PDA

Ver Versão Completa : Ranger 4x4 - Eixo Rigido na Frente - V6!



CLAUDIO-RIECK
16/09/2009, 15:07
Um amigo me mostrou as fotos dessa Ranger e gostei muito........... Realmente muito bonita e parece ter uma capacidade off road invejavel (vide capacidade de torçao da susp).

Fiquei a fim de fazer um projeto assim em uma ranger ou S10 V6.......

Alguem sabe que eixos sao esses que colocaram......

E alguem dos mais experientes sabe quanto se gastaria num projeto assim..

saudacoes aos truckeiros.............

Edintruder
16/09/2009, 15:35
Claudio, esses eixos podem ser de muitos veículos, porém a melhor opção pra isso é o Troller.
Eu tenho vontade de fazer isso aí na minha Ranger, porém só falta $$$ mesmo...
Quem sabe algum dia eu consiga fazer algo assim.
Eixos de Rural também servem e já vem prontos para os feixes de molas sem contar que aceitam rodas com off set mais agressivo pois a bitola da Rural é menor que a da Ranger. Com os eixos do troller as rodas devem ser mais negativas pois a bitola é maior.
Um par de eixos completo custa em média R$5.000,00. Com feixes de molas (acredito que as da band sirvam), mais caixa de direção e adaptação, uns R$2000,00 paga a conta.

dudas_308w
16/09/2009, 17:44
Curioso... eu que dediquei um bom tempo ao assunto, estou estudando para TIRAR o eixo rigido de tras...
:pensativo:
abs

Paulo_CW
16/09/2009, 18:09
Esta Ranger é aqui de Curitiba, do pessoal do rancho jeepira.... tem muitas fotos dela no site www.jeepira.com.br (http://www.jeepira.com.br)
Ela tem estado em exposição na Fenajeep.... foram usados os eixos de rural nela...

Kim
16/09/2009, 19:24
Caros amigos!

Tenho fotos dessa Ranger em meu álbum de fotos (assinatura), na fenajeep 2008.

Paulo, desculpa descordar, mais pelo que ví, os eixos são do Trolha!

O serviço ficou espetacular, tenho muita vontade fazer na minha, mai$$$$ é complicado!!!!

juliano muller
16/09/2009, 22:22
Eixos de RURAL! Dianteiro e traseiro! Ajudei a por no lugar!:concordo:

Abç...

Kim
16/09/2009, 22:28
Algumas fotos!

http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2008#5216358849680328402

http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2008#5216358855144944242

http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2008#5216358858623718274


http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2008#5216358856922359042

CLAUDIO-RIECK
16/09/2009, 23:52
Obrigado pelas respostas pessoal! Eu suspeitava que eram do troller ou rural mesmo os eixos.......

Nessas fotos postadas agora pelo Kim da pra ver bem os detalhes da susp, e parece muito bem feita mesmo. So observei que no eixo traseiro há um calço bem grande entre os feixes e o eixo. Acho que isso poderia ocasionar um axle wrap meio exagerado ainda mais com aqueles pneus 37....... mas enfim sao detalhes.

Tenho muita vontade de fazer esse projeto na minha S10 mas tenho que comprar outro carrinho pequeno primeiro. Pq acho que nao dá pro cara andar num monstro desses no transito né...... O transito louco como anda por aqui o cara passa por cima de alguem.....hehhehe

Renato Fraga
17/09/2009, 00:48
Amigão, bem vindo ao time.


Fiz exatamente essa adaptação na minha Dakota.

O custo não é muito baixo, mas vale cada centavo.

Dá uma olhada nos links da minha assinatura e tire suas conclusões.


Abraços

CLAUDIO-RIECK
17/09/2009, 12:12
Já tinha visto as fotos da tua Dakota Renato (a Deep Purple vejo que tens bom gosto musical tambem hehe) e digo que estas de parabens. Com certeza a pick up mais bonita que apareceu por aqui , na minha opiniao.

Quero realizar esse projeto na minha S10 pois gosto muito dela, e nao sinto vontade de troca-la por esses modelos mais novos e feios que tornaram-se as nossas picapes (S10 e Rangers novas sao horriveis visualmente).

Fazendo isso eu resolveria a unica coisa que me incomoda nela que é a suspensao dianteira, muito ruim e fragil da S10. Pq de resto nao acho vantagem trocar o meu motor V6 por nenhum 4 cil moderno ou diesel.

Mas me diga como funciona pro dia a dia usar um truck com eixo rigido, fica confortavel pra usar como unico carro.....essa eh minha duvida....

Abraco.

Pboeira
17/09/2009, 12:48
Colocar um eixo dianteiro rígido está entre os meus futuros projetos, também.
O problema é que a alteração é muito trabalhosa, e bem cara.
Tenho lido bastante sobre SAS nos fóruns americanos, mas ainda tenho as minhas ressalvas, especialmente no quesito técnico.

O projeto deste cara foi demais, olhem só como ficou a monstrenga.

Paulo_CW
17/09/2009, 14:11
O problema de adaptação de eixos rígidos fica por conta do valor investido e o critério de quem faz a adaptação.... Já vi coisas absurdas técnicamente onde da medo de entrar dentro da viatura... outras nem tão absurdas mas apenas com objetivo de demonstração pois se colocar na trilha se desmontam... e claro... q tbm já vi poucas adaptações montadas com critério e bom senso....
No caso da Ranger da Jeepira...com eixos de RURAL, o critério foi de montar ela para trilhas... e isso ela faz bem, pq eu já comprovei.....

Vinicius Hauagge
17/09/2009, 15:14
Voces mencionaram que a adaptação foi feita com eixo de rural...
É o mesmo da F75?
No meu caso, que tenho uma ranger V6 4X4, seria uma simples troca dos eixos e acertar as molas?
Obrigado,
Vinicius!

Paulo_CW
17/09/2009, 15:21
Voces mencionaram que a adaptação foi feita com eixo de rural...
É o mesmo da F75?
No meu caso, que tenho uma ranger V6 4X4, seria uma simples troca dos eixos e acertar as molas?
Obrigado,
Vinicius!

Amigo, nas traseira é uma adaptação simples.... mas lembre-se que a suspensão dianteira tem de ser totalmente refeita... além de fazer a modernização dos eixos...

Vinicius Hauagge
17/09/2009, 17:10
Se eu fizer essa adaptação, tava pensando em apenas trocar os eixos dianteiros, pois tenho uma f75 desmontada...
Precisa trocar os traseiros?

Paulo_CW
17/09/2009, 17:45
Se eu fizer essa adaptação, tava pensando em apenas trocar os eixos dianteiros, pois tenho uma f75 desmontada...
Precisa trocar os traseiros?
Sim... pois vc tem de ter a mesma relação em ambos os diferenciais...

Edintruder
17/09/2009, 17:53
O problema é a relação do diferencial traseiro. è mais barato trocar tudo do que trocar só a relação, ainda mais se for o diferencial Ford Visteon.

Renato Fraga
17/09/2009, 18:41
Mas me diga como funciona pro dia a dia usar um truck com eixo rigido, fica confortavel pra usar como unico carro.....essa eh minha duvida....

Abraco.

O Amigão !!!!!!!!

Valeu pelas considerações e elogios.....

Andar com um Truck com eixo rígido diariamente tal como você me questionou, é um enorme prazer, ainda mais pela reação das pessoas que o vêem passando. É possível ver as mais diversas reações, desde a admiração até o espanto.

MAs em relação ao conforto, te digo que não observei mudanças significativas, nem mesmo no comportamento dinâmico.

Ficou bem estável, firme e confiável.

Tenho andado com ela uma média de 400km por semana sem maiores problemas

Basta ter critério na hora de fazer o seu projeto.



Abraços

Edintruder
17/09/2009, 20:33
Renato, tivesses que passar pelo inmetro?

renzo
17/09/2009, 20:54
Apenas completando.....

Relacao pra diferencial visteon 8.8 ,so no exterior e mesmo assim é limitado.com relacao as mudancas de eixo rigido dianteiro ,pra se fazr um serviço bem feito ,é bem trabalhoso,ainda mais se optar por molas helicoidais em vez de feixes de mola.......nao esquecer tbem da nova caixa de direcao

Renato Fraga
18/09/2009, 00:30
Renzo, trocar caixa de direção só se vale para a Ranger que utiliza pinhão e cremalheira.
A S10 é setor assim como a Dakota entre outras e não é necessário alterar nada.

Já em relação à suspensão, feixes de molas facilitam na possibilidade de ajuste da carga da mola e altura modificando o arco. MAs a criação de pontos de fixação na parte frontal do chassis pode ser uma coisa chata uma vez que esses veículos têm a longarina mais curta. Outro problema é que dependendo da altura da suspensão você poderá sofrer problemas crônicos de "Bumpsteer" com essa suspensão.
Suspensão com links e molas helicoidais dão mais liberdade mas torna necessário a criação dos pontos de fixação dos links longitudinais, panhard e suportes das molas na longarina. Existe ainda a dificuldade em acertar a carga da mola X altura, e nessas as opções do mercado são restritas. MAs o resultado fica excelente.



Edi, em relação à vistoria técnica do inmetro, eu fiz questão de submetê-la afim de evitar dores de cabeça futuras. Adoro quando entro numa blits e guardinha já vem pisando duro pro meu lado. Dá vontade de colar o documento na testa do pretencioso igual se faz em partida de truco quando está com o ZAP na mão e leva uma trucada, heheheheh!!!!!!!


Abraços

Edintruder
18/09/2009, 15:28
Quanto gastasses com a documentação da Dakota?

CLAUDIO-RIECK
18/09/2009, 16:26
Estou pesquisando na internet por SAS nos sites dos Usa. Ou solid axle swap..... Tem muita coisa mesmo, pra S10 rangers e Dakotas.
Os caras fazem em casa la.........mas la acha-se peca de dakota no mercado eh outro mundo...
O problema pra nos aqui na terrinha eh o custo de execução disso e pecas. Acho que passa longe dos 10 mil reais.

Mas que seria uma maravilha pra resolver os problemas cronicos da suspensao da minha S10 isso seria.

Ainda mais com o jogo de pneus 33 que estou instalando agora...............

Renato Fraga
18/09/2009, 21:17
Quanto gastasses com a documentação da Dakota?

Taxa de tranferência R$140,00
Vistoria técnica R$350,00
documentação fotográfica (nº motor e chassis) R$120,00

Abraços

juliano muller
18/09/2009, 21:57
Beleza moçada!
Então, hoje começamos a desmontagem na oficina de um amigo, de uma Ranger V6 que já é 4x4, para a colocação de eixos rígidos de uma F-250 4X4!:twisted: :twisted:

A suspensão original dela é com barras de torção, as balanças bem reforçadas, o diferencial dianteiro parece pequeno perto de outros que conhecemos,mas é muito resistente...É uma suspensão bem calibrada pra estrada, mas na buraqueira é um pouco dura!

Taí, todo o conjunto desmontado!:cry: :cry:

juliano muller
18/09/2009, 22:02
E aí estão os eixos e as rodas da Ram 2500, aro 17 que serão colocadas na pick-up! Como diz o Ado da oficina(dono da Ranger) é um conjunto muito auspicioso!:putz:

Opa, esqueci das fotos! rssss...

juliano muller
18/09/2009, 22:05
Os eixos e a Ranger sendo depenada!:palmas:

Edintruder
18/09/2009, 22:29
Opa!
Por favor, nos mantenha informados e com fotos! Muitas fotos!
:palmas:

Edintruder
18/09/2009, 22:32
Opa! Notei um detalhe que na minha não tem.
Na foto aonde aparece a ranger sem a susp da frente, tem uma chave de boca, ao lado tem uma barra que é ligada através de uma bieleta no chassis. Que peça é essa?

Walter L. L. Casitta
18/09/2009, 22:39
Beleza moçada!
Então, hoje começamos a desmontagem na oficina de um amigo, de uma Ranger V6 que já é 4x4, para a colocação de eixos rígidos de uma F-250 4X4!:twisted: :twisted:

A suspensão original dela é com barras de torção, as balanças bem reforçadas, o diferencial dianteiro parece pequeno perto de outros que conhecemos,mas é muito resistente...É uma suspensão bem calibrada pra estrada, mas na buraqueira é um pouco dura!

Taí, todo o conjunto desmontado!:cry: :cry:

Tenho interesse no eixo dianteiro dessa Ranger aí sem o diferencial e bandejas . Se tiver um bom preço me fala...

YouTube - Bad Ford Ranger

Renato Fraga
18/09/2009, 22:40
ao lado tem uma barra que é ligada através de uma bieleta no chassis. Que peça é essa?


Parece um amortecedor......

Walter L. L. Casitta
18/09/2009, 22:46
Parece um amortecedor......

É um amortecedor que serve para diminuir oscilações do motor...

Edintruder
18/09/2009, 23:38
Walter, isso só tem no V6?

Walter L. L. Casitta
19/09/2009, 07:50
Walter, isso só tem no V6?

Sim, só V6....

Kim
19/09/2009, 09:54
Huuummmmm...:pensativo:

O Walter aqui!!!!:cool:

Acho que teremos um Rangermatic 4x4 com eixo rígido no frente!!!!

Aiaiaiaiaiaiiiiii:odedo:

Que vontade de transformara a minha em 4x4!!!

Abraços.

Kim.

Renato Fraga
19/09/2009, 09:59
Beleza moçada!
Então, hoje começamos a desmontagem na oficina de um amigo, de uma Ranger V6 que já é 4x4, para a colocação de eixos rígidos de uma F-250 4X4!


Olá Juliano, pelo que eu percebí vocês irão montá-la com veixes de molas na dianteira????

Abraços

Edintruder
19/09/2009, 11:16
Tem mais fotos da Ranger americana marrom (do começo do tópico) no orkut do Gparts.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=6380579133200839190&aid=1253301982&pid=1253327299533&uit=/Home&rl=as$pid=1253327304160

Copia o endereço e cola na barra de endereços que não consegui montar o link...

Tá muito linda!
Kim, acho que o Jaque tá visitando o Walter....
ahahahah

Edintruder
19/09/2009, 12:32
Consegui

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=6380579133200839190&aid=1253301982&pid=1253327299533&uit=/Home&rl=as$pid=1253327304160

juliano muller
19/09/2009, 21:35
Taí moçada, mais fotos da Ranger com eixos DANA 70/60...:pipoca:

juliano muller
19/09/2009, 21:40
Mais algumas... aquela travessa central do chassi, será removida(foto 3), dando lugar a uma outra mais para cima, pra não atrapalhar na subida do eixo...Semana que vem, quando o eixo dianteiro estiver no lugar, posto mais fotos...:concordo:

Edintruder
20/09/2009, 13:10
Tá ficando perfeito!
Depois que o setor de direção for colocado, tira fotos também da fixação e o modelo usado.
De qual veículo são os feixes dianteiros?

Paulo_CW
20/09/2009, 18:20
Mais algumas... aquela travessa central do chassi, será removida(foto 3), dando lugar a uma outra mais para cima, pra não atrapalhar na subida do eixo...Semana que vem, quando o eixo dianteiro estiver no lugar, posto mais fotos...:concordo:

JULIANO...
Esse projeto tá sendo feito na Ranger do Ado????
Tá ficando legal...

juliano muller
20/09/2009, 18:30
Isso mesmo Paulo, essa Ranger é a do doido do Ado!

Edi, os feixes de molas são originais da F-250, assim como as sapatas, grampos de molas, suporte dos amortecedores, cardãs e também a caixa de direção! Conjunto completo!:palmas:

Abraço...:concordo:

renzo
20/09/2009, 20:33
ha uns meses atras estudei de fazer isso na minha e deparei com mais um problema que limitaria o curso da suspensao dianteira......pelos meus calculos ,a posicao do eixo dianteiro ficaria logo abaixo da helice do motor,tendo assim que mexer no carter(nada complicado) e fazer um batente limitando o curso de subida desse eixo

obs:minha ranger é 2.5 diesel


abs

Pequeno jr
20/09/2009, 21:46
Esse é o tópico q so fico olhando e comendo :pipoca::pipoca::pipoca: para aprender.

Parabéns pelo trabalho galera

CLAUDIO-RIECK
21/09/2009, 12:08
Outra coisa que me ocorreu pessoal........ A possibilidade de transformar o truck em eixo rigido na frente mas mantendo a tração 4x2 com um bloqueio no diferencial. Trago essa hipotese porque vi varias pick ups com essa configuracao ja nos states. As chamadas pre runners, pois nem sempre é indispensável a tracao no eixo dianteiro, e alem disso acredito que uma transformacao pra eixo rigido 4x2 seria bem mais barata com a possibilidade de manter o mesmo eixo traseiro e sem caixa de transferencia ou diff dianteiro.................Aguardo opinioes dos colegas..........

Edintruder
21/09/2009, 17:13
Outra coisa que me ocorreu pessoal........ A possibilidade de transformar o truck em eixo rigido na frente mas mantendo a tração 4x2 com um bloqueio no diferencial. Trago essa hipotese porque vi varias pick ups com essa configuracao ja nos states. As chamadas pre runners, pois nem sempre é indispensável a tracao no eixo dianteiro, e alem disso acredito que uma transformacao pra eixo rigido 4x2 seria bem mais barata com a possibilidade de manter o mesmo eixo traseiro e sem caixa de transferencia ou diff dianteiro.................Aguardo opinioes dos colegas..........


Sim. Nesse caso um eixo dianteiro da Rural 4x2 com feixes de molas já serve.

Renato Fraga
21/09/2009, 17:50
Mas o mais difícil é colocar o eixo no lugar !!!!!!!!!!!!!

Pra que fazer isso e colocar um eixo sem tração???

Só pra não se incomodar mais com manutenção de bubhas e pivôs!!!!!!!!!!

Se a questão for custo, então acho que tem que começar a trocar o carro em primeiro lugar !!!!!!!!

Sinceramente eu acho um contra-senso.

Abraços

laserman
21/09/2009, 18:11
Pensei em fazer uma obra destas mas achei mais fácil partir logo para a Hilux Japonesa com eixo dianteiro de fábrica.
Essa vai ficar o capeta.
Depois poste o custo da adaptação !

Boa lama,

CLAUDIO-RIECK
22/09/2009, 17:56
Concordo com vc Renato, é muito melhor a pick up com o eixo dianteiro tracionado. E pretendo fazer a minha assim 4x4. Só me ocorreu essa possibilidade pois olhando na internet vi que nos Usa tem montes de pick ups 4x2 com eixos rigidos na frente modificadas.

Imagino que um com um eixo traseiro bloqueado e pneus 33 ou 35 já se lida com 90% das situaçoes dificeis que possam aparecer. Trilhas sim sao outra historia, aí é indispensavel o eixo dianteiro tracionado...........

Eu tambem considerava isso um contrasenso...... Mas depois que vi que existe, alguma razao deve ter ne...

Abracos

Edintruder
22/09/2009, 18:06
Pensei em fazer uma obra destas mas achei mais fácil partir logo para a Hilux Japonesa com eixo dianteiro de fábrica.
Essa vai ficar o capeta.
Depois poste o custo da adaptação !

Boa lama,

O problema da Hilux Japonesa é que a maioria que tem eixo rígido dianteiro é 2.5. Depois é quase impossível de vendê-la. As primeiras 2.8 com eixo rígido tá difícil de encontrar.
Sem falar que a falta de potência também influencia numa subida de areia, por exemplo, aonde um rpm elevado nas rodas é fundamental. Muitos casos desses as Hilux não sobem em dunas pois não consegue embalar o suficiente e não conseguem manter o rpm constante nas rodas.

renzo
22/09/2009, 19:03
Sim. Nesse caso um eixo dianteiro da Rural 4x2 com feixes de molas já serve.


desculpem minha ignorancia.....mas qual a vantagem de um eixo rigido na dianteira????pra mim ate hoje so existia uma resposta: ter tracao 4x4 e o curso de suspensao de um eixo rigido desde que ele tenha tracao.

fora isso , o sistema independente é no minimo 1000 x melhor que o de eixo rigido; pela estabilidade que ele proporciona, ja que uma bandeja é totalmente independente da outra ,alem da massa deslocada qdo se passa em alguma inperfeicao do solo,ou seja ,apenas a bandeja sofre um deslocamento de ida e volta e nao praticamente todo eixo e diferencial dianteiro.a bandeja tem esse deslocamento e retorno muito mais rapido e reflete muito menos no carro , dando assim muito mais controle e conforto.

tanto é assim que vc nao ve nenhum carro em corrida de velocidade como sertoes,dakar , baja 1000,com suspensao de eixo rigido na fente.

laserman
22/09/2009, 19:08
Intruder,
Vc está redondamente enganado, não existiram Hilux por aqui com motor 2.5. Existem com motor 2L, 2.4 ( 4x2 ).
As Japonesas SPOA e LIVE AXLE 4X4 vieram com motor 3L, 2.8 Diesel aspirado de 87 CV, mt força até 120 km/h pois são mt reduzidas ! E se vc turbiná-la com menos de 1 kg ela já puxa mt.
A Hilux que vc viu na duna devia ser a Argentina que vem com 77 CV, 13 % à menos faz diferença !



O problema da Hilux Japonesa é que a maioria que tem eixo rígido dianteiro é 2.5. Depois é quase impossível de vendê-la. As primeiras 2.8 com eixo rígido tá difícil de encontrar.
Sem falar que a falta de potência também influencia numa subida de areia, por exemplo, aonde um rpm elevado nas rodas é fundamental. Muitos casos desses as Hilux não sobem em dunas pois não consegue embalar o suficiente e não conseguem manter o rpm constante nas rodas.

laserman
22/09/2009, 19:22
Principalmente resistencia e curso. Só é cada vez mais raro pq é caro, mt mais caro que umas balancinhas estampadas que usam ultimamente.
Já viu alguma balança abrindo assim :


desculpem minha ignorancia.....mas qual a vantagem de um eixo rigido na dianteira????pra mim ate hoje so existia uma resposta: ter tracao 4x4 e o curso de suspensao de um eixo rigido desde que ele tenha tracao.

fora isso , o sistema independente é no minimo 1000 x melhor que o de eixo rigido; pela estabilidade que ele proporciona, ja que uma bandeja é totalmente independente da outra ,alem da massa deslocada qdo se passa em alguma inperfeicao do solo,ou seja ,apenas a bandeja sofre um deslocamento de ida e volta e nao praticamente todo eixo e diferencial dianteiro.a bandeja tem esse deslocamento e retorno muito mais rapido e reflete muito menos no carro , dando assim muito mais controle e conforto.

tanto é assim que vc nao ve nenhum carro em corrida de velocidade como sertoes,dakar , baja 1000,com suspensao de eixo rigido na fente.

Edintruder
22/09/2009, 21:08
Bem, a maioria das Hilux aqui no MS que eu vi pra vender com eixo rígido dianteiro pelo que eu me lembro era 2.5. Poderia jurar de pé junto. Porém agora estou em dúvida mesmo.

Vale lembrar que o motor 2.8 não aguenta por muito tempo a turbina sem quebrar algo. Normalmente quebra o virabrequim.

Em relação ao eixo rígido, sim, em relação à estabilidade é pior que a suspensão independente, porém tudo depende do uso que for dado à picape. Eu prefiro o eixo rígido por vários fatores que o sistema independente não tem: resistência, baixa manutenção, poucas peças móveis e de desgaste e manutenção mais barata.

Nos rallys de velocidade o sistema de suspensão independente são usados em função da estabilidade e não por durabilidade.

Na Ranger, já troquei todos os pivôs e ponteiras por duas vezes, enquanto na suspensão traseira só os amortecedores... Isso nenhuma suspensão independente tem. Resistência e durabilidade. Outra vantagem é para levantar a picape na suspensão. Com eixo rígido é muito mais fácil e barato.

Como eu pessoalmente não uso a picape como veículo de corrida, o sistema de eixo rígido é perfeitamente bem vindo.

renzo
23/09/2009, 10:07
bem, a maioria das hilux aqui no ms que eu vi pra vender com eixo rígido dianteiro pelo que eu me lembro era 2.5. Poderia jurar de pé junto. Porém agora estou em dúvida mesmo.

Vale lembrar que o motor 2.8 não aguenta por muito tempo a turbina sem quebrar algo. Normalmente quebra o virabrequim.

Em relação ao eixo rígido, sim, em relação à estabilidade é pior que a suspensão independente, porém tudo depende do uso que for dado à picape. Eu prefiro o eixo rígido por vários fatores que o sistema independente não tem: Resistência, baixa manutenção, poucas peças móveis e de desgaste e manutenção mais barata.

Nos rallys de velocidade o sistema de suspensão independente são usados em função da estabilidade e não por durabilidade.

Na ranger, já troquei todos os pivôs e ponteiras por duas vezes, enquanto na suspensão traseira só os amortecedores... Isso nenhuma suspensão independente tem. Resistência e durabilidade. Outra vantagem é para levantar a picape na suspensão. Com eixo rígido é muito mais fácil e barato.

Como eu pessoalmente não uso a picape como veículo de corrida, o sistema de eixo rígido é perfeitamente bem vindo.


concordo.....

Mas o que nao posso concordar , é que se vc vai abrir mao de estabilidade ,o que acho importantissimo,e conforto e vai colocar um eixo rigido dianteiro com suas vantagens,ja coloque um eixo com tracao......


Vi a foto do jeep acima com imensso curso de suspensao....nunca uma susp independente vai fazer isso.......mas tbem nao adianta uma suspensao ter todo esse curso , e nao ter a tracao dianteira.....

....resumindo....acho que um carro com tracao 4x2 com eixo diant. Rigido,um servico pela metade.com certeza vai ter arrependimento no futuro.....ja que vai colocar ,ja coloca 4x4

Edintruder
23/09/2009, 11:28
concordo.....

Mas o que nao posso concordar , é que se vc vai abrir mao de estabilidade ,o que acho importantissimo,e conforto e vai colocar um eixo rigido dianteiro com suas vantagens,ja coloque um eixo com tracao......


Vi a foto do jeep acima com imensso curso de suspensao....nunca uma susp independente vai fazer isso.......mas tbem nao adianta uma suspensao ter todo esse curso , e nao ter a tracao dianteira.....

....resumindo....acho que um carro com tracao 4x2 com eixo diant. Rigido,um servico pela metade.com certeza vai ter arrependimento no futuro.....ja que vai colocar ,ja coloca 4x4

X2!

Nem que coloque só o eixo, pois depois é só a CT e está pronto.

CLAUDIO-RIECK
23/09/2009, 13:42
X3

Concodo inteiramente com os colegas...........tem que ser tracionado o eixo dianteiro , talvez colocando a CT em uma segunda etapa pra nao gastar tudo de uma vez só.

Quanto a vantagens do eixo rigido sobre as barras de torcao, a principal que vejo é a durabilidade. Já que algumas suspensoes dianteiras (como a da S10) se usadas com rigor, e pneus maiores se destroem com relativa rapidez.

Outra seria a capacidade de usar pneus maiores, já que kits de suspensao para IFS (barra de torcao) que permitam levantar umas 4 polegadas são bem complicados e caros. E no caso do eixo rigido dianteiro é bemmmm mais simples, colocam-se alguns calços ou molas maiores.

Por outro lado com o eixo rigido vem a perda de estabilidade e comportamento dinamico, mas aí nao dá pra ter tudo num carro so.......

Por isso meu plano é ter esse truck com o Solid Front Axle e um outro carro baixo na garagem............. quando as prioridades permitirem......hehhe


Abracos a todos

laserman
23/09/2009, 14:11
Nunca imaginei que fossem colocar eixo rígido dianteiro sem tração. Para isto pode imaginar um eixo traseiro de picape pequena !
Mas como no nome do Fórum, eixo rígido é bom que seja tracionado e para isto não basta apenas o eixo e CT, faltam homo, cardan, cruzetas, RL, diferencial, alavanca e fixação para td isto ! Por isto perguntei o custo do projeto !

juliano muller
25/09/2009, 21:41
Taí, mocada, mais algumas fotos da modificacao da Ranger!:pipoca:

Edintruder
25/09/2009, 21:50
Já colocaram o setor de direção?

Walter L. L. Casitta
25/09/2009, 21:57
Já colocaram o setor de direção?

É ai que o bicho pega. Na geometria da suspensão e no ângulo das juntas dos cardans. A maioria fica de qualquer jeito...

Renato Fraga
25/09/2009, 22:41
Isso é dificuldade????

juliano muller
25/09/2009, 22:44
Acreditem se quizer, mas o alinhamento dos cardas ficou perfeito!:putz:

E a posicao da cx de direcao ficou como se fosse original de fabrica! :putz:

Será colocado tbem uma Anti-Axel Warp, pra nao forcar muito as molas traz, pois por enquanto, as molas traz.usadas, serao as originais...

Amanha posto fotos, ok!

Abraco...:concordo:

juliano muller
25/09/2009, 22:47
É ai que o bicho pega. Na geometria da suspensão e no ângulo das juntas dos cardans. A maioria fica de qualquer jeito...

Pode acreditar, essa nao é como a maioria!!:stop:

Walter L. L. Casitta
25/09/2009, 23:19
Acreditem se quizer, mas o alinhamento dos cardas ficou perfeito!:putz:

E a posicao da cx de direcao ficou como se fosse original de fabrica! :putz:

Será colocado tbem uma Anti-Axel Warp, pra nao forcar muito as molas traz, pois por enquanto, as molas traz.usadas, serao as originais...

Amanha posto fotos, ok!

Abraco...:concordo:

Gostaria muito de ver qual foi a solução encontrada. Vamos ver as fotos...

juliano muller
28/09/2009, 20:52
Taí a caixa de direcao...:pipoca:

Renato Fraga
28/09/2009, 21:34
Desculpa o palpite, mas o setor não está com um ângulo muito acentuado não?????

Ao que parece ficou com um ângulo desfavorável até mesmo para a coluna da direção.

Ou é a perspeciva da foto?????


Abraços

Edintruder
28/09/2009, 21:47
Legal.
Ficou bem "clean" debaixo da Ranger.
Sem as travessas fica com um excelente espaço.

juliano muller
29/09/2009, 21:51
Cara, realmente a foto nao ficou com um bom angulo, pois a caixa ficou bem alinhada com relacao a barra, bem reta!

Acho que até o final de semana fica pronta, pois os freios e os terminais das mangueiras hidraulicas já estao no lugar, pois como os eixos sao Ford, foi tudo plug and play!

A barra anti-axle warp, ja esta no lugar...
Abraco...:concordo:

Pboeira
15/10/2009, 12:35
Então, alguma atualização deste projeto?
Sou só eu quem está curioso pra saber como anda esta Ranger?

juliano muller
15/10/2009, 21:45
Beleza! O pau veio ficou pronto!

E como ficou...:shock: Nao tirei mais fotos da crianca, mas tem algumas no site do doidao!

Entra la, www.adojensen.com.br (http://www.adojensen.com.br), vai nas fotos e entra no album do Passeio do Rancho do Mato, la tem algumas da bichona pronta!

Abraco...:concordo:

Kim
15/10/2009, 22:50
Juliano!

Acesso proibido!

Acho que o linck tem algum problema!

juliano muller
15/10/2009, 22:58
Foi mal mocada!

Terca passada entrei no site e tava funcionando! Nao sei o que rolou!

Amanha tiro a duvida e dou um grito! Ok!

Abraco...

juliano muller
25/10/2009, 10:49
Passei na oficina e tirei uma foto...:concordo:

Paulo_CW
26/10/2009, 07:22
Neste fds dei uma volta com o esta belezura em umas erosões perto da oficina e deu pra ver bem o trabalho da suspensão, esta abrindo bem e garante uma boa maciez no conjunto....

Juliano... vc q parece estar sempre na oficina...pede as fotos do Ado q tiramos nestas erosões la perto... ficaram show.. e mostram bem como ficou a suspensão do monstro...

renzo
26/10/2009, 09:19
Passei na oficina e tirei uma foto...:concordo:

parabens...ficou muito bom o conjunto....gostaria de fazer o mesmo com a minha.vc poderia tirar umas fotos por baixo para vermos como foi feita a adaptacao ???

se possivel fotos do chassis onde foi removido o suporte das bandejas,do molejo ,da caixa de direcao e das barras de direcao


obrigado e parabens mais uma vez

Paulo_CW
26/10/2009, 13:45
Peguei com o Eduardo para vcs verem a "apenas um pouco" da suspensão em ação...

Paulo_CW
26/10/2009, 13:53
Mais umas....

Edintruder
26/10/2009, 16:23
Agora uma opiniãozinha, se tivesse estreitado a bitola dos eixos, ficaria muito mais bonita e melhor no barro pois reduz bastante o arrasto de lama pelos eixos.

Parabéns pelas fotos, estão incríveis!

HAROLDO PERES
28/10/2009, 23:10
Boa noite Juliano

Estive olhando esta s fotos que ficou lindas, mas gostaria que voce me falace sobre a caixa de transferencia que foi colocada nesta ranger, por que tenho uma vontade de fazer uma desta. Estou ate com espulmando o canto da boca. E outra coisa vc saberia me dizer quanto ele gastou ou ele cobra para fazer outra desta. obrigado

leobnaval
29/10/2009, 12:33
Realmente ficou linda esta ranger creio que sonho de consumo de muitos daqui do forum, mas a bitola dos eixos ficou muito grande, os pneus estão metade pra fora, vai ter problemas com policiais se não colocar uma alargador de para-lamas.

Abraços, Leo

Edintruder
29/10/2009, 17:38
Essa Ranger é 4x4 original.


Boa noite Juliano

Estive olhando esta s fotos que ficou lindas, mas gostaria que voce me falace sobre a caixa de transferencia que foi colocada nesta ranger, por que tenho uma vontade de fazer uma desta. Estou ate com espulmando o canto da boca. E outra coisa vc saberia me dizer quanto ele gastou ou ele cobra para fazer outra desta. obrigado

HAROLDO PERES
30/10/2009, 15:42
Boa tarde Edintruder, ai na sua cidade voce saberia me dizer se eu encontro eixo de rural dianteiro e traseiro para vender.E saberia o preço?

Edintruder
30/10/2009, 22:14
Hahahah! Isso tá difícil de encontrar aqui em CG! Andei procurando já e está difícil!
Isso é mais fácil de encontrar no interior dos estados. Em SP é mais fácil de encontrar. Porém se tiver procurando eixos de RAM, aqui tem de sobra.

Kim
30/10/2009, 22:30
Pessoal!

Tenho uma dúvida, pois na minha regilão não há muitos trollers.

O eixo dianteiro do troller mais antigo, não teria a mesma furação da ranger?
Qual o modelo de coroa e pinhão que usa? (D30, D44)
Qual a relação?
Seria compatível com a ranger 4cil?

To pensando coisas...

Renato Fraga
30/10/2009, 23:10
Opa, essa eu posso responder Kim, pois é o eixo que eu uso da minha viatura.

No caso o do Troller diesel 2001.

Furação 5x4,5 igual à da Ranger, Cherokee, Wrangler, Grand Cherokee, entre outros veículos.

Miolo Dana 44 modelo High Pinion.

Relação 4,10:1 reverse cut

Nas Rangers, essa relação também é utilizada, precisa ver em qual modelo.

Abraços

netão
02/11/2009, 01:15
Daria para fazer isso numa L200???
Qual diferencial???

leobnaval
02/11/2009, 01:33
Daria sim netão o eixo diant. poderia ser do troller que tem a rel de 4.10:1 e se não me engano tem um modelo da L200 que sai com a rel. de 4,09:1 ou seja se a sua for esta relação não precisaria mecher em t-case, dif. tras. só mesmo na diant. (eixos, cardã, susp., freios, direção e ver se tem espaço para o dif. trabalhar sem bater no chassi ou no carter)

Inclusive se alguem souber as rel. de dif. que já saíram nas L200?

Abraços, Leo

FernandoCBS
02/11/2009, 02:07
Pessoal!

Tenho uma dúvida, pois na minha regilão não há muitos trollers.

O eixo dianteiro do troller mais antigo, não teria a mesma furação da ranger?
Qual o modelo de coroa e pinhão que usa? (D30, D44)
Qual a relação?
Seria compatível com a ranger 4cil?

To pensando coisas...

Xiiii....
Com 150cv e 4x4 deve ficar bem divertido rodar nessas estradas de barro que vc ja postou filmes aqui...
Tmb ja fiquei curioso pra ver uma Sport 4x4...
Acredito eu, que a FORDA deu uma mancada em não ter feito isso...
Quantas pessoas aqui ja não ouviram de pessoas que estão atras de uma camionete pra rodar principalmente no asfalto e que pegam estradas com barro falar...PEANA QUE ESSA a gasolina não tem 4x4....

Eu to esperando um financiamento no banco pra poder inteirar pra comprar uma diesel por causa do 4x4, mas ja esta enrolado a 2 meses e meio, se fosse uma coisa meio que simples tmb seria um cadidato pra rodar com uma Sport 4x4...

Abraços...
Fernando...

Renato Fraga
02/11/2009, 02:51
Daria sim netão o eixo diant. poderia ser do troller que tem a rel de 4.10:1 e se não me engano tem um modelo da L200 que sai com a rel. de 4,09:1 ou seja se a sua for esta relação não precisaria mecher em t-case, dif. tras. só mesmo na diant. (eixos, cardã, susp., freios, direção e ver se tem espaço para o dif. trabalhar sem bater no chassi ou no carter)

Isso mesmo, mas dê preferência para os eixos de 6 furos do Troller, furação já combina com a L200 e são bem mais eficientes e baratos para manutenção que os eixos de 5 furos.

Agora falando o português claro, dificilmente encontrará só o eixo dianteiro e como pode haver discrepâncias na bitola, é melhor apelar pra instalar o par logo de uma vez, assim resolve também o problema da relação dos diferenciais.

Abraços

leobnaval
02/11/2009, 16:10
A bitola do troller é maior que a da L200:

Bitola L200 GL e GLS (D 1.395 e T 1.415)
Bitola Troller 3.0 (D 1.590 e T 1.615

Acontece que mudando logo os 2 dif. terá que trocar os cardãs e se a relação fosse a mesma poderia mecher só na diant. e usar no máx. um espaçador na tras. já que a diferença de bitolas da L200 para o troller é de apenas 20 mm.

E quanto a furação usar a mesma 6 x 139,7 tanto do troller quanto da L200 nem cogitei usar o eixo de 5 furos.

Quem é o fabricante dos eixos do troller 6 furos a Dana?
O eixo tras. do troller é mais resistente que o eixo tras. original da L200, porque o troller é um jipe e a L200 uma camionete que carrega pouco mais de 1 ton. na caçamba.

Abraços, Leo

Renato Fraga
03/11/2009, 14:35
Pois é Leo, mas essas informações a respeito da bitola você tirou de onde????

Pois lembre-se que quando eu fiz referência dessa medida estava atribuindo apenas ao eixo e lempre-se que o off-set das rodas utilizadas entre os carros citatos são bem diferentes.

Tive esse problema em minha Dakota, pois apesar de ter as bitolas iguais entre os dois carros, os eixos do Troller são mais estreitos que os da Dakota.

Não entendí o que você disse a respeito da necessidade da troca do cardã trazeiro, mas na minha opinição dá pra ser mantido o original.

Em relação ao fabricante do eixo do Troller, é meio que uma salada, mas a bolota e o miolo são Dana44, ao passo que nas mangas de eixo, rolamentos etc etc etc tem muitas peças idênticas à Toyota Bandeirantes.

Acho que uma vantagem na direção dos eixos do Troller é o fato de serem flutuantes.
Apesar de equipar um Jeep, que não tem nem de perto a mesma capacidade de carga de uma Pick up, acredito estar agregando segurança ao veículo.


Abraços

leobnaval
03/11/2009, 14:44
Tirei da revista 4x4 e cia mais de 2007 porque na nova não tinha, mas realmente bem lembrado a bitola do veículo é a distância entre os 2 centros dos pneus portanto mudam com o modelo da roda (off set) e tamanho do pneu.

Sobre o cardã tras. é que pode haver uma pequena diferença pelos eixos serem de diferentes marcas (mitsubishi e dana) pode ser que precise encurtar ou alongar o cardã tras.

Concerteza o fato de serem flutuantes é um ponto positivo tanto da segurança como da durabilidade e robustez...
Mas a minha dúvida seria sobre a carga que eles suportam será a mesma de uma camionete?
Porque em se tratando de torque acho que o do troller é até mais robusto que o original já que o motor tem mais torque e a rel. da reduzida é maior.

Abraços, Leo

felippetti
06/11/2009, 00:22
Já tem a t-case? Tô com uma Borg Warner de Ranger/Explorer/Troller largada aqui na garagem...

Pequeno jr
06/11/2009, 08:45
Boa tarde Edintruder, ai na sua cidade voce saberia me dizer se eu encontro eixo de rural dianteiro e traseiro para vender.E saberia o preço?

Haroldo,

Pesquisei na Net e achei os seguintes links:

http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=14481&cat=2&item=69

http://www.anunciegratis.com/anuncio-diferencialde-rural-eixo-dianteiro--64124.html

A faixa de preço que achei em outros foruns em média é R$ 1200,00 completo.

HAROLDO PERES
12/11/2009, 22:02
Pequeno Júnior obrigado pela pesquisa do eixo, assim que comprar colocarei aqui para vcs da uma olhada ok.

mrcrema
20/01/2010, 17:25
Boa tarde a todos

Tenho uma duvida, comprei uma explorer 94 4x4 automatica e estou começando a estudar a possibilidade de colocar eixo rigido na frente dela.

Qual seria o melhor eixo para essa configuração aproveitando o traseiro ?
O eixo dianteiro do troller 5 furos teria a mesma furação da minha explorer, que é a mesma da ranger, mas em relação a bitola, como ficaria ?
Relação, o que posso usar ? quero reduzir a relação traseira.

Grato pela ajuda de todos.

Renato Fraga
20/01/2010, 22:18
Bom achoe que essa eu posso te responder :

Se usar o eixo do Troler antes de 2001, o 5 furos, acredito que a bitola terá uma discrepância bem pequena, mas isso é o menor dos detalhes a ser resolvido.

O difencial do Troller usa a relação 4,10:1 . Sua Explorer não sei ao certo, mas é fácil averiguar.

O fato é que esse eixo do Troller usa uma coroa do tipo "reverse cut" pois além de tudo o eixo é do tipo "High Pinion". A conclusão disso é simplesmente que você até acha coroa e pinhão nessa configuração em relações diferentes, porém só importanto e pelo fato de ser algo de uso restrito geralmente a um custo relativamente alto.

Já seu eixo trazeiro, se não me engano o Ford 8.8, é bem comum nos EUA e equipou muitos veículos. Se não encontra uma relação pra ele aqui no Brasil, lá fora tem e não deve custar tão caro quanto um dianteiro Reverse Cut. A vantagem é que numa dessas você já ganha uma relação mais adequada para pneus maiores e off road.

Abraços

Guilherme A. Araújo
24/01/2010, 13:52
Bom achoe que essa eu posso te responder :

Se usar o eixo do Troler antes de 2001, o 5 furos, acredito que a bitola terá uma discrepância bem pequena, mas isso é o menor dos detalhes a ser resolvido.

O difencial do Troller usa a relação 4,10:1 . Sua Explorer não sei ao certo, mas é fácil averiguar.

O fato é que esse eixo do Troller usa uma coroa do tipo "reverse cut" pois além de tudo o eixo é do tipo "High Pinion". A conclusão disso é simplesmente que você até acha coroa e pinhão nessa configuração em relações diferentes, porém só importanto e pelo fato de ser algo de uso restrito geralmente a um custo relativamente alto.

Já seu eixo trazeiro, se não me engano o Ford 8.8, é bem comum nos EUA e equipou muitos veículos. Se não encontra uma relação pra ele aqui no Brasil, lá fora tem e não deve custar tão caro quanto um dianteiro Reverse Cut. A vantagem é que numa dessas você já ganha uma relação mais adequada para pneus maiores e off road.

Abraços
Só pra complementar.
Os eixos do troller antes de 2001 com 5 furos sao de cherokee.
Entao, é mais facil procurar pelo eixo de cherokee do que pelo eixo do troller antes de 2001.
E nos EUA vc tbm encontra peças pra esse eixo de monte!

Abraço

Walter L. L. Casitta
24/01/2010, 14:05
Só pra complementar.
Os eixos do troller antes de 2001 com 5 furos sao de cherokee.
Entao, é mais facil procurar pelo eixo de cherokee do que pelo eixo do troller antes de 2001.
E nos EUA vc tbm encontra peças pra esse eixo de monte!

Abraço

Cherokee usa dana 30 na frente. Muito fraco...

Renato Fraga
24/01/2010, 17:59
Exatamente, a Cherokee é dana 30 ao passo que do Troller é Dana 44.

Os munhões, cubos, discos, pinças homocinéticas e semi eixos sim são semelhantes ao que eauipam a Cheroka.


Abraços

Dimmy
16/01/2017, 14:16
Galera desse típico está por aí ?

Alguém mais com eixos rígidos dianteiro na ranger ?

HF-Campos1980
06/06/2022, 12:44
Pessoal desculpe me entrometer e encomodar . da para usar eixo rigido na dianteira com barra de torcao ?

RicardoFLN
06/06/2022, 19:24
Pessoal desculpe me entrometer e encomodar . da para usar eixo rigido na dianteira com barra de torcao ?

Se tu inventar um sistema assim dá! Obviamente que com as barras de torção originais, posicionadas longitudinalmente em relação ao chassi, não vai dar. Vais ter de bolar um sistema novo com as barras na perpendicular. E vai ter de colocar umas barras de articulação pra manter o eixo "no lugar". E pra completar, depois vais ter de documentar essa trozoba toda!
Na verdade não faz o menor sentido querer fazer isso, vale mesmo só pelo exercício intelectual de imaginar essa meleca toda...rsrs

Sorte aí no projeto!
Sds.