Conectar

Ver Versão Completa : Roda do samurai literalmente VUOU!

MaGao
14/09/2009, 10:34
Fala Galera,

estava eu viajando, andei 240km faltava miseros 20km pra chegar em casa hehe quando passei por um quebra mola devagar.. dai ouço um estralo e paft.. a roda do carro passa por mim.. a traseira..

tava no carro do meu irmão ehhe

nunca penssei q isso poderia acontecer num samurai.. maisssss

quebro na ponta do semi eixo... tenssoO!
se tivesse em velocidade maior tinha me ferrado.. =/

segue a foto..

ta em pessima qualidade visto que foi de um celular heheh

diogo ludovico
14/09/2009, 11:25
Vigi Cruiz:shock::shock::shock:
Ainda bem que não quebrou na praia ou outro local de dificil acesso.
Que pena heim!

Alfredo Stavale
14/09/2009, 11:56
nossa, ainda bem que o pior foi o prejuizo do carro...

depois tira uma foto do semi eixo danificado pra gente ver o estrago.. será que o rolamento da roda estava ruim?o que pode ter acontecido? depois me dá mais detalhes disso ai!

BOa sorte ai no reparo!

Abração!

Mineiro do Cerrado
14/09/2009, 12:18
Caramba!:shock::shock::shock::shock::shock:

MaGao
14/09/2009, 12:18
Rapaz, não sei o que aconteceu.. quando dismontar vo tirar fotos e mostro aki.. mais nunca vi relatos disso em samurai pelo menos por aki pelo forum..

Abraços,

MaGao
14/09/2009, 12:19
Vigi Cruiz:shock::shock::shock:
Ainda bem que não quebrou na praia ou outro local de dificil acesso.
Que pena heim!

Pior que eu vim rodando a 100km/h hehe imagina isso poca eu a essa velocidade. tava ferrado.. o samuca tem gaiola mais ia ser um preju do kpta

Alexandre X
14/09/2009, 13:12
Na boa, to me cagando de medo de botar para rodar os 38" com semi de Hilux...
Um kit flutuante ia bem.

Supercharger
14/09/2009, 13:22
se tivesse em velocidade maior tinha me ferrado.. =/

O Samurai tem um mecanismo anti-acidentes que previne esta situação... ele não corre! :mrgreen:

Henanh
14/09/2009, 14:03
Puts magao...

Ja vi acontecer uma vez com um samurai todo originalzinho...

E por coincidencia essa semana eu coloquei na minha check list dar uma olhada nos rolamentos... me veio a cabeça justamente essa situação... hehe

leo cabral
14/09/2009, 14:12
Magao não sei no resto do Brasil , mas aqui no Nordeste é comum acontecer isso no Samurai.

Um amigo meu passou por um susto desses e não é mole não.:(

http://img269.imageshack.us/img269/5304/ogaaajvthk8el1llefqmloh.jpg

http://img180.imageshack.us/img180/968/ogaaamihned0u4ltz8d4uuw.jpg

Fabil
14/09/2009, 15:12
ô Leo...

mas essa foto sua ae nao foi semi-eixo que quebrou nao... provavelmente foi anel trava que soltou....

geralmente semi-eixo de samurai quebra é nas estrias por excesso de torque... quando quebra no meio ou lá na ponta da roda , todos que eu ví quebrado por aqui eram pq foi dado calor, seja p/ soldar o anel trava ( já vi uns dois aqui assim, meteram solda no anel trava) e outro que ví quebrado no meio tinha sinais de aquecimento ( regiao estava azulada) provavelmente por conta de alguma tentativa de desempeno...

T+

Alfredo Stavale
14/09/2009, 16:04
ô Leo...

mas essa foto sua ae nao foi semi-eixo que quebrou nao... provavelmente foi anel trava que soltou....

geralmente semi-eixo de samurai quebra é nas estrias por excesso de torque... quando quebra no meio ou lá na ponta da roda , todos que eu ví quebrado por aqui eram pq foi dado calor, seja p/ soldar o anel trava ( já vi uns dois aqui assim, meteram solda no anel trava) e outro que ví quebrado no meio tinha sinais de aquecimento ( regiao estava azulada) provavelmente por conta de alguma tentativa de desempeno...

T+

vou ficar de olho no mecanico quando for trocar esses rolamentos então...:roll:

MaGao
14/09/2009, 17:37
Rapaz,

o meu não saiu assim não..
ele quebro reto | na ponta..

tipo tem 4 parafusos que pegam no tampor.. dai a ponta do semi eixo que é assim : [o] nas extremidades que vão os parafusos.. então logo apos.. indo em direção a ponta assim: ====[

ele quebro aki: ===|=[
onde pega o rolamento.. hehe quebro | lizo. nem foi o freezado..
ALTAMENTE estranho!

vo tirar fotos melhores pra mostrar..

ABraços,

diogo ludovico
14/09/2009, 20:33
Será fadiga de material?:pensativo: tipo a peça já veio de fabrica com problema no aço, mas agora que forçou (o samuka em questão não é mais originaleco) apareceu o problema:pensativo::pensativo::pensativo::pensativ o:
Aguardando fotos e detalhes do ocorrido:pipoca:

MBrau
14/09/2009, 21:17
Gurizada,
Essa quebra, conforme descrito pelo MaGao não é normal mesmo para Jipe de trilha!!!
Uma possibilidade é que, em algum procedimento de troca de rolamento, o mecânico tenha enfiado a lixadeira no diâmetro retificado onde monta o anel trava, danificando o mesmo e criando uma região extremamente frágil que, sob esforço quebra mesmo!!!
O próprio manual da Suzuki recomenda utilizar a lixadeira até o anel trava ficar com a parede bem fina e depois com a talhadeira terminar o corte.
Claro, isto é uma hipótese! Pode ter sido outra coisa!!!

Quanto ao semi-eixo sair inteiro (caso do Leo Cabral) é a famosa história de colocar o anel trava direto na prensa. O anel não têm tratamento térmico e o semi-eixo têm dureza bastante alta. É claro que o anel será detonado e a interferência não será a necessária para segurar o rolamento durante o esforço lateral (axial).
Outra coisa é o anel trava feito pelo torneiro da esquina com a medida que ele acha boa. Pode até dar certo, mas se não der será a sua integridade física e de seus familiares que estará em jogo!
Comprar as peças certas na Suzucar ou Alternativa certamente vai sair barato!

Desculpem se alonguei este assunto pois o mesmo já foi bastante discutido aqui e na Suzuki-Net!

[]s contra adaptações em itens críticos

Henanh
14/09/2009, 21:55
Exatamente Leo, o que eu vi saiu com semi eixo e tudo... acho que assim o prejuizo é menor... hehehe

MaGao
15/09/2009, 10:27
Pronto galera!

Carro rodando ja..

deu trabalho pra tirar o semi eixo.. tivemos que quebrar o rolamento pra soltar..

quando meu irmão passar as fotos eu mostro..

Abraços,

MaGao
15/09/2009, 18:01
Seguem as fotos!

Alfredo Stavale
15/09/2009, 18:04
Seguem as fotos!

esse rolamento sai como normalmente? digo, se fosse pra trocar antes de voar um roda:mrgreen:?

só quebrando o rolamento e coloca outro na marreta?

MaGao
15/09/2009, 19:21
esse rolamento sai como normalmente? digo, se fosse pra trocar antes de voar um roda:mrgreen:?

só quebrando o rolamento e coloca outro na marreta?

vc inverte o tambor e bate nele.. dai sai o semi eixo completo.

dai vc tira ele no macete... ai sai legal.. o cara tira a capa das esferas.. arranca fora elas fica so o anel.. dai esmerilha ate ficar bem fino e abre com a talhadeira..

Abraços,

rogeriomasih
15/09/2009, 20:32
Pela qualidade das fotos não dá para dizer muita coisa, mas parece fratura por fadiga. Na foto abaixo dá para ter uma idéia de como a fratura se forma.

Por algum motivo deve ter havido concentração de tensão naquele ponto e a falha foi gradativamente se formando, até o ponto em que a secção restante não era suficiente para segurar os esforços.

É bom verificar se existe algum problema que pode ocasionar nova quebra no mesmo ponto.

rogeriomasih
15/09/2009, 20:50
Olhem o comentário abaixo. É sobre eixo flutuante, mas acho que tem sua utilidade para nosso caso.

=====================================

Pelo que eu observo, vc foi felicitado com um conjunto de fatores:

1 Perda das qualidades do aço devido ao tratamento térmico prejudicado pelo aquecimento durante o processo de emenda com solda.

2 Possível empenamento.

Oque eu vejo são as marcas de praia, típicas de falha por fadiga. O ponto inicial da falha pode ter sido um respingo de solda que ficou colada na superfície o semi-eixo ou uma varetada num lugar incorreto (a vareta correu e picou a superfície do semi-eixo) ou alí havia um simples amassamento por impacto.

Cada vez que vc acelerou forte, a trinquinha correu, alargou e foi comendo a resistência do eixo até que um dia, numa simples acelerada, o eixo estoura como se tivesse sido fabricado com 5 mm de espessura (o que estava restando para quebrar).

A solda no anel trava mostra a incompreensão típica que pode levar um sujeito feliz a amassar uma ribanceira, enquanto que o fazedor desta solda deve estar em algum ponto obscuro deste planeta caido numa esquina em cima de uma garrafa de pinga.

De qualquer forma, parabéns, pois vc sobreviveu e ainda fotografou para a posteridade.

[...]

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=529898

========================================

MaGao
15/09/2009, 20:54
Pela qualidade das fotos não dá para dizer muita coisa, mas parece fratura por fadiga. Na foto abaixo dá para ter uma idéia de como a fratura se forma.

Por algum motivo deve ter havido concentração de tensão naquele ponto e a falha foi gradativamente se formando, até o ponto em que a secção restante não era suficiente para segurar os esforços.

É bom verificar se existe algum problema que pode ocasionar nova quebra no mesmo ponto.

rapaz.. totalmente diferente da foto.. tipo
nao apareceu essa superficie.. so apareceu o número 3 (segunda foto) quase que no mesmo canto.. o resto tava liso igual o da primeira foto.. nao granulado...

estranho..

rapaz esse carro tem bloqueio... e não achei nada d+ no resto.. muito estranho mesmo...

MaGao
15/09/2009, 20:56
Olhem o comentário abaixo. É sobre eixo flutuante, mas acho que tem sua utilidade para nosso caso.

=====================================

Pelo que eu observo, vc foi felicitado com um conjunto de fatores:

1 Perda das qualidades do aço devido ao tratamento térmico prejudicado pelo aquecimento durante o processo de emenda com solda.

2 Possível empenamento.

Oque eu vejo são as marcas de praia, típicas de falha por fadiga. O ponto inicial da falha pode ter sido um respingo de solda que ficou colada na superfície o semi-eixo ou uma varetada num lugar incorreto (a vareta correu e picou a superfície do semi-eixo) ou alí havia um simples amassamento por impacto.

Cada vez que vc acelerou forte, a trinquinha correu, alargou e foi comendo a resistência do eixo até que um dia, numa simples acelerada, o eixo estoura como se tivesse sido fabricado com 5 mm de espessura (o que estava restando para quebrar).

A solda no anel trava mostra a incompreensão típica que pode levar um sujeito feliz a amassar uma ribanceira, enquanto que o fazedor desta solda deve estar em algum ponto obscuro deste planeta caido numa esquina em cima de uma garrafa de pinga.

De qualquer forma, parabéns, pois vc sobreviveu e ainda fotografou para a posteridade.

[...]

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=529898 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=529898)

========================================

acho que se encaixa perfeitamente.. unica resalva é o bloqueio... se é que interfere.. hehe

MBrau
15/09/2009, 21:09
Magao

Posta as fotos, se possível com zoom de boa qualidade, inclusive da outra parte do eixo.
A parte onde quebrou, onde diâmetros diferentes se encontram, é uma das regiões mais críticas deste tipo de peça! A continuidade da superfície (rugosidade superficial) é essencial para evitar o surgimento de trincas e/ou micro-trincas, que com o esforço acaba evoluindo até quebrar.

Ainda aposto em uma "entrada" de lixadeira em alguma troca de rolamento. Ou também um semi-eixo "pirata" com matéria-prima abaixo da especificação japonesa.

[]s curiosos

Seguem as fotos!

MaGao
16/09/2009, 13:45
Segue mais fotos..

meu irmão jogou fora a outra ponta.. e não achou heauhueahu

mais segue fotos em melhor qualidade..

Ronaldo B.
16/09/2009, 18:58
Se esse semi eixo tivesse sido submetido a um esforço muito grande que fosse responsável pela quebra (inclusive pelo fato do diferencial ser bloqueado) muito provavelmente as estrias apresentariam algum sinal de torção, o que pela foto não aparenta ter acontecido.

Na minha opinião essa quebra foi resultado da forma como foi trocado o rolamento da roda. Com certeza o mecanico bateu, esquentou e sabe-se lá mais o que ele fez prá tirar algum rolamento velho que tava aí e colocar um novo. Isso dever ter gerado trincas que agora resultaram na quebra, e se foi isso é bom dar uma verificada no outro semi eixo porque há uma grande probabilidade de acontecer o mesmo.

[]´s

MaGao
16/09/2009, 20:17
Se esse semi eixo tivesse sido submetido a um esforço muito grande que fosse responsável pela quebra (inclusive pelo fato do diferencial ser bloqueado) muito provavelmente as estrias apresentariam algum sinal de torção, o que pela foto não aparenta ter acontecido.

Na minha opinião essa quebra foi resultado da forma como foi trocado o rolamento da roda. Com certeza o mecanico bateu, esquentou e sabe-se lá mais o que ele fez prá tirar algum rolamento velho que tava aí e colocar um novo. Isso dever ter gerado trincas que agora resultaram na quebra, e se foi isso é bom dar uma verificada no outro semi eixo porque há uma grande probabilidade de acontecer o mesmo.

[]´s

é.. vo da uma checada!

Abraços,

rogeriomasih
17/09/2009, 08:23
Fadiga sem dúvida. A parte lisa corresponde à propagação da trinca; perceba que ela apresenta umas ´marcas de praia´ (similar à marca das ondas na areia da praia). A parte que não está lisa foi o que sobrou sem trinca e não resistiu a esforço.

O fato de ter quebrado perto daquele mancal (primeira e segunda foto) indica que ali existia um ponto de concentração de tensão, o qual pode ser iniciado, como os colegas já afirmaram, no momento da troca do rolamento. Esse ponto pode aparecer em decorrência de modificações na superfície do corpo, como pequenas perfurações, pontos de corrosão ou modificação no tratamento térmico.

A fadiga ocorre em função de um esforço cíclico, normalmente em cargas bem menores que aquelas que levaria a deformações ou mesmo ruptura do corpo. Estas cargas, neste caso, ficaram concentradas exatamente no ponto onde o eixo estava apoiado (mancal / rolamento).

====================================

No material abaixo tem umas fotos legais. No da petrobrás tem um navio que partiu ao meio por fadiga.

rogeriomasih
17/09/2009, 08:25
Fadiga dos metais

1Fadiga

Fadiga mecânica é a degradação das propriedades mecânicas levando à falha do material ou de um componente sob carregamento cíclico.
No geral, fadiga é um problema que afeta qualquer componente estrutural ou parte que move. Exemplos: automóveis nas ruas, aviões (principalmente nas asas) no ar, navios em alto mar, constantemente em choque com as ondas, reatores nucleares etc....(perceba então a importância do fenômeno de fadiga). Pode-se afirmar que 90% das falhas em serviço de componentes metálicos que experimentam movimento de um jeito ou de outro é devido à fadiga. Freqüentemente, a superfície de fratura por fadiga irá mostrar algumas características macroscópicas de fácil identificação e associação ao fenômeno da fadiga, tais como as marcas de praia (ver Figura 1).

Figura 1 – Representação esquemática da superfície de fratura em um aço.

A Figura 1 mostra um esquema da superfície de fratura de um aço que falhou por fadiga. As principais características a serem observadas neste tipo de falha são um ponto ou sítio de iniciação da trinca (geralmente na superfície); uma região de propagação de trinca mostrando as marcas de praia e uma região de fratura rápida, onde o comprimento de trinca excede um valor crítico. Tipicamente, a falha sob carregamento cíclico ocorre a níveis de tensões muito mais baixos do que sobre carregamento monotônico (ensaio de tração).

MaGao
17/09/2009, 10:34
Hmm bom saber disso.. vo verificar o outro lado pra ver se ta legal.. foda.. hehe

mais é bom saber.. pq 01 mechanico pode foder tudo so trocando rolamento..

VLWWW

ABraços,

Alfredo Stavale
17/09/2009, 19:02
Hmm bom saber disso.. vo verificar o outro lado pra ver se ta legal.. foda.. hehe

mais é bom saber.. pq 01 mechanico pode foder tudo so trocando rolamento..

VLWWW

ABraços,

poisé cara, eu to trocando os rolamentos do meu carro essa semana( ta na oficina) e os caras me cobraram um grana pra levar num torneiro especializado nisso pra retirar o rolamento da bengalae e eu tava achando que era frescura do mecanico... po me cobrar serviço de torneiro!? e ai li aqui alguns relatos que o mecanico retira fazendo sei lá o que. inclusive você disse uma maneira de tirar esse srolamentos. já to achando que vale pegar um pouco a mais pra retirar com ferrament adequada.... por sinal o torneiro ainda me disse que o anel trava nem precisa comprar!:shock: so o retentor e o rolamento....
gastei mais uma caixa de cerveja e compreri os aneis trava novos... se com qualquer barulho eu já tenho medo de quebra alguma coisa, imagina se vou economizar com mixaria!:concordo:

vivendo e aprendendo.

MaGao
17/09/2009, 19:44
poisé cara, eu to trocando os rolamentos do meu carro essa semana( ta na oficina) e os caras me cobraram um grana pra levar num torneiro especializado nisso pra retirar o rolamento da bengalae e eu tava achando que era frescura do mecanico... po me cobrar serviço de torneiro!? e ai li aqui alguns relatos que o mecanico retira fazendo sei lá o que. inclusive você disse uma maneira de tirar esse srolamentos. já to achando que vale pegar um pouco a mais pra retirar com ferrament adequada.... por sinal o torneiro ainda me disse que o anel trava nem precisa comprar!:shock: so o retentor e o rolamento....
gastei mais uma caixa de cerveja e compreri os aneis trava novos... se com qualquer barulho eu já tenho medo de quebra alguma coisa, imagina se vou economizar com mixaria!:concordo:

vivendo e aprendendo.

o me ta na oficina agora.. trocando 04 rolamentos =)
tavam começando a abrir folga.. ja vo trocar hehe

Abraços,

mir000
18/09/2009, 08:48
Alfredo...

Não sou expert no assunto, mas segundo relatos na Suzuki-net, não se pode nem se deve reaproveitar o anel trava...

O certo é comprá-lo também...

[s]

vivendo e aprendendo.