Conectar

Ver Versão Completa : Como resolver água do radiador suja

tulliomf
13/09/2009, 12:36
Ola caros amigos
Tenho um Jeep 1973 e vejo que a água do radiador tem ficado muito suja, com uma cor de ferrugem, meio avermelhado e não sei por que isso esta ocorrendo e nem como fazer pra isso melhorar. Estou muito preocupado. Alguém sabe como resolve r este problema?????
Por favor me ajudem!!!

folgado
13/09/2009, 12:48
http://www.lojabardahl.com.br/upload/produtos/21712_imagem1.jpg
http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21712 (http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21712)

tulliomf
13/09/2009, 13:39
OK, obrigado pela ajuda!!!Vlw

ceveiga
13/09/2009, 14:00
tuliomf, eu limparia o radiador deixando circular água e depois aplicaria um aditivo na água para evitar a formação de ferrugem novamente, porém vc precisa saber se seu radiador é de alumínio ou cobre, pois os aditivos vendidos hoje são para alumínio, no caso de radiador de cobre vc deve usar óleo mineral fluido.

tulliomf
13/09/2009, 14:07
ok
vou procurar saber de que é feito o meu radiador. E obrigado pela informação

Flaibam
13/09/2009, 14:09
Ola caros amigos
.......Alguém sabe como resolve r este problema?????[/SIZE][/FONT]
Por favor me ajudem!!!
Tulio, é importante você saber que isso não tem solução. O bloco do motor é de ferro, por isso a oxidação. Os motores modernos usam outro material, como o alumínio em sua composição, por isso a água não fica vermelha.
Eu troquei o radiador há uma semana e o mecânico aconselhou a trocar toda a água a cada dois meses. Isso evitaria entupimentos, pois a água vai ficando grossa.

SHERE KHAN
13/09/2009, 20:25
Esgota a água, deixa passar água corrente por um tempo para limpar um pouco, sair a ferrugem do radiador. Esgota a água do motor e faz o mesmo.

diego4x4
17/09/2009, 22:00
cara meu pai lida com radiadores a 20 anos tem a maior oficina de radiadores daqui da cidade e eu te digo o melhor q vc tem a fase seria levar em alguma mecanica q lida com radiador e mandar fase uma limpesa no radiador eles lavam passan metacil e depois passan uma vareta em todos os canos da colmeia.
agora uma coisa q eu te digo apenas coloque aditivo se vc já usava antes agora se vc nunca coloco não coloque pois esses produtos são muito fortes e dependendo do radiador pode corroe os canos e ai teu radiador vai parece uma penera.

Julinot
18/09/2009, 08:08
essa aguinha vermelha é rica em ferro, sais minerais, etc.
mas beba isso, não. eh eh eh

o meu eu limpo de vez em quando deixando circular aágua por um tempo, e aí quando ela está limpinha - ou quase - meto paraflu. tenho um pouco de medo que provoque vazamentos no velho radiador... mas acho que deixa a água cheia de ferrugem deve ser pior.

abraços...

cara meu pai lida com radiadores a 20 anos tem a maior oficina de radiadores daqui da cidade e eu te digo o melhor q vc tem a fase seria levar em alguma mecanica q lida com radiador e mandar fase uma limpesa no radiador eles lavam passan metacil e depois passan uma vareta em todos os canos da colmeia.
agora uma coisa q eu te digo apenas coloque aditivo se vc já usava antes agora se vc nunca coloco não coloque pois esses produtos são muito fortes e dependendo do radiador pode corroe os canos e ai teu radiador vai parece uma penera.

BRUNO Z/N
18/09/2009, 11:38
O meu tambem ocorre o mesmo problema. Mesmo trocando a aua do radiador ele volta a cor vermelha e a agua meio grossa.
Sabe que a sugestão do Metasil pode ser uma boa, mas meio perigoso. Trabalho com este produto na manutenção e conservação de aparelhos de Ar Condicionado e quando aplicado sobre partes enferrujadas, ele enfraquece mais ainda o metal, pois tem um poder corrosivo muito grande. Vou procurar estudar mais sobre este assunto, que tambem é do meu interesse e posteriormente volto ao fórum com alguma dica a mais.

Robertux
18/09/2009, 15:01
Meu jeep ainda esta no estaleiro e não sei como o radiador dele vai se comportar, mas eu tive uma camionete Chevrolet C-14 ano 67 motor GM 261 (4.3 L) do caminhão, que também tinha esse problema. Periodicamente eu abria o dreno em baixo do radiador, tirava a tampa e enfiava uma mangueira com água corrente, ligava o motor e deixava funcionando até sair água limpa. Fechava o dreno e colocava aditivo. A cada 6 meis mais ou menos eu repetia o procedimento. O motor passou de 500.000 Km e só fundiu porque deu defeito na bomba de óleo e parou de lubrificar. Não fosse isso acho que passava de 1.000.000 de km. Troquei o motor, rodamos mais uns 200.000 Km e vendemos (burrada) e o radiador continuava como novo. Até hoje me arrependo de tê-la vendido.

SHERE KHAN
18/09/2009, 16:49
Depende muito do estado do radiador, e com Jeep, 30-40 anos, não dá muito para saber se a parede da chapa está muito fina, pois se estiver, o produto ao retirar a ferrugem, acaba enfraquecendo ainda mais a chapa e começam a aparecer os furos no radiador. No meu caso, como já ia reformar o radiador mesmo, resolvi fazer a experiência com o produto, e 1 mês depois, começaram a aparecer os furos.

tulliomf
18/09/2009, 22:52
Ok, muito obrigado pelas informações
Mas se alguém tiver outras idéias ou sugestôes estarei aguardando!!

tulliomf
18/09/2009, 22:57
Mas alguém aqui conhece algum produto ou aditivo para limpar motor que não seja muito forte para que eu poça usar no meu Jeep de 1973.

Elmer_Jeep
19/09/2009, 00:12
Tem várias dicas pelo fórum, basta usar a PESQUISA antes de sair abrindo tópicos...

Exemplos:
Limpeza do radiador (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25030)

e

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40848

Flaibam
19/09/2009, 12:49
Mas alguém aqui conhece algum produto ou aditivo para limpar motor que não seja muito forte para que eu poça usar no meu Jeep de 1973.
Tulio, há real necessidade de produtos para limpar o radiador? Tente apenas trocar a água, esgotando todo o radiador e o motor. Depois coloque aditivo pra ajudar na refrigeração.
Fazer a limpeza com produto químico pesado é perigoso e deve ser tentado na última chance de salvar o equipamento.
Se está tudo bem e apenas a água é que está escura, tente apenas trocar. Não corra risco desnecessário. E tem mais: em menos de um mês a água voltará a ficar escura (vermelha) porque o motor vai oxidar novamente. Não tem como evitar.

Rafaminc
19/09/2009, 22:22
Se quiser colocar aditivo no radiador, passa numa auto peças de confiaça e compra um aditivo de marca boa. É só pedir p/ o vendedor as características ou ler o rótulo.
Deve ter dezenas de marcas no mercado, é como perfumaria, vai, escolhe, compra, testa e espera o jeep jogar tudo fora nos vazamentos...
Se não quer que a água fique marrom, procura algum aditivo que tenha também algum tipo de lubrificante na sua formulação.

tulliomf
20/09/2009, 00:03
Tulio, há real necessidade de produtos para limpar o radiador? Tente apenas trocar a água, esgotando todo o radiador e o motor. Depois coloque aditivo pra ajudar na refrigeração.
Fazer a limpeza com produto químico pesado é perigoso e deve ser tentado na última chance de salvar o equipamento.
Se está tudo bem e apenas a água é que está escura, tente apenas trocar. Não corra risco desnecessário. E tem mais: em menos de um mês a água voltará a ficar escura (vermelha) porque o motor vai oxidar novamente. Não tem como evitar.
Ok,
Amanhã mesmo vou desconectar o meu radiador e vou ligar a mangueira para fazer uma boa limpeza e vou ver por quanto tempo a água vai ficar limpa. Depois dos testes responderei mostrando os resultados.
Novamente agradeço pela ajuda e todo o apoio.

tulliomf
26/09/2009, 18:30
Nesse final de semana segui o conselho dos amigos e retirei toda a água do radiador e repeti o processo mais duas vezes e o resultado foi muito bom, depois vou limpa-lo novamente para garantir a conservação. Só vim aqui mesmo para agradecer a ajuda de todos!
Um abraço

Túllio M. Franca

SHERE KHAN
26/09/2009, 19:29
Valeu tullio, vai observando, conforme for, vai repetindo, só não coloque produto para limpar nem aditivo.

Flaibam
26/09/2009, 20:14
Nesse final de semana segui o conselho dos amigos e retirei toda a água do radiador e repeti o processo mais duas vezes e o resultado foi muito bom, depois vou limpa-lo novamente para garantir a conservação. Só vim aqui mesmo para agradecer a ajuda de todos!
Túllio M. Franca
E repita o processo em dois ou três meses. Se você usa a viatura todos os dias, esse prazo pode ser maior, uns seis meses. Mas se é só pra ralar no fim de semana, três meses é o limite. Abs!

Zé Renato
27/09/2009, 20:23
Motores velhos,não tem jeito de evitar a ferrugem,o melhor é isso mesmo,substitua a àgua toda vez que ela estiver suja.Usar produtos de limpeza,só vai encher seu radiador de furos.E se usar aditivos tipo etileno glicol,vai elevar a temperatura do seu motor,pois esses motores não foram projetados para usar esse produto.:pipoca:

bajeiro do sul
28/09/2009, 09:50
Ola caros amigos
Tenho um Jeep 1973 e vejo que a água do radiador tem ficado muito suja, com uma cor de ferrugem, meio avermelhado e não sei por que isso esta ocorrendo e nem como fazer pra isso melhorar. Estou muito preocupado. Alguém sabe como resolve r este problema?????
Por favor me ajudem!!!
Amigo
Não coloque aditivos tipo paraflu ou qualquer outro assim, vai destruir seu radiador que nao foi feito para este tipo de produto. Coloque apenas oleo soluvel semi sintetico, destes usados em tornearias. a agua vai ficar sempre branca
eduardo