Conectar

Ver Versão Completa : Duvida Parte eletrica

gpolachini
16/09/2009, 13:53
Pessoal,

O meu jeep 75 está com um problema na parte eletrica que não encontro soluçao.
Ao ligar o jeep a bateria está normal, conforme vou andando com o farol acesso, o farol vai ficando cada vez mais fraco. até o ponto que o motor começa a falhar, se deixo só na lanterna o motor para de falhar e vai sem problemas. Porem quando vou tentar virar a chave para ligar o jeep novamente, adeus bateria.
Já testei o alternador e o mesmo está enviando 14v para a bateria, o regulador de voltagem é novo, troquei duas vezes já.
Alguem sabe como resolver isso ?
O alternador é original ( 35 Ah) a bateria é de 60Ah.
Quando o caro está em movimento quem alimenta as luzes e as velas não deveria ser o alternador ? Por que a bateria está arriando então ?

Obrigado.

Flaibam
16/09/2009, 14:59
Guilherme, eu já tive uma história semelhante, mas com carro normal, onde encontrei defeito de fabricação na bateria. Troquei a dita cuja e nunca mais deu problema. Mas até descobrir que era ela, fiz uma revisão completa no sistema elétrico do carro, só gastando grana à toa.

Rafaminc
16/09/2009, 17:17
Pessoal,

O meu jeep 75 está com um problema na parte eletrica que não encontro soluçao.
Ao ligar o jeep a bateria está normal, conforme vou andando com o farol acesso, o farol vai ficando cada vez mais fraco. até o ponto que o motor começa a falhar, se deixo só na lanterna o motor para de falhar e vai sem problemas. Porem quando vou tentar virar a chave para ligar o jeep novamente, adeus bateria.
Já testei o alternador e o mesmo está enviando 14v para a bateria, o regulador de voltagem é novo, troquei duas vezes já.
Alguem sabe como resolver isso ?
O alternador é original ( 35 Ah) a bateria é de 60Ah.
Quando o caro está em movimento quem alimenta as luzes e as velas não deveria ser o alternador ? Por que a bateria está arriando então ?

Obrigado.

Já tentou dar uma geral no alternador? abre ele, dá uma lixada no rotor, troca ou desengripa as escovas...
O meu Bf após andar algum tempo e desliga-lo, apresentava pouca força no motor de arranque para religar com o motor quente. A bateria era nova, e também marcava 14V no multímetro.
Resolvi abri o alternador onde uma das escovas que mal encostava no rotor. Foi só corrigir esse detalhe e dar uma boa limpada que tudo voltou ao normal.
Tenta medir a voltagem com o motor e faróis ligados, provavelmente vai ter uma leitura menor que os 14V.

gpolachini
17/09/2009, 00:32
Pessoal eu fui dar uma geral nos fios do jeep e acho que o regulador de voltagem está ligado errado.
Pelo que entendi não está saindo nenhum fio do alternador para a bateria, nesse caso a bateria não recarrega. De onde deveria sair esse fio que carrega a bateria ? Ele ligaria no + da bateria ? Passaria pelo regulador de voltagem ?
esses fios do jeep estão uma zona

obrigado

Rafaminc
17/09/2009, 08:00
Se não me engano, o fio que carrega a bateria é ligado junto ao cabo positivo que alimenta o motor de arranque. Mas se vc mediu 14V com o motor ligado, é sinal que o regulador está de certa forma funcionando.
Mede a tensão com o motor ligado / desligado, e também acelera e desacelera para verificar se a tensão varia.
Eu ainda digo que é o alternador com mal contato, ou escova gasta.

Wladimir-Jeep CJ5-74
17/09/2009, 08:08
Colega,

:pensativo: Acho que você deveria eliminar uma variável da sua equação que pode colaborar com esse problema. Teste com uma bateria nova e caso o problema persista, você saberá que o problema não é a bateria. Caso resolva o problema....

Agora, acho que dar uma revisada no alternador também seria importante nesse caso.

:concordo: Abraços,

Wladimir Medrano

gpolachini
17/09/2009, 17:58
Pessoal,

Surgiu outra duvida.

De acordo com o esquema eletrico do CJ5 desse site : http://www.4x4ecia.com.br/ed_144/images/manutencao/diagrama_eletrico_jeeps.pdf

O cabo posistivo da bateria, vai direto para a chave de ignição, no meu jeep o cabo está indo direto para o motor de arranque.
Gostaria de saber como é o esquema correto.

Obrigado.

Pablo.pinto2007
17/09/2009, 18:12
Olá temos dois problemas aí, um é que vai um fio bem grosso para o motor de partida, e um fio mais fino que vem da chave de ignição para a solenóide, esse sim é o fio que vem da ignição.
Preste atenção, tem um esquema na área de download's que mostra exatamente como é que é a instalação, se não me engano é no tópico que fala sobre caixa de fusíveis, pesquisa lá, se não encontrar me manda uma MP que eu te mando...

Abraços! e espero que resolva logo o seu pro... que está com cara de alternador mesmo.

Abraços!

gpolachini
17/09/2009, 22:04
Amigo achei esse esquema, era esse que estava falando ?

Pablo.pinto2007
18/09/2009, 04:38
Amigo achei esse esquema, era esse que estava falando ?

Esse mesmo, mas lembro-te nesse esquema não tem o fio grosso que falei que sai da bateria direto pro motor de partida, está aí ness esquema somente a parte de comando do motor de partida, ou seja, somente o que alimenta a solenóide do motor de partida.
Esse esquema está correto, pois tem um outro que vi também por aqui que está com um defeitozim....
Mas seguindo esse aí você chega à solução do seu problema, é claro que dependendo do seu jeep ele não terá caixa de fusíveis, ou sim...

Abraços!

gpolachini
18/09/2009, 10:31
Pablo,

Me explica uma coisa, eu tenho que pegar o fio que sai do alternador ( alternador ) e ligar junto com o da bateria no motor de arranque ?
Esse fio (alternador) no meu jeep está ligado diretamente no motor de arranque, o fio grosso da bateria tambem está direto no motor de arranque, porem em plugues diferentes.
Desculpa as perguntas mais é que não entendo muito de eletricidade.

Obrigado.

Zé Renato
18/09/2009, 10:40
Vc testou a bateria,mesmo que ela seja nova muitas vezes apresenta defeito.Se o seu alternador está mandando 14amp, então é provavel ser bateria mesmo.Faça o teste antes de mexer na estalação,troque a bateria.:pipoca:

gpolachini
18/09/2009, 11:55
Zé,

Já testei a bateria, retirei a bateria do carro de minha mãe e coloquei a que estava no jeep, e a do carro coloquei no jeep, o que aconteceu foi que a bateria "nova" que foi para o jeep descarregou e a do jeep que estava no carro carregou normalmente, inclusive segurando a carga. Isso me levou a crer que o problema está no alternador. Levando em consideração que ele está funcionando ( testei com amperimetro ). O problema só pode ser a ligação eletrica.

Abraço

Flaibam
18/09/2009, 12:58
......O problema só pode ser a ligação eletrica........
Bom, você cercou o problema e, na minha opinião, reduziu a três probalidades: alternador, instalação do alternardor e fuga de corrente elétrica.
Testar o alternador e sua instalação parece ser mais prático do que buscar o ponto de fuga de corrente. Um amigo tinha um Puma que depois de meses de "investigação" - e totalmente sem paciência - mandou trocar todo o chicote, fios, emendas e conectores. O problema foi resolvido e nunca soubemos o que, exatamente, estava ocorrendo.

Rafaminc
18/09/2009, 14:28
Mede a tensão com o motor desligado, deve dar algo em torno de 12,5 V.
Engata o multimetro na bateria e vai dar uma volta com ele ligado. Se a tensão subir e começar a cair conforme o motor esquenta ou depois que vc ligar os faróis, abre esse alternador e verifica se as escovas estão dando bom contato com o rotor.
O carregamento da bateria não é feito por um cabo ligado direto no alternador. A seqüencia é alternador -> relê -> bateria.
O fio + que vc deve estar vendo serve para energizar as bobinas do alternador, pois ele não carrega sem estar energizado, ao contrário dos antigos dinamos.

gpolachini
18/09/2009, 15:26
Mede a tensão com o motor desligado, deve dar algo em torno de 12,5 V.
Engata o multimetro na bateria e vai dar uma volta com ele ligado. Se a tensão subir e começar a cair conforme o motor esquenta ou depois que vc ligar os faróis, abre esse alternador e verifica se as escovas estão dando bom contato com o rotor.
O carregamento da bateria não é feito por um cabo ligado direto no alternador. A seqüencia é alternador -> relê -> bateria.
O fio + que vc deve estar vendo serve para energizar as bobinas do alternador, pois ele não carrega sem estar energizado, ao contrário dos antigos dinamos.

Onde está posicionado esse relê ? Pois não vi nenhum rele depois que os cabos saem do alternador.
Vou abri-lo para ver se ele está com esse defeito.

Obrigado

Rafaminc
18/09/2009, 16:10
Se o alternador é original é essa peça do anexo.

gpolachini
19/09/2009, 12:15
Amigo você disse que é alternador -> rele ( regulador de voltagem ) -> bateria.
Qual é o cabo que sai do regulador de voltagem e vai para a bateria ? Ele está ligado em qual saida do regulador ?

Obrigado

Rafaminc
19/09/2009, 22:12
Esta é a ligação do meu BF. Como meu alternador não tem mais a placa de identificação, pode ser que o seu seja diferente.

Só usa este esquema p/ comparar OK.

gpolachini
21/09/2009, 10:12
Amigo,

Obrigado, vou fazer igual está no desenho para ver o que acontece. Pois o meu alternador tambem tem essa disposição de fios.
No seu caso aonde fica o cabo positivo da bateria ? Vai direto para o motor de arranque e aquele cabo vai do alternador para o positivo da bateria ?
Desculpa encher o saco, mais é que enão estou conseguindo resolver isso.

Obrigado.

Rafaminc
21/09/2009, 11:28
No meu BF o cabo (fio amarelo), fica ligado no motor de arranque, junto ao cabo + da bateria. Mas não muda nada se vc coloca-lo direto no borne da bateria. Só tem que ser um fio grosso para aguentar toda a corrente do alternador (deve ser no mínimo uns 6mm).

Rafaminc
21/09/2009, 12:04
Tanto faz, vc ligar na bateria ou no motor de arranque, só tem que ser um cabo de no minímo uns 6mm.
A minha ligação fica no motor de arranque.

SDS

Rafael