Conectar

Ver Versão Completa : Oscilação da marcha lenta - Pajero.

rick_rodrigues
14/09/2009, 19:17
Boa noite amigos,

Venho aqui pedir urgentemente uma ajuda de vocês pois não consigo achar a fonte do meu problema. Eu possuo uma pajero sport 3.0 v6 24v 2002 automática gasolina com gnv, e o problema é que a marcha lenta dela oscila demais até o carro morrer. Quando eu ligo ela e o comutador está passando pro gás ela morre se eu não acelerar, e diga-se ficar acelerando e ela pedindo pra morrer, e acelerando e ela pedindo pra morrer, é simplesmente um saco e inconveniente demais em certas situações. Quando eu manobro ela usando soh o freio(embreagem) como por exemplo pra estacionar ela quase morre, quando ás vezes não morre, a rotação simplesmente cai drasticamente, pra quase uns 400rpm, eh absurdo isso. O pior é que troquei o filtro de ar já que pensei ser a fonte do problema por estar sujo, mas não adiantou. Quando eu ando com ela na gasolina é o contrário, ela não oscila nada, é perfeita, não dá problema algum, o que me faz descartar a hipótese de velas e bicos injetores, se não acusaria o mesmo problema quando eu rodasse na gasolina. E algo que reparo na gasolina é que quando eu coloco em N ela fica em 1500 rpm constante, eu não acho isso normal, mas como é minha primeira camionete não posso afirmar nada, e quando eu to no gnv e ela fica em N a rotação fica em torno de 900rpm. Com certeza tem algo desregulado e eu gostaria de saber como resolver isso.

Obrigado pela atenção de todos

rick_rodrigues
20/09/2009, 19:30
poxa gente, da uma ajuda ai

14 pessoas já visitaram mas ninguém respondeu

eu preciso urgentemente de solução pra esse problema

rick_rodrigues
27/09/2009, 23:51
Vou tentar aqui numa loja boa de gnv que tem na minha cidade.

Muito obrigado mesmo pela ajuda, espero que isso resolva de vez o meu problema, pois não aguento mais essa apurrinhação.

Paulo_CW
28/09/2009, 07:27
Caro colega, este seu problema é relativamente comum quando se tem GNV....
-Primeira coisa... vc já comprou ela com GNV... se sim já confirmou se a valvula redutora é a indicada pro V6... tem de ser a de alta vazão...
-Faz quanto tempo q vc não dá uma geral na válvula... essa merda ae precisa de manuteção e limpeza constante... e com pessoal de competência, não basta se dizer especializado...
-Coisa simples, como esta a água do seu radiador, pois é ela q refrigera a válv. redutora, e se estiver muito suja a sujeira para aos montes nesta válv. virando tudo numa merda...
-E sempre ter em ordem o filtro de ar, velas e claro os cabos de velas...

rick_rodrigues
28/09/2009, 19:26
Eu comprei ela com gnv já amigo, comprei ela em fevereiro desse ano, todos conhecem o carro aqui na minha cidade, o ex dono era muito cuidadoso, tem procedência o veículo.

E quando eu comprei ela não tava cm nenhum tipo de problema, com o passar do uso que ela começou a apresentar esse problema enjoado.

Mas valeu pela dica, corri atrás hoje do contador volumétrico de ar.

Eu acho que vou mesmo é dar a revisão no gnv inteiro, que é R$350 aqui, que ai já evito qualquer apurrinhação de outra natureza mais pra frente. A revisão é pra ser feita em dezembro, mas vou fazer logo agora para me livrar disso.

Obrigado pela ajuda amigos.

ccinelli
13/10/2009, 23:23
Amifos, até ontem minha Pajero não apresentava qualquer tipo de problema. Ocorre que sua bateria já era muito antiga e a´resentava dificuldade para fazer girar o motor. Assim, hoje pela manhã a substituí. Coincidentemente, ou não, desse momento em diante a marcha lenta começou a oscilar, se situando perto de 400 rpm. Alguém saberia informar se ao desconectar a bateria antiga pode ter sido apagada alguma informação, prejudicando o gerenciamento da injeção?
Desde já agradeço por alguma informação.

ccinelli
21/10/2009, 14:41
????????????????????

Informo que, gradativamente, o veículo retomou o regime de marcha-lenta original. Todo o processo demandou cerca de 2 dias com uso diário pela manhã e ao final do dia. Acredito que este seja um comportamento normal para este caso.

finix
03/04/2010, 19:50
????????????????????

Informo que, gradativamente, o veículo retomou o regime de marcha-lenta original. Todo o processo demandou cerca de 2 dias com uso diário pela manhã e ao final do dia. Acredito que este seja um comportamento normal para este caso.
Ola pessoal sou novo por aqui.
Tambem sou novo com pajero,estou precisando saber,qual e a rotação da marcha lenta pajero sport V6.
tive a infelicidade de ter de remover a bateria,e desde essa troca a marcha lenta ficou alta entre 1000 e 1200RPM,
sera que deu defeito?
oque eu faço?
obrigado.

rick_rodrigues
04/04/2010, 17:54
A marcha lenta e em torno de 900rpm a 1000rpm.

E a respeito do meu problema eu resolvi meus amigos....era apenas uma peca do kit que precisava ser trocado, a valvula de passo, que regulava a injecao de gas no motor. Depois que eu troquei tudo fico perfeito.

glauberlobo
13/08/2010, 20:33
Caros,
a minha Pajero IO 2000 está oscilando a marcha lenta e chega até a apagar quando coloco o cambio AT no N.

Se mantenho no D até oscila, mas é quase imperceptível (e acho que seja natural), tem que prestar muita atenção para sentir, se colocar no N, não demora 1 minuto já começa a oscilação pra cima e abaixo até apagar.

Alguém já passou por isso, tem alguma idéia, alguma sugestão ?

Abraço
:parede:

glauberlobo
20/08/2010, 13:47
Imaginei que fosse por causa da gasolina. Esperei o tanque baixar e enchi com gasolina Shell V-Power, consumi o tanque e reabasteci com Shell V-Power novamente. Sempre em posto de confiança. O comportamento no segundo tanque ficou melhor, mas o problema persiste.

glauberlobo
26/10/2010, 22:01
. Ninguém para dar uma dica ou sugestão ?
:parede:

Carlos A. C. Azevedo
27/10/2010, 23:22
Por que voce ainda não levou em uma oficina mecanica de sua confiança ou até mesmo logo na concessionária? :stop:

Gui Marques
28/10/2010, 18:38
Uma possibilidade é a válvula borboleta.

Já tive um problema similar de rotação oscilando em marcha lenta (nao na Pajero, em um Golf) e resolvi trocando o corpo da válvula borboleta

Gui Marques

glauberlobo
28/10/2010, 19:42
Então, levei em um mecânico que conheço, porém ele ficou com pé atrás de mexer ....

Pelo visto vou falar com ele de novo para ver a possibilidade de ser esta válvula sugerida pelo Gui Marques, senão, vou ter que morrer nas mãos da $ouza Ramo$ mesmo.

Grato.

ale_ralves
29/10/2010, 09:59
Uma possibilidade é a válvula borboleta.

Já tive um problema similar de rotação oscilando em marcha lenta (nao na Pajero, em um Golf) e resolvi trocando o corpo da válvula borboleta

Gui Marques

All,

Não sei se estão se referindo ao sensor de posição da borboleta. Caso estejam, vou discordar que seja isso.
As trocas de marcha são feitas com base em 2 leituras, a desse sensor e a rotação, no manual de manutenção da Pajero Pinin tem até o gráfico.
Então um defeito nesse sensor implicaria necessariamente em problemas no tempo de troca das marchas.

[ ]'s
Alessandro.

ale_ralves
29/10/2010, 10:12
Na minha opinião, vc deveria mandar fazer uma limpeza e teste de vazão dos bicos injetores, além de limpar também o corpo da borboleta, verificar as mangueirinhas de vácuo e etc... além de passar um scanner.
Cada sensor desses da injeção só se acha importado e na MIT, custam um olho da cara, um interruptor de marcha lenta custa quase R$ 1500,00!
Então, só dá pra trocar tendo absoluta certeza que está ruim.
Nossas iO não têm filtro de gasolina, então imagino que seja fácil sujar/entupir um bico.

[ ]'s

glauberlobo
29/10/2010, 22:05
Alessandro,
valeu pelas dicas preciosas.

Realmente me dá medo de botar a IO na MIT, exatamente pelos muitos R$$$$ que qualquer coisa vale por lá.

ale_ralves
30/10/2010, 18:04
Blz Glauber,

Mas te passei uma informação errada.
Qto ao sensor de posição da borboleta, estava fazendo um serviço hj no carro e observei que não é esse sensor que informa ao câmbio da posição da borboleta, e sim um cabo que sai da borboleta e vai até o câmbio, parecido com o cabo do acelerador.
Então o sensor de posição da borboleta é só pra injeção mesmo. Logo, não dá pra descartar um problema nele. Porém, é mais fácil que ele esteja somente desregulado. Regula-se afrouxando e rotacionando ele até se obter um valor entre 535 e 735 mV para a borboleta totalmente fechada. No manual de manutenção do carro tem mais detalhes.

[ ]'s
Alessandro.

glauberlobo
30/10/2010, 20:13
Puxa Alessandro,
valeu pela explanação.

Vou começar verificando por aí.

Valeu mesmo, vou informando os resultados por aqui.

cfonseca
09/12/2011, 07:49
Amigos, estou com um problema aparentemente de dificl solução. O carro só da marcha lenta com o cambio no neutro. Quando em Drive, a rotação oscila, entre 1000 RPM e 800, sem que o motor pare e o carro fica pulando, ameaçando sair, mesmo com o pé no freio. Ao fazer o diagnóstico eletrônico não foi apontado o problema. Na oficina, deram uma solução paliativa, que a meu sentir não é a ideal. Aumentaram a rotação. quando o carro está no neutro a rotação fica em torno de 1500RPM, e ao engatar a marcha ela cai para 1000, ficando estável e tendo parado o problema. Acontece que desta maneira, além de correr o risco de a curto prazo estragar o motor ( ligo de manhã e o motor já dispara para 2000RPM, baixando para 1500 quando esquenta), sinto que o sistema de embreagem está sendo forçado com a marcha engatada, pois tenho que ficar segurando o freio para o carro não andar.Se alguém puder ajudar, inclusive indicando uma oficina aqui no RJ agradeço.

Imperador!
09/12/2011, 08:38
Qual o ano dessa Full?
Pode ser desregulação na BI (se for mecânica) ou problema no motor de passo (se for eletrônica).

Marcelo-HPE
09/12/2011, 08:48
Pode ser o sensor de rotação, ou até algum sensor do cambio AT, corpo de borboleta motorizado tb pode estar sujo .

Carlos A. C. Azevedo
09/12/2011, 14:37
Já trocou o óleo do cambio? qual é o ano dela?

sonho de consumo
26/12/2011, 21:05
amigo a minha tbm estava assim mas passei a usar bastante adtivo e foi resolvendo pois me disseram que tinha que fazer bomba e bico mas o preço era exorbitante , peça ao seu mecanico baixar mas a lenta tentar colocar em 1000 rpm e usar adtivo

rafa-teo
04/01/2012, 20:47
Ola!
Tenho tambem uma io 2000 e ela esta embolando na hora que acelera forte na arrancada.
Alguem sabe algo.
Ah! tambem tem as luzes da traçao dianteira que estao piscando direto
mesmo em 4x2. Obrigado.

sergio/fithicar
06/01/2012, 15:15
boa tarde a todos tenho uma pejero full 3.2 diesel e estou com o mesmo problema, ja foi trocado a bomba injetora na formaggionne em campinas testado os injetores e o defeito ainda continua, isso acontece com o motor quente alguem tem uma ideia abracos

Ozanan
11/01/2012, 20:21
Rafa estou na mesma q vc e nao descubro o defeito...
Ale, vc pode nos ajudar?

Allan Habib
12/08/2013, 22:53
Ola pessoal. Estou com um problema bem parecido. Coloquei minha pajero sport v6 2008 pra fazer revisão de 80mil km na autorizada. Quando peguei o carro percebi que a rotação estava muito baixa em marcha lenta. Depois que o carro esquenta o problema melhora, mas na manha do dia seguinte, com o carro frio, fica a 500 rpm. Sei que a bateria foi desconectada pois o radio estava desprogramado. Por isso me identifiquei com o problema. Ja retornei na concessionária mas nao resolveram. Recentemente o carro ficou 15 dias lá e nada!!!! Nao sei mais o que fazer. Detetalhe: o carro entrou na concessionária em perfeito estado.

ACS208
11/10/2013, 16:16
Rafa estou na mesma q vc e nao descubro o defeito...
Ale, vc pode nos ajudar?

E ai, pessoal....vou voltar este topico...pois a minha TR esta com problema de oscilação na marcha lenta e nas respostas anteriores e tambem ja ouvi dizer que isso acaba afetando o tempo de troca de marcha (AT)....vcs tem ciencia?

Ciro Fernandes
04/08/2014, 16:40
Na minha opinião, vc deveria mandar fazer uma limpeza e teste de vazão dos bicos injetores, além de limpar também o corpo da borboleta, verificar as mangueirinhas de vácuo e etc... além de passar um scanner.
Cada sensor desses da injeção só se acha importado e na MIT, custam um olho da cara, um interruptor de marcha lenta custa quase R$ 1500,00!
Então, só dá pra trocar tendo absoluta certeza que está ruim.
Nossas iO não têm filtro de gasolina, então imagino que seja fácil sujar/entupir um bico.

[ ]'s

Tem filtro sim !!! Fica dentro tanque em anexo a bomba de gasolina.

Léo Lemer
06/09/2017, 00:19
Amigo, eu sei que o tópico é muito antigo, mas a minha Full 06 está c o mesmo problema.
Vc foi usando o aditivo até acabar o problema?
Qual aditivo vc usou? Usou como indica na embalagem ou deixou mais "potente"?
Muito grato!

Mavila
21/05/2019, 20:05
nao sei se houve outra postagem, estou com o mesmo problema, e me indicaram o A550 da mercedes para limpar ( e um aditivo )

Mavila
21/05/2019, 20:06
usei o A550 da mercedes

PedroRic
15/01/2020, 17:17
usei o A550 da mercedes

Conseguiu resolver?
Estou com o mesmo problema. Achei que era o tanque sujo, lavei e troquei o filtro de combustível e continuou da mesma forma.

Vicente3291
06/12/2022, 21:52
Boa noite a todos, tenho uma Pajero Sport v6 Gasolina 1999, esses dias a tampa superior(aquela de plástico ) do Radiador rompeu, parei o carro na hr e chamei o reboque, o carro não aqueceu nem nada, troquei o radiador, coloquei aditivo e ao ligar o carro , o mesmo funcionou normalmente, porém quando coloco o câmbio em R ou D, a rotação vai a mais ou menos 400 rpm, e se o carro estiver frio chega a desligar, já fiz de tudo no carro e não consigo achar o problema, alguém que já tenha passado por algo parecido?antes do ocorrido o carro estava normal.