Conectar

Ver Versão Completa : Comparação de fibra versus materiais metálicos



Msrezende
21/12/2004, 21:34
Ola pessoal,

Cheguei por aqui faz uma semana e usei esse tempo para conhecer o forum sem enviar msgs. Fiz umas pesquisas, vi o super carro do Admin.
Estou pretendendo comprar (nao agora por falat de dinheiro) um CJ que pode ser o 5 mas queria algoa maior tipoi o CJ6 ou fazer uma adaptacao em um CJ5 pra aumentar ele e deixar como quero.
Bem mas a pergunta nao é sobre isso.
Eu fiz uma busca e nao achei um topico que falasse diretamente dessa comparacao, se houver por favor passem o link.

A Fibra de vidro substitui com as mesmas caracteristica o metal na carroceria de carros?? A Resistencia e´mesmo parecida?? Sempre tive essa duvida e preconceito com carros de fibra.
Eu tb to perguntando isso pq no Brasil é muito mais facil vc fazer qq coisa de fibra do que com aco. Tem uam empresa no cera que faz um CJ5 inteiro de fibra. É so vc ter o chassis que ta com o problema resolvido..
E ai? QUe me dizem?

Valeu...

guilhermekrug
21/12/2004, 22:48
O pessoal que uso Troller não reclama :D

As vezes ela flexiona e, por isto não quebra. As vezes ela rasgua onde o outro amassa. Alguns alegam que o Conserto é mais barato, difícil dizer.

Existe o mito que ela ´pe mais leve, mas dependendo da qualidade é até mais pesada...

Sukys
22/12/2004, 01:21
Existe o mito que ela ´pe mais leve, mas dependendo da qualidade é até mais pesada...

Fibra de vidro é a mistura de resina com algum tipo de fibra, só que existem vários tipos de fibra, vários tipos de resina e até vários processos de laminação que influenciam no processo final, consequentemente não dá para se fazer uma comparação assim tão simplória.

Uma laminação "convencional" bem feita, com fibra em roover (menor custo e menor resistência à tração que outras fibras) e com resina ortoftálica (de uso mais comum), apresentará diversas vantagens quando comparada a outra peça idêntica em aço carbono, inclusive no peso, e a simples substituição do roover por tecido pode gerar uma carroceria mais leve ainda, sem prejuizo às demais características. Só que usando estes mesmos materiais, basta pisar na bola com a quantidade de catalizador ou com o tempo máximo de uso antes que a resina entre em processo de endurecimento que a qualidade vai pro brejo.

Ou seja, quanto à mão de obra não sou tão enfático. Trabalhar com fibra de vidro é muito fácil, dificil é encontrar profissional competente, principalmente para serviços de reparo.

Abraços,

Msrezende
22/12/2004, 13:10
Mas entao considerando-se a fibra boa... que deve ser a do tipo que faz-se um Troller por exemplo, como ficamos??

Sukys
23/12/2004, 01:03
Antes de mais nada, uma complementação: além da fibra e da resina ortoftálica (também conhecida como gel coat, geralmente empregada para acabamento) esqueci de citar a resina estrutural, que normalmente é a base de poliester e que a exemplo dos outros componentes também tem variações de composição.

Considerando um laminação bem feita e com produtos de qualidade a fibra é muito superior ao aço, e se considerarmos o uso em Off Road as vantagens aumentam, uma vez que resiste mais aos arranhões e pequenas batidas. Evidente que em casos extremos a fibra quebra, só que o reparo é simples e se bem feito não altera a resistência do conjunto, o mesmo não ocorrendo com o aço que em batida semelhante pode até virar sucata.

Sou um grande entusiasta da utilização de fibra em carros mas nem por isso deixo de ver problemas, que muitas vezes existem na qualidade dos materiais, na economia e, principalmente, na mão de obra utilizada.
Existem ótimas carrocerias feitas em fibra mas também existe muita coisa de péssima qualidade, o que acaba denegrindo a imagem deste produto, e a única forma de não levar gato por lebre é conhecer um pouco sobre fibra de vidro.

Abraços,

Marcelo A. Marchiodi
23/12/2004, 01:42
Sukys,

A fibra de vidro é realmente um material impressionante, concordo! Fácil de mexer e relativamente barato. Pena não ser reciclável...

Você disse que a única forma de não levar gato por lebre é conhecendo melhor a fibra de vidro, portanto o que você recomenda??? Existe alguma boa literatura a respeito em português ou teríamos que encarar literatura gringa ou "colar" em alguém que sabe trabalhar com este material??? :?:

Sukys
23/12/2004, 01:55
Taí uma coisa simples de resolver, Marcelo, já que boa parte das empresas que vendem material para fibra não só oferecem muita informação "de balcão" como até disponibilizam apostilas e cursos grátis.
São apostilas simples (cursos idem) mas o suficiente para arriscar a confecção de peças sem grandes complicações ou até não ser enganado por algum profissional mal intencionado.
Se você procurar pela internet com certeza encontrará informação adequada, inclusive em português.

Quanto à reciclagem, não é bem assim. Um Gurgel de ponta cabeça e com os vidros fechados pode se transformar em banheira ou aquário! :lol:

Abraços,

Msrezende
23/12/2004, 09:03
Um Gurgel de ponta cabeça e com os vidros fechados pode se transformar em banheira ou aquário! :lol:

:mrgreen: Maldade.....


Mas entao, acho que posso reduzir minha taxa de preconceito com a fibra por conta dessa sua explicacao....

Eu to atras disso pro caso de pegar um Willys cacareco e precisando de lataria e eu puder usar fibra que é mais barato... Ja que é bom vou pensar seriamente eu usar. Restara so encontrar a boa pra nao me fazer raiva.

Marcelo A. Marchiodi
23/12/2004, 12:56
Banheira, aquário ou ... um barco!!! :D :)
Ok Sukys, valeu pela resposta, achei um livro no mercado sobre este material:

http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&cd=hnfccZ1~{Xij&cat=mfmdbZ0,CSc&cdgc=mfjbfe79[T&sid=94404b800feb1bdbe660345207e66113

O que você acha??? Será que vale a pena? O preço é meio salgado...

Sergio Antunes
23/12/2004, 14:37
Considerando um laminação bem feita e com produtos de qualidade a fibra é muito superior ao aço, e se considerarmos o uso em Off Road as vantagens aumentam, uma vez que resiste mais aos arranhões e pequenas batidas. Evidente que em casos extremos a fibra quebra, só que o reparo é simples e se bem feito não altera a resistência do conjunto, o mesmo não ocorrendo com o aço que em batida semelhante pode até virar sucata.

Sou um grande entusiasta da utilização de fibra em carros mas nem por isso deixo de ver problemas, que muitas vezes existem na qualidade dos materiais, na economia e, principalmente, na mão de obra utilizada.
Existem ótimas carrocerias feitas em fibra mas também existe muita coisa de péssima qualidade, o que acaba denegrindo a imagem deste produto, e a única forma de não levar gato por lebre é conhecer um pouco sobre fibra de vidro.

Abraços,

Disse Tudo Sukys.

A fibra é infinitamente melhor e não causa tétano.
Tenho um Miura a mais de 10 anos, (antes desse tive um outro Miura) e um Bianco a mais de 17 anos e não tenho o que reclamar.
Infelizmente não posso dizer o mesmo do Cj que é de lata. Mas ainda vou mudar isso.
Somente quem não conhece tem preconceito contra a fibra.
Alem de barcos, piscinas, banheiras etc. Alguns Caminhões também teme a cabina feita de fibra e se não me engano, hoje até devem ter substituindo por fibra de carbono, mas antes até algumas hélices de helicóptero eram feitas de fibra.

Abraços.

Sergio Antunes

Sukys
24/12/2004, 01:35
precisando de lataria e eu puder usar fibra que é mais barato...

A coisa não é por aí, Marcelo, material para fibra é relativamente barato mas o processo não. O processo requer moldes bem feitos, cuidados na preparação e execução da laminação, tempo entre uma laminação e outra, etc. etc., e tudo isso tem um custo.
Se está interessado mais em preço do que qualidade a fibra pode não ser uma boa opção.


Banheira, aquário ou ... um barco!!!

Marcelo (Marchiodi),

Barco não! Se Gurgel não tem aerodinâmica, quem dirá hidrodinâmica! :lol:


achei um livro no mercado sobre este material

Avaliar livro pelo título ou pela capa fica complicado. Dê uma fuçada pelo Google que com certeza encontrará sites de empresas que comercializam fibra e encontrará um monte de informações. Eu não guardei o endereço do site mas tempos atrás achei um de fanático por fibra que ensinava tudo, detalhe por detalhe. É só ter um pouco de paciência que acha coisa do tipo.


A fibra é infinitamente melhor e não causa tétano.

Não causa tétano, Sérgio, mas quando a fibra entra na mão dói mais do que declaração de imposto de renda! :lol:

Já tive vários carros de chapa e uma coisa que sempre me encheu o saco (que para alguns pode ser a maior besteira) eram aqueles amassadinhos na lateral feitos geralmente por porta de carro estacionado ao lado. Em casa sempre tive garagem mas no trabalho, shopping, mercado, não tem jeito, e lá vem amassadinho prá me deixar injuriado.
Com Gurgel (comprei o 1º em 79) não tenho este problema. Pode bater porta, dar pontapé, porrada em qualquer canto que não estou nem ai. Só não vale tacar fogo! :lol:

Abraços,

Msrezende
24/12/2004, 11:07
Falei de preco mas a qualidade importa sim. Mas no geral nao é maias barato fazer um carro de fibra??
Pq todo carro Nacional sempre se vale de fibra e nao de aco como os carros das multis??

Wallace
24/12/2004, 12:15
Porque os moldes e demais ferramental para estampar em aço é muito mais caro.
Mas com uma grande produção fica mais barato, de produção mais rápida e com menos mão de obra.

Eduardo Chaves
24/12/2004, 14:13
Bem lembrado Wallace,

Pode ser um dos motivos do Troller custar tão caro ?

Sergio Antunes
24/12/2004, 17:02
Olá, Pessoal.

Com certeza o motivo pelo qual as multinacionais usam chapas, é a grande produção. Depois do molde feito sai que nem pipoca.
Mas é bom lembrar que o Corvette é da Chevolet e que sempre foi feito de fibra de vidro (pode ser que agora usem fibra de carbono).
Sukys, não é só aquelas batidinhas de porta com porta.... Pedras que o carro de chapa pega também deixa a lateral e até o capo todo marcado, fora a chuva de granizo
A fibra é muito melhor.

Abraços.

Sergio Antunes.

Msrezende
24/12/2004, 17:56
Galera estas informacoes estao me ajudando muito.
Ja pelo pouco tempo que estou aqui ja deu pra ver que o pessoal daqui é fera.
Muito obrigado mesmo e parabens a todos....

Ainda vou "chatear" voces algumas vezes ate achar meu perfil de carro ideal...
Perguntas fervilham aqui na minha cabeça e preciso faze-las mas aos poucos ... :mrgreen:

Um abraco!

Sukys
25/12/2004, 04:10
Sergio,

Corvette é um caso à parte. Ele era para ser o que hoje chamamos de carro conceito (Concept Car) só que o sucesso foi grande (em parte pela tecnologia utilizada na estrutura, que de certa forma era inovadora) e entrou em linha de produção restrita. O tempo foi passando, a produção (embora pequena para padrões americanos) foi aumentando, houve uma bela briga com o Mustang pela supremacia nesta categoria de carro, e justamente um dos motivos que manteve a utilização da fibra foi esta briga, já que a GM nem ousava mudar um item que já tinha se tornado "tradição" na Vette. Particularmente, prefiro Vette da safra dos anos 70 e por isso não acompanho com grandes interesses as novidades deste modelo, mas acredito que a carroceria não seja em fibra de carbono por causa do custo astronomico dispendido para se fazer coisa do tipo.

Abraços,

Sukys
25/12/2004, 04:34
Pode ser um dos motivos do Troller custar tão caro ?

O Troller não é caro, Eduardo, os outros é que são baratos! :lol:

Mesmo que a carroceria do Troller caisse do céu, prontinha e de graça, o carro continuaria caro por causa da escala e custos de linha de produção, amortização de investimentos e mais outros "pequenos" detalhes.
Imagine o quanto não custaria um Corsa, Ka, Palio, se simplesmente não houvesse automatização na linha de montagem? Para custar o que custa, a produção de qualquer carro tem que ser na base da fabricação de biscoito. Outra coisa é o lucro. Lucro pequeno em milhões dá uma bela grana, lucro grande em centenas nem tanto. Se o dono da Troller pensar em aumentar o lucro deixa de vender, se baixar o lucro pode falir, já que o lucro nem sempre vai para o bolso do dono, geralmente é investido na própria fábrica. A coisa mais dificil neste mundo é encontrar pequeno ou médio industrial com liquidez (grana viva no cofre).
Em termos de fisco, pouco importa se a fábrica é uma multi ou não passa de um barracão, todos ficam no mesmo saco, a não ser na hora de tentar empurrar com a barriga algum tributo ou obter financiamentos, aí leva vantagem que tem mais bala na agulha. O mesmo vale para importações de peças, maquinarios, insumos, etc, a burocracia é tão grande que muita empresa de médio porte não tem estrutura para tal.

Quando a gente deixa um pouco de lado o aspecto "consumidor" descobre que a coisa, principalmente nos dias de hoje, ficou muito complicada para um pequeno produtor de veículos.

Abraços, (sem ganhar comissão da Troller) :lol:

Luis Assis
26/12/2004, 02:18
Banheira, aquário ou ... um barco!!! :D :)
Ok Sukys, valeu pela resposta, achei um livro no mercado sobre este material:

http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&cd=hnfccZ1~{Xij&cat=mfmdbZ0,CSc&cdgc=mfjbfe79[T&sid=94404b800feb1bdbe660345207e66113

O que você acha??? Será que vale a pena? O preço é meio salgado...

Ja foliei esse livro, muito bom diga de sinal heim.... Vale a pena sim...
[]´s
Gustavo

Luis Assis
26/12/2004, 02:21
O Troller não é caro, Eduardo, os outros é que são baratos! :lol:




Por em falar em Troller, e por em falar em fibra, fiquei sabendo que eles adquiriram um sistema, que segundo eles, é o que tem de mais avançado no que diz respeito a cosntrução de carrocerias de Fibra... Tanto em qualidade/resistencia e durabilidade, quanto em quantidade/mes.

Acho que a Troller, esta partindo pra um esquema um pouco menos artesanal, e um pouco mais Linha de montagem... Ainda é pouco? Sim, mas ja estava na hora desse jipe custar um pouco mais barato...

[]´s
Gustavo

palito
26/12/2004, 11:06
Tabela de resistência de fiberglass
Coeficiente Coeficiente Coficiente
de tração de Flexão de Rigidez
Fiberglass 1,0 1,0 1,0
Aço 2,5 1,0 3,3
Esta tabela somente poderá ser aplicada as peças de mesma geometria.
Observando a tabela temos que:
Os laminados em fibra de vidro precisam ter espessura aproximadamente:
2,5 vezes a espessura do aço para mesma resistencia à tração;
3,3 vezes a espessura do aço para mesma deformação lateral;
= espessura para a resistencia a flexão.

Sukys
26/12/2004, 20:36
Em linhas gerais é isso mesmo, e a tabela ficaria melhor se estivesse especificado o tipo de aço e o tipo de fibra.
Só para ficar em um unico exemplo, se na composição da fibra o Roover (fibra "picotada") for substituida por fibra em tecido, a resistência da tração e flexão é outra.

Abraços,

Msrezende
29/12/2004, 23:52
Pq investir tanto na fibra? Tudo bem a fibra é boa.... Mas sera que o carro ainda nao vende bem pra tentarem colocar-lo em chapa de aco?