Ver Versão Completa : vela aquecedora hilux 2.8 surpresa desagradavel!!
portugues
13/09/2009, 21:48
pessoal minhas velas estavam ruim então comprei um jogo e rsolvi trocalas ..ai veiu a surpresa 2 sairam bem as outras 2 as pontas ficaram no cabeçote.alguem já teve essa surpresa desagradavel?? qual foi a solução que encontraram além de desmontar o cabeçote..??
Claudio Samuca
14/09/2009, 20:14
Já li relatos parecidos aqui no forum, mas a recomendação é sempre de retirar o cabeçote. Pode ser que um bom torneiro dê jeito. Não custa tentar...
Abs e boa sorte,
Claudio
portugues
15/09/2009, 21:03
é claudio estou bolando uma ferramenta espero que funcione...vamos ver se der posto aqui ok!1 abraços sera que ninguem consegui resolver isso sem ter que retirar o cabeçote??
Ja aconteceu comigo. Na primeira vez tive que tirar o cabeçote, mas na segunda vez peguei uma broca da medida do furo e, colocando graxa nela, fui perfurando bem devagar para sair a fagula fina e grudar na graxa que coloquei na broca e então consegui retirá-la. Tente isto.
Pois bem, a minha experiência é a seguinte....
Em 1998 comprei um Ducato 2.5 diesel para o trabalho da empresa.... Hoje acho peças para ele em qualquer buteco, mas naquele tempo ele era fabricado na Argentina e o preços das peças era um "assalto". Tinha que trocar essas velas e resolvi colocar as "paralelas" que custavam em torno de 1/7 do preço das originais. Acontece que a maioria das paralelas duravam muito pouco e quando precisei trocá-las novamente, nem JESUS CRISTO conseguia tirá-las do lugar. Com o calor do motor, parece que as mesmas dilatavam e simplesmente nem uns 10 mecânicos pendurados em cima da chave conseguiam tirar a vela do lugar.
Final da história: 2 quebraram a parte de cima, ficando apenas a parte rosqueável no cabeçote, e as outras 2 tive que tirar com furadeira e mais algumas soluções tabajara.... Um bom mecânico com MUITA PACIÊNCIA tira elas pra você, mas o risco é grande ok! Acompanhe o serviço bem de perto pra não detonar o cabeçote....
Então, meu conselho é procurar uma boa casa de peças e pedir BOSH ou NGK... Com certeza vão ter algum modelo que atende seu carro, e será mais barato que da concessionária.
Não usa as paralelas mais baratas por que a dor de cabeça é grande ok! :discordo::discordo:
Espero ter ajudado. :concordo:
abraço,
portugues
15/09/2009, 21:57
obrigado amigos!! hoje fiz uma peça com um parafuso na ponta de aço comecei a fazer rosca de 4,5 mm na peça que esta dentro do cabeçote como ele é furo de 4.0 mm é a unica rosca que pode ser feita!! e com essa peça dixei ela comprida uma bucha por fora e um tampão soldado na ponta fiz diriamos um saca pino agora tem que ver se vai dar certo ..ai só Deus sabe!! se não der vou partir para broca ai vem uma pergunta se chegar a cair algum cavaco ..a temperatura do motor vai derreter ou corro risco de danificar o motor?? abraços e obrigado!!
obrigado amigos!! hoje fiz uma peça com um parafuso na ponta de aço comecei a fazer rosca de 4,5 mm na peça que esta dentro do cabeçote como ele é furo de 4.0 mm é a unica rosca que pode ser feita!! e com essa peça dixei ela comprida uma bucha por fora e um tampão soldado na ponta fiz diriamos um saca pino agora tem que ver se vai dar certo ..ai só Deus sabe!! se não der vou partir para broca ai vem uma pergunta se chegar a cair algum cavaco ..a temperatura do motor vai derreter ou corro risco de danificar o motor?? abraços e obrigado!!
Eu tive um caso que caiu um pedacinho dentro do cabeçote. Então eu liguei o motor após efetuar o serviço e coloquei o mesmo em uma rotação a mais ou menos 4000 rpms e a dita cuja saiu pela descarga sem afetar em nada.
portugues
16/09/2009, 18:49
amigos obrigado pela ajuda !!! minha ferramenta deu certo!! hehehehe nem acredito 1 saiu fácil facil a outra ja estava mais dilatada ainda mais não aguentou arregou e saiu tb!!! que beleza.. obrigado amigos e se precisarem de algo estamos ai!!!
Leonardo Dic
19/09/2009, 15:01
Portugues, tb tive um problema parecido, com poucos kms com essas velas chinesas, cuidado com elas. Tinha colocado ate um topico disso. Com as Bosch nunca mais tive problemas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28094
Abraço
Chalbuque
21/09/2009, 11:10
Portugues, tb tive um problema parecido, com poucos kms com essas velas chinesas, cuidado com elas. Tinha colocado ate um topico disso. Com as Bosch nunca mais tive problemas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28094 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28094)
Abraço
Tive o mesmo problema da minha ex. L200 quadrada!!
O meu mec^nico não conseguiu tirar, mandou pro torneiro.
O torneiro tirou!!
Mas duas semanas depois o meu cabeçote tava trincado e a viatura esquentando.
Não sei quem rateou se foi o torneiro ou o mecânico, mas sei quem pagou o PATO, fui eu.
Cuidado com esse problema!!
E se fica um pedaço lá dentro pode dar merda, como pode sair pelo escape, vai depender de sorte ou azar né!!!!!
Abraço
Alexandre Couto
27/09/2009, 19:41
Pois é, no meu caso a inexperiência custou caro. O dono anterior da viatura era um desleixado e as velas aquecedoras ao que parece ainda eram as originais (278k). Achando que era uma coisa simples resolvi trocar eu mesmo e ficou o pedaço carbonizado de duas delas dentro da camara de combustão. Pensando que a sobra iria queimar ou ser expelida pelo escape, resolvi "diminuir" o comprimento das duas em questão e liguei o motor. Esse foi o meu erro que acabou levando a uma trinca do cabeçote (algum tempo depois) e dano a cabeça do piston com esmagamento da canaleta do anel de fogo. Se eu tivesse dado a partida tirando o bico dos cilindros que ficaram com resíduo das velas, esses resíduos teriam sido expelidos sem maiores danos pela compressão :-(
O preju foi o de um cabeçote novo, aneis, o piston danificado, retifica do bloco (camisas), MO e otras cositas mas...
Vivendo e aprendendo, dai a importância de foruns como esse.
Abs
Alexandre