Ver Versão Completa : Limpeza do Intercooler
Prezados Foristas,
Estou pensando em limpar o intercooler da Natasha. Ela está com 170 mil km. Será que é uma boa idéia? Se positivo, alguém pode descrever um passo a passo para eu não fazer bobagem?
Abraços a todos.
Bom o da S10 /Blazer já limpei diversas vezes, pois o mesmo fica baixo e acumula óleo com poeira e reduz a troca termica.
Retiei o mesmo e comprei um litro de Quimox coloquei lá dentro sacudi bem deixei reagir uns 15 min de depois lavei com água limpa. A parte externa é mais fácil e ainda pode tentar acertar algumas aletas empenadas com uma chave de fenda fina e muita paciencia.
Cuidado em esgotar bem a água e deixar o mesmo bem seco antes de instalar no lugar.
Quem me passaou esta dica do produto foi um fabricante de intercooler que eu nem lembro mais.
Tambem limpei a turbina com ela fria com a conexão de entrada e saída livres pulverizei água com sabão neutro com o motor em marcha lenta depois pulverizei água limpa.
Ficou tudo tão limpo incluzive as mangueiras que podia almoçar por lá.
Sds
Edintruder
18/09/2009, 22:18
Nesse tipo de serviço, um compressor de ar pequeno ajuda muito. Qualquer desengraxante e limpador de alumínio fazem milagres na questão de limpeza.
Isso que o bianor fez de lavar a turbina com o motor ligado pode ser feito sem medo, porém tem que tomar dois cuidados apenas. Iniciar a lavagem com a turbina e o motor ainda frios e quando colocar água na entrada da turbina, fazer com o motor em marcha lenta pois se o motor tiver acelerado, o impacto com a água pode danificar as aletas do compressor. Em marcha lenta ela deve girar cerca de 10 000 rpm com pouco torque, se acelerar sem as mangueiras a turbina passará facilmente de 150.000rpm.
Na marcha lenta pode meter água sem medo.
Na realidade eu fiz isso com um compressor pequeno de membrana. Ele possui um recipiente de 750 ml que pode pulverizar líquidos dai a facilidade de limpeza.
Sds
Anthoniusnikos
19/09/2009, 22:52
Raposão, levar em conta que os detergentes de lavar louças substitui em muito o querosene para a remoção de óleos. Pode abusar do detergente e água.
Prefiro retirar o intercooler, respiro e mangueiras do lugar e dar uma geral, assim como o Bianor e o Edin escreveram.
Abraços
Anthon
Eu também duando limpei da minha utilizei o Quimox, retirei do local o que é bem fácil, e como falaram um compressor para passar um ar depois ajuda bastante,...
Valeu Bianor, Edin, Anthon e Klemba.
Eu tenho um compressor daqueles caseiros: Schulz sem reservatório de ar, mas acredito que vai ajudar na limpeza. Esse final de semana não vai dar, mas no outro quero ver se consigo.
Abraços.