PDA

Ver Versão Completa : corrente do comando do motor da ranger 3.0

fellipece
17/09/2009, 16:36
Pessoal, to precisando de uma dica de voces
O motor da ranger está com 94mil km e o motor esta fazendo um barulho, entao pedi para um mecanico de confiança abrir o motor, e ele disse que a corrente de comando do motor está ruim.
Isso é natural? Quanto custa mais ou menos? Tem que trocar mais o que além dessa corrente?
obrigado pela atenção, pessoal

Eduardo Eustaquio
17/09/2009, 17:35
Procure o forista Jera que ele tem os detalhes de como resolver essa questão, além do valor total para tal manutenção.

Loyer
17/09/2009, 17:40
Procure o forista Jera que ele tem os detalhes de como resolver essa questão, além do valor total para tal manutenção.

É isso ai, eu me lembro que o Jera pagou R$ 1.800,00 no kit (ele postou até foto desse kit).

Abraço.

Loyer
17/09/2009, 17:43
Pessoal, to precisando de uma dica de voces
O motor da ranger está com 94mil km e o motor esta fazendo um barulho, entao pedi para um mecanico de confiança abrir o motor, e ele disse que a corrente de comando do motor está ruim.
Isso é natural? Quanto custa mais ou menos? Tem que trocar mais o que além dessa corrente?
obrigado pela atenção, pessoal

Fellipece como é esse barulho hein?

Eu fico intrigado com essa troca da corrente pois segundo a MWM international a vida útil da mesma é de aproximadamente 300.000 Km.

A do Jera salvo engano foi trocada por volta dos 130.000 Km ou seja nem a metade da previsão e a sua com 94.000 Km é bem longe dos 300.000 Km.

Eduardo Eustaquio
17/09/2009, 17:54
Fellipece como é esse barulho hein?

Eu fico intrigado com essa troca da corrente pois segundo a MWM international a vida útil da mesma é de aproximadamente 300.000 Km.

A do Jera salvo engano foi trocada por volta dos 130.000 Km ou seja nem a metade da previsão e a sua com 94.000 Km é bem longe dos 300.000 Km.

Loyer, tudo bem?

Até aonde vi os casos de troca desta corrente de comando, foram em casos de (me desculpa prezado Jera) mal uso ou má manutenção preventiva, mais precisamente, óleo de má qualidade. As duas Rangers que acompanhei a troca deste componete, os seus proprietários são daqueles que vivem andando próximo ao limitador de velocidade constantemente, para não dizer as vezes que chega ao limitador e a troca destes componentes foram em 125.000 e da outra 160.000.

Não sei até aonde isso tem fundamento, mas como comparativo, há algumas Rangers 3.0 que são usadas pelos agrônomos da semeste Pionner com mais de 200.000 quilômetros e não houve até o momento a troca deste item.

Não me recordo agora a quilometragem da Ranger que era de meu irmão, mas acho que ela já beira os 150.000 sem este problema. Vou até verificar o quanto ela já rodou.

Um outro item que o nosso colega que está com a dúvida poderia dizer é se esta Ranger está com ele desde que saiu da concessionária ou se foi comprada usada. Caso seja a segunda opção, pode ser que voltaram o velocímetro.

Loyer
17/09/2009, 19:42
Loyer, tudo bem?

Até aonde vi os casos de troca desta corrente de comando, foram em casos de (me desculpa prezado Jera) mal uso ou má manutenção preventiva, mais precisamente, óleo de má qualidade. As duas Rangers que acompanhei a troca deste componete, os seus proprietários são daqueles que vivem andando próximo ao limitador de velocidade constantemente, para não dizer as vezes que chega ao limitador e a troca destes componentes foram em 125.000 e da outra 160.000.

Não sei até aonde isso tem fundamento, mas como comparativo, há algumas Rangers 3.0 que são usadas pelos agrônomos da semeste Pionner com mais de 200.000 quilômetros e não houve até o momento a troca deste item.

Não me recordo agora a quilometragem da Ranger que era de meu irmão, mas acho que ela já beira os 150.000 sem este problema. Vou até verificar o quanto ela já rodou.

Um outro item que o nosso colega que está com a dúvida poderia dizer é se esta Ranger está com ele desde que saiu da concessionária ou se foi comprada usada. Caso seja a segunda opção, pode ser que voltaram o velocímetro.

Por aqui tudo na santa paz.

Pois é, já dizia o ditado popular: cada caso é um caso hehe

Abraço.

Pequeno jr
18/09/2009, 14:05
Se não me engano o custo para troca da corrente de comando do Jera com mão de obra ficou em R$ 1500,00.

Local mais em conta é comprando na Navesa Caminhões de Goiãnia.

Edintruder
18/09/2009, 15:05
Na boa, por mais que o International NGD-e seja bom, o MWM Sprint 2.8 TCE parece ser superior, pois não vejo relatos de problemas nas S-10 e Nissan com esse motor, nem com problemas na injeção eletrônica ou pescador. O único ponto contra o MWM é a soltura de válvulas em rpm muito elevada, fora isso o NGD-e tá decepcionando...

Jera
18/09/2009, 15:23
o preço na época foi 1600,00 somente o jogo da corrente com umas engrenagens.
e desgaste não é da corrente em sí, e sim nos outros componentes que funcionam em conjunto......no meu caso, segundo o mecanico, foram os tuchos hidraulicos que ficaram um pouco desgastados.
comprei na navesa tratores em goiania.....mas vi alguem falando o preço atual e parece que abaixou.....acho que eu vi por 1300,00.
mmmtttt gente tem que trocar a corrente, mas mmmtttt gente tb nunca trocou....

o ruim é que tem que desmontar o radiador e o intercooler (aproveita e manda limpar)!!!

eu sempre cuidei mt da ranger! num era de pisar até o limite não. raras as vezes fiz isso. e qnd fiz foi somente para testar o carro. no geral era trocas de marchas em 2000-2200milrpm e vel maxima de 140km/h na estrada.....e trocas de óleo e filtros sempre a cada 10milkm!!! num sou moedor de carros não heheheh!!!!

Eduardo Eustaquio
18/09/2009, 16:27
Na boa, por mais que o International NGD-e seja bom, o MWM Sprint 2.8 TCE parece ser superior, pois não vejo relatos de problemas nas S-10 e Nissan com esse motor, nem com problemas na injeção eletrônica ou pescador. O único ponto contra o MWM é a soltura de válvulas em rpm muito elevada, fora isso o NGD-e tá decepcionando...

Prezado Edin, deve ser levado em conta que quase não há foristas que comentem dos motores 2.8 de S-10, Xterra, frontier e etc.

Pelo contrário que você comenta, postei também problemas que tive nos motores 2.8 das S-10. Além da questão de válvulas que você comenta, lembre-se da roda fônica (é assim que se escreve?) que é caríssima, das constantes regulagens de válvulas que deve ser feito e também a troca de corrente para quem mantém a S-10 em regime de velocidades altas e ai entra dois tipos de serviços, válvulas e correntes.

Ainda sobre as regulagens de válvulas, vi alguns destes motores abaixo dos 150.000 quilômetros rodados apresentando trinca no cabeçote devido a falta de regulagem.

Tinhamos até pouco tempo atrás, antes da troca pelas F-250 4x4, algumas S-10 eletronic a serviço e além destes problemas que menciono acima, some também as constantes quebras do suporte do motor e dos coxins. Não sei porque quebravam tanto, mas acho que é devido a vibração do mesmo. Com dicas de mecânicos, utilizamos os coxins das D-20 e resolveu este problema.

Agora, como já foi dito em diversos locais aqui no fórum, é um motor bastante resistente, apenas não concordo com a questão de ser dito que é um motor que não apresenta problemas.

Raposo
18/09/2009, 17:38
Prezado Edin, deve ser levado em conta que quase não há foristas que comentem dos motores 2.8 de S-10, Xterra, frontier e etc.

Pelo contrário que você comenta, postei também problemas que tive nos motores 2.8 das S-10. Além da questão de válvulas que você comenta, lembre-se da roda fônica (é assim que se escreve?) que é caríssima, das constantes regulagens de válvulas que deve ser feito e também a troca de corrente para quem mantém a S-10 em regime de velocidades altas e ai entra dois tipos de serviços, válvulas e correntes.

Ainda sobre as regulagens de válvulas, vi alguns destes motores abaixo dos 150.000 quilômetros rodados apresentando trinca no cabeçote devido a falta de regulagem.

Tinhamos até pouco tempo atrás, antes da troca pelas F-250 4x4, algumas S-10 eletronic a serviço e além destes problemas que menciono acima, some também as constantes quebras do suporte do motor e dos coxins. Não sei porque quebravam tanto, mas acho que é devido a vibração do mesmo. Com dicas de mecânicos, utilizamos os coxins das D-20 e resolveu este problema.

Agora, como já foi dito em diversos locais aqui no fórum, é um motor bastante resistente, apenas não concordo com a questão de ser dito que é um motor que não apresenta problemas.
Corroborando, salvo melhor juízo, ainda tem o volante bi-massa e problemas apresentados com a turbina.
Abraços.

Edintruder
18/09/2009, 17:44
Ok, estou convencido que atualmente no Brasil ainda não existe nenhum motor tão bom quanto os 229 e os X10...
Em relação à quantidade de tópicos relacionados com o assunto, tem que levar em conta que aqui tem muito mais proprietário de Ranger do que S10...
Desconsiderem meu comentário anterior, por favor.

Raposo
18/09/2009, 17:55
Ok, estou convencido que atualmente no Brasil ainda não existe nenhum motor tão bom quanto os 229 e os X10...
Pois é Edin, também estou convencido que o avanço tecnológico está intimamente ligado a falta de durabilidade de alguns componentes dos motores modernos. Creio que por razões de economia no produto final, é notória a qualidade superior dos produtos mais antigos e não é só no meio automobilístico, mas em qualquer bem de consumo durável (móveis e eletrodomésticos são um bom exemplo). Te confesso que mesmo se tivesse $$$ suficiente para trocar a Natasha por uma pick up mais nova, eu pensaria muito bem antes de tomar uma decisão.
Abraços.

RcSala
18/09/2009, 19:13
Em relação à quantidade de tópicos relacionados com o assunto, tem que levar em conta que aqui tem muito mais proprietário de Ranger do que S10...
Desconsiderem meu comentário anterior, por favor.

Off

Pegando carona na afirmação dos 229 gostaria de perguntar aos amigos o que acham do Cargo 712 com motor cummins.
Estamos pra pegar um caminhão 3/4 novo para a loja e estou entre 3 marcas e modelos:
MB 710 plus
VW Worker 8.120 (mwm mecânico)
Ford Cargo 712 (Cummins B3.9 mecânico, mesmo da F4000/F350)

Estamos quase pegando o "carguinho" mesmo sabendo que ele é o pior de mercado quando velho, mas está 13000 reais mais barato que os outros dois.

end off.

Quanto a corrente a minha ranger está bem nova ainda mas apresenta um barulho muito chato depois dos 2000 rpm. Já trocaram a polia tensora mas não resolveu. É como se fosse uma palheta de plástico atritando na correia polli-V, um nhennnnnnnnnnnnnnn.
Acho que não é parecido com esse problema né?
De qualquer modo ela ainda está na garantia.

Abraços.

Edintruder
18/09/2009, 22:12
O problema desse sistema é que o sistema de tensores é por deslizantes de baquelite. Se fosse por polia de tensão seria muito melhor e mais silencioso. Isso parece até o problema dos motores da Lada...

Sobre o cargo, na minha opinião é ruim de venda, considerado o pior modelo entre esses, porém, se não exigires produção dele, tem um excelente custo x benefício. O problema dele são as subidas... Eu compraria sem medo.
Chegasses a avaliar os modelos da Iveco e Mercedes? A Mercedes é muito superior à Ford e à VW.

RcSala
18/09/2009, 22:41
Sobre o cargo, na minha opinião é ruim de venda, considerado o pior modelo entre esses, porém, se não exigires produção dele, tem um excelente custo x benefício. O problema dele são as subidas... Eu compraria sem medo.
Chegasses a avaliar os modelos da Iveco e Mercedes? A Mercedes é muito superior à Ford e à VW.

Sim, como já falei estou olhando o MB 710 plus. Na minha opnião ele perde por não ter cabine avançada (menor entre eixos), relação do diferencial um pouco maior (mais fraco em subidas) e 13000 reais mais caro.
Se passar para o cabine avançada da Mercedes o valor sobe muito, o 915C custa 112000 latinhas :shock:

Abraços e desculpem o off novamente.

csirani
19/09/2009, 00:07
Corroborando, salvo melhor juízo, ainda tem o volante bi-massa e problemas apresentados com a turbina.
Abraços.

Esses são componentes agregados ao motor pelos fabricantes do veículo e não pelo fabricante do motor, portando acho equívocado imputar esses problemas à MWM.

Loyer
19/09/2009, 08:47
o preço na época foi 1600,00 somente o jogo da corrente com umas engrenagens.
e desgaste não é da corrente em sí, e sim nos outros componentes que funcionam em conjunto......no meu caso, segundo o mecanico, foram os tuchos hidraulicos que ficaram um pouco desgastados.
comprei na navesa tratores em goiania.....mas vi alguem falando o preço atual e parece que abaixou.....acho que eu vi por 1300,00.
mmmtttt gente tem que trocar a corrente, mas mmmtttt gente tb nunca trocou....

o ruim é que tem que desmontar o radiador e o intercooler (aproveita e manda limpar)!!!

eu sempre cuidei mt da ranger! num era de pisar até o limite não. raras as vezes fiz isso. e qnd fiz foi somente para testar o carro. no geral era trocas de marchas em 2000-2200milrpm e vel maxima de 140km/h na estrada.....e trocas de óleo e filtros sempre a cada 10milkm!!! num sou moedor de carros não heheheh!!!!

Jera me explica melhor isso, vc trocou só o kit da corrente ou teve que trocar tucho tb?

(Desculpe se estiver falando besteira, sou MUITO leigo em mecânica)

Abraço.

Marvila
19/09/2009, 12:32
Pois é Edin, também estou convencido que o avanço tecnológico está intimamente ligado a falta de durabilidade de alguns componentes dos motores modernos.
:pensativo:...e tem mais, se falarmos da eletrônica embarcada (sopa de letrinhas) aí é que arrepia mesmo. De robustos os propulsores diesel agora são "delicadíssimos"...vide os apagões do PS 3.0, do 3.2 da Triton e do TdV6 da Discovery 3. Todos ligados a questões de qualidade do diesel/filtro de combustível. Algumas oficinas nem ousam diagnosticar...:discordo:
Por isto também, Raposo, minha preferência pelos mais antigos e mecânicos.

RcSala, se for considerar economia de combustível o MB710 é imbatível diante dos outros dois, pelo que acompanhei na empresa de um amigo.

dudu83
20/09/2009, 00:32
:pensativo:...e tem mais, se falarmos da eletrônica embarcada (sopa de letrinhas) aí é que arrepia mesmo. De robustos os propulsores diesel agora são "delicadíssimos"...vide os apagões do PS 3.0, do 3.2 da Triton e do TdV6 da Discovery 3. Todos ligados a questões de qualidade do diesel/filtro de combustível. Algumas oficinas nem ousam diagnosticar...:discordo:
Por isto também, Raposo, minha preferência pelos mais antigos e mecânicos.

RcSala, se for considerar economia de combustível o MB710 é imbatível diante dos outros dois, pelo que acompanhei na empresa de um amigo.

o problema da peneira do tanque da ranger e muito simples de resolver, eu mesmo consertei, e mesmo assim por causa dele naum fiquei a pé, somente demorei masi pra chegar em casa.....

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 01:38
Incrível como esses PSE 3.0 dão problema nessa maldita corrente tão cedo... se vacilar tem pickup com correia comum de borracha que roda o dobro sem dar problema! :evil:

International diz: "Duram até 300.000km"

Se durasse a metade disso, já seria motivo de comemoração... :parede:

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 19:09
O problema da corrente nesse motor é o seguinte. Esse motor tem um sistema de tencionadore hidráulicos automáticos que são similares aos tuchos do comandos de válvulas. Eles são preenchido o com óleo do motor pra compensar a folga das correntes.

Esse motor permite o acesso a esse tencionadores sem a necessidade de abrir a caixa de distribuição. São peças simples e não davem custar muito caro, mas eu acho que os mecas estão aproveitando pra arrancar mais um do bolso dos clientes desavisados e condenando até as correntes...

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 19:40
"mas eu acho que os mecas estão aproveitando pra arrancar mais um do bolso dos clientes desavisados e condenando até as correntes..."

Nem creio tanto nisso, Walter. Eu mesmo já vi em uma única semana 3 Rangers chegando na oficina onde eu mexo no meu carro, todas as 3 com a corrente estourada.

A que tinha menor kilometragem marcava 112 mi rodados! As outras estavam com 133 mil e 147 mil rodados.

Porra, pensa só: Uma corrente de um carro como o do cidadão lá, que até me mostrou as datas das revisões em dia ( Ranger 2007 ), estourar com tão pouca kilometragem? Ou é defeito de fabricação da tal corrente ou falha de projeto. Ou no pior caso, alguma sacanagem da concessionária.

Vou até perguntar amanhã na oficina quanto ficou o conserto, pq me lembro que o cara só faltou chorar quando viu o prejuízo...

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 19:43
"mas eu acho que os mecas estão aproveitando pra arrancar mais um do bolso dos clientes desavisados e condenando até as correntes..."

Nem creio tanto nisso, Walter. Eu mesmo já vi em uma única semana 3 Rangers chegando na oficina onde eu mexo no meu carro, todas as 3 com a corrente estourada.

A que tinha menor kilometragem marcava 112 mi rodados! As outras estavam com 133 mil e 147 mil rodados.

Porra, pensa só: Uma corrente de um carro como o do cidadão lá, que até me mostrou as datas das revisões em dia ( Ranger 2007 ), estourar com tão pouca kilometragem? Ou é defeito de fabricação da tal corrente ou falha de projeto. Ou no pior caso, alguma sacanagem da concessionária.

Vou até perguntar amanhã na oficina quanto ficou o conserto, pq me lembro que o cara só faltou chorar quando viu o prejuízo...

Pergunta mesmo. Esse negócio de ouvi falar aqui no fórum não ajuda em nada e de repente você até descobre que tá levando a sua viatura na oficina errada...

Viking
20/09/2009, 19:54
Pessoal, se a corrente recebe lubrificação do óleo do motor, tbm não da pra esquecer q óleo vence não somente por quilometragem, mas tbm por tempo... tem camionete de cidade q roda menos de 10.000 km /ano e q o dono troca oleo a cada 10.000 ou seja, uma vez por ano mais ou menos, achando q ta fazendo a troca no tempo certo... já ouvi q o ideal pra quem roda pouco é trocar o óleo a cada 120 dias, pois depois disso o óleo aos poucos vai perdendo suas propriedades.

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 22:25
"Pergunta mesmo. Esse negócio de ouvi falar aqui no fórum não ajuda em nada e de repente você até descobre que tá levando a sua viatura na oficina errada..."

Meu caro, a menos que eu esteja enganado, vc parece que se doeu com meu comentário.

Mas o fato é que a oficina que eu levo meu carro é excelente, tanto que até as autorizadas Chevrolet, Mitsubishi e Ford mandam carros pra lá quando eles não resolvem a bronca em casa.

E eu não "ouvi falar", caso vc não tenha lido ou tenha problemas com interpretação de textos, eu escrevi que eu mesmo vi os carros chegando lá, e consequentemente vi o que ocorreu com cada um deles, e perguntei inclusive ao dono de um dos carros.

Um pouquinho mais de respeito com quem te tratou bem ( pelo menos até antes da sua resposta tola )...

Pequeno jr
20/09/2009, 23:21

Se o problema for mesmo corrente de comando .. o cara gastar mais que R$ 1600,00 pode fugir que é assalto. Fiz um orçamento na Navesa, concessionária ford d GYN e lá está R$ 1188,00 a vista ou R$ 1320,00 em 3x. o Restante seria a mão de obra e olha q to indo pelo local mais caro.

Sobre a km/rodados de troca .... a Ranger que estou orçando esta com 193.000 km/rodados.

Walter L. L. Casitta
21/09/2009, 06:51
Se o problema for mesmo corrente de comando .. o cara gastar mais que R$ 1600,00 pode fugir que é assalto. Fiz um orçamento na Navesa, concessionária ford d GYN e lá está R$ 1188,00 a vista ou R$ 1320,00 em 3x. o Restante seria a mão de obra e olha q to indo pelo local mais caro.

Sobre a km/rodados de troca .... a Ranger que estou orçando esta com 193.000 km/rodados.

Consultei o preço dos tensores hidráulicos: Em torno de R$800,00 os dois na concessionária Ford.

Seria bom ir até uma concessionária International. O preço lá deve ser menor e além disso existe a possibilidade do problema ser num só...

SAPO-BOMBA
21/09/2009, 09:56

Pequeno, vc está falando que 1188 é o valor da CORRENTE apenas, correto? Ou é o valor do kit, com as coroas e tensionadores?

Pequeno jr
21/09/2009, 10:05
kit completo !

SAPO-BOMBA
21/09/2009, 10:35
Curioso este valor, pq aqui no fórum mesmo é comum ler relatos de gente que pagou bem mais caro que esse valor, comprando na autorizada. Tomara que tenham baixado os preços então! :)

fellipece
21/09/2009, 16:36
pessoal, sobre o assunto
comprei o kit que vem com 4 engrenagens, 2 negocios que nao sei o q eh, 2 correntes e um eixo por 1600 reais
ele disse que a corrente estava muito esticada rodando frouxa, tanto que um negocio que regula ela mesmo 100% nao deixava a correte 100% acoxada.
o problema agora é que ele disse que uma das engrenagens é "louca", parece que nao tem nada anotado o tempo do motor nela.
qq vcs axam pessoal?
e de fato esse carro era do meu pai novo, ele me deu com 40mil e de fato eu ando muito ligeiro no carro tambem, como diz no ceara, dou "cacete" no carro heheh
abraço

Edintruder
21/09/2009, 17:12
Bem, se reparares, a bomba de alta pressão que alimenta o CR vai receber duas coroas, em uma recebera a corrente que chega do virabrequim, e na outra vai para o comando de válvulas. O sincronismo nesse motor só existe entre o comando de válvulas e o virabrequim. Então em uma das rodas dentadas não deverá ter marcação de orientação do ponto.

Não tenho certeza nesse motor se a coroa central refere-se ao comando de válvulas ou à bomba de alta pressão.

Pequeno jr
21/09/2009, 22:47
Curioso este valor, pq aqui no fórum mesmo é comum ler relatos de gente que pagou bem mais caro que esse valor, comprando na autorizada. Tomara que tenham baixado os preços então! :)

Sapo .. um bilhão de pessoas disseram que eu iria gastar de R$ 8000,00 ou mais para fazer o motor da minha Ranger ... passei por pouco da metade deste valor.

O negócio é saber procurar.

Cada vez mais estão surgindo lojas da International e lá só vendem peças originais. COmo as pessoas estão descobrindo isso, cada vez mais estão indo lá e deixando as lojas da Ford ... com isso .. ou as concessionárias começam a baixar o valor das peças de motor .. ou vão morrer com um estoque grande.

A Navesa Caminhões de Goiânia é conhecida por ter bons preços. Se a pessoa for PJ é so fazer o cadastro lá ... eles despacham para todo o Brasil. Além dela, veja se na sua cidade há alguma concessionária FORD caminhões e orce os preços de peças de Rangers lá. Pelo menos por aqui ... há diferença boa de valores.

Os relatos iniciais do forum, dizia que este Kit era vendido por R$ 3000,00 a 1 ano e meio atrás .. já baixo para menos da metade ... e daqui a pouco ficará mais barato ainda.

Como falei ... é saber procurar

SAPO-BOMBA
21/09/2009, 23:12
Sapo .. um bilhão de pessoas disseram que eu iria gastar de R$ 8000,00 ou mais para fazer o motor da minha Ranger ... passei por pouco da metade deste valor.

Com certeza! Eu tb estava às vias de gastar uma nota preta na minha viatura, procurei retíficas e oficinas especializadas em motores Mitsubishi, rodei por autorizadas, bla bla bla... A maioria queria o olho da cara, alguns estipulando até que eu deveria comprar "motor parcial" por 12 mil latinhas! :stop:

No fim das contas gastei menos de 5 mil latinhas pra refazer o motor inteiro com peças originais Mitsubishi, desde filtros até bicos e correias. Pra efeito de informação, as únicas coisas não originais foram as bases do motor e do câmbio! :dance:

O segredo mesmo é encontrar uma oficina responsável, com pessoal realmente capacitado e acima de tudo idôneo. No meu caso, virei até amigo do dono do centro automotivo, e muitas vezes ele ajeita uma ou outra besteirinha sem me cobrar um único centavo. :palmas:

Em compensação, a cervejinha com churrasquinho dominical tem que rolar de vez em quando, acompanhado de um bom papo entre amigos! :concordo:

Pequeno jr
21/09/2009, 23:29
Com certeza! Eu tb estava às vias de gastar uma nota preta na minha viatura, procurei retíficas e oficinas especializadas em motores Mitsubishi, rodei por autorizadas, bla bla bla... A maioria queria o olho da cara, alguns estipulando até que eu deveria comprar "motor parcial" por 12 mil latinhas! :stop:

No fim das contas gastei menos de 5 mil latinhas pra refazer o motor inteiro com peças originais Mitsubishi, desde filtros até bicos e correias. Pra efeito de informação, as únicas coisas não originais foram as bases do motor e do câmbio! :dance:

O segredo mesmo é encontrar uma oficina responsável, com pessoal realmente capacitado e acima de tudo idôneo. No meu caso, virei até amigo do dono do centro automotivo, e muitas vezes ele ajeita uma ou outra besteirinha sem me cobrar um único centavo. :palmas:

Em compensação, a cervejinha com churrasquinho dominical tem que rolar de vez em quando, acompanhado de um bom papo entre amigos! :concordo:

É isso ai.

Vc até poderia fazer um teste ... pedir para o teu amigo do centro automotivo ver via telefone qto que a Navesa faz este Kit para ele, mesmo não tendo cadastro. (62) 3018-1111 ... não sei se o frente de GYN para ai se valeria a pena ... mas não custa nada tentar.

Os preços q chegam aq para a gente no DF são estes q passei.

SAPO-BOMBA
21/09/2009, 23:41
Pequeno, tenho quase que certeza de que ele tem os "canais" pra conseguir peças e afins, principalmente dos motores Mitsubishi e Toyota e MWM Sprint, que são as especialidades dele.

Inclusive ele é um cara que se atualiza constantemente, investe em equipamentos de ponta, ele não só conta com a oficina como tb tem duas autopeças na cidade.

Até citei algumas postagens atrás, que ele recebe até veículos de concessionárias que não conseguem dar solução pra alguns problemas, além de prefeituras, viaturas da polícia militar, ambulâncias, topics, enfim...

Parece que estou até exagerando e defendendo ou babando o cara, mas a verdade deve ser dita: É um excelente profissional, coisa MUITO RARA de se encontrar hoje em dia, ainda mais nos tempos de eletrônica embarcada nos motores diesel atuais.

Abraços!

Daniel.Shimomoto
26/09/2009, 15:43
Voltando ao assunto "corrente de comando"

Hoje fui ao meu mecanico diesel ver um pequeno "grilo" que a Ranger tava fazendo e conversando com ele sobre o motor NGD/Powerstroke, ele comentou comigo maravilhas do motor da International. E na conversa, perguntei sobre a corrente de comando.

Segundo ele (infelizmente não tive a oportunidade de ver), ele teve que abrir o cabeçote de uma Ranger 3.0 com mais de 250 mil km (de fato, eu "conheço" o carro e sei que a picape trabalha pra kct, geralmente puxando carreta repleta de tronco para curral). O problema do cabeçote havia sido uma corrosão por cavitação pela falta de uso de água com aditivo, aliado a excesso de esforço e mal zelo. Mas segundo ele, o sistema de corretes de comando estavam intactos, sem quaisquer sinais de desgaste ou necessidade de troca.

O serviço consistiu em uma solda no cabeçote, troca de um bico injetor (caro pra caramba...mais de 2 mil Reais...Não me lembro o valor) mas o sistema de correntes permaneceu o mesmo.

Abs!!!

SAPO-BOMBA
26/09/2009, 19:04
Pra vc ver... Eu encontro o bico injetor Siemens pra esse motor por menos de 1500 reias. Esse motor é fodástico na hora de vc pisar. Na hora que quebra... :evil:

Eu mesmo já disse uma vez pro meu pai "quem anda nela, compra", no dia que levei ele pra dar uma volta numa Ranger 3.0 que a gente estava testando na oficina onde meu carro é cuidado.

Agora na hora que ele me perguntou "e a manutenção?" e eu mostrei o preço das peças, ele disse "nem pensar! não tou cagando dinheiro!". :parede:

O motor é bom enquanto dura. Na verdade, ele é igualzinho ao das L200 HPE, muito bom enquanto anda, mas quando começa a dar problema... :putz:

Espero que não venham Rangeiros enfurecidos me execrar pq falei uma verdade! :odedo:

SAPO-BOMBA
26/09/2009, 19:05
Um único bico da Ranger 3.0 é mais caro que os 4 bicos de uma L200! :(

Jera
26/09/2009, 19:13
tb acho caro um bico do 3.0 da ranger.....mas aposto que os bicos dos novos motores 3.2 da mit, 3.0 da toyota, 2.5 da frontier são caros tb.
daqui pra frente será assim. td eletronico e mais caro.

SAPO-BOMBA
26/09/2009, 19:15
Os bicos da Toyota eu já achei de 800 a 1000 reais. Considero caro demais ainda, mas pelo menos não é absurdo como os da International.

Os da Mitsubishi Triton eu tou por fora. Alguém sabe?

Pequeno jr
27/09/2009, 00:29
Sapo ... Bico de Hilux por R$ 800,00???

Diz aonde ...

Lembrando que hj em dia .. um CR completo da Toy custa baratim .. só R$ 14.000,00

Nao é encrencar contigo .. só to achando estranho algumas coisas q vc fala ... mas não quero aqui postar o porque e com o que faço as vezes (alguns aqui do forum sabem). .... Pior q já passaram tantas 3.0, com preço, manutenção e etc ... e as coisas não estão batendo.

Fora as rangers .. ainda tem algumas Hilux, S-10, Blazer, X-terra e está para chegar as frontier

Como t disse não é encrencar ... só acho estranho.

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 00:31
Pra vc ver... Eu encontro o bico injetor Siemens pra esse motor por menos de 1500 reias. Esse motor é fodástico na hora de vc pisar. Na hora que quebra... :evil:

Eu mesmo já disse uma vez pro meu pai "quem anda nela, compra", no dia que levei ele pra dar uma volta numa Ranger 3.0 que a gente estava testando na oficina onde meu carro é cuidado.

Agora na hora que ele me perguntou "e a manutenção?" e eu mostrei o preço das peças, ele disse "nem pensar! não tou cagando dinheiro!". :parede:

O motor é bom enquanto dura. Na verdade, ele é igualzinho ao das L200 HPE, muito bom enquanto anda, mas quando começa a dar problema... :putz:

Espero que não venham Rangeiros enfurecidos me execrar pq falei uma verdade! :odedo:

Um único bico da Ranger 3.0 é mais caro que os 4 bicos de uma L200! :(

Sapo-Bomba;

Sou Rangeiro convicto. Mas sou realista. O custo de manutenção da Ranger não é igual a de um Gol. Mas tá longe de ser o de uma Ferrari ou mesmo de uma Mitsubishi. Basta ver o preço das peças de uma Ranger e de uma L-200. Enquanto a Ranger voce tem opção (original versus paralelo) a L-200....

Um motor International NGD/PS mal tratado tá aguentando 250 mil km....se for bem tratado vira os 500 mil. A Fabrica tem testes em motores NGD/PS com mais de 600 mil km rodando com Biodiesel B20. (L-200 HPE nao chega a 1/3 dessa quilometragem)

Onde eu acho que o motor peca é no fato do sistema de injeção ser Siemens e não Bosch, o que encarece o custo de manutenção e muito, uma vez que 90% das oficinas que tem diagnostico computadorizado tem analisadores voltados para sistema Bosch. E que não le direito o sistema Siemens.

Outra coisa relevante. Você fez uma comparação ao meu ver INVALIDA. Não se pode comparar os bicos injetores da L-200 de injeção mecanica com os da Ranger ou qualquer outra picape com motor "common rail" Emquanto o mecanico trabalha com 400 bar de pressão, no máximo, os CR trabalham entre 1350 a 1600 bar, sendo que o da Ranger são piezoeletricos (acho que a unico motor no Brasil que utiliza esse sistema).

Nesta otica então, temos que voltar ao 'velho" MWM 229 onde cada jogo pistão, camisa, aneis custa R$210,00....

Abs!!!!

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 04:41
"Basta ver o preço das peças de uma Ranger e de uma L-200. Enquanto a Ranger voce tem opção (original versus paralelo) a L-200..."

Depois do HSD 2.5 e do MWM 229, o motor mais em conta pra se retificar é o 4D56 da L200. Eu gastei menos de 5 mil pra refazer meu motor inteiro com peças ORIGINAIS! As únicas coisas não-original que eu coloquei foram as correias ( da Goodyear ) e as bases de motor...

O dinheiro que se gasta numa retífica de um NGD 3.0 ( incluindo bicos injetores ), eu faço 2 motores de L200. :)

Claro, se for levar em autorizada Mitsubishi, eles te arrancam o couro! Hahahahaha :)

PS: Na época, andei em alguns concessionários e eles tiveram a cara-dura de me oferecer um motor "parcial" por R$ 12.000! E isso eu dando o meu na base de troca! :(

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 04:56
Você fez uma comparação ao meu ver INVALIDA.
Fiz uma comparação de manutenção entre veículos de uma mesma categoria. Se a Ranger tem motor mais moderno e consequentemente bem mais caro de manter, não é culpa nossa, certo? :roll:

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 10:08
Fiz uma comparação de manutenção entre veículos de uma mesma categoria. Se a Ranger tem motor mais moderno e consequentemente bem mais caro de manter, não é culpa nossa, certo? :roll:

Isso é um coisa obvio. Até o porteiro daqui do prédio sabe que o conserto de um motor eletrônico custa mais caro.

Mesmo assim não vejo nenhum caminhoneiro falindo por conta da manutenção já que caminhão com motor mecânico acabou bem ates dos motores das picapes

Esse papo me lembra do tempo do início da injeção eletrônica. Tudo não passou de terrorismo...

Pequeno jr
27/09/2009, 11:07
"Basta ver o preço das peças de uma Ranger e de uma L-200. Enquanto a Ranger voce tem opção (original versus paralelo) a L-200..."

Depois do HSD 2.5 e do MWM 229, o motor mais em conta pra se retificar é o 4D56 da L200. Eu gastei menos de 5 mil pra refazer meu motor inteiro com peças ORIGINAIS! As únicas coisas não-original que eu coloquei foram as correias ( da Goodyear ) e as bases de motor...

O dinheiro que se gasta numa retífica de um NGD 3.0 ( incluindo bicos injetores ), eu faço 2 motores de L200. :)

Claro, se for levar em autorizada Mitsubishi, eles te arrancam o couro! Hahahahaha :)

PS: Na época, andei em alguns concessionários e eles tiveram a cara-dura de me oferecer um motor "parcial" por R$ 12.000! E isso eu dando o meu na base de troca! :(

Meu caro Sapo ... me desculpa ... mas vamos colocar cada um em seu quadrado. Veiculos de mesma categoria e mesmo tipo de motores, correto:

Motor Diesel Mecânico X Diesel Mecanico

MOtor Diesel Eletronico X Diesel Eletronico.

Você disse que fez o seu 4D56 por menos de R$ 5.000,00 ... olha lá o tópico que criei e estão lá os preços. Ou seja, fiz o meu motor HSD de Ranger 2.5 menos que os 5.000,00 também com peças só originais conforme você fala.

Outro erro que você comenta, o motor HSD 2.8 é o mais barato para retificar do que o 2.5. A diferença é pouca, não deve chegar aos R$ 500,00, mas para efeito de preços, o 2.8 fica mais barato (Esse sim concordo que é um puta motor, barato de manter, facilidade de peças e várias outras coisas)

Para você ter uma idéia de preços de motores completos inclusive com turbina e não parciais, seguem os preços da International:

HSD 2.5: R$ 14.800,00
HSD 2.8: R$ 16.500,00
HSD 3.0: R$ 20.000,00 (e uma coisinha, não me recordo agora o valor exato)

Não sei se na sua cidade chega neste preço, mas se não chegar é só descer para Minas, SP, DF e se brincar acho que em Salvador tbm conseguimos estes preços, Vou pesquisar.

Para fazer um 2.5 Numa concessionária Ford custa algo em torno de R$ 12.500,00 (mas eu e você já sabemos que não são eles que montam, correto!? Mandam para uma oficina de parceria com peças originais). Para fazer um 4D56 2.5 (SEM SER HPE ou GLS) numa concessionária Mit custa em torno de R$ 14.000,00. Depois posto os valores para fazer um motor de L-200 Sport e Outdoor, pois sendo dentro da mesma categoria, o preço chega quase junto ao 3.0 ford

Agora, como a conversa desde o início é o motor 3.0 eletronic Ford, vamos comparar com o mesmo tipo de motor da Mitsubishi ... ou seja 3.2 CR da Mit. O motor 4D56 não é o referencial para o 3.0 (mecanico x mecanico) e (eletronicos x eletronicos)

Para fazer um motor 3.0 Eletronic completo numa concessionária ford hoje não sai por menos que R$ 18.000,00. Gostaria que você colocasse os valores para fazer um motor 3.2 da Pajero Full e triton . Caso você não saiba, fazer o 3.2 na Mit não sai por menos de R$ 25.000,00 e isso se você der sorte de achar todas as peças.

Ainda não tenho o preço para fazer o Motor CR 3.2 Mit fora de concessionária, mas o preço de um 3.0 International feito em oficinas fora fica em torno de R$ 10.000,00, sendo que cada vez que passa está barateando mais e mais.

OBS: QUe conversinha de cumadre isso aqui viu ... Putz ! ... ta parecendo as famosas coisas do meu é melhor que o seu.

Postei os valores com base em notas, números e diversos carros que acompanho. Todos os valores são em cima de peças de 1º linha.

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 11:39
Mesmo assim não vejo nenhum caminhoneiro falindo por conta da manutenção já que caminhão com motor mecânico acabou bem ates dos motores das picapes

Esse papo me lembra do tempo do início da injeção eletrônica. Tudo não passou de terrorismo...

Mas peraí... já vamos pular pra motor de caminhão/motor ciclo otto?
Vamos manter o foco nos motores citados. :stop:

Eu não sei vcs, mas pra quem pagava em média 200 a 600 reais num bico injetor ( falo de Hilux 2.8, L200, Ranger 2.5 ) e de repente se vê às voltas de pagar mais de 1500 reais num bico injetor... Se isso não te assusta ou assusta os outros foristas daqui, só posso concluir que eu sou pobre e vcs tão nadando em dinheiro! :mrgreen:

Um único bico injetor da Ranger eu compro 4 bicos Zexel DN-PD130 originais do motor 4D56, e ainda sobra troco pra cervejada no FDS! :dance:

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 11:46
Motor Diesel Mecânico X Diesel Mecanico

MOtor Diesel Eletronico X Diesel Eletronico.

Mas peraí... o 4D56 das L200 Outdoor hoje em dia não são eletrônicos não? E os MWM Sprint das S-10 e Frontier 2.8? :pensativo:

Outro erro que você comenta, o motor HSD 2.8 é o mais barato para retificar do que o 2.5.

Retífica completa? Com troca das correntes de comando? Será??? :pensativo:

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 12:00
Mas peraí... o 4D56 das L200 Outdoor hoje em dia não são eletrônicos não? E os MWM Sprint das S-10 e Frontier 2.8? :pensativo:

Você tá fazendo a maio confusão. Tem que se informar mais...

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 12:05
PQ fazendo confusão, meu caro? O motor MWM Sprint 2.8 atualmente é eletrônico, não é? Obrigatoriamente tem que ser, assim como os das L200, correto?

Jera
27/09/2009, 13:09
não....o motor da l200 não é eletronico. é bomba injetora ainda......
e os motores da mwm 2.8 eletronicos foram feitos uma adaptação pra virarem eletronicos. diferente do 3.0 de ranger e hilux e 3.2 da triton que já nasceram eletronicos.

Pequeno jr
27/09/2009, 13:12
PQ fazendo confusão, meu caro? O motor MWM Sprint 2.8 atualmente é eletrônico, não é? Obrigatoriamente tem que ser, assim como os das L200, correto?

Vc está misturando alhos com bugalhos!

trocou os motores, fabricantes e etc....

... ow .. não acredita em papai noel Sapo .. motor da L200 não é eletrônico nem aqui e nem na china. Please! Pesquisa ai no forum qdo o Bruno Sander comprou a Outdoor dele ... sai da loja achando q era eletronico ... depois de alguns dias ... caiu a verdade dos fatos.

Pesquisa ai.

Edintruder
27/09/2009, 15:22
Sapo, vão fazer você engolir bombas! ehehehhe!

Antes que comecem a se indispor por aqui, compensa a avaliação de humildade e reconhecimento quando nos equivocamos com alguma informação...

Eu mesmo me equivoquei diversas vezes em certezas que eu tinha no entanto a flexibilidade da razão ajuda muito.

Em relação à manutenção do motor da L200, tem algumas vantagens que acho muito válidas frente à maioria dos motores mecânicos mais modernos. Um bom exemplo é os bicos poderem ser desmontados e recalibrados, o que não ocorre com os bicos do 2.5 e 2.8. Não sei se os da MWM sprint podem ser calibrados, mas os da Ranger não. Tem que trocar. Outro exemplo, uma BI da L200 custa cerca de 800 a 1200,00 completa, a BI usada nos Maxions custa cerca de 1500 a 2000,00.

A troca da correia da L200 é feita em cerca de 3 hs e a da Ranger em 5 hs assim como qualquer outra manutenção periférica no motor da Mit em função do espaço disponível.

O único senão é a baixa durabilidade desse motor, fora isso é excelente.

No RS a melhor opção é buscar as peças no Uruguai aonde consegue-se cerca de 50% de diferença no preço.

Rogerrm
27/09/2009, 16:13

Tchê, que confusão rapaz............................................. .....
Corrente no Maxxion(?)...Outdoor eletronica... putz... meu da uma lida antes de sentar a lenha na Ranger...Comparar preço de motor de l 200 com Ranger, não faça isso cara...

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 17:23
Caramba, os caras ficam ofendidos mesmo... Não pode falar um "ai" de Ranger!

1 - Eu fiz uma PERGUNTA! Não uma afirmativa!

2 - Eu não misturei motores, citei o MWM como outro motor que era mecânico e hoje é eletrônico. Não me referi a ele como sendo motor de L200!

3 - Dei uma olhada na apostila do MWM 2.8 Sprint Electronic, e de fato ele É COMMON RAIL sim. Independente de adaptação ou não, é eletrônico.

Quanto ao PS 2.8, me enganei pois de fato ele usa correia dentada no comando. Corrente só no NGD 3.0. Falha minha.

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 17:27
Comparar preço de motor de l 200 com Ranger, não faça isso cara...

Pq não? Pq algum "passarinho" contou que é muuuuito mais caro que os Maxion/International da Ranger? Balela...

Inclusive o Pequeno Jr. fez o motor dele depois de muita pesquisa, pq lembro que ele falou que cobraram absurdos pra retificar o motor da Ranger dele.

Da mesma forma, vieram querendo me arrancar os olhos da cara pra retificar o motor Mitsubishi do meu carro, e no final das contas saiu mais barato que muito motor por aí tido como "barato".

Tudo é questão de pesquisa e tb levar em conta que o que é caro pra cidade de vcs pode ser muito mais barato em outras localidades e vice-versa.

Anthoniusnikos
27/09/2009, 18:47
Fica tranquilo Sapo Bomba, com paciência a gente vai aprendendo e sedimentando os conhecimentos. Também tenho que aprender muito.

Edin, a coroa central do NGD 3.0E é mesmo do virabrequim(vide foto anexa).
Obs.: O sistema Common Rail elimina a BI, e a injeção e pré-injeção de combustível é controlada por cristais piezoelétricos, como disse o amigo Shimomoto.

As válvulas são reguladas automaticamente devido ao sistema de tuchos hidráulicos.

Abs
Anthon

Edintruder
27/09/2009, 19:44
Anthonius, o eixo do virabrequim é o de baixo e o da bomba de pressão é o central.
Pra referência, em todos os motores 4 tempos, o eixo de comando de válvulas gira a metade do rpm do virabrequim, dessa forma sempre as polias menores são do virabrequim.

Anthoniusnikos
27/09/2009, 19:51
Valeu Edin. Pensei que já ia te ensinar alguma coisa, mas vou ter que retificar o desenho. :oops::oops::oops:
Quase acreditei que o eixo do virabrequim já tinha ido pras cabeças.
Tem um desenho da apostila que me induziu ao erro (Foto 2).
Segue o retificado(Foto 1).

Viu aí Sapo-Bomba ! Aquí, deixou a bola kikando na área, os caras mandam pra rede. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abração
Anthon

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 21:17
Caramba, os caras ficam ofendidos mesmo... Não pode falar um "ai" de Ranger!

1 - Eu fiz uma PERGUNTA! Não uma afirmativa!

2 - Eu não misturei motores, citei o MWM como outro motor que era mecânico e hoje é eletrônico. Não me referi a ele como sendo motor de L200!

3 - Dei uma olhada na apostila do MWM 2.8 Sprint Electronic, e de fato ele É COMMON RAIL sim. Independente de adaptação ou não, é eletrônico.

Quanto ao PS 2.8, me enganei pois de fato ele usa correia dentada no comando. Corrente só no NGD 3.0. Falha minha.

Sapo-Bomba;

Vamos por partes....

L-200 HPE: Motor 4D56 (igual ao da sua Galloper) - Motor que nasceu, originalmente, a gasolina. Bomba injetora comum com sistema de gerenciamento eletronico da BI (não sei ao certo como funciona). Mas é bomba injetora comum, rotativa e tem um sistema de gerenciamento eletronico e não posso precisar, mas para atingir Euro III, tem sistema EGR (Exaust Gas Recirculation). No caso especifico do 4D56, projeto inicial para 87cv e que foi sendo "bombado" para 100cv, 117cv, 121cv e nas linhas de serie, para 141cv. Durabilidade inversamente proprocional a potencia. O sistema de gerenciamento eletronico da Bomba injetora é analogo ao das Hilux (pré nova Hilux) com motor 3.0 e Detroit diesel 2.5 da Dodge Dakota. Sistema totalmente mecanico, de baixa pressão e com bomba injetora mecanica e distribuição mecanica, tendo como eletronica, a principio, o acelerador que não é acoplado diretamente a BI. No máximo uns 400 bar de pressão no sistema.

International/Maxion HS 2.5 e HS 2.8: Projeto original da Land Rover (conhecido por muitos como "Maxion-Rover"). Nasceu a gasolina, virou a diesel, saiu nas S10, Rangers e MBB Sprinter (sob o nome de Mercedes OM-014LA). O 2.8 nada mais é que um 2.5 reprojetado (para melhor). Utilizam correia dentada.

MWM Sprint: Motor 2.8 (4 cilindros) ou 4.2L (6 cilindros). Motor totalmente "mecanico" com bomba injetora rotativa, aceleração diretamente na BI (via cabo). Para acionamento do comando de válvulas, usam um trem na parte de trás de 10 engrenagens.

MWM Sprint eletronic 2.8 e 3.0: Pegaram o Sprint comum e substituiram a Bomba injetora por uma bomba de alta pressão que pressuriza o rail que trabalha a 1350 bar de pressão. Aos bicos injetores controlados eletronicamente (igual de automóveis), atraves dos pulsos eletricos eles se abrem e fecham, sendo que eles podem abrir várias vezes no mesmo ciclo do motor (uma pré-injeção para ignição inicial da mistura e uma pós injeção). Por isso trabalham em alta pressão, pois os tempos de injeção são curtissimos. Mas para aprovação em norma Euro IV, o Sprint 4.08 (3L) precisará de catalizador a base de amonia (tanque de uréia), para manutenção da mesma potencia. Acionamento do comando de válvulas por meio das mesmas 10 engrenagens. Sistema de injeção Bosch, mais "arroz com feijão".

NGD 3.0E/Powerstroke: Produzido antes da fusão International/MWM, foi um projeto de motor que nasceu eletronico. Não houve uma versão mecanica dele para depois nascer eletronica. Tanto isso procede que para as normas Euro IV, ele já se encontra pronto, apenas com um catalizador e sistema EGR. E o resultado final foi mais potencia do que ele já oferece (190cv). E hoje já estão tentando homologá-lo em Euro V. Em termos de pressão do Rail, temos 1600 bar (altissima pressão) e bicos injetores especiais piezo eletricos (ainda nao descobri como funciona ao certo, seo sei que são os sistemas mais modernos). Acionamento do comando por meio de um par de correntes de comando. Sistema de injeção Siemens, mais caro e especifico e incomum.

Mitubishi 3.2L e Toyota 3.0 16 valvulas (nova Hilux): Projetos eletronicos também. Não é adaptação como no caso do MWM Sprint.

Então, em materia de custo de manutenção (e isso inclui bicos injetores), temos que comparar NGD3.0 com Mit 3.2L, Toyota 3.0 16 valvulas, etc.

Mit 4D56, MWM 2.8 e 4.2 mecanico, e HS 2.5/2.8 é outro tipo de comparação de custos...

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 21:24
Sapo-Bomba;

Vamos por partes....

L-200 HPE: Motor 4D56 (igual ao da sua Galloper) - Bomba injetora comum com sistema de gerenciamento eletronico da BI (não sei ao certo como funciona). Mas é bomba injetora comum, rotativa e tem um sistema de gerenciamento eletronico e não posso precisar, mas para atingir Euro III, tem sistema EGR (Exaust Gas Recirculation). No caso especifico do 4D56, projeto inicial para 87cv e que foi sendo "bombado" para 100cv, 117cv, 121cv e nas linhas de serie, para 141cv. Durabilidade inversamente proprocional a potencia. O sistema de gerenciamento eletronico da Bomba injetora é analogo ao das Hilux (pré nova Hilux) com motor 3.0 e Detroit diesel 2.5 da Dodge Dakota. Sistema totalmente mecanico, de baixa pressão e com bomba injetora mecanica e distribuição mecanica, tendo como eletronica, a principio, o acelerador que não é acoplado diretamente a BI. No máximo uns 400 bar de pressão no sistema.

International/Maxion HS 2.5 e HS 2.8: Projeto original da Land Rover (conhecido por muitos como "Maxion-Rover"). Nasceu a gasolina, virou a diesel, saiu nas S10, Rangers e MBB Sprinter (sob o nome de Mercedes OM-014LA). O 2.8 nada mais é que um 2.5 reprojetado (para melhor). Utilizam correia dentada.

MWM Sprint: Motor 2.8 (4 cilindros) ou 4.2L (6 cilindros). Motor totalmente "mecanico" com bomba injetora rotativa, aceleração diretamente na BI (via cabo). Para acionamento do comando de válvulas, usam um trem na parte de trás de 10 engrenagens.

MWM Sprint eletronic 2.8 e 3.0: Pegaram o Sprint comum e substituiram a Bomba injetora por uma bomba de alta pressão que pressuriza o rail que trabalha a 1350 bar de pressão. Aos bicos injetores controlados eletronicamente (igual de automóveis), atraves dos pulsos eletricos eles se abrem e fecham, sendo que eles podem abrir várias vezes no mesmo ciclo do motor (uma pré-injeção para ignição inicial da mistura e uma pós injeção). Por isso trabalham em alta pressão, pois os tempos de injeção são curtissimos. Mas para arovação em norma Euro IV, o Sprint 4.08 (3L) precisará de catalizador a base de amonia (tanque de uréia), para manutenção da mesma potencia. Acionamento do comando de válvulas por meio das mesmas 10 engrenagens.

NGD 3.0E/Powerstroke: Produzido antes da fusão International/MWM, foi um projeto de motor que nasceu eletronico. Não houve uma versão mecanica dele para depois nascer eletronica. Tanto isso procede que para as normas Euro IV, ele já se encontra pronto, apenas com um catalizador e sistema EGR. E o resultado final foi mais potencia do que ele já oferece (190cv). E hoje já estão tentando homologá-lo em Euro V. Acionamento do comando por meio de um par de correntes de comando.

Mitubishi 3.2L e Toyota 3.0 16 valvulas (nova Hilux): Projetos eletronicos também. Não é adaptação.

Então, em materia de custo de manutenção (e isso inclui bicos injetores), temos que comparar NGD3.0 com Mit 3.2L, Toyota 3.0 16 valvulas, etc.

Mit 4D56, MWM 2.8 e 4.2 mecanico, e HS 2.5/2.8 é outro tipo de comparação de custos...

Abs!!!

Demorou :concordo::concordo::concordo:

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 22:02
"Toyota 3.0 16 valvulas (nova Hilux): Projetos eletronicos também"

Ledo engano, o bloco do motor 1KZ-TE 3.0L é o mesmo bloco utilizado no bloco 1KD-FTV da Nova Hilux, salvo cabeçote 16V, Turbina TGV e Common Rail.

Duvida? Coloca uma SW4 geração anterior ao lado da Nova Hilux e abre o capô. Até o diâmetro x curso dos pistões permaneceu o mesmo.

Outro engano: O motor 4M41 nada mais é do que o antigo 4M40 das Pajero 2.8 transformado em 3.2 com bomba rotativa, e posteriormente em eletrônico!

A Mitsubishi dispõe de 2.5L 16V com C.R na Europa e Ásia, inclusive é ESTE motor que equipa a Triton por lá, e não 3.2 CR usado aqui. Por sinal, o 2.5 deles possuem duas versões, de 167cv e de 184cv.

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 22:07
É que nem aquela história da Volkswagen lançar um motor chamado EA113 e dizer que é novo ( sendo que o mesmo nada mais é que um EA827 antigão rebatizado e modernizado )

O mesmo vale pro motor VHT do Novo Gol, que os fanáticos da marca dizem que é "novo" mas a série EA111 ( da qual deriva o VHT ) é mais antiga do que conto de Papai Noel!

E por aí vai...

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 22:33
É que nem aquela história da Volkswagen lançar um motor chamado EA113 e dizer que é novo ( sendo que o mesmo nada mais é que um EA827 antigão rebatizado e modernizado )

O mesmo vale pro motor VHT do Novo Gol, que os fanáticos da marca dizem que é "novo" mas a série EA111 ( da qual deriva o VHT ) é mais antiga do que conto de Papai Noel!

E por aí vai...

Sem duvida....

Na industria nada se perde, tudo se transforma. Mas as transformações podem ser desde uma pequena adaptação até uma até um reprojeto mais "profundo" digamos.

Tanto o VHC, EA113 da VW (AP???), ou os Mit's 2.8, 3.2L ou o Toyota passaram por uma reformulação mais profunda que o MWM Sprint que foi adaptado um sistema common rail em cima de um motor mecanico. As vezes, aproveita-se apenas o bloco e as medidas de virabrequim, bielas, mas o projeto de cabeçote, formato do pistão, camara de combustão, galeria de água, isso acaba mudando.

Tanto isso procede que no caso especifico da Toyota o de potencia foi muito maior que o esperado. E sem os inconvenientes de simplesmente "bombar" um projeto antigo (4D56 HPE? Que venham as pedras!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:). O MWM Sprint por exemplo, subiu "apenas" 8cv do equivalente mecanico.

Tanto assim que muita das peças não são compativeis, embora o principio básico, medidas, seja o mesmo.

Abs!!!

PS: Já que você falou do EA111, quando a VW lançou ele aqui no Brasil, saiu dizendo que era um projeto novo. Mas na realidade ele é algo da década de 70 e saiu no Polo.

PS2: Fazia tempo que nao me pegava numa discussão dessa de alto nivel aqui no forum. É muito bom discutir técnica!

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 22:37
"E sem os inconvenientes de simplesmente "bombar" um projeto antigo (4D56 HPE? Que venham as pedras!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)."

Sempre falei que o problema da Mitsubishi no Brasil tem um nome: Souza Ramos!

O 4D56 roda muito bem lá fora com potência equivalente e até mais potente ( com cabeçote 16V ) e não é problemático como o 4D56 8V no Brasil.

Tirar potência extra sem redimensionar o restante do projeto ( lubrificação, arrefecimento ) foi o que culminou nas HPE problemáticas que temos por aqui.

Acho que nem na Argentina se usa mais 4D56 8V, só o 16V mesmo...

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 22:43
"E sem os inconvenientes de simplesmente "bombar" um projeto antigo (4D56 HPE? Que venham as pedras!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)."

Sempre falei que o problema da Mitsubishi no Brasil tem um nome: Souza Ramos!

O 4D56 roda muito bem lá fora com potência equivalente e até mais potente ( com cabeçote 16V ) e não é problemático como o 4D56 8V no Brasil.

Tirar potência extra sem redimensionar o restante do projeto ( lubrificação, arrefecimento ) foi o que culminou nas HPE problemáticas que temos por aqui.

Acho que nem na Argentina se usa mais 4D56 8V, só o 16V mesmo...

X2!!!!

Lá fora ninguém reclama do 4D56. Interessante né?

E continua a todo pique, com cabeçote de 4 valvulas por cilindro, common rail, etc. etc. etc. Seria no minimo curioso importar um motor desse e colocar numa L-200....Acho que ficaria um show!

Abs!!!!

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 22:44
O alto custo do NGD 3.0 é por causa da eletrônica embarcada nele ser uma tecnologia muito cara ( Injetores Siemens Piezoelétricos ).

E daí tb vem a penca de problemas com os quais os "mexânicos" ainda não se familiarizaram ( afora os problemas de projeto, como os bicos travados no cabeçote, corrente que não dura merda nenhuma ), e o alto custo de algumas peças que assustaram muita gente no começo ( e ainda assusta ).

Eu acho o NGD 3.0 um puta motor, pena que ninguém quer enxergar os defeitos que ele tem e pra fazer valer que ele é "melhor", a maioria fica desmerecendo outros motores de outros fabricantes.

Quando ajeitarem as frescuras eletrônicas desse motor, colocarem uma corrente que dure de verdade e tiver peças com preços mais acessíveis ( ou menos "facada" ), aí sim vou poder considerar ele "o motor"...

SAPO-BOMBA
27/09/2009, 22:55
Esqueci de citar mais um problema: ALTO CUSTO dos equipamentos de testes para sistemas eletrônicos de injeção diesel!

Daí tb vem a má fama dos eletrônicos mais "chatinhos" ( caso do NGD 3.0 ).

Um Scanner de qualidade que sirva pros NGD da Ranger e Troller ( Bosch SDC-701 ) e uma bancada de testes para Common Rail não saem por menos de 80K!

Quantas oficinas no Brasil investem essa quantidade de grana em equipamentos? Pouquissimas!

Olha só os equipamentos que formam a "sala de comando" lá da oficina do meu amigo:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACJFQ4QmGNoLcnyHlNOo9JXdaXdLVAsbCLl9EnUr-pdF2ahrG8F8A4To12iDM667F7GQaqRCybnHurHXYj1S_sYAm1T 1UOTjQ-_U4HD_G4VISHf2oB7JjEI5.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACf7bw28QE0OFqOCbmaoohp65TFLVoebjs5v1mZgrmQ_QE 05vMd21qpaPBHPDeAo1hkzprjvHMk488CfGaoIndcAm1T1UM13 kINf6Lr44LeCzQX3cK2Mv6yT.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAsGAVqlBkfcQMOVw7PcLJI2QAjfYPLrSVfDooVlapkwaG NNPq92Zt4NuLe28zBJa2ZJrV6J7tMKwLZT2cBCAwMAm1T1UOS7 BAWp5s5-LLYH-tBLgfcWOBV4.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACd9VB7smwI_BvmpnHNBMRLsSIv2EplEh5kBHsYGW0d53L kj-90mtz9WObNXdKWqf15glXoKvTNge-Vo4FxBonEAm1T1ULkb1pswOuXzq-hTuTMB6LAs0BSA.jpg

Depois vou tirar algumas fotos dos Scanners que ele tem lá, incluindo o SDC-701 com todos os cabos opcionais. Foi caro pra caráleo...

Daniel.Shimomoto
27/09/2009, 23:17
O NGD é o Motor! A questão da corrente é o que te falei. Acho que é questão de sorte. O grande problema dos CR queira ou não é o nosso diesel....que é de lascar....Até óleo combustivel de navio o povo tá comprando para adulterar diesel (comum no litoral)

O engraçado é que motores International tem fama de caros sim. Aqui e nos Estados Unidos. E o Cummins é o "nosso" MWM em termos de custo.

Olha só esse site http://www.fordcummins.com

Abs!!!

Edintruder
27/09/2009, 23:26
Daniel, o sistema de Piezos Elétricos nada mais são de lâminas de cristais que reagem com a eletricidade.
Sempre que chega corrente elétrica eles reagem molecularmente ficando mais largos e chatos reduzindo então a altura total da trava mecânica do bico injetor. Sempre que ele reage à eletricidade o bico permite destravar e abrir devido à pressão no rail. Esse sistema é o mais rápido na tecnologia atualmente. Ele reage em frações de segundos, podendo abrir diversas vezes em um único segundo permitindo um gerenciamento de injeção em qualquer regime de rpm.

O problema é o preço, mas a durabilidade é elevada pois o único sistema mecânico é acionado por pressão.

Aliás, vale lembrar que o sistema de alta pressão permite uma melhor atomização do diesel.
Com 300Bar de pressão em um sistema mecânico, se deixar o dedo na frente do bico, o diesel penetra na pele, num sistema a partir de 1200bar, o diesel decepa o dedo fora.

Dessa forma o material empregado na composição do bico é diferente para evitar cavitações e deformações pela elevada pressão de pulverização, o que também gera maior custo na fabricação.

Pequeno jr
28/09/2009, 07:03
Melhorou a conversa.

Shammpo ... como vc disse .. o 4d56 existe em diversos países sem problema algum e rodando vários km.

Sobre o assunto custo, que é o assunto que motivou o lado técnico dos foristas, não é apenas o NGD que tem custo alto devido a tecnologia e eletrônica embarcada. Todos os motores com CR tem um custo alto ainda. MAs como ja foi dito, cada vez mais o preço dos componentes estão baixando.

No inicio, um bico injetor do NGD era algo em torno de R$ 3600,00. Hoje compra-se o mesmo bico por R$ 1500,00 e até mesmo, sabendo procurar.

Um bico injetor de HSD é em torno de R$ 200 a R$ 300,00. Da mesma forma os demais bicos injetores do 4d56, Sprint 2.8 sem ser CR e demais motores da velha escolha.

Um bico Injetor de Triton e Hilux, ou seja, ambas com CR está mais de R$ 2500,00.

Sapo, não to falando em nenhum momento que vc falou algo errado, apenas vc pegou no comparativo o NGD e quer comparar com motores HSD, 4D56 e etc e isso não é o comparativo correto.

Loyer
28/09/2009, 08:08
Sapo, vão fazer você engolir bombas! ehehehhe!

Antes que comecem a se indispor por aqui, compensa a avaliação de humildade e reconhecimento quando nos equivocamos com alguma informação...

Eu mesmo me equivoquei diversas vezes em certezas que eu tinha no entanto a flexibilidade da razão ajuda muito.

Em relação à manutenção do motor da L200, tem algumas vantagens que acho muito válidas frente à maioria dos motores mecânicos mais modernos. Um bom exemplo é os bicos poderem ser desmontados e recalibrados, o que não ocorre com os bicos do 2.5 e 2.8. Não sei se os da MWM sprint podem ser calibrados, mas os da Ranger não. Tem que trocar. Outro exemplo, uma BI da L200 custa cerca de 800 a 1200,00 completa, a BI usada nos Maxions custa cerca de 1500 a 2000,00.

A troca da correia da L200 é feita em cerca de 3 hs e a da Ranger em 5 hs assim como qualquer outra manutenção periférica no motor da Mit em função do espaço disponível.

O único senão é a baixa durabilidade desse motor, fora isso é excelente.

No RS a melhor opção é buscar as peças no Uruguai aonde consegue-se cerca de 50% de diferença no preço.

kkkkkkkkkkkkkkkkk Edin, humildade? Esse sapo ta virado no tétéu hehehe.

Loyer
28/09/2009, 08:14
Esqueci de citar mais um problema: ALTO CUSTO dos equipamentos de testes para sistemas eletrônicos de injeção diesel!

Daí tb vem a má fama dos eletrônicos mais "chatinhos" ( caso do NGD 3.0 ).

Um Scanner de qualidade que sirva pros NGD da Ranger e Troller ( Bosch SDC-701 ) e uma bancada de testes para Common Rail não saem por menos de 80K!

Quantas oficinas no Brasil investem essa quantidade de grana em equipamentos? Pouquissimas!

Olha só os equipamentos que formam a "sala de comando" lá da oficina do meu amigo:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACJFQ4QmGNoLcnyHlNOo9JXdaXdLVAsbCLl9EnUr-pdF2ahrG8F8A4To12iDM667F7GQaqRCybnHurHXYj1S_sYAm1T 1UOTjQ-_U4HD_G4VISHf2oB7JjEI5.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACf7bw28QE0OFqOCbmaoohp65TFLVoebjs5v1mZgrmQ_QE 05vMd21qpaPBHPDeAo1hkzprjvHMk488CfGaoIndcAm1T1UM13 kINf6Lr44LeCzQX3cK2Mv6yT.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAsGAVqlBkfcQMOVw7PcLJI2QAjfYPLrSVfDooVlapkwaG NNPq92Zt4NuLe28zBJa2ZJrV6J7tMKwLZT2cBCAwMAm1T1UOS7 BAWp5s5-LLYH-tBLgfcWOBV4.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACd9VB7smwI_BvmpnHNBMRLsSIv2EplEh5kBHsYGW0d53L kj-90mtz9WObNXdKWqf15glXoKvTNge-Vo4FxBonEAm1T1ULkb1pswOuXzq-hTuTMB6LAs0BSA.jpg

Depois vou tirar algumas fotos dos Scanners que ele tem lá, incluindo o SDC-701 com todos os cabos opcionais. Foi caro pra caráleo...

Sapo isso é uma oficina ou um laboratório? hehe como é bom ver as coisas se modernizando não é mesmo? Me lembro quando era mulequinho que ia com meu avô levar a D-10 na oficina e mal se via um elevador hehehe.

Abraço.

Pequeno jr
28/09/2009, 09:00
Da mesma forma que injeção eletronica (que tdo que era mecanico torcia o nariz dizendo que não prestava) ... e era caro pra kct no inicio .. hj é muito barato qualquer manutenção (em comparado com o lança,mento)

Da mesma forma será com os Diesel. Hj é tdo caro e muitos mecânicos torcem os nariz .. daqui uns dias ... será o mesmo que os a gasolina em tese

SAPO-BOMBA
28/09/2009, 12:43
Sapo isso é uma oficina ou um laboratório?

Digamos que as duas coisas.... hehehe. Na verdade isso daí eu chamo de "salvação das autorizadas" aqui na minha cidade! Pq nenhuma concessionária ( tirando a Toyota aqui, grupo Newland tem $$$ pra torrar ) tem equipamento nesse nível aí, e muito menos pessoal 100% capacitado em motores eletrônicos. Aí correm tudo pra oficina aí...

O problema é que 90% dos mecânicos aqui no Brasil tem aversão à palavra "atualizar" ou "aprender". Preferem falar mal e continuar usando multímetro digital e "chutômetro" do que investir em si próprio, em equipamentos e ferramentas apropriadas pras tecnologias atuais.

Uma vez eu fui num treinamento da Bosch Service aqui em Juazeiro, e o cara lá que era o instrutor falou: "Vcs tem que aprender a ganhar dinheiro em cima de quem não sabe ou não quer aprender. E os clientes PAGAM pra ter o problema resolvido e pela SATISFAÇÃO, e nesse ponto se vc executar um serviço perfeito que NINGUÉM faz, vc pode cobrar o valor que for que o cliente vai pagar. O importante é TER a solução!"

Mas como vemos pelo Brasil afora, os "mexânicos" preferem ganhar "10 real" pra ajeitar as besteirinhas de sempre nos motores mais comuns/antigos...

SAPO-BOMBA
28/09/2009, 12:48
Mais algumas fotos do equipamento:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIgL83X6ZX8FBeVskKxVX2LUDwlYN51VYB8bSKfWobWPyX ShnesbhKw32LQSWqu2s9vMMh6mVYX3IIGbAniFDpsAm1T1UBrj DLpI6WMDEFCa1m-gH8jtCnE1.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGmIdrMZry5mSPzvlNw-4GZ3PqyBIIQQcXP-yszJtPE4xoPZ1pGWM9jrdRt25_PCIhbUexYB68eH6mwBtSY-Iv8Am1T1UFeHAK3viQa57kAVwhFiQJ7JQF-2.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABTGYQSOM3lSVvo_9ijeDMUHWLGiueFh-WFpZd-TLkD9-Lg_uxq5gmQ-zrXJNRb2LWrmbCnwnjyZ0bQFCB5BCP8Am1T1UObnECOhJNb9zL Ea5xRWxUIJtthc.jpg

Abraços... :)

Pequeno jr
28/09/2009, 22:22
O NGD é o Motor! A questão da corrente é o que te falei. Acho que é questão de sorte. O grande problema dos CR queira ou não é o nosso diesel....que é de lascar....Até óleo combustivel de navio o povo tá comprando para adulterar diesel (comum no litoral)

O engraçado é que motores International tem fama de caros sim. Aqui e nos Estados Unidos. E o Cummins é o "nosso" MWM em termos de custo.

Olha só esse site http://www.fordcummins.com

Abs!!!

So Deus sabe o que virá em 2012 na, se é que vem mesmo, nova Ranger.

Como Ford e International estão brigadinhas ... vamos ver o que virá.

Walter L. L. Casitta
28/09/2009, 22:28

A partir de 2012 a Internacional vai dar lugar a um motor Mazda. Justamente quando o NGD 3.0 estaria bem mais popular entre os mecas...:putz:

Daniel.Shimomoto
28/09/2009, 22:57

Pequeno;

Segundo li em sites americanos, o acordo Ford versus International nos EUA, a briga ficou apenas nos Estados Unidos...Na America Latina continua tudo igual. E até 2012 muita água pode rolar pela ponte...

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
28/09/2009, 22:59
Da mesma forma que injeção eletronica (que tdo que era mecanico torcia o nariz dizendo que não prestava) ... e era caro pra kct no inicio .. hj é muito barato qualquer manutenção (em comparado com o lança,mento)

Da mesma forma será com os Diesel. Hj é tdo caro e muitos mecânicos torcem os nariz .. daqui uns dias ... será o mesmo que os a gasolina em tese

X100000!!!!!!!!!

Meu Fusca 2 carburadores é mais caro de se regular (e dificil arrumar algueem que pegue o serviço) do que fazer uma mera limpeza de bicos injetores num carro com injeção eletronica.

Abs!!!!

Raposo
29/09/2009, 16:46
Meu Fusca 2 carburadores é mais caro de se regular (e dificil arrumar algueem que pegue o serviço) do que fazer uma mera limpeza de bicos injetores num carro com injeção eletronica.
Abs!!!!
Daniel, compra um equalizador (hoje em dia está bem barato) e regula você mesmo. Minha Variant só eu regulava.
Abraços.

NGDaniel
28/11/2009, 16:53
Bem, depois de tudo o que li, acabei concluindo o seguinte.

Custo-beneficio e manutenção, motor diesel é:
MWM (S10, Frontier, X-terra)
PS 2.8 (Ranger até 2004)

O PS 3.0 pode ser excelente, bom, desempenho ótimo mas... correr o risco de ter um pau e pagar a bagatela de 5k por causa de Bomba Injetora do nada, é fodah..

Pequeno jr
30/11/2009, 11:08
Bem, depois de tudo o que li, acabei concluindo o seguinte.

Custo-beneficio e manutenção, motor diesel é:
MWM (S10, Frontier, X-terra)
PS 2.8 (Ranger até 2004)

O PS 3.0 pode ser excelente, bom, desempenho ótimo mas... correr o risco de ter um pau e pagar a bagatela de 5k por causa de Bomba Injetora do nada, é fodah..

Daniel, esse é o preço de concesisonária.

Fora voc~e encontra Muuuiittto mais barato.

Outra coisa .. tem viaturas 3.0 com mais de 200.000 sem nada de problema.

Anthoniusnikos
30/11/2009, 12:15
Sugiro começarmos a entrar de sola na informatização automotiva.
Vamos começar a cobrar dos fabricantes dessas viaturas mais modernas, o acompanhamento dos scanners, para podermos diagnosticar as falhas, e começarmos a discutir em como fazer os reparos.

Agum proprietário já está indo para esse caminho ? Scannear, verificar o erro, e partir para o reparo ? Cadê os softers dessa programação toda dos módulos ? Será que só uns poucos privilegiados, que tem acesso às fábricas, podem fazer o serviços ?
Vamos para o original, antes que os hermanos do PY descubram essa nova fonte de renda.

Abs
Anthon

Pequeno jr
30/11/2009, 12:20
O Sapo colocou em algum canto essas informações.

Anthoniusnikos
01/12/2009, 19:23
X100000!!!!!!!!!

Abs!!!!

Aê Shima. Cobro R$ 50(prôs amigos; inimigos > R$ 100,00) em cada carburador para uma manutenção completa: troco todos os reparos, desentupo todos os orifícios com fio de inox, se a câmara estiber descascando passo um Bombril(se estiver muito ruim, melhor mandar niquelar). Depois, a reguçagem vai de ouvido mesmo, como nos velhos tempos.
Se estiver rateando, pode ser que vai precisar trocar o tanque de comb.
Só procê ter uma idéia, fiz 5 anos a manutenção de um desses num ultra-leve, e até hoje não caiu. E a rotação é estratosférica !
Nota: Não confundir niquelagem com miguelagem. :-D
Abs
Anthon

NGDaniel
01/12/2009, 22:26
O Sapo colocou em algum canto essas informações.

Acho que, depois de amanhã, vou precisar dessas informações.. heheheh:-P

NGDaniel
01/12/2009, 22:36
Daniel, esse é o preço de concesisonária.

Fora voc~e encontra Muuuiittto mais barato.

Outra coisa .. tem viaturas 3.0 com mais de 200.000 sem nada de problema.

Ehh meu querido grande Pequeno, meu mecanico avisou que é loucura, que é tudo mais caro e etc e tal... mas.... pelo andar da carroagem, vou embarcar numa loucura..

a ver, nos proximos capitulos..

PS. meu mecanico falou em 1.400k num so bico dessa bixinha.. como todo mundo anda falando.. e são............... QUATRO!!!! mas...

3 litros, diesel, 4x4, e com aquela cara de caminhãozim que só a Ranger tem.. putz, eh fodah aguentar..

Pequeno jr
02/12/2009, 10:17
Cara,

Olha os preços que achei dos bicos

http://lista.mercadolivre.com.br/Bico-injetor-da-Ranger-3.0

Se são originais não sei .. mas o preço

Marotta
02/12/2009, 11:27
Amigos,

Sou novo no forum! E gostaria de perguntar, se alguém sabe se podemos usar peças das Ranger USA, nas nossas? São as mesmas peças? Farois, Lanternas são as mesmas?? Os anos coincidem? Ou tem macete?

Obrigado.:mrgreen:

Pequeno jr
02/12/2009, 11:42
DE qual RAnger você comenta?? QUal ano??

Algumas coisas servem sim das americanas para cá .. veja em outros topicos que o pessoal compra algumas coisas via Ebay

Walter L. L. Casitta
02/12/2009, 13:21
Amigos,

Sou novo no forum! E gostaria de perguntar, se alguém sabe se podemos usar peças das Ranger USA, nas nossas? São as mesmas peças? Farois, Lanternas são as mesmas?? Os anos coincidem? Ou tem macete?

Obrigado.:mrgreen:

As peças da suspensão, rolamentos dianteiros, de toda a transmissão menos o eixo traseiro e mais um monte de pelas da carroceria painel e acabamentos são iguais...

As lanternas e faróis são diferentes mas é possível adaptar...

Muitas peças mecânicas da Ranger são importadas do USA, são justamente as mais caras embora no USA muitas peças mecânicas originas custam lá até menos que as do paralelo aqui. Ex: os rolamentos dianteiro originas da Ranger 98 a 00 custam lá U$180,00 cada. Aqui, mais de R$1000,00...

Gabriel Metal Estrela
12/04/2017, 17:02
Alguem sabe me dizer se vale a pena trocar somente os guias e o tensor pq o meu mecanico falou que era pra trocar somente os dois, ou melhor trocar o kit completo com correntes e polias?
Pelo meu conhecimento acho q não vale a pena desmontar tudo isso e trocar somente as guias e o tensor.
Acho q vou trocar tudo.
Mas quero umas dicas?

Coophamat
12/04/2017, 21:58
Vc mesmo já respondeu, pra trocar só as guias ou o kit todo a mão de obra e a mesma, não vale a pena. E outra, seu mecânico deduziu isso porque abriu a tampa da distribuição ou só pelo barulho?

Danilo Garcia
18/01/2018, 10:03
Bom dia pessoal, ontem antes de desligar o carro, na marcha lenta, fez um barulhao tec tec tec, como se fosse o barulho da corrente de comando, guia quebrada, sei la. Qdo acelerei, o giro subiu liso sem o barulho. Desliguei e liguei novamente e o carro pegou de primeira, sem barulho.
Pode ser tensionadores das guias? Pode ser corrente de comando indo pro saco? O carro tem 220mil km original. Existe preventiva em corrente de comando ou tem que deixar quebrar?

Danilo

RicardoFLN
18/01/2018, 10:37
Bom dia pessoal, ontem antes de desligar o carro, na marcha lenta, fez um barulhao tec tec tec, como se fosse o barulho da corrente de comando, guia quebrada, sei la. Qdo acelerei, o giro subiu liso sem o barulho. Desliguei e liguei novamente e o carro pegou de primeira, sem barulho.
Pode ser tensionadores das guias? Pode ser corrente de comando indo pro saco? O carro tem 220mil km original. Existe preventiva em corrente de comando ou tem que deixar quebrar?

Danilo

A corrente e engrenagens do sistema de distribuição, já que são continuamente lubrificadas, devem durar uma vida, mas realmente é bom checar os tensores, afinal eles tem regulagem de tensão hidráulica e podem ser eles a causa do barulho.

Sds

Danilo Garcia
18/01/2018, 14:59
A corrente e engrenagens do sistema de distribuição, já que são continuamente lubrificadas, devem durar uma vida, mas realmente é bom checar os tensores, afinal eles tem regulagem de tensão hidráulica e podem ser eles a causa do barulho.

Sds

Qual mecanico voce leva em FLN?

RicardoFLN
18/01/2018, 16:46
Qual mecanico voce leva em FLN?

Em 3 anos levei duas vezes em mecânicos, e foi logo que a comprei. Um deles era bombista (Bodiesel) e o outro foi na Pick-up Center. Isso foi mais porque eu tinha recém comprado e já ia me meter lá pro Jalapão. De lá para cá eu tenho feito tudo!
Tem muita coisa que eu não sei, mas nada que os manuais de serviço, vídeos no youtube e as postagens dos fóruns não possam esclarecer! Ah sim, certa intimidade com as ferramentas são bem vindas...rsrs;)

Abs.

lhneves
19/01/2018, 13:33

Danilo

Pesquisa sobre barulho de tucho. O manual do NGD 3.0 cita este barulho.

Danilo Garcia
20/01/2018, 09:45
Em 3 anos levei duas vezes em mecânicos, e foi logo que a comprei. Um deles era bombista (Bodiesel) e o outro foi na Pick-up Center. Isso foi mais porque eu tinha recém comprado e já ia me meter lá pro Jalapão. De lá para cá eu tenho feito tudo!
Tem muita coisa que eu não sei, mas nada que os manuais de serviço, vídeos no youtube e as postagens dos fóruns não possam esclarecer! Ah sim, certa intimidade com as ferramentas são bem vindas...rsrs;)

Abs.

Show! Ta certo!

TarsoDL
24/01/2018, 11:27
Bom dia Pessoal,

seguinte, minha Ranger 3.0 2009 volta e meia faz o barulho que eu e alguns mecânicos julgamos ser o da corrente de comando, porém faz de vez em quando, vai e volta. não acusa nada diferente, a camionete não perde potência nada, anda igual. O que mais me encuca é esse vai e vem do barulho.
ela está com 145000km no painel, seria a hora de trocar o kit ou somente se troca qdo o barulho fica ininterrupto?

abs.

VOVÔ DO TROLLER
24/01/2018, 11:51
Bom dia Pessoal,

seguinte, minha Ranger 3.0 2009 volta e meia faz o barulho que eu e alguns mecânicos julgamos ser o da corrente de comando, porém faz de vez em quando, vai e volta. não acusa nada diferente, a camionete não perde potência nada, anda igual. O que mais me encuca é esse vai e vem do barulho.
ela está com 145000km no painel, seria a hora de trocar o kit ou somente se troca qdo o barulho fica ininterrupto?

abs.
Boa tarde Tarso. Eu tenho um Troller que é o mesmo motor do seu. Realmente, de vez em quando faz essa barulho e depos some. Acredito que seja "normal" . Também já li alguma coisa que pode ser falta de óleo no carter. Abs

TarsoDL
24/01/2018, 12:38
Pois é. To com a pulga atrás da orelha. Os mecânicos querem trocar, mas marchar com 2 mil e pouco entre tudo , é dose.
O nivel de óleo esta bom, porém com 6 mil km, vou trocar pois tenho uma viajem de 4 mil km a fazer. Também vou usar o militec junto. Vai que ajuda né?
Esse barulho faz a cada 15 dias , some do nada.
Abs.

Coophamat
24/01/2018, 12:45
Esta até no manual do NGD que é normal ele apresentar esse ruído, aqui no fórum mesmo tem essa parte do manual em mais de um tópico. O que não pode é ser contínuo.

VOVÔ DO TROLLER
24/01/2018, 13:26
[QUOTE=TarsoDL;2462129]Pois é. To com a pulga atrás da orelha. Os mecânicos querem trocar, mas marchar com 2 mil e pouco entre tudo , é dose.
O nivel de óleo esta bom, porém com 6 mil km, vou trocar pois tenho uma viajem de 4 mil km a fazer. Também vou usar o militec junto. Vai que ajuda né?
Esse barulho faz a cada 15 dias , some do nada.
Abs.[/QUO

Vê se a especificação do óleo tá correta. Tem que ver no manual.

TarsoDL
25/01/2018, 11:06
Troquei o óleo. Parou o barulho.
Cheguei pra trocar e estava fazendo o barulho, troquei, cessou de imediato.

Abs

Danilo Garcia
01/02/2018, 17:54
Loyer, tudo bem?

A minha esta com 221.000 km e começou agora a fzr um barulho de tucho seco as x em marcha lenta. Acho que no max em 20mil km eu ira substituir o kit completo por 1 original.

Udnan
03/02/2024, 17:12
Boa tarde aos amigos!

Preciso trocar a corrente de comando da ranger 3.0 2006 diesel.
Alguém pode indicar uma boa marca alemã da mwm?

Muito obrigado

Abraço