Conectar

Ver Versão Completa : Pajerinho 99 Automática (3.5) ou 98 manual (3.0)?

rkowal
19/09/2009, 15:00
Olá Pessoal,

Estou trocando meu carro (vitara) por uma pajerinho para trilhas. Tenho dúvida quanto a qual carro comprar...
Tenho dois carros muito bons em vista, sendo: uma Pajero 99 Automática 3.5 ; e uma pajero 98 Manual 3.0.
Minha preferência era por câmbio manual, porém a Pajero 99 está em melhor estado...

Lá vai minha dúvida... tinha um vitara automático, evidentemente, que a motorização é completamente diferente da pajero... mas percebia que, em alguns momentos, a falta de embreagem (no automático) fazia falta... não terei esse problema se ficar com a Pajerino automática? lá se vão 202 HPs o carro... contra pouco mais de 80 HPs no vitara.

Desde já agradeço

Abs
Rodrigo

n0gs
20/09/2009, 15:57
E ae rkowal,

eu tinha um vitarinha 1.6 8v auto, gostava muito dele pra tudo, tanto na estrada, cidade e fora de estrada, na minha opinião, o câmbio automático proporciona mais conforto inclusive nas trilhas, é mais fácil de levar, não exige experiência e não deixa a desejar quando comparado com um câmbio manual.

Peguei uma Pajerinho 98 3.0 MT, muito bom, quebra bem menos que os suzukis, tem mais motor, mais conforto e passa em qqr lugar... a única coisa que perdi foi curso de suspensão, isso realmente o vitara tem mais...

Agora, explica melhor esse lance de "sentir falta de embreagem", em que momento vc sente isso?

ABS

Paulo_CW
20/09/2009, 18:42
Caro colega...
Seja bem vindo ao mundo das trilhas com Pajeros.... Particularmente acho q tem muito pouca gente aqui no forum q mete elas nas trilhas.... aqui no PR... ta tendo uma migração muito grande do pessoal de Vitara, Samurai, Band e outros jeeps para as Mits.... questão do custo benifício...
Bom... eu só uso a minha para trilhas (vc pode ver algumas fotos da minha em ação no meu album).... quanto mais o pessoal ta vendo Pajeros em trilhas mais a desejam, pois taum vendo q é essa viatura de fato...
Na questão do câmbio... o AT vai muitissimo bem e te da bastante tranquilidade em trilhas, mas eu sou fã do câmbio manual pra trilhas... questão de gosto mesmo.... e outra... tbm sempre tive um pouco de receio.... pois no câmbio AT, poucos querem mexer... e o custo das peças tbm é pesado... basta ver o custo do óleo para o AT.... já para o manual tem muitas opções....
Bom... o fato é q tanto de manual ou AT, vc estará bem servido...

rkowal
21/09/2009, 09:23
Olá pessoal,
Obrigado pelas informações...
O problema da "falta de embreagem" acontece quando estou passando um barrinho e o carro começa a querer atolar... Minha queixa é que se tivesse uma embreagem poderia aumentar o giro do motor e concluir a atravessia...
No automático o carro vai morrento e, as vezes, não completa o obstáculo... Será o motorista??? Hehehe
Tinha um Wilys manual (motor de opala) e não tinha esse problema, aumentava o giro e acelerava... E Tudo certo!!
Minha dúvida é que como tenho outros 3 amigos com vitara manual... Em alguns momentos eles conseguem passar por lugares que com o automático, não tem jeito!!!
Por isso meu pedido de eajuda... Será que não terei o mesmo problema com uma Pajero automática?

n0gs
21/09/2009, 09:40
Olá pessoal,
Obrigado pelas informações...
O problema da "falta de embreagem" acontece quando estou passando um barrinho e o carro começa a querer atolar... Minha queixa é que se tivesse uma embreagem poderia aumentar o giro do motor e concluir a atravessia...
No automático o carro vai morrento e, as vezes, não completa o obstáculo... Será o motorista??? Hehehe
Tinha um Wilys manual (motor de opala) e não tinha esse problema, aumentava o giro e acelerava... E Tudo certo!!
Minha dúvida é que como tenho outros 3 amigos com vitara manual... Em alguns momentos eles conseguem passar por lugares que com o automático, não tem jeito!!!
Por isso meu pedido de eajuda... Será que não terei o mesmo problema com uma Pajero automática?

cara, se o lance for aumentar o giro vc pode usar o kick down!! o kick down é ativado quando vc pisa no acelerador até no fundo, o câmbio automaticamente volta uma velocidade e sobe o giro!! usava isso bastante no meu vitara...

E como a motorização da pajerinho é muito superior a do vitara, acho que vc nem vai precisar de usar kick down... rsrsrsrs....

ABS

djalmab
21/09/2009, 10:42
cara nesse caso a decisao é mais o Motor do que a embregagem ( ou falta dela :-) ).. O 3.5 é muito mais motor do que o 3.0. Ja tive as duas e é uma senhora diferenca a favor do 3.5

SAPO-BOMBA
21/09/2009, 15:08
Eu iria de 3.5 auto... motor é um canhão, e casado com automático vai ter dar muito conforto no dia-a-dia e até nas trilhas.

"O mundo é dos automáticos", podem escrever aí... hehehe

n0gs
21/09/2009, 15:53
Eu iria de 3.5 auto... motor é um canhão, e casado com automático vai ter dar muito conforto no dia-a-dia e até nas trilhas.

"O mundo é dos automáticos", podem escrever aí... hehehe

olha, não é desconsiderando a opinião dos colegas não, realmente uma 3500 AT seria uma ótima pedida!!

Mas vc deve colocar na balança também o custo de manutenção, veja o estado do motor e da caixa, se vc tiver que mecher no motor de uma 3500, vai ter que comprar quase o dobro de peças do que vc gastaria para um motor 3000, pois o 3500 é DOHC e se não abriram o cabeçote dela, vc tem muita chance de ser sorteado!! hahahaha... Sério, normalmente se meche no cabeçote entre 100.000 e 150.000.

Sobre o câmbio, nem se fala, se der pau vai gastar mais uma fortuna... no MT gastaria bem menos.

lembre-se que vc não está comprando um carro zero e por melhor que seja a aparência do carro, não tem como saber como foram feitas as manutenções anteriores. Lembro de um vitarinha AT que eu comprei, super novo, levei pra várias pessoas olharem, mecânicos e etc... 5 meses depois lá se vai um câmbio automático.

Mas a 3500 deve ser um "T" de dirigir!!

ABS!!

Paulo_CW
21/09/2009, 16:18
TRILHA NÃO É MOTOR.....
Vale considerar o custo benefício.... afinal a manutenção conta muito em VIATURAS DE TRILHA....

rkowal
21/09/2009, 21:28
cara, se o lance for aumentar o giro vc pode usar o kick down!! o kick down é ativado quando vc pisa no acelerador até no fundo, o câmbio automaticamente volta uma velocidade e sobe o giro!! usava isso bastante no meu vitara...

E como a motorização da pajerinho é muito superior a do vitara, acho que vc nem vai precisar de usar kick down... rsrsrsrs....

ABS

Tchês,
Não conheço kick down, mas entendo que possa ser o "segundo" estágio, pois ainda o vitarinha é carburado...
realmente ele reduz, e fica um pouco mais esperto, mas não a ponto de fazer tanta diferença.
Tive a oportunidade de dirigir só pajero o 3.0 manual... e ainda era no GNV.
Ainda esta semana vou fazer o test drive na AT 3.5.
vamos ver no que dá!!

Abs

Waldir Carlos
22/09/2009, 06:18
Ano passado, na minha peregrinação procurando uma 6 canecos, fiz o test drive em uma dezena delas. As 3.500 AT são fantásticas; DOHC_24V_202cv não é brincadeira, mas compartilho da opinião do Paulo. Mesmo sendo quase um leigo no assunto, também acho: TRILHA exige um carro com manutenção mais em conta. Nisso, a SOHC_12V_150cv leva "vantagem".

[]s

n0gs
22/09/2009, 10:48
Tchês,
Não conheço kick down, mas entendo que possa ser o "segundo" estágio, pois ainda o vitarinha é carburado...
realmente ele reduz, e fica um pouco mais esperto, mas não a ponto de fazer tanta diferença.
Tive a oportunidade de dirigir só pajero o 3.0 manual... e ainda era no GNV.
Ainda esta semana vou fazer o test drive na AT 3.5.
vamos ver no que dá!!

Abs

o cambio do vitarinha carburado tb tem kickdow, o seu câmbio é um "GM TH180C", todo mecânico, muito bacana o funcionamento dele, o kickdown desse câmbio é acionado por um cabo específico que abre uma valvula dentro do cambio liberando a pressão do óleo pra voltar uma velocidade, faça um teste, coloque no D espere até chegar na terceira velocidade, já que este cambio só tem tres mesmo, quando chegar aperte o pé até o fundo, se ele reduzir uma velocidade o kickdown está funcionando, se não, pode estar com algum problema ou até mesmo sem o cabo do kickdown...

ABS

Paulo_CW
23/09/2009, 12:13
Somente para constar de um fato q lembrei...
Ja tive problema em minhas viaturas com o motor de arranque em trilhas pesadas onde eles encheram de lama.... mas e daí né, q isso tem a ver com o tópico.... bom, eis a vantagem do câmbio meca. onde vc bate a chave com o pé fora da embreagem e em 85% dos casos vai no tranco e pega.... já nas AT.... vc fica na mão como já vi acontecer

n0gs
23/09/2009, 12:30
Ja tive problema em minhas viaturas com o motor de arranque em trilhas pesadas onde eles encheram de lama.... mas e daí né, q isso tem a ver com o tópico.... bom, eis a vantagem do câmbio meca. onde vc bate a chave com o pé fora da embreagem e em 85% dos casos vai no tranco e pega.... já nas AT.... vc fica na mão como já vi acontecer

já passei por isso... mas tive sorte que era apenas um fio do arranque solto... isso é uma desvantagem realmente...

Paulo_CW
23/09/2009, 13:28
Quem faz TRILHA geralmente já passou por esse problema.... comigo já aconteceu em todas as viaturas q já tive...CJ`s Samurai e tbm com a Pajero.... só uma vez q travou feio o samurai..... q tive de sair rebocado do buraco e depois fazer pegar no tranco.... pois no geral, basta bater a chave com o pé fora da embreagem e continuar a trilha.....

CesarMit
28/09/2009, 10:50

As trilhas da minha região são com muita lama e quando tinha Vitara passei por isso várias vezes. A Pajero eu ainda não precisei desmontar o motor de arranque, mas quase certo q isso tbm venha a acontecer um dia.

rkowal
08/02/2010, 22:53
Olá pessoal,

resgatando o tópico...
finalizada a compra da Pajero 99/99 3.5 AT :-D . decidi por essa viatura pois os 50hps a mais fizeram a diferença. agora é euipa-la e colocar no barro e ver a performance do carro...

venho acompanhando os tópicos mesmo antes de ter o uma mit... muito uteis as informações trocadas por aqui!!

grande abraço
Rodrigo Kowal

Paulo_CW
09/02/2010, 07:11
Olá pessoal,

resgatando o tópico...
finalizada a compra da Pajero 99/99 3.5 AT :-D . decidi por essa viatura pois os 50hps a mais fizeram a diferença. agora é euipa-la e colocar no barro e ver a performance do carro...

venho acompanhando os tópicos mesmo antes de ter o uma mit... muito uteis as informações trocadas por aqui!!

grande abraço
Rodrigo Kowal
Parabéns... e tenha certeza q o desenpenho na trilha é excelente.... (de uma olhada no meu album de fotos)
Basta por pneus e mandar ver nas trilhas... importante já de cara é colocar proteção de tanque... senaum corre o risco de já detonar ele do primeiro buraco...hehehehe
Outro fato feliz... é q se vc quizer mais desenpenho nas trilhas... a Kaiser lançou bloqueio para Pajero...
De resto... seja feliz nas aventuras

n0gs
09/02/2010, 16:57
Parabéns... e tenha certeza q o desenpenho na trilha é excelente.... (de uma olhada no meu album de fotos)
Basta por pneus e mandar ver nas trilhas... importante já de cara é colocar proteção de tanque... senaum corre o risco de já detonar ele do primeiro buraco...hehehehe
Outro fato feliz... é q se vc quizer mais desenpenho nas trilhas... a Kaiser lançou bloqueio para Pajero...
De resto... seja feliz nas aventuras

quem é vivo sempre aparece, ou sou eu que não estou usando bastante o fórum?!!? hahaha...

Paulo_CW
10/02/2010, 20:49
quem é vivo sempre aparece, ou sou eu que não estou usando bastante o fórum?!!? hahaha...

Opsss... estamos na ativa:concordo: