PDA

Ver Versão Completa : Mais taxas: Ibama - Nota Verde e Emissão de CO2

carioca10
16/09/2009, 22:20
[/URL][url]http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/veja-o-ranking-dos-carros-mais-poluidores-16092009-21.shl (http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/veja-o-ranking-dos-carros-mais-poluidores-16092009-21.shl)

"SÃO PAULO - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou ontem o ranking dos carros mais poluidores vendidos no Brasil, baseado nas emissões de CO2 e de outros poluentes.

A iniciativa tem a intenção de fazer com que os consumidores nacionais levem em conta as emissões de poluentes na hora de escolher o próprio veículo.

O principal medidor para montar o ranking foi a Nota Verde, que avalia as emissões de três gases poluidores: o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio. Quanto maior forem as notas, de zero a dez, menos poluidores são os veículos.

O grande vencedor na corrida ecológica foi o Ford Focus 2.0 à gasolina, que obteve a nota 9,2. O Corsa 1.4 movido à gasolina, da General Motors, foi eleito o pior com avaliação de 4,8.

Vale ressaltar que este índice não mede a emissão de gás carbônico, o principal causador do efeito estufa.

Os índices de CO2 podem ser consultados no próprio site do ministério ou na página do Ibama. Confira a lista do MMA logo abaixo (mais próximo ao topo, melhor seu desempenho):

...

Posição Marca Modelo Combustível Cilindrada

1 Ford Focus GASOLINA 2

2 Honda New Fit EX GASOLINA 1.5

...

68 GMB - Chevrolet S10 / Blazer GASOLINA 2.4

...

80 GMB - Chevrolet Blazer GASOLINA 2.4

...

113 GMB - Chevrolet S10 / Blazer ÁLCOOL 2.4

...

238 Ford Ranger XL GASOLINA 2.3

..."

Anthoniusnikos
17/09/2009, 13:17
Correção, amigo Carioca: Onde está escrito "óxidos de hidrogênio", lê-se "óxidos de nitrogênio", pois óxidos de hidrogênio são a própria H2O(água) e H2O2 (peróxido de hidrogênio ou mais comumente conhecida como água oxigenada).
Quanto as emissões de CO2, lembrar que todo combustível orgânico, fóssil ou não, quando queimado(completamente) completamente gera CO2 + H2O, logo, quanto menor for a quantidade de comb. queimado, menor será a quantidade de CO2 liberado para a atmosfera.

Mesmo sendo dura a realidade das novas exigências, temos que começar a ir nos acostumando, pois é dessas medidas que vai depender a continuidade da raça humana no planeta Terra, pois a dos bichos e matas já estão condenadas a desaparecerem primeiro.

Até acho uma ironia do destino o BR achar grande reserva de petróleo no pré-sal. Talvez seja para adiar a competição entre os alimentos e combustível. Se bem que transformar florestas em alimentos, e alimentos em massa humana...! Até quando ?

Abs
Anthon

carioca10
17/09/2009, 13:48
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/09/17/em-acao-simbolica-greenpeace-multa-carros-nas-gracas-199903.php

Curioso é o "Fusion 2.3" estar em 20., com um motor da mesma "família" da "Ranger 2.3 XL". Também não quero discutir estes critérios esdrúxulos.

PS: Anthon, não fui eu quem escreveu!

Thiago PickUPs
17/09/2009, 13:53
pessoal os motores a DIESEL :twisted: não estão nessa lista neh?
pelo menos eu num vi nda...

agora perguntando pra mim ficar com dor na consciencia: vcs sabem em q posiçao mais ou menos o nosso amado 2.8 ficaria se tivesse aih??? ultimo?? heheh

csirani
02/10/2009, 09:03
O mais engraçado é que apenas em época de pré-sal ( e impacto ambiental que ele provocaria ) é que descobriram que o álcool é tão poluente quanto a gasolina.

Na hora de obrigar a adição de álcool na gasolina ninguém havia feito estudo disso não?

Edintruder
02/10/2009, 09:49
Csirani,
Ainda não entendesses come esse governo "maravilhoso" trabalha???
Manipulam tudo o que pode atrapalhar os seus planos de politicagem quando e como desejam. O povo muito burro e ignorante não enxerga isso. Se der errado é só dize que não sabiam de nada e mandam buscar uma pizza...
De tantas fraudes, escândalos e roubalheira que teve no governo do PT, eu não entendo como ainda o sapo se reelegeu...

Não existe governo 100%, mas tem governos pouco honestos e ainda menos honestos.

csirani
02/10/2009, 11:00
De tantas fraudes, escândalos e roubalheira que teve no governo do PT, eu não entendo como ainda o sapo se reelegeu...

Aquela velha história de que a razão e a emoção não andam juntas.

Tu achas pq o PT está contratando o coordenador da campanha do Obama para 2.010?

Temos que dar o braço a torcer, pq os caras são muito bons em explorar a questão da emoção.