PDA

Ver Versão Completa : Coloquei a cebolinha da ré no lugar, e agora ??

cristiano
25/12/2004, 20:27
Pessoal,

Mandei fazer a rosca na tampa do cambio, com a cebolinha de re da Brasilia/Fusca, comprei as lanternas parecidas com as do Troller... e agora?? Como eu faco o esquema eletrico da re ?? Eu estava querendo fazer eu mesmo a instalacao eletrica.

Obrigado.

Eduardo Velo
26/12/2004, 03:33
Cristiano , é simples , vc pode pegar um (+) que alimenta a cx de fusíveis , colocar um fusível de linha , puxar esse (+) para um polo da(s) lâmpada(s) de ré , o outro polo puxa até 1 polo da cebolinha e outro polo da cebolinha vc manda pra massa (-) .
Pode inverter tbm , passar o (+) pela cebolinha , alimentar 1 polo da lampada e outro polo da lampada pra massa (-) , nesse caso tem que ter certeza que os conectores da cebolinha vão ficar bem protegidos , por se tratar do (+) qqer barro molhado pode acabar fechando contato ...

[]s...

cristiano
27/12/2004, 09:54
A chapa onde fica as lampadas já fazem o terra na lata... eu não poderia por exemplo só passar o positivo ??

Olha o desenho que eu fiz no Paint, as vezes eu me impressiono comigo mesmo... :mrgreen:

Eduardo Velo
27/12/2004, 09:57
Pode sim , mas é aquilo que falei , tem que fazer uma boa proteção no conector da cebolinha pq vc vai estar com um + direto até ela ...

[]s...

cristiano
27/12/2004, 13:20
fita isolante ?? :roll:

Alessandro Henrique
27/12/2004, 14:41
Quanto a água não se preocupem!
O maior cuidado que se deve ter é no caso do fio se soltar do terminal, que normalmente é do tipo Fast-on, onde qualquer puxão é o suficiente para desconectá-lo. Neste caso, por estar ligado no positivo e se encostar na carcaça é curto-circuito!
Procure utilizar terminais Fast-on com capa plástica e proteja o circuito com um fusível.
Alguns modelos ainda possuem uma proteção adicional de borracha (coifa).
Sds.

Ronaldo B.
27/12/2004, 15:01
Quanto a água não se preocupem!
O maior cuidado que se deve ter é no caso do fio se soltar do terminal, que normalmente é do tipo Fast-on, onde qualquer puxão é o suficiente para desconectá-lo. Neste caso, por estar ligado no positivo e se encostar na carcaça é curto-circuito!
Procure utilizar terminais Fast-on com capa plástica e proteja o circuito com um fusível.
Alguns modelos ainda possuem uma proteção adicional de borracha (coifa).
Sds.

Alessandro,

Devido a posição da cebolinha, o contato com água é inevitável, o que com o decorrer do tempo pode causar oxidação dos contatos e falha no funcionamento da luz de ré. Uma solução que pode ser adotada é a aplicação de silicone sobre os conectores depois de encaixados na cebolinha. Isso evita que haja oxidação dos terminais por contato com água, além de evitar que se soltem facilmente, o único incoveniente é a retirada do silicone quando for necessária a remoção dos conectores para, por exemplo, remoção da tampa do câmbio, mas como esse não é um procedimento de rotina, acho que vale a pena o uso dessa solução.

[]´s

Alessandro Henrique
27/12/2004, 15:22
Ronaldo,
Quando mencionei "não se preocupar com a água" foi devido ao fato de haver qualquer corrente de fuga entre os terminais, que é a primeira coisa que vem à tona.
Pode-se proteger com silicone, com graxa, etc...
No caso do silicone, você já mencionou algumas vantagens e desvantagens!

Sds.

cristiano
27/12/2004, 15:26
gostei da idéia do silicone... vai demorar para eu abrir essa caixa novamente... valeu pela ajuda de vocês...

Ronaldo B.
27/12/2004, 16:02
Ronaldo,
Quando mencionei "não se preocupar com a água" foi devido ao fato de haver qualquer corrente de fuga entre os terminais, que é a primeira coisa que vem à tona.
Pode-se proteger com silicone, com graxa, etc...
No caso do silicone, você já mencionou algumas vantagens e desvantagens!

Sds.

Alessandro,

Concordo com você que não tem problema nenhum com relação a fuga de corrente, etc, só sugeri o silicone porque evita oxidação e mau contato, tá certo que é um servicinho não muito limpo (prá não falar serviço meio porco) encher de silicone na cebolinha, mas funciona !!!

[]´s sem mau contato

cristiano
28/12/2004, 07:40
eu não sei como está a lanterna de vocês, mas a minha só vai positivo lá para trás, e o terra é sempre na lata... então pensei em passar o positivo na cebolinha e levar para trás para ficar como as outras...

A de vocês é diferente disso ?

Rodrigo Passos
28/12/2004, 08:42
Pessoal,

Lembro que no tópico sobre luz de ré, a cebolinha que estavam usando era do kadet(se não me engano), essa da brasília também é de fácil instalação?
Desde já agradeço,

Rodrigo Passos

cristiano
28/12/2004, 11:19
A cebolinha é simples, ela tem simplesmente um botão, para quando a alavanca entra on duto certo da ré esse botão é pressionado...

Fiz um desenho no Paint da cebolinha... :lol: :lol: sem gozações... :lol: :lol:

Eduardo Velo
28/12/2004, 17:06
eu não sei como está a lanterna de vocês, mas a minha só vai positivo lá para trás, e o terra é sempre na lata... então pensei em passar o positivo na cebolinha e levar para trás para ficar como as outras...
A de vocês é diferente disso ?

Pois é Cristiano , a fiação para as outras lamp. da lanterna é indo o + até elas e fechando o - na carroceria (Massa) , por isso dei a idéia de vc manter isso , passar o + até a lâmpada da lanterna , seria como as outras , só que o + pra elas só vai qdo são acionadas , e o - como se fosse pra carroceria , mas interrompendo na cebolinha de ré ...

[]s...

cristiano
28/12/2004, 17:48
Segundo o que voce disse, ficou uma dúvida... o botão da cebolinha interrompe a corrente ou fecha a corrente ?? porque se for como voce diz, a cebolinha interrompe a corrente...

Nada que uma teste caseiro nao consiga resolver...

Alessandro Henrique
28/12/2004, 18:04
Cristiano,
Tá havendo confusão...
O interruptor (cebolinha) fechará o circuito permitindo que desta forma circule corrente elétrica.
A questão é que em um caso o interruptor está diretamente conectado ao pólo positivo e no outro ao pólo negativo. Vai depender de como foi instalado.
No seu caso, como a lanterna já está conectada à carcaça (pólo negativo) você deverá conectar um terminal do interruptor ao pólo positivo e o outro no fio que aliemnta as lâmpadas.
De preferência derive a alimentação do circuito que é energizado com a chave na posição de liga (ignição e demais acessórios) e não se esqueça de instalar um fusível.

Sds.

cristiano
28/12/2004, 19:29
Cristiano,
Tá havendo confusão...
O interruptor (cebolinha) fechará o circuito permitindo que desta forma circule corrente elétrica.
A questão é que em um caso o interruptor está diretamente conectado ao pólo positivo e no outro ao pólo negativo. Vai depender de como foi instalado.
No seu caso, como a lanterna já está conectada à carcaça (pólo negativo) você deverá conectar um terminal do interruptor ao pólo positivo e o outro no fio que aliemnta as lâmpadas.
De preferência derive a alimentação do circuito que é energizado com a chave na posição de liga (ignição e demais acessórios) e não se esqueça de instalar um fusível.

Sds.

Se ele fecha o circuito, então era como eu imaginava... coloco um fusível de quantos amperes ali ? coloco entre a cebolinha e a lanterna ou antes da cebolinha ?

Eduardo Velo
28/12/2004, 19:35
Segundo o que voce disse, ficou uma dúvida... o botão da cebolinha interrompe a corrente ou fecha a corrente ?? porque se for como voce diz, a cebolinha interrompe a corrente...
Nada que uma teste caseiro nao consiga resolver...

Cristiano , qdo falei interromper na cabolinha é pra interromper a sequência que faz acender a lâmpada . SE ligar um polo + na lampada e o - na carcaça acende a lâmpada certo ??? interrompendo essa sequência na cebolinha , só vai acender qdo a cebolinha for acionada (ré) ...

Alessandro , vc disse que vai depender de como foi instalado ... , mas ele está querendo saber como instalar ...

[]s...

Alessandro Henrique
28/12/2004, 20:49
Srs.,

Estou enviando um esboço do diagrama sugerido.

Eduardo Velo
28/12/2004, 23:17
Alessandro , qual o problema de ir com o positivo até as lâmpadas e ir com o negativo pra cebolinha e depois fechar na massa ????? elimina o + no conector ...

cristiano
29/12/2004, 08:07
ahhh... entendi, fusível entre a ignição e a cebolinha... :wink:

Alessandro Henrique
29/12/2004, 08:22
Alessandro , qual o problema de ir com o positivo até as lâmpadas e ir com o negativo pra cebolinha e depois fechar na massa ????? elimina o + no conector ...

Problema funcional não há. No caso de você possuir uma sinaleira que não possua ligação à massa em comum com as demais lâmpadas, você pode adotar esta instalação. Só que neste caso você acaba gastando mais com a fiação.

Sds.

alexandrej
21/08/2005, 15:25
será que um rele não cai bem??? só pra tensão não ficar em cima da cebolinha...?????? :?: :oops:

cristiano
22/08/2005, 10:18
Eu acabei passando o positivo pela cebolinha e aterrei na lata... isolei bem e está funcionando até hoje...

[]´s sentado em cima do tanque e com positivo perto da lata :shock:

Alessandro Henrique
24/08/2005, 15:41
será que um rele não cai bem??? só pra tensão não ficar em cima da cebolinha...?????? :?: :oops:
:stop: Com ou sem rele, o interruptor (cebolinha) estara sujeito a tensão. A corrente e menor, mas a tensão esta la. Não ha necessidade de rele para lampadas normais a não ser que voce instale faroletes. :concordo:

Sds.

COLOMBO1
04/07/2006, 10:57
Pessoal vi que na Donatti tem uma cebolinha de ré para cambios 3 e 4 marchas, eu tenho que mandar fazer um furo na minha caixa de cambio.
Tenho um 4 marchas mas nem sei onde furar.

albrago
05/07/2006, 00:41
Concordo com tudo que foi falado ...
Posso sugerir o uso de um relezinho?
Assim na cebolinha vai massa e o rele ao energizar leva positivo a lâmpada de ré que tem massa como todas as outras ...

Cristiano, veja seu desenho modificado ....