Ver Versão Completa : 1º gaiola, duvidas é o que nao falta ...
Bom dia galera o Off!!!
Faço Downhill/freeride de bike, e sempre tive vontade de ter uma gaiola. agora que ja tenho uma bike que nao me deixa nao mao com tanta frequencia resolvi montar a tao sonhada gaiola.
Eu sei que a potencia é mto pequena, mais eu achei um motor aqui (uma bomba de agua) tem 3,5 cv, da para começar da para brincar com ele em um kart cross?? creio que nao ne :D:D
estava pensando em alguma coisa para 2 lugares entao fica meio dificil de fazer isso com um kart cross. nao tenho grana para gastar 5 mil de uma vez (só se eu vendesse minha bike, que nao vai acontecer shaushaus) mais tbm nao tem problema, pois nao tenho presa para montar, entao poderei ir fazendo aos poucos, conforme minha grana.
faz um tempo que venho lendo o forum, pelo que eu li o melhor chassis é o da komb nao é? minha intenção era usar um 1600 a ar. li tbm sobre usar homocineticas, caixa de direçao de algum outro carro, amortecedores de nao sei o que... vcs ja viram que eu nao sei mta coisa... mais estou disposto a aprender.
resumindo queria algumas dicas sobre tudo, qualquer informação me ajudaria e muito, ate sobre o preço medio de um chasis + motor, enfim tudo
muito obrigado a todos que leram, se postei no local errado ou se fiz alguma coisa de errado peço desculpas!!
leobnaval
17/09/2009, 00:53
sassi conforme você falou pesquise suas dúvidas aqui no forum tipo chassi para gaiola, creio que encontrará tudo que precisa e o que não achar pergunte...
chassi geralmente é tubolar ou de brasilia, variant ou fusca encurtado.
começe com um desses veículos retirando toda a lata e deixando só a mecânica aí você já vai começar a fazer uma gaiola...lembrando que você deve ter ferramental e conhecimentos para "você" fazer sua própria gaiola.
Abraços
na pratica teria mta diferença de usar um motor 1600, 1500, 1300 a ar? a diferença é mto explicita?
__________________________________________________ _______
a elétrica (lampadas do teto) vcs passaram por onde? por dentro dos tubos da gaiola ou por algum outro lugar?
__________________________________________________ _________
usando um motor a ar nao é extremamamente necessario o uso de velocimetro ou qualquer outro marcador nao é? pq eu estava pensando em deixar o espaço para quando tiver mais dinheiro colocar, enquanto isso nao tem problema usar sem nao é?
__________________________________________________ _________
faz mta falta o disco de freio? ou é um item para quem esta começando a brincar com gaiolas nao fará tanta falta? Sei que para bike (downhill) é bem importânte, mais sei lá ne :mrgreen:
__________________________________________________ _______
como estou só tirando idéias antes de executar o projeto vamos la... as pedaleiras originas do fusca (por baixo) atrapalham bastante? seria importante pensar em algo para passar para cima?
passei esse tempo pesquisando melhor, e a principio me sobraram essas dúvidas. se puderem respoder obrigado
abraço a todos
fag.online
02/10/2009, 08:34
Fera, vou postar sobre as minhas experiências, e delas quem sabe vc pode tirar alguma coisa....
Quando comecei com gaiolas eu era literalmente um "cabaço" nesse assunto e no quesito mecânica.
Até pra trocar os cabos de vela eu levava meu carrinho no mecânico.
Agora, depois de apenas 2 aninhos brincando com gaiola, posso dizer que já estou em um nível baixo-médio...
A diferença entre os motores a ar de litragem 1600, 1500 e 1300, vai mto do terreno onde irás andar com a gaiola, com certeza um motor mais parrudo sempre ajuda mais, nessas opções acima citadas com toda certeza eu ficaria com 1600....
Eu comecei assim também...
No quesito parte elétrica, do que inclui desde lampadas de freios, teto, farois, painel, etc, etc etc... na minha primeira gaiola eu utilizei um cano de pvc de 2" de ponta a ponta da gaiola, assim eu evitei aquele monte de fio exposto...
Na minha gaiola atual, vou utilizar um sistema bem semelhante, a diferença é que vou passar 2 canos de 2", só que desta vez pela parte de cima da gaiola, sempre deixando um arame dentro do cano servindo como mestre...
A parte de iluminação como farois e iluminação no "teto" não vejo tanta importancia para quem tá iniciando agora com gaiola, futuramente é interessante.
A parte de iluminação de sinaleiras e freios, estas sim eu indico você a colocar, principalmente se for fazer trilhas em grupos, dos quais sempre é necessário observar uma parada da gaiola da frente, ou até mesmo mantêr uma certa distância do companheiro.
Da parte de painel, isso é moleza, pros motores a ar só basta o do óleo... 1 fio... 1 lampada e tá feito a instalação...
No quesito freio, não acho indispensável a utilização de freio a disco não, é exelente e com certeza é algo que vc deve pensar pro futuro, mais se vc fizer como eu fiz, um jogo de freios com tambores e lonas novas nas 4 rodas, com certeza dá conta do recado de uma gaiola.
Mais não esqueça, freio é excencial, não deixe de colocar de forma alguma, e principalmente, cuide pra que ele esteja sempre funcionando quando vc precisar. Eu já me vi em situação que o freio falhou, e posso dizer, nessas horas vc lembra daquele R$50,00 que economizou e agora faz uma "farta" danada.
AS pedaleiras, eu utilizei a do fusca original, procure trocar os cabos, e colocar cabos novos, embreagem e acelerador, procure sempre ter reserva na gaiola pra casos de emergência, leve consigo também arame, que em caso extremo vc pode dar um jeitinho com ele.
Se tiver possibilidade, coloque pedaleiras suspensas, como passat, etc... fica bem melhor.
Uma dica mto importante, sempre depois de uma trilha, principalmente que envolva mta agua e lama, capriche na lavada da gaiola, e faça sempre uma pequena revisão de todo o conjunto mecânico, antes de partir para a próxima trilha, verifique freios, cabos de acelerador, suspensão, direção.... coisas básicas que podem te deixar num "mato sem cachorro", rss
Bom, o post está ficando mto grande, mais antes de encerrar deixa eu lhe dar mais uma dica: Se vc não tem mta pressa pra deixar a gaiola pronta, e sabe que futuramente irá mexer nela, antes de começar uma gaiola sem "projetar" o que você quer, pare e pense: que tipo de gaiola eu quero....
É mais fácil vc já começar um projeto bem estruturado com intenções futuras, como Motor Ap, suspensão IRS ou individual como VW, 4x2 ou 4x4.
No momento minha gaiola está toda desmontada, pois estou montando uma 4x4 em cima da antiga 4x2, e posso te afirmar, "quase" vale mais a pena começar uma do zero, rsss
De qualquer forma, gaiola é emoção, é adrenalina, e tenho certeza que vc vai gostar...
Abracos e boa sorte com o projeto
bajeiro do sul
02/10/2009, 10:09
Bom dia galera o Off!!!
Faço Downhill/freeride de bike, e sempre tive vontade de ter uma gaiola. agora que ja tenho uma bike que nao me deixa nao mao com tanta frequencia resolvi montar a tao sonhada gaiola.
Eu sei que a potencia é mto pequena, mais eu achei um motor aqui (uma bomba de agua) tem 3,5 cv, da para começar da para brincar com ele em um kart cross?? creio que nao ne :D:D
estava pensando em alguma coisa para 2 lugares entao fica meio dificil de fazer isso com um kart cross. nao tenho grana para gastar 5 mil de uma vez (só se eu vendesse minha bike, que nao vai acontecer shaushaus) mais tbm nao tem problema, pois nao tenho presa para montar, entao poderei ir fazendo aos poucos, conforme minha grana.
faz um tempo que venho lendo o forum, pelo que eu li o melhor chassis é o da komb nao é? minha intenção era usar um 1600 a ar. li tbm sobre usar homocineticas, caixa de direçao de algum outro carro, amortecedores de nao sei o que... vcs ja viram que eu nao sei mta coisa... mais estou disposto a aprender.
resumindo queria algumas dicas sobre tudo, qualquer informação me ajudaria e muito, ate sobre o preço medio de um chasis + motor, enfim tudo
muito obrigado a todos que leram, se postei no local errado ou se fiz alguma coisa de errado peço desculpas!!
Amigo
Começar sempre é complicado, eu sempre penso que as pessoas devem sair de casa com o basico, e depois se quiser ou puder , vai incrementando a gaiola de acordo com o que sentir que esta faltando, ou o seu bolso permitir. O mínimo para iniciar com uma gaiola vc pode fazer o seguinte: Chassis de fusca ou brasilia encurtada cerca de 30cm. susp. e sistema de freios originais que estarão no chassis. Proteção de ferro na volta, para ninguem se ferir em caso de tombamento ou colisão. motor 1500 do fusca mesmo, caixa pode ser do fusca mesmo mas com diferencial de kombi 7:36. Faz um bloqueio de diferencial (pode soldar tudo). levanda um pouco a suspensão traseira dando mais pressão nas molas do facão. e o mais importante, pneus para a tração, do tipo cross, goodlokos, superkichute ou similar. pode usar o desenho frontiera (pe de galinha que tb funciona) 225 x 75 x 15. Revisa a ignição, freios, e com este sistema ja vai poder brincar um pouco, depois se o bolso permitir vc coloca suspensao IRS, motor AP, freio a disco, mas isto tudo é outra estoria.
boas trilhas
eduardo
eu acho que desde os 10 anos sou louco para montar uma gaiola. quanto a sabe um pouco de mecanica eu acho que ser um pouquinho, nao mto, maistrocar um cabo de velas eu sei :mrgreen:, carros antigos em casa ensinam isso muito bem...
a principio o interece é montar uma 4x2, a ar, suspa de fusca mesmo (se achar alguma IRS barata eu ponho, mais nada que eu vá fazer questao no começo) como sou o unico que eu conhço por aqui que esta intereçado em fazer algumas trilhas e etc nao pode ser nada pesado, pq sozinho nao da. :-D e outra, quem esta começando agora, com 15 anos, nao vou precisar imediatamente de um ap e uma gaiola com peças top, isso eu tenho certeza...
eu entendi a ideia de usar o cano de pvc, eu pensei em passar os fios por dentro dda estrutura tubular pois pelo que sei em motos sao usadas assim. acredito que deve ficar bom, só que deve dar um trabalhao :grin:
seu texto me ajudou muito, é bom saber o que os mais experientes passaram na construçao da gaiola, quando falei que queria fazer sozinho, nao estava falando em fazer TUDO sozinho, eu acho que se fizer isso a chance de ter algum "defeito de fabricação" mais para frente é maior, mas blz
estava dando uma olhada no "jornal primeira mao" encontrei:
* fusca (nao sei qual motor) em bom estado, sem documentos, funcionando, por R$1000
* variant 1300, em mal estado, por R$750
é preferivel juntar mais 250 conto e pegar um em melhor estado do que um que nao esta bom nao é?? e outra a variant é 1300, vou ligar talvez hj ou amanha para saber mais coisas sobre esse fusca
vlw mesmo!!
fag.online
02/10/2009, 10:34
Amigo, preocupe-se principalmente com parte de doc do veículo... carro sem procedência é fria e dá até cadeia....
O carro não precisar estar em dia, desde que tenha doc comprovando que ele não possui nenhum problema junto com o detran, como roubo envolvimento em acidente, etc....
O que vc vai utilizar do fusca é parte mecânica, chassi, suspensão, freios, motor... se ele tiver com a lataria detonada, nao tem problema, desde que a parte mecânica esteja pelo menos em bom estado....
Cuidado ao passar os fios por dentro dos canos, dependendo da abertura dos canos vc pode "fissurar" os fios, e na hora de fazer as ligações pode correr um "curto"....
Procure sempre que possivel colocar óleo dentro dos tubos.. pode ser óleo queimado... não exagere pra não ficar pesada demais, mais um pouco é recomendado, assim ele lubrifica e cuida pra não enferrugar as soldas internas....
No mais, mete a mão na massa e vai montando.... é isso que fiz na m inha primeira gaiola e é isto que estou fazendo com a minha 4x4... procure sempre resolver os problemas maiores primeiro... assim vão sempre sobrando os mais simples pro final, e a cada passo dado é uma comemoração..
Abracos e vai postando fotos pra gente.
leobnaval
02/10/2009, 13:29
sassi eu particularmente preferia pegar uma brasilia por um pouco a mais de grana ou as vezes pelo mesmo preço de um fusca vc consegue comparar um brasilia que já tem motor 1600, susp. mais robusta e freio a disco na diant. é pra se pensar né...
Como disse o fag (exelente depoimento) e fique esperto com doc. ou nota fiscal.
No mais é começar do simples mesmo, mas revisado pra não dar dor de cabeça e correr risco e o mais importante ter bom senso e pensar sempre na seguarança em 1º lugar.
Abraços.
ah, valeu galera. esse e o mes que vem vou estar sem grana, terei que arrumar um dos freios da bike. isso ate que é bom, pq da mais tempo para poder pesquisar, tirar dúvidas para nao fazer nada precipitado para nao ficar gastanto grana a mais para arrumar. estarei passando em ferro velho, procurando em qualquer lugar uma brasilia, variant, fusca, ir comprando ferramentas que eu nao tiver, para depois executar. em breve venho perguntar mais coisa, pois sei que mais dúvidas irao surgir
obrigado mesmo!!
Novas dúvidas!!
o que vale mais a pena: comprar uma maquina de solda ou alugar?
eu estava andando no shopping quando vejo um mini maçarico portátil, será que ele aguenta esquentar o tubo para que eu possa dobra-lo? la fala que ele pode flicar ligado 120min sem pausa e temperatura de 1300ºc é suficiente? achei bem legal pq custa R$70
para cortar pode ser usado aquelas makitas? ou tem que usar maçarico?
tem alguma outra ferramenta que eu nao estou me lembrando que era bom ter?
Flávio Cadore
02/10/2009, 22:38
Bah, Sassi!!!
É muito mais vantagem para vc que não tem prática achar uma pessoa que tenha solda e que solde para vc.
Maçarico não serve para fazer gaiola, maçarico serve mais para soldar chapas ou peças pequenas.
Para cortar pode até usar uma serra manual e para trabalhar a ponta do tubo pode ser usado uma "esmerilhadeira" Makita, Bosh ou Metabo....
eu tava lendo aqui mesmo, e vi que da para dobrar os tubos aquecendo ao inves de usar-se a clandra. com 1300ºC será que da para fazer?
quanto a soldar, o porteiro do meu condô é serralheiro, ele falou que me da umas aulinhas de como soldar, e tbm deixa eu usar a maquina dele se eu der uma graninha.
Flávio Cadore
03/10/2009, 00:15
O maçarico deverá ser grande para ter capacidade para aquecer o tubo e não é tão fácil dobrar um tubo aquecendo, mais uma vez te indico procurar alguém que tenha uma dobradeira. Eu já fiz 5 gaiolas e posso te dizer isto.
Não sei se precisa te dizer que precisa do apoio da família, se não tiver complica as coisas.
Eu comecei a mexer com mecânica até antes dos 10 anos mas nunca tive que ouvir coisas do tipo: "para com isto gurí".
Boa sorte.
é, eu acho que sou considerado novo, mais a falmilha nao é problema. minha mae falou que nao tem problema nenhum em eu construir, só que ela nao ira ajudar financeiramente, ate pq ela meu deu uma puta ajuda para que eu pudesse comprar a suspençao + pedevela + guidao da bike, ja paguei quase tudo (faltam 50 conto de quase 2000). resumindo, esse não é o problema.
como falei anteriormente, passando a semana de provas estarei garimpando nos ferro velho daqui para ver se encontro algo que me sirva, enquanto isso estou tentando encontrar todo e qualquer tipo de informação para nao fazer mta mer... depois:mrgreen:
ja que vc fez 5 gaiolas, vc tem alguma dica, sei la qualquer coisa que seja importante que vc conseguiu descobrir fazendo elas? vc usou qua tubo na nela? eu poderia fazer os tubos "principais" com uma parede mais espeça e os "menos importântes" mais finos para diminuir o peso?
Flávio Cadore
03/10/2009, 00:47
Eu usei tubo de 1 polegada e 1/4 (1"1/4) com parede de 2,65mm mas o pessoal usa um pouco maior 1,5 ". Mas vc encontra mais fácil um dobradeira de tubos 1"1/4.
Vc pode usar tubos mais finos nas partes menos importantes, tem tubos 1"1/4 com parede 2,25mm ou até de 1".
Procure fotos de gaiolas na net para ter idéia do que vc quer.
eu ja dei uma olhada, vc tem fotos da sua? se der poe ae
Flávio Cadore
03/10/2009, 00:58
A minha gaiola é esta.
a tua suspençao é de que? é vantagem fazer com esse sistema que vc usou? estava procurando como travar o diferencial, vi que nao é bom soldado pq nas curvas ele "nao faz" qua outro geito de se fazer?
leobnaval
03/10/2009, 11:30
quanto ao dif. pode se fazer um sistema de freio independente na tras. eixo de tração podendo ser hidráulico ou por cabos (tipo um freio de mão individual);
soldar tudo e ficar 100% bloq. mas fica ruim para curvas;
instalar um bloqueio de deslizamento limitado, bloq. tipo 50% ou 70% conforme o modelo instalado...
Abraços, Leo
vc esta falando fazer um sistema igual ao do x12? se for, perfeito:mrgreen: tenho um x12 aque, é só copiar. eu posso colocar 2 freios de mao certo? tipo, 2 alavancas individuais e nao colocar a que freia as duas?
Flávio Cadore
03/10/2009, 12:59
A suspensão da minha gaiola foi baseada no Colcel, e fiz balanças novas e mais outras coisinhas...para o seu caso não é indicado pela dificuldade de fazer e o conhecimento para tal, este sistema é o conhecido "Duplo A"...considero o melhor sistema inventado até hoje e que é usado na grande maiorias das competições, desde a F1, Indy, Stock Car, Rally Dakar entre outras.
Para iniciar o bom mesmo é o Fusca, Brasília por estar tudo pronto e por isso é só fazer a estrutura...e o mais importante...funciona mesmo.
entao blz, vou usar a do fusca/brasilia mesmo, e se depois sentir que esta faltando algo penso em outro tipo
leobnaval
03/10/2009, 21:55
vc esta falando fazer um sistema igual ao do x12? se for, perfeito:mrgreen: tenho um x12 aque, é só copiar. eu posso colocar 2 freios de mao certo? tipo, 2 alavancas individuais e nao colocar a que freia as duas?
Isso mesmo só recomendo que deixe o freio de mão nem que tenha que acionar um lado de cada vez...
Na minha deixei a alavanca original para freiar as duas e mais 2 alavancas para frear as rodas independentes, praticamente uma cópia do X12.
Abraços
leobnaval
03/10/2009, 22:07
A suspensão da minha gaiola foi baseada no Colcel, e fiz balanças novas e mais outras coisinhas...para o seu caso não é indicado pela dificuldade de fazer e o conhecimento para tal, este sistema é o conhecido "Duplo A"...considero o melhor sistema inventado até hoje e que é usado na grande maiorias das competições, desde a F1, Indy, Stock Car, Rally Dakar entre outras.
Para iniciar o bom mesmo é o Fusca, Brasília por estar tudo pronto e por isso é só fazer a estrutura...e o mais importante...funciona mesmo.
Concerteza não :discordo: é aconselhado fabricar sua própria suspenção, isto exige muito estudo como o Flávio falou e nem mesmo uma pessoa com experiência no assunto consegue acertar uma suspenção de 1ª...
Alterar a susp. já um problema dimensionar uma então é bem pior.
O negócio é começar do simples:dance::dance:...
eu vi um video de uma gaiola pulando um lugar nao mto alto, deve ter saido uns 20 cm no maximo do chao e pegou a frente e a traseira no chao, a suspa era original. tem como eu colocar uma mais dura ou dois amortecedor, uma mola sei la... alguma coisa para deixar mais duro? ate mesmo para proteger os componentes
leobnaval
03/10/2009, 23:08
Mas não da pra falar muita coisa uma depende de muitos fatores para uma gaiola raspar no chão: pneus, rodas, calibragem, estado dos componentes da suspenção, peso da gaiola, etc...
Para deixar ela mais firme amortecedor de opala ou chevette na diant. e da kombi ou de camionete na tras. tudo adaptado é claro.
Mas não da pra falar muita coisa uma depende de muitos fatores para uma gaiola raspar no chão: pneus, rodas, calibragem, estado dos componentes da suspenção, peso da gaiola, etc...
Para deixar ela mais firme amortecedor de opala ou chevette na diant. e da kombi ou de camionete na tras. tudo adaptado é claro.
mais para usar o dianteiro ou o traseiro na frente da gaiola?
leobnaval
04/10/2009, 12:55
amort. tras. do chevette na diant. da gaiola e na tras. amort. tras. da kombi ou de tras. de camionetes na tras. da gaiola.
Na compra dos amortecedores vc deve analisar se o curso é correspondente e o tipo de suporte do amortecedor é claro que vai ter que adaptar mas em alguns casos até o local do suporte tem que mudar para não comprometer o curso da susp. ou seja acaba piorando o que já não era tão bom...
Abraços, Leo
ahh, entao blz! eu acho que a principio eu vou ficar com os originais mesmo,e ver como que fica, se eu sentir que nao esta bom eu pego alguma outra