luzes. hehehe... Ele antes marcava apenas o odômetro, agora nem isso... o ponteiro de velocidade ficava de um lado para o outro. Troquei o cabo, mas não mudou nada. Um amigo meu disse que arrumam isso em Porto Alegre, perto do Bourbom Assis Brasil tem uma loja de velocímetros. Eu não queria trocar pelo VDO pq meu jeep eh militar e acho q não combina o fundo preto do VDO. E se trocar o cara já gasta uma fortuna no velocímetro q eh em média R$ 450,00, ae tem q trocar boia, regulador, cebolinha de temp. Abraços a todos!
tulliomf
18/05/2012, 22:43
Bom, eu já tinha visto este Bergson na Zezo 4x4, só não sabia que era o que eu precisava, mandei vir, vamos tentar ligar e ver no que dá! Espero q não esteja queimado nenhum deles. Na verdade meu velocímetro não funciona nada... só as luzes. hehehe... Ele antes marcava apenas o odômetro, agora nem isso... o ponteiro de velocidade ficava de um lado para o outro. Troquei o cabo, mas não mudou nada. Um amigo meu disse que arrumam isso em Porto Alegre, perto do Bourbom Assis Brasil tem uma loja de velocímetros. Eu não queria trocar pelo VDO pq meu jeep eh militar e acho q não combina o fundo preto do VDO. E se trocar o cara já gasta uma fortuna no velocímetro q eh em média R$ 450,00, ae tem q trocar boia, regulador, cebolinha de temp. Abraços a todos!
Tem como arrumar o seu antigo velocímetro antigo sim! Pode procurar os reparos também, como dos marcadores de temperatura e de gasolina.
Boa sorte
felipebrde
18/05/2012, 22:45
Ele eh original com fundo cinza, e tah praticamente novo. só não funciona. hehehehe.... mas a gente chega lá... :P Deixa chegar a encomenda q vou testar. Abraços!
felipebrde
08/06/2012, 00:46
E ae galera, chegou o regulador de tensão marca bergson comprado no Zezo 4x4, mas ele não é muito seguro não, ele eh construído a partir de diodo zener, ou seja, se ele tem o terra ele deixa passar algo em torno de 5.8V, mas se por algum motivo o terra falhar, o q eh comum em jeeps de trilha, ele deixa passar todos os 12v ou mais da bateria, queimando assim a resistência dos marcadores. Quando abri meu relógio vi que tinha um componente eletrônico soldado dentro do marcador de combustivel, ele estava com a numeração raspada e queimado, depois consegui descobrir q se tratava de um LM7805, um regulador de tensão para 5V, graças a ele as resistências estavam intactas. Mas como alguns disseram que o ideal eh mesmo os 5.2V vou fazer outro regulador a partir do LM317 que é um regulador de tensão regulável. e vamos ver no q dá, muito mais seguro pq nunca vai deixar passar os 12v.
felipebrde
08/06/2012, 00:53
Algumas fotos.... se alguém tiver um relógio igual o meu e quiser postar fotos, eu agradeço, que na foto nota-se q foi quebrada uma parte da placa metálica q liga na resistência, eu naum sei o q tinha ali originalmente. Comprei um fio de NiCr (Níquel Cromo) na mesma bitola deste da resistência, estou fazendo testes pra ver se vai funcionar igual o original, consegui um relógio velho pra testes. Depois posto os resultados.
Abraços a todos.
tulliomf
08/06/2012, 01:19
Já abri uma vez o velocímetro, mas não lembro desta pequena peça preta. Quanto ao aterramento do regulador, deve estar mesmo bem ligado a lataria do veículo para funcionar corretamente. Originalmente ele fica dentro do cofre perto da bobina, mas eu coloquei para o lado de dentro para ficar mais protegido e evitar problemas!
Qualquer novidade nos fale! Abraço!
felipebrde
08/06/2012, 01:29
Esta peça preta é o regulador de tensão LM7805 com encapsulamento TO220. Provavelmente instalado no exército. Visto que é de lá que veio meu jeep. Não é original.
Abraços.
tulliomf
08/06/2012, 01:30
Esta peça preta é o regulador de tensão LM7805 com encapsulamento TO220. Provavelmente instalado no exército. Visto que é de lá que veio meu jeep. Não é original.
Abraços.
Muito obrigado pelo esclarecimento!
eliasFerreira
08/06/2012, 19:41
Abraços.
Esse LM7805 tá pura gambiarra! Está faltando exatamente o pino de aterramento dele, que é do meio.
Eu fiz um esquema para o LM317, que permite até 1,5A, só que eu vou usar o LM350, que suporta 3A.
felipebrde
09/06/2012, 06:36
Esse LM7805 tá pura gambiarra! Está faltando exatamente o pino de aterramento dele, que é do meio.
Eu fiz um esquema para o LM317, que permite até 1,5A, só que eu vou usar o LM350, que suporta 3A.
Na verdade não está faltando o pino, foi retirado propositalmente, pois o aterramento se dava pela carcaça do relógio, o LM7805 era parafusado na carcaça fechando assim o terra.
jipeirodesdepequeno
12/07/2012, 21:47
Fala turma
To com um probleminha no marcador de combustivel do meu jeep: O ponteiro oscila demais (mesmo com o jeep parado), no desliga-liga-desliga... ele sempre altera no medidor, já testei aterramento e corrente e ta ok, revisei a bóia e aparentemente ta ok, sobre o relógio ele é da willtec pro willys mesmo ou seja não é original, é aqueles "universal", testei outro relógio mas ainda sim acaba alterando a marcação, pode ser pouca na hora mas vai alterando e assim não da pra confiar
pergunto: será que tem como colocar um estabilizador de tensão pra limitar nos 12v no relógio (não acompanhar a carga da bateria)??
alguem usa esses relógios universais da willtec? funciona direitinho?
felipebrde
12/07/2012, 22:26
Fala turma
To com um probleminha no marcador de combustivel do meu jeep: O ponteiro oscila demais (mesmo com o jeep parado), no desliga-liga-desliga... ele sempre altera no medidor, já testei aterramento e corrente e ta ok, revisei a bóia e aparentemente ta ok, sobre o relógio ele é da willtec pro willys mesmo ou seja não é original, é aqueles "universal", testei outro relógio mas ainda sim acaba alterando a marcação, pode ser pouca na hora mas vai alterando e assim não da pra confiar
pergunto: será que tem como colocar um estabilizador de tensão pra limitar nos 12v no relógio (não acompanhar a carga da bateria)??
alguem usa esses relógios universais da willtec? funciona direitinho?
Pode usar um regulador universal da bergson, tem ele em 12v sim.
jipeirodesdepequeno
12/07/2012, 22:34
Pode usar um regulador universal da bergson, tem ele em 12v sim.
E vc acha que no meu caso pode ser esse problema?
No inicio achei que fosse fuga de corrente, ou falta de terra, mas mesmo ligando direto ainda da nisso.. sabe onde posso encontrar esse pra saida 12v? é pra painel ou da pra colocar na saida do alternador?
felipebrde
03/08/2012, 00:01
E vc acha que no meu caso pode ser esse problema?
No inicio achei que fosse fuga de corrente, ou falta de terra, mas mesmo ligando direto ainda da nisso.. sabe onde posso encontrar esse pra saida 12v? é pra painel ou da pra colocar na saida do alternador?
Desculpe a demora, não tinha visto tua resposta. Eu comprei na auto-elétrica local o estabilizador de 12v, somente o de 5.2 q não encontrava em lugar nenhum e tive q comprar na zezo 4x4. Ele é para usar no painel entre o positivo e o instrumento.
Abraços
galera... comprei um velocímetro da willtec modelo original. instalei tudo tranquilo. a temperatura marcou direito, velocímetro marcou direito também. mas o combustível quando ligo o jeep ele vai direto pro cheio... então vi que o fio terra da boia nao tinha... coloquei, mas ficou do mesmo jeito. o que fazer?
http://www.paulista4x4.com.br/imagens.php?product_id=1349
Sydney66
09/06/2013, 17:47
JairJr, a boia de combustível é uma resistência que varia o valor conforme o nível do tanque, então você pode testa-la tirando do tanque com um multimetro e fazendo as ligações fora muda a posição da boia manualmente, com ela toda pra cima (tanque cheio) dá o um valor de resistência, com ela toda embaixo (tanque vazio) dá outro valor (não tenho esses valores no momento mas a galera aqui deve ter na ponta da língua), se o multimetro não varia de valor é a sua boia. Eu pessoalmente acho que o problema está na resistência dela, não está mudando de valor, por isso só marca uma posição.
JairJr, a boia de combustível é uma resistência que varia o valor conforme o nível do tanque, então você pode testa-la tirando do tanque com um multimetro e fazendo as ligações fora muda a posição da boia manualmente, com ela toda pra cima (tanque cheio) dá o um valor de resistência, com ela toda embaixo (tanque vazio) dá outro valor (não tenho esses valores no momento mas a galera aqui deve ter na ponta da língua), se o multimetro não varia de valor é a sua boia. Eu pessoalmente acho que o problema está na resistência dela, não está mudando de valor, por isso só marca uma posição.
ja tava pensando em fazer isso... as apareceu um problema com as velas do meu OHC... ai vou deixar pro feriado do sao joão pra retirar o banco e fazer esses testes... abraço valeu pela dica
vavarusso
13/07/2013, 22:26
Senhores Zequinha e Elias, primeiramente fico contente e agradeço pelo elogio..realmente foram noites de trabalho (único horário disponível para realizar testes) no meu marcador para fazer com que ele funcionasse como eu queria...sou meio detalhista e então costumo ir fundo nesses detalhes.
Agora me desculpem pois me expressei mal aí em cima...Na verdade os marcadores tanto de combustível quanto de temperatura trabalham com 5,2 volts mas como a tensão do sistema do jeep é 12 V... esse resistor provoca uma queda de tensão entenderam??...quando o carro está desligado a tensão após passar pelo resistor é de 4,8 Volts...mas como o alternador gera um pouco mais (+- 13,5..Volts)...quando o jeep ta ligado a tensão que chega nos marcadores fica redondinha nos 5,2 volts.
Não sei exatamente qual a corrente mínima necessária para que eles funcionem mas a única informação que estava escrita no resistor era 50 Ohms..(+- 5%.).Ele era verde semelhante ao que eu coloquei na foto. Vai um fio de alimentação da ignição a uma extremidade dele e a outra sai para os marcadores.
{ 5,2 v = 50 ohms x i......i=0,104 A..então acho que admitiram que os resistores precisariam de 0,104 Ampere para funcionar.}
Mas ressalto pessoal..não tenho conhecimento suficiente para discutir eletrônica com Vcs...sou apenas curioso e posso ter escrito besteira aí em cima mas pesquiso muito e tenho facilidade para processar informações.
Abraço galera!
Segundo os testes do nosso amigo Luiz Fernando a amperagem dos relogios é pequena.
Nasa_Jeep
11/12/2018, 23:17
Colegas, sou novo no fórum e ainda não me situei nas postagens. Mas gostaria de agradecer aos colegas pelas dicas sobre o marcador Horasa com relação ao sensor de temperatura e o de gasolina. Mesmo sendo postagem um pouco antiga, mas as informações foram certeiras para solucionar meu problema. Recentemente adquiri o Jeep Ford 75 -BF 6cc, e pra minha surpresa (entre outras) no marcador Horasa não funcionava o sensor de temperatura e gasolina. Após varias pesquisas na internet, foi com as dicas dos nobres colegas que comecei a investigar a fundo o problema. Revisei o fio que vai do relógio até o tanque de combustÃ*vel e notei que o mesmo estava quase se rompendo junto ao conector em cima do tanque. Notei também que havia muita oxidação junto ao contato no relógio Horasa. Então resolvi comprar fio e conectores novos, usei a mesma medida do fio original e tomei o cuidado para não errar ao religar o contato. Assim tive a surpresa agradável, o marcador de combustÃ*vel voltou a funcionar. No caso do sensor de temperatura, comprei o MTE 3023 (rosca 17mm), mas estava receoso em retirar o antigo, pois a aparência dele no motor parecia uma peça fundida no bloco. E, antes de retira-lo, resolvi fazer um teste ligando o novo sensor no fio do antigo que vai até o marcador Horasa, depois fervi uma caneca com água e mergulhei o novo sensor dentro da caneca, e não é que funcionou, o ponteiro do marcador foi um pouco acima do meio e depois retornando lentamente a medida que a água esfriava. Testei mais duas vezes com temperaturas diferentes e o marcador acompanhou. Assim confirmei que o marcador estava ok. Com muito cuidado novamente me aventurei a retirar o sensor antigo, e até que ele saiu com certa facilidade. Instalei o novo e até o momento está funcionando. Tenho muitas outras duvidas mas vou procurar postar nos fóruns corretos. Conto com apoio dos nobres colegas. Obrigado.
antonio umino
12/12/2018, 11:54
Nasa_Jeep. Bem vindo ao fórum.... Vai conhecer e aprender muito por aqui..
Olá pessoal, alguém saberia informar onde posso encontrar esse regulador de tensão 5.2v, pois o meu jeeo esta sem essa peça e os dois marcadores desligados, outra coisa q preciso de ajuda, como faço para saber se os marcadores estão bons? Fiz teste nos dois terminais com o multimetro e deu continuidade, vlw.
antonio umino
15/12/2018, 13:20
Olá pessoal, alguém saberia informar onde posso encontrar esse regulador de tensão 5.2v, pois o meu jeeo esta sem essa peça e os dois marcadores desligados, outra coisa q preciso de ajuda, como faço para saber se os marcadores estão bons? Fiz teste nos dois terminais com o multimetro e deu continuidade, vlw.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/323975d1369613028t-marcador-de-temperatura-e-de-gasolina-de-jeep-regulador01.jpg
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/63014-marcador-de-temperatura-e-de-gasolina-de-jeep-5.html
antonio umino
15/12/2018, 13:23
http://www.zezo4x4.com.br/Produto-DIVERSOS-EletricaLampadas-estabilizador-de-voltagem-Bergson-versao-685-715.aspx
Em lojas de 4x4 vai achar como também em Auto elétrica é de uso comum na linha Ford Corcel Ford f100. 350. 600.. e outras da linha ford.
Sydney66
16/12/2018, 18:41
563346
O marcador que possui apenas 4 terminais necessita do regulador, mas os antigos, com 5 terminais e uma ligação entre eles, como o da foto, o regulador é interno ao instrumento, não precisa instalar o externo.
563345
Nasa_Jeep
28/12/2018, 21:14
Boa noite colega. Apenas para registrar, tenho o Jeep Ford 1975 e hoje substitui o regulador queimado pelo novo, assim o marcador de gasolina voltou a funcionar, segue fotos do regulador antigo e do novo: A primeira foto é do antigo ainda instalado, a segunda foto é do novo que comprei na internet, a terceira foto é o antigo visto por dentro - 563452 563453 563454
Este regulador alimenta somente o marcador de gasolina e de temperatura. Quando o regulador antigo entrou em curto, o ponteiro da temperatura quebrou (partiu), agora tenho que dar um jeito de abrir o marcador e ver o que faço. Lembrando que o meu é Horasa.
alguém sabe se o estabilizador das F350 ano 68 tem 5V ou 10V na saída?
Nos relógios estar escrito 12V.
Fabricio Jeep 1975
07/05/2024, 22:08
Para quem estiver precisando comprar regulador de tensão, só pesquisar no Mercado Livre por “Regulador de Tensão ajustável”, com uma chave de fenda vai virando o parafuso e vc pode escolher o valor da tensão de saída para 5,2 volts e a de entrada colocar nos 12v da bateria. Simples e barato. A partir de 15 reais vc encontra. Tem uns até com visor pra facilitar a visualização da tensão de saída.
Rodrigo Galego
09/05/2024, 14:27
Fabrício, mas como fazer a ligação com este tipo de regulador ?
O original tinha apenas a entrada e a saída para o positivo.
O que eu ligo no negativo ?
Obrigado