Ver Versão Completa : Quanto custa instalar um VHF?
JecaTatu
16/09/2009, 23:33
Amigos, há pouco tempo ingressei no mundo 4X4 com o meu Samurai e já me considero um viciado! Após algumas trilhas e uma expedição, comecei a sentir forte necessidade de ter um rádio. Como o pessoal daqui de Brasília usa VHF e não posso gastar muito com a compra, fiquei (após ler bastante) entre 2 modelos e preciso da ajuda de vocês para me decidir:
YAESU FT-1802 ou HT-VHF ICOM IC-V8?
Os preços de ambos estão bem semelhantes, logo, o que me preocupa e que provavelmente será o fator decisivo na escolha é o preço da instalação do FT-1802. Não sei nem o que é necessário comprar a mais pra botar o bicho pra funcionar (cabos, antena, suportes...).
O uso vai ser exclusivamente para trilhas e expedições. O preço do HT é mais atraente e o fato de poder sair do jipe com ele também é interessante, mas fico com receio que por conta de uma pequena quantia da diferença eu me sinta limitado futuramente com um HT.
Grande abraço, JecaTatu
Ronaldo B.
17/09/2009, 00:18
No caso do FT 1802 vc vai ter que comprar o cabo, a antena e o suporte, que dependendo do modelo e marca vai gastar por volta de uns R$ 150,00, fora instalação.
A vantagem do HT é que não precisa instalar e pode usar fora do carro, mas tem potencia e capacidade de transmissão e recepção bem inferiores ao FT 1802.
Eu optaria pelo FT 1802.
[]´s
JecaTatu
19/09/2009, 09:55
Caramba, 150 de peças a mais, mais uns 50 de instalação... Realmente faz bastante diferença... Vou pensar seriamente no assunto, obrigado!
Cláudio Brasília
19/09/2009, 14:50
Instalar rádio é a coisa mais fácil que tem, basta ter um cabo positivo/negativo diretamente da bateria (atenção: não inverter os polos que pode queimar o rádio), e o cabo da antena para plugar no equipo; simples. Para fixar o rádio no painel vai precisar fazer uns furos e alguns parafusos e a antena, em algum suporte de calha. Para operar VHF, na banda dos 2 metros (144-148MHz), é necessário licença, obtida após passar em uma prova de conhecimentos específicos e taxa recolhida anualmente na Anatel.
Ronaldo B.
19/09/2009, 17:07
Instalar rádio é a coisa mais fácil que tem, basta ter um cabo positivo/negativo diretamente da bateria (atenção: não inverter os polos que pode queimar o rádio), e o cabo da antena para plugar no equipo; simples. Para fixar o rádio no painel vai precisar fazer uns furos e alguns parafusos e a antena, em algum suporte de calha. Para operar VHF, na banda dos 2 metros (144-148MHz), é necessário licença, obtida após passar em uma prova de conhecimentos específicos e taxa recolhida anualmente na Anatel.
Só complementando, muito cuidado com aterramento da antena ou algum curto no cabo senão a saida do radio queima, e depois de instalado vale a pena dar uma conferida na ROE. Do resto é bem simpels mesmo, um fio positivo, um negativo e fixação do radio e antena.
[]´s
Mineiro do Cerrado
26/09/2009, 23:40
Jeca,
Já usei o HT de um amigo na trilha. Se for só para trilhas beleza, o fato de poder levar ela na mão e auxiliar os colegas a passar nos perrengues é jóia!
Mas leve em conta o seguinte... vai ter que recarregar ele ao final de cada trilha.
Já o que esta instalado vc não tem que se preocupar se carregou ou não as baterias na noite anterior... é só entrar no carro e ligar o bicho! :mrgreen:
Hoje uso um VHF na viatura... e te digo é muito bom!!! Vale o investimento em Antena e cabos e instalação!
Até queria te pedir se posso pegar carona no Tópico para não precisar abrir outros sobre rádio VHF!? Queria saber qual o modelo de VHF com maior potência de transmissão/recepção (maior alcance), pois uso o meu rádio no dia-a-dia (como um celular) e nas trilhas.
Abraços :mrgreen:
Ralphers
29/09/2009, 14:30
Eu comprei o Kenwood 271. A instalação, completa, com busca da melhor posição da antena, ROE e estática, calibração e tudo mais custou R$50 em um profissional especializado.
A antena, suporte e cabo coaxial expecial custou em uma loja especializada R$113.
Valeu a pena, porque na trilha passada eu consegui contato com outros jipeiros com mais de 50km de distância. É muito mais seguro que um ht pelo fator potencia X bateria X alcance.
O outro assunto do mineiro: o rádio que tem mais potencia que eu conheço e que tem custo acessivel é o Yaesu 8000 com 75w. Ele tem um cooler na parte traseira, então dá pra perceber que, quanto maior a potencia, maior o calor dissipado.
Mineiro do Cerrado
30/09/2009, 01:55
O outro assunto do mineiro: o rádio que tem mais potencia que eu conheço e que tem custo acessivel é o Yaesu 8000 com 75w. Ele tem um cooler na parte traseira, então dá pra perceber que, quanto maior a potencia, maior o calor dissipado.
Ralf,
Tem idéia de preço!?
Com mais de 75w seri qual?
Abraços
rogeriomasih
30/09/2009, 06:35
No meu caso:
Yaesu 1802 - R$550,00
Instalação (antena/cabo/MO): 250,00
Estou gostando bastante do rádio. Sei que existem outros mais potentes, mas este tem uma excelente relação custo-benefício.
JecaTatu
01/10/2009, 15:37
Pronto, tô decidido pelo 1802!
No meu caso:
Yaesu 1802 - R$550,00
Instalação (antena/cabo/MO): 250,00
Estou gostando bastante do rádio. Sei que existem outros mais potentes, mas este tem uma excelente relação custo-benefício.
Agora, onde instalá-lo no Samurai??? O meu é 97/98.
Pensei em tirar o cinzeiro e botar ali, mas vai faltar 1cm de lateral. Será que vale à pena dar uma mutiladazinha no painel?
Onde o pessoal anda instalando os rádios no Samurai?
Ronaldo B.
01/10/2009, 17:05
PY esquenta muito mais que um PX, por isso não acho boa a idéia de instalar no painel no lugar do cinzeiro. E para instalar no painel o ideal é instalar também um alto falante externo na saida do PY senão o som fica muito ruim, eu fiz isso no PX que eu tinha instalado no painel do meu samurai e ficou muito bom, sem o auto falante ficava péssimo.
[]´s
JecaTatu
02/10/2009, 19:46
Estava pensando em instalar naquele espaço logo abaixo do porta luvas, mas apoiado em baixo e não em cima. Isso deixaria o falante dele livre (fica em cima do rádio). O que acha?
Mineiro do Cerrado
09/10/2009, 21:06
Jeca,
O meu é instalado na parte de baixo do painel ao lado do motorista. Se vc deixar um espaço curtinho (que vai acabar sendo o do suporte) o som se propaga bem.
As trilhas ai do DF são bem secas então não tem importância deixar o rádio baixo...
Abraços
p.s.: Uma coisa... ví umas fotos da sua garagem no seu album... por um acaso no seu predio tem um jipe wrangelr vermelho e uma moto BMW 1200 em uma vaga no final da garagem? Acho que vc mora no prédio de um tio meu ai no DF!
JecaTatu
14/10/2009, 22:38
Uai, Mineiro
eu nem tenho álbum!!! hehehe Até me assustei e fui conferir, pensei: será que fiz um álbum e não me lembro??? hehehe
Cara, mas na minha garagem não tem essas viaturas aí não... O único que tem jipe no meu prédio sou eu mesmo... Moto só uma Hornet dourada...
Mas obrigado pela sugestão!
Abração, JecaTatu
O radios com maiores potencias que conheco são Yaesu FT2800R com 65w FT2900R (modelo novo e não sei s evendem aqui ou já foi homologado). Da ICOM é o 8000 que tem 75W.
O 7800 7900 8800 8900 da Yaesu tem 50W para VHF e 35 W para UHF. O 8900 novo é quadriband pegando a faixa de 29 e 50Mhz. No entanto a faixa de 29 não pega PX pois as frequencias do PX são em 26 a 27Mhz ( senão ia ser show de bola ter tudo em um). O UHF pega Talkabout mas não fala SNIF !!! Por isso, no final das contas vale a pena a serie 1800 mesmo ou a 2800 para quem quer potencia.
Outra coisa, agora com a evolução do link é bom ver sempre se o radio já está preparado. daí você pode entrar em uma das repetidoras cadastradas acioná-la e falar com pessoas em outras cidades. Por enquanto no site do link só tem 2 no brasil Manaus e Interior do Paraná.