PDA

Ver Versão Completa : Motor Maxion Turbo S4T



Eteval
23/12/2004, 20:18
Pessoal,

estou avaliando a possibilidade de trocar meu BRUCUTU (Engesa F1 alcool) por um a diesel.

Pintou um com o motor Maxion Turbo S4T, capota de fibra,
DH, 33", Rancho, PU, snorkel, etc. O cara quer 35 lascas.

Pergunto:
O preço tá legal?
Esse motor é bom e de fácil manutenção?
Quais os prós e contras desse motor em relação do MWM 2.8?


Muito obrigado

Rodrigo Luvison
23/12/2004, 22:43
Olá Eteval,

Esses motores da Maxion linha "S" (S4/S4T/S4TPlus), eu conheço. São excelentes, manutenção extremamente simples, peças baratas e fáceis de encontrar. Nem se compara ao 2.8 da MWM. Não gosto desses diesel HSD com 4 cilindros.

O S4T é um motor de baixa rotação, e o torque aparece desde a marcha lenta mesmo sem a entrada do turbo e chegando ao torque max. de 38Kgfm em 1600 rpm. Enquanto que no MWM 2.8 (por ser um motor de alta rotação) o torque só aparece apartir de 1600 RPMs.

Pode ficar tranquilo em relação a esse motor, ele chega fácil aos 600 mil quilometros. Sem dúvida nenhuma, é um motor de respeito.

Abraços

otavioemblumenau
24/12/2004, 11:46
Por quanto esta pensando em vender o teu engesa a alcool

V8
27/12/2004, 15:13
Olá Eteval,

Esses motores da Maxion linha "S" (S4/S4T/S4TPlus), eu conheço. São excelentes, manutenção extremamente simples, peças baratas e fáceis de encontrar. Nem se compara ao 2.8 da MWM. Não gosto desses diesel HSD com 4 cilindros.

O S4T é um motor de baixa rotação, e o torque aparece desde a marcha lenta mesmo sem a entrada do turbo e chegando ao torque max. de 38Kgfm em 1600 rpm. Enquanto que no MWM 2.8 (por ser um motor de alta rotação) o torque só aparece apartir de 1600 RPMs.

Pode ficar tranquilo em relação a esse motor, ele chega fácil aos 600 mil quilometros. Sem dúvida nenhuma, é um motor de respeito.

Abraços

CARO RODRIGO,

Vc tem informaçoes a respeito da instalaçao desses motores (S4T e S4T plus) num Engesa???
Tem espaço para se fazer a instalaçao do ar-condicionado???
Se puder ajudar agradeço.

Um abraço,
Flavio

Rodrigo Luvison
27/12/2004, 22:51
Olá Flavio,

As experiencias que tenho com esse motor são nas picapes GM D-20. Eu não conheço muito bem os Engesas (quais as dimensões do cofre do motor).
Mas levando-se em consideração que existem Engesas com o motor Perkins Q20B-4 (4236), é possível sim colocar ele, pois o motor Maxion S4T/S4TPlus tem praticamente o mesmo tamanho do perkins.

Portanto fica a dúvida se há espaço suficiente para acomodar o condesador do ar condicionado (na frente do radiador) e também para acomodação dos demais componetes, como evaporador, compressor, acumulador de gás, etc...

Outra questão, os motores S4T e S4T Plus possuem um torque "violento", é preciso ver se a caixa de cambio e os demais componentes do engesa aguentam esse torque. Lembrando que na D-20 a transmissão é uma ZF S5-420 (a mesma de caminhões leves).

Não adianta colocar esse motor se todo o resto não for também dimensionado para ele.

Um amigo que poderia ajudar a sanar essas dúvidas é o Eduardo Velo, que possui um Engesa e conheci muito bem essa maquina. Tenta mandar uma msg para ele.

Espero ter te ajudado um pouco :D

Abraços

Rodrigo Luvison
27/12/2004, 23:12
Flavio,

O pessoal está tratando desse assunto nesse tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7107
Posta lá a sua dúvida que eles são expert em Engesas.

Abraço.

andreson
28/12/2004, 00:19
Só te digo uma coisa, linha S4 na minha opinião foi a melhor linha de motores diesel de médio porte, tivemos S4 aspirado aqui em casa desde abril de 98 até março deste ano, e nunca tivemos problemas, como meu pai dizia "basta dá comida e saber usar o bixim que ele aguenta", só faziamos manutenção de rotina e combustivel e só pisar na Veraneio 90/91 ele dava 120km/h (no velocimetro :shock: ) rapidinho. Rodando uma media de 360km/dia, velocidade media de 110km/h, eu sou fã desse motor, até no forum PICAPES GM que participo o topico mais visitado foi um que abri com titulo S4 x MWM Sprint 6c, o torque em baixa é inexplicavel, sem falar do ronco, eu conheço de longe um S4 só pelo barulho, e como rodrigo disse tem que casar o POWER TRAIN depois disso é só alegria. Bem vou ficar de olho aqui, o rodrigo falou quase tudo, mas é isso. Qualquer coisa dá um pulinho no forum PICAPES GM usa pesquisa e verá muita coisa sobre este otimo motor. :wink:

V8
29/12/2004, 11:49
CARO RODRIGO,

Obrigado pelas informaçoes...

Eu ja vi alguns Engesa adaptados com motor S4T e S4T plus... dizem que e uma adaptaçao trabalhosa mas possivel.... a minha duvida e justamente se e possivel instalar o compressor, condensador e demais componentes devido ao espaço.

Ja me falaram que o Cambio suporta sem problemas o motor... o problema e o diferencial dianteiro... esse se nao tomar cuidado vai pro saco....

Eu acho que o ideal mesmo e adaptar um cambio de toyota com reduzida e caixa de transferencia... ai eu acho que e mais garantido....

Quanto a adaptar o camdio da D20... poderia ser outra alternativa, so nao sei se e possivel e se tem como adaptar uma reduzida...

Se tiver alguma informaçao a respeito, por favor me diga.

Um abraço,
Flavio

V8
29/12/2004, 11:55
Só te digo uma coisa, linha S4 na minha opinião foi a melhor linha de motores diesel de médio porte, tivemos S4 aspirado aqui em casa desde abril de 98 até março deste ano, e nunca tivemos problemas, como meu pai dizia "basta dá comida e saber usar o bixim que ele aguenta", só faziamos manutenção de rotina e combustivel e só pisar na Veraneio 90/91 ele dava 120km/h (no velocimetro :shock: ) rapidinho. Rodando uma media de 360km/dia, velocidade media de 110km/h, eu sou fã desse motor, até no forum PICAPES GM que participo o topico mais visitado foi um que abri com titulo S4 x MWM Sprint 6c, o torque em baixa é inexplicavel, sem falar do ronco, eu conheço de longe um S4 só pelo barulho, e como rodrigo disse tem que casar o POWER TRAIN depois disso é só alegria. Bem vou ficar de olho aqui, o rodrigo falou quase tudo, mas é isso. Qualquer coisa dá um pulinho no forum PICAPES GM usa pesquisa e verá muita coisa sobre este otimo motor. :wink:

É Anderson...

Só tenho ouvido falar bem desse motor, durabilidade, manutençao e força são os pontos altos... O único problema é o peso e o tamanho que realmente dificultam a instalaçao do motor e componentes extras (como o AC por exemplo).

Já vi em alguma mensagem aqui no forum... nao lembro onde... falarem de um problema com a correia dentada dos motores Maxion mas eu acho que não deve ser desse motor nao...

Se tiver alguma informaçao, me passe por favor.

Um abraço,
Flavio

PS: Feliz ANO NOVO para todos do Forum!!!