Ver Versão Completa : Folga na direção
Green-go
21/12/2004, 22:52
Ja era..., o primeiro de muuuitos consertos ... e a primeira de muuuitas perguntas (se nao encontro nos outros topicos) :oops:
A barra que chega ao braço pitman tem muita folga nos dois extremos... Alguem tem um disenho do conjunto?
leopoldo
22/12/2004, 00:07
seção de downloads,
pagina 3
manual de manutenção do jeep
seção: 3.1 - direção
pagina 14
Green-go
22/12/2004, 01:16
OPA !... Leopoldo, muito obrigado pela informação.
Vou perguntar pelos reparos para "barra de ligação" nas lojas, sera que tem?.
Esse Manual e valido em tudo para meu CJ5 1959 ?, pois fala do Pitman com rolamentos , e acredito que isso e para CJs mais novos... :?:
Muito obrigado novamente,
[]s
Sergio
leopoldo
22/12/2004, 09:13
Pelo menos era um item comum.
Ainda deve ter mas, você já desmontou para saber o que (e se) precisa trocar???
No kit vinham as 1/2 castanhas, apoios e molas.
o que gasta é: castanhas e esferas, tanto do pitman quanto do braço angular.
normalmente, se estiverem em bom estado só seria necessário desmontar, limpar, inspecionar, lubrificar , montar, intalar o braço de ligação e ajustar a folga, apertando as porcas (que tem a forma de cruz e depois travar com coupilhas.
Green-go
22/12/2004, 14:23
Vou ir devagar, pois as surpressas vao ser muitas... , esse Jeep tem cada coisa feita de um jeito que nao da para acreditar..., poxa, um mecanico com um pouco de logica nao faz tanta burrice, entao fiquei suspeito que tudo pode estar montado errado... :? e como nao conheço o carro, sempre que poder vou perguntar..., alem de tirar algumas fotos para mostrar algumas das burrices que vou ter que corregir...
Nao desmontei ainda, so analisei a maior folga ate agora..., pode ser que depois vou ter que mexer com os terminais, mais paso a paso..., so para ter uma idea sa folga, ele quasi vira 90 graus sem movimentar as rodas.
Muito boa sua dica, vou desmontar, pode ser que so precise ajuste...
Vou fazer tudo eu nesse Jeep, mais so tenho uma chave de fendas :oops: , a cada coisa para fazer vou ir comprando o que precisar.. ao final vai ser mais barato e vou ter a certeça que foi bem feito... se nao, nao vou ficar tranquilo.
Valeu Leopoldo... vou ver como desmonto isso agora.
[]s.
Sergio
Green-go
23/12/2004, 21:09
Valeu Leopoldo !!!,... muito obrigado...
So precisei limpar, lubricar e ajustar... :D
Fiz os terminais tambem..., tudo muito solto... :shock:
Melhoro muuuuito...
Agora so fica uma folga na caixa; sera que mexendo no parafuso de ajustagem (aquele que tem a contra porca) :?: . No manual nao fala como mexer nele... tem alguma dica?, ou e soltar contra porca, apertar e soltar 1/4, e apertar contra porca ??. Sei que o desgaste fica no centro, e que uma folga ai e ate normal, mais quero tentar disminuir essa folga, pois nos buracos as rodas ainda se movimentan muito, batendo um pouco na direçao.
Ja estou de olho no topico de amortecedor na direçao, acredito que isso e otimo...
[]s,
Sergio
leopoldo
24/12/2004, 00:31
A caixa possui 2 regulagens:
1- Ajuste de folga da coluna. Essa regulagem é feita com a caixa desconectada da direção e do pitman. Pode ser feita presa ao chassis ou na mesa. Consiste em soltar a tampa lateral (setor), soltar os 4 parafusos de cima (tampa da coluna) e remover o(s) calço(s) de ajuste necessário(s) para ajustar a folga. É uma operação simples mas delicada pois você exporá os rolamentos, e o óleo vai sair. Isso só se faz se você sente a coluna com folga pra cima e pra baixo ou se você trocou os rolamentos de dentro da caixa. Não pode esquecer de colocar o óleo 140 de volta.
2- Ajuste de folga do setor/sem-fim. Essa regulagem se faz com a caixa desconectada do pitman, ou pelo menos com a caixa desconectada do braço de ligação, esse que você acabou de ajustar. Esterçe esquerda-direita, ache o meio da caixa.
Bom, eventualmente você pode descobrir que o meio da caixa não corresponde com a direção no meio. Aí tem que tirar a direção e colocar em outra posição que de certinho no meio.
Mas digamos que esteja encaixado na posição certa.
Esterça esquerda-direita até o fim, conta quantas voltas, calcula o MEIO da caixa e então alguém segura a direção na posição MEIO, onde o setor/sem-fim tem a menor folga - você solta a porca de regulagem com uma chave e segura o parafuso com outra chave para êle não virar junto. Com a porca solta, aperta o parafuso começando com meia volta e vira a direção um pouco para esquerda - um pouco para a direita até sentir uma certa resistência, volta 1/4, aperta a porca segurando o parafuso para êle não virar junto. Pode ser que seja mais de meia volta para tirar a folga. Só não aperte sem fazer o vai e volta senão você estoura a caixa.
Entendeu ????
cristiano
24/12/2004, 07:31
Olha o desenho do sistema original do jeep...
cristiano
24/12/2004, 07:36
acrescentando o que o Leopoldo falou, também verifique o estado dos terminais... e um pino central do braço auxiliar que com ajuda do pessoal daqui consegui detectar...
Leopoldo, a bucha do pino eu até consegui aproveitar, mas o pino teve que ser feito no torneiro, o que veio no kit era muito comprido e fino... é porque meu jeep está com a caixa da rural adaptada... :wink:
leopoldo
24/12/2004, 09:15
que pino o torneiro fez????
aquele parafuso comprido que tem a superfície retificada ????
se for esse danou !
cristiano
24/12/2004, 09:28
exatamente o pino de número 20 do desenho... o meu era mais largo, e na base tinha a solda de uma ruela, para a cabeça do parafuso não fica apoiada na bucha... na verdade eu acabei fazendo o mesmo pino que estava lá... só fiz ele um pouco maior porque o antigo era muito curto e o cara fez o favor de ainda soldar a cabeça da porca... tive de estragar o antigo para sair...
o meu braço auxiliar é preso mais ou menos onde o pessoal prende as caixas de direção do maverick...
leopoldo
24/12/2004, 10:50
Esse pino é feito de material e processo de fabricação especial.
não é um pino qualquer pois há uma exigência muito grande em cima dele.
Mande fotos do seu sistema para eu entender a diferença entre o do jeep original e essa adaptação tabajara que fizeram.
Corre-se o risco dele partir com o jeep fazendo uma curva, por exemplo.
DougBRSP
24/12/2004, 12:21
Realmente na Josewall quando foi montado este pino o mecânico lá me contou que uma vez estava dirigindo uma rural na raposo tavares (uma estrada aqui) e no meio de uma curva este pino caiu ou quebrou, naum lembro e lá se foi a Rural pra dentro da vala, sorte que ele não estava em alta velocidade e nem acertou ninguém, ficou só o susto.
Green-go
24/12/2004, 16:52
Cristiano.... tem que usinar a peça num aço para tratamento, fazer o tratamento (cementado), e logo levar numa retifica... Se nao fez isso, só Deus mesmo para te proteger. Olha que nem se falou do analises de resistencia da peça modificada... :roll:
Obrigado pelo desenho , mais meu Jeep e bem diferente... esse desenho e de qual ano do Jeep?
Leopoldo,
Virar a direçao de extremo ao extremo sem movimento, nao da para testar se fica menos macio..., so se levanto o Jeep da frente... Sera que sim levo a direçao ao um extremo, e faço aí a regulagem, vai dar certo ?, já que a menor folga está no extremo mesmo (assim nao teria risgo para a caixa).. que voce acha... :?:
Aquela outra folga nao tem... entao nao preciso mexer na caixa :D
Muito Feliz Natal para tudos....
[]s,
Sergio
Fabiano-SL
25/12/2004, 09:05
Green-go:
Este setor do desenho é exatamente igual ao do meu jeep cj-3b 1954..acho que o cj2 e cj3a também é assim...
Pessoal:
No meu jeep, foi dada uma geral em todo sistema de direçao com a troca de todas as peças passíveis de compra novas... Mandei o torneiro fazer a bucha de bronze na caixa setor e ficou muito bom!! completei com SAE 140 e fiz os testes... o shimming acabou (por enquanto...) mas ainda tem um pouco de folga ali do braço de direçao da caixa (6 na figura). Eu acho que tem uma peça faltando (veja na figura que peça é esta? é um rolamento?) pois eu tenho um vão nessa área...e acho que é por isso que eu tenho folga ali :roll:
Iei colocar umas fotos em breve...
[]'s
Rogério Barthy
25/12/2004, 12:52
Retifiquei a caixa de direção de minha viatura, que já não tinha mais folga, e sim férias, e então... foi trocado todo o interior da caixa, sendo substituido inclusive a barra de direção até o volante. Ficou 100% e o preço $ 160 lts. (garantida de 1 ano) Têm que entregar a caixa no balcão.
A loja fica na Vila da Penha, Rio de Janeiro.
Green-go
30/12/2004, 00:10
Opa !!..., 5 voltas no parafuso ate sentir resistência :shock: (com a direçao virada totalmente na esquerda). Logo voltei 1/4 e apertei a porca (parafuso fixo)..., a folga nao mudou na direção.. :( ; entao dei uma volta nele, e olha minha surpressa..., melhorou muito para dirigir :D ... e nao estou sonhando... melhorou mesmo; so nao sei por que, pois antes nao achei folga nehuma depois da caixa.
Por enquanto, a pequenha folga na direção nao mudo, nem antes de voltar 1/4 no parafuso.
Pode ser que a folga fique antes da caixa..., mais, quantos pontos podem ter folga antes da caixa?
Leopoldo, nao levantei o Jeep da frente, so virei a direção ao extremo e regulei, o que voce acha?... quando tenha como levantar vou fazer melhor. :oops:
Ja estou com algumas ferramentas... :D . Nunca fiz mecanica num carro, mais esse vou fazer tudo ate ficar 100%.... Devagar, usando a logica e perguntando vou chegar la... :wink: :lol:
Outra nada a ver... como sei se o nivel de oleo da caixa de cambios e dos diferenciais estao bem?... (vao me criticar, mais uma resposta curta vai me ajudar muito) :roll: 8)
Muito obrigado,
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
30/12/2004, 11:00
Fala Sergio
Pra saber se o nivel dos diferenciais está bom, basta soltar o Bujão que fica mais ou menos no meio da bolota do dif.Se o oleo estiver ali , tá bom.
Na caixa e na transferencia tem tb cada uma o seu bujão( na lateral em cima).Do mesmo modo que o Dif. se o oleo estiver ali tá no nivel.
Foi curta o suficiente ?
[]'
Fabiano-SL
30/12/2004, 11:49
Olá pessoal!
alguém tem idéia de qual peça é aquela que eu grifei na figura aí de cima com uma interrogação???
[]'s
Green-go
30/12/2004, 13:33
Valeu Sergio... curta e precisa... :D
So dois perguntas mais...
1) Diferencial traseiro nao tem respiradeiro?, so achei no diferencial da dianteira.
2) Buão dos diferenciais achei,... bujão da reduzida achei no lado dereito,... mais nao achei o bujão da caixa de marchas. :oops:
:arrow: Para manter o topico, lembro que ainda aguardo alguma resposta das folgas antes da caixa de direção, e se meu jeitinho para mexer no parafuso e ajustar a direção tem logica boa... :roll:
Obrigado,
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
30/12/2004, 15:26
Valeu Sergio... curta e precisa... :D
So dois perguntas mais...
1) Diferencial traseiro nao tem respiradeiro?, so achei no diferencial da dianteira.
2) Buão dos diferenciais achei,... bujão da reduzida achei no lado dereito,... mais nao achei o bujão da caixa de marchas. :oops:
:arrow: Para manter o topico, lembro que ainda aguardo alguma resposta das folgas antes da caixa de direção, e se meu jeitinho para mexer no parafuso e ajustar a direção tem logica boa... :roll:
Obrigado,
[]s,
Sergio
O dif.Traseiro tem respiro.Se por acaso algum esperto tirou, como fizeram no meu Jeep, faça outro na bolota do dif.Eu resolvi assim.
Sua caixa é de 4m ?
Green-go
30/12/2004, 16:13
Sergio,
1) 3 Marchas , motor 6cc original , CJ5 1959.
2) Olha, a tampa tem aquele bujão como o seu, mais nao tem respiradeiro ali, e acredito que ninguem fez nada na tampa... O respiradeiro vai sempre ali?, sera que tem respiro no outro lugar?
[]s,
Sergio
Alexandre Vaz Ferreira
30/12/2004, 16:53
Sergio,
1) 3 Marchas , motor 6cc original , CJ5 1959.
2) Olha, a tampa tem aquele bujão como o seu, mais nao tem respiradeiro ali, e acredito que ninguem fez nada na tampa... O respiradeiro vai sempre ali?, sera que tem respiro no outro lugar?
[]s,
Sergio
No meu o respiro original é encima do eixo, no lado do motorista :wink:
Um abraço
Alexandre Vaz Ferreira
30/12/2004, 16:56
Green-go,
Dá uma lida nesse tópico :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=756&highlight=respiro
um abraço
Green-go
30/12/2004, 17:35
Opa!! Alexandre, :oops:
Tambem nao achei o respiro... e meu Jeep e mesmo 1959. Voce tem fotos ?. Sera que assunto tem que ir la no outro topico?
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
30/12/2004, 19:02
Sergio,
1) 3 Marchas , motor 6cc original , CJ5 1959.
2) Olha, a tampa tem aquele bujão como o seu, mais nao tem respiradeiro ali, e acredito que ninguem fez nada na tampa... O respiradeiro vai sempre ali?, sera que tem respiro no outro lugar?
[]s,
Sergio
O respiro original é no diferencial, no mesmo lugar do dif dianteiro.Aquele na tampa fui eu q fiz.Como eu disse anteriormente, o meu Jeep estava sem respiro no Dif. traseiro.Então para solucionar o problema eu fiz esse respiro na tampa. :wink: É muito mais fácil fazer na tampa do q no diferncial.
Na caixa de 3m eu não sei aonde fica o bujão.Com certeza alguem por aki pode te responder.
[]'
Green-go
31/12/2004, 11:26
Achei o bujão da caixa de 3 marchas, esta no lado esquerdo asima.
Do respiro no eixo traseiro... nada..., mais ese papo ja tirei no topico certo.
Entao voltamos as folgas antes da caixa.... :roll:
[]s,
Sergio
Green-go
07/01/2005, 14:48
:D :D :D :D
Finalmente ficou otimo...., fiz tudo novamente e achei que a folga pequenha fico por falta de maior ajuste na barra de ligação. fiz novamente o serviço e a direçao ficou perfeita... :lol:
Leopoldo, Cristiano, DougBRSP, Fabiano-SL, Rogério Barthy, Sergio Rocha e Alexandre Vaz Ferreira, muito obrigado pela ajuda e comentarios. Objetivo cumplido. 8) .
[]s,
Sergio
E quando já não há ajuste de folga? :mrgreen:
Se bem que hoje vou tentar de novo... dessa vez do jeito certo, pois ontem não desliguei a barra de ligação. :oops:
Agora foi! :concordo: Tirei a barra de ligação e calculei o meio.
Apertei até o fim, voltei um quarto, travei... engraxei os pinos na barra e montei tudo.
Melhorou a folga, mas... essa caixa deve estar nas finais. :mrgreen:
Agora... ou estava fora do meio ou eu dei uma de orelha-seca, pois no "meio" que achei, tive que movimentar o pneu um pouco para poder encaixar a barra de ligação novamente...
Comentários?
Acabo de adquirir um linda CJ-5 75 militarizado. Está em muito bom estado e com a mecânica toda original. Entretanto girando-se o volante nota-se uma folga de aproximadamente 30 graus. Minhas dúvidas são:
- É esperado folga "normal" no volante do Jeep? Meu pai tinha uma rural 58 à 40 e tantos anos atrás, e eu me lembro da folga na direção, pois ele movia o volante sempre para um lado e para outro mesmo na reta. Ele também andava num jeep 62 das forças armadas que embora mais novo tinha a mesma característica.
- Se alguma folga é esperada, em que amplitude ela se torna um problema?
- Sendo um problema, existe alguma regulagem possível?
Obrigado a todos.
cmte_carvalho
28/06/2008, 21:11
Olá Durval!
Logo quando comprei o Thunderbolt, em Abril de 2006, ele apresentava uma folga (ou "férias" se preferir) horrível. Algum tempo depois levei-o ao mecânico especialista em carros antigos da cidade e, após as trocas do pino central e do terminal com rosca à direita, o problema sumiu por completo e a direção não mais apresentou folga!
Importante: a caixa de direção do meu Jeep é modelo original e mecânica.
Não sei se o problema do seu Jeep é o mesmo do meu, mas acredito que toda folga tenha uma solução.
Grande abraço e boa sorte! Até!
ricleite
28/06/2008, 21:21
Parabéns pela aquisição!
Verifique se a folga vem da caixa ou do terminal central.
No meu a caixa estava boa, assim eu troquei o embuchamento do pino central por um sistema com rolamento e ficou com folga zero...:dance:
Boa sorte.
Durval... lembro-me de ter lido algo sobre a folga máxima admissível na direção do Jeep: Até 1/16 de uma volta completa, o que equivale a menos do que 6 graus. Faça uma revisão com um mecãnico competente pois... 30 graus é muito. O meu CJ-5 tinha exatamente essa folga de 1/16 e isso não me causava nenhum incômodo. Troquei por uma hidráulica porque a direção ficou um pouquinho pesada com pneus Mudzilz 31".
Abraços a todos...
Acabo de adquirir um linda CJ-5 75 militarizado. Está em muito bom estado e com a mecânica toda original. Entretanto girando-se o volante nota-se uma folga de aproximadamente 30 graus. Minhas dúvidas são:
- É esperado folga "normal" no volante do Jeep? Meu pai tinha uma rural 58 à 40 e tantos anos atrás, e eu me lembro da folga na direção, pois ele movia o volante sempre para um lado e para outro mesmo na reta. Ele também andava num jeep 62 das forças armadas que embora mais novo tinha a mesma característica.
- Se alguma folga é esperada, em que amplitude ela se torna um problema?
- Sendo um problema, existe alguma regulagem possível?
Obrigado a todos.
Pois é ricleite, ele já está com rolamentos no lugar de buchas, mesmo assim há esta folga.
ricleite
28/06/2008, 21:39
Na verdade o sisyema original é muito sujeito às folgas devido a enormidade de conecçãoes até chegar o munhão. Se vc realmente se encomoda com elas pode adaptar um outro sistema, como do santana por exemplo que fica mais leve e justo, porém vc perde em originalidade. Prós e contras...
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