Conectar

Ver Versão Completa : Trocando motor - Documentação

mariel
20/09/2009, 11:33
Pessoal,

Estou trocando minha mecanica original, cambio e motor, para o AP e cambio do Chevette, gostaria de saber sobre a modificação na documentação, o que é necessário para legalizar essa mudança, exigencias..

abraços

\gustavo/
20/09/2009, 16:52
nota fiscal do motor; e baixa do veículo doador(motor)............ vc terá de fazer inmetro...

Ronaldo B.
20/09/2009, 17:09
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40522

Tem mais tópicos sobre o assunto, pesquise antes de abrir um novo topico.

Renato Romera
20/09/2009, 17:14
Mariel,

Vou tentar resumir minha odisséia.

1- Pedir uma autorização para o delegado do seu municipio, essa parte foi facil se pedisse pra colocar um 12 cilindros ele assinava, mas isso não ajuda em nada, o que vale para esse mesmo delegado é a aprovação do inmetro.

2-A lei diz que é permitido aumentar em até 20% a potência de um veículo original (só isso), mas ae que vem a jogada, para incrementos de potência maiores que isso vc precisa provar que reestruturou toda a viatura, então quando pedi a tal autorização pro delegado solicitei alteração de motor/potencia, freios, suspensão, chassis, sistema de segurança, sinalização, pneus, eixos.....

3-Com seu jipe devidamente pronto e bem testado você vai no inmetro, eles iram fazer uma série de testes e não vão solicitar doc nenhum de procedencia das peças, isso é com o delegado.

4-Aprovado no inmetro(capitulo a parte) você encaminha o laudo pro delegado bem como a comprovação de procedência das peças (capitulo a parte 2, não tinha nota fiscal de nada), feito isso se o delegado gostar da sua papelada ele aprova seu doc e seus problemas acabaram, quase todas modificações vão constar nele.

Facil né, demora coisa de um ano, mas vale a pena, meu CJ58 tem até seguro:concordo:.

Qualquer duvida estamos aí.

Abraços

On cô vô, cê num vai
21/09/2009, 16:43
Até onde eu sei o incremento de potencia é até 10 % para cima ou para baixo.Mais que isso não está sendo permitido, pelo menos não no RS.

folgado
21/09/2009, 16:49
Até onde eu sei o incremento de potencia é até 10 % para cima ou para baixo.Mais que isso não está sendo permitido, pelo menos não no RS.

Aqui em SP, eu coloquei um motor com mais de 10% de potência, e não teve problema nenhum.

Renato Romera
21/09/2009, 21:24
Mariel, como resumi aí abaixo é possivel colocar e documentar qualquer motor, desde que faça tudo corretamente, olha como ficou meu doc pra comprovar.

lembrando o jipe original tem 86cv.

Veja o antes e o depois.

mariel
22/09/2009, 10:34
Blz Renato,

Opa obrigado pela força.

Quando começei a ver as respostas tive mais duvida na compra do motor.

Então digamos que primeiro é a nota fiscal do motor e o carro em que estava o motor precisa ter a baixa no detran.

Depois desse processo começa o processo lento é isso então...

Obrigado a todos

mariel
22/09/2009, 10:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40522

Tem mais tópicos sobre o assunto, pesquise antes de abrir um novo topico.

Desculpa Ronaldo,

Mas eu procurei no forum antes de postar, só que quando coloco Troca de motor, aparece um monte de páginas eu procurei e não encontrei.

abraços.

Renato Romera
22/09/2009, 12:51
Não precisa de nota fiscal nem baixa no Detran, antes que venham as pedras deixa eu explicar o que eu fiz.

Comprei o motor de uma F1000 andando que trocaria por Diesel, portando não tem doc baixado, certo? Segundo, o motor era de um particular, portanto nada de nota, certo?

O que precisa pra legalizar, Xerox autenticado do Doc da caminhonete doadora, pesquisa no detran ou sei lá que orgão, comprovando que o motor e caminhonete não são roubados, depois disso, vc dono do motror faz uma declaração (o despachante sabe o formato) afirmando que se compromete com os meios legais de que o motor é quente e autentica em cartório.

Tambem será necessário uma declaração devidamente autenticada do ex dono do motor dizendo que ele vendeu o mesmo pra você.

Viu como é simples.

abraços

mariel
23/09/2009, 11:55
Blz Renato?

Entendi, precisa de um documento que comprove que o motor não é roubado e a declaração do dono do motor doador sendo responsável por qualquer problema legal que vier a ter com o mesmo.

Obrigado.

Renato Romera
23/09/2009, 12:01
Não é uma tempestade como muitos dizem, dá trabalho, mas qualquer motor pode ficar devidamente legalizado, basta paciência e um despachante que tenha experiencia ou boa vontade.

Abraço

On cô vô, cê num vai
23/09/2009, 13:22
Não é uma tempestade como muitos dizem, dá trabalho, mas qualquer motor pode ficar devidamente legalizado, basta paciência e um despachante que tenha experiencia ou boa vontade.

Abraço

Renato. Troque recentemente o meu motor (opala 4 90 cv) por um S10 de 113cv. Em contato com varios despachantes e CRVAs da região, tive somente uma resposta: a troca somente é permitida com alteração de 10% para cima ou 10% para baixo, ou seja, não consigo legalizar o meu. O CRVA ainda diz que é uma lei Federal que entrou em vigor em maio/2008 e não tem previsão para mudar. Pergunto: o que faço?

Renato Romera
23/09/2009, 13:36
Primeiro:

1- Pedir uma autorização para o delegado do seu municipio, essa parte foi facil se pedisse pra colocar um 12 cilindros ele assinava, mas isso não ajuda em nada, o que vale para esse mesmo delegado é a aprovação do inmetro, não peça para alterar apenas o motor senão vc fica amarrado nos 10% peça diversas alterações, como freio, susp, sistema de dir, sistema de segurança...

2- Com a autorização em mâos vá até o imetro e se aprovado será a comprovação de que vc não mudou apenas o motor da viatura e sim reestruturou ela toda para a nova potencia, mas não adianta tenta engana o inmetro tem que restruturar mesmo, senão não passa e fica engessado nos 10%.

3-Com isso voce vai até o mesmo delegado e prova com o laudo que não quer apenas uma modificação de potencia da viatura e sim um documento de veiculo modificado e repotenciado.

Eu fiz meu doc este ano, a lei já estava em vigor, todos despachantes falaram que não dava, até que encontrei um que entendia um pouco mais e me ensinou o caminho.

Abraço

Renato Romera
23/09/2009, 13:40
O laudo que o inmetro vai fornecer é muito mais extenso que apenas troca de motor, pois vc vai estar pedindo modificação e repotenciamento, a vistori normal é R$100,00, está estava quando fiz R$250,00.

Para seu doc constar qualquer motor é quase o mesmo processo de documentar um protótipo, sugiro procurar um despachante que já tenha emplacado algum carro experimental(protótipo).

[]' 100% legalizado

On cô vô, cê num vai
23/09/2009, 15:40
Ok.Obrigado. Meio complicadinho ne

Renato Romera
23/09/2009, 16:20
Um pouco, depois do jeep pronto foram 8 meses de burocracia, mas se vai viajar na pista seria interessante, se for pra trilha acho desnecessário.

Flw

mack
23/09/2009, 16:24
Uma coisa que pode ajudar, que eu fiz, foi uma perícia fotográfica do veículo, inclusive motor. Eles fazem uma pesquisa extensa sobre o motor e procedência do mesmo.

Marcelo Cunha
23/09/2009, 17:09
Renato. Troque recentemente o meu motor (opala 4 90 cv) por um S10 de 113cv. Em contato com varios despachantes e CRVAs da região, tive somente uma resposta: a troca somente é permitida com alteração de 10% para cima ou 10% para baixo, ou seja, não consigo legalizar o meu. O CRVA ainda diz que é uma lei Federal que entrou em vigor em maio/2008 e não tem previsão para mudar. Pergunto: o que faço?

São as mesmas informações que recebi, o CRVA não dá nenhuma orientação. Talvez esta seja 1ª jurisprudencia.
Tomara que esta resolução caia logo.

Renato Romera
24/09/2009, 00:11
Marcelo esquece orientação de CRVA, pergunta pra esse mesmo pessoal como se emplaca um protótipo e garanto que ele vai gageja, a resolução existe, mas se você tive um bom despachante, paciencia e um carro bem feito voce consegue regulariza qualquer motor sem suborna ninguem,dentro da lei.

Mas tudo tem um preço, é quase igual emplacar um protótipo.

Abraço

Fábio André Lermen
24/09/2009, 19:08
[QUOTE=Renato Romera;989870]Primeiro:

1- Pedir uma autorização para o delegado do seu municipio, essa parte foi facil se pedisse pra colocar um 12 cilindros ele assinava, mas isso não ajuda em nada, o que vale pa

Fábio André Lermen
25/09/2009, 13:22
Primeiro:

1- Pedir uma autorização para o delegado do seu municipio, essa parte foi facil se pedisse pra colocar um 12 cilindros ele assinava, mas isso não ajuda em nada, o que vale para esse mesmo delegado é a aprovação do inmetro, não peça para alterar apenas o motor senão vc fica amarrado nos 10% peça diversas alterações, como freio, susp, sistema de dir, sistema de segurança...

2- Com a autorização em mâos vá até o imetro e se aprovado será a comprovação de que vc não mudou apenas o motor da viatura e sim reestruturou ela toda para a nova potencia, mas não adianta tenta engana o inmetro tem que restruturar mesmo, senão não passa e fica engessado nos 10%.

3-Com isso voce vai até o mesmo delegado e prova com o laudo que não quer apenas uma modificação de potencia da viatura e sim um documento de veiculo modificado e repotenciado.

Eu fiz meu doc este ano, a lei já estava em vigor, todos despachantes falaram que não dava, até que encontrei um que entendia um pouco mais e me ensinou o caminho.

Abraço

Renato!

Li seu comentário esta semana e como estou na mesma situação resolvi procurar o inmetro da minha cidade e a resposta que ouvi foi: NÃO PODE TROCAR DE MOTOR EM HIPÓTESE ALGUMA!

Mostrei a sua mensagem para o técnico do inmetro e mesmo assim ele disse que é impossível de se fazer a troca de motores depois desta lei dos 10% estar vigente. Portanto, legalmente eu não posso legalizar meu motor...

Sobre o motor (vc disse que comprou de particular - eu também) ele falou que até posso solicitar uma declaração do proprietário do veículo que está rodando com motor diesel, mas que agora alguns Detrans (inclusive os de SC) está verificando estes veículos e exigindo que se recoloque o motor original, ou seja, mesmo que tenha sido autorizada a troca de motor anteriormente quando o dono do veículo vender ou mudar de endereço terá que voltar para gasolina (aqui na cidade 05 caminhonetes estão nesta situação). O Detran alega que o motor original nunca é apagado do cadastro nacional (BIN), isso eu verifiquei, pq o motor que está no meu jeep ainda está cadastrado na BIN numa F-250 a gasolina!!!

Abraço,

Fábio

Flaibam
25/09/2009, 14:02
....Mostrei a sua mensagem para o técnico do inmetro e mesmo assim ele disse que é impossível de se fazer a troca de motores depois desta lei dos 10% estar vigente. Portanto, legalmente eu não posso legalizar meu motor...

Meu jeep trocou o 6 cilindros original à gasolina por um 4 cilindros à álcool do Maverick 74. O documento saiu hoje. Sem problemas. Entre o início do processo de registro do motor até o documento impresso foram apenas 20 dias. O registro foi feito na cidade de Limeira (SP), pois a placa é de lá. Semana que vem pretendo fazer a transferência para Campinas.

Fábio André Lermen
25/09/2009, 14:19
Meu jeep trocou o 6 cilindros original à gasolina por um 4 cilindros à álcool do Maverick 74. O documento saiu hoje. Sem problemas. Entre o início do processo de registro do motor até o documento impresso foram apenas 20 dias. O registro foi feito na cidade de Limeira (SP), pois a placa é de lá. Semana que vem pretendo fazer a transferência para Campinas.

Mas no seu caso não há aumento de potência, por isso não teve problemas na troca...

Renato Romera
25/09/2009, 15:34
Fábio,

Pergunta pra ele como se emplaca um protótipo? troca de motor é repotenciamento (limite de 10%) veiculo modificado e repotenciado é outra ( limite estabelecido pelas características do seu veículo), quem dita isto? o inmetro aprovando ou não :mrgreen::discordo: bem subjetivo mas se vc tive a autorização do delegado o cara do inmetro gostar do seu carro e de você.

Existe uma substancial diferença entre repotenciamento e quase protótipo(modificado e repotenciado no doc)

Pode mostra meu doc pra ele.

Abraço

Fábio André Lermen
25/09/2009, 16:19
Fábio,

Pergunta pra ele como se emplaca um protótipo? troca de motor é repotenciamento (limite de 10%) veiculo modificado e repotenciado é outra ( limite estabelecido pelas características do seu veículo), quem dita isto? o inmetro aprovando ou não :mrgreen::discordo: bem subjetivo mas se vc tive a autorização do delegado o cara do inmetro gostar do seu carro e de você.

Existe uma substancial diferença entre repotenciamento e quase protótipo(modificado e repotenciado no doc)

Pode mostra meu doc pra ele.

Abraço

Tchê!

Aí é que está o detalhe... eu mostrei o tópico onde estavam os documentos, ele disse que a única maneira de fazer é numa oficina credenciada e capacitada para construção de protótipos e o valor do credenciamento é de R$ 6.800,00 (para a oficina)!!!

Ele até falou que depende de credenciador para credenciador, ou seja, aqui eles não aprovam nem a pau! Salvo se eu achar uma oficina que paga os 6.800 dinheiros para ter tal liberação...

Mas isso até que não me assustou tanto, já que posso ir a outra cidade tentar... o que mais me deixo preocupado é a questão dos motores... tenho um V6 da F250 no meu jeep e fiz uma busca no cadastro nacional (BIN) através do número do motor... onde consta: em circulação numa F250 movida a gasolina no estado do RS, mas no cadastro do Detran RS este veículo está cadastrado a diesel! Vai entender estas leis!!!

O cara citou que os veículos que tiveram os motores trocados no RS, MT, MS ou outro estado que liberava, mesmo com autorização do inmetro local, estão sendo obrigados a recolocar o motor original ou similar a gasolina ou alcool conforme saiu de fábrica.

Blz

Fábio

Renato Romera
25/09/2009, 20:40
Logo o meu foi mágica, porque na consulta já esta no jeep, procura um bom despachante que ele dá jeito.

Eu juntei um caminhão de papel e já fui parado algumas vezes pela polícia e tudo certo, minha sugestão, procura outro inmetro.

Detalhe, eu fiz tudo no peito e depois do jeep rodando que comecei a reuni a papelada e consegui a aprovação.

Se voce quise o telefone do meu despachante eu arrumo, mas ta meio longe né.

Procura as resoluções para emplacar protótipo e vai conversar em outro inmetro, eu não tenho, senão enviava pra voce.

Tem tanto carro caindo os pedaços e turbo, nitro e o diabo irregular pelas ruas, pq não iriam aprovar um jeep bem feito.

Qualquer dúvida estamos aí.

Boa sorte

Abraço

Renato Romera
25/09/2009, 20:44
Pra voce como este cara está enganado, qualquer pessoa física pode construir até 3 protótipos por ano e emplaca-los, não precisa de porra nenhuma de oficina credenciada, já saiu até uma matéria na quatro rodas e isto tambem consta em alguma resolução do contram.

[]'s

Snoop
25/09/2009, 21:10
Senhores,
Estou acompanhando as dicussoes neste topico, e tambem ja acompanhei de outros.
Observe moro em Londrina PR e estive no detram indagando sobre colocar um motor diesel em uma f75. Me informaram que uma exigencia legal seria ela ser 4x4 e que nao haveria prolblema em trocar de motor, no caso gasolina para diesel em pick up. Me falou pegar com ele todo o passo a passo para realizar a operação.
Bem, no caso de vcs, acredito que um bom despachante resolve a questao. Observo que varia bastante de estado para estado mesmo sendo lei federal. Me parece que cada caso é um caso.

Pablo.pinto2007
25/09/2009, 23:02
Colegas, deixem de discutir problemas que não cabem a nós.
Há algumas possibilidades, uma delas, contratar um bom despachante, com um bom despachante tudo se resolve, se mesmo assim, não der certo, coloque alguma coisa na mão ou dentro do carro em um local específico e avise para o vistoriador onde está o do lanche que passa... se mesmo assim não der certo, muda o endereço do carro, que dependendo do estado você consegue fazer a alteração.
No mais depois eu conto o que aconteceu comigo!

Abraços!!!

Renato Romera
26/09/2009, 00:17
Até onde eu sei a lei é federal, um bom despachante ajuda muito como disse o colega, mas eu não concordo em suborna alguem, eu fiz tudo conforme meu despachante orientou e funcionou muito bem.

O cara do inmetro me disse que eles não aprovam os jipes pq 90% é uma gambiarra que dá gosto, se vc fize tudo certinho duvido que não consiga legalizar, no final do ano vou sobrealimentar meu jeep e tambem quero regularizar isto no doc, desta vez vou postar o passo a passo da para ajudar os colegas.

abraços

Marcelo Cunha
26/09/2009, 08:40
Aí Renato, parabéns pela iniciativa de buscar um caminho correto para as coisas, principalmente sem subornos, espero que este meio que utilizaste seja útil para todos que tem problemas desta ordem mas aqui no RS pelomenos ainda sofremos com a falta de informação, má vontade e corrupção dos órgãos envolvidos. Isto dificulta ainda mais as coisas, é uma vergonha mas é verdade.

mariel
26/09/2009, 13:21
Pessoal,

Entrei em contato com meu despachante de Botucatu, e mesmo me disse se o motor não tiver nota, é preciso fazer o laudo e encaminhar a documentação ao delegado.

Ele nem comentou de imentro ele disse que o processo era simples...

Agora será q isso muda de estado para estado e de cidade pra cidade?

Abraços

Renato Romera
26/09/2009, 15:23
Mariel, não deveria nem poderia, mas no Brasil :dance:, boa sorte, só não aceite quem diga que é impossivel legaliza alteração de potência maior que 10%.

[]'s

Renato Romera
26/09/2009, 15:26
Marcelo é bem legal ter o negocio 100% documentado, no entanto que consegui faze seguro de um brinquedo daquele tamanho, qualquer coisa mais técnica que precisarem posso entra em contato com meu despachante.

[]'s

On cô vô, cê num vai
28/09/2009, 11:34
Digo as palavaras do Marcelo. Parabéns pela iniciativa de colocar a disposição no fórum a meneira que foi feita a legalização das suas modificações. Só acho incrível essa diferença de lei entre cidades do mesmo PAÍS, sendo uma lei Federal. Não entendo.

lucciano amaral
02/10/2009, 08:31
Renato, li num dos primeiros post deste toipico que vc conseguiu fazer seguro do seu jeep. Em qual seguradora vc fez o seguro? abraços

Renato Romera
02/10/2009, 16:28
Luciano na Mafre seguros, porem necessita de laudo do inmetro e tem que passa na vistoria do seguro.

[]'s

lucciano amaral
05/10/2009, 08:22
Reanto,obrigado

santistadoente
05/10/2009, 09:48
Pessoal,

Estou trocando minha mecanica original, cambio e motor, para o AP e cambio do Chevette, gostaria de saber sobre a modificação na documentação, o que é necessário para legalizar essa mudança, exigencias..

abraços

Esse negócio de potencia, não tem nada a ver tinha um bf potencia 90, coloquei um GM injetado 140 potencia da quase 50% a mais, demorou mais saiu, ficou no Doc, como do amigo acima, manda pra um bom despachante, com NF do motor, e espera pq demora!
Abraço e boa sorte!