PDA

Ver Versão Completa : Buchas da suspensão



Mauricio Roese
20/09/2009, 16:03
Boa tarde,


Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

Abs,
Mauricio

Marcelo R. A. da Cunha
20/09/2009, 23:32
Boa tarde,


Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

Abs,
Mauricio

Quando for lá novamente veja as buchas do F-4000 ;) .

A do triângulo dianteiro comprei com o Andre / Gustavo quando eles tinham oficina (feitas em PU) as do triângulo traseiro se não me engano são de D20 mesmo (troquei a um bom tempo).

Renato_SJC
21/09/2009, 07:28
Boa tarde,


Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

Abs,
Mauricio


Ola MAuricio

Entra no site da Donatti 4x4 e la você vao encontrar a bucha do tirante feita em PU, uma merreca...
Agora uma dica, não coloca se não for de PU, eu me dei mal nessa, o mecanico colocou uma de borracha, mas depois de 2 meses ela estourou toda quase me causando um acidente de Dutra e ainda me deixou na mão em um passeio na terra, resultado, voltei de guincho por causa de uma buchinha do tirante.

Acabei de entrar no donatti e nao achei ais a abucha, mas liga la as vezes ele tem sim, até porque ele tb tem um JPX.

Um abraço e boa semana

ALEXANDRE CERQUEIRA
21/09/2009, 18:38
Comigo foi ao contrário, botei as de PU antes do Encontro e as troquei hoje, só as da extremidade de rosca do tirante, já estavam bem deformadas e gastas. Coloquei as da F1000, de borracha, elas entram bem justas, umas 2 horas de serviço, segundo o meca, meus netos vão herdar o J e essas buchas ainda estarão lá... hehehehe

Alexandre Cerqueira - Brasília - Caveirão

Andrejur
21/09/2009, 23:09
Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

Abs.

Marcelo R. A. da Cunha
21/09/2009, 23:43
Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

Abs.

Exatamente Andre, as minhas tbm tem +- uns 5 anos (cor verde).

Mauricio Roese
23/09/2009, 15:39
Salve gente boa,

As buchas que vão nos tirantes no lado do chassi eu comprei na garra 4x4 e são poliuretano amarelo, vou instalar e ver quanto tempo dura.Já as buchas dos tirantes que vão no lado do diferencial eu pretendo colocar as de borracha.Acho que vou tirar o tirante e levar junto na loja para não comprar a bucha errada.

Abs
Mauricio Roese

HAROLDO PERES
26/09/2009, 23:06
Boa noite a todos, gostaria que voceis que tem jpx me falasem si é verdade que o j é melhor que jeep willys, tanto na suspenção como no chassis ele é mais robusto.obrigado

Renato_SJC
27/09/2009, 07:25
Boa noite a todos, gostaria que voceis que tem jpx me falasem si é verdade que o j é melhor que jeep willys, tanto na suspenção como no chassis ele é mais robusto.obrigado


Ola Haroldo

Sinceramente acho que não se pode comparar um Willys com um Jota, assim como não se pode comparar um AP2.0 e um MWM 2.8 TDI. :concordo:

De longe o Jota é melhor, eu tenho os dois veiculos e o JOta é só alegria...
Pode até ter alguns willys muito bons de suspensão e motor, mas para isso vc vai gastar mais que o valor de um Jota.

Tudo é gosto...

Um abraço

gvogetta
29/09/2009, 22:14
Caro Haroldo,

Notei que repetiu a mesma mensagem em diferentes tópicos. Isso deve ser evitado a todo custo sob pena de poluir desnecessariamente o fórum, além de dificultar para você mesmo o acompanhamento das respostas.

Quando decidir postar uma mensagem (busque uma solução para suas dúvidas sempre através de pesquisa antes de postar), faça-o apenas no tópico apropriado ou, em caso de abertura de novo tópico, na seção adequada e com títulos condizentes com o conteúdo.

Como já falei antes, nosso intento com estes avisos não é coibir a participação de novos usuários, apenas disciplinar o uso do Fórum, melhorando seu nível técnico constantemente. Evitando prolixidade ganhamos em objetividade e qualidade.

Abraço,

gvogetta
06/10/2009, 00:25
Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

Abs.

Salve!

Aproveitando o ensejo...

Também já usei as de PU Amarelo, compradas de fornecedor aqui de Curitiba e não aguentaram nada. Usei uns 6 meses, exatamente duas trilhas fracas com elas e uns 1000 Km rodados e foram pro espaço... Esfarelaram e cheguei à conclusão de que eram muito moles.

O problema entretanto, NÃO É A COR DO MATERIAL e sim a qualidade (dureza) do poliuretano utilizado em sua fabricação (a cor é adicionada por pigmentação).

Buchas em PU verdes, vermelhas, amarelas ou pretas (sim, existe PU em todas estas cores e muitas outras) não dizem nada em termos de qualidade ou resistência. A qualidade do material (em nosso caso, a dureza - flexibilidade) é que importa e ela é medida numa escala (SHORE A - 20 a 100ou SHORE D - 40 - 90) onde quanto maior o grau, mais duro é o material (e menos flexível).

Pelo que entendo, o ideal seria uma bucha com a relação dureza-flexibilidade parecida com a da borracha (cerca de 80-85 Shore A). Assim ela trabalharia de forma a absorver parte dos esforços da suspensão, em especial nos tirantes, que são submetidos a grandes esforços de compressão, e ao mesmo tempo oferecer resistência maior do que a borracha, que se desgasta muito mais facilmente com o tempo.

Para saber a dureza, só com ensaios de laboratório. Então, o segredo, é ter um fornecedor de confiança ou comprar tarugos qualificados para mandar fazer as buchas em um torneiro, o que não é difícil. Se procurar na internet encontraremos um grande número de fornecedores de PU em barras e em tarugos que podem ser facilmente usinados a gosto do cliente...

Abraço a todos,

Renato_SJC
06/10/2009, 07:51
Apenas um pitaco, uma sugestão...

Trabalho em uma empresa de usinagem, e fazemos serviços para a EMBRAER, la eles usam um material onde é prensado em prensas de borracha, o material chama-se PLASTPRENE.

Ele é parecido com uma borracha, possui a densidade que o Getulio citou e o melhor´é muito resistente.

O material não é muito barato, é bem mais caro que o famoso PU mas a durabilidade, resistencia e funcionabilidade é totalmente diferente e melhor.

Eu mesmo só não fiz os meus ainda por "vagabundice" de não ter tirado as medidas da buchas, mas caso alguem tenha todas as medidas eu agradeceria e ja mandaria fabricar e quem sabe venderia alguns Kits aqui no site.

Qualquer novidade estamos ai.

um Abraço:concordo:

Eduardo Tescarollo
06/10/2009, 12:44
Estou usando as buchas de PU amarelo, e aquelas na ponta do tirante as de borracha da F 4000, não estou tendo problemas.
Uma coisa que percebi é que quando quebra uma, tem que trocar todas, se não vira efeito domino, vai quebrando uma a uma.

Blz

Renato_SJC
09/11/2009, 10:01
E eu que tinha dito que as buchas de PU (amarelas) eram boas... tsc tsc tsc... la se foram as minhas e olha que foram trocadas a 4 meses.

Alguem saberia me dizer as medidas dessa bucha, porque as minhas sumiram.. rss???


vou fabricar algumas de Plasticplene o melhor material para buchas porem bem mais caro, usado em prensas de borracha.

Qq coisa posso fazer para quem mais quiser.

Um abraço e obrigado

gvogetta
11/11/2009, 23:10
Salve Renato!

Eu tenho um jogo de buchas intactas... Vou ver se consigo tirar as medidas delas amanhã ou sexta e depois posto aqui com o desenho...

Não conheço este material que você citou (Plasticplene). Ele possui boa relação dureza/flexibilidade? Em quanto estima o custo destas buchas com este material?

Abraço,

Renato_SJC
12/11/2009, 07:41
Salve Renato!

Eu tenho um jogo de buchas intactas... Vou ver se consigo tirar as medidas delas amanhã ou sexta e depois posto aqui com o desenho...

Não conheço este material que você citou (Plasticplene). Ele possui boa relação dureza/flexibilidade? Em quanto estima o custo destas buchas com este material?

Abraço,


Salve Getulio, tudo bom?

Consegui uma bucha aqui de amostra e fiz um desenho, vou comprar o material entre hoje e amanha, ainda nao faço ideia do preço mas creio que o material deva fica entre 50,00 e 80,00 mas depois eu confirmo.

Ai esta o desenho.

Um abraço

Mauriciolindoia
12/11/2009, 23:21
Iria trocar as buchas do meu J na segunda, mas fico no aguardo do valor total, para ver se coloco as que voce vai produzir.:pipoca:

Renato_SJC
13/11/2009, 07:21
Achei estranho minha bucha ter "esfarelado" e resolvi pesquisar o porque, descobri que as buchas amarelas que compramos para o JPX não são feitas de material "maciço" e sim feito um molde, derretido a materia-prima e depois colocada no molde e por isso ela perde as caracteristicas de resistencia a impactos.

Ja encomendei o material para fazer as 4 buchas e deve chegar no sabado, devo fabricar no começo da semana que vem.

Falei com o torneiro mecanico e ele me disse que este realmente é um otimo material (plasticprene) mas que nenhum torneiro gosta de usinar porque ele trabalha muito suas propriedades, exemplo, vc faz um furo de Ø24 nele e quando vai ver ainda esta como Ø22 porque ele tende a retrair.

Por este motivo fica dificil ate de eu colocar um preço no conjunto de 4 buchas porque o pessoal vai pensar que eu to loko de cobrar este valor... mas ficaria em torno de 200,00 as 4 buchas do tirante.

Este valor pode ate cair em maiores quantidades.

O que posso fazer é garantir o funcionamento e durabilidade de pelo aumenos 1 ano dos produtos.

Assim que estiverem prontas coloco fotos.

Um abraço

Renato_SJC
13/11/2009, 07:26
Uma pergunta técnica/mecanica:

Alguem sabe o porque essa bucha do tirante precisa ter um raio grande na ponta??

Obrigado Pessoal

gvogetta
14/11/2009, 22:55
Uma pergunta técnica/mecanica:

Alguem sabe o porque essa bucha do tirante precisa ter um raio grande na ponta??

Obrigado Pessoal

Olá Renato!

Não vejo sentido neste raio. Perguntei para um amigo meu que é técnico em mecânica (CEFET) e também Engenheiro Mecânico (UFPR) e ele também não viu sentido técnico nisso. Pode estar relacionado à questão do molde que você mencionou na outra mensagem.

Estive fuçando no meu estoque de buchas e tenho algumas amarelas - com medidas idênticas às que você colocou no seu desenho - as vermelhas (usinadas) - que foram feitas para mim por um torneiro aqui de Curitiba (com pequenas variações nas medidas, especialmente na cabeça da "bolacha" e tenho também das de borracha (creio que devem ser da F-4000) que são maiores em relação ao maior diâmetro (66 mm) e maior altura (40,5 mm). Estas, de borracha, possuem o referido raio bem menor que o destas amarelas (4 mm) sendo idêntico ao raio do lado oposto. Outro detalhe é que a parte maior da bucha não é de seção cilíndrica e sim levemente cônica (de 66mm para 62 mm). Não há nesta bucha indicação de marca ou fabricante e, infelizmente não lembro onde as comprei (já tem uns 4 anos isso), mas elas comigo duraram bastante tempo (na época comprei 2 jogos de 4 peças) e fiquei usando-as quase dois anos sem problemas e ainda tenho duas que pretendo colocar na próxima troca. Outro detalhe importante é que eram baratas, cerca de R$ 40,00 o jogo (há 4 anos).

Acho que é isso. Aguardo as fotos das peças e depois suas impressões sobre o uso. Não sei se é o caso de fabricar num material tão nobre (e caro) como o Plasticprene ou se é o caso de buscar uma boa fonte de PU com procedência (dureza e qualidade) confiável para confeccionar essas peças.

Abraço,

gvogetta
14/11/2009, 23:02
Achei estranho minha bucha ter "esfarelado" e resolvi pesquisar o porque, descobri que as buchas amarelas que compramos para o JPX não são feitas de material "maciço" e sim feito um molde, derretido a materia-prima e depois colocada no molde e por isso ela perde as caracteristicas de resistencia a impactos.

(...)



É Renato, a velha e famosa "porcaria". Sempre achei estas amarelas um lixo. Quando fui procurar as buchas que tinha em meu estoque, encontrei uma destas amarelinhas toda ferrada (trincas, esfarelada e meio esbranquiçada). Detalhe: nunca foi usada, estava guardada dentro de uma caixa de plástico (destas organizadoras) junto com outras buchas e peças de borracha, sem peso sobre ela ou qualquer outro esforço. Ou seja, esfarelou sozinha :!:

Precisamos descobrir quem fabrica essa droga e boicotar essa empresa.

Saudações,

Renato_SJC
16/11/2009, 08:28
É Renato, a velha e famosa "porcaria". Sempre achei estas amarelas um lixo. Quando fui procurar as buchas que tinha em meu estoque, encontrei uma destas amarelinhas toda ferrada (trincas, esfarelada e meio esbranquiçada). Detalhe: nunca foi usada, estava guardada dentro de uma caixa de plástico (destas organizadoras) junto com outras buchas e peças de borracha, sem peso sobre ela ou qualquer outro esforço. Ou seja, esfarelou sozinha :!:

Precisamos descobrir quem fabrica essa droga e boicotar essa empresa.

Saudações,

Ola Getulio..

Concordo com você, quem fabrica essas buchas nao tem o minimo de responsabilidade pois elas oferecem grande risco.
Eu mesmo estava na Dutra e percebi o meu Jota jogando a traseira, parei para olhar e a Bucha que faziam 4 meses que tinha colocado ja nem estava mais la, sobrou um farelo.

Como estou fazendo para o meu carro e ja conheço as propriedades do Plasticprene e a mão-de-obra saide graça pra mim então ate compensa, mas outra pessoa mandar fazer talvez nao compense, por isso nem quis colocar a venda aqui no site, depois vão me chamar de "ladrão" "trombadinha" ..kkkkk

Depois posto umas fotos dela, e outra coisa, irei fazer sem o raio e quero ver qual diferença no encaixe.

Um abraço

Chiari
04/12/2009, 12:35
Olá a todos!

Apenas complementando o tópico, PLASTPRENE nada mais é do que PU, porem com um nome comercial.

A mesma coisa aconteçe com o Nylon, que é uma marca da Du Pont, e é encontrado como Tecnyl.

Abraço a todos.

paulo_mineiro
07/01/2010, 23:18
Olá Getulio,

vi seu comentario da bucha que esfarelou e vou dar a minha opinião.

Realmente a cor não indica nada nestas buchas, o importante é a qualidade do material usado.

Em 1996 tive que substituir as buchas do meu jota e por coincidencia quando fui a Operama em São José dos Campos/SP para comprá-las encontrei com o fabricante que me esclareceu algumas duvidas.

Na epoca era novidade para mim estas buchas que tinham fama de duraveis e seguras, encomendei um jogo completo sendo que só as 2 do triangulo dianteiro apresentavam fadiga.
Rodei cerca de 70 mil km até 2004 sem apresentarem problemas. Só não sei quanto tempo mais iriam durar pois não usei mais o Jota, mas elas continuam lá e parecem que estão melando....
Em 2006 precisei substituir as buchas dianteiras do Jota da patroa, comprei um jogo completo em Pouso Alegre/MG. O mecanico me falou que eram as melhores disponiveis a venda mas uma semana depois de instaladas minha esposa foi entrar na garagem de casa um pouco rapido e estas buchas estouraram. Uma delas simplesmente sumiu ficando ferro com ferro.

Por sorte não estava a 100km/h numa estrada e me serviu de alerta para não confiar em qualquer um.

Não sei se ainda produzem estas buchas que comprei em SJC/SP.

Fica o alerta para todos que nossas vidas dependem destes simples componentes dos nossos Jotas, pesoas irresponsáveis que só visam lucro facil usam materiais de péssima qualidade, talvez até refugo sem se importarem com a nossa segurança.

Outro detalhe que o fabricante do ABC Paulista me orientou é que alem de usar material importado de boa qualidade estas buchas não devem ser usinadas pois formam micro trincas nestas partes e que com o tempo irão aumentando diminuindo sua vida util ou até danificando a peça. Num foto ampliada dá para ver estas micro-lascas.

Espero que repensem no que irão fazer e se o Renato tiver um tempinho troque uma ideia com o Frederico da Operama sobre estas primeiras buchas que comprei e poste para a gente.

Abraços,
Paulo Mineiro
J1

CaytoH
21/11/2016, 19:20
Caros, boa noite.

Estou procurando trocar as buchas do meu J e encontrei um anúncio no ML que supostamente tem o que eu preciso. Não tenho muita experiência com troca de buchas do J, seria esta primeira vez que faria isto neste carro.

Alguém já comprou as buchas deste vendedor? Aparentemente o kit é bem feito e é de PU, o que acredito valer mais a pena que as de borracha - sem contar que também achei o preço bom.

No anúncio a descrição informa que o kit é composto por 8 peças maiores e 16 peças menores, alguém sabe se esta é a quantidade certa?

Abaixo segue link do anúncio para consulta apenas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712417792-kit-bucha-jeep-jpx-poliuretano-_JM

"EDIT: Meu J é um jipe, Montez ano 1994"

Paulo André BR
23/11/2016, 16:26
Caros, boa noite.

Estou procurando trocar as buchas do meu J e encontrei um anúncio no ML que supostamente tem o que eu preciso. Não tenho muita experiência com troca de buchas do J, seria esta primeira vez que faria isto neste carro.

Alguém já comprou as buchas deste vendedor? Aparentemente o kit é bem feito e é de PU, o que acredito valer mais a pena que as de borracha - sem contar que também achei o preço bom.

No anúncio a descrição informa que o kit é composto por 8 peças maiores e 16 peças menores, alguém sabe se esta é a quantidade certa?

Abaixo segue link do anúncio para consulta apenas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712417792-kit-bucha-jeep-jpx-poliuretano-_JM

"EDIT: Meu J é um jipe, Montez ano 1994"


Chefe,

Eu comprei buchas em PU para um Jota, com o Tiago da Murari, pelo que entendi ele não produz, apenas revende de um fornecedor de confiança dele. Achei de boa qualidade...

Esse preço anunciado no ML está muito barato, não posso colocar em cheque a qualidade, mas PU de boa qualidade é caro...

Nos tirantes retos (links), junto ao chassis, são 2 por link, somando 8 peças tipo cogumelo, que dizem servir da F4000, com alguma adequação, aí consegue borracha e fica mais macio que PU (minha opinião).

Nos tirantes (links) junto ao eixo, são 2 por link, somando 8 peças menores.

Nos triângulos (links centrais), junto ao chassis, são mais duas por ponto de fixação, somam ao todo 8 peças menores. A fixação junto ao eixo é feita por terminal.

ou seja, o vendedor do ML vendo o conjunto completo. (falta somente da barra estabilizadora...)

Lembre-se que as buchas pequenas originais, são de borracha com miolo metálico, para o parafuso não comer a borracha. Porém um parafuso de ferro + bucha de ferro + água + lama + tempo sem desmontar = ferrugem unindo tudo numa única peça...

Pode ser que vc tenha dor de cabeça principalmente no triângulo traseiro, para retirar os parafusos.

Já compre WD40 e um saco de paciência.... se não funcionar, em alguns casos, só no disco de corte :parede:

Mas fora isso, é tudo intuitivo, dá para fazer em casa, com macaco, cavaletes e bom senso.

Boa sorte.

Se quiser o telefone do Tiago da Murari, avisa que mando por MP, ou faça uma busca que conseguirá... só não quero ficar colocando celular do cara aqui, sem autorização dele...

T+

CaytoH
24/11/2016, 15:23
Chefe,

Eu comprei buchas em PU para um Jota, com o Tiago da Murari, pelo que entendi ele não produz, apenas revende de um fornecedor de confiança dele. Achei de boa qualidade...

Esse preço anunciado no ML está muito barato, não posso colocar em cheque a qualidade, mas PU de boa qualidade é caro...

Nos tirantes retos (links), junto ao chassis, são 2 por link, somando 8 peças tipo cogumelo, que dizem servir da F4000, com alguma adequação, aí consegue borracha e fica mais macio que PU (minha opinião).

Nos tirantes (links) junto ao eixo, são 2 por link, somando 8 peças menores.

Nos triângulos (links centrais), junto ao chassis, são mais duas por ponto de fixação, somam ao todo 8 peças menores. A fixação junto ao eixo é feita por terminal.

ou seja, o vendedor do ML vendo o conjunto completo. (falta somente da barra estabilizadora...)

Lembre-se que as buchas pequenas originais, são de borracha com miolo metálico, para o parafuso não comer a borracha. Porém um parafuso de ferro + bucha de ferro + água + lama + tempo sem desmontar = ferrugem unindo tudo numa única peça...

Pode ser que vc tenha dor de cabeça principalmente no triângulo traseiro, para retirar os parafusos.

Já compre WD40 e um saco de paciência.... se não funcionar, em alguns casos, só no disco de corte :parede:

Mas fora isso, é tudo intuitivo, dá para fazer em casa, com macaco, cavaletes e bom senso.

Boa sorte.

Se quiser o telefone do Tiago da Murari, avisa que mando por MP, ou faça uma busca que conseguirá... só não quero ficar colocando celular do cara aqui, sem autorização dele...

T+

Valeu!

Eu liguei para o vendedor e tirei algumas dúvidas, a princípio as peças foram desenvolvidas a pedido de um cliente (dono de JPX) que desenvolveu as peças (passou medidas e modelos) e eles por serem fábrica abraçaram a causa. Como são fabricantes, eles desenvolvem diversas peças em PU, inclusives buchas para outros carros....vou tentar passar na fábrica deles para dar uma olhada no produto e ver a qualidade.

Por outro lado, já comprei algumas peças com o Tiago e fui bem atendido. Vou considerar falar com ele tambéms!.

Valeu!! Abs