Ver Versão Completa : Molas aspirais duvida
lucimara g. machestropa
25/09/2009, 16:08
Amigos, comprei um jeep ano 59 faz -+ uns 2 meses e estou mexendo ja adaptamos direçao hidraulica, e agora preciso de ajuda no seguinte o jeep esta com eixos da rural e esta adaptado 4 molas aspirais no eixo, estou com duvida se deixo ou tiro as molas, pq vou colocar 2 jumelos revolver, toda ajuda e bem vinda.
leopoldo
25/09/2009, 17:55
1º - são molas espirais (relativo a espiras, como em uma bobina)
2º - se deixa ou não, depende de como estão; coloca uma fotos aqui.
Ronaldo B.
25/09/2009, 19:03
Amigos, comprei um jeep ano 59 faz -+ uns 2 meses e estou mexendo ja adaptamos direçao hidraulica, e agora preciso de ajuda no seguinte o jeep esta com eixos da rural e esta adaptado 4 molas aspirais no eixo, estou com duvida se deixo ou tiro as molas, pq vou colocar 2 jumelos revolver, toda ajuda e bem vinda.
Se essas molas forem do tipo Kit Fes, com jumelo revolver não vai dar certo, na hora que o jumelo abrir provavelmente a mola vai soltar e sair.
[]´s
lucimara g. machestropa
26/09/2009, 20:57
amigos,obrigado pela ajuda,e o seguinte as molas sao aspirais estao presa no eixo e no chassis,o que acontece e que quando passo num lugar que o jeep declina mais um lado que o outro, ainda sem o jumelo revolver elas escapao mesmo,em termos de estabilidade do jeep elas ajudao ou nao,ah,a questao das fotos vou tirar,e colocar para voces analisarem,porinquanto obrigado, bom final de semana.:concordo:
leopoldo
26/09/2009, 21:38
Se as molas ESPIRAIS escapam já tem coisa errada ai, mas não que o conceito de funcionamento estivesse completamente errado.
Mas,
Neste caso, como elas pulam fora, se é isso que eu entendí, mesmo sem as fotos, fica complicado dizer que possa ser certo aconselhar a deixá-las lá.
Ronaldo B.
27/09/2009, 00:42
amigos,obrigado pela ajuda,e o seguinte as molas sao aspirais estao presa no eixo e no chassis,o que acontece e que quando passo num lugar que o jeep declina mais um lado que o outro, ainda sem o jumelo revolver elas escapao mesmo,em termos de estabilidade do jeep elas ajudao ou nao,ah,a questao das fotos vou tirar,e colocar para voces analisarem,porinquanto obrigado, bom final de semana.:concordo:
Em termos de estabilidade até ajudam um pouco, mas na maioria das vezes deixa o jipe mais duro e diminui o curso da suspensão, além dos problemas de ficarem soltando, estabilidade vc pode conseguir de outras formas sem ter que usar essas molas.
Na minha opinião o melhor a fazer é tirar essas molas e deixar só o feixe original, depois instalar o jumelo revolver e testar prá ver se é necessário mexer em alguma coisa.
[]´s
Elmer_Jeep
27/09/2009, 20:50
Lucimara, isso aí eu conheço como gambiarra, já li uma mensagem aqui da época que o forum foi criado que dizia "jeep que nasce com feixe morre com feixe" esse negocio de adaptar molas helicoidais junto com os feixes originais que são semi-elpiticos não funciona.
Quer ganhar estabilidade e usar jumelos revolver?
Simples, troque a suspensão pelo kit de feixes da toyota band, essa opção já foi testada e aprovada por inúmeros foristas, neste tópico tem todas as informações pra adquirir o kit e fazer a instalação/adaptação corretamente: Molas de Toyota no CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277)
Atenção, de nada adianta trocar a suspensão e instalar jumelos revolver se o curso dos amortecedores e angulação dos cardans/cruzetas não for adequado também pra assim tirar todo proveito desta nova configuração de suspensão.
Muito cuidado antes de fazer qualquer tipo de modificação ou entregar seu jipe pra alguém fazer certas adaptações, isso tudo exige um profissional experiente com ferramentas adequadas.
[]'s e nos mantenha informados.