PDA

Ver Versão Completa : Tração 4X4 de cruzeta nos dois lados esta vibrando.



glauranger
22/09/2009, 17:26
Na minha Ranger, a tração 4X4 quebrou o deslizante (bolachão), em consequência a isso eu troquei o deslizante por uma cruzeta e a tração ficou com cruzeta nos dois terminais, só que quando chega em 90 km/h eu sinto no assoalho do carro extremecer, será que é normal ou tem alguma coisa errada? Por favor, os amigos que colocaram cruzeta na tração 4X4 em ambos os terminais me explique.

Edintruder
22/09/2009, 17:49
Infelizmente isso ocorre pois o angulo de trabalho entre o cardam e a CT é maior do que um cruzeta aceita. Com cruzeta, só se utilizar uma junta CV (com duas cruzetas)
O melhor mesmo é colocar um cardam novo com a homocinética.
Eu quase fiz isso, desisti pois o serviço ficaria mais caro que a troca do bolaçhão por outro também original. Sabia da vibração, mas não imaginava ser em tão baixa velocidade.

glauranger
22/09/2009, 19:24
mas com a homocinética, o valor dela nova é muito caro e ela recondicionada em pouco tempo quebra de novo, já com cruzeta em ambos os lados é para sempre.

Walter L. L. Casitta
22/09/2009, 19:50
... já com cruzeta em ambos os lados é para sempre....

Com vibração, vai durar menos e lavar junto os rolamentos e até carcaça da CT que é de alumínio...

Não existe cruzeta que dure mais que uma homocinética.
A Pajero Full ou o Suzuki Jiminy por exemplo usam homocinéticas dos dois lados do eixo cardan traseiro...

Edintruder
22/09/2009, 21:12
Esse bolachão tem pra vender separado do eixo. Um torneiro instala no eixo e sai bem barato.
Procura o cardam usado que eu vi um pra vender no mercado livre ou aqui no fórum. Não lembro ao certo.

fverna
23/09/2009, 13:21
Esse bolachão tem pra vender separado do eixo. Um torneiro instala no eixo e sai bem barato.
Procura o cardam usado que eu vi um pra vender no mercado livre ou aqui no fórum. Não lembro ao certo.


Edin,

Eu estou restaurando o meu cardan inteiro, estou comprando a coifa que é a ultima peça que estava faltando, devo monta-la até a proxima semana.

O meu carro esta com a cruzeta dos dois lados, como já discutido aqui no forum, ando a 120kmph e nada de vibração, nada mesmo. Traçada, nada de vibração, ando 4x4 até uns 70kmph e tudo ok tb.

Se não fosse pelos comentários eu ficaria com a minha peça nova com cruzeta dos dois lados mesmo, achando que resolvi um problema.

Salvo informar que este é o primeiro tópico que leio de problema real com este tipo de cardan.

Amigo, por favor poste fotos do seu cardan.

Abraço,

Flávio

RoadRunner
23/09/2009, 14:06
A não ser que o angulo do cardan/cruzeta seja além de seu limite, vibração de cardan tem "cura".

Considerando que vc colocou um cjto novo (cruzeta, flanges), é possível que um balanceamento resolva o seu problema.

Causas comuns de vibração:
Cano do cardan torto ou amaçado
cardan fora do tamanho (curto=trabalha esticado/comprido=trabalha pressinado)
Alinhamento da bocas/flanges do cardan: ]----[ , o pessoal da linha pesada costuma falar que o tal alinhamento das bocas do cano tem que estar na mesma posição, e que as saidas (cambio e diff) tem que estar na mesma posição (se as bocas cardan estao alinhadas em pé, as do cambio e diff tem que estar alinhadas 'deitadas'

Edintruder
23/09/2009, 14:19
Road, esse alinhamento dos garfos eu não sabia que influenciava. No caso é só desengatar e reengatar o espigão e a luva de forma que fique alinhado. Porém isso deve ser verificado ainda na fase de ajuste e soldagem.

TylerNTL
23/09/2009, 20:48
A não ser que o angulo do cardan/cruzeta seja além de seu limite, vibração de cardan tem "cura".

Considerando que vc colocou um cjto novo (cruzeta, flanges), é possível que um balanceamento resolva o seu problema.

Causas comuns de vibração:
Cano do cardan torto ou amaçado
cardan fora do tamanho (curto=trabalha esticado/comprido=trabalha pressinado)
Alinhamento da bocas/flanges do cardan: ]----[ , o pessoal da linha pesada costuma falar que o tal alinhamento das bocas do cano tem que estar na mesma posição, e que as saidas (cambio e diff) tem que estar na mesma posição (se as bocas cardan estao alinhadas em pé, as do cambio e diff tem que estar alinhadas 'deitadas'




Também sou da opinião que o problema deve ser mais relacionado ao balanceamento do cardan do que subistuição da homocinética por cruzetas.

RoadRunner
25/09/2009, 16:33
Edintruder

Exatamente, durante os processos de balanceamento que pude acompanhar ja vi casos do pessoal aqui mandar o cardan pro torno apenas para corrigir esse alinhamento antes de montar o cardan na balanceadora, pois o alinhamento das estrias estava "atravessado".

Aqui o torneiro usa 2 medidores de inclinação daqueles que o pessoal usa na construção civil.