Ver Versão Completa : como aumentar a pressao da bomba de oleo
benderrr
20/09/2009, 23:42
ola ..
tava andando com meu jeep ... percebo q depois de alguns km a porra da luz de oleo acende. fica piscando meio coomo se tivesse em meia forca ...
o motor nao fumaca... nao esqenta de forma anormall.. nao ta barulhento... eu acho q nao seja o motor q precisa ser retificado... mas logo irei levalo
gostaria de saber se é possivel como aumentar a pressao da bomba de oleo ... como é feito isso passo a passo
SHERE KHAN
21/09/2009, 08:20
Do lado da bomba, tem um bujão da válvula reguladora de pressão, que nada mais é do que uma molinha e um êmbolo. Para aumentar a pressão do óleo, você pode aumentar a pressão dessa mola, calçando com arruelas, por exemplo ou substituindo a mola. Na seção de downloads, baixe o manual do mecânico Willys, que lá tem a vista explodida da bomba, que vai te ajudar. Agora o seguinte: Se houver problema no motor, isso não resolve o problema e somente vai te tranquilizar pois a luzinha deverá apagar (ou não...).
benderrr
21/09/2009, 11:18
entao tava conversando com o antigo proprietario do jeep ele me falo q a luz liga por falta de fio terra do velocimetro vcs acham q isso poderia ser o problema ? alguem ja teve esse problema ?
abracs
Mauricio Rotta
21/09/2009, 11:57
Velho, sinceramente? Troque o oleo do seu Jeep por um oleo mais viscoso e reze pra não ter q abrir o seu motor e trocar algumas pecinhas basicas...
leopoldo
22/09/2009, 20:03
Existem 2 problemas que geram a indicação de óleo ficar acendendo:
1- pane no sistema de luz (indica o que não deve e quando não deve, ou seja, deixa de indicar quando deve ou indica quando não deve):
a- fio terra (do painel para a cebola) "aterrando" por curto na massa faz o indicador acender, piscadnoi ou continuamente.
b- fio terra com contato intermitente, faz o indicador hora acender hora não ou piscar com o motor desligado.
c- cebola com problema.
2- pressão realmente fora da faixa recomendada.
a- baixa pressão no sistema devido a bomba gasta
b- baixa pressão do sistema devido a vazamento interno na bomba
c- baixa pressão do sistema por vazamento excessivo nos mancais.
e esse (2c) é característico de motor velho, com folga excessiva nos mancais, flauta do comando, etc...
Vc até pode aumentar a "pressão", mas o que seria o correto seria o aumento de vazão. Aumentar a pressão na bomba pode ser arriscado pois se vc exagerar, pode por recalque rachar a carcaça da bomba. Para aumentar a vazão, tem que trocar a bomba por uma maior. Não disponível.
Em geral, é um alerta de bronzinas no fim de vida.
Dependendo do caso, vale a pena simplesmente trocar as bronzinas de mancal e biela.
benderrr
22/09/2009, 22:31
to achando q seja a opcao 1-a mm o motor eu conclui q nao é mm... agora vo leva num eletrecista pra ve isso ja q nao entendo nade dessa parte eletrica
leopoldo
22/09/2009, 22:45
Tenho certeza que é 2c.
Mas o seu motor é MM ?
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:IkudQ5OvsdGcdM:http://lafora.com.br/wp-content/uploads/2008/02/mm1.jpg (http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://lafora.com.br/wp-content/uploads/2008/02/mm1.jpg&imgrefurl=http://lafora.com.br/%3Fs%3Dconfeitos&usg=__nI4SrQ6AopiIHiP9iuUS5zTTF5Y=&h=704&w=494&sz=42&hl=pt-BR&start=156&um=1&tbnid=IkudQ5OvsdGcdM:&tbnh=140&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3Dmm%26ndsp%3D21%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D147%26um%3D1)
benderrr
23/09/2009, 00:14
nao esta vazando nada... fico na 1 -a ... ja pedi ajuda dos universitarios...
meu motor é mm .. é a mesma merda de 45 anos atras,.....
kkkk...
SHERE KHAN
23/09/2009, 09:34
Não é vazamento externo, é folga excessiva nos mancais fixos e móveis do virabrequim.
leopoldo
23/09/2009, 18:49
pelo menos alguém entendeu !
benderrr
23/09/2009, 21:55
eai galera..
o problema ja foi resolvido ... era o lance da fiacao do velocimetro...
valew pela ajuda
leopoldo
23/09/2009, 22:12
Que lance ?
O 1a ?
Se foi, ótimo e menor a dor de cabeça.
Até a próxima.
fendrich
25/09/2009, 17:02
No meu jeep acontece a mesma coisa...
O velocímetro não está funcionando... Aliás, do painel só a luz do óleo e o indicador da luz alta estão :(
Será que pode ser o 1-a também?
Eduardo
SHERE KHAN
25/09/2009, 17:39
Como o Leopoldo citou, muito bom se o problema era pane elétrica somente.
Na boa, apagar a luzinha de óleo não resolve o problema e apenas tranquiliza. Quando ela acende, o correto é parar o Jeep numa retífica e medir a pressão do óleo e comparar com o valor de trabalho especificado no manual. Já tive CJ que a luz apagava, uma beleza, mas quando se abriu o motor, havia muito problema causado por falta de lubrificação..., ou seja, se eu rodasse mais um pouco, acabaria por perder o virabrequim também.
Ou seja, para tirar a dúvida, apagar a luzinha não resolve, melhor é medir a pressão, e instalar um manômetro de óleo no Jeep, como era no CJ3.
Concordo com o Leopoldo no 2c, o meu Bf era assim, em baixa e com o motor quente a luz trepidava, coloquei um manometro, ai deu para ver o que acontecia, a pressão caia para quase 0, o problema era um puco pior que bronzinas, era uma folga geral dentro do motor...
SHERE KHAN
26/09/2009, 19:27
RBM, aproveitando... Que marca de manômetro você está utilizando ?