Conectar

Ver Versão Completa : TPS

MarcosAguiar
23/12/2004, 12:20
Pessoal boa tarde.

Meu carro está apresentando uns engasgos da seguinte maneira...
Acelerando o carro uniformemente ou de repente ele começa a perder potência (como se estivesse tirando o pé do acelerador) e de repente "dá um pulo e volta a acelerar"...

Diagnóstico: TPS...(ou algo parecido :P)

Alguma opção? Alguém já teve este problema?

Abraços

Marcos Aguiar
Vitara 95
...da sem nome...:(
:twisted:

wavarela
23/12/2004, 18:05
Olá Marcos,

Meu Vitara tinha o mesmo sintoma e era a sonda lambda detonada...

Abraços,

Waldir Varela

MarcosAguiar
23/12/2004, 19:27
Olá Marcos,

Meu Vitara tinha o mesmo sintoma e era a sonda lambda detonada...

Abraços,

Waldir Varela

É amigo...todos os sintomas recaem sobre ela....

No check engine acusa problemas nela..., mas porque não tenho problemas quando funciono no GNV??

O que você fez? Trocou? É fácil encontrar?

Grato

wavarela
23/12/2004, 20:10
Não sei explicar tecnicamente... mas a sonda lambda detecta a queima dos gases no coletor do escapamento, e pode ser que o GNV de uma leitura diferente na sonda... sei lá !!!

No meu caso utilizei a sonda lambda do Gol Mi(4 fios), sendo que tem que trocar o conector. Segue esquema de ligação:

Vitara.: 2Fios pretos são de alimentação da resistência
Fio Azul é o sinal de tensão para o módulo
Fio branco é o terra da sonda

Gol.: 2Fios brancos são de alimentação da resistência
Fio preto é o sinal de tensão para o módulo
Fio cinza é o terra da sonda

Sonda de Gol, bosch 0 258 003 813 vai em todos do 1.0 ao 2.0

Abraços,

Waldir Varela

Sukys
24/12/2004, 01:50
No check engine acusa problemas nela..., mas porque não tenho problemas quando funciono no GNV??

Porque o GNV, Marcos, é autônomo em termos de carburação e não faz uso do sistema de injeção.

Abraços,

Fabil
24/12/2004, 10:04
Waldir...

a sonda lambda NAO detecta queima de gases.. ela apenas detecta a temperatura dos gases provinentes da combustao.. e a ECU a partir da leitura desta, ajusta os parametros de injecao da quantidade de combustivel a injetar ( a quantidade de combustivel e a proporcao de ar p/ a queima resulta de temperaturas diferente de combustao)
mistura pobre= queima em maior temperatura
mistura rica = queima em menor temperatura

T+

Periquitooffroad
25/12/2004, 01:43
Waldir...

a sonda lambda NAO detecta queima de gases.. ela apenas detecta a temperatura dos gases provinentes da combustao.. e a ECU a partir da leitura desta, ajusta os parametros de injecao da quantidade de combustivel a injetar ( a quantidade de combustivel e a proporcao de ar p/ a queima resulta de temperaturas diferente de combustao)
mistura pobre= queima em maior temperatura
mistura rica = queima em menor temperatura

T+

Fabil, sinto discordar mas a sonda lambada detecta quantidade de oxigênio presente nos gases resultantes da combustão.
mistura rica = pouco oxigênio
mistura pobre = muito oxigênio

Com esse parâmetro associado a outros a ECU indica o tempo de injeção.
Lembrando que o outro nome da sonda é sensor de oxigênio.

Fabil
25/12/2004, 18:50
entao porque a distancia da sonda em relacao ao coletor de escape afeta a leitura ?

Sukys
26/12/2004, 01:19
Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Alguma sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

Abraços,

dero
26/12/2004, 15:48
Marcos,

ja resolveu o problema da lambda?

como?

valeu

Periquitooffroad
26/12/2004, 20:58
Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Alguma sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

Abraços,

Correto se para sonda de um fio só.
Sondas com 3 ou 4 fois tem resistência interna para aquecer o zircônia da Sonda. Somente a temperatura de 300°C é que o elemento cerâmico consegue mandar a voltagem, em outras temperaturas a resistência é muito alta.

A posição da sonda é geralmente exatamente ou logo após a união entre os dutos dos 4 cilindros. Assim conseguer ler a queima dos 4L. Veículos V6 possuem duas sondas, uma para cada coletor. Alguns países tem controle fígido de emissões veículares e assim, obrigatório sonda antes do catalizador e sonda depois do catalizador.

Sukys
27/12/2004, 03:52
Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Algumas sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

Abraços,

Correto se para sonda de um fio só.
Sondas com 3 ou 4 fois tem resistência interna para aquecer o zircônia da Sonda. Somente a temperatura de 300°C é que o elemento cerâmico consegue mandar a voltagem, em outras temperaturas a resistência é muito alta.

Não entendi porque você achou meu texto válido sómente para sondas de um fio se justamente faço menção sobre sondas com resistência.

Alguns países tem controle fígido de emissões veículares e assim, obrigatório sonda antes do catalizador e sonda depois do catalizador.

O uso da primeira ou segunda sonda Lambda não é feito em função de obrigação, de lei. As normas anti-poluição determinam valores e os fabricantes vão atrás de uma solução, com total liberdade de usar o que bem entender, desde que as normas sejam cumpridas.

A primeira (ou única) sonda realmente serve - em grande parte - para controle de emissão, só que a segunda (quando existir) serve para monitorar o estado de conservação do catalisador (e de quebra, do sistema de escape entre as duas sondas).
Alguns gases são reduzidos (oxidados) pelo catalisador, e isso consome oxigênio. Se a segunda sonda indicar um valor residual de oxigênio que seja igual ou maior do que o indicado pela primeira sonda será indicativo de duas coisas: ou o catalisador não está mais atuando ou existe entrada de ar no sistema, o que pode ser altamente prejudicial para a vida útil do catalisador.
Que eu saiba, isto só existe em poucos veículos (caros ou sofisticados) e embora tenha lá sua utilidade para a qualidade do ar serve mais para alertar o dono do carro que está na hora de se fazer manutenção.

Abraços,

MarcosAguiar
27/12/2004, 08:01
Marcos,

ja resolveu o problema da lambda?

como?

valeu

Vou resolver hoje e te falo o que fiz....

Ainda tenho alguns testes sugeridos pelo Rafael para confirmar que o problema é realmente a sonda...

Abraços

Periquitooffroad
27/12/2004, 16:01
Não entendi porque você achou meu texto válido sómente para sondas de um fio se justamente faço menção sobre sondas com resistência..

Quis dizer a maior proximidade seria relevante para sondas de 1 fio só. Mas sua afirmação está totalmente correta.

O uso da primeira ou segunda sonda Lambda não é feito em função de obrigação, de lei. As normas anti-poluição determinam valores e os fabricantes vão atrás de uma solução, com total liberdade de usar o que bem entender, desde que as normas sejam cumpridas

Bom, pra cumprir a eficiência do sistema, como é requerido, a fábrica se vê obrigada a garantir que os gases de escape estejam realmente dentro dos padrões depois da Lambda e do catalisador.

A primeira (ou única) sonda realmente serve - em grande parte - para controle de emissão, só que a segunda (quando existir) serve para monitorar o estado de conservação do catalisador (e de quebra, do sistema de escape entre as duas sondas).

A sonda no coletor de descarga serve unicamente para garantir a proporção ideal da mistura ar combustível. Isso teóricamente daria numa queima perfeita com a redução de emissões sendo a consequência.

Que eu saiba, isto só existe em poucos veículos (caros ou sofisticados) e embora tenha lá sua utilidade para a qualidade do ar serve mais para alertar o dono do carro que está na hora de se fazer manutenção.

O Sidekick no Canada desde 1992 tem, até o Golf nacional tem. Inclusive quando coloquei coletor de escape dimensionado 4x1, usei a segunda sonda do Golf pois a fiação da sonda original ficou curta.

dero
27/12/2004, 16:18
O Sidekick no Canada desde 1992 tem, até o Golf nacional tem. Inclusive quando coloquei coletor de escape dimensionado 4x1, usei a segunda sonda do Golf pois a fiação da sonda original ficou curta.

Inlcusive uma das preocupaçoes de quando se muda o coletor ou se faz um dimensionado é justamente onde posicionar a sonda, o ideal é na mesma posiçao onde estava antes (justamente por causa da temperatura de trabalho), mas sendo a sonda aquecida (mais de 3/4 fios) o posicionamento da sonda passa a ser secundario, apesar de em alguns casos tb haver erro de leitura por trabalhar em temperatura menor q a padrao pq nem sempre o aquecimento alétrico da conta, sozinho, de manter a sonda a 300ºc.

valeu

Periquitooffroad
28/12/2004, 01:34
Inlcusive uma das preocupaçoes de quando se muda o coletor ou se faz um dimensionado é justamente onde posicionar a sonda, o ideal é na mesma posiçao onde estava antes (justamente por causa da temperatura de trabalho), mas sendo a sonda aquecida (mais de 3/4 fios) o posicionamento da sonda passa a ser secundario, apesar de em alguns casos tb haver erro de leitura por trabalhar em temperatura menor q a padrao pq nem sempre o aquecimento alétrico da conta, sozinho, de manter a sonda a 300ºc.
valeu
A posição correta é onde os 4 dutos se unem e o aço de que é feito o tubo faz o resto quanto a aquecimento. Não estamos falando de um coletor de escape de 1m de coprimento. Se houver erro de leitura, a ECU indica pois faz os cálculos manda o combustível e verifica se está conseguindo. Se faz alterações no tempo de injeção e não consegue alterar o valor da sonda, ele indica erro de sonda.