PDA

Ver Versão Completa : Regulagem Roda



diblasio
25/12/2004, 17:41
Ola amigos, estou tendo um problema com meu niva na roda dianteira, em um dos lados a porca que segura a roda na ponta do eixo homocinetico externo não ta segurando de jeito nenhum, até pensei que tava espanada a rosca do parafuso mas naum ta não, a porca sim estava e ai troquei por uma porca nova e nada !! coloquei locktite e apertei horrores e em 2km a roda quase me sai, mas ai fiquei sabendo que tem de fazer uma regulagem e um tipo de travamento alguem sabe como se faz??? alguem sabe uma solução ?? to até com medo de sair com ele por duas vezes a roda quase saiu na estrada!!!

te mais...

Gerson Jacareí
25/12/2004, 19:55
Diblasio esta porca quando nova e original ela tem uma parte mais fina e ai que é a trava desta porca ,você tem que bater com uma talhadeira para ela amassar e o amassado tem que ficar naquele rasgo da homocinética deste jeito ela esta travada, mas você tem que fazer uma regulagem na roda antes de tudo e se você nunca fez isto acho que seria melhor levar em um mecanico que saiba fazer esta regulagem dai você acompanha e na proxima fica facil é porque se você apertar de mais ela trava a roda e estoura os rolamentos e se você deixar com muita folga a roda fica com jogo e estraga os rolamentos, nos dois casos é preju

diblasio
26/12/2004, 11:51
Ola, obrigado pela resposta!!

agora entendi, eu achava uma put* gambiarra aquela remachada na porca, putz um sisteminha meio ruim esse ein, será que ficaria bom fura a ponta e coloca um contrapino e aquelas porca castelo???? , tinha pensado em faze isso no meu!, tenho medo de ficar fraco...

Flw

Márcio Magalhães
27/12/2004, 01:00
Olá,

Não recomendo o contrapino não deve travar comsegurança... mas tens razão em uma coisa: o sistema é ruim mesmo

O Gerson foi preciso. Se não tens experiência em ajustar a roda dianteira (etapa anterior à colocação desta porca), não o faça. Dá uma M. enorme nos rolamentos e no cubo de roda.

Izzi
06/11/2008, 11:13
Olá,

Não recomendo o contrapino não deve travar comsegurança... mas tens razão em uma coisa: o sistema é ruim mesmo

O Gerson foi preciso. Se não tens experiência em ajustar a roda dianteira (etapa anterior à colocação desta porca), não o faça. Dá uma M. enorme nos rolamentos e no cubo de roda.

Márcio o sistema de porca castelo e cupilha não é ruim não. Aliás eu estou pensando e colocar no Kalash.
As porcas castelo são muito mais resistentes e não são de uso único. Como o esforço na cupilha é mínimo (só pra não permitir que a porca gire), é muito mais eficiente que o "amassado" na porca.

Abraços!

UENIRI
06/11/2008, 15:51
Amigão, vc tem que apertar somente até um limite, se apertar muito conforme outros veículos ela certamente soltará mesmo que esteja travada. Tive muito problema e mesmo alguns mecânicos não sabem fazer o procedimento correto, até que alguem me orientou, faça assim: aperte até o limite máximo depois volte a porca de maneira que fique sem jogo, aí é só travar a porca, com certeza não soltará mais.

Marcio Rossetto
06/11/2008, 19:30
Puxa vida , se um mecanico não souber regular um aperto de rolamento conico , fuja dele .

Se usar o sistema por cupilha , como vai regular o aperto ?

Izzi
07/11/2008, 09:04
Puxa vida , se um mecanico não souber regular um aperto de rolamento conico , fuja dele .

Se usar o sistema por cupilha , como vai regular o aperto ?

Márcio, a corca castelo tem rasgos em suas 6 faces, fornecendo assim as regulagens necessárias. Eu já usei muita porca castelo quando fazia carros off-road para as competições de mini-baja na facul.
É garantido... Muito melhor que as de bater...

Abraço!

UENIRI
07/11/2008, 10:02
Amigo, o problema do Niva, não está na porca, vc tem que apertar de forma que não fique com jogo e nem muito apertada, porque quando muito apertada a porca solta mesmo travada, vc tem que deixá-la livre e a roda sem jogo para não comprometer o rolamento.

Izzi
07/11/2008, 10:18
Amigo, o problema do Niva, não está na porca, vc tem que apertar de forma que não fique com jogo e nem muito apertada, porque quando muito apertada a porca solta mesmo travada, vc tem que deixá-la livre e a roda sem jogo para não comprometer o rolamento.

Entendo que não, só acho que a porca castelo é mais eficiente. Se o cidadão que coloca a porca não martelar direito ela pode se soltar. Com a castelo não existe essa possibilidade, a menos que o cara "esqueça" a cupilha... Difícil, mas possível.
De qualquer jeito, verificações rotineiras são as melhores amigas de qq carro. Novo ou velho. Nacional ou soviético...

Sobre o ajuste da porca castelo, imaginem o seguinte: Se o passo da rosca for 1.5mm cada volta completa avança a porca 1.5mm. Assim sendo, como a porca tem 6 rasgos, vc pode avançar 60 graus de cada vez ou 0.25mm em cada rasgo. Bastante preciso, não.
Não sei exatamente qual é o passo daquela rosca, mas deve ser por ai...

Abraço!

UENIRI
07/11/2008, 14:32
Amigão, tbm acho que com a porca castelo a segurança será muito maior, mas o ajuste tem que deixá-la solta, mas sem jogo para que o rolamento não vá pro pau.
abçs

Thales_
05/07/2010, 14:00
Gostaria de saber se existe alguma outra porca auto travante para ponta de eixo do niva, ou se aquela porca é tipo universal, só levar em alguma casa de parafusos e pedir uma igual?! a do meu niva nao esta mais travando, então já viu né, to seriamente pensando em colocar porca castelo, porém não sei qual diametro deve ser o furo que passa a trava, e pra mim furar eu teria que regular quando estiver na regulagem certa que marco e faço o furo ne isso?

Chico Almeida
05/07/2010, 19:20
Gostaria de saber se existe alguma outra porca auto travante para ponta de eixo do niva, ou se aquela porca é tipo universal, só levar em alguma casa de parafusos e pedir uma igual?! a do meu niva nao esta mais travando, então já viu né, to seriamente pensando em colocar porca castelo, porém não sei qual diametro deve ser o furo que passa a trava, e pra mim furar eu teria que regular quando estiver na regulagem certa que marco e faço o furo ne isso?
Thales, boa noite.

Procura nas auto peças pela porca da homocinética do Passat antigo (1975 ou outro ano!!!) que é a mesma!!!! É fácil de achar!!!!
Melhor ainda, leva a porca velha e pede uma igual!!!!!!!

Um abraço,

Chico Almeida
05/07/2010, 20:50
Outra coisa, acho que vc não conseguiria fazer a furação, pelo menos com máquina de furar caseira, pois a homocinética é de aço temperado e fica difícil (não impossível) a furação. Há algum tempo, tentei furar aquela região da ponta da homo e, mesmo com broca nova e furadeira de bancada foi difícil, por fim a broca cegou (já tinha feito uns 5 mm de prof.) e desisti!!!!!!!!!!!!!!! Mete a porca do Passat, regula tudo e rebate conforme original que fica show !!!!!!!!!!

Um abraço,

Thales_
05/07/2010, 23:53
Boa noite Chico,
Valeu pelas dicas, vou procurar a porca, talvez procurando pela porca do passat seja mais fácil de encontrar hehehehe, e levando a mesma é claro!
a questão de furar, eu falei hoje com o Cassiano do x-niva natal4x4, ele disse que tinha acabado de fazer esse serviço no Niva de um camarada, botaram porca castelo, o furo foi feito em oficina ;D
assim mesmo vou procurar a porca, se tiver como deixar original mesmo, acho melhor ;-)

Chico Almeida
06/07/2010, 00:17
Boa noite Chico,
Valeu pelas dicas, vou procurar a porca, talvez procurando pela porca do passat seja mais fácil de encontrar hehehehe, e levando a mesma é claro!
a questão de furar, eu falei hoje com o Cassiano do x-niva natal4x4, ele disse que tinha acabado de fazer esse serviço no Niva de um camarada, botaram porca castelo, o furo foi feito em oficina ;D
assim mesmo vou procurar a porca, se tiver como deixar original mesmo, acho melhor ;-)



Fala Thales.
É isso aí, menos aporrinhação pra vc !!!! A porca do passat é exata, não precisa adaptar nada !!!!!

Abraço,

Thales_
20/07/2010, 18:30
Opa, demorei a postar estava sem tempo, meu sobrinho nasceu semana passada, entre outros coisas que deixaram sem tempo de postar, pois comprei a porca do passat como você disse(Chico) deu certinho !:concordo:
porém fiquei com sem saber o aperto, então coloquei de modo que a roda não tivesse nenhuma folga lateral, porém ela não ficou livre totalmente não, ai levantei o outro lado e tb não gira totalmente livre não fica um pouquinho amarrada, então deixei igual a outra, sem folga, mas, um pouquinho presa, e até agora rodei muito pouco, e não tenho plena certeza se é assim, ou se deveria girar totalmente livre ?:pensativo:

mpmassa
20/07/2010, 21:34
Thales, dê uma olhada nesse vídeo. Mostra como se fazer o aperto da porca da homocinética.

http://www.youtube.com/watch?v=XGZGd2dJUrI

Abs
Marcos

Thales_
20/07/2010, 22:32
Marcos muito bom esse video, agr eu achei que no video parece que a roda ficou bastante livre, nao sei se foi impressao minha, mas no meu caso como disse anteriormente, a roda ficou um pouquinho presa, se rodar com a mao, ela nao chega a dar uma volta e para, gostaria de saber se é assim ou se estar muito apertada?!:pensativo:

Dinola
20/07/2010, 23:48
Marcos muito bom esse video, agr eu achei que no video parece que a roda ficou bastante livre, nao sei se foi impressao minha, mas no meu caso como disse anteriormente, a roda ficou um pouquinho presa, se rodar com a mao, ela nao chega a dar uma volta e para, gostaria de saber se é assim ou se estar muito apertada?!:pensativo:

A minha prende um pouco por causa das pastilhas do freio.
Uma vez um "mexanico" apertou tanto esta porca, que a roda travou na estrada e atravessou a pista. Por pouco não fui parar na terra dos pés juntos.
ab

Thales_
21/07/2010, 00:52
No caso então devo deixar a roda totalmente livre?! sem que o aperto prenda nenhum pouquinho ela, é isso?!

Dinola
21/07/2010, 17:58
No caso então devo deixar a roda totalmente livre?! sem que o aperto prenda nenhum pouquinho ela, é isso?!

Eu aperto até não apresentar folga na vertical (com uma mão em cima e outra embaixo da roda). Depois de uns 100 Km rodados eu verifico se há necessidade de mais aperto.

thgteixeira
21/07/2010, 19:05
http://www.youtube.com/watch?v=XGZGd2dJUrI

Pode ser útil.

thgteixeira
21/07/2010, 19:07
Já tinham postado! Perdão pela falta de atenção, mas, é sempre útil!