PDA

Ver Versão Completa : Suspensão traseira com bandejas ou irs?



genhero
13/09/2009, 22:25
Ola amigos, tenho uma gaiola ja montada a uns 3 anos com chassi de brasilia, cambio 8x35 brasilia e ap 1.8 com 2E, suspensão original da brasa. Ja li muito sobre IRS mas eu tenho alguns projetos para instalar suspensão com omocineticas na traseira e colocar cambio de kombi 7x36, usando torres e bandejas de santana (são mais reforçadas) visando minimizar custos. Gostaria de saber se alguem ja montou ou tem experiencia em bandejas com torres nas traseira.... sera que aguenta paulera? Ja pensei ate em bolar uma suspensão parecida com sistema IRS para montar no chassi de brasa mesmo...

marcelo cenora
14/09/2009, 17:59
na oficina que fez meu carro eles estão finalizando uma gaiola nesse naipe. vou achar as fotos.

Eduardo Fernando
14/09/2009, 19:01
Ola amigos, tenho uma gaiola ja montada a uns 3 anos com chassi de brasilia, cambio 8x35 brasilia e ap 1.8 com 2E, suspensão original da brasa. Ja li muito sobre IRS mas eu tenho alguns projetos para instalar suspensão com omocineticas na traseira e colocar cambio de kombi 7x36, usando torres e bandejas de santana (são mais reforçadas) visando minimizar custos. Gostaria de saber se alguem ja montou ou tem experiencia em bandejas com torres nas traseira.... sera que aguenta paulera? Ja pensei ate em bolar uma suspensão parecida com sistema IRS para montar no chassi de brasa mesmo...
eu comprei a traseira da kombi que é bem mais reforçada que a da brasa, principalmente a barra de torçao.............

genhero
14/09/2009, 20:02
na oficina que fez meu carro eles estão finalizando uma gaiola nesse naipe. vou achar as fotos.
legal, umas fotos ajudariam a ilustrar muito... ja vi algumas com bandejas de santana andando mas nunca observei melhor..

genhero
14/09/2009, 20:03
eu comprei a traseira da kombi que é bem mais reforçada que a da brasa, principalmente a barra de torçao.............
eu axo a da kombi melhor tambem mas ela é mais larga que a de brasilia, ae eu teria de redesenhar a estrutura...

marcelo cenora
14/09/2009, 20:50
fotos da gaiola do irmão do gil.

genhero
14/09/2009, 21:04
fotos da gaiola do irmão do gil.
então marcelo, eu axo que vai ser +/- por ae, veja essa foto que axei por aqui no forum, o kra monto do jeito que penso em faze mas invertido, minha ideia é usar as torres do santana com molas para poder instalar um kambio de kombi 7x36 na gaiola ja pronta. Penso em fazer as bandejas talvz e usar somente as torres mas tenho duvidas quanto ao curso das torres.

genhero
14/09/2009, 21:08
fotos da gaiola do irmão do gil.
karamba, naum to conseguindo postar as fotos... qual a maneira mais facil?

genhero
14/09/2009, 21:15
fotos da gaiola do irmão do gil.

tentando enviar as fotos dinovo

rafaelcardoso
14/09/2009, 21:37
tentando enviar as fotos dinovo

Só acho que a suspensão montada deste jeito, quando ela subir e descer vai alterar o ângulo das rodas traseiras, na minha opinião a IRS é a melhor opção, Kombi ou Variant II...

Ninja4x2
14/09/2009, 22:11
essa é a mesma q vc postou marcelo? se for... já adiantou bastante hein hehehe

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=137579&d=1222385871

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=137576&d=1222385666

marcelo cenora
15/09/2009, 07:44
não não.. essa é outra, ainda está no mesmo estado, essa é do mesmo dono do baja amarelo, o cara não é fraco não até a gaiola tem quatro pneus savero ZERO hehehe

GAIOLA TORK 31X10,5X15
15/09/2009, 10:47
O CARA QUE TEM UNS VIDEOS NO YOUTUBE (GAIOLA CAIXA MEXICANA) ME MANDOU UM BLOG DELE COM MUITAS FOTOS DETALHADAS DE TODA MONTAGEM QUE ELE FEZ DA SUSP. DELE , ELE COLOCOU BANDEJA NA DIANT. E NA TRAZ. E DISSE QUE FICOU MUITO EFICIENTE , NAO SEI SE PRECISO DE ALTORIZAÇAO DELE MAS VOU POSTAR O LINK DO BLOG DELE ,COMO ELE FOI SUPOER GENTE FINA EM DETALHAR TODO O PROCESSO QUE ELE ULTILIZOU ACHO QUE NAO TERIA PROBLEMA DE EXIBIR AS FOTOS MAS SE ELE NAO GOSTAR EU RETIRO O LINK .
O LINK É
http://picasaweb.google.com.br/ademarlocks/MinhaGaiola?feat=directlink#5151009057837353554

genhero
16/09/2009, 19:15
O CARA QUE TEM UNS VIDEOS NO YOUTUBE (GAIOLA CAIXA MEXICANA) ME MANDOU UM BLOG DELE COM MUITAS FOTOS DETALHADAS DE TODA MONTAGEM QUE ELE FEZ DA SUSP. DELE , ELE COLOCOU BANDEJA NA DIANT. E NA TRAZ. E DISSE QUE FICOU MUITO EFICIENTE , NAO SEI SE PRECISO DE ALTORIZAÇAO DELE MAS VOU POSTAR O LINK DO BLOG DELE ,COMO ELE FOI SUPOER GENTE FINA EM DETALHAR TODO O PROCESSO QUE ELE ULTILIZOU ACHO QUE NAO TERIA PROBLEMA DE EXIBIR AS FOTOS MAS SE ELE NAO GOSTAR EU RETIRO O LINK .
O LINK É
http://picasaweb.google.com.br/ademarlocks/MinhaGaiola?feat=directlink#5151009057837353554
valeu amigo, vo da uma olhada sim...

genhero
16/09/2009, 19:40
Só acho que a suspensão montada deste jeito, quando ela subir e descer vai alterar o ângulo das rodas traseiras, na minha opinião a IRS é a melhor opção, Kombi ou Variant II...


então amigo, tenho duvidas tambem quanto a resistencia dessas torres, por isso pensei na discussão desse topico. Eu to bolando um modelo de suspensão parescido com IRS para adaptar em traseiras de brasilia e fuscas, mas naum ta facil. tem um kra que naum conheço que fabricou as proprias balanças... deve ser trabalhoso... aqui na minha região é raridade axar variant 2 e to tentando fugir das kombi pela questão de peso e dimensões. veja essas balanças artesanais!

genhero
16/09/2009, 21:04
cenora da uma olhada nesse chassi de buggy que interessante, da pra ve que é um sistema parecido com IRS mas sem facão. veja as buchas da bandeja na parte da frente que interessante!

vinijost
16/09/2009, 21:17
Genhero,

Pode colocar as torres e balança do santana que não vai te arrepender..

Vai ficar show.. e pode ficar despreucupado com quebas da torre ou balança.. se for para fazer trilha vai fundo que aguenta sim.

Estou começando um projeto com balança e torre do santana nas 4 rodas.

Abraços,

Vinícius

rafaelcardoso
17/09/2009, 13:57
então amigo, tenho duvidas tambem quanto a resistencia dessas torres, por isso pensei na discussão desse topico. Eu to bolando um modelo de suspensão parescido com IRS para adaptar em traseiras de brasilia e fuscas, mas naum ta facil. tem um kra que naum conheço que fabricou as proprias balanças... deve ser trabalhoso... aqui na minha região é raridade axar variant 2 e to tentando fugir das kombi pela questão de peso e dimensões. veja essas balanças artesanais!

Quem fabrica este kit, você conhece?

genhero
18/09/2009, 20:09
Quem fabrica este kit, você conhece?
naum sei quem fabrica, axei essa foto fuçando no site de bugueiros que mostrava buggys com irs...

Ademar Locks
19/09/2009, 16:50
Opa, presente, podem divulgar as fotos sem problemas, usei balanças do santana 2.0 na trazeira e gol na dianteira, elas só entortaram em casos extremos, ai nada aguentaria, sou o maior testador de peças que conheço, verdadeiro cupim de ferro, o conjunto é extremamente forte, minha gaiola é extremamente pesada, se aguenta na minha gaiola comigo pilotando aguenta em qualquer gaiola no mundo eu acho!o a minha suspenção trazeira ta assim, tirando os flanges exagerados que eliminei trocando as rodas , botei duas pinças em cada roda para melhorar o freio na trazeira, e mais um par de amortecedores de kombi para ficar mais firme em velocidade que não estão nas fotos
peças da trazeira, balança do santana 2.0, torre de gol modificada com duas barras de direção fixas,mola do del rey, pinça do golf trazeira, disco gol, homocinéticas do santana 2.0
http://lh5.ggpht.com/_ZjIRwVEy_Ew/RmiYV3y1EaI/AAAAAAAAAZM/QHryhtuIKWM/s800/IMG_0779.JPG

http://lh4.ggpht.com/_ZjIRwVEy_Ew/RmiYMny1EZI/AAAAAAAAAZE/GDmyBtfCxTk/s800/IMG_0773.JPG
peças da dianteira, balança de gol, cubo e freio corsa, torre eu q fiz com amortecedor de kadett, mola fiesta trazeira, e rolamento de direção e bucha do corsa

http://lh4.ggpht.com/_ZjIRwVEy_Ew/R3wOrGc3CeI/AAAAAAAABN4/O7hetT0fFyM/s800/IMG_3102.JPG
http://lh4.ggpht.com/_ZjIRwVEy_Ew/R3wPyGc3CoI/AAAAAAAABPI/wwaM7rnAnqc/s800/IMG_4936.JPG

daniel matte
19/09/2009, 20:30
então marcelo, eu axo que vai ser +/- por ae, veja essa foto que axei por aqui no forum, o kra monto do jeito que penso em faze mas invertido, minha ideia é usar as torres do santana com molas para poder instalar um kambio de kombi 7x36 na gaiola ja pronta. Penso em fazer as bandejas talvz e usar somente as torres mas tenho duvidas quanto ao curso das torres.

ai galera se vale uma dica, cuidado com as torres do santana porque elas nao aguentão muito nao, tenho um amigo que tem uma gaiola 4x4 e suspenção de santana, o problema e que ate agora ja se fez de um tudo para que a convergencia das rodas fique certa mas não achamos uma solução viavel ajavisto que conforme a suspenção trabalha a bandeja muda de posição afastando a roda ou puchando, então como os tirantes sao fixos as rodas se abrem e fecham conforme a suspenção.
e se vcs tem alguma sujestão para que este problema não ocorra se puderem me passar fico muito agradecido!! valeu galera!!!!!!!!
meu e-mail df-matte@brturbo.com.br
um abraço....

daniel matte
19/09/2009, 20:34
então amigo, tenho duvidas tambem quanto a resistencia dessas torres, por isso pensei na discussão desse topico. Eu to bolando um modelo de suspensão parescido com IRS para adaptar em traseiras de brasilia e fuscas, mas naum ta facil. tem um kra que naum conheço que fabricou as proprias balanças... deve ser trabalhoso... aqui na minha região é raridade axar variant 2 e to tentando fugir das kombi pela questão de peso e dimensões. veja essas balanças artesanais!
e ai meu camarada beleza!!!
aqui no forum tem um cara que fabrica estas suspençoes eu encontrei fuçando, se achar de novo passo pra ti...

genhero
20/09/2009, 17:47
e ai meu camarada beleza!!!
aqui no forum tem um cara que fabrica estas suspençoes eu encontrei fuçando, se achar de novo passo pra ti...
ola amigo,
valeu pela dica.. tambem observei isso nessa gaiola que axei fotos por aqui, parece que o kra bolou jeito para corrigir esse problema, da uma olhada nas fotos!! naum sei se resolveu..

bajeiro do sul
22/09/2009, 09:30
Ola amigos, tenho uma gaiola ja montada a uns 3 anos com chassi de brasilia, cambio 8x35 brasilia e ap 1.8 com 2E, suspensão original da brasa. Ja li muito sobre IRS mas eu tenho alguns projetos para instalar suspensão com omocineticas na traseira e colocar cambio de kombi 7x36, usando torres e bandejas de santana (são mais reforçadas) visando minimizar custos. Gostaria de saber se alguem ja montou ou tem experiencia em bandejas com torres nas traseira.... sera que aguenta paulera? Ja pensei ate em bolar uma suspensão parecida com sistema IRS para montar no chassi de brasa mesmo...
Amigo
Tenho meu baja com caixa da variant, coroa e pinhao da kombi(7:36), e suspensão IRS. O conjunto é muito bom e duravel, alem de confortavel. Depois que coloquei o motor AP a suspensão esta arriando devido ao peso e ao torque maior do motor. Vou acrescentar duas molas espirais diretamente no facão, fazendo um suporte para as molas (pratos), vou manter a irs completa, e usando apenas as espirais para dar maior altura e aguentar os trancos mais pesados. vou aproveitar e trocar as buchas de borracha do facão por bucha da mola traseira da Bleiser, da certinho e dura muito mais, quando ficar pronto mando uma foto
um abraço

eduardo

Alexandre Perlini
24/09/2009, 14:19
ai galera se vale uma dica, cuidado com as torres do santana porque elas nao aguentão muito nao, tenho um amigo que tem uma gaiola 4x4 e suspenção de santana, o problema e que ate agora ja se fez de um tudo para que a convergencia das rodas fique certa mas não achamos uma solução viavel ajavisto que conforme a suspenção trabalha a bandeja muda de posição afastando a roda ou puchando, então como os tirantes sao fixos as rodas se abrem e fecham conforme a suspenção.
e se vcs tem alguma sujestão para que este problema não ocorra se puderem me passar fico muito agradecido!! valeu galera!!!!!!!!
meu e-mail df-matte@brturbo.com.br
um abraço....
Amigo, tem de prender os tirantes nas bandejas não na estrutura, dai não muda posição, valeu

genhero
24/09/2009, 19:42
ola alexandre, naum entendi esta dica sua mas axei interessante pq ja comprei as torres de santana e vou começar a montar uma, poderia ilustrar com fotos??

Alexandre Perlini
24/09/2009, 23:21
ola alexandre, naum entendi esta dica sua mas axei interessante pq ja comprei as torres de santana e vou começar a montar uma, poderia ilustrar com fotos??
não tenho fotos, mas é facil, o ponto de apoio da barra no carro tem de se mexer junto com a bandeja, senão altera mesmo os angulos, tem de prender na bandeja

genhero
28/09/2009, 20:58
não tenho fotos, mas é facil, o ponto de apoio da barra no carro tem de se mexer junto com a bandeja, senão altera mesmo os angulos, tem de prender na bandeja
vc quer dizer que o comprimento do braço tirante deve ter o mesmo comprimento do centro da bucha de bandeja ate o terminal da bandeja?

Motoboy
29/09/2009, 08:28
não tenho fotos, mas é facil, o ponto de apoio da barra no carro tem de se mexer junto com a bandeja, senão altera mesmo os angulos, tem de prender na bandeja
É isso ai, tem que prender na bandeja mesmo, ou alinhado com o ponto de articulação dela, senão acontece variação de convergência com o curso da suspensão e com a rolagem do carro em curvas.
Segue a foto de uma suspensão, prenderam o braço de direção alinhado com o ponto de articulação do braço superior.

Alexandre Perlini
29/09/2009, 12:04
tem de ser preso na bandeja, se prender na estrutura,mesmo no mesmo alinhamento, vai mudar o angulo com o movimento, tem de mover junto da bandeja

fag.online
29/09/2009, 13:53
Alguém tem foto presa na bandeja?
Cheguei no ponto da minha gaiola que vou precisar fixar a direção "traseira", e já que estão discutindo isso, queria fazer algo pra não se encomodar...
A minha será uma 4x4 com suspensão individual do santana nas 4.
Abracos

Motoboy
29/09/2009, 14:19
tem de ser preso na bandeja, se prender na estrutura,mesmo no mesmo alinhamento, vai mudar o angulo com o movimento, tem de mover junto da bandeja
Alexandre,

Dá uma sacada na figura abaixo, mostra que existe um ponto de articulação ideal para não mudar o ângulo com o movimento.

Na dianteira de carros de passeio esse ponto de articulação é posicionado preso ao chassis, e não no braço de suspensão. (apesar de que preso ao braço também funciona)

Como a suspensão é de Santana, basta medir a posição da articulação do braço e colocar no mesmo ponto no chassis. O problema é que este ponto de articulação da caixa de direção do Santana pode dar interferência com o motor. Neste caso seria melhor prender no braço mesmo.

Abraço!

Alexandre Perlini
29/09/2009, 17:49
na suspensão dianteira desses carros mcpherson também muda o angulo quando se move, isso é normal, mas na traseira não pode, então o braço tem de acompanhar o mesmo movimento da bandeja, é facil de fazer, não altera nunca assim, fiz uma saveiro com motor entre eixos assim, se prender na estrutura seja em qualquer ponto vai alterar quando mudar altura.

maxdelta
29/09/2009, 19:10
Yo, anexo foto de buggy com suspensão mcpherson;

pra quem tem orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=9046039706200151950&aid=1&p=1

o "dono" das fotos deixou as liberadas!

A gaiola que tenciono fazer farei desta mesma forma!

[]s

Flávio Cadore
29/09/2009, 21:47
Muito bem bolada a estrutura, espero que tenha mais tubos... e ainda é traçado.

maxdelta
01/10/2009, 16:30
Muito bem bolada a estrutura, espero que tenha mais tubos... e ainda é traçado.

Flávio esta estrutura é de um buggy, eu acho assim olhando o modelo parece ou brm ou selvagem, mas espero fazer parecido, com estrutura semelhante, ou então comprar o buggy e modificar até ficar traçado tb! A suspensão do fusca e da kombi é bem barata, porém a desde bug é barata e confortável! Qualquer lugar vc consegue amortecedor e mola do tipo mcpherson! Tem o link do orkut lá tem mais fotos do buggy e de outras gaiolas!

[]s

genhero
01/10/2009, 18:54
na suspensão dianteira desses carros mcpherson também muda o angulo quando se move, isso é normal, mas na traseira não pode, então o braço tem de acompanhar o mesmo movimento da bandeja, é facil de fazer, não altera nunca assim, fiz uma saveiro com motor entre eixos assim, se prender na estrutura seja em qualquer ponto vai alterar quando mudar altura.
amigo naum to entendendo essa ideia de fixar na bandeja., teria alguma ilustração pra gente entender? to pensando em usar bandeja nafrente tambem mas 4 bandejas e montar tipo duplo A, ja comprei as torres de santana para traseira. mas to pensando em fazer as bandejas e usar buchas do monza

genhero
01/10/2009, 19:01
Muito bem bolada a estrutura, espero que tenha mais tubos... e ainda é traçado.
amigo, eu vi por aki uma gaiola feita com motor central e duplo a na dianteira de um lugar só mas naum to axando dinovo, seria vc q postou umas fotos por aki?

genhero
07/10/2009, 18:45
Yo, anexo foto de buggy com suspensão mcpherson;

pra quem tem orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=9046039706200151950&aid=1&p=1

o "dono" das fotos deixou as liberadas!

A gaiola que tenciono fazer farei desta mesma forma!

[]s
ja comprei as torres de santana completa e a frente de brasilia completa. To desenhando o chassi tubular e depois vou desenhar as bandejas traseiras que serão muito parecidas com esta que postou, que por sinal muito interessamte. assim que eu conseguir o restante das peças vou abrir otro topico e postar as fotos aqui...

GAIOLA TORK 31X10,5X15
26/10/2009, 17:35
Eu tambem acho muito legal a gaiola com suspençao independente e com homocineticas !!!
To gostando do topico

Flávio Cadore
26/10/2009, 19:35
amigo, eu vi por aki uma gaiola feita com motor central e duplo a na dianteira de um lugar só mas naum to axando dinovo, seria vc q postou umas fotos por aki?

Sim, a gaiola é minha...

genhero
26/10/2009, 20:49
Sim, a gaiola é minha...
hum, então amigo, que buchas usou na fabricação das bandejas? eu axei q a mais reforçada é a da balança traseira de omega (20,00 cada). to montando as bandejas e a plataforma dela, assim q dé posto fotos.. e na dianteira vc usou uma manga de eixo de q carro?

Flávio Cadore
26/10/2009, 21:59
Eu usei as buchas dianteiras da suspensão traseira do Opala por ser do modelo que eu queria, eu fiz as balanças mais largas porque automaticamente forçam menos as buchas.
Na frente eu não usei mangas de eixo, a minha só tem tração traseira...mas o montante do rolamento é do Corcel...a minha suspensão é baseada no Corcel que também usa Duplo A.

genhero
06/11/2009, 19:54
Eu usei as buchas dianteiras da suspensão traseira do Opala por ser do modelo que eu queria, eu fiz as balanças mais largas porque automaticamente forçam menos as buchas.
Na frente eu não usei mangas de eixo, a minha só tem tração traseira...mas o montante do rolamento é do Corcel...a minha suspensão é baseada no Corcel que também usa Duplo A.
ok, entendo. eu fiquei em duvida entre as buchas do opala e a da balança traseira do omega, e optei pela do omega. ja montei o chassi e falta montar a carroceria no chassi, depois vou postar fotos...

genhero
18/05/2010, 22:06
eae pessoal, belesss
to postando algumas fotos da gaiola com suspensão de santana que estou montando. To providenciando mais fotos, para visualisar melhor... ainda falta por as travas para travar/alinhar as torres que já estão prontas mais ainda naum as montei... to meio sem tempo hehehe... mas acho que ja da pra colher opniões... valew

SGFrank
19/05/2010, 09:04
eu tenho um triciclo com essa suspensão.
Na realidade, eu peguei um santana, reformei a suspensão dianteira inteira,
tirei do carro e fiz a extrutura. Usei até o cambio automático que era original do carro.
Isso faz uns 3 anos e até hj, tá aqui na garagem, firme e forte. Fica muito bom e
estavel em alta velocidade (acima de 160km/h).
Depois eu posto as fotos de como ficou.

caio fonseca
19/05/2010, 09:58
o seu tri é um que esta a venda no mercado livre?se for ta muito loco heim...
a gaiola tbm ta ficando chapada gostei do modelo

ate mais

genhero
19/05/2010, 19:26
eu tenho um triciclo com essa suspensão.
Na realidade, eu peguei um santana, reformei a suspensão dianteira inteira,
tirei do carro e fiz a extrutura. Usei até o cambio automático que era original do carro.
Isso faz uns 3 anos e até hj, tá aqui na garagem, firme e forte. Fica muito bom e
estavel em alta velocidade (acima de 160km/h).
Depois eu posto as fotos de como ficou.
ops, mand sim amigo... tamo no aguardo

SGFrank
20/05/2010, 21:00
Seguem em anexo as fotos.

SGFrank
20/05/2010, 21:06
mais 5.
Só pra deixar claro ...
tenho 1.89mt. Fiz pra mim.
Uma pessoa menor, fica meio complicado pra alcançar os dois pedais (acelarador e freio).

Dados :
AP 1.8 gasolina.
Cambio automático.
Suspensão completa do santana.
Rodas traseiras 15x8
Roda dianteira 18 (ninja 1100)
e por aí vai ...

SGFrank
20/05/2010, 21:09
o seu tri é um que esta a venda no mercado livre?se for ta muito loco heim...
a gaiola tbm ta ficando chapada gostei do modelo

ate mais

Não é ele não.
Eu o anunciei faz um tempo mas desistí.
Vou segurar mais um tempo e depois fazer outro.
Daí eu vendo.
Sem trike, não dá mais pra ficar.
hehehehhehehhehe
cada doido com sua mania.

fag.online
04/06/2010, 11:38
Pessoal, estou com um pouco de dificuldade de "ancorar" o braço da suspensão traseira (santana) na minha gaiola. Alguém tem foto de algum esquema prático e funcional?
abracos

genhero
04/06/2010, 19:39
Pessoal, estou com um pouco de dificuldade de "ancorar" o braço da suspensão traseira (santana) na minha gaiola. Alguém tem foto de algum esquema prático e funcional?
abracos
ola amigo, mandei uma segestão no seu tópico, eu mantive as medidas de pivos do santana, montados no kambio da kombi..

genhero
06/06/2010, 10:01
ola a todos, seguem mais fotos da suspensão traseira como o amigo fag pediu....

genhero
06/06/2010, 10:07
aproveitando, algumas fotos das gaiolas q montei... essa é a do meu irmão, a minha é identica mas branca e com freio a disco nas quatro, reforço nas travas, etc ...

cesarferreira
06/06/2010, 21:53
Olá genhero,
Quanto o curso de sua suspenção é menor que das irs?
Abç,
Cesar:-?

genhero
07/06/2010, 19:46
Olá genhero,
Quanto o curso de sua suspenção é menor que das irs?
Abç,
Cesar:-?
ola amigo, essa é uma boa pergunta, eu acredito que na pratica vc terá o mesmo curso da IRS de variant e as torres de santana pq dificilmente vc conseguirá aciona-la até o final de curso, pensando em um obstáculo alto na roda traseira, ao comprimir um certo curso da mola a força da mola equilibrará com o peso da frente da gaiola e ela tenderá a levantar a roda dianteira, o mesmo que acontece com IRS e brasilias... claro que eu sou rigoroso com a questão peso/potencia, capricho para que as carrocerias fiquem bem leve... tive um modelo que pesava 750 kg com motor a ar, dupla carburação, etc.. entrava na lama o bicho afundava ate apoia o chassi... essa vermelha da foto estimo que ficou pesando o esqueleto no chassi chapeado em torno de 150 kg, depois com mecanica AP, na ultima que pesei, tava com 490kg.
mesmo a traseira de kombi, com as molas usinadas para 26mm de diametro vc naum consegue acionar todo o curso de suspensão, concorda?
a minha por exemplo, ao colocar um macaco nas rodas traseiras ela levanta a lateral inteira!!

cesarferreira
07/06/2010, 21:22
eu acredito que na pratica vc terá o mesmo curso da IRS de variant e as torres de santana pq dificilmente vc conseguirá aciona-la até o final de curso, pensando em um obstáculo alto na roda traseira, ao comprimir um certo curso da mola a força da mola equilibrará com o peso da frente da gaiola e ela tenderá a levantar a roda dianteira!
Olá,
Gostei do peso 490 é ótimo, mas não concordo quanto aos cursos, se pensares que nestas situações em que não se consegue acionar as irs até o final (depende da força das molas), porque imaginas que vais conseguir acionar até o final as canelas do santana? Acho que os problemas serão iguais entre si, só que nas santana mais evidentes! No barro até não terás muitos problemas mas em terreno duro levantar uma roda e perder tração é péssimo!!
Abç, Cesar

genhero
08/06/2010, 19:59
Olá,
Gostei do peso 490 é ótimo, mas não concordo quanto aos cursos, se pensares que nestas situações em que não se consegue acionar as irs até o final (depende da força das molas), porque imaginas que vais conseguir acionar até o final as canelas do santana? Acho que os problemas serão iguais entre si, só que nas santana mais evidentes! No barro até não terás muitos problemas mas em terreno duro levantar uma roda e perder tração é péssimo!!
Abç, Cesar
mas me refiro a levantar as rodas dianteiras, as traseiras (tração) ficam no chão. isso acontece tambem em gaiolas com irs onde o peso fica mais concentrado no eixo traseiro, como a minha, sempre que ha um desnivel acentuado levanta as dianteiras mas naum perco tração.. Tente fazer este teste na sua, levantar uma das rodas traseiras e veja se ela atinge final de curso! acredito que irá levantar a dianteira tb... depois se me fala ok, fiquei curioso heheheh??

Flávio Cadore
09/06/2010, 19:35
Também fiquei curioso em saber até que ponto ela vai, vou fazer este teste na minha...neste vídeo dá para ter uma idéia...este ainda estava com os amortecedores mais macios. E não sou eu no vídeo, acho que sou mais bonito...hehehehehe

http://www.youtube.com/watch?v=EuGNWkE-pCw

cesarferreira
09/06/2010, 21:56
Gostei do vídeo, molas macias funcionam bem!!
Aí vai uma foto já conhecida mas quero ver uma foto de traseira com canela do santana e todo esse curso!
Mesmo na lateral veja como encolhe a traseira!
Nestas fotos a Máquina estava parada e foi fotografada de trás e do lado, faltou de frente, assim podes ver como as quatro estavam no chão e o menor curso das santana!!
Abçs:cool:

genhero
10/06/2010, 19:41
Gostei do vídeo, molas macias funcionam bem!!
Aí vai uma foto já conhecida mas quero ver uma foto de traseira com canela do santana e todo esse curso!
Mesmo na lateral veja como encolhe a traseira!
Nestas fotos a Máquina estava parada e foi fotografada de trás e do lado, faltou de frente, assim podes ver como as quatro estavam no chão e o menor curso das santana!!
Abçs:cool:
ola,
realmente ficou mto bem dimencionado a pressão das molas traseiras da sua IRS, vi que naum usou as de torção, adptou helicoidas... vejo que sua gaiola tem boa distribuição de peso nos eixos, tb é até desejavel pq traciona nas 4 né... a minha com molas de torção não consegue chegar aos batentes originais, neste local ae a traseira tava no chão mas a frente ja tava levantada fas tempo...
outra observação, que homo usou? são as de kombi? as do santana suportam 22º no máximo.... eu ja comprei uma traseira para montar uma pra mim... IRS de kombi.Esta de santana será vendida, vou anuncia-la aqui tb.. eu a comecei montar sob encomenda para um cliente que pagou 1/3 do projeto e desistiu... mas como gostei da ideia vo tremina-la e vende-la...

cesarferreira
11/06/2010, 00:00
Genhero,
Inicialmente usei as homocinéticas do omega no diferencial e do santana no cubo de roda, mas como as do omega são muito caras, fiz tulipas com as santana velhas e uso santana em todas, baratas e tem aguentado u sufuciente para ser economico! Há alguns dias atrás andava por um ferro velho a procura de um blower e encontrei uma suspenção traseira com barras de torção longas (quase da largura do chassis) creio que de um Renault (não sei qual, mas os Lagunas eram assim), e fiquei pensando se com todo aquele tamanho não se conseguiria um curso maior?? É de ver e pensar se não seria melhor que as da Kombi, apesar que fazer balanças longitudinais e usar molas helecoidais é muito fácil, o ponto chave são as buchas das balanças e as do opala resolvem tudo muito bem!!
Abç
Cesar:concordo:

genhero
12/06/2010, 19:39
Genhero,
Inicialmente usei as homocinéticas do omega no diferencial e do santana no cubo de roda, mas como as do omega são muito caras, fiz tulipas com as santana velhas e uso santana em todas, baratas e tem aguentado u sufuciente para ser economico! Há alguns dias atrás andava por um ferro velho a procura de um blower e encontrei uma suspenção traseira com barras de torção longas (quase da largura do chassis) creio que de um Renault (não sei qual, mas os Lagunas eram assim), e fiquei pensando se com todo aquele tamanho não se conseguiria um curso maior?? É de ver e pensar se não seria melhor que as da Kombi, apesar que fazer balanças longitudinais e usar molas helecoidais é muito fácil, o ponto chave são as buchas das balanças e as do opala resolvem tudo muito bem!!
Abç
Cesar:concordo:
as minhas são as de opala... naum entendi a questão das tulipas, poderia explicar melhor??

cesarferreira
12/06/2010, 22:09
as minhas são as de opala... naum entendi a questão das tulipas, poderia explicar melhor??

No Omega as homocinéticas tem o fresado que entra no diferencial fazendo parte delas, acontece que assim elas são muito caras, eu peguei uma homocinética quebrada desmontei e mandei tornear a parte que entra no diferencial como uma tulipa para receber as homocinéticas do Santana, que são muito mais baratas!
Desculpa que na postagem anterior por engano eu falei que havia usinado as homo de Santana, na verdade usinei as do Omega.
Quando quebrar alguma fotografo antes de montar e te mando.
Abç
Cesar

genhero
13/06/2010, 11:00
No Omega as homocinéticas tem o fresado que entra no diferencial fazendo parte delas, acontece que assim elas são muito caras, eu peguei uma homocinética quebrada desmontei e mandei tornear a parte que entra no diferencial como uma tulipa para receber as homocinéticas do Santana, que são muito mais baratas!
Desculpa que na postagem anterior por engano eu falei que havia usinado as homo de Santana, na verdade usinei as do Omega.
Quando quebrar alguma fotografo antes de montar e te mando.
Abç
Cesar
quanto ao fresado, entendo que a função deste é no estica-encolhe da homo, naum entendo o que componente ajuda na melhoria da articulação, pq eu soltei o semi eixo da caixa e tentei inclina ela no braço e consegui no máximo 23º...
quanto aquele assunto de 4x4 que falavamos, encontrei um amigo de santa, cidade aqui perto de rio claro, e ele montou uma 4x4 com apenas 2 cambios 7x36, um de frente para outro, com um simples sistema de acionamento central (4x2>4x4). Ela se comporta bem, e gostei do peso, já que usa menos componentes... usa ap 2.0 MI com blower M24... mas ja moeu 4 pinhão... talvez seja falta dessa caixa de redução do niva...