PDA

Ver Versão Completa : Limpeza do Intercooler

Raposo
18/09/2009, 17:25
Prezados Foristas,
Estou pensando em limpar o intercooler da Natasha. Ela está com 170 mil km. Será que é uma boa idéia? Se positivo, alguém pode descrever um passo a passo para eu não fazer bobagem?
Abraços a todos.

Bianor
18/09/2009, 18:37
Bom o da S10 /Blazer já limpei diversas vezes, pois o mesmo fica baixo e acumula óleo com poeira e reduz a troca termica.
Retiei o mesmo e comprei um litro de Quimox coloquei lá dentro sacudi bem deixei reagir uns 15 min de depois lavei com água limpa. A parte externa é mais fácil e ainda pode tentar acertar algumas aletas empenadas com uma chave de fenda fina e muita paciencia.
Cuidado em esgotar bem a água e deixar o mesmo bem seco antes de instalar no lugar.
Quem me passaou esta dica do produto foi um fabricante de intercooler que eu nem lembro mais.
Tambem limpei a turbina com ela fria com a conexão de entrada e saída livres pulverizei água com sabão neutro com o motor em marcha lenta depois pulverizei água limpa.
Ficou tudo tão limpo incluzive as mangueiras que podia almoçar por lá.
Sds

Edintruder
18/09/2009, 22:18
Nesse tipo de serviço, um compressor de ar pequeno ajuda muito. Qualquer desengraxante e limpador de alumínio fazem milagres na questão de limpeza.

Isso que o bianor fez de lavar a turbina com o motor ligado pode ser feito sem medo, porém tem que tomar dois cuidados apenas. Iniciar a lavagem com a turbina e o motor ainda frios e quando colocar água na entrada da turbina, fazer com o motor em marcha lenta pois se o motor tiver acelerado, o impacto com a água pode danificar as aletas do compressor. Em marcha lenta ela deve girar cerca de 10 000 rpm com pouco torque, se acelerar sem as mangueiras a turbina passará facilmente de 150.000rpm.
Na marcha lenta pode meter água sem medo.

Bianor
19/09/2009, 21:32
Na realidade eu fiz isso com um compressor pequeno de membrana. Ele possui um recipiente de 750 ml que pode pulverizar líquidos dai a facilidade de limpeza.
Sds

Anthoniusnikos
19/09/2009, 22:52
Raposão, levar em conta que os detergentes de lavar louças substitui em muito o querosene para a remoção de óleos. Pode abusar do detergente e água.
Prefiro retirar o intercooler, respiro e mangueiras do lugar e dar uma geral, assim como o Bianor e o Edin escreveram.
Abraços
Anthon

klemba
20/09/2009, 08:59
Eu também duando limpei da minha utilizei o Quimox, retirei do local o que é bem fácil, e como falaram um compressor para passar um ar depois ajuda bastante,...

Raposo
21/09/2009, 17:28
Valeu Bianor, Edin, Anthon e Klemba.
Eu tenho um compressor daqueles caseiros: Schulz sem reservatório de ar, mas acredito que vai ajudar na limpeza. Esse final de semana não vai dar, mas no outro quero ver se consigo.
Abraços.