PDA

Ver Versão Completa : Maxion Turbo S4T



Eteval
23/12/2004, 22:31
Pessoal,

estou avaliando a possibilidade de trocar meu BRUCUTU (Engesa F1 alcool) por um a diesel.

Pintou um com o motor Maxion Turbo S4T, capota de fibra,
DH, 33", Rancho, PU, snorkel, etc. O cara quer 35 lascas.

Pergunto:
O preço tá legal?
Esse motor é bom e de fácil manutenção?
Quais os prós e contras desse motor em relação do MWM 2.8?


Grande abraço Enlameado

caducouto
23/12/2004, 23:34
Olá Eteval, não sei nada de mecânica... me parece que o Maxion é o motor original do Engesa a Diesel. oque eu sei é que tem alguns carros anunciados na www.webmotors.com.br por um preço em torno de 28.000. Não conheço os carros mas parecem OK.

Eduardo Chaves
24/12/2004, 09:30
Caducouto,

Os Engesas que saíram originalmente a diesel, têm o motor Perkins Q20B4, antecessor do Maxion, inclusive, ainda não existiam os Maxions...

Eteval,

A única vantagem que vejo do MWM sobre os Maxions S4T e S4TPlus, é com relação ao peso...

Sobre os valores, realmente variam de acordo com o grau de sentimentalismo do dono com seu jipe... hehehe...

Pq vc não adapta o motor diesel no Brucutu ? Com certeza vai sair mais barato que a diferença dele para esse diesel...

[]'s...

guilhermeabreu
24/12/2004, 13:19
ETEVAL

Assino em baixo que EDU CHAVES disse.
Conheci em BOM JARDIM RJ., um engeseiro que tem um com o motor S4T; e perguntei o que achava. É difícil vc ver isto nas pessoas, FALAR A VERDADE. Então me respondeu que o motor é show, e que participou da última TRANSPARANÁ, aquela expedição que tem todos os anos. Relatou tb que puxou muita gente com seu ENGESA, e com motor nenhum problema.

Aí perguntei a ele, pq estava em dúvida , se eu colocaria um MWM 2.8 ou este S4T. De imediato me respondeu , COLOQUE o MWM. Perguntei pq?
RESPONDEU DE PRONTIDÃO: Eu vou trocar o meu por um MWM 2.8 PORQUE ELE É MAIS LEVE, MUITO MAIS LEVE. O MEU É MUITO BOM, MAS TEM LUGARES E SITUAÇÕES QUE A FRENTE AFUNDA MUITO(porque o motor é muito pesado) E DIFICULTA PARA TRANSPOR DETERMINAS SITUAÇÕES, E TENHO QUE USAR O GUINCHO.

Aí comprei um MWM 2.8 turbo com inter-cooler ano 2001.

Concordo tb com o EDU, a não ser que seu carro esteje muito ruim , pois para fazer a troca de motor , GASTARIA bem menos , sem falar que para colocar o MWM, só tem que mudar a posição dos calços do motor e mudar a posiçÃO do radiador. O motor encaixa certinho na caixa seca do motor do opala, digo na caixa seca original do JEEP que tem a caixa de marcha 240 V.

Aqui na minha região consigo motor MWM 2.8 TDi completo com nota e baixa no detran de R$6000,00 a R$7000,00.

Eduardo Chaves
24/12/2004, 14:06
Guilherme e All...

É justamente o motivo que vejo para fazer o mesmo upgrade futuramente...

[]'s e Feliz Natal...

guilhermeabreu
25/12/2004, 02:54
EDUARDO CHAVES


FELIZ NATAL PARA VC TB E TODA SUA FAMÍLIA , EXTENSIVO A TODAS

AS FAMÍLIAS DAQUI DESTE FORUM ; E QUE 2005 SEJA MELHOR PARA

TODOS E COM MUITA PAZ.



UM ABRAÇÃO A TODOS

Eteval
27/12/2004, 16:17
ETEVAL

Assino em baixo que EDU CHAVES disse.
Conheci em BOM JARDIM RJ., um engeseiro que tem um com o motor S4T; e perguntei o que achava. É difícil vc ver isto nas pessoas, FALAR A VERDADE. Então me respondeu que o motor é show, e que participou da última TRANSPARANÁ, aquela expedição que tem todos os anos. Relatou tb que puxou muita gente com seu ENGESA, e com motor nenhum problema.

Aí perguntei a ele, pq estava em dúvida , se eu colocaria um MWM 2.8 ou este S4T. De imediato me respondeu , COLOQUE o MWM. Perguntei pq?
RESPONDEU DE PRONTIDÃO: Eu vou trocar o meu por um MWM 2.8 PORQUE ELE É MAIS LEVE, MUITO MAIS LEVE. O MEU É MUITO BOM, MAS TEM LUGARES E SITUAÇÕES QUE A FRENTE AFUNDA MUITO(porque o motor é muito pesado) E DIFICULTA PARA TRANSPOR DETERMINAS SITUAÇÕES, E TENHO QUE USAR O GUINCHO.

Aí comprei um MWM 2.8 turbo com inter-cooler ano 2001.

Concordo tb com o EDU, a não ser que seu carro esteje muito ruim , pois para fazer a troca de motor , GASTARIA bem menos , sem falar que para colocar o MWM, só tem que mudar a posição dos calços do motor e mudar a posiçÃO do radiador. O motor encaixa certinho na caixa seca do motor do opala, digo na caixa seca original do JEEP que tem a caixa de marcha 240 V.

Aqui na minha região consigo motor MWM 2.8 TDi completo com nota e baixa no detran de R$6000,00 a R$7000,00.



Bom amigos,

só pra constar dos alfarrábios, liguei para o Nivaldo (Jegteam) para sondar quanto
gastaria para trocar o motor do BRUCUTU e colocar o MWM 2.8.
Ele me informou que além do motor eu precisaria trocar a caixa pela da
Silverado e usar a redução da Toyota para ter um conjunto legal, dessa forma,
a brincadeira fica meio fora salgada. Segue orçamento:
- Motor entre 9 a 10 K
- Caixa Silverado 2,5 K
- Redução Toyota 2 K
- Radiador 0,5 K
- Escapamento 0,3 k
- Mangueiras 1,0 k
- Mão-de-obra 3,0 k
- Cegonha (DF-SP-DF) 1,0 k
- Documentação (desp.) 1,0 k

Alguém arrisca fazer as contas??? :cry:

É, acho que vale a pena pegar um com o Maxion ST4 mesmo, vou tentar negociar com o cara, a não ser que alguém aí me indique quem esteja vendendo um Bruto já com a MWM instalado. :lol:



Grande abraço enlameado e Feliz 2005!!

caducouto
27/12/2004, 17:01
ETEVAL

Assino em baixo que EDU CHAVES disse.
Conheci em BOM JARDIM RJ., um engeseiro que tem um com o motor S4T; e perguntei o que achava. É difícil vc ver isto nas pessoas, FALAR A VERDADE. Então me respondeu que o motor é show, e que participou da última TRANSPARANÁ, aquela expedição que tem todos os anos. Relatou tb que puxou muita gente com seu ENGESA, e com motor nenhum problema.

Aí perguntei a ele, pq estava em dúvida , se eu colocaria um MWM 2.8 ou este S4T. De imediato me respondeu , COLOQUE o MWM. Perguntei pq?
RESPONDEU DE PRONTIDÃO: Eu vou trocar o meu por um MWM 2.8 PORQUE ELE É MAIS LEVE, MUITO MAIS LEVE. O MEU É MUITO BOM, MAS TEM LUGARES E SITUAÇÕES QUE A FRENTE AFUNDA MUITO(porque o motor é muito pesado) E DIFICULTA PARA TRANSPOR DETERMINAS SITUAÇÕES, E TENHO QUE USAR O GUINCHO.

Aí comprei um MWM 2.8 turbo com inter-cooler ano 2001.

Concordo tb com o EDU, a não ser que seu carro esteje muito ruim , pois para fazer a troca de motor , GASTARIA bem menos , sem falar que para colocar o MWM, só tem que mudar a posição dos calços do motor e mudar a posiçÃO do radiador. O motor encaixa certinho na caixa seca do motor do opala, digo na caixa seca original do JEEP que tem a caixa de marcha 240 V.

Aqui na minha região consigo motor MWM 2.8 TDi completo com nota e baixa no detran de R$6000,00 a R$7000,00.

Conforme disse o Guilherme parece que não há necessidade de trocar caixa nem nada disso...
É algum equivoco ou tem meca querendo ganhar mais?

RAFAEL TOSTES
27/12/2004, 18:25
Eteval...
no meu brinquedinho tem MWM 2.8 TDI
O único problema é quando vc tem que passar
em subidas em baixa velocidade, por exemplo passar em erosões
ou sobre pedras, o motor vira bicho acima de 2.000 rpm, quando abre a
turbina, aí tem que segurar o bicho na embreagem para ultrapassar os obstáculos, se deixar cair a rotação
ele fica chocho :oops: :oops: , diferente de q20b, que trabalha tranquilo em baixa rotação.
Mas na lama é abrir a turbina é só alegria :twisted: :twisted:
no asfalto acho que é imbatível (diesel)...
[]s...

Eduardo Chaves
27/12/2004, 20:19
Rafael,

Vc tem reduzida ou manteve a T-Case original, pode ser isto que está faltando em sua viatura...

No caso do orçamento do Eteval, desconheço a necessidade da troca do câmbio, com certeza o motivo deve ser a 5a over, mas se não se importar em manter 100 a 120, não precisa trocar, e o motor vc tb encontra até uns 7k...

E cegonha tb, só pra ir pra Sampa, depois com diesel a volta é só alegria...

Consegui economizar uns 6k nesse orçamento... :lol: :lol: hehehe...

[]'s...

Eteval
28/12/2004, 08:29
Aí comprei um MWM 2.8 turbo com inter-cooler ano 2001.

Aqui na minha região consigo motor MWM 2.8 TDi completo com nota e baixa no detran de R$6000,00 a R$7000,00.


Guilherme,

tens algum contato aí ou sabe onde encontro esse motor completo nesse preço. Sem querer incomodar demais, será que você consegue um pra mim?

Muito obrigado a todos pela colaboração, essa galera Engeseira realmente é 10!! Aliás, acredito que isso contribui muito para cultivar a paixão pelo Bruto.


Grande abraço enlameado e Feliz 2005.

guilhermeabreu
29/12/2004, 23:07
ETEVAL E CADUCOUTO

ETEVAL 6º feira te retorno se tem o motor e preço. Tive sorte, hà 6meses paguei R$ 5000,00,o cara estava precizando de grana naquele dia , e fechei negócio na hora, questão de oportunidade. Ele me disse a pouco tempo que dava pra fazer agora de R$6000,00 a R$7000,00.

EU coloquei no meu como disse , SEM TROCAR NADA, EU VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS QUE ATERRA HÁ DE COMER. A caixa do ENGESA é muito boa , inquebrável.

Andei muito pouco no carro, pois , levei ao eletricista e depois a pintura. MAS DEU PRA VER COMO ANDA. Ele não passa de 100 Km/h, por ísto devo trocar a relação do diferencial pra ficar mais solto. Eu encontrei as relações diant. e traz. 46x13 = 3.54:1. Fiz uns cálculos, e deve andar até 140Km/h, mas devo ficar com o problema nas trilhas de baixa potencia em baixa rotação, mas aí é outra HISTÓRIA. Prefiro assim , pois quero carro pra expedição tambem.

NO MAIS É PROBLEMA PRA AQUELA PECINHA QUE ENTRE O VOLANTE E O BANCO.

OBS: Mais na frente colocarei a caixa de redução da BAND pra solucionar esta solucionática ou problemática como queiram. JÁ GASTEI MUITO$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ NÃO AGUENTO MAIS, FIZ MUITA COISA AO MESMO TEMPO. ASSIM NEM TATÚ AGUENTA

De onde vim , já fui longe demais , agora , vou resolvendo cada problema de cada vez , qdo vier as nescessidades , não é EDU CHAVES?; que acredito que estamos buscando o mesmo objetivo e/ou perfomance deste nosso ENGESA.

Eteval
30/12/2004, 12:58
Pessoal,

analisei bem a situação e acredito que se o Engesa Diesel que tenho em vista estiver realmente inteiro como o dono falou, acho que vai dar negócio :P .
O problema é que estou em Brasília e o carro em Londrina-PR, dessa forma, gostaria de saber que há algum Engeseiro aí na escuta que more em Londrina, que possa dar uma olhadinha no carro e me reportar as reais condições :roll:

Grande abraço enlameado e Feliz 2005


[]'s ancioso por um BRUTU mais econômico!

Cilon Carlos Heck
30/12/2004, 13:37
Eteval, me fala de quem é o Engesa que você está querendo. Se eu conhecer te falo sobre como está e de repente sobrando um tempo posso até tirar umas fotos (se o dono deixar é claro).

Eteval
30/12/2004, 13:57
Eteval, me fala de quem é o Engesa que você está querendo. Se eu conhecer te falo sobre como está e de repente sobrando um tempo posso até tirar umas fotos (se o dono deixar é claro).

Cilon,

Muito obrigado pela ajuda.

Trata-se de um Engesa Verde Exército de um japonês chamado Haroldo Yamaguchi, que esta anunciado no Mercado4x4.

Mandei uma MP para você com os telefones do Haroldo.

Mais uma vez muito obrigado e Feliz 2005!

Grande abraço Enlameado!

Edmilson
01/01/2005, 19:43
Pessoal,

analisei bem a situação e acredito que se o Engesa Diesel que tenho em vista estiver realmente inteiro como o dono falou, acho que vai dar negócio :P .
O problema é que estou em Brasília e o carro em Londrina-PR, dessa forma, gostaria de saber que há algum Engeseiro aí na escuta que more em Londrina, que possa dar uma olhadinha no carro e me reportar as reais condições :roll:

Grande abraço enlameado e Feliz 2005


[]'s ancioso por um BRUTU mais econômico!

Td bem Eteval ?

Sou de Jundiaí - SP e estou atrás de um Engesa e fui na semana passada no Paraná olhar 3, inclusive o de londrina do Haroldo.Não acertei nada com ele porque fiquei mais interessado em um dos outros.O dele esta bem legal de pintura e lataria;o motor ele disse que tem no máximo 60.000 km ; os pneus são BF All terran meia vida; a parte interna não está tão legal precisa dar uma caprichada, deu uma volta com ele, está com um pouco de fibração do motor na carrocharia(nada complicado p/ se resolver, deve ser questão de ajustes no coxim do motor)
O valor que ele está pedindo, acredito que esteja um pouco caro pois não tem guinjo e os pneus estão meia vida p/ menos.
se quizer saber mais alguns detalhes, e eu podendo ajudar e so perguntar

um abraço,

Edmilson

Eteval
02/01/2005, 16:45
Td bem Eteval ?

Sou de Jundiaí - SP e estou atrás de um Engesa e fui na semana passada no Paraná olhar 3, inclusive o de londrina do Haroldo.Não acertei nada com ele porque fiquei mais interessado em um dos outros.O dele esta bem legal de pintura e lataria;o motor ele disse que tem no máximo 60.000 km ; os pneus são BF All terran meia vida; a parte interna não está tão legal precisa dar uma caprichada, deu uma volta com ele, está com um pouco de fibração do motor na carrocharia(nada complicado p/ se resolver, deve ser questão de ajustes no coxim do motor)
O valor que ele está pedindo, acredito que esteja um pouco caro pois não tem guinjo e os pneus estão meia vida p/ menos.
se quizer saber mais alguns detalhes, e eu podendo ajudar e so perguntar

um abraço,

Edmilson


Valeu Edmilson,

sou-lhe muito grato pela franqueza e pela colaboração.
Vou continuar minha procura, e gostaria de contar com os amigos do forum encontrar um Brutu em boas condições. :oops:

Grande abraço Enlameado!

paulohflyra
17/01/2005, 22:43
Salve Eteval !!!

Estive ontem no playground com a turma da jipenet-bsb na pista de taguatinga e pude conferir a viatura ! Rapaz.. vc ja fez todas as contas se vale mesmo a pena vender o seu Engesa e partir para um já adptado a diesel ? De repente pode valer a pena realizar todas as reformas necessárias e instalar o motor diesel adequado.. na minha opinião o MWM 2.8 Sprint é uma boa opção e ficaria melhor com o conjunto reduzida da toyota .. leve e eficaz.. contra ele pesa o custo de manutenção alto.. bomba & bicos.. o preço da modernidade.. O S4T e sua versão plus.. são verdadeiros monstros.. com puta torque .. estupidamente robustos e de fácil e barata manutenção .. mas como foi informado antes... o peso pode complicar em algumas situações se vc entalar (apenas se entelar)... se tiver algumas duvidas pode me ligar aqui em brasilia 61 8401 1394 ! Posso dar umas dicas !

[]´s

Cilon Carlos Heck
24/01/2005, 17:01
Pessoal: novidades!!!!
Agora a pouco (16:00) o Eteval saiu aqui do restaurante onde trabalho e partiu de volta a Brasíla a bordo de seu novo Engesa. É um bom jipe, bem cuidado e está bem novo (não fazia trilhas pesadas, só passeios). Com certeza ele vai ficar satisfeito com a aquisição. Vamos esperar ele chegar em casa e contar as novidades.
[ ]'s a todos

guilhermeabreu
24/01/2005, 21:09
CILON

QUAL o ENGESA que ele comprou? e qual a motorização do BRUTO. Qto ele pagou?

UM ABRAÇO

paulohflyra
25/01/2005, 07:39
CILON

QUAL o ENGESA que ele comprou? e qual a motorização do BRUTO. Qto ele pagou?

UM ABRAÇO

Salve Cilion !

Conversei com o Eteval na semana passada, qual dos dos dois Engesa ele comprou ? O F1 do japonês com o S4T ou o F2 com o motor da F250 ?

[]´s

Cilon Carlos Heck
25/01/2005, 11:04
Ele acabou ficando com o Fase 1 com S4T. Ele estava mais bonito esteticamente e bem cuidado. Nunca tinha feito trilhas, somente passeios.
Qualquer uma das duas opções estaria de bom tamanho, foi nos detalhes que acho que ele se decidiu.
Agora vamos aguardar por ele para contar como foi a viagem de volta até Brasília. Acredito que hoje a noite ou amanhã pela manhã ele chegue em casa.
[ ]'s a todos e boa sorte a ele com o novo Engesa 8) 8) 8)

paulohflyra
25/01/2005, 11:52
Ele acabou ficando com o Fase 1 com S4T. Ele estava mais bonito esteticamente e bem cuidado. Nunca tinha feito trilhas, somente passeios.
Qualquer uma das duas opções estaria de bom tamanho, foi nos detalhes que acho que ele se decidiu.
Agora vamos aguardar por ele para contar como foi a viagem de volta até Brasília. Acredito que hoje a noite ou amanhã pela manhã ele chegue em casa.
[ ]'s a todos e boa sorte a ele com o novo Engesa 8) 8) 8)

Esta tb seria minha escolha.. pois a manutenção do 6cil turbo diesel e bem mais caro.. sem falar que o F2 foi praticamente montado do zero e quem sabe o que se precisava ajustar com o tempo ja o F1 esta rondando há algum tempo.

[]´s

Cilon Carlos Heck
25/01/2005, 13:34
Na verdade o Fase 2 já está rodando há algum tempo também. Os únicos ajustes necessários seriam estéticos. Já eu prefiro o 6cilindros pela sua potência e também pelo seu menor peso em relação ao S4T.
Mas, como dito antes, qualquer um deles é uma boa escolha.
[ ]'s

Eteval
27/01/2005, 00:21
Salve pessoALL,

o Cilon tem toda razão, acredito que qualquer dos dois seria um bom negócio, O F2 está animal, porém é um carro que foi montado e confesso que fiquei receoso quanto a infinidade de itens modificados aho que teria que investir nele mais um 5k para ficar bem arrumado, dessa forma, optei pela segurança do F1 exatamente por ser um carro muito bem cuidado, com uma procedência sem ressalvas e também por questão do motor ser mais confiável, mais econômico e de manutenção mais fácil e barata.

Esse Engesa, tem uma história interessante. Segundo a pessoa de que eu comprei Sr. Haroldo, ele foi utilizado pela própria ENGESA até a sua falência, ele saiu originalmente com o motor Q20b, isso mesmo, o primeiro dono (que comprou da Engesa e posteriormente vendeu para o Sr. Haroldo) garante que esse foi o primeiro Engesa a diesel fabricado (espero que um dia eu consiga confirmar toda essa história) :roll: . Outro detalhe, que não sei ao certo qual seria sua relevância, é que esse carro tem o chassi de número 000037.

Bom, na viajem de volta para Brasília já deu para constatar que o motor não nega fogo, o carro roda macio e com os Rancho não há susto (realmente valem o investimento), mais uma vez o Cilon tem razão, eu estou realmente muiro satisfeito com o novo brinquedo. Agora tenho que enfrentar a tarefa mais difícil (batizá-lo adequadamente) :? .

Quero aqui agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que eu conseguisse encontrar o carro que procurava, Cadu, Eduardo Chaves, Guilherme, Rafael, Edmilson, Nero, Paulo Lyra e principalmente ao amigo CILON que me deu as dicas iniciais com relação aos dois carros e me recebeu em Londrina.

Grande abraço Enlameado.

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Cilon Carlos Heck
27/01/2005, 09:02
Eteval, bom saber que correu tudo bem na viagem.
Este negócio de nº de chassi acho que não tem muita importância no que se refere ao tipo de motorização pois o meu é nº 0000069 e veio a gasolina.
Mais uma vez parabéns pela aquisição e boa sorte com seu "MUSGO" (por causa da cor). :lol: :lol: :lol:
[ ]'s

Eduardo Chaves
27/01/2005, 13:53
Eteval,

Parabéns pela nova viatura, pelos comentários e descrição parece que realmente está show de bola...

O nome naum precisa ter pressa, uma hora aparece...

E não esquece de postar AS FOTOS... hehehe...

[]'s curiosos...

paulohflyra
27/01/2005, 14:28
Salve Etval !!!!

Escolheu o certo !!!! Isto ai !! Esta tb seria a minha Escolha !! Show de Bola !! Vai leva-lo no terraço shopping hoje à noite ?

"MUSGÃO" fica bem na foto e já chega com este nome na lista local, pois nosso amigo Ronald foi inventar de perguntar uma sugestão e até agora a lista tá na dúvida se o vitara lenvatado dele vai ser chamado de "Ervilhão" como eu sugeri ou de "NABÃO" como disse o heraldo.. Já pensou a cena em uma trilha .. "pessoal.. temos que agir rápido antes que aconteça algo ao amigo que está com o NABÃO todo enfiado naquele buraco cavernoso perto daquela viela..." .. Portanto se o apelido não pegar no vitara dele.. corre o risco de batizerem .. PÕE LOGO MUSGÃO !
:D

Eteval
31/01/2005, 14:39
Eteval,

O nome naum precisa ter pressa, uma hora aparece...

E não esquece de postar AS FOTOS... hehehe...

[]'s curiosos...


PessoALL,

acabo de abrir um tópico no 'Frota 4x4' com a descrição e algumas fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7717


Grande abraço Enlameado!!

cristiano
31/01/2005, 15:24
alguém sabe quando o Eteval pagou no Engesa ?

Eteval
31/01/2005, 21:39
alguém sabe quando o Eteval pagou no Engesa ?

Fala Cristiano,


Paguei 33k no Engesa, e pelo que tenho pesquisado nos últimos 8 meses, acredito plenamente que fiz um bom negócio, tendo em vista que o carro está em perfeito estado e pelos opcionais que possui.

Grande abraço enlameado!