PDA

Ver Versão Completa : Subindo o escapamento

cristiano
22/12/2004, 14:27
Gente,

Tentei procurar alguma coisa aqui mas não achei, eu estou querendo subir o escapamento do jeep e surgiram algumas dúvidas.

:arrow: Até que altura é recomendado ?
:arrow: A ponta é presa na carroceria ? não tem problema na vibração de rachar alguma coisa ?
:arrow: Eu estou querendo colocar aquela grade protetora no escapamento, parecida com aquelas que vem na toyota, alguém sabe onde adquirir ??

[]´s ansiosos pelas respostas...

Rafael_Reis
22/12/2004, 14:36
Subir escapamento é uma GRANDE bobagem!!! :roll:
Pior, em alguns casos mais atrapalha q ajuda...
Deixa o escape quieto q nao tem problema!!!

Sugiro q faça uma pesquisa sobre o assunto aqui noforum.
Tem boas explicações.

Abracao,

equipeminas4x4
22/12/2004, 14:48
Concordo.........

[]´s

Eduardo Chaves
22/12/2004, 15:01
Há duas semanas refiz o escape completo na Truck em Guarulhos, foi dobrado artesanalmente e sem emendas desnecessárias, eu já havia pesquisado, trocado idéias e decidido a manter a saída do escape embaixo, lá descobri outro motivo para que a saída seja embaixo, perda de potência, quanto mais curvas e maior o comprimento, mais prejudicado fica o desempenho do motor, resumindo, meu escape está com a saída sob a porta do passageiro e somente com um pequeno abafador, já na volta pra minha cidade, uns 140km, percebi a enorme diferença no desempenho do jipe...

Semana passada fiz uma trilha em Piracicaba e percorremos cerca de 500m dentro de um riacho, e com trechos onde o nível da água chegou na porta e cobriu os pneus, não tive problema algum...

Escape alto é mito...

[]'s agora com um Engesa Shelby... hehehe...

Sergio Rocha
22/12/2004, 15:02
Alem de bobagem, fica horrível. :roll:

cristiano
22/12/2004, 15:10
com relação a gostos eu não discuto... 8) mas com relação a dobras e potenção, é somente uma dobra à mais que o original... será que a diferença é tão grande assim ? na última trilha que fiz entrei dentro de um riacho até a porta e gostei bastante.... :mrgreen: estava querendo investir no escapamento e snorkel... :roll:

Eduardo Chaves
22/12/2004, 15:14
Cristiano,

Capriche no Snorkel e seja feliz...

[]'s...

equipeminas4x4
22/12/2004, 15:22
Acho que esse negócio é lenda mesmo. Será que neste caso o escape tava embaixo d´água??????

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5b7b04f92781729d56c3241b35b23469.jpg

Em compensação o snorkel tá lá no céu.

[]´s... mergulhadores.

Eduardo Chaves
22/12/2004, 15:36
Huahuahua...

Marcel, parece que vc está andando de pedalinho...

Brincadeirinha...

cristiano
22/12/2004, 15:37
você está querendo dizer que não corro o risco da água entrar pelo escapamento :?: :?:

equipeminas4x4
22/12/2004, 15:42
Huahuahua...

Marcel, parece que vc está andando de pedalinho...

Brincadeirinha...

KAKAKAKAKAKA, é verdade.....

[]´s

equipeminas4x4
22/12/2004, 15:43
você está querendo dizer que não corro o risco da água entrar pelo escapamento :?: :?:

Cristiano, depois do que viu nessa foto vc ainda tem dúvida???

[]´s

Eduardo Chaves
22/12/2004, 16:01
Tem uma do Sandro tb...

leovalle
22/12/2004, 16:06
[quote=cristiano.attie]você está querendo dizer que não corro o risco da água entrar pelo escapamento :?: :?:

Caso o motor não falhe, não há problemas e a foto do Kalango ilustra bem isso. O problema é que os carros injetados e os a diesel tem menos problemas com a água se o snorkel estiver em dia, mas pode ser que num dia de aperto mudem de idéia.

Meu carro tem motor carburado (editado) e o velho distribuidor baixo. Em travessias curtas sem problema, mas se o distribuidor molha o motor apaga aí a água enche o cano de descarga e seu carro pra pegar depois sofre. Fiz o cano de descarga em meu carro suspenso por isso, mas ele é quase imperceptível, veja:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/e7ec4970c2942c4d11702454f7c79acc.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/2edd552139da6f08bfea4b47ef91fa5e.jpg

Se os que acreditam na lenda tivessem razão, os canos de descarga dos barcos seriam submersos.

EM ATENÇÃO AO GRANDE MESTRE CONSTRUIDOR MARCEL, O FODÃO, EDITEI A MENSAGEM TROCANDO A PALAVRA INJETADO POR CARBURADO, JÁ QUE TROQUEI AS BOLAS NA HORA DE ESCREVER. APROVEITO PARA SUGERIR AO GRANDE MESTRE QUE ESCREVA SOBRE OS GRANDES ACERTOS DE PROJETO DO KALANGO (QUEM QUISER MAIS DETALHES PERGUNTE PARO DRYOFFROAD) QUE DEIXARIA QUALQUER ENGENHEIRO EMBASBACADO TAMANHA A ESPERTEZA INVENTIVA

[]'s

Rafael_Reis
22/12/2004, 16:12
Alguem abriu a porta do hospicio e deixou o Leo Valleria escapar? :shock:

Ta viajando...

equipeminas4x4
22/12/2004, 16:44
Putz, nem me fala, o cara ainda te a cara de pau de escrever que o carro dele é INJETADO. Olha quanta asneira, não sabe a diferença de carburador e injeção.

Cotovelada no nariz

cristiano
22/12/2004, 17:06
Essas fotos "anfibeas" me convenceram... agora o importante é fazer um projeto que cumpra sua função e não fique muito feio... foi por isso que eu queria aquela grade que protege o escapamento da Toyota, eu acho que fica bonito... mas só vai chegar na altura da carroceria...

ramiro_eli
22/12/2004, 17:07
Léo,

Nos motores de popa onde fica o escapamento? No lugar mais baixo possível, no meio do hélice.
Nas lancha mais recentes, o escape fica abaixo da linha d'água.
Nos veleiros, idem.
Acho que a sua teoria está meio furada. :roll:

O escape alto, IMSHO, só atrapalha:
1- rouba potencia do motor
2- o barulho incomoda mais
3- se a água entrar dá muito mais trabalho p/ ela sair.
4- se a água entrar, a probabilidade dela entrar na câmara de combustão é muito maior
5- A viatura fica parecendo um ônibus

equipeminas4x4
22/12/2004, 17:08
Meu carro tem motor carburado (editado) e o velho distribuidor baixo. Em travessias curtas sem problema, mas se o distribuidor molha o motor apaga aí a água enche o cano de descarga e seu carro pra pegar depois sofre. Fiz o cano de descarga em meu carro suspenso por isso, mas ele é quase imperceptível, veja:
Se os que acreditam na lenda tivessem razão, os canos de descarga dos barcos seriam submersos.

EM ATENÇÃO AO GRANDE MESTRE CONSTRUIDOR MARCEL, O FODÃO, EDITEI A MENSAGEM TROCANDO A PALAVRA INJETADO POR CARBURADO, JÁ QUE TROQUEI AS BOLAS NA HORA DE ESCREVER. APROVEITO PARA SUGERIR AO GRANDE MESTRE QUE ESCREVA SOBRE OS GRANDES ACERTOS DE PROJETO DO KALANGO (QUEM QUISER MAIS DETALHES PERGUNTE PARO DRYOFFROAD) QUE DEIXARIA QUALQUER ENGENHEIRO EMBASBACADO TAMANHA A ESPERTEZA INVENTIVA

[]'s

Leo, qto rancor no coração.... E o espírito de Natal??? Só pq vc é uma anta e não sabe a diferença entre injeção e carburador, não precisa ficar bravo.

[]´s... sem fazer o projeto da sua suspensão, pra não correr o risco de errar.

leovalle
22/12/2004, 17:11
Cristiano,

Não vá na onda desses mequetrefes não.

O carro do sandro tá com pneu 39,5", ou seja só o pneu tem mais de 1 metro de diâmetro. Na foto acima dá´pra ver as borbolhas saindo do cano no lado direito traseiro do carro. O problema é que o poço tinha mais de metro e meio de profundidade. Do carro do sandro deve ter quase isso de altura.

Nessa foto do Jorge de Freitas, a mesma coisa
http://www.ubroc.com.br/images/DSCF1205.jpg

Desse deve estar a mais ou menos 1,20m de altura

[]'s

Rafael_Reis
22/12/2004, 19:30
Ae... O cabrito não tem a altura do jipe do Sandro, do Jorge ou do Kalango, mas nessa foto é possível perceber q os pneus 32" fica submersos legal. A travessia é bastante funda e mesmo assim passou sem problemas. Essa de escapamento alto é bobagem!!!
Imagina o Velocípede do Léo Valléria molhando o distribuidor (pq nao ta vedado?) e apagando no meio de uma travessia... de quebra, o gênio ta com a ponta do escape mais alta q o coletor de escape. Ai ele, em mais uma cesso de genialidade, insiste em fazer pegar... Já viu a merd@ q vai dar isso ne? :twisted:

ABração,

Eduardo Chaves
22/12/2004, 20:07
Se é pra chutar o balde, entaum pergunta pro Henrique se a Land dele tem escape alto...

Rafael_Reis
22/12/2004, 21:21
È q o Josino pensou q land era nome de barco e nao de jipe...
KCT, essa foto e dubaralho!!!

Dennis Figueiredo
22/12/2004, 23:25
O pessoal dos Engesas e Wranglers de 35" q desviaram pela direira incrédulos com a passagem do Cabrito.,

Passagem??????????/ não foi aí que o cabrito quebrou???? :twisted:

Rafael_Reis
22/12/2004, 23:47
Não... quebou eu um trecho mais longo e com lama pesada, nao essa aguinha ai...

Pelo menos eu não levei meu jipe passear ate SP para ficar na mão por um guincho... hehehe :twisted:

Soco no figado,

cristiano
23/12/2004, 07:35
valeu... o riacho que eu entrei não chegou a encobrir a roda, mas é o OBJETIVO!! :lol: :lol:

leovalle
23/12/2004, 13:40
Léo,

Nos motores de popa onde fica o escapamento? No lugar mais baixo possível, no meio do hélice.
Nas lancha mais recentes, o escape fica abaixo da linha d'água.
Nos veleiros, idem.
Acho que a sua teoria está meio furada. :roll:

O escape alto, IMSHO, só atrapalha:
1- rouba potencia do motor
2- o barulho incomoda mais
3- se a água entrar dá muito mais trabalho p/ ela sair.
4- se a água entrar, a probabilidade dela entrar na câmara de combustão é muito maior
5- A viatura fica parecendo um ônibus

Ramiro,

Só ia responder depois do Natal, mas fui tomado pelo espírito natalino e resolví responder hoje mesmo.

Os motores de popa mais antigos, tinham a saída do escapamento acima do nível de água, mas para minimizar o problema do barulho, os motores de popa mais modernos tem a saída pelos buracos no meio da hélice. Existe ainda um motor que não usa essa maneira. É o Mariner Mercury, que usa um projeto mais ultrapassado para poder vender essa linha mais barata. Os outros exemplos citados por você com creteza utilizam-se do mesmo sistema. O uso é possível, principalmente porque o motor fica acima da linha da água e conforme a lei da gravidade a água não vai subir.

Agora se você for analisar os motores que trabalham abaixo da linha d'água, que é o caso de chatas e navios, você já deve ter notado que o escape fica acima da linha d'agua e no caso de navios é chaminé mesmo. O porque disso é que eles tem a preparação para emergências em quue caso haja inundamentos dos porões seja por excesso de água entrando por intempéries ou por falhas e acidentes, o motor não pode para de funcionar, pois eles são responsáveis pelo bombeamento dessa água, por isso são totalmente preparados para trabalhar até submersos, ou seja são "snorkeados".
Os carros na prova de Sampa passaram por essa cituação. Motores submersos e com certeza quanto mais fundo maior a pressão da água pra entrar no escape e com certeza você terá que acelerar mais senão a água entra no sistema e o carro apaga.

O escape alto só rouba potência se for estrangulado. Como vc terá pelo menos mais uma curva, compense aumnetando a bitola do tubo, como foi feiuto no meu carro.

Com certeza o barulho incomoda, mas estamos falando de carros de trilha e não de passeio,e ntão acho uma preocupação desnecessári. Se por acaso for incomodar instale um silencioso e problema resolvido.

Se a ága entrar com certeza dá mais trabalho pra sair, mas aídéia é de que não entre, por isso mais elevado.

A viatura fica parecendo um ônibus dependendo de quem faz o serviço. No meu carro foi a WorldScap que fez e seo tivesse ainda as laterais traseiras, apareceria somente a saída do tubo. O carro do Malta é interno e só se vê a ponteira.

Cristiano,

Tenho Willys e já passei por situações que me levaram a fazer a alteração. Pense na situação em que a piscina é de lama e você vai ter que fincar o pé pro carro não apagar.

Porque será que 99% dos tratores tem as descargas elevadas?

Agora acho que quem pode dar um testemunho definitivo é o André da WorldScap, que mexe com jipeiros o dia inteiro e com certeza deve ter mais informações sobre o assunto. Só deixo registrado que quando mandei o carro para fazer a instalação da descarga que está instalada hoje, 1 semana antes do carro ser embarcado para o Trial não pedí que fizesse elevado, por que será então que ele o fez assim?

[]'s

cuiuca
23/12/2004, 14:19
Apenas colaborando...

Ronaldo B.
23/12/2004, 14:20
Gente,

Tentei procurar alguma coisa aqui mas não achei, eu estou querendo subir o escapamento do jeep e surgiram algumas dúvidas.

:arrow: A ponta é presa na carroceria ? não tem problema na vibração de rachar alguma coisa ?
:arrow: Eu estou querendo colocar aquela grade protetora no escapamento, parecida com aquelas que vem na toyota, alguém sabe onde adquirir ??

Cristiano,

Se você tá pensando em elevar a saída do escapemento prá não entrar água, então acho que deveria colocar um snorkel também e principalmente se preocupar com uma boa vedação para o distribuidor.

Eu lembro de ter visto uma vez na Paulista4x4 a saída do escapamento já com a grade de proteção, não sei de era prá CJ ou Toyota e não vi o preço, mas se entrar em contato com eles acho que eles te passam essas informações.

[]´s

Dennis Figueiredo
23/12/2004, 14:23
Apenas colaborando...

Opa.... um conterrâneo...... mas esse ta longe pra KCT. :wink:

Elmer_Jeep
23/12/2004, 15:04
Ae, essa que o cuiuca postou na foto ae tá bonitinha.

Na minha opinião ficaria melhor se fosse fixada na lateral direita do jeep, tipo essa da Vovó na foto em anexo. 8)

[]'s também colaboradores.

cristiano
23/12/2004, 15:20
Apenas colaborando...

Você leu meu pensamento, é exatamente desse jeito que eu estava pensando... você aproveitou essa gradinha de algum jeep ? é o seu da foto ?

cristiano
23/12/2004, 15:22
Gente,

Cristiano,

Se você tá pensando em elevar a saída do escapemento prá não entrar água, então acho que deveria colocar um snorkel também e principalmente se preocupar com uma boa vedação para o distribuidor.

Eu lembro de ter visto uma vez na Paulista4x4 a saída do escapamento já com a grade de proteção, não sei de era prá CJ ou Toyota e não vi o preço, mas se entrar em contato com eles acho que eles te passam essas informações.

[]´s

Mas é essa a idéia mesmo... colocar o snorkel e vedar o distribuidor...

Dennis Figueiredo
23/12/2004, 15:23
Apenas colaborando...

Você leu meu pensamento, é exatamente desse jeito que eu estava pensando... você aproveitou essa gradinha de algum jeep ? é o seu da foto ?

Esse é o escória........

[]´s

equipeminas4x4
23/12/2004, 15:28
Isso não é colaboração, fala sério, na primeira trilha que fizer esse escape fica em um barranco. Já que vai fazer essa gambiarra :twisted: , pelo menos coloca num lugar que não atrapalha.

[]´s...

cristiano
23/12/2004, 15:37
você acha que atrapalha no que exatamente ? ele não passa da largura do estepe...

Pagani
23/12/2004, 15:50
AE !!

Na jeepbras tem este modelo, já com a proteção !!

90,00 latas ....

Pagani

elcio
23/12/2004, 17:10
Esse é o escória........

[]´s

e o seu famoso capota incinerator...

leovalle
23/12/2004, 17:34
você acha que atrapalha no que exatamente ? ele não passa da largura do estepe...

O Marcel tá falando que alí no 1º barranco que vc passar raspando a descarga vai ficar.

Coloque se possível por dentro da lata e somente a ponteira levemente para fora e de preferência na lateral traseira. O mais importante é que não fique reta para trás, mas com uma curvatura para a lateral do carro senão a turbulência que se forma na traseira quando em movimento jogará a fumaça de volta pra dentro do carro pelas frestas da capota.

[]'s

Sergio Rocha
23/12/2004, 19:06
Cristiano

Esse assunto já foi discutido aki em :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2945&start=0

Dá uma olhada.

[]'

cristiano
23/12/2004, 21:09
AE !!

Na jeepbras tem este modelo, já com a proteção !!

90,00 latas ....

Pagani

no site www.jipebras.com.br eu não encontrei na lista de peças, tenho que mandar um email perguntando ??

cristiano
23/12/2004, 21:11

O Marcel tá falando que alí no 1º barranco que vc passar raspando a descarga vai ficar.

Coloque se possível por dentro da lata e somente a ponteira levemente para fora e de preferência na lateral traseira. O mais importante é que não fique reta para trás, mas com uma curvatura para a lateral do carro senão a turbulência que se forma na traseira quando em movimento jogará a fumaça de volta pra dentro do carro pelas frestas da capota.

[]'s

Ja senti essa turbulencia que se forma atras do jeep... vou colocar ele subindo pela lateral e com a boca virada para o lado...

Rafael_Reis
23/12/2004, 22:35
Bom, a gente avisou... :roll:

Wallace
24/12/2004, 10:37
Porque será que 99% dos tratores tem as descargas elevadas?Entre outras coisas para não jogar os poluentes direto nas plantas.
Para a eventual fumaça não ficar no caminho (disperça) mais facil. É o mesmo motivo dos onibus urbanos...

andretomasi
24/12/2004, 13:56
Cristiano, IMNSHO, vai botar dinheiro fora.. usa as latinhas desse escapamento pra instalar respiros de diferencial, câmbio, vedar distribuidor, parte elétrica, etc..
Já falaram tudo aqui, pode ver que tem muita desvantagem e quase nenhuma vantagem em usar o escapamento alto.
Mas se quiser ser teimoso, vai fundo 8) Nós avisamos :lol:

[ ]´s

NeRo
24/12/2004, 19:41
Gente... lembro de ter lido em algum tópico o seguinte, se não me engano foram palavras do Wallace.
Em escape baixo a água não entra simplesmente por uma questão de pressão... já existe ar ali e não tem como a água subir...
então... o motor morreu no meio da travessia, puxa com outro jipe que nada acontecerá... a água sai por gravidade.
Já o escape alto complica essa operação... pois ao tirar o carro da água, a mesma fica presa no encanamento... como amigos foristas disseram...
:mrgreen:

Pavani
24/12/2004, 20:06
Nero,po...
Pra resolver isso é só fazer um furinho no escapamento bem embaixo da dobra.....hehehehehhehehhehehe
Sem comentários..........

Eduardo Chaves
25/12/2004, 09:26
...Pra resolver isso é só fazer um furinho no escapamento bem embaixo da dobra...

Quando eu ainda pensava em escape alto, a idéia era essa mesmo, mas no lugar do furinho, seria tipo um bujão para escoamento...

Até o Marruá tem escape "semi" alto...
O meu está um palmo abaixo...

[]'s...

cristiano
25/12/2004, 20:23
Vou investir nesses itens, sem muita ordem... porque aquelas fotos postadas aqui me motivaram bastante a torna-lo mais anfibio possivel... :shock:

andretomasi
26/12/2004, 21:47
mais anfibio possivel...

Cristiano,

Isso não inclui escapamento de trator, né?

[ ]´s

cristiano
27/12/2004, 08:36
Vamos deixar o escapamento por último então... e vou postando as impressões... Tem um link que postaram aqui dizendo como se faz um snorkel caseiro... http://www.trilha4x4.com.br/dica5.htm só que não disseram que onde vieram as peças... achei que ficou bom... alguém saberia me ajudar...

:arrow: Mangueira de lona ?? É de algum carro ou tenho que procurar ??
:arrow: Mangueira de borracha grossa (coberta com lona) ?? xiii...
:arrow: Mufla de aluminio ?

Ainda tenho que trocar o filtro original do motor Maverick pelo da Kombi da foto para adaptar o snorkel...

cuiuca
27/12/2004, 12:03
Apenas colaborando...

Não é meu não!!
Esta foto eu achei na internet, quando estava procurando um cano assim para colocar na minha viatura.
Olhe neste Link:
http://www.oxfordbr.com.br/sub/Tubulares.html
Abraços. Cuiuca...

cristiano
27/12/2004, 13:21
Apenas colaborando...

Não é meu não!!
Esta foto eu achei na internet, quando estava procurando um cano assim para colocar na minha viatura.
Olhe neste Link:
http://www.oxfordbr.com.br/sub/Tubulares.html
Abraços. Cuiuca...

valeu... vou dar uma orçada de preço para ver quanto fica...

equipeminas4x4
27/12/2004, 13:40
Porque será que 99% dos tratores tem as descargas elevadas?Entre outras coisas para não jogar os poluentes direto nas plantas.
Para a eventual fumaça não ficar no caminho (disperça) mais facil. É o mesmo motivo dos onibus urbanos...

Realmente, aquela fumaça nas plantinhas pode prejudicá-las. Um trator no meio de um monte de plantas, tá colocando adubo ou jogando elas no chão?? :lol: :lol:

[]´s

rpeinloft
19/03/2010, 00:28
Gente,

Esse negocio de escape alto não é "adulteração das características do veiculo" não da apreensão do veiculo não?

ortiz
19/03/2010, 03:06
se for levar por este lado ate pode ser, mas o bloco do "Seu Gualda" vai acabar antes que ele consiga detectar o escapamento adulterado........ primeiro ele vai ver toda as aberraçoes que adoramos fazer com nossos brinquedos e que fazem eles ficarem de boca aberta e fazendo um monte de pergunta..... muitas vezes ate esquecendo de lavrar as 418 multas.......
há braços

ps. desculpa a brincadeira, pouco entendo de legislação de transito, mas acho que mudar o escapamento é considerado adulteração sim.............

Leco1974
19/03/2010, 09:44
Esse escapamento alto só é bom pra fritar mão de otário que fica alisando o teu jeep no estacionamento. Esteticamente..zero, mas pra derreter a capota conversível é...dez. Desisti de colocar, refiz totalmente a minha e ficou bem boa, agora mais levantada um pouco na parte que fica embaixo do chassi.

fabricio teco
19/03/2010, 11:36
Agora "FERRÔ" tudo!!!!!!!!!!!!!:parede::parede::parede:

Não pesquisei sobre o cano alto aqui no fórum e acabei comprando ontem.

Bom, agora é o seguinte: Para os meus filhos que iam atrás da Willynete (pois é, o nome que minha mulher deu ao nosso Jeep:oops::oops::oops::oops:), eu já estava providenciando um paraquedas, pois de tanto que o bicho pula fico com medo deles voarem, mas agora tenho que arrumar também uma armadura contra queimaduras. Já que um amigo disse que o risco de queimadura é latente. E realmente, tenho que concordar. Mas, vamos a luta...

Esse nosso novo Jeep, humf, ... tá bom demais!!!!!!! Ele nos diverte muito. Meus filhos andam na rua rindo muito. "Papai, estão olhando pra gente. Papai estão dando tcheu pra gente..." RSRSRS.

Esse carango, radicalizou nossas vidas!!:dance:

fendrich
19/03/2010, 11:45
Fabricio,

No meu jeep o escapamento tb é levantado, eu não tenho mas já vi alguns escapamentos com aquelas grades protetoras... úteis para quem tem criança e quem não quer queimar a capota :)

Eduardo

fabricio teco
19/03/2010, 11:57
UFA, amigo, o que comprei tem a grade protetora do longo dele. Já é um alívio. Valeu!!!

Luiz Gustavo Pagani
24/01/2013, 13:20
Trazendo vida novamente ao tópico, eu tenho que dizer que o escapamento elevado faz sim diferença...Assim como snorkel,respiros,ignição vedada,capa da correia dentada (se for desse sistema)...
Já aconteceu comigo de estar numa trilha e o CJ-3 do cara que eu estava junto apagar no meio de um alagado que pulava o capu do motor por esses motivos:não tinha snorkel e escapamento saia embaixo da porta,o que causou calço hidráulico.Tinha distribuidor e platinado, que não era vedado e rachou a tampa com o contato de água.E para finalizar o conhecido problema da correia dentada dos OHC 2.3 que encheu de barro e pulou dente.
Resultado:foram removidos 16L de água de dentro do motor, retífica completa do motor e jipeiro nada feliz por ter que voltar da trilha no guincho...
Bom, espero ter ajudado.