Ver Versão Completa : Ajuda Dodge Dakota
Barracuda
19/09/2009, 08:16
Bom dia pessoal.
Sou novo por aqui, então se o tópico estiver no lugar errado, peço desculpas.
Estou precisando de uma ajuda e/ou opiniões.
Estou olhando uma picape para comprar, dentre as várias opções no mercado de usados, acabei optando pela Dodge Dakota, a escolha pela versão do motor a diesel veio pela intenção de "baixo consumo" se comparado com as outras versões (meu sonho era a v8, mas não sou dono de posto).
De todas que vi, consegui duas opções. Uma 2001 por R$31000 , aparentemente está nova, e uma 2000 pela bagatela de R$14500 com o cabeçote desmontado e trincado. Sem contar que o carro está parado cerca de 1 ano e meio.
Sabendo que ambas estão com o motor a diesel Detroit... Pensei em 4 coisas:
1º - Troca do motor por um MWM 2.8 (parece que algumas pessoas tem feito isso)
2º - Arrumar o motor original e rezar pra ele não ficar caro.
3º - Comprar outro motor original
4º - desistir desse negocio de arrumar o motor e arriscar na de 31 mil
E aí, o que vocÊs fariam?
*Só pra constar, S10 eu não curto; a Ranger eu apenas gosto do modelo de 2005 a 2009, e mesmo assim tá fora do meu orçamento; Silverado, só a 6 cilindros, mas tmb tá fora do meu orçamento, e isso quando encontra uma inteira pra vender; F250 eu realmente não gosto.
Se voce der 15.000 num carro, pra trocar o motor, cambio e diferencial.
Logo vai estar custando 35/40.
Com este valor de 30000 compraria uma Strada.
Para evitar ficar louco logo logo com o preço da manutenção.
Barracuda
19/09/2009, 09:55
Segundo pude constatar, a adaptação do motor MWM 2.8 TCA é necessário apenas de uma flange e a troca do disco de embreagem. Isso foi o que me disseram, logicamente pode estar errado.
Pode manter caixa e diferencial.
Em relação a picapes pequenas, não vale a pena, estou querendo um veiculo maior. E Fiat pra mim piorou, não tenho boas experiências com a marca.
JecaTatu
19/09/2009, 10:23
Amigo, dê uma olhada nesse link, talvez te interesse: Vendo Motor DODGE Dakota Turbo Diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58675&highlight=dakota)
E outra, já pensou numa Ranger Sport 2008? Não vai custar muito mais que essa dakota 2001 (7 anos mais velha) e é uma picape violenta! Te digo pois já tive uma e foi o melhor carro que já tive até hoje.
Dê uma olhada no tópico que fiz sobre a danada ano passado: Ranger Sport 2.3 16V 150cv 4X2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46794)
Barracuda
19/09/2009, 10:36
é Sr. Jeca Tatu. Eu já tinha olhado a Ranger Sport, cheguei até fazer teste drive em uma, mas o que pega é o seguinte, eu tenho 25 mil para comprar um carro. Não estava querendo financiar muita coisa, pensei em no máximo uns 7 a 8 mil, mas pelas informações que estou recebendo a respeito da mecanica Dakota com pessoas de minha confiança, o melhor é esquecer essa barcaça, e da um jeitinho de encarar uma Ranger ou silverado mesmo.
Marcelo Cunha
19/09/2009, 11:23
Barracuda, o problema de trinca do cabeçote deste motor é cronico, conheço gente que já trocou o cabeçote 2 vezes num intervalo de 2 anos.
Eu evitaria este motor. Opinião pessoal.
Não pensaste num modelo a gasolina com GNV? A camionete é ótima, o problema é o motor Detroit, aí ficaria dentro do seu orçamento e com baixo custo para rodar.
Barracuda
19/09/2009, 11:34
heheheh
Pensei no motor a Gasolina, nas 3 versões. a 4 em linha, a v6 e a v8. Desses, as melhores que vi até o presente momento, são as v8, que me desanimam pelo câmbio automatico. Acho que a melhor Opção mesmo está no que o Jeca Tatu disse, uma Ranger Sport. É fechar a cara e encarar o financiamento. Eu já até escutei uma hoje que a melhor marca de carro é o novo.
hehehehe!!
SERGIO AUGUSTO
19/09/2009, 15:09
Bom dia pessoal.
Sou novo por aqui, então se o tópico estiver no lugar errado, peço desculpas.
Estou precisando de uma ajuda e/ou opiniões.
Estou olhando uma picape para comprar, dentre as várias opções no mercado de usados, acabei optando pela Dodge Dakota, a escolha pela versão do motor a diesel veio pela intenção de "baixo consumo" se comparado com as outras versões (meu sonho era a v8, mas não sou dono de posto).
De todas que vi, consegui duas opções. Uma 2001 por R$31000 , aparentemente está nova, e uma 2000 pela bagatela de R$14500 com o cabeçote desmontado e trincado. Sem contar que o carro está parado cerca de 1 ano e meio.
Sabendo que ambas estão com o motor a diesel Detroit... Pensei em 4 coisas:
1º - Troca do motor por um MWM 2.8 (parece que algumas pessoas tem feito isso)
2º - Arrumar o motor original e rezar pra ele não ficar caro.
3º - Comprar outro motor original
4º - desistir desse negocio de arrumar o motor e arriscar na de 31 mil
E aí, o que vocÊs fariam?
*Só pra constar, S10 eu não curto; a Ranger eu apenas gosto do modelo de 2005 a 2009, e mesmo assim tá fora do meu orçamento; Silverado, só a 6 cilindros, mas tmb tá fora do meu orçamento, e isso quando encontra uma inteira pra vender; F250 eu realmente não gosto.
Boa tarde Barracuda.
Bem, possuo uma DAKOTA 2.5 Diesel 2001, e quando comprei a idéia era trocar o motor, pois a comprei para isso, fazer um up grade no powertrain. Mas devido a problemas no meu negocio, onde tomei uns prejuizos violentos, tive que abortar o projeto, até já tinha comprado motor, acessoorios, e tive que desfazer o negocio. Nesse meio tempo, por motivos de manutencao mal feita e negligencia do dono anterior(isto foi constatado pelo mecanico que arrumou a DAKOTA pra mim), ela deu um problema no vira brequin. Então, como minha situação não estava boa, tive que arrumar o motor(troquei o vira brequin), e mais algumas coisas, e ai fui pesquisar sobre este motor, e posso lhe assegurar, depois disso que fui obrigado a passar, que o motor VM MOTORI(não é DETROIT, como muitos falam, é que a GM é acionista desta marca de motores), não é pior nem melhor que os MWM sprint, e MAXION INTERNATIONAL que conhecemos. O problema dos cabeçotes, existe devido ao sistema de circulação de agua dentro do cabeçote, ter um desenho inadequado para a utilização veicular, mas o problema de trinca ocorre, obviamente, se o motor for submetido a esforços extremos e falta de manutenção correta. Mas se for preciso a substituição dos cabeçotes, voce pode optar pelos cabeçotes da marca APAZ MADRID, que vem com um desenho nos "canais de circulaçaõ de água", que resolve o problema de super aquecimento do cabeçote e consequente trinca.
Peças para este motor, voce encontra facilmente em diversas lojas pelo Brasil, e tem uma, chamada ESSENCIAL AUTO PEÇAS(www.autopecasimportadas.com.br (http://www.autopecasimportadas.com.br)), que tem quase tudo para este motor, inclusive os cabeçotes APAZ MADRID.
Posso lhe afirmar seguramente, que por causa do motor, não precisa se preocupar, pois é um motor tão ruim ou tão bom ,quanto os nossos MWM/INTERNATIONAL.
o sistema de injeção é por bomba injetora rotativa controlada eletronicamente(VE), da BOSCH, muito semelhante a bomba dos motores INTERNATIONAL/MWM só que com comando eletronico, "igual" aos caminhoes VOLVO NL360 EDC ano 1995/99.
Tenho o manual completo deste motor, em portugues, se caso compre o carro, estou a disposição para te enviar as informações que precisar, e obviamente eu as tenha.
Um ponto importante, nestes motores, devido ao sistema de bomba injetora, e alguns "acessórios" eletronicos na periferia da mecânica do carro, é; em que mecanico voce levará o carro!! Pois por causa de um motivo simples, a que é minha hoje, o antigo proprietário, teve que retirar o motor, e levou num "mecanico amigo"(amigo da onça hehe), o cara acabou colocando mais problemas do que o que a caminhonete tinha. O motivo que causou o problema, foi que o tubo que leva lubrificação para a turbina se partiu, no momento que andava no meio de uma lavou de milho(a "cana" do pé de milho, estava enganchada na mangueira quendo ele parou o carro, depois que a bichinha esgoutou todo o óleo do motor e travou!
Bom só pra te ajudar ou atrapalhar,rs, pelo motor, pode comprar uma diesel, sem problemas. Procure um mecanico ai na sua região que conheça do carro, e peça uma avaliação.
Abraço.
Renato Fraga
19/09/2009, 19:31
Olá Amigo BArracuda.
Discordando um pouco do amigo acima, eu te digo que esse motor Diesel original da Dakota é safado, fraco, caro, de difícil manutenção e ninguém manja mexer com ele.
A sua opção em comprar uma Dakota diesel com motor danificado pela metade do preço para trocar o motor por um MWM Sprint pode ser viável se você tiver quem te forneça o motor e quem faça a adaptação.
Realmente a adaptação não é das mais complicadas, tem vários relatos de proprietários que fizeram isso e só obtiveram alegrias. O câmbio e o diferencial podem ser mantidos.
O desempenho desse motor MWM Sprint é muito superior e sua manutenção é muito simples e conhecida, além de haver facilidade de encontrar peças para ele a preço razoável.
O motor original da Dakota tem pouca potência, desempenho fraco e é muito sensível, qualquer peça pra ele custa uma fortuna e tem o problema crônico de superaquecimento. Pra trocar os cabeçotes (são 4) não fica nada barato.
POrtanto, pesquise um pouquinho, e decida o que é melhor fazer.
O Afonso Carlos, da TT4, forista aqui também tem vários motores MWM e pode também te fazer a adaptação se você não tiver a quem recorrer.
Se tiver ORKUT, existe uma comunidade lá DODGE DAKOTA ( http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8178 ) que tem muita informação e discussão a respeito desse assunto. BAsta er paciencia e pesquisar. Lá tem muito "nó cego" mas tem gente de conhecimento também.
Existe um usuário que fez essa adaptação e relatou lá os detalhes ( http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=8178&tid=5214032229397047248&kw=di%C3%A1rio&na=1&nst=1 )
Vale a pena dar uma lida.
Abraços
SERGIO AUGUSTO
20/09/2009, 06:59
Bom dia Barracuda.
A falta de conhecimento de causa, tinha me levado a definir que trocaria com certeza o motor da minha DAKOTA, baseado no "ouvir dizer", "fulano disse que é ruim"( se bem que o motor que tinha escolhido, era um CUMMINS MAX POWER, anos luz a frente dos MWM SPRINT, na minha humilde opinião), mas devido ao que aconteceu, e como tive que ser "apresentado" na sua intimidade ao VM, vi que, para a finalidade que eu pretendo com esta camionete, não precisaria gastar aproximadamente R$ 18.000,00, que é que fica uma troca de motor(se voce colocar um usado), depois de todos os detalhes colocados na ponta do lapis, mias desgate com regularizacao de documentos, sem contar que no meu caso iria trocar eixo diferencial, cambio etc. Então, deixei o projeto de up grade numa dakota, para um futuro proximo, onde pretendo comprar uma outra, também a Diesel, para dai sim, colocar um cummins(acho que talvez até um 6 BTAA, pois vi uma fotos de uma nos EUA com um motor destes, e que monstro!!), substituir os eixos por eixos da RAM ou F250, o cambio por um EATON FS 6309 e colocar uma tcase, para transforma-la numa 4x4 de responsa.
Mas, eu lhe afirmo, sem sombra de duvidas, depois de ver o motor aberto, todos os seus por menores, comandos, etc, não deve nada aos MWM/INTERNATIONAL da mesma categoria. Como disse anteriormente, se for falar em motor maior, ai tudo bem, existe a diferenca, até mesmo pela robustez que se faz necessario a um Diesel de maior cinlidrada, e mais ainda se essse Diesel for um CUMMINS, onde a tecnologia empregada é mais apurada que nos MWM.
Abracao.
Prezado Forista
Ai a coisa chegou onde falei no inicio.
15.0000 mais 15/18 no motor, mão de obra e mais o tempo gasto...
Se lá, hoje em dia o negocio é fugir de dor de cabeça.
A manutenção esta cada dia mais cara...
Penso que se o tiver um veiculo e ele der problema na sua mão, beleza, ai voce teria que arrumar. Como aconteceu com o amigo Sergio.
Agora pagar pra entrar nisso, não aconselho...
Mas a dakota é um classico bonita, boa de dirigir, acho melhor que uma ranger. Nada contra o veiculo.
SERGIO AUGUSTO
20/09/2009, 09:24
Prezado Forista
Ai a coisa chegou onde falei no inicio.
15.0000 mais 15/18 no motor, mão de obra e mais o tempo gasto...
Se lá, hoje em dia o negocio é fugir de dor de cabeça.
A manutenção esta cada dia mais cara...
Penso que se o tiver um veiculo e ele der problema na sua mão, beleza, ai voce teria que arrumar. Como aconteceu com o amigo Sergio.
Agora pagar pra entrar nisso, não aconselho...
Mas a dakota é um classico bonita, boa de dirigir, acho melhor que uma ranger. Nada contra o veiculo.
Fala Adams!
E ai, tudo beleza? Rapaz, estou aproveitando a oportunidade deste tópico do companheiro Barracuda, pra me "retratar" um pouco, em relacao ao que eu estava pensando do motor VM da Dakota, o que eu tava esculhanbando este motor, não tava no jibi, como dizemos por aqui. Mas é aquela história, de falta de conhecimento de causa, e ir na conversa dos outros, sem apurar os fatos. No topico "clube da Dakota, tem um post do companheiro pickupfan, que tem uma DAKOTA diesel, segundo ele com 240.000 Kms rodados, e até agora nada de mais além das manutencoes normais. Seria um bom referencial para o companheiro Barracuda pegar informacoes sobre a viatura.
A minha, aproveitando para colocar um dado mensurado, fizemos uma viagem de 1376 kms(Urucuca, na regiao de Ilheus na Bahia, para Unaí-Mg), onde o consumo médio ficou em 12,28 Kms/l( foram abastecidos durante a viagem 45 litros, e quando chegamos completamos o tanque, pegando 67 litros ). Esta viagem, se deu a uma velocidade de "cruzeiro" mantendo na maioria do percurso, 110 Km/h, de vez em quando algumas escapadas a 120/130Km h.
Abraco a todos.
Renato Fraga
20/09/2009, 10:07
Poxa esse assunto é polêmico.....
MAs não dá pra ninguém ser dono da razão.
Fica difícil alguém induzir o pensamento de alguém a uma opinião particular.
Isso pode cair no que o Sérgio está falando, de ouvir isso e aquilo e acabar por acreditar numa teoria que não condiz com a verdade.
MAs falando do VM Motori, só digo que é uma motor pouco popular no Brasil, na Argentina sei que tem de monte, e equipa diversos veículos por lá, mas aí já vem o primeiro indício de subdimencionamento, pois a DAkota é um veículo de quase 2 toneladas com capacidade de carga para mais 1 tonelada e a maioria dos carros argentinos que usam esse motor têm proposta de uso diferente, sem falar que por lá o uso de motores Diesel é muito maior que por aqui.
O lance de optar pelo MWM é pelo simples fato de ser um motor muito popular por aqui, consagrado, equipa caminhões pequenos, têm histórico de sucesso, eficiência etcetc etc.
Agora, investimento é investimento.
Optar por aliar o carro que você gosta pela mecânica que te agrada é coisa muito particular e fica difícil colocar essa idéia para os outros muito menos entender essa teoria.
Eu se fosse pensar em investimento valer a pena, jamais teria feito o que fiz na minha Dakota. Ouví muitas críticas, mas te asseguro que estou muito contente com o resultado e principalmente, como nunca pensei em me desfazer dela, acho que fiz um bom negócio.
Como disse já colhi relatos de pessoas que fizeram tal adaptação não só em Dakotas, mas em Nissan Pathfinter, GM Tracker, Jeep CJ, XJ, YJ, Land Discovery e todos num princípio parecido. Gostam do carro, não o vêem como investimento mas sim como bem de consumo, e a mecânica não agradava.
Se hoje você adquire um carro com a necessidade de investimento e já está pensando na hora de vender, pode esquecer.
Mas se gosta do carro e quer deixá-lo mais confiável e eficiente, pode ser uma boa opção.
Fazendo uma suposição: Comprar uma DAkota com o motor danificado pela metade do preço. Você saberá exatamente o que é preciso investir e o resultado a ser obtido.
Comprar uma Dakota "em perfeito" estado a preço de mercado, sabe-se lá que estado perfeito é esse e quais os problemas que estão por vir. Vai que você pega uma que dá o mesmo problema que o Sérgio teve????? Ou que trinca o cabeçote posteriormente??? Ou que já tem algum problema maquiado e vai estourar na sua mão.
O fato desse motor VM ser "delicado" implica em possibilidade de existirem muitos com problemas por aí no mercado.
MAs essa é minha opinião, não quero ser o dono da verdade.
Abraços a todos
SERGIO AUGUSTO
20/09/2009, 12:52
Poxa esse assunto é polêmico.....
MAs não dá pra ninguém ser dono da razão.
Fica difícil alguém induzir o pensamento de alguém a uma opinião particular.
Isso pode cair no que o Sérgio está falando, de ouvir isso e aquilo e acabar por acreditar numa teoria que não condiz com a verdade.
MAs falando do VM Motori, só digo que é uma motor pouco popular no Brasil, na Argentina sei que tem de monte, e equipa diversos veículos por lá, mas aí já vem o primeiro indício de subdimencionamento, pois a DAkota é um veículo de quase 2 toneladas com capacidade de carga para mais 1 tonelada e a maioria dos carros argentinos que usam esse motor têm proposta de uso diferente, sem falar que por lá o uso de motores Diesel é muito maior que por aqui.
O lance de optar pelo MWM é pelo simples fato de ser um motor muito popular por aqui, consagrado, equipa caminhões pequenos, têm histórico de sucesso, eficiência etcetc etc.
Agora, investimento é investimento.
Optar por aliar o carro que você gosta pela mecânica que te agrada é coisa muito particular e fica difícil colocar essa idéia para os outros muito menos entender essa teoria.
Eu se fosse pensar em investimento valer a pena, jamais teria feito o que fiz na minha Dakota. Ouví muitas críticas, mas te asseguro que estou muito contente com o resultado e principalmente, como nunca pensei em me desfazer dela, acho que fiz um bom negócio.
Como disse já colhi relatos de pessoas que fizeram tal adaptação não só em Dakotas, mas em Nissan Pathfinter, GM Tracker, Jeep CJ, XJ, YJ, Land Discovery e todos num princípio parecido. Gostam do carro, não o vêem como investimento mas sim como bem de consumo, e a mecânica não agradava.
Se hoje você adquire um carro com a necessidade de investimento e já está pensando na hora de vender, pode esquecer.
Mas se gosta do carro e quer deixá-lo mais confiável e eficiente, pode ser uma boa opção.
Fazendo uma suposição: Comprar uma DAkota com o motor danificado pela metade do preço. Você saberá exatamente o que é preciso investir e o resultado a ser obtido.
Comprar uma Dakota "em perfeito" estado a preço de mercado, sabe-se lá que estado perfeito é esse e quais os problemas que estão por vir. Vai que você pega uma que dá o mesmo problema que o Sérgio teve????? Ou que trinca o cabeçote posteriormente??? Ou que já tem algum problema maquiado e vai estourar na sua mão.
O fato desse motor VM ser "delicado" implica em possibilidade de existirem muitos com problemas por aí no mercado.
MAs essa é minha opinião, não quero ser o dono da verdade.
Abraços a todos
Fala Renato:
Como sempre, e principalmente neste post, fez uma colocacao brilhante, ao longo de seu texto.
Veja, se eu nao tivesse me "rebentado" hehe, numa negociacao de uma obra aqui no meu trabalho, hoje estaria com um Cummins instalado na DAK. Mas , além do ocorrido, ainda aconteceu o problema no motor original, conforme relatei anteriormente, fui obrigado a arrumar o motor original, onde daí tive que correr atrás de informacoes, mecanico capacitado(o que nao foi complicado, pelo aqui na minha regiao, e lá na BAhia, onde o carro deu problema),ai, fui descobrir que uma retífica completa do motor original, incluindo se precisar, a troca de cabecotes(4), kits do motor (4)(pistão, aneis, pino de biela e buchas), jogo de juntas, anéis, servico de retífica, bomba de óleo, etc, ou seja, servico completo,ficaria em torno de R$ 6.850,00 onde a cotacao ficou melhor, pois cotei tudo que poderia precisar(veja que não é tão mais caro que uma retífica completa num MWM). Depois de examinado o motor, foi constatado que além do vira brequim(coloquei stander), custou R$ aprox. 2.000,00, um jogo de juntas,R$ 570,00 brozinas(obviamente uma vez trocado o vira, colocamos bronzinas novas),R$ 350,00, mão de obra na retífica para verificacao do alinhamento dos mancais fixos no bloco,R$ 80,00, mao de obra de desmontagem e montagem, e as devidas regulagens R$ 700,00. Veja, o carro ficou um avião, andando bem, como deve ser, com consumo bastante razoável, em termos de troque e potencia, a ficha tecnica do motor, fala que a potencia é 115cv@3900rpm, e torque de 30,6 Kgf/cm2 entre 2000 3000 rpm. Teoricamente, igual aos maxions 2.5 das ranger, land, etc. Então fui atrás de todas as informacoes possiveis, sobre o motor, e descobri que, computados todos os prós e contra, custos, etc, se for pra ter o carro dentro das especificacoes originais, no meu entendimento, não se justificaria, trocar o motor por outro semelhante(tipo MWM/INTERNATIONAL na mesma categoria, até 2.8), pois hoje, depois do que levantei de informacoes, entendo que seria quase como trocar seis por meia duzia, além do que originalidade conta pontos na valorizacao. Ai não se aplicaria, para o caso de um up grade violento, conforme até trocamos idéias, e voce me passou informacoes valiosíssimas, como era o pensamento que eu estava de meter um CUMMINS MAX POWER, chegar a 260/270 cv, trocar cambio etc,etc. Jamais faria isso (tentar chegar a essa potencia, ou perto disso, com um MWM 2.8 SPRINT, pois a confiabilidade deste em relacão a um motor maior de baixa rpm, nem se discute, irá deixar a desejar). Visto estas questoes, e pelo fato de nao ter desistido de fazer uma DAKOTA Diesel muito forte(pois sou fã mesmo, desta pickup), quem sabe num futuro proximo, penso em adquirir uma outra estendida, pra fazer o projeto que eu queria, ja que essa, me custou o concerto do motor, e tá tudo zerado, bonitinho, original, seria insano, pensar em troca de motor para up grade nela.
Voltando ao VM, temos varios fornecedores de pecas no Brasil, e até fora(tipo Argentina entre outros paises), que se consegue pecas a precos "normais", e tem até algumas empresas de performance renomadas(tenho aqui no meu cadastro.hehe), que fabricam kits de interface para serem acoplados à centralina de comando de injecao, para se conseguir até 150cv de potencia e torque em torno de 35 a 39Kgf/cm2. Aqui no Brasil, o Mauricio da REiko, altera o modulo deste motor, e segundo me informou, é possivel chegar realmente aos 150 cv. Na EUROPA, tem muitas CHEROKEES SPORT com este motor, e segundo relatos de seus proprietarios, em alguns foros que pesquisei, com 250.000 km rodando tranquilo.
Aproveitando, vai uma informacao a todos que possuem DAKOTA diesel, e quem se inetressar, o problema no cabecote, que é o que "ocorre de mais grave neste motor", tem um forum, que relata a substituicao pelo "cabecote reforcado"; http://www.jeepy4x4.com/foro/viewtopic.php?t=13799&postdays=0&postorder=asc&highlight=proxi&start=0 (http://www.jeepy4x4.com/foro/viewtopic.php?t=13799&postdays=0&postorder=asc&highlight=proxi&start=0) ,onde a partir da pagina 6, o forista explica a desmontagem e montagem dos caecotes, e na pagina 8/9 ele posta os resultados. Muito bom o tópico, o forista chama PROXY, e manja muito de VM, e faz questão de passar informacoes.
Também estou a disposicao dos companheiros "DAKOTEIROS" que queiram manuais de manutencao da pickup, acho qu tenho quase todos; motores(GAsolina e Diesel), parte eletrica, suspensao, diferencial, freios, embreagem, etc,etc, usados pelas concessionaria CHRYSLER, escritos em portugues. Os que quiserem, me enviem email/ endereco, que tanto envio por email, como gravo CD e lhes mando.
Abracos
Barracuda
20/09/2009, 18:00
heheheh a coisa da Dakota é complicada! Confesso que minha cabeça tá com muita informação para avaliar ainda, mas ainda estou com o pé atras de pegar essa dakota. Vou ver o que resolvo até amanhã.
Detalhe Mwm 2.8 R$ 8000,00 ou Internacional 3.0 R$ 14.000 aqui em SC.
Também estou a disposicao dos companheiros "DAKOTEIROS" que queiram manuais de manutencao da pickup, acho qu tenho quase todos; motores(GAsolina e Diesel), parte eletrica, suspensao, diferencial, freios, embreagem, etc,etc, usados pelas concessionaria CHRYSLER, escritos em portugues. Os que quiserem, me enviem email/ endereco, que tanto envio por email, como gravo CD e lhes mando.
Abracos
Amigão, eu quero esses manuais, hehehehe... so tenho os americanos, e nas nacionais algumas coisas mudam... Se puder, upa os manuais no http://www.megaupload.com/ assim vc so tem o trabalho de mandar uma vez, depois é só compartilhar os links pra quem quiser baixar... Não precisa se inscrever, mandar email nem nada. Na pagina inicial do megaupload, vc clica em inserir e vai adicionando os arquivos, (caso sejam vários, é mais fácil compactar usando o winrar ou o winzip) depois coloca uma descrição dos arquivos no campo embaixo e clica em enviar... ai é so esperar os arquivos serem transferidos, no final vai aparecer um link do tipo http://www.megaupload.com/?d=MTPFW0JI . Esse link vc manda ou posta no tópico pra quem quiser baixar... O link q usei de exemplo é o manual de serviço em ingles das dakotas 2003...
Renato Fraga
20/09/2009, 21:23
Detalhe, se o interesse for adaptar um motor na Dakota, dê preferência para motores mecânicos.
Motores eletrônicos tornam a adaptação muito mais complexa e cara. E isso se vale pra qualquer carro.
Abraços
SERGIO AUGUSTO
20/09/2009, 21:55
Amigão, eu quero esses manuais, hehehehe... so tenho os americanos, e nas nacionais algumas coisas mudam... Se puder, upa os manuais no http://www.megaupload.com/ (http://www.megaupload.com/) assim vc so tem o trabalho de mandar uma vez, depois é só compartilhar os links pra quem quiser baixar... Não precisa se inscrever, mandar email nem nada. Na pagina inicial do megaupload, vc clica em inserir e vai adicionando os arquivos, (caso sejam vários, é mais fácil compactar usando o winrar ou o winzip) depois coloca uma descrição dos arquivos no campo embaixo e clica em enviar... ai é so esperar os arquivos serem transferidos, no final vai aparecer um link do tipo http://www.megaupload.com/?d=MTPFW0JI (http://www.megaupload.com/?d=MTPFW0JI) . Esse link vc manda ou posta no tópico pra quem quiser baixar... O link q usei de exemplo é o manual de serviço em ingles das dakotas 2003...
Olá Viking! Para voce e os demais interessados, os arquivos dos manuais que tenho estão em http://www.megaupload.com/?d=GFM10VWO .
Obrigado pela dica do site megaupload.com
Abracos.
Sergio, eu q te agradeço por ter disponibilizado os manuais! Muito obrigado cara, ja to olhando eles aqui, hehehehe
Barracuda
21/09/2009, 20:06
Gente, queria agradecer todos aqui. Acabei de fechar negocio. Fechei a cara e encarei uma Ranger Sport 09 zero... espero que eu não tenha feito mal negocio.
TylerNTL
21/09/2009, 20:48
Da bonita ou da horrível?
Barracuda
21/09/2009, 20:54
é, se a bonita for a 09/09.. é essa! Acredito ter sido a última em Bh que estava a venda, agora só 09/10.
Edintruder
22/09/2009, 11:34
Bom negócio! eheheheh
Leonel Lousa
24/09/2009, 00:02
é, se a bonita for a 09/09.. é essa! Acredito ter sido a última em Bh que estava a venda, agora só 09/10.
Melhor coisa que vc fez, meus parabens, está com uma caminhonete chique, que anda bem e zero km.
AdrianoDaldegan
21/03/2010, 16:22
Boa tarde Amigo,
Vc poderia fazer o favor de enviar o Manual da Dakota CE 3.9 00/01 para o meu e-mail: adrianodaldegan@yahoo.com.br
Obrigado.
Adriano
fvarcese
26/03/2010, 21:25
Colega, boa noite!
Tenho uma Dakota TD 2.5 . Adiquiri por uma bagatela, ou seja, $ 15.000, estava com um cabeçote trincado, faltava os bicos, velas aquecedoras e tampa de valvulas. Fazendo a conta, iria gastar mais uns $ 10.000, ou seja, ficaria tudo $ 25.000 (trocando somente um cabeçote e comprando as peças que faltavam. Pois bem, fazendo uma pesquisa mais a fundo, achei que não valeria a pena e por que? Mesmo trocando todos os cabeçotes por novos e gastando mais, o problema de superaquecimento e trinca nos cabeçotes iriam aparecer novamente. Informações encontradas na net.. blz..
Daí resolvi fazer o seguinte:
Comprei um motor MWM 2.8 sprint ano 2005 (mecanico)(bloco novo) completo = $ 11.000 com nota fiscal.
Adaptação e mão de obra (incluindo a flange de 10mm, soldas suporte de coxins e disco e platô da S-10) = $ 2.000
Total geral: 11.000+2.000+15.000= 28.000
Situação atual, ESTOU SUPER SATISFEITO E RECOMENDO
Genisson
01/05/2010, 20:00
olá gente, andei dando uma lida nos comentários anteriores, pois acabei de adquirir á uns 30 dias uma Dakota Sport Cabine dupla 2001 2.5 TD, ta interassa, peguei abaixo da tabela no valor de R26.000,00, já gastei 2.000 com pneus, agora ela parou e não pega mais, segundo o dono anterior, ela estava custando a pegar por causa de entrada de ar, mas o problema é mais grave, troquei a bomba injetora e os bicos de combustível, ainda ta custando apegar, o motor aprincípio ta bom, com apenas 108.000KM rodados. qual seria melhor pra mim, continuar gastando para deixar ela funcionando beleza ou trocar o motor de uma vez?????
SERGIO AUGUSTO
01/05/2010, 21:08
olá gente, andei dando uma lida nos comentários anteriores, pois acabei de adquirir á uns 30 dias uma Dakota Sport Cabine dupla 2001 2.5 TD, ta interassa, peguei abaixo da tabela no valor de R26.000,00, já gastei 2.000 com pneus, agora ela parou e não pega mais, segundo o dono anterior, ela estava custando a pegar por causa de entrada de ar, mas o problema é mais grave, troquei a bomba injetora e os bicos de combustível, ainda ta custando apegar, o motor aprincípio ta bom, com apenas 108.000KM rodados. qual seria melhor pra mim, continuar gastando para deixar ela funcionando beleza ou trocar o motor de uma vez?????
Fala Genisson:
Pode ser problema nas velas de pré aquecimento, não estão funcionando, ou o módulo que comanda o funcionamento das mesmas não as está acionando. Se possivel, vá num CENTRO DE SERVIÇO BOSCH
peça pra fazer uma checagem. Não quero lhe deixar triste, mas é provável que trocou a bomba e bicos sem necessidade(pelo menos a bomba). Caso seja necessario a troca das velas, coloque original BOSCH, deve estar custando uns R$ 80,00 cada. Leve seu carro em mecanico que tenha familiaridade com este motor, ou aceite( e tenha dicernimento e base para isso) usar o MANUAL. Va no link http://www.megaupload.com/?d=GFM10VWO , que postei quase todos os manuais da DAKOTA, inclusive o do motor diesel.
Veja também como está a tubulação de diesel(quanto a entupimentos e vazamentos/furos, na linha de baixa pressão, do tanque para o filtro/bomba), e o elemento do filtro/separador de água.
Não se precipite em trocar o motor, é um gasto desnecessário, o que precisar comprar pro carro, me mande um email que lhe passo uma série de endereços onde acha peças pra ela sem dificuldades, e a preços "normais".
A única coisa que deve ter em mente, é a troca (ou agora ou futuramente) dos cabeçotes, mas quando for fazer isso, coloque os da marca APAZ MADRID, pois RESOLVE DEFINITIVAMENTE, COM CERTEZA, o problema de aquecimento e trinca dos cabeçotes, falo com conhecimento de causa e experiencia propria. Quando precisar, me fale, que indico o local certo para adquirir os cabeçotes, bem mais barato do que possa imaginar. Por ultimo, quanto a questão de não pegar, visto o que falei acima, faça o teste de compressão do motor, pra tentar ver como está a compressão do motor( o que acredito que deve estar normal, pela quilometragem. Nos manuais do link, vá no manual MOTOR II(que é o do motor diesel, nas paginas 4 e 5, e de uma lida.
Abraço e boa sorte.
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