PDA

Ver Versão Completa : Câmbios: A20,C20 e por que não D20?



Américo
29/07/2003, 13:12
Bom amigos, espero não levar porrada na cara pelo que vou falar :oops: , mas todo mundo fala dos distintos câmbios clarck 5m das A20 e C20, eu queria saber se o da D20, não seria o mesmo :? é uma dúvida que tenho :oops: , será que alguém se habilita a me dar uma aula :D . Eu estou completamente fissurado pelo tal clarck-5m, detalhe nunca vi um só ouço falar, mas já estou economizando :wink: para colocar no Guerreiro-01 :twisted: motor AP-2000, câmbio clarck-5m, reduzida original do jeep e kit de adaptação da Deep Tec.

Valeu.
Pedro Américo (Guerreiro-01) :twisted:

30/07/2003, 01:16
ola Pedro

o cambio da C20/A20 nao é o mesmo da D20, nao sei a especificação de cada um, mas o que sei e que o da D 20 e um cambio maior e bem mais robusto, pois esse cambio de 5 marchas da A 20 / C 20 nao aguenta o tranco do motor diesel.

[] confundindo mais do que explicando

Américo
30/07/2003, 07:42
Olha eu de novo :lol: ,caro amigo se o câmbio da D-20 é mais robusto , não daria pra adaptar no jeep com igual facilidade que o das: A-20/C-20? :?

Valeu!!
Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Giovani
30/07/2003, 22:06
Olha eu de novo :lol: ,caro amigo se o câmbio da D-20 é mais robusto , não daria pra adaptar no jeep com igual facilidade que o das: A-20/C-20? :?

:D Olá Américo!

:D Pra quê??? Num AP???? Até câmbio de fusca serve... :lol: :lol:
:D Brincadeira... Mas sei que esse câmbio é enorme e pesado! Pra que pôr um elefante para puxar uma carretinha de brinquedo? :wink:
:D Vou ver se encontro as relações desses câmbios... Aí mando pra cá!
[]'s

Carlos
30/07/2003, 22:46
No AP use o do Chevete 4 marchas (Não quebra e o engate é mácio,...e as peças são originais e baratas. Ah! o câmbio tb é muito barato), por isso vale à pena usar o conjunto todo (sem adap.)
O melhor câmbio já fabricado no Brasil, a meu ver.

Luis Assis
31/07/2003, 00:12
Eu ja vi um jeep adaptado com este cambio. Se voce visse o tamanho do galho no chão ( o cambio em si ), voce ficaria assuatdo, ele é muito grande. Ta certo que voce pode colocar o motor que quiser, que não vai quebrar nunca, mas o bicho alem de pesado, necesita se fazer uma corcova no assoalho do Jipe, para que ele caiba...
[]'s
Gustavo

Américo
31/07/2003, 07:54
Valeu galera da lama, agora entendi por que nunca se ouve falar em Câmbio de D-20 em Jeep, quanto ao câmbio de chevette, vocês estão de bricadeira comigo!!! :roll: :roll: e como seria pra mante a tração/redução com um câmbio de chevette???? :P :P

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) Parado ainda, acho que é o arranque, sábado vou ver :wink:

Eduardo Chaves
31/07/2003, 19:37
Ae pessoALL,

Câmbio de D-20 e D-40 (Clark 240v ou 2615) no Engesa é original de fábrica com o motor 4 cil. do opala...

[]'s na certeza que problema de câmbio jamé... :lol: :lol: :lol:

lmatias
01/12/2004, 23:20
Alguem tem fotos da adaptação de caixa de Chevette com a T-CASE Willys? podem me enviar em PVT? consigo adaptar a caixa de 5 velocidades do chevette? aguenta? consigo comprar por R$ 150,oo uma dessas? se der é show!!

Daniel RJ
02/12/2004, 01:01
O cambio da A/C 20 é o clark 2205/2215 na mais novas. Na D 20 é o ZF S5-420, a GM chama de M-37. A diferença é que o primeiro pesa uns 25 Kg contra uns 80 Kg do segundo.

[]' s

ribon
02/12/2004, 07:07
Todos,

Tabela de aplicação das transmissões Eaton (retirada da jipenet).

http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm

Até.

Dias
02/12/2004, 07:34
Eu também gostaria de saber mais a respeito do câmbio do chevette no jeep. . . . acho que não serve não, isso é, que não aguenta o tranco. .. . . senão, já teria kit da deeptec p vender . . .
mas, como não sou expert . . . .


Leopoldo ?? Cadê você ?????



Dias

Sergio Rocha
02/12/2004, 21:53
Eu também gostaria de saber mais a respeito do câmbio do chevette no jeep. . . . acho que não serve não, isso é, que não aguenta o tranco. .. . . senão, já teria kit da deeptec p vender . . .
mas, como não sou expert . . . .


Leopoldo ?? Cadê você ?????



Dias

Dias
Não sou o Mestre Leopoldo. Sei q com certeza ele vai te responder que não vai aguentar.
Não inventa novidade.
[]'

Dias
03/12/2004, 07:32
No AP use o do Chevete 4 marchas (Não quebra e o engate é mácio,...e as peças são originais e baratas. Ah! o câmbio tb é muito barato), por isso vale à pena usar o conjunto todo (sem adap.)
O melhor câmbio já fabricado no Brasil, a meu ver.

Eu sei Sergio Rocha, é que nunca tinha ouvido falar em câmbio de chevette num jeep. . .agora, AP em chevette com câmbio chevette, isso sim. . . só quero saber qual a explicação técnica do Mestre Leopoldo a respeito dessa adequação com relação ao willys. . .

Dias

Valbert
09/12/2004, 20:35
Olá moçada!
Aqui em Ribeirão Preto-SP, têm muitos jeeps com AP 2.0 e 1.8 com câmbio de chevete 4 e 5 marchas e T-Case do willys, a galera que têm pôe pra ralar e as viaturas aguentam, neguinho já estorou diferêncial, cruzeta, até ponta de eixo, mas até agora ainda não ví nenhum câmbio desses deixar na mão numa trilha pesada!
Acho que se for bêm adaptado, não têm grilo.

Carlos
17/12/2004, 19:34
O câmbio 4 marchas do chevette é mais robusto que o 5 machas, além de ser mais barato. Daí sua maior utilização.
Soube que em Fortaleza tem uma oficina que vc entrega o CJ com os documentos (em qualquer estado de conservação)+ R$ 13.000,00 e recebe um CJ com caixa de chevette + motor AP + carroceria de fibra + freios, tudo revisado, pintado, estofado, etc.
Lá em Fortaleza também usam muito a combinação Cx de chevette + AP.

Dias
27/12/2004, 10:40
All, minha dúvida é a seguinte. tenho um CJ3A que está com motor OHC 4cc e câmbio original 3 marchas. . . . a relação é 43/8.
Estou pegando um AP diesel, só não sei se é 1.6 ou 1.9 e quero adaptar um câmbio do chevette 4 marchas nele. . .
Já adiantando, o CJ3 é para uso como carro do dia a dia, pois meu 1.0 vai ficar com a Dona Encrenca. . . portanto, ele vai virar 4x2 99% do tempo. . .
O que vcs acham ?? Conselhos, pedradas, porradas, etc, etc são bem vindas. . .

Dias

Thiago Serpa
11/03/2005, 15:42
qual a relação de engrenagens do cambio CL2205?

Dias
16/03/2005, 20:54
Todos,

Tabela de aplicação das transmissões Eaton (retirada da jipenet).

http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm

Até.

Ribon, estive vendo o link q vc passou e, pelo que entendi, o câmbio do chevette 5 marchas (92/95) é o Clark 2205 (overdrive, o mesmo da C20 que todo mundo utiliza !! Será q é isso mesmo ??

A20 - álcool, C20 - gasolina CL-2205 (linha leve-5 veloc. overdrive) 1992/1994
BONANZA - álcool, gasolina, diesel . 1992/1994
CHEVETTE 1.0/1.6 . 1992/1995
OPALA/ CARAVAN - 4 / 6 CILINDROS . 1992/1995

Se for isso mesmo, tem câmbios para os CJ´s e estamos pagando caro por ir correr atrás dos das pickups !!!
Será isso mesmo ?? Se alguém puder esclarecer isso, vai ser muito bom !!

[ ]´s
Dias

kbrito
17/03/2005, 12:13
Dias.

Eu não posso afirmar com toda certeza, mas eu já tinha percebido uma enorme semelhança entre o cambio do Chevette 5marchas e o da C20 5 marchas pelo menos a carcaça posso garantir que é a mesma, eu acho que o que muda é só a capa seca, e a tampa traseira é um pouco mais reforçada, internamente é que eu não sei, se muda relação de marchas e robustez das engrenagens, mas o kit deeptec para adptação da caixa de transferência willys deve servir no cambio 5 marchas do Chevette, mas veja bem, estou falando do 5 marchas o 4 eu não sei.


Até mais.

fugger
17/03/2005, 14:59
A relação das marchas do chevette´tá aqui:

http://www.chevetteiros.com.br/dadostecnicos.php

[]´s

fugger
17/03/2005, 15:28
Só complementando, as relações do cambio são:

motor 1.0
1ª 4,280
2ª 2,310
3ª 1,480
4ª 1,000
5ª 0,900

C20
1ª 4,010
2ª 2,320
3ª 1,480
4ª 1,000
5ª 0,730

Suspeito. não? :shock:

[]´s

feliperods
17/03/2005, 20:21
Tenho adapatado um cambio do chevette 4m com a tcase willys no ap 1.8 e garanto q aguenta, pois as engrenagens são iguais a do opala mudando apenas os rolamentos. Sei de um caso em Santa Barbara D'oeste (SP) de um jipe com ap 2.0 turbo nesse cambio com relação 43x8 e pneus 33" esse cara tirou a turbina pq estorou o eixo piloto(solda) e não fez nd no cambio.

Gilbertojipeiro38
17/03/2005, 20:34
gostaria de mais detalhes do casamento do cambio do chevete na t-case dana 18 :?: :?: :?:

Darth Vader
17/03/2005, 21:02
Senhores,

Estava dando uma olhada no catalogo de peças da GM, ela utiliza o nome "clark" para o cambio do chevete. Será que é o mesmo da A/C10???.


Fabio

Thiago Rodeghel
18/03/2005, 10:16
Eu tenho AP2.0 16v no meu CJ5, com coroa e pinhão 8x43 e uso clark 2215A da C20 e uso pneu 35. Toca bem na cidade, claro que com os pneus alongou um pouco mais... Mas msm assim estou gostando. Ainda não fui para a trilha, pq ainda estou sem filtro de ar e uma parte do assoalho (corta fogo) ainda está aberta.

Outro dia vi no desmanche um câmbio de chevette e achei muito parecido com o meu... Não reparei se tinha a carcaça idêntica ao da C20. Parece que tem alguns Opalas, ou Diplomatas, sei lá... os ultimos que parece que usa o Clark 2205. Mesmo câmbio da AC20.

[s]

RAELBSB
21/03/2005, 22:00
OLÁ PESSOAL,
DESCULPE MINHA, MAS O QUE É T-CASE

Beto Lacerda
22/03/2005, 12:31
transfer case , caixa de transferencia , caixa de montanha , aquela peça depois do cambio que faz o 4x4 e reduzida
[]'s

Euber
29/03/2005, 07:56
transfer case , caixa de transferencia , caixa de montanha , aquela peça depois do cambio que faz o 4x4 e reduzida
[]'s

Amigos, gostaria da ajuda dos experts em jeeps: Estou reformando um CJ3B-CARA DE CAVALO.e quero trocar MOTOR e CAIXA.Tenho um conjunto do OPALA 4CIL alcool com CX 5 MARCHAS.PERGUNTO:
-Dá pra colocar junto com T_CASE?
-Quais adaptações pra manter 4X4?
-Mexe nos cardans?
Agradeço a ajuda.Um abraço em todos.

Beto Lacerda
29/03/2005, 12:19
Amigos, gostaria da ajuda dos experts em jeeps: Estou reformando um CJ3B-CARA DE CAVALO.e quero trocar MOTOR e CAIXA.Tenho um conjunto do OPALA 4CIL alcool com CX 5 MARCHAS.PERGUNTO:
-Dá pra colocar junto com T_CASE?
-Quais adaptações pra manter 4X4?
-Mexe nos cardans?
Agradeço a ajuda.Um abraço em todos.
Cara certa vez li aqui no forum algo sobre o motor de opala que achei genial , "Adaptar motor de opala em Jeep é tirar o motor do seu bisavô e colocar o do seu avô" etão se vai partir para adaptação sugiro um motor mais moderno , injetado , se não não vale o trabalho , mas se vc insistir em colocar esse motor por qqer razão da uma pesquisada aki no forum pois essa é uma adaptação comum , qto. a adaptar o cambio na T-case não sei qual cambio vc esta falando se for o do opala não sei se existem kits p/ adaptar esse cambio , para manter 4x4 basta acoplar o cambio a caixa de transferencia original , e em toda adaptação mecanica os cardãns serão alterados qdo. a caixa de transferencia muda de lugar pois assim consequentemente os cardans mudam de comprimento .
[]'s

Elmer_Jeep
29/03/2005, 16:11
Beto Lacerda, me diz qual é o motor moderno que aguenta o tranco dos CJteiros de hoje em dia :?:

O GM151 (opala 4 cilindros) é basicamente o mesmo motor Powertech 4.1 que a galera tá usando. Claro q com 2 cilindros a menos.

Vamos dizer que o GM 151 fosse produzido até poucos anos atrás assim como os Powertech 4.1.
Qual foi a evolução que os 4.1 tiveram em relação às suas primeiras versões na década de 80 :?:
Injeção Eletronica :!:

Então se o Powertech 4.1mpfi é considerado um motor "moderno" qualquer GM151 com injeção eletronica seria um motor atual :!: :?:

[]'s sem ajudar em nada os novatos

Beto Lacerda
29/03/2005, 16:24
Jipeiro_RR, um gm 151 com injeção seria moderno sim , não teria aquela peça arcaica que requer manutenção e regulagem constante chamada carburador :lol: o powertech todos pensam que é somente um 4.1 de opalão com injeção ... ledo engano , as diferenças são muitas , a concepção é a mesma mas são motores totalmente diferentes (muda bloco , cabeçote , pistão , coletores , sistema de alimentação , embreagem , arranque , ... enfim quase tudo :lol: ) de igual tem o projeto inicial , dizer que o powertech é opala c/ injeção é dizer que wrangler é cj c/ susp helicoidal ...
[]'s

mcoimbra
29/03/2005, 17:20
PassoALL,

vamos ver se agora eu consigo entender tudo !!!!!

Eu!!! Tenho um CJ3A 1951
Motor Oplala 4cc gasolina e Câmbio Willys 4 marchas, aqui em Brasília alguns me disseram que é melhor trocar o câmbio original pois não aguenta muito tempo o motor do opala, isto procede?

Tenho uma agonia qdo estou na cidade pois a 70Km/h o bichinho tá berrando um pouco.

O que gostaria de saber é das melhores ou melhor configuração da viatura. estou para comprar uns pneus Guyane 225/70/15

Qual o melhor câmbio para o motor do opala?
preciso trocar a relação, se não me engano vi q muitos usam 9/44

[]´s em busca do melhor câmbio 2 a missão

Elmer_Jeep
29/03/2005, 18:50
:lol: :lol: :lol: :lol:

blz beto, eu conheço as diferenças internas entre Powertech e GM-250, o bloco muda externamente, diametro e comprimento das camisas continuam os mesmos assim como eixo virabrequim desde 1991. Acrescentando o q vc falou, as bielas são maiores e no cabeçote muda apenas o desenho dos dutos de admissão e escape.
Continua sendo um motor de concepção antiga, apenas otimizado, justamente porisso EU não menosprezo o GM151.

Agora (fugindo um pouco) :roll: :lol: voltando ao assunto principal aí vai umas fotos do cambio da D20 preparado pra ser instalado num BF161.
Aqui na cidade tem vários Jeeps rodando com esse conjunto, um amigo meu que é torneiro faz as flanges.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/754054957d086e94b5ff564b1062eb45.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/7deaac5301a4f368dd883e241e6fbb1c.jpg

Beto Lacerda
29/03/2005, 20:36
:lol: :lol: :lol: :lol:

blz beto, eu conheço as diferenças internas entre Powertech e GM-250, o bloco muda externamente, diametro e comprimento das camisas continuam os mesmos assim como eixo virabrequim desde 1991. Acrescentando o q vc falou, as bielas são maiores e no cabeçote muda apenas o desenho dos dutos de admissão e escape.
Continua sendo um motor de concepção antiga, apenas otimizado, justamente porisso EU não menosprezo o GM151.
não menospresei só acho que se vai partir para adaptação , ranger 4cc ou gm 2.2 nele ... mas desencana que o assunto é outro :lol:


Agora (fugindo um pouco) :roll: :lol: voltando ao assunto principal aí vai umas fotos do cambio da D20 preparado pra ser instalado num BF161.
Aqui na cidade tem vários Jeeps rodando com esse conjunto, um amigo meu que é torneiro faz as flanges.

kct o cambio da D-20 p/ usar em BF161 ??? num é meio exagero não ??? eu uso o da c-20 que é bem menor em um motor bem maior ... , mas aparentemente a flange é muito bem feita mas ficou engraçado que a caixa é quase do mesmo tamanho que a capa seca :lol: :lol:
[]'s lembrando do tempo que 260-f era o cambio forte :lol: :lol:

Giovani
31/03/2005, 00:08
kct o cambio da D-20 p/ usar em BF161 ??? num é meio exagero não ???

:shock: Tem cada uma... No mínimo aquele câmbio tava sobrando num canto da garagem, aí estourou o original e o cara mesmo instalou. Por que, se alguém comprou e mandou adaptar... :roll: :P :lol:


Cara certa vez li aqui no forum algo sobre o motor de opala que achei genial , "Adaptar motor de opala em Jeep é tirar o motor do seu bisavô e colocar o do seu avô"

:D Essa é minha! :lol: :lol:
:D Que motor adaptar é uma novela sem fim, mas eu penso que tem que evoluir, senão por que mudar???? Motor com carbucador, carabudor... como é que escreve mesmo??? :lol: :lol: :lol:

[]'s

Beto Lacerda
31/03/2005, 10:29
Cara certa vez li aqui no forum algo sobre o motor de opala que achei genial , "Adaptar motor de opala em Jeep é tirar o motor do seu bisavô e colocar o do seu avô"

:D Essa é minha! :lol: :lol:
:D Que motor adaptar é uma novela sem fim, mas eu penso que tem que evoluir, senão por que mudar???? Motor com carbucador, carabudor... como é que escreve mesmo??? :lol: :lol: :lol:

[]'sCara concordo com vc em genero numero e grau
[]'s

ribon
31/03/2005, 10:47
Pq não o 240V no CJ?

240V + Opala 4cc (pra quem gosta de carburador)
240V + 2.2 (pra quem gosta de IE)

Minha ideia futura é o segundo...

Elmer_Jeep
31/03/2005, 11:36
kct o cambio da D-20 p/ usar em BF161 ??? num é meio exagero não ???

:shock: Tem cada uma... No mínimo aquele câmbio tava sobrando num canto da garagem, aí estourou o original e o cara mesmo instalou. Por que, se alguém comprou e mandou adaptar... :roll: :P :lol:


É mestre Giovani, foi praticamente isso q aconteceu, aquela porcaria da caixa original estourou daí um cara como nós, jipeiro/mecânico/inventor/curioso resolveu fazer esta adaptação e hoje em dia vende essa solução pra muita gente aqui na cidade :wink:

Beto Lacerda
31/03/2005, 11:40
Pq não o 240V no CJ?

240V + Opala 4cc (pra quem gosta de carburador)
240V + 2.2 (pra quem gosta de IE)

Minha ideia futura é o segundo...
o 2.2 é pnp no 260f ,agora se o 240v aguenta não sei , nunca vi ninguem usando esse cambio , tem adptação p/ reduzida ??? agora que o 2.2 é um motor muito bacana de se adaptar no jeep não tenha duvidas , o da ranger (2.5i) é em teoria mais facil pois entra direto no cambio original do jeep 4cil. mas o cambio original do jeep num guenta ohc imagina o 2.5i ... ; então o 2.2 acaba sendo mais facil de adaptar pois é mais facil de acoplar nas clarck ....
[]'s

fugger
31/03/2005, 11:48
[quote=Giovani]...É mestre Giovani, foi praticamente isso q aconteceu, aquela porcaria da caixa original estourou daí um cara como nós, jipeiro/mecânico/inventor/curioso resolveu fazer esta adaptação e hoje em dia vende essa solução pra muita gente aqui na cidade :wink:

Que mal lhe pergunte, quanto a adaptação ou flange pra adaptar este cambio na reduzida willys?

[]´s curiosos e interessados

Elmer_Jeep
31/03/2005, 12:38
Que mal lhe pergunte, quanto a adaptação ou flange pra adaptar este cambio na reduzida willys?

[]´s curiosos e interessados

c quer saber o preço :?: é isso :?:

Vou perguntar do "fabricante" e depois posto aqui.

Essa caixa q tirei as fotos já me trouxeram pronta pra ser instalada numa F75 aqui na minha oficina.

[]'s

ribon
31/03/2005, 13:09
Beto,

O 240V é o mesmo que saia nas D20/D40 e Engea/Camper(motores 4 e 6cc), acho que não deve ser muito dificil fazer ele entrar no 2.2, já na reduzida eu não sei... To procurando um kit para ele....

Como meu jipe é BF161, não importa se é motor de Ranger u S10, os dois eu vou ter o mesmo trabalho para adaptar.

O motor da S10, creio eu que as peças são mais em conta e deve ter muito mais no mercado.

Fui...

ribon
31/03/2005, 13:12
Elmer,

Este cambio é o 240V?

[ ]´s

Beto Lacerda
31/03/2005, 13:19
Beto,

O 240V é o mesmo que saia nas D20/D40 e Engea/Camper(motores 4 e 6cc), acho que não deve ser muito dificil fazer ele entrar no 2.2, já na reduzida eu não sei... To procurando um kit para ele....

Como meu jipe é BF161, não importa se é motor de Ranger u S10, os dois eu vou ter o mesmo trabalho para adaptar.

O motor da S10, creio eu que as peças são mais em conta e deve ter muito mais no mercado.

Fui... cara da uma volta num engesa e ve o cambio como é macio e facil de operar :lol: :lol: , p/ gm 2.2 vai de 260f que ta mutio bão e é bem mais facil de usar .
qto ao lance do 2.2 ser mas abundante , não tenha duvidas
[]'s

ribon
31/03/2005, 13:28
Beto,

Ainda estou em faze de avaliação, pois primeiro quero colocar o Kichute para antes. Estou cheio de so ficar olhando para ele...

Sua sugestão vai entrar nas opções...

Valeu!!!

fugger
31/03/2005, 13:49
c quer saber o preço :?: é isso :?:

[]'s

Isso, isso, isso. :lol:

[]´s

Beto Lacerda
31/03/2005, 15:01
Beto,

Ainda estou em faze de avaliação, pois primeiro quero colocar o Kichute para antes. Estou cheio de so ficar olhando para ele...

Sua sugestão vai entrar nas opções...

Valeu!!!
vc não imagina o qto. eu te entendo :lol:
[]'s

ribon
31/03/2005, 15:22
Eu sei... Acho que nós começamos esta empreitada praticamente junta...

:cry:

Elmer_Jeep
25/04/2005, 15:27
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/3ac20a857dfa5e8b4dc0d50153e5b9c1.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/381b2410392cad65166d1117ce3b60ab.jpg

Só pra esquentar mais o tópico.

Meu amigo Capelão q faz essa adaptação de caixa clark + tcase willys ficou de levantar os custos pra que eu possa informar aos interessados posteriormente.

Essas fotos são de um Bernardão de propriedade do mesmo.
As peças estão meio empoeiradas porque esse projeto está parado por enquanto, a mecânica está toda montada apenas aguardando uma carroceria.

[]'s 8)

dptucunduva
25/04/2005, 18:35
Só pra esquentar mais o tópico.

E aí, vai liberar as infos pá nóis ou tá difícil???? :shock: :lol:

Num aguento mais esse câmbio na cozinha de casa..... Tava na hora de instalar ele no horácio!

Eu queria mesmo era saber como foi feita a ligação do entalhado, pque a flange é bico. Tipo se foi feita uma engrenagem nova e como foi feita. Pque cortar o entalhado e soldar num acho uma boa...

Kako
26/04/2005, 11:40
BOM DIA!

dptucunduva,

Eu estou tentando colocar um cambio de caminhão na minha F-75 (a primeira fica em torno de 7,3x : 1), o unico problema é que as cinco marchas são secas.

se o seu problema for fazer uma engrenagem nova, é simpes:

1º desmonte o seu entalhado
2º pegue a engrenagem primária da T-case do JEEP
3º Leve em uma frezadora
Depois é só confexionar a flange

[]'s passando por isso

dptucunduva
26/04/2005, 11:54
BOM DIA!
Eu estou tentando colocar um cambio de caminhão na minha F-75 (a primeira fica em torno de 7,3x : 1), o unico problema é que as cinco marchas são secas.
se o seu problema for fazer uma engrenagem nova, é simpes:
1º desmonte o seu entalhado
2º pegue a engrenagem primária da T-case do JEEP
3º Leve em uma frezadora
Depois é só confexionar a flange


Vc fala mandar fresar a engranagem original pro entalhado clark?

O entalhado da 240V é mais largo que o willys 3m, me parece que muito mais largo. Se mandar fresar IMAGINO que vai ficar fraco demais, visto que a engrenagem tem um corpo mais fino do que nas extremidades (interna e externa).

Kako
26/04/2005, 12:36
dptucunduva,


Não! Eu me refiro a fazer uma nova. uma engrenagem "NOVA" que caiba perfeitamente no entelhado do 240V, assim não precisa modificar nada no cambio. Mas para isso tem que levar a engrenagem primária (para eles copiarem), e o entalhado é para que eles possam calibrar a "NOVA ENGRENAGEM". Ou seja uma engrenagem primária com o furo diferente.

No meu caso, perdi aquela coroa que engata a tomada de força, exatamente por isso, o buraco na nova engrenagem ficou mais largo e iria perder a resistencia. Mas o outro cambio tem como acoplar a tomada de força na lateral.

[]'s sem qerer confundir

dptucunduva
26/04/2005, 13:21
Não! Eu me refiro a fazer uma nova. uma engrenagem "NOVA" que caiba perfeitamente no entelhado do 240V, assim não precisa modificar nada no cambio. Mas para isso tem que levar a engrenagem primária (para eles copiarem), e o entalhado é para que eles possam calibrar a "NOVA ENGRENAGEM". Ou seja uma engrenagem primária com o furo diferente.

Ah, entendi. Sim, é isso mesmo que eu penso em fazer. Só que se alguém se propor a fazer e vender, nesse caso eu prefiro pagar os X % de lucro.... hehehehe. :lol:

Eu até tenho as engrenagens, tanto do engesa quanto a do willys, pra servirem de molde, não precisaria nem desmontar o câmbio. Eduardo, um dia te devolvo sua engrenagem banguela! :lol:

Kako
26/04/2005, 14:48
Ah, entendi. Sim, é isso mesmo que eu penso em fazer. Só que se alguém se propor a fazer e vender, nesse caso eu prefiro pagar os X % de lucro.... hehehehe.


Pois é camarada, esse que é o problema, quando descobrimos algém que faça, "o cara chuta os baldes" e cobra o "olho da cara".

Quanto as engrenagens, eu fiz a mesma coisa, levei a engrenagem do JEEP e a do outro câmbio, e os caras da frezadora me pedirão o eixo; disserão que era para calibrar a engrenagem.

[]'s se vira nos 30! :shock: :D :D

dptucunduva
26/04/2005, 15:05
Quanto as engrenagens, eu fiz a mesma coisa, levei a engrenagem do JEEP e a do outro câmbio, e os caras da frezadora me pedirão o eixo; disserão que era para calibrar a engrenagem.

Pãtz, desmontar o câmbio é foda.... Tá justinho, vai dar um puta trampo pra desmontar e montar de novo depois.....

Mas, se for assim.... E quanto morreu pra fazer essa engrenagem?

Kako
26/04/2005, 16:28
Mas, se for assim.... E quanto morreu pra fazer essa engrenagem?


Foi ai que eu me danei :D , fiquei super empolgado com a engrenagem, fui na primeira frezadora que encontrei e mandei fazer, depois veio a conta L$500,00, eu achei Salgado, dá próxia vez vou pesquizar mais. Agora vou ver quanto o torneiro vai cobrar na flange.
Um dia eu chego lá; Cambio 1º 7,3x:1, T-case 4,xx:1, Diferencial 43/8 5,38:1, final = 157,xx:1, "já pençô" :shock:


[]'s sendo chamado de ignorante :D

Paulo Martins
12/04/2010, 23:39
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/3ac20a857dfa5e8b4dc0d50153e5b9c1.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/381b2410392cad65166d1117ce3b60ab.jpg

Só pra esquentar mais o tópico.

Meu amigo Capelão q faz essa adaptação de caixa clark + tcase willys ficou de levantar os custos pra que eu possa informar aos interessados posteriormente.

Essas fotos são de um Bernardão de propriedade do mesmo.
As peças estão meio empoeiradas porque esse projeto está parado por enquanto, a mecânica está toda montada apenas aguardando uma carroceria.

[]'s 8)

Ganhei uma flange para adaptar o 240v na transferencia willys, essa flange deixa a caixa de transferência inclinada para que um dos parafusos de fixação da reduzida fique fora do alojamento do rolamento do carretel e também não tem o furo para fixação do parafuso que tem rosca na t-case. Como devo fazer para que a minha flange deixe a t-case alinhada como na da foto? Refuro ela exceto o que ficará na direção do alojamento do rolamento do carretel? Teria algum problema instalar a t-case inclinada? Se alguem puder colaborar agradeço.

lucciano amaral
13/04/2010, 21:46
O que vc`s acham do motor 2.2 da s10 com o seu proprio cambio e a reduzida willys/ valeuwwww

Mauricio Rotta
14/04/2010, 08:54
Meu cambio é o 4 marchas das últiumas d10 e primeiras d20. Também equipou as F4000 e F2000.

Muito parruda a criança.

Saga completa:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58314





Foi a melhor adaptação que eu ja fiz na vida!


luciano:
Motor 2.2 da S10 deve ficar um canhão, o cambio dela dá pra acoplar na reduzida Willys sim, fica muito bom, pode fazer sem medo.

Fontoura
19/06/2010, 02:37
Motor 2.2 da S10 deve ficar um canhão, o cambio dela dá pra acoplar na reduzida Willys sim, fica muito bom, pode fazer sem medo.



Este motor éo mesmo do vectra??? E aguenta a pegada em trilhas PESADAS e longas?
Toca uma rural com 53x9 e BF 37'' com folga???

Abraços!

valtail
21/06/2011, 17:00
amigos preciso de algumas peças do cambio a-20 de 21 dentes: eixo piloto 21 dente , engrenagem da 5ª que trabalha junto com carretel(penca) da 5ª numero 3341597, ou seja eixo engrenagem e carretel(penca), vc pode me ajudar, ; outra vc teria o cambio completo quanto sairia essas peças ou o cambio , desculpe mais uma coisa o numero do eixo piloto é :3343050, alguem pode me socorrer ai pessoal, obrigadao

sallespickup
22/06/2011, 22:07
valtail, vai ficar uma nota as peças, acho que o eixo piloto e a 5 eu tenho te confirmo na segunda, me cobre por email sallespickup01@ig.com.br, ja o carretel pode preparar o bolso 1 mil novo da eaton/clark original, ah não coloque paralelo de jeito nenhum, é jogar dinheiro fora um lixo (BOTTO) é a marca
a disposição carlos

pjmatsu
15/12/2015, 23:19
É mestre Giovani, foi praticamente isso q aconteceu, aquela porcaria da caixa original estourou daí um cara como nós, jipeiro/mecânico/inventor/curioso resolveu fazer esta adaptação e hoje em dia vende essa solução pra muita gente aqui na cidade :wink:
Boa noite amigo...

Por acaso vc tem o contato desse seu mecanico? Obrigado.