PDA

Ver Versão Completa : suspensão do cj5 qual molas usar? Originais, band, palio ?

Eros
25/12/2004, 22:20
Olá, Pessoal!!!
Meu cj5-1960 está com molas originais (já cansadas e frouxas) e estou pensando em troca-las por outras. Qual usar? Minha intensão é para ficar mais confortável, mais macio.
:?: molas originais?
:?: molas da band?
:?: eu vi aqui no forum o jeep Tornado e nele foi usado as molas da palio weekend. Essas molas precisam de alguma adaptação muito especial? Para que servem aquelas barras laterais? Só colocar as molas já resolve?

Que eu me lembre no momento eu só vi sendo usada essas três.

Se alguém puder me esclarecer....desde já agradeço... :D

cristiano
26/12/2004, 14:42
voce pode colocar uns jumelos mais altos que o jeep fica um pouco mais macio e de quebra um pouco mais alto...

Mauro B.
26/12/2004, 16:03
Oi Eros! :D

Como é tua primeira mensagem no forum e te cadastraste ontem (25.12.04), acho que não sabes das regras básicas aqui do forum ... e a principal delas é PESQUISAR! Já tem muita coisa no forum a respeito desse assunto da tua pergunta, então não cabe a nós respondermos de novo o mesmo assunto repetitivo...vá em http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) e procure por o assunto da tua dúvida! :D

voce pode colocar uns jumelos mais altos que o jeep fica um pouco mais macio e de quebra um pouco mais alto...

Pelo contrário: jumelos mais altos deixam o veículo mais duro. :shock:

[]'s

cristiano
26/12/2004, 18:12
já foi discutido isso aqui, existem casos em que ficam duros, mas a tendencia é ficar mais macio...

Sergio Rocha
26/12/2004, 18:37
já foi discutido isso aqui, existem casos em que ficam duros, mas a tendencia é ficar mais macio...

Sem entender nada.

[]'

Eros
26/12/2004, 18:42
Obrigado......pela simpatia.... :( :( :( :cry:

Sergio Rocha
26/12/2004, 18:56
Olá, Pessoal!!!
Meu cj5-1960 está com molas originais (já cansadas e frouxas) e estou pensando em troca-las por outras. Qual usar? Minha intensão é para ficar mais confortável, mais macio.
:?: molas originais?
:?: molas da band?
:?: eu vi aqui no forum o jeep Tornado e nele foi usado as molas da palio weekend. Essas molas precisam de alguma adaptação muito especial? Para que servem aquelas barras laterais? Só colocar as molas já resolve?

Que eu me lembre no momento eu só vi sendo usada essas três.

Se alguém puder me esclarecer....desde já agradeço... :D

Eros vamos por partes

mais confortável, mais macio e mais simples, use as molas da Band.

As do Tornado são da Strada Adventure(a palio weekend não tem feixe).
As "barras laterais" foram nescessárias, no Tornado, porque as molas sosinhas não conseguiriam evitar a torção do eixo do Veículo.Não se esqueça q ele tem um motorzão 4.1.Talvez com um motor mais fraco, não precise.Note bem TALVEZ.
Com as molas da band não precisa dessas barras, mesmo com um motor 4.1.

Existem muitos tipos de suspensões para CJs. O Bill deve conhecer dezenas. Como te disse o Mauro, pesquise bastante antes de fazer qualquer alteração.

[]'

Mauro B.
26/12/2004, 19:08

Não. Definitivamente não! heheheh :lol: Alguns podem até terem dito que fica mais macio, mas não fica mais macio. Isso foi dito pelos engenheiros ... e eu estudei um pouquinho e concordei com eles em relação a isso (é uma questão de geometria). Inclusive já usei jumelos bem grandes (160mm entre furos) e portanto atesto na prática o que digo, não somente na teoria. :wink: O que jumelo maior faz é deixar mais bamba...não mais macio... :P

Obrigado......pela simpatia....

Oi Eros! :D

Não leia minha mensagem como se eu estivesse sendo antipático, não é isso! Leia como uma sujestão, uma dica...até mesmo pq se tu pesquizares, ficarás sabendo muito mais! :roll:

eu vi aqui no forum o jeep Tornado e nele foi usado as molas da palio weekend. Essas molas precisam de alguma adaptação muito especial? Para que servem aquelas barras laterais? Só colocar as molas já resolve?

O Tornado usa de Strada Adventure, que são um pouco mais fortes que as da Strada comum. Pode-se tbm usar as molas da Fiorino que são as mesmas da Strada. Sobre as barras de tração, o Sergio tbm já deu a resposta ... e tu só não sabes as respostas de todas as tuas perguntas pq não pesquisaste !!!! :lol:

[]'s

Sergio Rocha
26/12/2004, 19:30
Eros

Leitura obrigatoria pra vc :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5682&highlight=suspens%E3o

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6704&highlight=suspens%E3o

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6250&highlight=suspens%E3o

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079&highlight=suspens%E3o

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=338&highlight=suspens%E3o

Resultado de 3 minutos de pesquisa.
[]'

Eros
26/12/2004, 20:02
Obrigado.... :) vou procurar..... :)

Sergio Rocha
26/12/2004, 20:12
Obrigado.... :) vou procurar..... :)

Depois volta aki pra dizer o q vai fazer
[]'

elcio
27/12/2004, 12:15
vc pode colocar praticamente todos os feixes de utilitarios ate duas toneladas.
mas as adaptaçoes vao se mostrar simples ou complicadas dependendo da sua escolha:
quer um jeep macio use da ford explorer , s-10, strada, silverado, f250, ranger.
quer um jeep mais resistente use as da toyota bandeirante curta, e , nesse caso, vc ainda acha os kits do-it-yourself.
quer menos dor de cabeça com adaptaçoes use os originais do jeep, que eu acho que ainda eh o melhor setup.
e por ai vai.

[]´s e bem vindo ao forum.

p.s. nao leve a mal a sugestao do pessoal em relaçao a pesquisa, vc vai entender mais pra frente do que estou falando.

Eros
27/12/2004, 15:01
Obrigado Elcio!!! :D :lol:
Conterrâneo "Gente Boa" :) :D

Eros
27/12/2004, 15:05
Ah!! Elcio, qual oficina mandou fazer o seu jeep??? Foi aqui em CWB, mesmo?
São barateiros ou Careiros? :D :lol:
Até....e de novo....Obrigado :)

elcio
27/12/2004, 16:01
oi Eros:

na verdade eu mesmo comprei e instalei os feixes, depois que mandei reforçar e gabaritar o chassi, pois feixe novo em chassi torto e arruinado eh serviço porco.
mas se vc nao souber, ou quer que alguem mais experiente faça o serviço pra vc, mande uma MP que eu te repasso uns endereços, aki em curitiba mesmo.
so pra constar eu estou usando os feixes originais.

[]´s

Elmer_Jeep
27/12/2004, 16:15

Pô Cris :? , não me leve a mal mas pelo tempo que tu já tem aqui no fórum já devia ter uma opinião formada sobre esse assunto. :wink:

1[] 8)

elcio
27/12/2004, 17:08
nao sei porque essa relutancia em deixar o jeep macio.
quer um jeep macio, compre um range rover.
cj eh duro mesmo.
na verdade nao percebi muita diferença entre jumelos grandes e pequenos, ambos deixam o jeep duro.
acho que o conjunto feixes/jumelo deveria deixar o jeep mais macio nao apenas um ou outro.
ja viram um jeep com os feixes rebatidos? nenhum jumelo deixa isso macio.
o negocio foi feito pra "meter o pau", entao so poderia ser rustico mesmo.
entao coloque molas espirais, que resolve um pouco.

[]´s pulando mais que macaco do pe queimado. :wink:

Luis Assis
27/12/2004, 22:44
Eros,

O Tornado ( meu querido jeep amarelo ), ta usando as molas da pickup palio adventure ( ela é mais forte que as normais, guentam 300Kg a mais do que as da pickup palio nomrla...

Sobre elas, um pequeno resumo....

É simples instala-las?
Não, precisa alongar o chassi, mas como eu ja havia alongado, não tinha esse problema... Elas são mais longas que as do CJ original, e da propria Toyota

A barra anti-torcão é necessária?
Se voce estiver usando SPOA ( eixo por debaixo das molas), e com motor um pouco mais forte, sim....

O jeep fica mais confortavel e macio?
Sim, incrivelmente melhor...

A troção melhora muito?
Não, pelo contrario, as originais chega a torcer um pouco mais... Mas esse não era o objetivo... O objetivo do Tornado, é expedição, Raids e trilhas leves...

Alguma outra vantagem adicional compara as demais conhecidas?
Sim, por ser lamina única, o jeep para com aquele terrivel problema de sair das curvas e ficar tombado pro lado de fora ( isso ocorre nos feixes de mola, onde existam mais de 1 lamina, o atrito entre elas, impede que ele volta a posição ereta ops!! :oops: )

Elas tem cedido com o tempo?
Andei pouco com ele, pouco mais de 5.000 km, e até agora, nada...

Veredicto final, gostou delas?
Muuito, estou basnate satisfeito não só com elas, mas com a suspenção como um todo... Molas Fiat, Spoa, Amortecedor da F-1000 4x4 nas quatro rodas, pneus 35, rodas 8" espaçador de 30mm. Ficou macia, ficou estavel, ficou bom na terra, bom na estrada, nao ta barulhento e tá alto, como eu queria...

[]´s e espero ter ajudado...

Mauro B.
28/12/2004, 03:21
na verdade nao percebi muita diferença entre jumelos grandes e pequenos, ambos deixam o jeep duro.

Tem ainda outro fator ruim sobre jumelos grandes: eles diminuem o curso da suspensão. :x Eu usei jumelos com mais que o dobro de tamanho dos originais (160mm contra 70mm), e a perda de curso foi mais sentida do que o aumento de dureza. :P

A troção melhora muito?
Não, pelo contrario, as originais chega a torcer um pouco mais...

Apesar da lâmina da Strada ser mais comprida (o que favorece a torção), ela é muito grossa: vai de 6.35mm de espessura nas pontas a 12.7mm no centro. Isso não é bom para a torção. :( Cada uma das lâminas da Band tem 6.35mm e as do CJ tem 4.76mm se não me angano. :P

Mas o Tornado tem mais dois motivos que fazem sua suspensão torcer pouco:

Laminas traseiras posicionadas pelo lado de fora do chassis;

Jumelos pouco inclinados.
Somar todos esses fatores significa roda no ar em situações onde a suspensão precisa articular. Para o Gustavo isso não é problema pelo uso que ela dá ao Tornado. :wink:

[]'s

cristiano
28/12/2004, 07:33

Pô Cris :? , não me leve a mal mas pelo tempo que tu já tem aqui no fórum já devia ter uma opinião formada sobre esse assunto. :wink:

1[] 8)

É que eu levei em consideração algumas pessoas que o colocaram e sentiram isso, como eu... e ouvi de um senhor que trabalha com jeeps aqui há mais de 40 anos falar isso, inclusive hoje ele não trabalha com serviços pequenos, somente grandes reformas... tem pressão alta e tudo mais...

Mas claro que isso depende de outros fatores existentes no jeep que não sabemos, e que pode distorcer essa sensação...

No próximo conselho vou me preocupar em ser mais técnico e me colocar melhor quando comentar que para mim o efeito foi de determinada maneira.

elcio
28/12/2004, 09:39
Tem ainda outro fator ruim sobre jumelos grandes: eles diminuem o curso da suspensão. :x Eu usei jumelos com mais que o dobro de tamanho dos originais (160mm contra 70mm), e a perda de curso foi mais sentida do que o aumento de dureza. :P

sim, claro. mas existem, tambem, outros fatores limitadores de curso.

A troção melhora muito?
Não, pelo contrario, as originais chega a torcer um pouco mais...

Apesar da lâmina da Strada ser mais comprida (o que favorece a torção), ela é muito grossa: vai de 6.35mm de espessura nas pontas a 12.7mm no centro. Isso não é bom para a torção. :( Cada uma das lâminas da Band tem 6.35mm e as do CJ tem 4.76mm se não me angano.

por esses e outros motivos acho que os feixes originais ainda sao a melhor configuraçao.
nao que sejam tambem as ideais, pois tbem tem defeitos irritantes.
mas de qquer forma melhor que molas espirais - (opiniao pessoal)

Marcelo
28/12/2004, 10:32
Elcio,

Mas levando em consideração que as molas de Toyota tem bem menos feixes que os do CJ, não compensaria essa largura permitindo uma torção igual ou maior? :roll:

Apesar dos quases 2 cm de diferença, as molas da Toyota tem 4 lâminas, contra 12 do CJ (na dianteira), esse quantidade maior de lâminas não impede que os feixes torçam, segurando o conjunt como um todo? :roll: :roll:

Eu imagino isso, não tenho certeza, posso estar errado... :roll: :roll:

[s] torcidos,

elcio
28/12/2004, 18:37
Elcio,

Mas levando em consideração que as molas de Toyota tem bem menos feixes que os do CJ, não compensaria essa largura permitindo uma torção igual ou maior? :roll:

Marcelo:
a que torçao vc se refere? axle wrap?
se for, vc vai perceber esse problema principalmente com SOA.
se nao, nao vejo muita diferença.
a vantagem dos feixes da toyota eh que ele nao fica arqueado facilmente como os do Cj.isso eh o que mais me deixa louco da vida.
eles nao se cansam tao facilmente como os do cj.
ja no curso de suspensao, da no mesmo.
se vc quiser mais curso procure por jumelos articulados e amortecedores que permitam mais curso a suspençao.
me parece que o Bill tem um post que fala sobre isso.

Apesar dos quases 2 cm de diferença, as molas da Toyota tem 4 lâminas, contra 12 do CJ (na dianteira), esse quantidade maior de lâminas não impede que os feixes torçam, segurando o conjunt como um todo? :roll: :roll:

acho que nao, como eu disse, nao faz muita diferença.
a configuraçao de sua suspençao faz a diferença.
eu nao senti muita firmeza nos feixes de toyota pro meu caso em particular, confio mais no conjunto do cj.

Sergio Rocha
28/12/2004, 19:28
Elcio,

[s] torcidos,

Me intrometendo aonde não fui chamado ...

Justamente por a laminas serem mais fortes é q o feixe do Toyota só usa 4.
A torção é menor com o feixe do Toyota.Experimente torcer a mestra do Jeep e a mestra do Toyota.
O feixe do Toyota, dizem os entendidos, proporcionam uma polegada a mais de altura e mais maciez.
[]'

Luis Assis
28/12/2004, 20:23
...é, uma coisa parece meio que óbvia antes de pensar numa mola ou outra... Que objetivo se pretende com o veiculo...

[]´s
Gustavo

Marcelo
29/12/2004, 09:34
a que torçao vc se refere? axle wrap?
Elcio,

Estava me referindo a outra torção, não a axle wrap (tá certo, eu não falei :oops: ). Imaginei em outra torção - que não sei como chama - e vou tentar descrever: acontece quando uma roda sobe e a outra desce, o feixe se torçe no meio e fica mais "centrado" nas extremidades. Foi nesse caso que coloquei minhas impressões e indagações. :wink: Nem estou pensando em maior curso etc. :wink:

[s]

elcio
29/12/2004, 09:49
Me intrometendo aonde não fui chamado ...

Justamente por a laminas serem mais fortes é q o feixe do Toyota só usa 4.
A torção é menor com o feixe do Toyota.Experimente torcer a mestra do Jeep e a mestra do Toyota.
O feixe do Toyota, dizem os entendidos, proporcionam uma polegada a mais de altura e mais maciez.
[]'

oi Sergio, nao esta se intromentendo nao.
eu tive um cj com feixes de toyota e os outros com os originais.
claro que nao se compara mestra com mestra mas o conjunto, em geral, eh o que conta.
eu relatei o ocorrido em meu jeep, na epoca, com feixes de toy. e volto a dizer que nao vi diferença nenhuma em relaçao a torçao, maciez etc.
talvez, eh claro, se vc tirar uma ou duas laminas do conjunto a coisa muda de figura, mas essa alteraçao exige ourtas alteraçoes.
o que eu gostei foi justamente o fato de nao ter aquele monte de feixes, nao ficar arqueando, nao cansa facil (nao que isso nao ocorra), mas uma boa manutençao, limpeza, graxa, buchas de boa qualidade, amortecedores sempre em ordem retardam ou ate evitam esse problema.
mas, na epoca, a adaptaçao se mostrou bem complicada, pois nao tinha kits e essas coisas.
hoje, passados esses anos, talvez ate volte a colocar esses feixes, mas eh uma possibilidade bem remota, pois ate entao os feixes CJ nao voltaram a dar mais problemas, claro, respeitando a vida util dos mesmos.
chega uma hora que nao tem jeito, eh lixo mesmo, pra qualquer que sejam os feixes.
nao quero causar polemicas, eu estou reportando aki minhas experincias com os conjuntos em questao.

[]´s

Sergio Rocha
29/12/2004, 12:41
Elcio

Acho q a torção q se está falando, é a da suspensão em trilhas.E isso a mestra e contra mestra influenciam muito.Quanto a torção do eixo(axle wrap) as molas da Band funcionam muito bem, mesmo usando só 3 laminas.(veículo sem spoa e sem motorzão).

Normalmente com feixe de Band o Jeep não fica torto depois de curva e tem maior durabilidade,nem tem tanta lamina pra engraxar :wink: .O Kit de suspensão da "FF" e da "TT4" são baseados em feixe da Band.

[]'C/ as molas originais misturadas

elcio
29/12/2004, 14:45
Normalmente com feixe de Band o Jeep não fica torto depois de curva e tem maior durabilidade,nem tem tanta lamina pra engraxar :wink:

pois eh, pontos a favor para esses feixes.

O Kit de suspensão da "FF" e da "TT4" são baseados em feixe da Band.

infelizmente, quando eu tinha esses feixes no jeep, a adaptaçao era feita na unha, nao tinha kits.

[]´s

Eros
29/12/2004, 15:04
Olá, pessoal :!: :!: :!:
Aonde eu encontro esses kits :?: :?: :?:
Obrigado :!: :!: :D :D :D

Sergio Rocha
29/12/2004, 23:10
Olá, pessoal :!: :!: :!:
Aonde eu encontro esses kits :?: :?: :?:
Obrigado :!: :!: :D :D :D

Que tal uma pesquisa em :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5682

ou então :

www.molasff.com.br

[]'

elcio
30/12/2004, 09:43
isso mesmo que o Sergio postou.
fale com o Afonso que esta comercializando esses kits.
hoje em dia eh bem mais facil ser jipeiro. :wink:

[]s

Eros
30/12/2004, 11:35
Obrigado, pessoal :!: :!: :!: :!: :!:
:D :D :D :D :D

Luis Assis
30/12/2004, 21:29
eu relatei o ocorrido em meu jeep, na epoca, com feixes de toy. e volto a dizer que nao vi diferença nenhuma em relaçao a torçao, maciez etc.

Quando eu estava com meu jeep Vermelho ainda ( original ), chegeui a andar com um que estava com as molas da Toy e tb não senti diferença nenhuma...

Acho que a opção mais acertada, não é simplesmente trocar a mola, e sim, procurar por um desses kits, pois sempre tem alguma adaptação ou outra...

Fala com o Afonso... Me parece que seus clientes estão muito satisfeitos com seu kit

[]´s
Gustavo

Thiago Rodeghel
30/12/2004, 23:01
Acho que para ficar mais macio, tem que colocar calços de PU nas pontas de cada lâmina do feixe... Reparei isso nos feixes de mola atuais, e no meu kit da Rancho.

Outra, nesse kit meu, os feixes traseiros se não me engano usam 6 lâminas na traseira, contra 7 na dianteira. Só que na traseira as lâminas são mais largas, que as dianteiras.

Acho que se adaptar esses calços nos feixes da band (teria que ver se é possível) acho que ficaria mais macio. :roll:

[s]

Mauro B.
08/01/2005, 03:45

sim, claro. mas existem, tambem, outros fatores limitadores de curso.

Pode ser, mas no meu caso não deixei que nada limitasse o curso da suspensão (amortecedores por exemplo). Arranjei tudo de forma que o que limitasse o curso fosse o próprio conjunto mola-jumelo ... e limitou mesmo! :roll:
Hj meu jipe está SPOA, e novamente n tenho limitadores (nem chega a dar batente) :P

Apesar dos quases 2 cm de diferença, as molas da Toyota tem 4 lâminas, contra 12 do CJ (na dianteira), esse quantidade maior de lâminas não impede que os feixes torçam, segurando o conjunt como um todo?

Ih, tem vários fatores que infuenciam na flexão e torção de uma lâmina de feixe. Vou resumir numa frase o que precisa ser sabido "de cara" para começarmos a analisar o resto.
Considere lâminas retangulares com mesmos comprimentos, e de área de seção transversal igual.
Quanto mais próximo do quadrado for a seção da lâmina, menor a torção e flexão.
Tem várias variáveis (inclusive o material) que determinam o que é melhor pra que. Então, acho que o melhor é nem perdermos muito tempo nisso ... eu acho que o lance é ver na prática os resultados e ver o que queremos. :D

No mais, toda vida fiquei sabendo que feixe de Band dá mais curso que o original ... mas não assino embaixo pq tbm nunca me comprovaram isso! hehehe! :P

[]'s