Ver Versão Completa : Toyota Hilux SW4 95 fraquinha..
Calamari
12/09/2009, 22:21
Olá pessoal,
Tenho uma Hilux SW4 95 4 cc motor 22R-E gasolina e a bichinha tah me dando trabalho pois ela está bebendo pra caramba (4.5 por litro cidade).
Já troquei bomba de combustível, limpei bicos, troquei as borrachinhas dos bicos, verificamos a regulagens das valvulas, tensão da sonda lambda, tensão das velas e cabos, troquei a tampa do distribuidor, Putz...
Tudo leva a acrer que o tal do medidor de fluxo de ar está avariado,
Impossivel comprar um novo.... R$ 3.200,00 :(, alguém tem alguma dica sobre esse comportamento do motor ou onde posso encontrar essa peça recondicionada em São Paulo?
Ah sim... ela fica fraca (não importa a marcha) entre 1500 e 3000 RPM.
Muito Obrigado!!!!
Callistus
13/09/2009, 04:38
Olá pessoal,
Tenho uma Hilux SW4 95 4 cc motor 22R-E gasolina e a bichinha tah me dando trabalho pois ela está bebendo pra caramba (4.5 por litro cidade).
Já troquei bomba de combustível, limpei bicos, troquei as borrachinhas dos bicos, verificamos a regulagens das valvulas, tensão da sonda lambda, tensão das velas e cabos, troquei a tampa do distribuidor, Putz...
Tudo leva a acrer que o tal do medidor de fluxo de ar está avariado,
Impossivel comprar um novo.... R$ 3.200,00 :(, alguém tem alguma dica sobre esse comportamento do motor ou onde posso encontrar essa peça recondicionada em São Paulo?
Ah sim... ela fica fraca (não importa a marcha) entre 1500 e 3000 RPM.
Muito Obrigado!!!!
O último ponto que você tocou é crucial (fraca em giros baixos).
Verifique se não é folga nos pistões. Se usaram nela óleo fora da especificação do fabricante, deve ocorrer. Se for, uma retífica resolve o seu problema.
Calamari
13/09/2009, 18:16
Oi Callisto.
Primeiro obrigado pela resposta, esqueci de colocar que ja verificaram a pressao dos cilindros tambem, e esta dentro dos padroes...
Sera que mesmo assim procede o que vc colocou?
Obrigado mesmo!!!!
Calamari
Callistus
15/09/2009, 11:46
Há quanto tempo você não troca o filtro de ar?
Às vezes é uma besteirinha assim.
Calamari
16/09/2009, 21:55
Há quanto tempo você não troca o filtro de ar?
Às vezes é uma besteirinha assim.
Tambei jah troquei..
A Hilux estah no mecanico desde segunda, to ateh pensando em cobrar aluguel do mecanico, he he he..
Se ele chegar a alguma conlusao eu coloco aqui..
Abraços
Eduardo
Calamari
17/09/2009, 15:56
pois é...
Voltou do mecanico um poco melhor somente..
Ele fez umas medições no medidor de fluxo de ar e chegamos a conclusão que está com defeito...
Portanto...
Se alguem souber onde encontrar o medidor de fluxo de ar recondicionado...
Obrigado!!!
elmestizo
17/09/2009, 17:27
Calamari,
me passe o partnumber
Callistus
17/09/2009, 18:28
Eduardo,
Riscados do mapa todas as questões entre a alimentação e o motor (inclusive), CONTANTO que o diagnóstico da sua mecânica esteja correto, resta o que está entre o motor e as rodas, mais a perda de energia nas mesmas.
Vamos lá o que pode ser:
- Embreagem patinando
- Óleo da transmissão velho
- Atuador de freio de uma ou mais rodas desregulado (freiando sem pisar no pedal)
- Rolamentos desgastados e causando arrasto no girar das rodas
- Pressão dos pneus muito abaixo do recomendado pelo fabricante.
Se não for nenhuma destas quatro, cara, o carro tá "rezado", botaram urucubaca, olho-grande! :-)
RicardoSW
19/09/2009, 22:37
Nossa!....hhehehhhe
Abs
Calamari
23/09/2009, 23:26
Segue:
22250-35050
PS desculpa a demora..
Obrigado e abraços...
Calamari
23/09/2009, 23:30
Callistus...
O que me incomoda é o fato dela ser fraca só e uma determinada faixa de RPM, entre 1500 e 3000 RPM.
Quando estou nesta faixa o carro perde a força e depois dos 3000 RPMs parece mágica ela fica super agil...
Mas.. Eu verifiquei rodas, freios e etc... t´s tudo belesa...
Só não passei uma galinha morta por cima dela ainda.. ha ha ha
Callistus...
O que me incomoda é o fato dela ser fraca só e uma determinada faixa de RPM, entre 1500 e 3000 RPM.
Quando estou nesta faixa o carro perde a força e depois dos 3000 RPMs parece mágica ela fica super agil...
Mas.. Eu verifiquei rodas, freios e etc... t´s tudo belesa...
Só não passei uma galinha morta por cima dela ainda.. ha ha ha
Verifique a bomba injetora, pois o problema está na rotação.
RicardoSW
25/09/2009, 20:23
Fala Calamari!É o Ricardo(Sw branca de lona)!Resolveu seu carro?
Abs
Santa Bárbara
27/09/2009, 00:52
Ele disse que trocou a bomba de combustível...
Fiquei imaginando se não poderiam ser os bicos (ele diz ter "limpado" e trocado as borrachinhas)...mas aí tem a questão dela recuperar a potência após 3.000 rpm :pensativo:...
para mim parece entrada de ar falso , as veces um caninho de vacuo o alguma mangueira com um furo pequeno da umma dor de cabeca danada,,,,, sensor de aceleracão e outra que da falha em determinados giros,,, bicos pode descartar não da essa falha,, boa sorte
Obs...limpeza do corpo da borboleta e importante tambem!!!!!
Calamari
28/09/2009, 13:05
Ainda com problemas... O carro é muito bom, mas a consumo está matando....
Calamari
28/09/2009, 13:13
Diego...
Isso eu não fiz ainda.... vou tentar....
Uma coisa que eu fiz que melhorou mais um pouquinho, foi uma limpeza superficial do sensor de avanço do distribuidor....
Dentro do Distribuidor tem 2 sensores que segundo um manual de manutençao que achei na web, monitora a rotaçao do rotor e indica o quanto tem que avançar o ponto para aquele determinado RPM.
Talvez a encrenca esteja possa estar com este sensores...
Eu vou rever este manual e desmontar o bicho para uma limpeza mais adequada...
A propósito.. este é o link http://thepiratebay.org/torrent/3536729/1990_to_1995_OEM_Toyota_4Runner_Service_and_Wiring _Manuals
Boa sorte pra mim!!!!!
:)
Callistus
29/09/2009, 13:06
Já verificou se o coletor de admissão não está obstruído com qualquer coisa?
Já experimentou pedir pra zerarem a central eletrônica?
Cara, isso tá coisa de detetive mesmo!
Santa Bárbara
15/10/2009, 19:44
Calamari, conseguiu resolver ?
Pelo que andei pesquisando as duas possibilidades são:
1) sensor do fluxo de ar (MAF)
2) sonda lambda
Estamos aguardando...:pipoca:
Calamari
16/10/2009, 14:31
Oi Marcelo...
Parece até brincadeira, mas na tentativa de sanar o problema eu retirei o sensor de rotaçao do rotor do distribuidor para limpeza, ao recolocá-lo eu não apertei direito os parafusos, o negócio soltou e quebrou o cachimbo (rotor) que pra minha sorte a Toyota não tem no Brasil :(
Estou andando com o rotor "reformado" com durepoxi... inacreditável que esteja funcionando, vou até colocar a foto dele quando trocar por um novo..
De qualquer forma, sonda lambda não é pois já foi verificada por 3 mecânicos.
Só me resta o MAF mesmo..
Através do Mercado Livre eu achei uma pessoa no Rio que recupera essas peças, você ou alguém sabe se tem alguém em São Paulo que faça isso?
PS. Se alguém tiver este rotor... (Motor 2.4 22-RE)
Muito obrigado pela atenção....
Calamari
Drauzio.Macedo
16/10/2009, 16:57
Oi Marcelo...
Parece até brincadeira, mas na tentativa de sanar o problema eu retirei o sensor de rotaçao do rotor do distribuidor para limpeza, ao recolocá-lo eu não apertei direito os parafusos, o negócio soltou e quebrou o cachimbo (rotor) que pra minha sorte a Toyota não tem no Brasil :(
Estou andando com o rotor "reformado" com durepoxi... inacreditável que esteja funcionando, vou até colocar a foto dele quando trocar por um novo..
De qualquer forma, sonda lambda não é pois já foi verificada por 3 mecânicos.
Só me resta o MAF mesmo..
Através do Mercado Livre eu achei uma pessoa no Rio que recupera essas peças, você ou alguém sabe se tem alguém em São Paulo que faça isso?
PS. Se alguém tiver este rotor... (Motor 2.4 22-RE)
Muito obrigado pela atenção....
Calamari
Olá Calamari
Tenta esse link abaixo, tem muita peças para hilux....
http://www.rockauto.com/ (http://www.rockauto.com/)
Calamari
18/10/2009, 20:32
Macedo
Entrei no Rockauto e comprei...
Espero que o Durepoxi aguente até lá..
Obrigado!!!!
:)
Arquiteto
19/10/2009, 15:26
Calamari,
de uma olhada aqui (http://www.rockauto.com/catalog/x,make,TOYOTA,year,1995,vtype,US) eles mandam aqui para o Brasil. até onde sei é a única solução...Talvez, com a CorboAutomotive, estou conversando com eles.
Thanks
Calamari
19/10/2009, 17:15
Oi Arquiteto,
Eu comprei um rotor soh para testar o processo, esta previsto a chegada aki no Brazil para 21 de outubro..
Obrigado pelo empenho...
Abraços...
Calamari
Calamari
22/10/2009, 15:20
Oi galera,
A rockauto enviou o rotor e ele ja esta na SW4, agora...
Como prometido, segue as fotos do rotor com durepoxi que rodou por uma semana...
É impressionante que tenha aguentado!!!
Ah sim,
Eu comprei um MAF no rockauto também, mas pedi pra entregar na casa de um amigo em Dallas, pois eu verifiquei na Intenet e eu poderia pagar um imposto muito alto se mandasse pra minha casa...
De qualquer forma, eu paguei U$ 260,00 por uma peça recondicionada.
Agora é só esperar chegar e testar...
Abraços
elmestizo
22/10/2009, 16:26
Rockauto é o que há!!!
Callistus
22/10/2009, 22:36
Rockauto é o que há!!!
Essa entrou pro caderninho. Muito bom!
Calamari
05/11/2009, 19:21
Galera!!!!
Recebi o MAF , instalei e fui viajar com a família.......
É outra SW4, forte nas subidas (dentro de seus limites, óbvio) fez 8 por litro na estrada e 6.5 na cidade....
Parou de falhar...
Um espetáculo...
Agradeço a todos que postaram suas respostas, garanto que sem ajuda eu não iria a lugar algum..
Abraço a todos....
:grin::dance::palmas::concordo:
Eduardo Calamari
Callistus
08/11/2009, 18:17
A pergunta que não quer calar: como é que um carro de 1995 tem distribuidor? :shock:
O meu primeiro carro era um Mille EP 1995 e já tinha ignição e injeção eletrônicas. O modelo anterior, o Mille Electronic, já tinha a ignição.
Calamari
08/11/2009, 23:25
Uma outra coisa que me parece um absurdo foi trocar o parafuso que regulava a entrada de ar no sistema por uma porcaria eletro-mecanica que custa uma fortuna....
Bosn tempos aqueles em que se colocava a orelha perto do carburador e "calculava" a entrada de ar!!!
Ha ha ha..
Valeu Galera!!!