Ver Versão Completa : Motor demora para reduzir aceleração (Vitara)
Olá Pessoal!
Meu vitarinha já está há 2 dias no mecânico (cara bom) mas não acham qual o motivo dele ficar acelerado (entre 1500 à 2500 rpm) nas trocas de marchas ou quando se está freando até ele parar e a aceleração retornar ao normal (800rpm).
No início imaginamos que fosse algo simples como um escape de ar no coletor ou coisa parecida, mas após tudo externo verificado ele está suspeitando em sujeira acumulada no sistema de alimentação (ou até o próprio coletor de admissão).
Alguém já teve problema semelhante?
O motor é o 1.6 8v do vit.97.
Obrigado!
Paulo
olha qndo aconteceu isso no meu foi bem simples,, mas é meio dificil de explicar... vou tentar. :oops:
vai lá no cabo de aceleração, vc vai ver que ele fica apoiado em cima de uma borracha telescópio, que se espande ou contrai por vácuo, criado por uma mangueira ligada nela e ao motor. (entendeu? ou me compliquei muito?) :shock:
Lá, onde essa mangueira liga-se ao motor, no meu caso estava intupido, só retirar a mangueira e com um limpador de fogão (aquela agulha q limpa tb bico de panela de pressão) dê uma cutucadas pra sair toda foligem que estiver obstrindo o buraco. :roll:
No meu caso era isso, e foi tiro e queda,,, espero q no seu tb seja, pq sem dúvida é um concerto bem barato.. hehehe :lol:
(com minha santa ignorância)
Valeu Igor!
Já contatei meu mecânico e pedí para ele dar uma atenção especial pra essa tal mangueira do acelerador.
Vou ficar na torcida de que seja isso mesmo.
Obrigado,
Paulo
Rafael_Reis
22/12/2004, 14:40
Pode ser o famoso TPS...
Tem uma explicação de como regular no meu site.
Abracao,
Rafael,
Por acaso esse TPS não é o "thottle opener"?
Periquitooffroad
22/12/2004, 22:13
Pode ser o famoso TPS...
Tem uma explicação de como regular no meu site.
Abracao,
Poderia ser o TPS mas acredito na primeira hipótese acima. Obstrução do Vácuo do THROTTLER OPENER válvula de abertura da borboleta. Tem um diafragma que empurra a alavanca de aceleração quando o motor está desligado, quando o motor liga este diafragma se contrai por vácuo. Se não está expandindo quando acelera e contraindo quando não acelera o problema está no entupimento do tubo no coletor de admissão. Basta seguir o caminho que a mangueira VACUUM HOSE faz, passando por uma solenóide e da solenóide o duto no coletor de admissão. Se o coletor de admissão estiver desobstruído e ainda assim o diafragma não funciona, o problema está na solenóide com sujeira ou a mangueira ou o diafragma furado.
Rafael_Reis
22/12/2004, 23:12
Verdade... so adicionei mais uma opção...
Tambem acho q deve-se checar primeiro a mangueira de vácuao.
Abração,
Fala Pessoal!
Após quase 3 dias na oficina, os mecânicos tanto fuçaram que não acharam o problema. Ainda alertei eles sobre a tal mangueira, e eles falaram que trocaram tudo quanto é mangueira do sistema que aparentasse estar ressecada. E o problema continua.
O interessante é que quando estou andando normalmente (por exempo à 2000 rpm) e piso na embreagem para mudança, o giro chega a subir para 2500 rpm, até eu soltar a embreagem (aplicar torque) e o motor voltar à rotação relativa à aquela velocidade. Além de que quando coloco em ponto morto e vou freando (parando num semáforo por exemplo) ele mantém a rotação alta até que o veículo pare totalmente e a mesma retorne aos 800 rpm de repouso.
O mecânico me falou que esse "probleminha" não afeta em nada a segurança e muito menos a parte mecânica, mas eu suspeito que essa rotação elevada possa estar forçando o conjunto de sincronizados do câmbio ou até mesmo o sistema cardâ-diferencial, pois muitas vezes escuto um solavanco seco (backlash) em função do alto torque que essa aceleração está dando às trocas de marcha.
Até o ano que vem ele vai tentar achar um coletor novo de vitara para substituir pelo original para verificar se o problema está na peça.
Valeu!
Paulo
Walter L. L. Casitta
23/12/2004, 08:53
O seu mecânico já achou o que ta causando problema não é? Ele só não conseguiu uma solução uma ainda. Não é isso?
Se o mecânico ainda não achou o que está causado esse problema, é porque ta na hora de procurar outro.
Oi Walter,
De fato esse foi o mesmo pensamento que me veio no momento, entretanto tenho que analisar outros fatores. Não é em qualquer esquina que se encontra um mecânico que não seja explorador, dê uma atenção especial para seu veículo e, acima de tudo, seja Honesto.
Não que seja o melhor mecânico da região, mas depois de pesquisar muito, ele foi o que ofereceu o melhor serviço (em Sorocaba).
Como todos falam, o Vitara é uma "mosca branca", e não existe mecânico especializado nele (oficial). O jeito é contar com a experiência do pessoal que tem o veículo, para ajudar no diagnóstico.
Obrigado,
Paulo
Walter L. L. Casitta
23/12/2004, 11:04
Vecê tá certo. Sei que não é fácil...
Periquitooffroad
23/12/2004, 14:56
Fala Pessoal!
Após quase 3 dias na oficina, os mecânicos tanto fuçaram que não acharam o problema. Ainda alertei eles sobre a tal mangueira, e eles falaram que trocaram tudo quanto é mangueira do sistema que aparentasse estar ressecada. E o problema continua.
Paulo
O entupimento não é na mangueira, veja bem o que escrevi. O entupimento geralmente é do tubo implantado no coletor, onde a manguiera encaixa. Se o carro é automático a aceleração realmente piora a situação.
Verificou o funcionamento da borboleta como indiquei? se vc não for lá fazer vc tá fodido.
MarcosAguiar
23/12/2004, 19:29
Fala Pessoal!
Paulo
O entupimento não é na mangueira, veja bem o que escrevi. O entupimento geralmente é do tubo implantado no coletor, onde a manguiera encaixa. Se o carro é automático a aceleração realmente piora a situação.
Verificou o funcionamento da borboleta como indiquei? se vc não for lá fazer vc tá fodido.
O periquito está certo...por acaso vi um carro chegando em uma oficina em BH com o mesmo problema...o mecânico resolveu em 5 minutos desentupindo o tubo...
Fala Galera!
Pois é, pode parecer coicidência, mas eu estou desconfiado que esse problema seja ocasionado (ou intensificado) pela péssima qualidade de nossos combustíveis.
Fui nesse fim de ano para a Saudosa Argentina e por incrível que pareça, após algumas centenas de Km rodados com gasolina DE VERDADE, o problema da aceleração simplesmente sumiu!!!! :shock: :shock: :!:
Se não me engano o Vitara (suzuki’s) não foram “tropicalizados” (ou seja, não sofreram adaptações para as características brasileiras) e isso significa que o motor foi projetado para gasolina pura e não os 25% ou mais de álcool diluído que encontramos por aí.
Agora eu pergunto a todos os proprietários de Suzuki’s. Alguém já foi a outro país e sentiu a enorme diferença que dá ao se utilizar gasolina de verdade no motor conhecido como “mais fraco que os nacionais”?
O meu Vitara ficou um foguete :D e parou de variar a potência e a aceleração.
Após adentrar novamente o território brasileiro, logo na primeira enchida, senti que o carro já ficou meio “xoxo” e quando enchi novamente aqui em Sorocaba o motor voltou a ficar acelerado.
A minha teoria está certa ou foi apenas uma mera impressão?
Grato pela atenção pessoal,
()´s contra o álcool (na gasolina).
Periquitooffroad
01/02/2005, 00:22
Fala Galera!
Pois é, pode parecer coicidência, mas eu estou desconfiado que esse problema seja ocasionado (ou intensificado) pela péssima qualidade de nossos combustíveis.
Fui nesse fim de ano para a Saudosa Argentina e por incrível que pareça, após algumas centenas de Km rodados com gasolina DE VERDADE, o problema da aceleração simplesmente sumiu!!!! :shock: :shock: :!:
Se não me engano o Vitara (suzuki’s) não foram “tropicalizados” (ou seja, não sofreram adaptações para as características brasileiras) e isso significa que o motor foi projetado para gasolina pura e não os 25% ou mais de álcool diluído que encontramos por aí.
()´s contra o álcool (na gasolina).
Já ouviu falar em conector de octanagem? será que o do motor da sua viatura está posicionado correto?
Veja o texto abaixo
No desenvolvimento do motor, a octanagem do combustível que será utilizado é um dos principais parâmetros para a determinação de sua taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção. A octanagem da gasolina pode ser classificada pelos métodos RON, MON e AKI.
RON é avaliado o quanto o combustível resiste à detonação quando o motor está em regime de plena carga, em baixas rotações.
MON é avaliado o quanto o combustível resiste à detonação quando o motor está em regime de plena carga, em altas rotações.
AKI ou índice de octanagem é a média entre o RON e o MON (RON MON/2).
Gasolina comum nacional possui octanagem RON mínima de 92 unidades. A similar argentina possui RON de 86 unidades. Isso significa, nesse caso, que a gasolina brasileira resiste mais à detonação,em baixas rotações, que a argentina. Se um motor projetado para as condições nacionais fosse alimentado com a referida gasolina argentina, teríamos um baixo rendimento devido às excessivas detonações "grilagem") que surgiriam.
O conector de octanagem tem a função de adequar as curvas de avanço de ignição à octanagem do combustível utilizado. Esse componente, pode ser encontrado na forma de um conector elétrico (jumper). Numa posição ele abranda a curva de ignição, na outra posição ele adianta. Dessa forma torna-se possível alimentar o motor com um combustível de octanagem menor ou maior. Portanto, a utilização do conector de octanas possibilita a exportação dos veículos sem a necessidade de se efetuar mudanças significativas no motor e no sistema de injeção eletrônica.
O incorreto posicionamento do conector de octanas pode provocar sensíveis perdas de rendimento no motor. Por isso, verifique o seu correto posicionamento.
Fala Periquito,
Interessante essa sua colocação.
Aonde fica o tal conector no vitara?
Na Argentina eu só usava gasolina de baixa octanagem (85) e no posto que eu abasteço eles "dizem" que é 85 também. Partindo do pressuposto que a gasolina nacional tenha realmente 85 octanas não era pra apresentar diferença certo?
O grande problema eu acredito ser a mistura com o Àlcool.
90% dos carros importados não recebem uma regulagem especial para que tenham um rendimento ótimo com a gasolálcool do Brasil.
Mas se realmente há um "switch" para se alterar a configuração do motor quanto ao combustível, isso seria bem interessante.
Valeu!
MarcosAguiar
01/02/2005, 09:43
Agora fiquei curiosos também....
Onde fica esse conector no Vitara 1995?
Abraços
Cara,
Meu Vitara teve um problema identico, identico ...
Levei na Japan Autoparts e o sr. Jaulo identificou na hora. Ele tirou uma mangueirinha ridícula que fica logo abaixo do regulador de pressão, catou um clips aberto e desobstruiu a passagem onde a tal mangueira se conecta. Esta mangueira é conectada à uma peça de alumínio que não sei o nome e que fica abaixo do regulador de pressão.
PROPOSTA:
Seria legal se nós usuários do forum fizessemos algumas fotos dos motores pra indicar as posições dos elementos pra quem não conhece pelo nome.
Vou fazer do meu, se alguém tiver onde hospedar as imagens ...
Legal a idéia Bono,
O Rafael Reis (Cabrito) tem uma página bem interessante que tem bastantes fotos de manutenção diversa, mas infelizmente não fala nada sobre esse assunto.
Mas pode postar a sua nesse fórum mesmo.
Eu dei uma olhada ontem e no meu há várias mangueiras nessa região do "throttle Opener", que por sinal está num lugar de difícil acesso.
Ainda não tomei coragem, mas assim que conseguir conciliar melhor as informações vou eu mesmo tirar essa mangueira e desobstruir a entrada do "cano" que entra no motor (ou na solenóide).
De qualquer forma todos ajudaram muito.
Obrigado,
Paulo
Periquitooffroad
02/02/2005, 04:01
Agora fiquei curiosos também....
Onde fica esse conector no Vitara 1995?
Abraços
O conector de octanas fica no centro do painel cortachamas, ligado a fiação elétrica do motor. É uma peça escura parecido com um relé. Isso para o Samurai é o Vitara.
Lembro que o efeito da gasolina argentina no motor pode ter sido causado por uma questão de ponto do motor atrasado.
Fala Pessoal!
Finalmente tomei coragem e fui fazer o servico no motor. Ficou JÓIA!! Era exatamente esse o problema, além do que a mangueira já estava um pouco frouxa e escapava ar.
Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse tópico. São por esses e outros detalhes que cada vez mais esse site faz tanto sucesso.
Abração,
()’s solucionados!
reativando o tópico ....
Valeu galera suzukeira.... meu vitara tava com esse problema... li no forum ...
desentupi .... e ficou tudo normal, mas a mangueira ainda tá meio frouxa, vou troca-la ....
AlemãoRS
20/05/2008, 22:16
reativando o tópico ....
Valeu galera suzukeira.... meu vitara tava com esse problema... li no forum ...
desentupi .... e ficou tudo normal, mas a mangueira ainda tá meio frouxa, vou troca-la ....
Só corta ela um pouco, tipo 0,5cm que ela já deve ficar firme...
Dadolimas
21/05/2008, 13:57
Amigos,
Deculpe a ignorancia, não acho esta mangueira e também estou enviando esta mensagem para ver se alguem pode ajudar sobreo cabo do velocímetro, são dois cabos um aparentemente o do acelerador e está com um pouco de folga e o outro com bastante folga como vcs podem ver na imagem.
Quando ligo o vitara ele vai para 2000 rpm e fica um tempo, as x fica no normal tá meio louco. Ah ele é automático.
Agradeço a ajuda.
Seu Vitara é automático né??
Esse cabo com "Folga" é assim mesmo, é o cabo do Kick-Down, ele tem essa "Folga" de propósito, é ele que faz o câmbio reduzir uma marcha quando você pisa no fundo do acelerador e sente que tem uma espécie de um "segundo nível" no acelerador...
abs
Dadolimas
25/05/2008, 22:44
Olá Cristian,
Valeu pela informação do cabo do cambio automático, eu estava grilado...
Fui para a Fenajeep com o VItara 11 na descida e 10 na subida, acho que foi bem mas o problema de aceleraão ainda está lá, acho que achei a tal mangueira passei um clips mas nada feito, como deixei ele na casa dos meus pais para pegar o meu carro para trabalhar a semana vou tentar ter um tempinho para refazer o caminho desde aquela borracha sanfonada e até a mangueira, vamos ver... vi no site do Rafael outra forma de regular... o ajuste da marha lenta está no talo não fecha mais... como fico grilado com isso vou tentando!
Abs
Eduardo,
Desentupi o meu tirando o caninho fora.
Com um alicate fui girando ele pru lado e pru outro e forçando pra cima. Dai o caninho saiu e foi mais fácil desentupir.
Mas minha aceleração ainda tá estranha, fica oscilando pra baixo agora, tem vez q o carro estanca e em algumas vez fica ligada a luz o "check engine"
Vou procurar como regular a marcha lenta. Será isso?
Eduardo,
Fui tirar umas fotos ali.
Uma é onde fica a mangueira.
A outra é retirando a mangueira para mostrar o caninho.
Dadolimas
27/05/2008, 10:56
Pois é Fabio,
Confesso que nem mexi nesta mangueira e neste caninho aí na base do motor, pelo site Cabrito na regulagem do Throttle Opener o caminho é daquela borracha sanfonada perto do cabo do acelerador e a mangueira que sai dali e vai até aquela peça/sensor vermelho que podemos ver na sua foto. Tirei a mangueira, limpei os caninhos tanto de um lado qto do outro e dei uma regulada no parafuso do T Opener, ontem ele baixou a rotação mas hj meu pai já me ligou dizendo que está a 1500 rpm, que m!
Vou fazer este procedimento que vc fez pra ver se dá algum resultado.
Será que alguém que já fez isso com sucesso poderia nos auxiliar?
Abs
cacanakagi
26/10/2008, 18:43
Eduardo,
Fui tirar umas fotos ali.
Uma é onde fica a mangueira.
A outra é retirando a mangueira para mostrar o caninho.
É isso ae Fábio... É aí mesmo. Meu Samurai estava com o mesmo problema. Só que o problema não era nas mangueiras e sim neste tubinho de metal do coletor. Resolvi desentupindo ele com uma agulha de costura, daquelas bem finas, mais finas que um alfinete... Agora tá redondinho...
Djalma Ferreira
20/11/2008, 14:59
Oi Paulo
estou com o mesmo problema seu, a diferença é q o meu carro é um suzuki swift GTI 1.3 16v. Gostaría saber se vc conseguiu resolver o problema da demora em reduzir a aceleração do seu Vitara e me ajudar a resolver o meu também. Sou off-road também, tenho um niva e gosto de trilhas e aventuras, só q no dia a dia preciso do suzuquinho. vcs do fórum podem me ajudar????.
Aguardo as dicas
Abraços à todos
Att: Djalma