Ver Versão Completa : Elevar respiros Samurai
Mandruva
15/09/2009, 10:14
Como é que o pessoal que faz trilhas mais pesadas
ergue, o respiros de diferencial e cambio do Samurai?
Por que pelo que vci no meu parece que é so um taruguinho
e isso deve entra agua em qualquer possa
Abraço
Mandruva
Eu arranquei essa vavula que tem nos diferenciais .. comprei mangueira lonada coloquei elas e elevei para dentro do carro.. o de traz entrou por uma borracha que tem na mala.. no piso.. e o da frente eu subi ate os esguinchos de agua.. arrudiei o motor e entrou na borracha da parede corta-fogo... ficou atraz do painel..
o cheiro fica meio desagradavel quando mete o pé.. hehe fica cheiro de oléo
fora isso.. nunca mais entrou agua =)
Abraços,
Mandruva
15/09/2009, 10:34
Eu arranquei essa vavula que tem nos diferenciais .. comprei mangueira lonada coloquei elas e elevei para dentro do carro.. o de traz entrou por uma borracha que tem na mala.. no piso.. e o da frente eu subi ate os esguinchos de agua.. arrudiei o motor e entrou na borracha da parede corta-fogo... ficou atraz do painel..
o cheiro fica meio desagradavel quando mete o pé.. hehe fica cheiro de oléo
fora isso.. nunca mais entrou agua =)
Abraços,
Vc teria alguma foto pra eu dar uma olhada?
E são quantos respiros?
2 dos diferenciais!!! existe outro na reduzida?
e no cambio?
Abraço
Mandruva
Marvin_CPS
15/09/2009, 11:32
Fala Mandruva...
Sim existem 2 respiros, 1 por diferencial. Revirei toda a Tcase e só achei um....
Eu comprei uma mangueira dessas de combustivel (boracha mais reforço de pano telado por fora, é uns R$5,00/m em loja especializada em borrachas, pode dilatar pelo calor e não estoura fácil) e coloquei nos diferenciais... Mas levei a do traseiro por baixo do jipe e usando uma conexão "T", juntei com o do dif dianteiro e subi proximo a saida do snorkel. Assim qdo colocar um snorkel no PM jogo a saida dentro do snorkel...
Essa tampinha que vc diz é uma solução que a Suzuki achou pros respiros, dentro da tampinha de metal existe uma mola e uma borracha. Ou seja, a mola faz pressão na borracha mantendo o respiro fechado. Qdo a pressão interno é maior que a externa a valvula abre, voltando a fechar qdo a pressão se iguala a externa (da caixa ou do dif)..
Qdo instalei os respiros do difrencial, tb ia fazer um para a caixa, porém o respiro da T-Case é bem escondido proximo ao assoalho do jipe, e não possui uma saida (caninho) taum alta qto as dos diferencias... Ou seja, teria que retirar a caixa, soldar um cano maior pro respiro e dai sim acoplar a mangueira no respiro... Ou seja, trabalho pacas!!!
Dessa forma eu deixei o respiro da caixa como veio de fabrica... Apenas troquei a mola por uma mais nova, mas de pressão semelhante....
Abs.
JecaTatu
15/09/2009, 16:08
E será que precisa mesmo?
Já meti o Samurai na água e fui conferir os óleos em seguida - todas as caixas intactas, sem uma gota de água... Pra mim até agora as válvulas originais funcionaram... A necessidade de elevar os respiros seria pro caso de uma travessia de rio mais longa com água mais alta?
Vai aí um esqueminha ilustrativo...
Mesmo com os respiros elevados, não é bom vacilar com água...
Depois de um tempo submerso, pode acontecer da água entrar pelos retentores dos eixos...
[s]
Edu Brandão
15/09/2009, 18:49
Pessoal,
Três dicas:
1º Na alternativa existe pronto uma peça que é o prolongador do respiro da T-Case. Basta comprar e instalar a Mangueira com a abraçadeira nesta peça.
2º Existe também um respiro na parte de cima da embreagem e já tive que trocar a embreagem por ter entrado água e barro alí. Recomendo instalar também esta peça da alternativa e Mangueira neste respiro.
3º No caso do meu samurai, na parede corta fogo existe um suporte que consegui colocar alí todas as mangueiras do respiro. Ficou show. Vou ver se tiro umas fotos e posto aqui.
Abs.
Edu Brandão
Edu Brandão
15/09/2009, 18:52
Já meti o Samurai na água e fui conferir os óleos em seguida - todas as caixas intactas, sem uma gota de água... Pra mim até agora as válvulas originais funcionaram... A necessidade de elevar os respiros seria pro caso de uma travessia de rio mais longa com água mais alta?
Outra dica:
A água é mais densa que o óleo, logo se não verificar o óleo pela porca inferior do diferencial dificilmente vai se constatar presença de água. Recomendo que quem faz trilhas com muito barro e água, que regularmente faça a substituição dos óleos do Jeep. Isto evitará quebras e desgastes prematuros.
Abs.
Edu Brandão
O meu não tem respiros, porém quando tem um trilha com muita água, na segunda feira quando vou checar, quase sempre tem um pouco de água no diferencial da frente ( oléo fica meio achocolatado)... vou bolar um respiro pra o samurai em breve...
rogeriomasih
15/09/2009, 20:59
Qual o diâmetro da mangueira que deve ser utilizada?
JecaTatu
15/09/2009, 21:53
Outra dica:
A água é mais densa que o óleo, logo se não verificar o óleo pela porca inferior do diferencial dificilmente vai se constatar presença de água. Recomendo que quem faz trilhas com muito barro e água, que regularmente faça a substituição dos óleos do Jeep. Isto evitará quebras e desgastes prematuros.
Abs.
Edu Brandão
Valeu a dica! Dessa vez que entrei muito em água e lama, fiz foi a troca de todos os óleos e nenhum estava contaminado. De qualquer maneira, é melhor prevenir do que remediar. Como meu samuka ainda não tem snorkel, não abuso muito em lugares mais fundos, mas assim que possível vou colocar esses respiros!
Marvin_CPS
15/09/2009, 23:00
Os respiros são soluções mais basicas, pra situações de trilhas leves... Qdo a valvula abre pra esvaziar a pressão interna, na hora do fechamento se a pressão ficou menor que a da altura de agua, pode ocorrer de entrar um pouco de água pelo respiro.. Ou, como o disse o Mirr000, pode tb entrar agua pelo retentor....
Edu,
Não sabia sobre o respiro da embreagem, apenas o da Tcase.... Como é essa peça, tem fotos dela?! E valeu as dicas sobre a Alternativa ter as peças, vou conversar com o Marcelo e solicita-las....
Como deixei mangueira sobrando embaixo do carro, vou fazer os dois respiros que faltam (tcase e embreagem)...
Rogerio,
se não me engano usei mangueira de 1/2' de diametro interno, pois as saidas do respiro do diferencial medem em torno de 12mm... Depois posso confirmar certinho o modelo que usei...
Mineiro do Cerrado
16/09/2009, 00:24
Coloquei minha mangueira do respiro terminando dentro do cofre o motor (presa próxima ao reservatório de óleo de freio) e com um tampa-valvúla de respiro que retirei da t-case! Assim não cheira óleo dentro da cabine e fica suficientemente alta e segura.
Pra entrar aguá ali só se eu resolver para com o samuka dentro do rio com água entrando pelas janelas hehehe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
É olha que pra passar dentro de paças dágua aqui em manaus não precisa nem sair da cidade (na época da cheia!) hehehehe
Abraços
Marvin_CPS
16/09/2009, 10:11
Edu,
mandei email pro pessoal da Alternativa4x4 e eles desconhecem essas peças que vc falou....
Dizem que já escutaram esse história de terem uma peça pra respiro, mas que nunca trabalharam com isso.
Vc conhece alguém que já comprou essas peças?! Ou que já fez esse tipo de serviço na alternativa?!
Segue email do Marcelo que trabalha lá:
"Pois é meu amigo !!!!
Nunca ouvimos falar nesse assunto rs rs
É bom ficar atento no que se fala nesses fóruns, os caras estão ate inventando peça em nome da alternativa ...
Não tenho isso ai não, nem sei o que é na verdade ...
Desculpe fico devendo essa !!
Ate mais
Abraço
Marcello
Dep venda peças
Alternativa 4x4
11-2221-5359
marcelosantesso@gmail.com " (marcelosantesso@gmail.com)
Vc teria alguma foto pra eu dar uma olhada?
E são quantos respiros?
2 dos diferenciais!!! existe outro na reduzida?
e no cambio?
Abraço
Mandruva
foto agora nem tenho.. o carro ta a 300km de distancia.. depois eu tiro e posto..
eu so coloquei nos diferenciais
Mineiro do Cerrado
16/09/2009, 10:51
Marvin,
Até onde sei eles estão certos... pois a "peça" ou "tampa-valvúla" como eu chamei nada mais é que a tampinha de metal do respiro. Para elevar os respiros não tem peça nenhuma... é só comprar uma mangueira, uns conectores, umas bracadeiras e colocar de modo a ponta dela ir para em algum lugar "alto" onde não vai pegar água.
É algo simples e eficiênte...
Jeca,
não é sempre que entra.. depende da trilha.. aki onde tem travessias de rios e quando fica atolado em varzéas entra agua sim.. ou quando aquele pino trava aberto.. ai tbm entra facim facim.. quando eu troquei os suspiros originais pelas mangueiras.. as trocas de oleos ficaram 80% menos frequentes =)
Abraços,
Qual o diâmetro da mangueira que deve ser utilizada?
Rapaz.. eu fui em uma casa de mangueiras.. mostrei pro cara.. ele pego la testou umas 02.. a primeira ficou boa.. mais ficou meio folgada.. ai colocamos uma menor.. ficou perfeito.. ainda coloquei abraçadeiras =)
Abraços,
Marvin_CPS
16/09/2009, 11:19
Então Mineiro,
o problema é que o respiro da Tcase é diferente dos respiros do diferencial...
No dif existe uma saida alta, o cano de saida do dif deve ter seus 20mm de altura por uns 12mm de diametro. Já na Tcase a tampinha é uma miniatura da do dif... E o sistema de encaixe da tampa é diferente da do dif... O cano de saida deve ter no max uns 5mm de altura. Pelo menos na caixa do meu (que eh um 93) é assim... Pode ser que para samuca mais novos eles tenham mudado a saida, como é nos vitaras....
Já existe um kit pronto na DONATTI, tenho em todos meus carros 4x4, fica seguro e bem feito e não custa caro, vem mais longo onde serve até para pick-up/rural..., é para ser rosqueado nos diferenciais e nas caixas.
Abs.
Este é o produto http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775&idcategoria=21459&Nivell=&Categorias=
Mineiro do Cerrado
16/09/2009, 20:18
Marvin,
Tá certinho é diferente! O meu também é um 93!
Esqueci disso... mas isso não é problema! Coloque uma mangueira do diametro da entrada da T-case e insira ela um meio metro pra dentro da outra mangueira. Passe um óleo se quiser. Não vai entrar água garanto!
REalmente o suspiro da T-case é uma pouca vergonha hehehe :mrgreen:
Abraços
Jalisson
18/09/2009, 23:03
Este kit da Donatti 4x4 serve para o Samurai feixe?
Achei muito bom a té no preço!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775&idcategoria=21459&Nivell=&Categorias (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775&idcategoria=21459&Nivell=&Categorias)
Código 2582
SNORKEL DE DIFERENCIAL JEEP, RURAL, F-75, TOYOTA - kit p/ dois diferenciais e caixa de câmbio -,., http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifhttp://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifEconomize 10%
R$ 74,13
Marvin_CPS
19/09/2009, 01:03
Fala Jalisson,
mandei email no Donatti e a galera lá respondeu que não serve não.....
Andei pesquisando nas lojas conhecidas na internet e nenhuma apresentou um kit preparado para samucas igual a este que apresentado!
Acho que vamos ter q fazer um caseiro msm... hehehe
ddfreitas
19/09/2009, 15:47
Dá para fazer o respiro com conexões de sistema de gás, inclusive a mangueira. É só procurar uma loja de materiais construção. O reservatório pode ser feito com caixa selada de passagem elétrica. Para quem tem snorkel, pode passar os tubos por dentro dele. Agora, pode colocari dentro da cabine.
pltfreitas
20/09/2009, 17:23
Fala Galera,
Fiz um respiro pro meu samuka, com 15 pilas apenas.
Comprei 3 metros de mangueira para compressor de ar, que é resistente ao oleo e pressão, alem de ser bem forte, 6 braçadeiras de aço e um T para interligar as conexões do diferencial D, T e caixa de marchas. Levei ate o cofre do motor onde prendi com aquelas fita Helerman Tyton de forma que ficasse um U para baixo com uns 5cm para não entrar agua e manter a saida de ar. Quem quiser mais detalhes ou fotos de como ficou basta me falar.
Abraços a todos.
ddfreitas
20/09/2009, 21:33
Manda as fotos aí da fixação no cofre! Achei interessante!
Jalisson
20/09/2009, 23:41
Muito bom amigos,
Vou fazer o caseiro mesmo. Fazendo bem feito não tem erro!
Valeu pela força Marvine pelas informações.
Edu Brandão
20/09/2009, 23:52
Pede pra falar com o Leandro que é chefe da oficina. Esta peça eles pedem para fazer em um torneiro.
Meu Jeep está na alternativa depois da trilha de sábado e esta semana vou dar uma passada lá e tiro uma foto para postar aqui.
Abs.
Edu Brandão
rogeriomasih
21/09/2009, 09:09
Levei ate o cofre do motor onde prendi com aquelas fita Helerman Tyton de forma que ficasse um U para baixo com uns 5cm para não entrar agua e manter a saida de ar.
Fez o ´acabamento´ com este produto?
http://www.hellermanntyton.com.br/default.asp?resolucao=1024X768
Marvin_CPS
25/09/2009, 01:07
E ai Mandruva,
como resolveu os respiros, elevou eles ou não?!
Abs
Mandruva
25/09/2009, 11:41
E ai Mandruva,
como resolveu os respiros, elevou eles ou não?!
Abs
Olha vou resolver esta questao este fim de semana
isso é se nao chover!!!!1
eheheheheh
MAndruva