Conectar

Ver Versão Completa : Relação pneu odômetro

ddfreitas
22/09/2009, 16:20
Com a troca do pneu por um maior era de se esperar uma alteração no velocimetro e no odômetro.

Alguem bom de matemática poderia me dizer qual fórmula uso para ver a kilometragem real rodada?

Grato,
Rafael

mauricioalan32
22/09/2009, 16:42
Ola Freitas... no meu Vitara eu troquei os pneus originais pelos Mud 30x9.5 R15 nas rodas originais. Fazendo uma comparação de calculo com uma L200 0Km com pneus originais em um passeio de 400Km deu uma diferença de 1.34% a menos de Km no meu odometro. Assim qndo vou abastecer calculo a Km indicada no odometro + 1.34%, ai entao faço o calculo certo. E fecha certinho assim....

BoaTrilha
22/09/2009, 18:15
Ola Freitas... no meu Vitara eu troquei os pneus originais pelos Mud 30x9.5 R15 nas rodas originais. Fazendo uma comparação de calculo com uma L200 0Km com pneus originais em um passeio de 400Km deu uma diferença de 1.34% a menos de Km no meu odometro. Assim qndo vou abastecer calculo a Km indicada no odometro + 1.34%, ai entao faço o calculo certo. E fecha certinho assim....

lembre-se que por definição os odometros originais marcam em media 6% a mais do que a velocidade real.

Portanto pra comparar o consumo como "era originalmente"
km indicada +6% + 1,34%.

(acredito que vc estava notando que seu carro ficou bem + gastão sem colocar o 6%, certo?)

Abraços

mauricioalan32
22/09/2009, 19:48
Faz sentido mesmo... sendo q nos controladores geralmente os carros originais marcam mais... ou os controladores ja tem descontado esses 6%...

Marvin_CPS
22/09/2009, 22:02
Galera, pode parecer uma solução besta e inutil (para alguns), mas vc pode fazer um controle separado do painel do carro usando um ciclocomputador de bicicleta (ou odometro de bicicleta). É um instrumento pequeno e de facil instalação, e o mais importante, se ajusta a qq diametro de roda. E pode ajudar nessas horas de saber a velocidade e a km do carro....

Luiz Felipe Guerra Jr
24/09/2009, 21:24
ddFreitas

Quando comprei meu samurai não fui multado porque estava seguindo minha esposa e ela freiou em uma lombada eletronica, comprei ele com bf31. Não sabia que o samurai tava marcando a menos. Depois disso busquei a resposta na net e achei essa planilha que converte os tipos de pneus, calcula a diferença do pneu e da relação. Assim descobri que meu samurai marca exatos 17,9% a menos na velocidade e no hodometro. Serve para calculo de velocidade, distancia, consumo e TROCA DE ÓLEO.
Hoje uso um nokia n95 na função gps com software da garmin, marca velocidade e distancia bem certo, valeu a pena e de quebra fiquei com um ótimo celular.

Marvin
Quando ao hodometro de bike eu fiz a adaptação na minha crf230 que uso para trilhas, na moto foi facil, bastou apenas trocar o fio por um mais longo mas acho que no samurai vai dar mais trabalho mas é certo que funciona se for bem instalado.

A planilha ta anexada. Mas se vc não conseguir abrai basta enviar seu e-mail eu lhe mando a planilha é bem legal.

Abraço

Marvin_CPS
25/09/2009, 00:53
Fala Luis...
Realmente instalar na CRF eh mais simples q no samuca.... Mas basta fazer um imenda no fio, ou troca-lo por um maior. Dai aproveita a entrada do cabo do hodometro original e já temos o cabo dentro do veiculo... Nada q 1/2 não resolva... A unica desvantagem q vejo nisso tudo eh que qdo a roda encher de barro, ja era a marcação.....
O meu ta com pneu 255/75...Outro dia usando o GPS enquanto no painel marcava 40km/h, no GPS ja tava em uns 47km/h... Exatamente os 17,5% que vc mencionou no seu, visto que os 255 equivalem aos BF31...
Uma ideia interessante que achei na net é usar odometros digitais da Guster Racing.... (www.gusterracing.com.br).

Luiz Felipe Guerra Jr
25/09/2009, 22:34
Marvin

O cabo que vem pro velocimetro se não me engano vem da tcase e fica bem longe da roda. Eu já tive para trilhas uma tornado que tem painel digital e na carenagem do farol tem um dispositivo que liga um cabo comum de velocimetro e transforma em sinal pro painel. Se desse para adaptar esse dispositivo seria simples mas ainda tem a questão desses hodometros de bike não terem iluminação.
O link que vc mandou não abril.
Mas no final das contas eu me aconstumei e calculo grosseiramante a velocidade somando 20% pro caso de pardais e lombadas.

Marvin_CPS
26/09/2009, 00:52
Correção do site: http://www.guster.com.br
A ideia do odometro de bike eh a msm dos equipamentos da Totem ou Trip, nada mais que um imã com um contador de passo.... Para motos real/e eh mais facil.. Ainda mais se tiver um conversor de sinais pronto!

Sergio Willys
31/10/2009, 23:54
Pois é pessoal, na vontade de economizar, e precisando de odômetro parcial, comprei um VDO A4 de Bike e instalei hoje no 61. A instalação (feita em casa) é digna do Magaiver....
Gostaria de saber como vocês tem feito a de vocês....
A minha, prendi o sensor na pinça de freio da roda trazeira direita, e o imã, prendi na roda (por dentro), com um pequeno calço de madeira, bem improvisado.... Tudo preso com aquelas cintas plásticas tipo lacre de malote....

Fico pensando....andando no barro.... esse negócio vai voar todo...... :parede:

Aceito sugestões......

Obrigado

Marcion
01/11/2009, 13:07
Olá Pessoal,

Instalei velocimetro de biccleta na saida da T-CASE, na flange do cardan traseiro. Funciona legal pra não ter sustos em pardais e radares. E no meu caso, com a possibilidade de instalar 2 pneus diferentes sem necessidade de estar aferindo, pois ele pode configurar dois diâmetros diferentes. Pra dar certo, você precisa cuidar com o velocimetro que você comprar:

1 - Para instalar no cardan, o diâmetro aferivel deve ser pequeno (no meu caso cada volta da flange equivale a 640 mm rodados);
2 - Verificar o limite máximo de velocidade. No meu caso, que instalei no flange, após 80 km/h ele se perde (creio que devido ao número excessivo de giros, pois no velocimetro, pela especificação, ele ia até 200 km/h). Como samuka com SPOA e pneus 3K 31" acima de 80 é loucura, no meu caso tudo bem;
3 - Cabo do velocímetro maior. Alguns modelos oferecem esta opção. No meu caso tive de emendar (com solda para garantir a passagem do sinal sem perda);

Fora isso, se possível escolha modelos que marquem de 10 em 10 metros, pois permitirá você brincar em raids, se desejar.

Tbém tenho o N95, mas o problema é que nem sempre vc tá com o carregador veicular no jipe, e quando vc liga o GPS come uma bateria.....

Abraçis

Sergio Willys
03/11/2009, 20:08
Olha só q boa idéia do Maicion....e fica bem mais protegido q na roda...:concordo:
mas agora que eu já instalei na roda, acho que vou pegar uma lama pra ver o que acontece. alguem ja tentou? Qual o resultado?
Obrigado

Luiz Felipe Guerra Jr
03/11/2009, 23:08
Dica de software pra quem tem n95. É bom mesmo, gera um aquivo pra abrir no google earth, conta voltas etc.
site: http://sportstracker.nokia.com/nts/main/index.do
link pro software: http://sportstracker.nokia.com/nts/main/download.do

Creditos (onde fiquei sabendo sobre o software): http://www.crf230.com.br/tutoView.asp?id=61

Sergio Willys
04/11/2009, 08:55
Bela dica Luiz. Tenho um Samsung i900 com GPS. Sabes se este software roda em outras marcas q não Nokia?

Mas de qualquer forma, preciso do odometro parcial, instalado pro zequinha operar. Em eventos corporativos, tem que se ocupar os caras, e eu não vou deixar o celular com o zequinha.....

Valeu a dica....!!

Joao Baeta
04/11/2009, 11:39
:arrow:Povo...
O Azul (265/70/15 ou 31") marca 15% a menos do que tá no velocimetro
Exemplo: 200km+ 15%=230km!
Faço contas na maquina: 200x 1.15= 230km e dá certinho!!!
Foi aferido por GPS Garmin 276C e ainda uso ele para viajar de Samurai! :dance:

MRaizer
04/11/2009, 15:29
Navegadores tem seus imans instalados no cardâ, junto à saida da caixa de redução. É no plural mesmo, o povo costuma colocar dois para evitar o "efeito vôo" (que é aquele quando o imam ou sensor, sai voando, rs.)
O grande barato do Totem (e acho que o Trip tmb) é que você não precisa ficar medindo pneu e rezando para que o diâmetro sirva (alguns computadores de bicicleta não tem medidas que casem com os pneus do jipe, sem contar que, no caso de usar o imam no cardâ, vai ter de entrar a relação do diferencial numa conta doida) basta medir um trecho no chão com uma fita e andar com o carro o espaço. O Totem se incumbe de acertar a tabela.

Sergio Willys
05/11/2009, 11:56
Ok MRaizer. Vejo que a indicação é realmente instalar no cardan ok? Quanto a utilização do aparelho para bicicleta, esse VDO A4 que comprei, funciona da mesma forma como você descreveu o Totem. Marcando a distância percorrida (no chão) com 1 volta (no caso do cardã) é só inputar a distância no aparelho. Não tem que fazer conta nem nada. O range de variação da distância é de 0 a 4 metros..... e o custo comparado com um Totem.... rsrsrsrsrsr

Mas pergunto mais uma vez, na roda alguém já usou o sensor?
Valeu!!!

Maurício Fernandes
23/11/2009, 22:51
Descobri que o velocímetro marca menos nos radares. Tomei duas multas mas aprendi.
Quanto maior a velocidade, mas diferença dá.
a 50km/h no meu dá uns 7km/h de diferença.
Pneus recapados 225/70/15.
Agora com GPS dá para cuidar bem, mas antes era no achômetro.
Abraço.

Daniel Engelbrecht
25/11/2009, 14:58
Navegadores tem seus imans instalados no cardâ, junto à saida da caixa de redução. É no plural mesmo, o povo costuma colocar dois para evitar o "efeito vôo" (que é aquele quando o imam ou sensor, sai voando, rs.)
O grande barato do Totem (e acho que o Trip tmb) é que você não precisa ficar medindo pneu e rezando para que o diâmetro sirva (alguns computadores de bicicleta não tem medidas que casem com os pneus do jipe, sem contar que, no caso de usar o imam no cardâ, vai ter de entrar a relação do diferencial numa conta doida) basta medir um trecho no chão com uma fita e andar com o carro o espaço. O Totem se incumbe de acertar a tabela.

No meu caso uso o Trip Totem e funciona perfeitamente. É só aferir o equipamento quando trocar o pneu, como mencionado pelo MRaizer, e está pronto. E o Totem ainda tem a vantagem de dar uma precisão de até 1 metro.

Barrio_L200
25/11/2009, 22:52
Descobri que o velocímetro marca menos nos radares. Tomei duas multas mas aprendi.
Quanto maior a velocidade, mas diferença dá.
a 50km/h no meu dá uns 7km/h de diferença.
Pneus recapados 225/70/15.
Agora com GPS dá para cuidar bem, mas antes era no achômetro.
Abraço.

Eu troquei a pouco os pneus da minha tracker, coloquei 245/70 no mesmo raio. Qdo fui para Riveira parei no posto de gasolina para abastecer e na ida (com os pneus originais 235/60) o odometro marcou 280km (posto até rivera), agora na volta (com os pneus novos), ele marcou 260 (rivera até o mesmo posto de gasolina). Achei uma diferença grande, ainda vou confirmar isto.

Qto ao velocímetro, antes a tracker registrava a menos, comparado com lombadas eletronicas e com o GPS. Agora eu testei com o GPS e a velocidade é igual no velocimetro e no gps, Ainda vou testar nas lombadas!!! hehehehe.

Minha pergunta pode ser obvia.. mas... lá vai: a velocidade e a quilometragem no gps, posso confiar tranquilo??? No meu entender é a mais exata possível!!! Posso comparar a distancia percorrida com o hodômetro da tracker???

Abraços a todos.

Ivo Paris
29/11/2009, 12:34
Caramba hein, não precisa nada disso.
Compra um gps e fixa ele no painel po!
Tem gps de 350$, e vc ainda ganha várias outras funções.
Fora que com o gps funcionando, vc já vê a diferença do ponteiro e a velocidade marcada no gps, aí guarda esse número na cabeça.

Sergio Willys
30/11/2009, 09:52
O GPS é bastante preciso, e realmente é solução para o problema de marcação de distâncias e velocidade. Além de lhe dar a rota e de quebra ser um guia completo das ruas e estradas. Minha solução neste caso, pra não arrumar mais uma traquitana pra carregar, foi optar por um smartphone, que tem GPS, windows mobile e celular. O odômetro parcial no Jeep serve mais como distração pro Zequinha, assim ele arruma o que fazer entre uma porteira e outra..... E eu não vou deixar o celular na mão dele.....rsrsrs.:-D

Sperafa
26/01/2010, 15:18
no meu vitara uso pneus 31 scorpion mud, e aferi o velocimetro pelo gps, para estar a 80 km (reais) devo estar a ~75 km/h no painel, se considerar o erro de marcação que as montadoras mantem em seu veiculos dá para se considerar que o carro marca 10 km/h a mais para velocidades até 80 km/hr e acima desta marcação pode-se considerar 15 km/h.
ou seja, se rodar 100 km no odometro considere "gosseiramente" 115 km, por conta destes pneus meu caro é bem manco na terceira marcha em diante, e na estrada o máximo de velocidade que cheguei com ele foi a aproximados 135 ~140 km/h pois no painel estava mantendo de 115 a 120 km/h.

mauricio_silva
26/01/2010, 16:13
Com a troca do pneu por um maior era de se esperar uma alteração no velocimetro e no odômetro.

Alguem bom de matemática poderia me dizer qual fórmula uso para ver a kilometragem real rodada?

Grato,
Rafael

Faça assim:
Pegue a medida do pneu original do carro (é aquele que é indicado no manual do carro). O velocímetro/odômetro estará calibrado para aquela medida de pneu. Descubra o diâmetro total deste pneu (até a banda de rodagem). Você pode encontrar este valor num site de fabricante de pneus. Identifique a unidade da medida (milímetros, centímetros ou polegadas). Repita o processo para o pneu novo. Obtido os dois valores do diâmetro (novo e original) dos pneus NA MESMA UNIDADE DE COMPRIMENTO (milímetros, centímetros ou polegadas), divida o valor do diâmetro do pneu novo pelo valor do diâmetro do pneu original. Este número será o seu Valor Multiplicador (VM).
Todo valor (velocidade ou distância) marcado pelo velocímetro/odômetro deverá ser multiplicado por VM para se obter o valor verdadeiro que seria marcado com pneus originais.

[]s.

Maurício (Tche).

EduPuga
28/01/2010, 07:36
Galera,

O site abaixo faz o cálculo entre as medidas dos pneus originais e novos

http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas

Maurício Fernandes
28/01/2010, 17:37
Marcando no odômetro e no GPS do meu jimny com pneus 225/70/15 com recapagem oligator da OST:
Odômetro: 93,7 km rodados.
GPS 100 km rodados.
A velocidade também alterou, mas não medi a proporção exata, pois depois de uma multa só controlo no GPS.

JOFRAN
28/01/2010, 18:03

Grato,
Rafael
Caro Freitas,
Entre no site :-

www.miata.net/arage/tirecalc.html

Lá tem um programa que vc pode fafilmente calcular as variações.
É só clolocar as medidas dos pneus novos e antigos e vc terá o resultado.
Pode-se fazer o calculo antes de comprar os pneus.
Sds Jofran.

JOFRAN
28/01/2010, 18:05
Caro Freitas,
Entre no site :-

www.miata.net/arage/tirecalc.html

Lá tem um programa que vc pode fafilmente calcular as variações.
É só clolocar as medidas dos pneus novos e antigos e vc terá o resultado.
Pode-se fazer o calculo antes de comprar os pneus.
Sds Jofran.
ERRO DE DIGITAÇÃO
O site é:-www.miata.net/garage/tirecalc.html
Abs Jofran

Joao Baeta
28/01/2010, 18:05
:arrow:Uma coisa curiosa:
No meu GVTD... Com pneu original: 235.60.16r..
Andando a 100km-h.... GPS 276C marca 94km-h!!!!!
Diferença de 6km-h!!!! :parede:

Tormy
29/01/2010, 18:44
:arrow:Uma coisa curiosa:
No meu GVTD... Com pneu original: 235.60.16r..
Andando a 100km-h.... GPS 276C marca 94km-h!!!!!
Diferença de 6km-h!!!! :parede:

Também tenho essa impressão do meu.

[ ]'s,

Tormy.

Joao Baeta
29/01/2010, 22:55
Também tenho essa impressão do meu.

[ ]'s,

Tormy.
:arrow:Pois e.....
Se botar um 235.70 será que resolve????? :pensativo: