Ver Versão Completa : Fumaça branca saindo sem parar!!!
fabiano soriano
18/09/2009, 09:20
Bom dia pessoal, um amigo meu está comprando uma defender 90 1998 em uma cidade de minas gerais e quando foi ver o jipe estava lindo, não apresentava vazamentos nem no motor, nem em diferenciais, caxa de transmissão, enfim, estava tudo aparentemente em ordem. Porém quando deu a partida (ela pegou de primeira) a FUMAÇA BRANCA/AZULADA tomou conta do lugar......ele disse que ela estava parada a 4 semanas e resolveu andar e acelerar bastante para ver se a fumaça parava, mas não parou. Perguntando para o dono (que está morando no pará) o que era aquela fumaça. Então ele respondeu que poderia ser o óleo diesel velho, que por estar parada o óleo diesel solta um pouco de água e então este podeia ser o motivo da fumaçeira, outro ponto que ele citou era que ele deu mais vazão na bomba para ganhar potência e este poderia ser outro motivo.
Pergunto:
1- fumaça branca com o motor diesel frio, é normal?
2- Esta afirmação do veículo parado a 4 semanas e óleo diesel com velho, pode ser verdade?
Agradeço a ajuda!!!
valeriano
18/09/2009, 09:49
Lugar errado amigo. Aqui é a parte de toyota e não land rover.
fabioband4x4
18/09/2009, 09:56
Independente de Band ou Land fumaça branca não é normal com motor frio ou quente (se não para de sair) ....pode ser problema na injetora...desculpas pra esconder defeitos sempre tem... :pensativo:
Abraço :concordo:
docerrado
18/09/2009, 09:57
Pergunto:
1- fumaça branca com o motor diesel frio, é normal?
2- Esta afirmação do veículo parado a 4 semanas e óleo diesel com velho, pode ser verdade?
Agradeço a ajuda!!!
Não é querendo melar a compra não, mas minha S10 ficou parada um mês e 7 dias, quando voltei de viagem so foi bater a chave e pronto. Nada de fumaça branca.
Ja tive um problema na turbina que pelo seu dizer eu diria que é problema na turbina. Mas é complicado falar de um problema sem ver a real situação.
Resumindo: Eu não cairia nesse papo do carro estar parado a muito tempo.
fabiano soriano
18/09/2009, 12:01
Lugar errado amigo. Aqui é a parte de toyota e não land rover.
Olá Valeriano, sim eu sei que é uma pasta para assuntos de toyotas, mas como é relativo a motores diesel eu acredito que poderiam ajudar mais, por os band, acredito eu, serem a maioria rodando por ai.
Abraços
fabiano soriano
18/09/2009, 12:07
Então eu tinha uma toyota bandeirante 79, ela também saia fumaça branca quando ligava fria, porém esta fumaça parava de sair uns 5 minutos depois.
Se o carro realmente interessa, diz pro atual dono custear para esgotar o tanque, trocar o filtro de combustível e colocar diesel novo. Se parar a fumaça, o cara tava dizendo a verdade. Aí é só correr pro abraço...
valeriano
18/09/2009, 13:32
Olá Valeriano, sim eu sei que é uma pasta para assuntos de toyotas, mas como é relativo a motores diesel eu acredito que poderiam ajudar mais, por os band, acredito eu, serem a maioria rodando por ai.
Abraços
A questão é que muitos Defenders possuem partes eletronicas, enquanto Band não tem nada de eletronico (ainda bem). Comentei isso pois na parte de Land Rover vc vai ter respostas mais específicas, enquanto aqui vc vai ter só especulações generalizadas, visto que os motores são totalmente diferentes.
sergiopincelli
18/09/2009, 16:24
Fabiano, o motor das lands 90 e 110 é o Maxion HSD 2.5, portanto comum nas Rangers e S10 até 2001 . No forum Picapes 4x4 temos muitos experts nesse motor mas pelo seu relato o problema está na bomba injetora.Altere este tópico e terás muitas respostas.
Pode ser bico mijando também. Tire a vareta de oleo e verifique se por ali não está soprando ou saindo fumaça. Se estiver ha grande possibilidade de ter que retificar. Se não, aí sim pode ser bomba pu bico, fitro, diesel velho, etc.
fabiano soriano
18/09/2009, 21:29
Senhores, agradeço demais a atenção e a ajuda, vou passar as informações para o meu amigo checar.
Um abraço a todos:concordo:
flaviofx
19/09/2009, 08:25
Se o carro realmente interessa, diz pro atual dono custear para esgotar o tanque, trocar o filtro de combustível e colocar diesel novo. Se parar a fumaça, o cara tava dizendo a verdade. Aí é só correr pro abraço...
isso pode ser uma opição porque eu apredito que seja isso mesmo o combustivel pode realmenta esta velho se não for tenta levar em um mecanico ou uma retifica.^^ :concordo: (flavio mecanico)
Fabiano,
Segue o conselho do nosso amigo Delfim e inclua a troca do filtro de ar também.
Esta seria a melhor forma de você ver o que está acontecendo com este motor.
Delfim, meu amigo,
Parabéns pela ajuda na possível solução deste problema. Este é o procedimento que eu iria fazer nesta situação.
Abraços,
Rubens
Muito bem lembrado com relação a também trocar o filtro de ar!!!
Fico lisonjeado com as palavras do amigo, tenho aprendido muito aqui no fórum e o mínimo que posso fazer é tentar ajudar também.
Aliás, o escopo do fórum é esse mesmo, ajudarmo-nos nas questões que envolvem nossas viaturas...
É uma troca de experiências e uma conjunção de idéias, pensamentos e opiniões.
Afinal, a união faz a força e várias cabeças pensam melhor do que uma.
Um abração, Delfim.
Desculpem se estiver dizendo asneira..........mas pelo que sei fumaça branca é sempre do óleo do motor (que deve estar com algum problema), do diesel é sempre escura (seja bomba, bicos etc)
Desculpem se estiver dizendo asneira..........mas pelo que sei fumaça branca é sempre do óleo do motor (que deve estar com algum problema), do diesel é sempre escura (seja bomba, bicos etc)
Zanella,
A fumaça branca geralmente acontece por cilindro frio, cabeçote ou junta do cabeçote danificada onde a agua do radiador entra cilindro e também em caso de filtros defeituosos.
Já a fumaça preta é por excesso de diesel.
Abs,
Rubens
Fabiano,
vou aproveitar teu tópico já que o assunto e concernente.
Mandei fazer o motor (14b) da minha band 97, logo que saiu da retifica começou a fumar, não direto como no caso do Fabiano, voltei a retificadora e me informaram que os anéis estava 'assentando' pq utilizam material duro. Com +/- 3.000 km o óleo bateu no minimo da vareta, completei e voltei a retifica, mesma explicação e me informaram que alguns motores podem fumar até perto dos 5.000 km. Desde o inicio não estou aceitando esta explicação, acho que os anéis estão assentando no FUNDO DO CÁRTER. A 'teoria' da retifica é verdadeira ou pura enrolação?
PS. é uma das retificas mais antigas e renomadas de Porto Alegre
alberto megda
06/03/2010, 21:38
Esse carro passou por troca de correia dentada ultimamente? Se o oleo nao esta baixando provavelmente é somente sincronismo do motor! O Mechanico nao deve ter sincronizado corretamente a bomba! baixe o manual do motor international que tem em vista explodida como fazer o sincronismo, qualquer bom mecanico faz! faça isso primeiro antes de apelar pra fazer bico Etc! Vai por min aposto que irá parar de fumaçar branco
Carlão Rover
06/03/2010, 22:30
Minha primeira suspeita para fumaça branca e carro pegando e andando normal:
Turbina já era.
Abraço.
Bem, já fumando, se começar a beber, leva numa igreja para um "descarrego", pois bebendo e fumando, deve ser um "encosto!":twisted: :twisted: :mrgreen:
Agora falando sério!
Isso é sinal de anéis fraco, deve estar queimando óleo.
marcio pajero
07/03/2010, 20:41
Tive um defender que quebrou a correia dentada e empenou as valvulas. Feito o serviço ele fumava um pouco quando frio. Explicação - quando a valvula esfriava ela deixava passar oleo do motor para camara de combustão e na partida onde é normal a fumaça preta ela soltava fumaça branca. Passado uns 3k km o problema acabou.
Outra hipotese é a turbina, Verifique na mangueira do turbo se ela esta suja de oleo, caso positivo explica a fumaça branca constante e sua turbina pode ter ido pro vinagre.