PDA

Ver Versão Completa : Como montar num chassi de CJ5 uma mecânica completa de Engesa/Camper?

Guilherme Kyrillos
17/09/2009, 01:21
O projeto é montar a mecânica completa de um Engesa/Camper (motor GM 4.1/câmbio CL2205/eixos e suspensão) em um chassi de CJ5 com carroceria de CJ3?:shock:

Considerando as medidas do eixo Engesa/Camper (aproximadamente as mesmas medidas dos eixos da Rural), pretendo usar pneus 31 em rodas com off-set neutro para não ficarem extremamente fora da carroceria.
A t-case Wyllis agüenta esse conjunto?
Usar a t-case Wyliis nesse conjunto vai deixar o eixo cardã traseiro muito curto?
Considerando o custo-benefício, existe outra opção de flange para o câmbio CL2205/t-case Wyllis além do kit Deeptec, qual?
Considerando o comprimento desse trem de força (GM 4.1+CL2205+t-case Wyllis), é melhor usar outra t-case ou mesmo outro conjunto de câmbio/t-case no motor GM 4.1? Tem algum com menor comprimento?
Visando melhor instalar esse trem de força e também conseguir bom tamanho do eixo cardã traseiro, devo fixar os eixos usando no chassi do CJ5 o local original? Ou é melhor deslocar o eixo traseiro e o dianteiro para ganhar distância entre-eixos?

Aceito sugestões e críticas. Fotos serão bem-vindas.
Grande abraço a todos.

Luciano SHAKALL
17/09/2009, 11:32
" ... montar a mecânica completa de um Engesa/Camper (motor GM 4.1/câmbio CL2205/eixos e suspensão) em um chassi de CJ5 com carroceria de CJ3 ... "Porque a "salada"? :mrgreen:
Digo, porque tantas peças diferentes (Chassis CJ5/Carroceria CJ3 - A ou B)?
Se preferes o estilo do CJ3 ao do CJ5, não seria "mais fácil" partir para (tentar) adaptar a mecânica desejada no CJ3 "completo"?
Porque a opção do Chassis do CJ5? Você ja o possui e procura uma carroceria CJ3, é isso?

Para sanar apenas PARTE de suas dúvidas (na verdade, a menor delas :mrgreen: ),
segundo o "Mestre Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=574)", a junção Chassis CJ5 com carroceria CJ2 da certo....
Ele disse isso AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=12271&postcount=2)! Então.... com a do CJ3..... :concordo:

GM "6 boca" em CJs não é novidade, e com câmbio manual, não será preciso aumentar o entreeixos... não por isso!
Mas se deseja mesmo aumentar, leve também em consideração que, como os pneus que pretende usar são "pequenos" (31''),
teu Jeep não ficará tão alto, você não terá tanta tendência de "empinar o Jeep" que justificasse um aumento de entreeixos,
além do que perderá muito "ângulo contral" :rolleyes: . . .

Bom, é mais um OPINIÃO do que uma "dica técnica"....
Vamos esperar a galera dos CJs e "construtores de plantão" se manifestarem :wink: !

VALEU!!!!

[]'s

Arthur Makoto
17/09/2009, 12:12
O projeto é montar a mecânica completa de um Engesa/Camper (motor GM 4.1/câmbio CL2205/eixos e suspensão) em um chassi de CJ5 com carroceria de CJ3?:shock:

Considerando as medidas do eixo Engesa/Camper (aproximadamente as mesmas medidas dos eixos da Rural), pretendo usar pneus 31 em rodas com off-set neutro para não ficarem extremamente fora da carroceria.
A t-case Wyllis agüenta esse conjunto?
Usar a t-case Wyliis nesse conjunto vai deixar o eixo cardã traseiro muito curto?
Considerando o custo-benefício, existe outra opção de flange para o câmbio CL2205/t-case Wyllis além do kit Deeptec, qual?
Considerando o comprimento desse trem de força (GM 4.1+CL2205+t-case Wyllis), é melhor usar outra t-case ou mesmo outro conjunto de câmbio/t-case no motor GM 4.1? Tem algum com menor comprimento?
Visando melhor instalar esse trem de força e também conseguir bom tamanho do eixo cardã traseiro, devo fixar os eixos usando no chassi do CJ5 o local original? Ou é melhor deslocar o eixo traseiro e o dianteiro para ganhar distância entre-eixos?
Aceito sugestões e críticas. Fotos serão bem-vindas.
Grande abraço a todos.

Guilherme, a suspensão do Engesa não tem como colocar no chassi do CJ, ele é bem mais largo que o do Engesa. Se colocar o CJ ficaria muito alto com risco grande de tombar de lado.

Em tempo, tenho um chassi de Engesa Fase II zero KM se te interessar.

rubensx
17/09/2009, 15:12
cara vou te perguntar uma coisa diferente...

se quer uma "cara de jeep" porque numt enta, adaptar a carroceria do jeep cj3 no chassis, com motor, suspensão e etc da camper/engesa?

vc terá de fuçar bastante na carroceria, mas seria menos tortuoso

só uma dica, analisa aqui no forum que tem gente que usa esse sistema, mas não é o proprio do engesa e sim "clonado"

Marcelo Cunha
17/09/2009, 16:47
Bah Guilherme que trabalheira!
Boa sorte na sua empreitada.:concordo:

Flaibam
17/09/2009, 17:26
Guilherme, vc mesmo vai montar e vc mesmo dará manutenção? Porque se tiver que levar pra mecânico mexer, a salada vai virar m.......! são muitas adaptações num conjunto só. E são adaptações mesmo. Nada de combinar uma peça com outra. Haverá uma desconfiguração geral, com a criação de um híbrido que ninguém saberá seu comportamento em movimento. Sem contar o tempo para juntar todas peças do quebra-cabeças. Mas se é esse o obejtivo, lhe desejo boa sorte e paciência de sobra.

Kim
17/09/2009, 20:22
Opa Guilherme!

Bem, parece que já definiu o power-train, que diga-se de passagem, muito bom.

A t-case willys aguenta bem o tranco, mais depende da relação que usará; Relação curta, pode ficar tranquilo, mais relação longa terá problema com a t-case.
A suspenção do engesa e troller são semelhantes, a adaptação não é tão complicado, tendo em vista que o chassis do engesa é levemente mais estreito que o do Cj.

Agora, pergunto o porque de chassis de CJ5, com carroceria de CJ3?

Já tem o doc do CJ5?

Quais eixos serão usados?

Se for do CJ, sujiro da Rural, aí pode usar molas de lâmina mesmo.

Abraços.

Kim

Guilherme Kyrillos
17/09/2009, 23:57
Caros amigos, saudações a todos.
Vou explicar melhor:
Tenho um documento de CJ5 cujo o chassi NÃO PRESTA, nem para recuperar.
Tenho a mecânica completa que saiu da Camper (que agora está montada com mecânica de Troller).
Eu e meu filho gostamos (MUITO) do modelo CJ3, e depois que vendemos o CJ5, bateu uma saudade do jipinho.:putz:
Vi que a Cinfel fabrica um chassi no gabarito de CJ5, porém preparado para receber uma suspensão no padrão Engesa/Camper/Troller. Com braços, molas, aquela tralha toda.
Vi, também, que a Fiber fabrica carrocerias de fibra, em especial no modelo CJ3, que se encaixa perfeitamente no chassi de CJ5.
Então, já viu né? :idea::idea::idea: Vou misturar tudo isso e montar um CJ3.:dance:
Então comecei a lêr a respeito, e li algo sobre o eixo cardã traseiro ficar curto. Daí ... que alguns colegas aumenteram o entre-eixo ... dai, um monte de informação.:shock::lol:
Por isso abri esse tópico para lê os amigos e com certeza receber as melhores informações para concluir meu projeto.
Acho que agora está melhor explicado.
Então, quer dizer que:
1. Não precisarei aumentar o entre-eixo.
2. Poderei usar t-case Wyllis, porém com relação 8x44, e não usar a 11x45 com bloqueio parcial que está NO EIXO com Dana 46 que saiu da Camper.
Vou postar umas fotos aqui para mostrar UMA IDÉIA de como eu gostaria que ficasse o CJ3.
Conto com a opinião, sugestão, e orientação dos amigos.
Um grande abraço.

rubensx
18/09/2009, 11:00
Façil

compre o chassis da cinfel, passe o numero do seu chassis antigo de cj5 pra esse (pode ser como REM se for por vias legais, ouuu famoso esquemão bata os numeros e saia feliz) e instale tudo ;-)

mas prepara o bolso!

que fica legal fica!

Duda Lopes
18/09/2009, 13:17
Segue umas fotos para te confundir um pouco mais.:mrgreen:

O meu Projeto é montar um CJ3a que tenho em casa, mas sem essa miscelania de CJ5/CJ3/Engesa/Camper.

Pesquisa aqui no Forum que existem receitas muito boas para montar um Monstrinho.

[]

Duda Lopes
18/09/2009, 13:18
Mais algumas.:mrgreen:

Robertux
18/09/2009, 14:47
Na revista 4X4 & Cia deste mês saiu uma reportagem sobre um CJ5 montado num chassi de Engesa. Se não me engano tem o e-mail do cara que fez, acho que ele poderá lhe dar algumas dicas, mas quem realmente vai poder ajudá-lo é o fabricante do chassi. Além da Cinfel, tem também o Chassi Fortaleza, aqui de São Paulo. No site ele informa que dá até assessoria para legalização dos documentos.

Kim
18/09/2009, 15:25
Opa Guilherme!

A coisa não está tãããão difícil assim!

Compre o chassis, recorte o número do que tem e coloque no que vai adquirir.

Monte a mecânica, mais com a 11x45, a t-case Willys ficará frágil, para trocar a relação de uma D46, é complicado...

Para aumentar o entre eixo, pode optar pela forma mais simples:
Retire os suportes da barra longitudinal do chassis (chassis cínfel) e recoloque-as mais para traz, somente o eixo irá, não precisará mecher em toda a carroceria, somente um recorte no paralamas traseiro. (tem uns tópicos sobre tal assunto, verei se acho)

Compre a carroceria e seja feliz!!!!!!!!!

Guilherme Kyrillos
18/09/2009, 16:18
Alô amigos, saudações a todos.
Duda Lopes ... um CJ3 não tão monstrinho assim .. um pouco menos.:)
Robertux ... qual é o site do chassi Fortaleza? Vou entrar em contato com eles.
Alguém pode comentar a respeito do chassi Fortaleza?
Kim ... olha eu aqui outra vez companheiro. A Camper tá quase pronta, não inventei muito não, fui de receita de bolo mesmo (MWM+cambio FSO2305+t-case Troller+eixos Troller). Agora ... JÁ QUE sobrou a mecânica da Camper, vou aproveitar e montar o jipinho.
Pois bem, vamos as novas dúvidas:
1. Por que é difícil trocar a relação 11x45 para 8x44 do Dana46? Pensei que fosse simples, apenas trocar corôa e pinhão.
2. sendo realmente complicado e oneroso, é melhor então conservar a 11x45 e investir em uma outra t-case, de Hilus ou JPX?
3. Kim. Em sua mensagem você fala em aumentar o eixo traseiro. SÓ O TRASEIRO? E POR QUE NÃO O DIANTEIRO TAMBÉM? Qual é a vantagem em aumentar o entre-eixo?
Pessoal, agradeço a todos pela participação.
Um grande abraço.

Kim
18/09/2009, 19:51
Alô amigos, saudações a todos.
Duda Lopes ... um CJ3 não tão monstrinho assim .. um pouco menos.:)
Robertux ... qual é o site do chassi Fortaleza? Vou entrar em contato com eles.
Alguém pode comentar a respeito do chassi Fortaleza?
Kim ... olha eu aqui outra vez companheiro. A Camper tá quase pronta, não inventei muito não, fui de receita de bolo mesmo (MWM+cambio FSO2305+t-case Troller+eixos Troller). Agora ... JÁ QUE sobrou a mecânica da Camper, vou aproveitar e montar o jipinho.
Pois bem, vamos as novas dúvidas:
1. Por que é difícil trocar a relação 11x45 para 8x44 do Dana46? Pensei que fosse simples, apenas trocar corôa e pinhão.
2. sendo realmente complicado e oneroso, é melhor então conservar a 11x45 e investir em uma outra t-case, de Hilus ou JPX?
3. Kim. Em sua mensagem você fala em aumentar o eixo traseiro. SÓ O TRASEIRO? E POR QUE NÃO O DIANTEIRO TAMBÉM? Qual é a vantagem em aumentar o entre-eixo?
Pessoal, agradeço a todos pela participação.
Um grande abraço.

Vamos lá!

A gama de relações para D46 é mais restrita, não é tão vasta como o D44, então é aí que se encontra a dificuldade e onerosidade.
A Spicer tem D28, D30, D44, D46, D60, D70 e outros que não recordo.
Cada um tem um tamanho específico, para um determinado regime de trabalho, que não vem ao caso.
Então, mantenha a relação que tem, e parta para o JPX.
Sobre o entre eixo, é para ganhar espaço para o power-traim somente.
Na dianteira, não mudará muita coisa se mexer, será um gasto desnecessário no momento, então, altere somente o traseiro, colocando o eixo mais para traz, lembrando, que será necessário mudar os suportes de molas também, algo que não havia mencionado antes.

Guilherme Kyrillos
18/09/2009, 22:55
Grande Kim, valeu o retorno.:concordo:
Pois é .... minha intensão é debater antes pra decidir a configuração e iniciar o projeto com tudo definido.
Além do mais, como vou comprar um chassi novo, posso negociar com o fabricante alguns detalhes na fabricação.
Bom ... então quer dizer que diante da dificuldade para trocar C&P do Dana46, é melhor partir para t-case do JPX.
Eu nunca ví uma t-case de JPX. Ela tem saída traseira central ou é deslocada pra algum lado? Já vem com alavancas?:pensativo:
A princípio pensei na t-case Hilux, mas o preço do flange e mais alavancas ficaram muito ALTOS. Sai mais barato usar o conjunto de câmbio e t-case completo da Hilux.
Contudo, será preciso ver o tamanho desse conjunto. Alguém sabe? Alguém já usa o conjunto de câmbio e t-case Hilux em CJ5?
Pelo que li, poucos aumentam o entre-eixo ao usar GM4.1. Será que EU é que estou fazendo um bicho maior do que é essa história de "eixo cardã traseiro curto"?:parede:
OK. Vou contactar a Cinfel e trocar umas idéias, e também localizar fotos da t-case do JPX, e ainda pesquisar sobre a troca da C&P do Dana46.
Em seguida retorno com mais informações (e dúvidas).
Grande abraço.

Haron
17/02/2010, 16:41
Ó...um CJ-3B com chassis de engesa,eixos de rural,pneus 35'' GRABBER,motor v8 302,cambio clark 3m.

O bicho é bruto!

abs

DougBRSP
17/02/2010, 17:16
Ó...um CJ-3B com chassis de engesa,eixos de rural,pneus 35'' GRABBER,motor v8 302,cambio clark 3m.

O bicho é bruto!

abs

Cara a configuração deste tá bem legal, agora a estética...

Opinião minha mas estes paralamas gigantes (de troller) além de feios não são um enrosco em trilhas?

Haron
17/02/2010, 17:26
POR ENQUANTO nunca deram problema

MAS SEM ELES É RUIM ANDA..OS PULIÇA ENCRENCAM

Guilherme Kyrillos
14/06/2010, 23:31
Bem amigos, saudações.
Nove meses depois, tendo regularizado no DETRAN o chassi do CJ5 já com o número do motor GM6cc, retorno com novidades:

Enfim pretendo começar a montar no chassi do CJ5 o motor GM 4.1+Clark 2205+t-case de JPX+eixos e suspensão de Engesa. A mecânica que saiu da Camper e que até hoje (1 ano) a reforma não terminou.

O eixo traseiro tem um diferencial Dana 46 com carcaça no meio, e o dianteiro não tem tração, AINDA, mas já providenciei uma carcaça de eixo canela fina com diferencial Dana 44 pra montar uma tração.

Inicialmente pretendia conservar as medidas originais do CJ5, no máximo deslocar os eixos para aumentar o entre-eixo. Mas, ao posicionar no chassi do CJ5 os eixos e os braços da suspensão do Engesa, .....:shock:

1. A bitola da barra da suspensão no eixo Engesa é a mesma bitola das longarinas do chassi do CJ5, ou seja, as barras vão trabalhar por baixo da longarina do chassi do CJ, e não ao lado, como no Engesa.

2. Analisando o ponto original de fixação dos eixos, o comprimento dessas barras da suspensão, dianteira e traseira, o comprimento do chassi do CJ5, e o local no chassi onde seriam fixados os suportes das barras da suspensão, concluímos que um suporte ficará colado no outro, bem juntos mesmo. Coisa de 5cm os separarão.

3. O eixo traseiro Dana46 tem o diferencial no meio, e vou usar a t-case do JPX que tem saída para lado direito, isso provocará uma angulação lateral entre eles.

4. O trem de força é bem comprido, motor 6cc e t-case divorciada do câmbio, e isso deixará bem curto o eixo carda traseiro.

A dúvida: Será que a angulação lateral entre a t-case e o diferencial, agravado pelo eixo cardã traseiro curto, trará problemas com cruzeta e desengate da luva por causa do curso da suspensão?

Pretendia não mudar as características do CJ, mas, já penso na possibilidade:
1. aumentar 20cm no meio do chassi e da carroceria.
2. aumentar as caixas de rodas traseiras em 10cm e reposicionar o eixo traseiro.
3. retirar a caixa do radiador junto a grade para posicionar o motor 10 cm mais pra frente.
4. aumentar 10cm no capô e no paralamas e avançar o eixo dianteiro.

:putz:Ufa. Será mesmo preciso tudo isso???

Sugestões e críticas serão bem vindas.

[]ss a todos.

rubensx
15/06/2010, 11:43
aumenta 37 cm bem no meio e compra o caixote da carroceria da fiber 4x4 que já tem 37 alongado

plug n play

Guilherme Kyrillos
15/06/2010, 22:15
aumenta 37 cm bem no meio e compra o caixote da carroceria da fiber 4x4 que já tem 37 alongado

plug n play
rubenssx, saudações.
Não gosto muito do modelo dessa carroceria 37cm maior, tanto no tamanho excessivo quanto no visual. Acho desproporcional. Se ao menos os 37 fossem distribuidos talvez ficasse mais harmônico, mas os 37 são todos no meio do carro.
Aliás, conversei sobre isso com Ricardo da Fiber.
Ando pensando em aumentar 10cm no capô e nos paralamas e 20cm no meio da porta, e ainda recortar a caixa de rodas traseira aumentando 10cm e conservando os ângulos, assim avanço o motor e o eixo dianteiro, e fixo o eixo traseiro 5cm mais para trás centralizado na caixa de rodas. Dessa forma aumentarei o entre eixo em 40cm.
[]ss

Guilherme Kyrillos
28/06/2010, 22:15
Amigos, saudações.
Carroceria de aço comprada. Precisará pintar, mas com pouca reforma.
Agora fui alertado para um problema:
O eixo traseiro Engesa que vou usar tem diferencial central.
No caso que o alinhamento com a t-case será acentuado, como irá funcionar?
Será que dará problema de cruzeta ou de vibração???
[]ss

Kim
29/06/2010, 12:21
Guilherme!

Olha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1197784&posted=1#post1197784

O Pajé tem um com a bolata deslocada e que um central.

Vc tem um central e quer a bolota deslocada!

paje_tapuya
29/06/2010, 12:30
Amigos, saudações.
Carroceria de aço comprada. Precisará pintar, mas com pouca reforma.
Agora fui alertado para um problema:
O eixo traseiro Engesa que vou usar tem diferencial central.
No caso que o alinhamento com a t-case será acentuado, como irá funcionar?
Será que dará problema de cruzeta ou de vibração???
[]ss

Tenho um com a bola deslocada, e me interessa um com a bola central. Podemos fazer negócio se te interessar.

Guilherme Kyrillos
29/06/2010, 21:48
Kim, valeu. Como sempre presente. As anotações pra montar o eixo dianteiro estão guardadas, esperando apenas decidir sobre a t-case.

Pajé, na verdade não pensava em trocar o eixo, MAS JÁ NÃO DESCARTO ESSA POSSIBILIDADE. PRIMEIRAMENTE pensei em substituir a t-case por uma outra com saída central para o eixo traseiro.

Descartei a t-case de JPX e estou analisando uma de Ranger pra juntar com o cambio Clark 2205. O problema é que o estriado do eixo do cambio não "casa".
Talves a t-case da Hilux, da Band, sei lá..... ALGUÉM SUGERI ALGUMA OUTRA.
Lembro que o motor é um GM6cc e estou limitado pelo entre eixo.
Eita .... já dizia o RubensSX, aumenta o entre eixo e ......
[]sss a todos

paje_tapuya
29/06/2010, 23:53
Kim, valeu. Como sempre presente. As anotações pra montar o eixo dianteiro estão guardadas, esperando apenas decidir sobre a t-case.

Pajé, na verdade não pensava em trocar o eixo, MAS JÁ NÃO DESCARTO ESSA POSSIBILIDADE. PRIMEIRAMENTE pensei em substituir a t-case por uma outra com saída central para o eixo traseiro.

Descartei a t-case de JPX e estou analisando uma de Ranger pra juntar com o cambio Clark 2205. O problema é que o estriado do eixo do cambio não "casa".
Talves a t-case da Hilux, da Band, sei lá..... ALGUÉM SUGERI ALGUMA OUTRA.
Lembro que o motor é um GM6cc e estou limitado pelo entre eixo.
Eita .... já dizia o RubensSX, aumenta o entre eixo e ......
[]sss a todos
Valeu Guilherme se desistir me passe uma MP. Vou continuar minha busca...

paje_tapuya
07/08/2010, 17:56
Valeu Guilherme se desistir me passe uma MP. Vou continuar minha busca...

E aí Guilherme, mudou de ideia??

Guilherme Kyrillos
09/08/2010, 21:33
Paje, ainda insisto em achar uma t-case com saída para o centro para aproveitar o eixo que tenho.
Tentei juntar a t-case da Ranger com o Clarck 2205, mas será preciso trabalhar o eixo secundário do câmbio.
Nesse embalo, achei uma t-case que o eixo do câmbio se encaixa perfeitamente, parece ser a t-case da S10, mas não localizei número de identificação na carcaça pra certificar o modelo.
Caso seja, como seria a nossa troca dos eixos?
Estou meio que perdendo a paciência e já pensando em vender o câmbio e partir pra outra solução. O GRANDE problema é o tamanho que vai ficar o trem de força pra instalar no CJ SEM ALONGAR O CHASSI.
[]ss

paje_tapuya
09/08/2010, 23:50
Paje, ainda insisto em achar uma t-case com saída para o centro para aproveitar o eixo que tenho.
Tentei juntar a t-case da Ranger com o Clarck 2205, mas será preciso trabalhar o eixo secundário do câmbio.
Nesse embalo, achei uma t-case que o eixo do câmbio se encaixa perfeitamente, parece ser a t-case da S10, mas não localizei número de identificação na carcaça pra certificar o modelo.
Caso seja, como seria a nossa troca dos eixos?
Estou meio que perdendo a paciência e já pensando em vender o câmbio e partir pra outra solução. O GRANDE problema é o tamanho que vai ficar o trem de força pra instalar no CJ SEM ALONGAR O CHASSI.
[]ss

Guilherme, trocaríamos só os eixos, mas ficaríamos com nossas cxs satélites para mantermos as relações que temos. O que acha? Só uma curiosidade ( ou dica): Já procurou t-case de band em PE, Brejo de Madre de Deus, Caruarú, João Alfredo tem muita toyota. Será que não seria mais fácil e barato uma t-case de band?
Abração

Guilherme Kyrillos
10/08/2010, 21:34
Pajé, o grande problema é que a t-case de Toy não tem saída centralizada para o eixo traseiro, tem saída deslocada pra direita, e o eixo que tenho tem diferencial no centro, daí por que preciso de uma t-case com saída traseira central.
Quanto a trocarmos os eixos, nessa troca os mesmos terão que levar os semi-eixos juntos, pois cada um tem tamanhos próprios.
Outra coisa: o diferencial do meu eixo traseiro é um Dana 46 semi bloqueado originalmente de fábrica, e assim pergunto se coroa/pinhão/satelites serão intercambiáveis no seu eixo D44 e no meu D46?
Como está o estado do seu eixo?
Outra curiosidade: qual t-case voce usa atualmente e qual vai usar com o meu eixo?
[]ss

paje_tapuya
11/08/2010, 10:51
Verdade, me abstraí desse fato. O meu tem relação 13x46 da ford f-1000 diesel e está em muito bom estado. Essa relação é praticamente nova e deve ter rodado menos de3500km. Tive vários problemas com minha t-case atual (f-1) o que me fizeram perder a conf iança nela. Dizem que ela não aguenta o torque de meu motor (Q-20-B turbo, 4.0), eu acredito. Vou substitui-la por uma de d-20/d-40 engesa sem reduzida, que tem a saída no centro. Ainda pretendo instar a mesma o mais perto do eixo traseiro para equilibrar melhor o peso da viatura.
Podemos negociar a troca e eu te dou uma volta em cx de skol ($), pode ser?

Pajé, o grande problema é que a t-case de Toy não tem saída centralizada para o eixo traseiro, tem saída deslocada pra direita, e o eixo que tenho tem diferencial no centro, daí por que preciso de uma t-case com saída traseira central.
Quanto a trocarmos os eixos, nessa troca os mesmos terão que levar os semi-eixos juntos, pois cada um tem tamanhos próprios.
Outra coisa: o diferencial do meu eixo traseiro é um Dana 46 semi bloqueado originalmente de fábrica, e assim pergunto se coroa/pinhão/satelites serão intercambiáveis no seu eixo D44 e no meu D46?
Como está o estado do seu eixo?
Outra curiosidade: qual t-case voce usa atualmente e qual vai usar com o meu eixo?
[]ss

Guilherme Kyrillos
13/08/2010, 22:14
Pajé, companheiro, desisti de usar os eixos Engesa.
Em razão do diferencial ser central, as dificuldades se tornaram imensas.
OPTEI POR TROCAR OS EIXOS Engesas por eixos Dana44 canela grossa, e usar a t-case Dana18 do wyllis.
Agora vou analisar se uso a suspa Engesa ou a da TOYBand.
Um abraço.

Delcimar Luiz Vaz da Silv
31/05/2017, 18:30
Opa...
Boa noite!
Reativando as conversas...
Em 2012 montei um híbrido,
Chassi Engesa F 1, motor c20 4 cilindros, caixa Chevette Junior, redução Willys, diferencial Dana 44 na dianteira, trocado só a bola e pintas de semi eixos e carroceria CJ2A da Fiber.
Naturalmente andando com relação 44/9, vou mudar para 47/11. Esta com pneus All Terrain 33.
O carro está show, bom de trilhas e asfalto.