Ver Versão Completa : Sistema de arrefecimento
kabahall29
13/09/2009, 23:43
Pessoal desculpe a falta de conhecimento, mas qual a diferença dos sistemas de arrefecimento com vaso de expansão e o sistema de arrefecimento da pajero V6 3000 97? Aquele reservatório da pajero não é pressurizado, correto? No caso dela, a água deve ser colocada direto no radiador e no reservatório, ou não? Valeu...
Marcelo-HPE
14/09/2009, 17:39
O sistema de arrefecimento com vaso de expansão possui maior volume de água .
se o reservatório da pajero não for pressurizado , este é para repor a água do radiador . a água pode ser colocada nele .
Amigos, esse foi o melhor lugar para eu postar minha dúvida depois de horas de pesquisa em tópicos.
Comprei toda a parafernália para trocar o liquido de arrefecimento da minha L200 gls 2002, só que não consegui tirar o parafuso para drenar a água.
Levantei ela com macaco tirei o pneu para ficar mais acessível, usei uma chave catraca com cachimbo e prolongador mas o parafuso não solta por nada neste mundo. Acho que quem o colocou da ultima vez deve ter "lambuzado" o parafuso com trava rosca dos mais fortes... tentei esquentar ele com soprador térmico de 1600 W na potencia máxima para ver se soltava e nada. Fiz toda a força que eu tinha e não consegui (tudo bem que não sou um mister olympia), Fiquei até com medo de quebrar o parafuso no bloco do motor. alguém ja passou por isso? alguma sugestão para tirar este parafuso?
desde já muito obrigado.
leva numa borracharia, la eles tem a pneumática de impacto que da vários soquinhos no parafuso ai a cola se rompe mais fácil.
Muito obrigado amigo,
Acho que não vai ter outro jeito, gostaria de resolver o problema aqui em casa, mesmo porque por mais incrível que pareça desconfio que na minha cidade não há 1 chave de impacto pneumática sequer.
E também, já tive tantos desgostos com serviços de terceiros que não me surpreenderia muito se me fizessem o favor de quebrar este parafuso no bloco.
Grato, abraço.
Junior-L200Power
22/02/2014, 20:36
Amigos, esse foi o melhor lugar para eu postar minha dúvida depois de horas de pesquisa em tópicos.
Comprei toda a parafernália para trocar o liquido de arrefecimento da minha L200 gls 2002, só que não consegui tirar o parafuso para drenar a água.
Levantei ela com macaco tirei o pneu para ficar mais acessível, usei uma chave catraca com cachimbo e prolongador mas o parafuso não solta por nada neste mundo. Acho que quem o colocou da ultima vez deve ter "lambuzado" o parafuso com trava rosca dos mais fortes... tentei esquentar ele com soprador térmico de 1600 W na potencia máxima para ver se soltava e nada. Fiz toda a força que eu tinha e não consegui (tudo bem que não sou um mister olympia), Fiquei até com medo de quebrar o parafuso no bloco do motor. alguém ja passou por isso? alguma sugestão para tirar este parafuso?
desde já muito obrigado.
Amigo, vc quer é tirar a água do radiador??
Vc tá fazendo isso do jeito mais difícil fera...
Tire a mangueira superior do radiador, que é por ela que a água retorna pro radiador...
Tire essa mangueira, ligue o carro e coloque uma mangueira com água limpa entrando pela tampa do radiador...
Assim que o motor aquecer a válvula termostática abre e vai eliminando toda água que tem dentro do bloco e vai retornar ao radiador por aquela mangueira na parte de cima...dai conforme ele vai abaixando a água limpa vai entrando...!!
Após começar a sair somente água limpa pela mangueira, vc deixa o radiador baixar um pouco e completa com o aditivo!!
Foi assim que sempre fiz na minha antiga L200 quadradinha e nunca tive problemas, sistema sempre limpo e de forma muito fácil!!
Grande abraço!!
Amigo, vc quer é tirar a água do radiador??
Vc tá fazendo isso do jeito mais difícil fera..
Obrigado pela ajuda Junior, acabei demorando pra retornar ao fórum, muitos problemas...
A solução que você apresentou é muito prática, porem, eu comprei água desmineralizada e desta forma que você falou eu não conseguiria garantir a substituição total do liquido atual pelo novo (sem usar muita água).
Eu gostaria de fazer da forma mais correta, que infelizmente é a mais difícil.
Mais uma vez obrigado ao amigo.