PDA

Ver Versão Completa : Barulho na roda dianteira esquerda quando aciono a tração 4x4



FABIO VALENTIM
17/09/2009, 23:16
Colegas, a minha FRONTIER SE 4X4 2003 faz um barulho na roda dianteira esquerda ( tec...tec...tec ) quando aciono a tração 4x4 mesmo andando em linha reta.
Sem a tração 4x4 acionada o veículo roda normalmente sem qualquer ruído.
Levantei a roda dianteira e traseira esquerda do chão com dois macacos individuais com o veículo ligado e acionei a tração 4x4 e constatei que o ruído vem de dentro da roda dianteira esquerda.

O que pode ser ?

:parede:

grato

Raposo
18/09/2009, 11:01
Esterça o carro para a esquerda com a pickup traçada e arranca, se fizer o 'tec, tec" é bem provável que seja a junta homocinética.
Abraços.

Moisés S.M
18/09/2009, 13:01
A tração da Frontier funciona igual a das ranger´s 2001 pra cima,o carda e a homocinetica estão sempre funcionando?tu diz q quando liga a tração o barulho aparece e quando desliga o barulho some,se a homocinetica só começa a trabalhar quando liga a tração é bem provavel q seja ela,mas se tá sempre funcionado é estranho não fazer barulho em 4x2.

Edintruder
18/09/2009, 15:15
A Frontier tem RL automática. Quando liga a tração força o sistema pois sempre tem diferença de desgaste entre os pneus... Dessa forma tem alguma homocinética se entregando sim. Se não tiver RL, ela não estrala pois não está sob esforço. Não te preocupa que isso não quebra da noite pro dia, mas põe na listinha de manutenções previstas pois um dia quebrará, sem dúvidas...

Raposo
18/09/2009, 17:47
De antemão dá uma olhada nas coifas das duas homocinéticas e veja se não estão danificadas. O prejuízo pode ter partido daí.
Abraços.

FABIO VALENTIM
18/09/2009, 20:02
Pessoal, vou dar uma olhada na homocinética e na coifa, depois conto o que era.

Mas posso usar a tração 4x4 mesmo com esse barulho ?:shock:

Edintruder
18/09/2009, 22:10
Pode, porém evita esforço excessivo com as rodas dianteiras viradas. Evita também rebocar outro veículo em terreno pesado. Um amigo meu tem uma L200 que as homocinéticas estralam já em linha reta e ele não tem pena. A coisa tá feia e ele toca o terror assim mesmo. Eu te diria que podes usar normalmente sem te preocupar.

FABIO VALENTIM
22/09/2009, 23:21
AS MINHAS TB estralam em linha reta com a tração ligada. As coifas estão normais.
Vou tirar a roda pra ver.
Pessoal vcs acham que eu devo levar na autorizada Nissan ou qualquer mecânico resolve esse problema ?
:putz:

Edintruder
22/09/2009, 23:42
Qualquer mecânico bom resolve.

TylerNTL
23/09/2009, 00:02
Dúvida sobre homocinética:
Por que elas estralam?
Já vi alguns casos onde o único problema "aparentemente" é uma coifa rasgada e um pouco menos de graxa que o normal contaminada com alguma areia. O barulho não deveria ser outro? As esferas ficam "presas" com a lubrificação deficiente e quando se movem fazem isso bruscamente?

Edintruder
23/09/2009, 11:57
Sim. As esferas trabalham com uma margem mínima de folga e quando se desgastam as cavas e as esferas essa folga aumenta e aliado à deficiente lubrificação como questionasses, elas reagem exatamente como dissesses.
O recondicionamento é feito através de uso de esferas maiores e refazendo as cavas com uma nova medida ou enchendo as cavas com solda e refazendo novamente com as medidas originais e utilizando as esferas de medidas originais. Nenhuma das duas alternativas é boa pois ao utilizar esferas maiores o desgaste se acentua um pouco e no processo de enchimento o metal se destempera muito e não consegue-se chegar mais no ponto ideal de resistência à fricção (dureza), e desgasta muito mais rápido e ainda com o risco de quebra.

FABIO VALENTIM
08/10/2009, 21:04
Pessoal , o mecanico tirou a roda dianteira esquerda, deu uma boa limpada na ponteira, encontrou muita graxa ressecada e pedaços de material.......engraxou novamente, montou............
Fui para Ilhabela essa semana e peguei 8 km de chão para a praia de Jabaquara com súbidas e descidas, usei a tração normalmente...sem barulho....
Será que tenho que lubrificar periodicamente essa ponteira do eixo da roda ? Se for verdade de quanto em quanto tempo ?
Ou será que vou ter que substitui-la ?

abraços

:putz:

Edintruder
08/10/2009, 21:40
Talvez até estalar de novo! ahahaha.

Talvez nunca mais precise fazer isso.

eduardo1968
08/10/2009, 22:06
Colegas, a minha FRONTIER SE 4X4 2003 faz um barulho na roda dianteira esquerda ( tec...tec...tec ) quando aciono a tração 4x4 mesmo andando em linha reta.
Sem a tração 4x4 acionada o veículo roda normalmente sem qualquer ruído.
Levantei a roda dianteira e traseira esquerda do chão com dois macacos individuais com o veículo ligado e acionei a tração 4x4 e constatei que o ruído vem de dentro da roda dianteira esquerda.

O que pode ser ?

:parede:

grato

Amigo Fábio, isso aconteceu com a minha ranger e era homocinética danificada pela coifa que estava furada, com isso entra água e areia e há perda de lubrificação, desgastando a ponteira articulada; mas pode ser, no teu caso, o rolamento do cubo que também dá um sintoma semelhante, é só abrir a roda e preparar o bolso que é fácil de consertar.

FABIO VALENTIM
31/12/2009, 00:04
Sim. As esferas trabalham com uma margem mínima de folga e quando se desgastam as cavas e as esferas essa folga aumenta e aliado à deficiente lubrificação como questionasses, elas reagem exatamente como dissesses.
O recondicionamento é feito através de uso de esferas maiores e refazendo as cavas com uma nova medida ou enchendo as cavas com solda e refazendo novamente com as medidas originais e utilizando as esferas de medidas originais. Nenhuma das duas alternativas é boa pois ao utilizar esferas maiores o desgaste se acentua um pouco e no processo de enchimento o metal se destempera muito e não consegue-se chegar mais no ponto ideal de resistência à fricção (dureza), e desgasta muito mais rápido e ainda com o risco de quebra.


O mecanico havia retirado material (pedaços de ferro ) de dentro da ponteira e lubrificado em outubro, aguentou mais 2 meses e o barulho voltou. Abriu de novo essa semana e dessa vez não teve jeito, tive que recondicionar a peça 300 reais, mais 50 reais pela desm/montagem, vamos ver quanto aguenta agora. Vou para o ES - Vitória, amanhã....volto dia 14/01 e conto depois como foi.

eduardo1968
31/12/2009, 00:46
Vc já mandou recondicionar.
Poderia tentar uma homocinética dessas num ferro-velho. Pois custa uns R$300 e se tiver boa vale mais a pena q uma recondicionada, pois durará (se bem vedada na coifa) muito mais.

Abs

Eduardo

FABIO VALENTIM
16/01/2010, 15:02
Vc já mandou recondicionar.
Poderia tentar uma homocinética dessas num ferro-velho. Pois custa uns R$300 e se tiver boa vale mais a pena q uma recondicionada, pois durará (se bem vedada na coifa) muito mais.

Abs

Eduardo

Valeu a dica Eduardo !
Mas já recondicionei, não a homocinética, pois a Frontier não tem homocinética, e sim uma ponteira acoplada a roda livre dianteira que é acionada quando a tração é acionada. Recondicionei a ponteira, fui esse mês para o ES e RJ (10 dias) e funcionou perfeitamente, o serviço ficou muito bom !
:concordo:

Hailton Russo
17/01/2010, 09:15
aproveitando o assunto, tenho uma ranger 2.5 ano 2000, quando em 4x4 hight e esterçada ela fica querendo parar como se estivesse pisando no freio, é assim mesmo?
Depois dessa esterçada fui testar o 4x4 low e ele não engrena mais, será que tem a haver uma coisa com a outra?

rogeriomasih
17/01/2010, 11:02
Em primeiro lugar, lembre-se de NUNCA - NUNCA MESMO - utilizar a tração em pisos aderentes (asfalto, cimento, etc) pois forçará bastante o conjunto.

4x4 hight e esterçada ela fica querendo parar como se estivesse pisando no freio, é assim mesmo?

É normal ficar mais firme, mas não tanto quanto a tua parece estar fazendo.

Depois dessa esterçada fui testar o 4x4 low e ele não engrena mais, será que tem a haver uma coisa com a outra?

Uma coisa não tem nenhuma relação com outra.

Sobre o assunto da LOW não entar existem vários tópico aqui no fórum. Dá uma pesquisada que vc vai achar muita coisa interessante.

Me diz uma coisa, vc está pisando na embreagem e freio enquando aciona a LOW?

Te antecipo que pode ser um dos dois problemas (já passei por ambos; o primeiro em uma ranger 2002 - quando estava com aprox 100mil km- que tive e o segundo com uma 2005 - com aproximadamente 60 mil km):

1. Sistema de acionamento: o sistem elétrico tem um motor que aciona uma espécie de discos com pistas de contatos. Após algum tempo o disco costuma descolar a parte onde existem os referidos contatos. Com o disco descolado, os contatos deixam de ir até o final do disco, que é quando a LOW deveria ser acionado. Como consertar: tirar o sistema de acionamento (motor) e abrir para acessar o referido disco com as pistas de contatos elétricos; colar o disco. A colagem deve ser feita com cuidado para garantir que o disco vai ficar na posição correta. Caso contrário, vc vai danificar permanentemente o disco.

2. Problema no sensor de embreagem: na ranger, para acionar a low é necessário pisar simultaneamente na embreagem e freio. Um deste sensores ( ou ambos) podem esta com defeito e, assim sendo, não enviam sinal para liberar o engate da LOW. Como consertar: no meu caso o problema era no sensor de embreagem. Quando abri o sensor, verifiquei que era apenas uma mola quebrada. Toroquei a mola e está funcionando bem.

Outra possibilidade seria a própria chave com defeito, mas saliento que até hoje não escutei relatos sobre este problema.

Hailton Russo
17/01/2010, 21:44
Putz, não estou pisando na embreagem e freio, eu estava achando que era só parar e engrenar. Eu não sabia que não é acoselhado usar o 4x4 em asfalto, ontem subi uma serra de uns 30 Km e como estava chovendo usei 4x4 e não passei dos 80Km/h.
Rogerio muito obriagado pelas dicas, vou dar uma olhada no forum.

FABIO VALENTIM
21/01/2010, 21:03
Putz, não estou pisando na embreagem e freio, eu estava achando que era só parar e engrenar. Eu não sabia que não é acoselhado usar o 4x4 em asfalto, ontem subi uma serra de uns 30 Km e como estava chovendo usei 4x4 e não passei dos 80Km/h.
Rogerio muito obriagado pelas dicas, vou dar uma olhada no forum.

Provavelmente a causa do dano da minha ponteira foi esse também, subi a serra de Caraguá e Ilha Comprida com tração 4x4 acionada, achando que teria mais segurança nas curvas. Não sabia que não podia usar nessas situações , o manual não fala nada sobre isso !:sad::parede:

Walter L. L. Casitta
21/01/2010, 21:13
Provavelmente a causa do dano da minha ponteira foi esse também, subi a serra de Caraguá e Ilha Comprida com tração 4x4 acionada, achando que teria mais segurança nas curvas. Não sabia que não podia usar nessas situações , o manual não fala nada sobre isso !:sad::parede:

As Frontier dão mais problemas com esse porque os usuários esquecem de dar ré para que a RL dezengate e libere a CT para dezengatar também...

FernandoCBS
22/01/2010, 01:41
Tmb não sabia dessa da Frontier de dar ré não, achei que era só a F-1000...

Ranger 2002 tmb tem que dar ré...???

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 08:45
Tmb não sabia dessa da Frontier de dar ré não, achei que era só a F-1000...

Ranger 2002 tmb tem que dar ré...???

Só as rodas livres automáticas que exigem isso. A Ranger não te RL...

FABIO VALENTIM
16/05/2010, 20:54
As Frontier dão mais problemas com esse porque os usuários esquecem de dar ré para que a RL dezengate e libere a CT para dezengatar também...

VALEU PELA DICA, TB NAO SABIA !
:dance:

Walter L. L. Casitta
16/05/2010, 21:00
VALEU PELA DICA, TB NAO SABIA !
:dance:

Isso está escrito no manual. Acho que ninguém leu...

FABIO VALENTIM
30/06/2010, 19:39
Isso está escrito no manual. Acho que ninguém leu...

:shock::shock::shock::parede::parede:

iuri carvalho
01/01/2015, 22:23
pessoal eu estou com um problema parecido na minha triton 2009/2010, faz esse estalado somente quando estou com o 4x4 acionada na marcha ré, mesmo em linha reta. quando nao esta em 4x4x ele nao faz essa zuada. e quando a direção estar esterçada andando para frente nao faz zuada. vcs acham q pode ser a homocinetica ou só com lubrificação nas rodas resolve ???

gondim
07/01/2015, 13:52
Olá e resolveu o problema com apenas lubrificação grato, pois esstou com o mesmo problema.,














Pessoal , o mecanico tirou a roda dianteira esquerda, deu uma boa limpada na ponteira, encontrou muita graxa ressecada e pedaços de material.......engraxou novamente, montou............
Fui para Ilhabela essa semana e peguei 8 km de chão para a praia de Jabaquara com súbidas e descidas, usei a tração normalmente...sem barulho....
Será que tenho que lubrificar periodicamente essa ponteira do eixo da roda ? Se for verdade de quanto em quanto tempo ?
Ou será que vou ter que substitui-la ?

abraços

:putz:

gondim
07/01/2015, 13:55
Olá Iuri, por favor, como resolveu o seu problema? pois estou com o mesmo problema na ranger 2003. M obrigado gondim